Boletim ano 3 nº 04

Page 1

São Bernardo do Campo, Novembro/2014 - Ano 3 – Nº 04

Seminário “Democracia, Desenvolvimento Sustentabilidade: Desafios para o Brasil”.

&

Entre os dias 03 e 05/12, o NEEDDS promoverá o referido seminário, que contará com acadêmicos renomados da área não só da UFABC, mas também de outras instituições brasileiras e internacionais. A programação pode ser obtida através da página da coordenação do BCH no facebook. As inscrições serão realizadas até 28/11, por meio do seguinte link: http://goo.gl/forms/F5WVimu3b8 Filosofia e Cinema: uma discussão sobre o filme Agostinho de Roberto Rossellini. O Grupo de Estudos sobre Agostinho da Universidade Federal do ABC (UFABC), coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Negreiros Abbud Ayoub, convida para o evento "Filosofia e Cinema: uma discussão sobre o filme Agostinho de Roberto Rossellini", com a presença do professor Alex Sandro Calheiros de Moura (UnB), que fará uma discussão sobre os méritos cinematográficos e filosóficos do filme. Data: 04 de dezembro (quinta-feira), das 14 às 17 horas. Local: Campus SBC - Auditório 004 – Bloco Beta. Haverá certificado. Aluno do BC&H/Filosofia publica artigo em revista voltada para vestibular. O discente do BC&H Rafael Cavalcanti Braga publicou artigo na revista Glocal, cujo conteúdo focaliza os estudantes que prestarão o ENEM e o vestibular. O paper consta na edição dupla de outubro da revista e se intitula: “Sócrates - A harmonia entre as teorias e as condutas de um homem comprometido com a verdade”.

Docente do BC&H/BRI lança livro em Brasília. O professor Gilberto Rodrigues lançou em Brasília, no mês de outubro, seu livro “Organizações Internacionais”. O link para a informação do livro no portal da editora é o seguinte: http://www.moderna.com.br/main.jsp?lumPageId=4028818B 2E3AAEB2012E49CCED182E5D&itemId=8A8A8A8247A5DAD0 0147A66BAAA41012

Projeto Pedagógico do BC&H As alterações do PP do BC&H, desencadeadas por um processo avaliativo de dois anos, foram objetos de discussão na reunião da Comissão de Graduação (CG) do último dia 06/11. Agora, ainda no âmbito da mesma instância, o projeto será discutido na ordem do dia 27/11. Depois disso, para que as mudanças sejam concretizadas, elas passarão pelo crivo final do ConsEPE. 1ª Semana de Economia O Bacharelado em Ciências Econômicas da Universidade Federal do ABC promoveu a 1ª Semana de Economia da instituição. O evento foi realizado entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro de 2014, no campus São Bernardo, e além da participação de estudantes do BCE na organização, contou com apoio dos seguintes órgãos/entidades: Inovaufabc - Agência de Inovação da UFABC, Dce UFABC e Diretório Acadêmico Sigma. O vídeo do evento pode ser visualizado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=Akn0QL8OLZE&spfreload =1 Professor do BC&H/BCE/BRI participa de visitas técnicas a Incubadoras Populares no RS Entre os dias 10 e 14/11, a convite das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) da Região Metropolitana de Porto Alegre, o docente José Paulo Guedes Pinto fez visitas técnicas a tais unidades, participou de seminário e articulou debates sobre as funções de diversos grupos de trabalho que ligam as ITCPs. Com participação do BPT, UFABC sedia I Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas. Ocorreu, entre os dias 13 e 15/11 no campus SBC, o I Seminário Nacional de Urbanização de Favelas. O objetivo foi debater as características, alcances e limitações das intervenções recentes em urbanização de favelas. Além de mesas-redondas, o evento contou com apresentação de pôsteres, grupos temáticos e sessões especiais. Além de órgãos internos da UFABC, como o BPT e a Proex, participaram da organização o Ministério das Cidades, CNPq, CAPES, FAPESP, entre outras instituições.

Este boletim tem a finalidade de informar todos os estudantes do Bacharelado em Ciências e Humanidades e é desenvolvido pela Coordenação. Em caso de dúvidas, sugestões e informações entrar em contato através do email: coordenacaobch@ufabc.edu.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.