Revista A Bordo da Comunicação - nº3

Page 19

E-agora? Empresas do século XX, profissionais do século XXI - Setembro 2010

“A discussão deve estar em torno da capacidade de adaptação, flexibilidade e aceitação de uma forma de convivência que um contribua com o outro constantemente. “ Diversos aspectos poderiam conduzir uma reflexão entre a relação empresas do século XX e os profissionais do século XXI, alguns mais rasos e outros mais profundos. Mas, qualquer um deles vai convergir num ponto comum que pode ser o centro do tema ponderado aqui e o que realmente importa disso tudo, já que não é a primeira vez que o mundo dos negócios vive essa situação. Certo? Outrosnegóciosjáviveramessatransição secular e essa adaptação entre cultura organizacional, postura mercadológica e perfil dos seus funcionários. Então, qual é a diferença desta vez, que mereça uma reflexão a respeito? A tal da interatividade digital e o que se chama geração Y. Em outros tempos, empresários tinham que lidar com essa relação de uma maneira muito fácil, até mesmo tranquila, afinal não havia a mesma tecnologia empregada nem a liberdade, participação ou mesmo importância atribuída ao funcionário que ali trabalhava ou à sua opinião ou à postura dentro e fora da empresa. A questão era segundo o tradicional “manda quem pode, obedece quem tem juízo” – o que ainda se vê bastante em pleno ano de 2010, infelizmente, acredite.

interações dentro dela – o que significa em nível mundial -, em que todos são agentes, portanto, cada palavra, opinião e atitude têm relevância e algum nível de impacto, o que passa a fazer diferença positiva ou negativamente. E isso não é ruim, pelo contrário, é ótimo, porque soma, agrega mais experiências, mais olhares de um mesmo fato, objeto, produto ou empresa. Torna cenários mais próximos, reais e até críticos para as empresas e seus profissionais no que concerne imagem e reputação, por exemplo. Como a participação ativa das pessoas na Internet só tende a aumentar, consequentemente, a Internet cresce também, ampliando fatos, colocando em cada pequeno comentário ou acontecimento uma lente de aumento global, promovendo uma ampliação que permitirá diversas interpretações e novas preocupações, por isso essa adequação é tema da agenda da empresa e do profissional. E mais, essa situação demanda profissionais apropriados que tenham a expertise mais apropriada para conduzir esse momento com todo o cuidado, estratégia e segurança, que circunstâncias empresariais delicadas solicitam – uma oportunidade interessante e riquíssima para relações públicas, a propósito.

entre si de modo positivo e lucrativo para ambos. Sim, aí está a chave dessa questão corporativa ou sociológica, talvez, que é positiva e agregadora, desde que empresa e profissional entendam que deve existir, obrigatoriamente, essa atitude focada em soma e que ambos os lados se moldarão para poderem coexistir e prosperar. Obviamente haverá conflito, contraposição, mas também devem ser vistos como oportunidades de entendimento, chances de conhecimento do outro e encontrar a partir do diálogo e da pré-disposição a boa vontade mútua à mediação para o melhor modo de perpetuar negócios prosperamente e construir carreiras profissionais valiosas.

No meio dessa reflexão está o que se chama de geração Y, que seria a geração de profissionais que já se formam em tempos de interatividade digital, ou seja, pleno domínio “desse mundo”. Ainda assim, com essa vantagem da tal geração, a discussão O grande ponto que deve estar na deve estar em torno da capacidade de agenda dos empresários, gestores e adaptação, flexibilidade e aceitação também dos profissionais é que essa de uma forma de convivência adaptação, que não é novidade, será que um contribua com o outro “apenas” brutalmente ampliada, constantemente. E ai não importa a porque hoje existe Internet e uma geração, mas o interesse da empresa infinidade de possibilidades de e do profissional compartilhar e trocar

w w w . a b o r d o d a c o m u n i c a c a o . c o m . b r

19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.