Page 1


Introdução eja uma palestra, uma aula, um chá de panela ou chá de bebê, um encontro de grupo pequeno, uma classe de escola bíblica, um acampamento ou um retiro, tudo fica bem mais dinâmico e interessante quando realizamos dinâmicas do tipo quebra-gelo. Essas dinâmicas sejam elas utilizadas para mudar o clima em um ambiente, proporcionar compartilhamento, para melhorar a reciprocidade, a aceitação e para estimular a participação, são de fácil execução e, raramente, exigem recursos complicados. É fato que “mesmo pessoas com extensa formação acadêmica não são influenciadas por especialistas. Ao contrário, elas são influenciadas por amigos”. Mas o que significa isso? Na prática significa que você não deve esperar que as pessoas sejam influenciadas por você. Seja amigo delas. Tome muitos cafés juntos. Lembre-se: construir relacionamentos precisa de investimento de tempo e isso pode demorar. Seja um ouvinte atencioso e interessado. Cuidado para não monopolizar. Em um relacionamento é importante dar oportunidade ao outro e em um grupo a oportunidade deve ser oferecida a todos os participantes. Concilie. Aproveite o que existe em vez de recriar. Aceite e acate, sempre que possível, as sugestões dadas. O brasileiro é considerado o povo mais amigável do mundo. Praticamente todos os nossos relacionamentos são definidos por vínculos de amizades e até a mídia sabe disso. Não há em outros países programas como “Bem amigos”, “Conversando com os ami1


gos”, “Rodada com os amigos”, etc. Só aqui no Brasil. Por quê? Porque é bom ter, ser e fazer amigos. Melhor ainda é estar com eles. Em quase todas as situações, aprendemos melhor por meio de atividades lúdicas, afinal, é brincando que se aprende e essa é uma verdade simples que pode ser aplicada no trabalho, em um encontro de amigos, em uma viagem com a turma e em inúmeras situações. As atividades propostas são muito práticas e extremamente fáceis de serem colocadas em uso. Os recursos sugeridos são acessíveis e a maioria deles está em sua própria casa. Também inseri um programa completo para chá de bebê: lembrancinhas, lista de presentes, mensagem (para menino ou para menina), cânticos, decoração do ambiente.

Como enriquecer o encontro? Uma das maneiras mais simples e práticas de enriquecer um encontro de um grupo pequeno é por meio de dinâmicas, sejam elas do tipo “quebra-gelo” ou dinâmicas para mudar o ambiente, para melhorar a reciprocidade, para estimular a participação. Rinderknecht e Aguirre1 citam com muita propriedade os

1. Conhecer bem sua função. 2. Conhecer bem as brincadeiras que sugere e explicá-las com clareza. 3. Ter a mão o material necessário. 4. Dar mais importância ao “participar” do que ao “competir” 5. Comunicar-se com os participantes, sem jamais se expressar através de gritos. 1

Patricia Rinderknecht e Luiz Perez Aguirre – Brincadeiras para toda hora, edições Paulinas, São Paulo, 1992.

2


6. Dedicar atenção integral ao grupo, evitando lideranças distorcidas ou negativas. 7. Entusiasmar os tímidos ou passivos, sem deixar de dar atenção aos restantes. 8. Usar toda a sua inventividade para equilibrar as equipes. 9. “Matar” a brincadeira antes que ela “ morra” (por falta de interesse). 10. Evitar as maneiras bruscas e o cansaço físico até a exaustão. As sugestões que apresentamos aqui não têm um estilo único, uniforme. Mas são sugestões práticas e diversificadas e, principalmente, facilmente realizáveis. Não inclui técnicas desportivas, pois não é esta nossa proposta. O que propomos são quebra-gelos, dinâmicas, e brincadeiras que visam a diversão, a descontração e, (por que não?), o ensino de algum princípio moral. Objetivamos tornar agradáveis e proveitosos os momentos de lazer e descontração. São dinâmicas despretenciosas e ousei relacioná-las após nove anos escrevendo roteiros para encontros de grupos pequenos e “quebrando a cabeça” para descobrir, semanalmente atividades para enriquecer estes encontros.

Alguns pontos a serem considerados: a) Quanto à faixa etária: A maioria das atividades propostas não visa uma faixa etária específica, mas a diversidade de faixas etárias que podem estar reunidas em um encontro de um pequeno grupo. b) Quanto à duração: Não é fácil cronometrar a duração de uma determinada dinâmica ou brincadeira, mas o ideal é que ela dure enquanto perdurar o interesse dos participantes. Se é uma dinâmica do tipo “quebra-gelo” deve ser realizada logo no início do encontro e visar o fim a que realmente se propõe, ou seja, promover conhecimento e des3


