Page 1

O Ideias Boletim bimestral

Outubro / Novembro 2011

Nยบ5


1

O Ideias Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

ÍNDICE 2 Agradecimentos

3 Festa de Halloween

4 O À Priori nas Artes

5 Sessão com a Escola Segura sobre Consumos Nocivos

6 Brigada Gerir e Poupar

7 São Martinho no À Priori

8 Formação em TIC — “Viajar com o Magalhães”

9 Formação em Literacia Digital

10 Programa de Prevenção e Remediação da Violência em Meio Escolar

11 Animação da Leitura e Escrita Criativa

12 Assembleia de Jovens

13 Parabéns a Você

14 Eu Manifesto Sabias que...


O Ideias

O Ideias Boletim Bimestral Boletim Bimestral Junho/Julho 2011 Outubro/Novembro 2011

2

2

Agradecimentos Um agradecimento muito especial a todos os parceiros e amigos do projeto À Priori, aos jovens que frequentam as actividades e às famílias que nos procuram valorizando a intervenção do projeto.


3

O Ideias Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

Festa de Halloween & Viagem dos Sentidos

No dia 31 de Outubro comemoramos o dia de Halloween com uma festa e uma actividade chamada Viagem dos Sentidos. Na festa houve música e enfeites do dia das bruxas, como por exemplo morcegos e abóboras, na viagem dos sentidos experimentámos coisas estranhas. A sala estava escura e com música assustadora, entrávamos com os olhos vendados e depois ficávamos sentados enquanto nos davam coisas para cheirar, provar e tocar. Algumas coisas não dava para perceber o que era, mas umas eram doces outra salgadas ou azedas, cheiravam bem ou mal e ao tocar era sempre estranho. No final todos escrevemos a nossa opinião num painel que estava na parede na sala de actividades. Foi muito giro!

Daniel Contreiras—10 anos


O Ideias Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

3

4

O À Priori nas Artes “Através do À Priori tenho posso aprender a tocar Guitarra Elétrica,. Gosto muito de andar na Orquestra e de saber mais coisas sobre Música. “ Micael Carvalho—11 anos O À Priori e a Escola das Artes de Sines continuam a proporcionar aos jovens destinatários o contacto com as artes performativas. O Curso Básico do Instrumento Musical proporciona aos jovens o contacto com os instrumentos musicais e a escolha de um que mais se identifique com a sua personalidade vincada. Para quem já passou por essa experiência de experimentação e se revê na música tem a Orquestra À Priori onde se agrupa com outros jovens destinatários para que em conjunto formam uma “mini classe conjunto” onde dão continuidade ao projeto de gravação de um CD com as potencialidades dos nossos jovens. O numero de participantes nestes dois cursos é mais significativo sendo que pretende dar resposta a mais crianças e jovens do Projeto. Para quem gosta de se ligar aos ateliers de mistura tem à sua disposição dois cursos: Música e Tecnologia para os destinatários que dá a possibilidade de misturar música em programas específicos. Neste curso participam cinco destinatários. O Curso de Imagem e Comunicação surge no âmbito das preferências para a fotografia e a produção de curtas-metragens. Este curso conta com a participação de cinco destinatários. Todos os cursos acontecem semanalmente na Escola das Artes de Sines.


O Ideias

5

Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

Sessão de Sensibilização com a Escola Segura (GNR) “Consumos Nocivos” Num conciliar de esforços os policias da Escola Segura deslocaram-se até às instalações do Projecto À priori para realizarem duas acções de sensibilização sobre “Consumos Nocivos”. Nestas sessões foram debatidas questões como o consumo excessivo de álcool, o uso de drogas “leves” e drogas “pesadas”, as suas consequências físicas e penais. Os nossos jovens tiveram acesso a relatos impressionantes de histórias reais de quem “desistiu da vida” e de todo o seu esplendor. Esperamos assim informar e sensibilizar nossos jovens para que no futuro venham a ter uma opinião sólida quanto a estas questões e digam Não aos consumos.

