Arte concreta e vertentes construtivas: teoria, crítica e história da arte técnica (comunicadores)

Page 370

branca com fundo preto (como na visão “suprematista” de Não), mas multiplicando, e diminuindo-as quanto ao tamanho, sem minimalizá-las, no entanto. Aqui vale uma observação: embora Não poemas apresente em sua maioria obras de composição estrutural bem concretista, geométrica e com um certo rigor, há obras mais “flexíveis”, sendo a de maior desenvoltura chamada Borboleta de Khliébnikov II (1994) onde as palavras parecem estar “soltas ao vento”, são coloridas e até pequenos grafismos aparecem por entre elas. Em Charoux (Imagem 4), um quadrado branco vazado, formado por outros quadrados também brancos, parece se abrir num espaço composto por linhas verticais. Linhas brancas sobre um fundo negro ou monocromático são elementos constantes na obra de Lothar Charoux , que interessa-se pela questão ótica da composição, criando contrastes milimetricamente calculados. Linhas verticais também estão presentes nas séries Córdoba e Variantes de María Freire, mas não de maneira independente; elas interagem com a forma, fragmentando-a e transformando-se em faixas de escalas e transições de cores. Já em Judith (Imagem 5), Campos parece buscar o dinamismo da obra da artista Judith Lauand, aliás completando 96 anos neste ano de 2018. Como, no conjunto, Judith Lauand tanto usou duas cores quanto uma variação delas em sua pintura, Augusto de Campos parece ter preferido o meio termo e escolhido três, mas numa marcante e equilibrada combinação de preto, vermelho e branco. Na pintura da série Sudamérica no 4 (Imagem 3), María Freire também opta por esta tríade. Não que haja agora um “bate-papo” entre mulheres pioneiras e concretas, entre María e Judith. Mas é a percepção desta última, visualmente, pelo poeta, que permite a interação, através da comunicação visual, com a Sudamerica de Freire, que, por sua vez, fala pela artista.

ZZ Epílogo “O poema concreto, entre suas virtudes, possui desde logo a de efetuar uma comunicação rápida. Comunicação essa de formas, de estruturas, não de conteúdos verbais.” (CAMPOS, PIGNATARI e CAMPOS, 1975, p.81). A poesia concreta parece, de fato, ser a forma literária em seu modo mais artístico, em termos visuais. Por isso, um diálogo entre uma 370


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.