contrair o ambiente. Prolongue a brincadeira enquanto achar interessante e enquanto todos os participantes estiverem correspondendo. c) Material Propusemos apenas brincadeiras e dinâmicas fáceis, que possam ser realizadas com materiais simples e que normalmente temos à mão. Mas é sempre bom preparar-se com antecedência, lendo e aprendendo a atividade proposta e verificando qual material é necessário. Talvez você precise de um maior número de canetas esferográficas do que tem em casa, ou precise de cópias. Prepare-se separando o material antecipadamente, pois isso demonstra que você se interessa. d) Aplicação As atividades visam descontração, mas isso não significa que elas têm que ser profundas e que são de cunho psicológico. Grande parte das aplicações são limitadas, mas as atividades podem ser aprofundadas e ganhar novos contornos, se você assim o desejar. Mas, por favor, não analise demais as propostas. É claro que algumas dinâmicas levam a introspecção, de acordo com o seu objetivo, e outras são emocionantes, mas o verdadeiro valor de cada uma delas está em proporcionar aos participantes momentos de lazer. e) Quanto ao procedimento A maneira de realizar as atividades é a mais simples possível, sem linguagem rebuscada. Cada especificação é básica e direta e quem se propõe a realizá-las, facilmente alcançará seu objetivo, sem que precise recorrer a ajuda profissional. Dito isso, mãos à obra e que o seu grupo se divirta muito!

4


“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo o que luta, exerce domínio em todas as coisas, ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma coroa incorruptível”. 1 Coríntios 9.24-25


Perguntas Perguntas aparentemente despretensiosas são muito úteis em um encontro ou reunião, pois além de proporcionarem momentos de descontração ajudam a conhecer melhor os integrantes do grupo. Nem uma resposta é considerada errada uma vez que são particulares. Todos devem ser incentivados a responder e oriente os participantes a darem respostas curtas e objetivas afim de que todos possam ter a sua vez. Ouça as respostas e, quando possível, ao final do encontro relembre algumas respostas.

1.

Qual o seu filme favorito? Quando o assistiu? O que mais chamou a sua atenção? Com qual personagem você mais se identificou?

2.

Qual a sua comida preferida? Qual o sabor desta comida? Que lembranças ela lhe traz? Qual foi a última vez que você a comeu?

3.

Qual a cor que você mais gosta? Por quê? Significado das cores: (Importante: esses significados servem apenas para ajudar a conhecer melhor as pessoas. Não têm nenhuma conotação psicológica ou séria. Servem para tornar o quebra-gelo mais atraente). VERDE: representa a natureza, a esperança, perseverança, segurança, satisfação. È uma cor calmante. No sentido espiritual representa a esperança de vida eterna com Deus.

perguntas

9


VERMELHO : Cor quente, atraente. Representa energia, calor, decisão, liderança. Também é símbolo de fogo, perigo, paixão, guerra e raiva. No sentido espiritual sempre representa o sangue de JESUS derramado em nosso favor. AMARELA: Representa amizade, criatividade, alegria, cura, brilho, pessoa espirituosa, divertida. Também é símbolo de poder, pois lembra o ouro. Em sentido espiritual, pode representar as ruas de ouro da Nova Jerusalém. AZUL: Traz tranquilidade, calma, é a cor do céu, por isso representa paz de espírito e segurança. Cor de pessoas intelectuais, leais e sinceras. No sentido espiritual é uma figura do céu, lugar onde Deus habita e onde iremos um dia morar. VIOLETA: Cor que representa pessoas que estão procurando inspiração, que ficam muitas horas sem dormir. Símbolo de intuição e de transformação. MARROM: Símbolo de pessoas disciplinadas, sérias, corretas e que gostam de obedecer ás regras.Cor de gente trabalhadora. CINZA: Cor de pessoas equilibradas e estáveis. Resultado da união de preto e branco, portanto de quem aceita bem as diferenças. PRETO: Cor de quem é introspectivo, pensativo. Simboliza pessoas que levam a vida tão a sério que não querem se divertir, mas têm objetivos nobres a serem alcançados. BRANCO: Simboliza a pureza, a sinceridade e a verdade. Pessoas que gostam muito da cor branca apreciam a limpeza e a ordem, gostam de ser transparentes. LARANJA: Cor do sucesso, de gente quente e alegre. Gente que ama o trabalho e que gosta do que faz. ROSA: Uma mistura do vermelho com o branco. Símbolo de romance, sonhos e modernidade. Pessoa que está enamorada de alguém ou simplesmente da vida.

4. 10

Qual o seu dia da semana favorito. Por quê?

QUEBRA-GELOS


5.

O que aconteceu de especial hoje?

6.

Quantas vezes você disse NÃO hoje? Qual o NÃO mais agressivo e o mais necessário?

7.

Quantas vezes você disse SIM hoje? Qual o SIM mais difícil e o que mais lhe trouxe alegria?

8.

Se você tivesse apenas uma chance para mudar o mundo, que atitude tomaria?

9.