“O tema abordado pela Escola Segura foi muito bem escolhido, a sessão foi gira e aprendemos algumas coisas importantes para o nosso quotidiano, não só para nós próprios mas também informar outros jovens como nós.” Alice Baião—15 anos


6

O Ideias Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

Brigada Gerir

€ Poupar

Durante os meses de Verão alguns pais das crianças e jovens do projeto A Priori frequentaram a ação de formação promovida pelo Barclays sobre Literacia Financeira – Fazer Contas à Vida. Agora chegou a vez dos mais novos… Como vivemos tempos difíceis e a palavra crise ecoa por todo o lado, o projeto decidiu ensinar os mais pequenotes que as palavras de ordem nos dias de hoje são, de facto, “gerir” e “poupar”. Neste sentido, organizou uma sessão informativa dinamizada pela DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Esta teve como objetivo promover e melhorar a literacia financeira dos alunos, favorecendo a abordagem de temas relacionados com a educação financeira, capacitando os alunos, desde cedo, para a gestão racional das suas poupanças. Só desta forma podemos contribuir para que os jovens, futuramente, sejam adultos responsáveis do ponto de vista financeiro. Neste sentido, foram abordadas questões relativas à tomada de decisões financeiras informadas e a consciencialização destas problemáticas, desde a gestão do orçamento, ao planeamento de despesas e escolha de serviços e produtos mais adequados e vantajosos. A ação ocorreu no dia 7 de Novembro e contou com cerca de 120 alunos do 4º ano de escolaridade, das escolas EB Nº1 e EB Nº2 de Sines.


7

O Ideias Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

São Martinho no Microondas

Subitamente, a chuva que se fez sentir nos dias anteriores ao São Martinho deram lugar a um onze de Novembro repleto de sol. O espírito de partilha que é incutido às nossas crianças e jovens deu lugar a uma tarde de São Martinho marcada pelos tempos modernos. A fogueira deu lugar ao microondas e as danças em volta da mesma deram lugar a um jogo de escondidas no espaço exterior que rodeia o À Priori.

“Eu nunca tinha experimentado castanhas no microondas, gostei muito! É uma forma prática e fácil de comemorar o São Martinho.” Liliana Soares — 15 anos


8

O Ideias Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

Formação em TIC “Viajar com o Magalhães”

Da parceria entre o À Priori e o Agrupamento de Escolas de Sines, resulta um novo projeto, desta vez no âmbito da Formação em TIC. “Viajar com Magalhães” é um projeto direccionado para os alunos do 2º ano e já se encontra a decorrer. O grande objetivo é capacitar para a utilização do Magalhães, possibilitando um melhor aproveitamento deste recurso para o processo de ensino/aprendizagem. Como todos sabemos as Tecnologias da Informação e Comunicação adquirem cada vez mais relevância no mundo actual, assim sendo torna-se imprescindível que desde cedo crianças e jovens aprendam a utilizar instrumentos básicos e comecem a despertara sua atenção para as funcionalidades que a Tecnologia, neste caso o Magalhães, tem para oferecer, não só para o divertimento como também para a aprendizagem.


O Ideias

9

Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

Formação em Literacia Digital - Microsoft

O À Priori arrancou durante o mês de Novembro com a primeira turma de adultos da Formação de Literacia Digital, com currículo da Microsoft, e está também a certificar jovens no âmbito do mesmo Currículo Digital, sendo que já são muitos os que terminaram o primeiro curso do Currículo: “Príncipios Básicos sobre Computadores”. Contamos já com inscrições para a próxima turma e com o interesse dos jovens em continuar a formação.


10

O Ideias Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

Programa de Prevenção e Remediação da Violência em Meio Escolar “Missão dada… Missão cumprida!” O projeto A Priori continua a trabalhar as questões da violência em meio escolar/ Bullying. Este ano letivo, no sentido de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido sobre esta problemática, iniciou-se o programa de prevenção e remediação junto dos alunos de 3º e 4º anos de escolaridade. O programa de nome “Missão dada… Missão cumprida!” baseia-se num conjunto de jogos e dinâmicas de grupo que abordam temáticas chave no âmbito da prevenção do fenómeno, promovendo importantes momentos de reflexão junto dos mais novos. E não poderia deixar de ser, assentando numa lógica de compromisso, são já inúmeras as missões dadas que foram, efetivamente, cumpridas.


