IHU On-Line 496 - Morte. Uma experiência cada vez mais hermética e pasteurizada

Page 25

DE CAPA

IHU EM REVISTA

dade de seus estudiosos sobre suas Missas, Cantatas e Motetos. Mas nem tudo é doce ao redor de Bach. Ele próprio enfrentou sérias dificuldades em Leipzig e precisava sempre de novo enfrentar queixas sobre seu excesso de inventividade. Até hoje é acusado por certos estudiosos do canto litúrgico por haver tornado os hinos muito difíceis e pesados. Então surgem os movimentos carismáticos e os movimentos de retorno às origens. Precisamos cuidar para não levarmos a igreja para a caverna. Quem sabe ao Cavern Club? IHU On-Line – Como a música ajuda a entender ou ampliar os sentidos teológicos do luteranismo? Bernhard Sydow – No momento em que se permitiu a entrada da música popular, da língua materna e da voz feminina na igreja, começaram também a surgir compositores e poetas que, inspirados nos salmos e nos evangelhos, ressignificaram a mensagem cristã e a trouxeram junto ao coração dos fiéis. Bach e outros compositores, como Telemann, desenvolveram uma linguagem, quase um vocabulário e estruturas harmônicas e musicais muito apropriadas para enfatizar os significados bíblicos amplos, bem como os pequenos movimentos e gestos como, por exemplo, os das cenas de crucificação, ressurreição, libertação dos pecados. Mais do que isso, numa perspectiva hegeliana, os grandes compositores da história da música sacra se tornaram portadores das novas correntes de pensamento que se sobrepõem nos grandes períodos da história da filosofia, atravessando o humanismo renascentista, o iluminismo, o materialismo e o existencialismo. Hoje convivemos com o multiculturalismo dentro das igrejas – e já não é exclusividade dos luteranos. IHU On-Line – Como o senhor interpreta os gestos de reaproximação entre a Igreja católica e a

Igreja Protestante? Como o pontificado de Francisco contribui para esse processo? Bernhard Sydow – Quando criança ia com meu pai (pastor luterano) nas festas da comunidade católica de Restinga Seca, no interior do Rio Grande do Sul, então sob os cuidados do padre Giuliani, que era muito querido e afável. Mais tarde descobri na estante de livros dos meus pais os romances de Giovannino Guareschi intitulados Don Camillo e Peppone. Estas histórias do diálogo entre um padre e um comunista são muito deliciosas, como a literatura italiana em geral.

A Reforma Protestante propõe a Educação Integral para todos Nos anos 1970 vieram à tona os casamentos ecumênicos – muitas vezes consequência de jovens separados de casamentos anteriores que queriam fazer uma nova tentativa, mas o Vaticano criava dificuldades. Apesar dessas dificuldades, padres e pastores às vezes eram mais compreensivos que os bispos entre si. Por falar em compreensão, toquei e cantei inúmeras vezes nas igrejas luteranas a canção sobre a Oração de São Francisco – composta por um padre jesuíta paraguaio, Casimiro Abdon Irala Arguello16, que estudou teologia aqui, por São Leopoldo, não é verdade? Eis um padre que vale estudar mais a fundo.

16 Casimiro Abdon Irala Arguello: sacerdote jesuíta paraguaia, mais conhecido como Padre Irala, SJ. É autor da primeira daptação munsical para Oração da Paz, também conhecida como Oração de São Francisco. Essa a primeira adaptação, intitulada Oração de São Francisco, foi composta em 1968 e lançada num compacto duplo em 1968 chamado Irala Canta. É a mais fiel à letra em português e a mais popular no Brasil. (Nota da IHU On-Line)

SÃO LEOPOLDO, 31 DE OUTUBRO DE 2016 | EDIÇÃO 496

Transformações Certos teólogos, pastores e catequistas luteranos leram Leonardo Boff17 e foram estudar e trabalhar com os jesuítas no esforço de livrar os operários e a população brasileira da opressão da ditadura, do latifúndio, da escravidão e da exploração. Eu mesmo estudei a obra de Maria Nilde Mascelani18– e os colégios que fundou em São Paulo, inspirada pelo padre e filósofo Lima Vaz S.J.19 Tenho muitas 17 Leonardo Boff (1938): teólogo brasileiro, autor de mais de 60 livros nas áreas de teologia, espiritualidade, filosofia, antropologia e mística. Boff escreveu um depoimento sobre as razões que ainda lhe motivam a ser cristão, publicado na edição especial de Natal da IHU On-Line, nº 209, de 18-122006, disponível em http://bit.ly/iBjvZq, e concedeu uma entrevista sobre a Teologia da Libertação na IHU On-Line nº 214, de 0204-2007, disponível em http://bit.ly/kaibZx. Na edição 238, de 01-10-2007, intitulada Francisco. O santo, concedeu a entrevista A ecologia exterior e a ecologia interior. Francisco, uma síntese feliz, disponível em http:// bit.ly/km44R2. Sua entrevista mais recente à IHU On-Line intitula-se Ecologia integral. A grande novidade da Laudato Si’. “Nem a ONU produziu um texto desta natureza’’ e está disponível em http://bit.ly/1lk6J6U. (Nota da IHU On-Line) 18 Maria Nilde Mascellani (1931-1999): foi uma educadora brasileira. Desde a adolescência, foi vítima de artrite reumatoide e, quando adulta, tinha dificuldades para caminhar e só suportava as crises de dor a base de analgésicos. Foi chamada pelo então secretário de educação de São Paulo, Luciano Carvalho, para participar de uma comissão de educadores com a finalidade de elaborar um projeto educacional que privilegiasse a vocação do aluno e de sua comunidade. Então, em 1961 foi criado o S.E.V., Serviço de Ensino Vocacional, e Maria Nilde assumiu a sua coordenação até a sua extinção, em 1969. Os ginásios vocacionais (GV), ofereciam ensino em período integral para o então 1° ciclo secundário de quatro anos. (Nota da IHU On-Line) 19 Henrique Cláudio de Lima Vaz (19212002): filósofo e padre jesuíta, autor de importante obra filosófica. A revista Síntese. n. 102, jan.-ab. 2005, p. 5-24, publica o artigo Um Depoimento sobre o Padre Vaz, de Paulo Eduardo Arantes, professor do Departamento de Filosofia da USP, que merece ser lido e consultado com atenção. A IHU On-Line nº 19, de 27-05-2002, disponível em http:// bit.ly/ihuon19, dedicou sua matéria de capa à vida e obra de Lima Vaz, com o título Sábio, humanista e cristão. Sobre ele também pode ser consultado na IHU On-Line nº 140, de 09-05-2005, um artigo em que comenta a obra de Teilhard de Chardin, disponível em http://bit.ly/ihuon140. A edição 142, de 2305-2005, publicou a editoria Memória em homenagem à Lima Vaz, disponível para download em http://bit.ly/ihuon142. Confi-

25


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.