Page 1

Todas as ilustrações, exceto a do tomate, foram feitas por Thobias Daneluz. Visite o blog Ilusthobias: http://ilusthobias.blogspot.com

8 EM DIA número 1 - set./2010


EDITORIAL Número 1 Por Beatriz Bonafé No dia 7 de junho, houve a primeira reunião do 8 em Dia. A primeira missão da equipe composta pelos alunos Beatriz Bonafé, Carolina Arruda, Gabriela Parra, Tainá Quaresma, Júlia Audujas, Marina Beraldo Alves, Alice Pedroso, Ana Eliza, Catarina Magyar Lopes, Thobias Daneluz e Tuti Rezende foi a divulgação do concurso para o nome do periódico. Passamos pelas salas para divulgar o concurso e, com uma boa adesão e repercussão, foi feita uma eleição no blog do 8.

2

No decorrer de dois meses, entre uma e outra discussão de pauta, repórteres e fotógrafos acompanharam a preparação da Festa Junina [um evento importante para o colégio], o campeonato de natação, a Copa do Mundo, parte do que foi trabalhado na Educação Infantil, o acantonamento, entre outras atividades. Foi discutido, também, qual seria a mascote do jornal. O 8 em Dia trará as matérias divididas por faixas escolares (Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio) e cada uma delas tem uma mascote que a representa. Depois das opções discutidas entre os membros da equipe, o serelepe foi eleito com unanimidade, pois é encontrado facilmente no bosque pelos estudantes mais atentos. O jornal também tem uma parte chamada “Miscelânea”, em que há notícias e dicas interessantes para todos os leitores. Em cada página, pais, alunos e curiosos poderão ler sobre os eventos, atividades extracurriculares, dia a dia no Colégio, concursos, excursões, além do caderno especial de Passatempos e as matérias que buscam incentivar a leitura para todas as idades. Aproveitem a leitura! P.S. A edição número 1 cobrirá o que aconteceu no Colégio de abril até agosto de 2010.

E o nome do jornal foi dado por... Por Tainá Domingues Quaresma Como todos ficaram sabendo, houve a eleição no blog do 8 para escolher o nome do jornal. Segundo nossa pesquisa, a vencedora, com 51% dos votos, foi a ex-aluna Sara Alexandra Shellard de Lima (1ª série EM), com o nome 8 em Dia. Em uma conversa com a vencedora, fomos investigar como ela teve essa ideia tão criativa. Tainá: “Como você teve a ideia de dar este nome para o jornal?” Sara: “Bem, a ideia que quis transmitir foi de algo 'atual', até porque estamos num momento em que o título conta muito; pensei também em um título curto, que fosse fácil das pessoas lembrarem... Também seria legal ressaltar que me baseei em um simples jogo de palavras.”


MISCELÂNEA A Copa do Mundo... Era nossa? Por Catarina Magyar Lopes Após quatro anos de espera, a Copa do Mundo, torneio de futebol masculino organizado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), marcou presença no Colégio 8 de Maio. Para prestigiarmos a cerimônia de abertura da Copa 2010, que foi celebrada em Joanesburgo, África do Sul, os alunos do Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio foram reunidos no Salão de Eventos e aproveitaram a festa mostrando para os professores e coordenadores o talento que possuem cantando I Gotta Felling, da banda The Black Eyed Peas. A adrenalina, ansiedade e gritos não foram deixados de lado. Os jogos da seleção brasileira foram assistidos pelos alunos e funcionários que participaram do P.I. (Período Integral) nos dias de partida. Nossos torcedores tiveram direito a se caracterizar, a comer pipoca e, claro, contaram com a presença das barulhentas vuvuzelas!

3

“Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” Por Carolina Maciel Arruda A conhecida frase de Glauber Rocha, cineasta brasileiro famoso por suas célebres citações, neste ano, tornou-se parte do cotidiano dos alunos do Colégio 8 de Maio. É o concurso Literatura em Vídeo, em que estudantes adaptam obras literárias e as convertem em mídia audiovisual. A ideia une o útil ao agradável: a necessidade de suprir a carência de leitura e as engenhocas eletrônicas que rondam a vida dos jovens. Para participar, é necessário formar um grupo de até cinco pessoas, filmar um vídeo de até cinco minutos, ter muita criatividade e muito empenho. Para saber mais, visite: www.literaturaemvideo.com.br.