O que você faz com a casca da laranja? E com as cascas de todas as laranjas que já chupou na vida?

10.

Se você fosse convidado (a) para ir ao Palácio de Buckingham, qual seria a sua primeira reação? Você aceitaria o convite?

11.

O que faria se estivesse na presença da maior personalidade mundial? Em tempo: para você qual a maior personalidade da atualidade? O que a faz tão especial?

12.

Quais as cinco pessoas mais importantes do seu país? Por quê?

13.

Qual a sua música favorita? O que a faz tão especial?

14.

Se você estivesse no deserto e tivesse apenas um último copo de água você o dividiria com outra pessoa? Sim ou não? Por quê?

15.

Que roupa você usaria para demonstrar que está completamente feliz?

16.

Qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando acorda?

17.

Qual a última coisa que você pensa antes dormir?

18.

O que você faria para obter a paz mundial?

perguntas

11


19.

Qual a pessoa mais bonita que você conhece? O que a faz tão bonita?

20. Qual a última pessoa a quem você deu um abraço? O que motivou o abraço?

21.

Que presente você gostaria de ganhar para celebrar o seu aniversário?

22. Quais os três maiores esportistas do seu país? 23. Quais os três atores que ganharam o prêmio Oscar o ano passado? Você achou merecido?

24. Que brinquedo marcou a sua infância? O que ele tinha de especial?

25. Se fosse um pintor, qual paisagem pintaria? 26. Qual o seu dia preferido: dia de sol, de chuva, de frio? 27. Qual o seu passeio favorito: praia, campo ou cidade? 28. Quantas árvores você já plantou? Quantas ainda vai plantar? 29. O que você faria para salvar as baleias da extinção? 30. Você sabe tocar algum instrumento? Qual gostaria de aprender?

31.

Se você fosse um bicho qual gostaria de ser? Por quê?

32. Quantas vezes por dia você diz “obrigado”? E quantas vezes diz “com licença”?

33. Qual a sua palavra favorita? Que lembranças ela lhe traz? 34. Qual a sua hora favorita do dia? O que a faz tão especial? 12

QUEBRA-GELOS


35. Qual o seu maior sonho? O que fazer para realizá-lo? 36. Qual seria a sua reação se visse um enorme elefante azul pintado de bolinhas cor de rosa?

37. Quantas horas por dia você gasta assistindo televisão? O que pode fazer para diminuir este tempo?

38. Qual o seu livro de cabeceira? Quantas vezes o leu? Qual a sua parte favorita?

39. Qual a sua flor preferida? Por quê? Amarílis – Orgulho Anêmona – Abandono Camélia – Perfeição Cravo – Sofrimento Crisântemo – Paixão Margarida – Inocência Miosótis – Amor verdadeiro Gerânio – Tristeza Madressilva – Meiguice Jasmim – Elegância Lírio – Pureza Orquídea – Requinte Rosa – Amor Violeta – Modéstia Girassol – Altivez

40. Quem você levaria para a viagem dos seus sonhos? Por quê? 41.

Qual a sua frase de efeito?

42. Se você tivesse um slogan ou um bordão, qual seria? perguntas

13


43. Para você o que é amor? 44. Que mensagem, com até 140 caracteres, você enviaria agora para os seus melhores amigos?

45. O que você faria para demonstrar que está muito feliz? 46. Qual a sua maior realização? 47. Qual o seu meio de transporte favorito? 48. Se você pudesse voltar no tempo para qual dia ou qual período voltaria?

49. Que personagem gostaria de ser? Por quê? 50. Se pudesse você gostaria de dar a volta ao mundo? Quem o (a) acompanharia nessa viagem?

51.

Em que você está pensando agora? Pode compartilhar?

52. Se você pudesse ser outra pessoa, quem gostaria de ser? Por quê?

53. Quanto tempo você leva para se arrumar? Em qual parte do corpo investe mais tempo?

54. Qual a viagem dos seus sonhos? Quem você levaria junto? 55. Imagine-se

sendo fotografado pelo melhor profissional do mundo. Que pose gostaria de registrar? Pode fazê-la agora?

56. Que perfumes a vida tem para você? Doces? Ácidos? Suaves? Fortes? Compartilhe.

57. Em sua opinião qual a melhor maneira de subir uma escada: degrau por degrau ou de dois em dois? Por quê? Como você faz para subir na vida? 14

QUEBRA-GELOS

Profile for A.D.Santos Editora

Quebra-Gelo, Atividades e Dinâmicas Especiais  

Diversão em atividades envolventes. Motivação para pequenos grupos. Aplicação prática. Para ser usado em grandes e pequenos espaços. Autor:...

Quebra-Gelo, Atividades e Dinâmicas Especiais  

Diversão em atividades envolventes. Motivação para pequenos grupos. Aplicação prática. Para ser usado em grandes e pequenos espaços. Autor:...

Advertisement