O Ideias

11

Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

Animação da Leitura e Escrita Criativa

Com a entrada do novo ano lectivo deu-se inicio a um novo ciclo da atividade Animação de Leitura e escrita criativa. Reforçamos o nosso trabalho através de uma parceria com a Drª Maria João Alves, responsável pelas Bibliotecas escolares de primeiro ciclo, a partilha de conhecimentos é sempre uma mais-valia. Iniciamos com o livro “O incrível rapaz que comia livros” de Oliver Jeffers. Aqui fica um testemunho das crianças da turma da professora Suzete: “É uma historia muito engraçada e que gostamos muito. No final construímos um marcador de livros para cada um de nós”. A segunda história trabalhada foi “A Padeira de Aljubarrota” de Vanda Furtado, a tão conhecida lenda portuguesa adaptada aos mais pequenos. O trabalho desenvolvido tem especial incidência na Escola Básica nº2 Quinta dos Passarinhos.


12

O Ideias Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

Assembleia de Jovens No passado dia 29 de Novembro, realizou-se mais uma Assembleia de Jovens. Muitos foram os jovens que mostraram interesse no debate das questões propostas na ordem de trabalhos. Para além de ter sido aprovado o Plano de Actividades para o próximo semestre, foi feita uma votação para escolher a árvore de Natal a construir bem como os objectos de Natal a criar. Foram dadas e debatidas sugestões de Atividades para as férias do Natal e da Páscoa e avaliado o projeto pelos jovens que o frequentam. Todos compreenderam a importância deste tipo de reuniões e participaram activamente, mostrando as suas sugestões e argumentando as suas opiniões.


13

O Ideias Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

Parabéns a Você… O À Priori continua a festejar o aniversário dos seus jovens Aniversário reuniu amigos, família, professores e técnicos da escola.

“No dia 20 de Outubro, mais ou menos pelas 17 horas, realizou-se uma festa de aniversário de um dos muitos “aliados” ao projecto A priori, o Estêvão. Completando os 18 anos de idade com uma festa, realizada no espaço onde se realizam os trabalhos manuais e afins,, a sala de ateliês. Houve inúmeros convidados nomeadamente a sua turma, as suas professoras, os seus amigos e claro a sua família… Havia um cartaz em que todas as pessoas escreviam algo para ele. A sala ficou repleta de doces, bolos, sumos, balões, muita música, muita dança e muito divertimento. Foi uma grande tarde, muito bem passada, e como amiga do Estêvão acho que ele adorou, recebeu imensas prendas e o mais importante é que esteve Feliz. “ Tânia Estrela—15 anos


14

O Ideias Boletim Bimestral Outubro/Novembro 2011

Eu Manifesto... “O À Priori é muito importante para mim, posso aprender coisas novas, fazemos actividades giras e é um apoio quando tenho algum problema.” Daniela Azevedo—16 anos “ Venho todos os dias para o projeto! Faço sempre os trabalhos de casa e depois vou fazer as actividades do computador e da outra sala.” Sara Miriam—10 anos

Sabias que... A lenda de São Martinho conta a história de um soldado Romano chamado Martinho. De acordo com a lenda o soldado Martinho ia a atravessar os Alpes. Lá no alto fazia muito frio e vento. Apareceu-lhe, então, um mendigo quase nu pedindo-lhe esmola. Martinho, que nada tinha para lhe dar, puxou da espada e com um golpe cortou a sua capa, oferecendo metade ao mendigo para ele se cobrir. Mais adiante, surge outro mendigo, a quem Martinho oferece a outra metade da capa, prosseguindo a sua viagem. Mas, conta a lenda que imediatamente o frio cessou, dando lugar a um lindo dia de Verão. Deus recompensara, assim, Martinho por ele ter sido tão piedoso, partilhando a capa que tinha para se agasalhar. E para que jamais se apagasse da memória dos homens este acto de bondade, Deus suspende, nessa altura do ano, durante três dias o tempo frio, para que sorriam o céu e a terra com a benção dum sol radioso. É o Verão de São Martinho.


Contactos : Telef/Fax—269862372 Telef. - 296636173 E-mail: apriori.pe@gmail.com

Site: http//projectoapriori.programaescolhas.pt/ Rede Social: www.facebook.com/projecto.apriori

Entidade Promotora:

Financiamento:

Entidade Gestora:

Parceiros:

Co-financiamento:


Boletim Digital  

Boletim Digital - Outubro e Novembro

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you