Manual do discipulado

Page 55

b) Multiplicação A célula é a base de todo organismo, e a somatória dela compõem o corpo. O termo “células” é emprestado da composição biológica dos seres vivos e se refere à menor unidade possível de vida. No modelo de discipulado baseado na célula, podemos dizer que um dos alvos mais importantes de uma célula é a multiplicação. Isso se dá por meio de uma cadeia arrojada de crescimento e multiplicação, em que todos os membros reconhecem seu lugar no corpo. Crescimento e multiplicação precisam andar juntos. Uma célula com muitas pessoas, mas que não tem líderes sendo treinados para uma multiplicação é considerada fraca. A tendência é a de estagnar ou até morrer. O crescimento de uma célula é espiritual e, certamente, acontece de forma espontânea. Não fazemos uma célula crescer, apenas identificamos o que está impedindo seu crescimento. Observar a saúde da célula é trabalho do/a líder. A saúde de uma célula se observa por meio dos três níveis fundamentais de relacionamentos básicos que desenvolvemos: a oração, o evangelismo e o discipulado. Novamente queremos reforçar células nunca se multiplicarão se novos líderes não forem bem treinados. Por isso, antes de se multiplicar uma célula, nós multiplicamos primeiro líderes. O alvo do líder de célula deve ser o de treinar novos líderes. O segredo de uma boa multiplicação é um líder bem formado.

5 O Processo de Multiplicação de uma Célula Chamamos de multiplicação o processo que faz com que uma célula se divida em duas ou mais novas células quando chega a uma média de 12 pessoas. Jamais dizemos que uma célula se dividiu em duas; sempre dizemos que ela se multiplicou em duas.

DISCIPULADO E PRÁTICA DE CÉLULAS EM UMA IGREJA MINISTERIAL – 5ª R.E.

55


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.