POR ESCOLHA, NÃO POR ACASO

Page 33

Adultos Apesar de ter aumentado a idade na qual o primeiro matrimônio é contraído, a maioria das mulheres e dos homens acaba se casando ou vivendo em uniões consensuais (Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, 2009). Como resultado, a gestação continua sendo um lugar comum nas uniões legalmente reconhecidas uma realidade alinhada com a aceitabilidade social na maioria dos países onde se espera que ela ocorra entre casais casados. Dados recentes destacam, entretanto, como a necessidade do planejamento familiar para adultos pode surgir cada vez mais entre solteiros, separados ou divorciados. Hoje, os adultos despendem mais tempo fora do casamento em comparação com as gerações anteriores, e suas necessidades de planejamento familiar precisam refletir essa realidade. Tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos, a proporção de adultos que nunca se casaram está aumentando. Nos últimos 40 anos, o número de países onde, no mínimo, 10% das mulheres nunca se casaram (até a idade de 50 anos) aumentou de 33 para 41; o número de países onde, no mínimo, 10% dos homens não se casaram antes do 50º aniversário aumentou de 31 para 49.

t

todo o mundo, os jovens estão cada vez mais retardando o casamento. No caso das mulheres, a idade média das solteiras, ao contraírem matrimônio (apenas aquelas que se casam antes dos 50 anos), aumentou em 100 dos 114 países que apresentaram dados disponíveis desde 1970 (Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, 2011b). Em vários países, porém, o casamento e o sexo precoce continuam a colocar as jovens em maior risco de sofrerem vários efeitos prejudiciais. Em muitas regiões, as meninas continuam a ter maior probabilidade de serem levadas a se casar ainda crianças e serem introduzidas na vida sexual ainda muito jovens do que meninos da sua idade. Embora mulheres mais jovens possam ter sexo precocemente, as pesquisas demonstram que os homens jovens têm maior probabilidade de ter sexo com alguém com quem não estejam coabitando (UNICEF, Escritório do Diretor Adjunto, Política e Prática, 2011). Esses detalhes ajudam a contextualizar os dados relativos ao planejamento familiar entre as e os jovens e nos traçam um quadro mais completo sobre por que é mais provável que os homens jovens usem mais preservativos que as mulheres jovens.

Conselheiro comunitário de planejamento familiar finaliza visita a uma residência, em Camarões. © UNFPA/Alain Sibenaler.

RE L AT ÓRIO SOB RE A SIT UA Ç Ã O DA POPU L A Ç Ã O MU ND IA L 2 0 1 2

23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.