
3 minute read
Introdução
Avida cristã nos leva a desfrutar do céu, da presença do Pai, do Seu aconchego, mas também nos faz passar pelos abismos, tempestades e os mais duros enfrentamentos. É como se alternássemos nossa jornada entre desertos e palácios, entre montanhas e vales, entre a mais autêntica alegria e o mais profundo pesar.
Quando olhamos para a história de Jó, um personagem bíblico que muito sofreu, percebemos um homem que teve grandes conquistas, um verdadeiro destaque da sua época. O primeiro capítulo do livro de Jó diz que ele era homem justo e íntegro, o mais rico do oriente. Entretanto, a partir do segundo capítulo inicia-se o relato das histórias de provações de sua vida, quando perdeu todos os seus bens, seus filhos e sua própria saúde. Enfrentou muitos dilemas de vida entre todos os porquês que permeavam sua mente durante toda a sua jornada. Jó questionava a Deus desde a razão do seu nascimento até o porquê Deus não o tomou para si de uma vez por todas ao invés de deixá-lo sofrer tanto.
Advertisement
Por que nasci? Por que não morro de uma vez? Por que permites isso, Senhor? Por que comigo? Por que com minha filha? O que fiz para merecer? Qual pecado tão grave cometi? Para que? Até quando? Por que tanto sofrimento?
Por inúmeras vezes essas perguntas permearam minha mente e questionei a Deus. Mas Ele, em Sua infinita misericórdia, amor e bondade, mansamente me respondeu e por muitas vezes me carregou no colo.
Hoje posso afirmar que não conheço a Deus somente de ouvir falar, mas sim de andar com Ele. A Sua fidelidade, o Seu amor, o Seu cuidado, a Sua presença santa são insondáveis.
A Palavra de Deus nos diz no livro de João: “Neste mundo terei aflições; contudo tenham ânimo! Eu venci o mundo”.1 A mensagem deste versículo por muitas vezes nos recobrou oânimo, nos encorajou a seguir em frente, fez com que nos posicionássemos bravamente como soldados em um campo de batalha. E a visão, pela fé, de que para tudo que acontece debaixo do céu tem um propósito, nos deu força para prosseguir com a fé e a esperança que vem de Deus.
Quando meu coração estava angustiado, Deus respondeu minha oração e me disse: “Tudo o que acontecer será para honra e glória do Meu nome!”
Essas palavras fizeram uma marca profunda em meu coração, pois dão sentido a tudo que temos vivido. Não importa a dificuldade que tenhamos que passar, a maneira que somos ou que vivemos, Deus tem um propósito de vida para cada um de nós e Ele vai cumprir Seu propósito!
O nascimento da nossa filha Juju foi mais uma prova real que Deus existe! Eu e ela sobrevivemos por milagre de Deus! Em meio a muitas tribulações, desafios e dilemas de vida,
1 Bíblia Sagrada (NVI) João 16.33 – Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.
nos esforçamos para cumprir nossa missão sem perder a fé e ainda exalar o bom perfume de Cristo.
Muitas vezes questionamos a Deus o porquê? E para que? Até quando? Mas de forma singular e amorosa Deus nos respondeu: “Não há sofrimento que Eu não tenha suportado, dei meu próprio Filho para sofrer e morrer por vocês mesmo sem qualquer pecado, e o tempo será até que se cumpram os meus propósitos, para honra e glória do Meu nome!”
Escrever esse livro foi um grande desafio. Ainda que Deus já tenha falado e confirmado diversas vezes para fazê-lo, exigiu dedicação, perseverança, foco e muito equilíbrio emocional, pois muitas lágrimas e orações inevitavelmente se intercalaram aos rabiscos e relatos a seguir.
Espero que Deus fale ao teu coração através das experiências que vivemos, que seja um testemunho encorajador e que fortaleça também a sua fé para honrar e glorificar a Ele.
E que Deus cuide dos nossos sentimentos e emoções para que possamos sempre, e em todas as circunstâncias, honrar Seu nome e exalar o bom e suave perfume de Cristo2!
2 Bíblia Sagrada (NVI) 2 Co 2.14 – E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.