Sarau literário Por Catarina Magyar Lopes Em maio, os alunos do 8° e 9° anos e da 3ª série do Ensino Médio participaram do Sarau Literário oferecido pelo professor de Língua Portuguesa, Ricardo Clemente. A abertura foi realizada pela aluna Catarina Magyar Lopes, dando uma breve explicação sobre as classes literárias. Contamos com o convidado Audy Carvalho, que apresentou suas obras pertencentes à 3ª fase do Modernismo.


EDUCAÇÃO INFANTIL As crianças são apresentadas ao Pinóquio Por Júlia Audujas

4

O boneco de madeira que sonhava em ser um menino de verdade, fazia muitas peripécias e que, ao contar qualquer mentira, o seu nariz crescia, foi escrita por Carlo Collodi sob o título As aventuras de Pinóquio, publicada em 1883, e ganhou várias versões. A primeira versão da história que foi apresentada aos alunos do Jardim I e II foi o filme Pinóquio da Walt Disney. A história, então, deu a oportunidade das professoras trabalharem, em rodas de conversa e com muita filosofia, quais atitudes são boas ou ruins, que consequências geram, e isso mostrou aos alunos o que é o bem de um modo lúdico e interessante. No dia 23 abril, os alunos tiveram a oportunidade de assistir à peça Pinóquio, no Teatro Imprensa. As crianças adoraram... Na peça, o que mais chamou a atenção delas foi o Grilo, como disse a coordenadora Katia e outros alunos, como a Juliana Miyuki do Jardim I: “O que mais gostei foi do Grilo!” De ambas as salas foram praticamente todas as crianças, com tamanha ansiedade para poderem ver diante de seus olhos, com movimentos e cores, aquela clássica história que tinham acabado de conhecer! Foram muitas as reações, conclusões e preferências deles... Confiram mais depoimentos no blog do 8!

O Tomate Por Júlia Audujas Para incentivar as crianças a comerem cada vez melhor e conseguir com que experimentem frutas e vegetais, foi criado o projeto “Sessão experimenta”. Esse criativo modo que encontraram para que as crianças experimentem os alimentos de diferentes cores, tamanhos, texturas, sabores é organizado da seguinte maneira: uma professora fica encarregada de escolher uma fruta ou um vegetal e este é trabalhado durante a semana na sala de aula. Às vezes, a professora conta uma história em que o personagem é o alimento; outras vezes, ela canta uma música sobre o alimento para que, no final da semana, os alunos já estejam familiarizados e recebam o alimento com maior curiosidade e entusiasmo. No dia 6 de agosto, ocorreu a “1ª Sessão experimenta” após as férias, comandada pela professora Margareth. Fora trabalhada com o Maternal I e II, O Tomate: tomate esse que tinha um rosto feliz e era vermelho de tudo! As professoras, mesmo tendo de enfrentar a 1ª semana de aula, em que os alunos ainda estavam se adaptando novamente à rotina, conseguiram passar a eles uma música sobre o fruto e, logo na sexta-feira, os alunos de ambos os maternais se reuniram para experimentar o personagem principal: o Tomate! A maioria dos alunos experimentou e alguns até repetiram! Certamente, é nessa fase das nossas vidas que temos de descobrir os diferentes sabores do mundo, sempre de modo lúdico, divertido e criativo, do mesmo jeito que é o gostinho da nossa infância!


FUNDAMENTAL I Acantonamento Fundamental I Por Ana Eliza Nos dias 25 e 26 de junho, a equipe do Colégio se preparou para receber os alunos do Ensino Fundamental I para mais um acantonamento. As crianças chegaram todas fantasiadas com a expectativa de uma noite muito especial. Após a chegada e a organização dos quartos, os alunos foram levados para jantar. Uma refeição preparada com muito carinho e cuidado pelo chef de cozinha, conhecido como “Seu Mané”, foi saboreada por todos. As crianças se empolgaram, então, com o caça ao tesouro, com o luau em volta da fogueira organizado pelo maestro Marcio, pelo professor de música Vitor e pela professora de violino Catarina. Depois, todas as crianças participaram do baile ao som do DJ Will e se acabaram de tanto dançar. Já cansadas, as crianças foram se deitar com a expectativa de uma manhã ainda mais divertida, que prometia muitas gincanas e brincadeiras. E a promessa foi cumprida, com todos querendo mais no ano que vem!

Campeonato e Apresentação de Natação Por Alice Pedroso Nos dias 23 e 24 de junho, muitos pais, parentes e amigos de alunos foram assistir no Colégio 8 de Maio ao Campeonato e Apresentação de Natação, dirigido pela professora Patrícia e pelo Renato.

Foto de Alice Pedroso

No dia da apresentação das crianças das salas Jardim I, Jardim II, 1º e 2º ano, fiz uma breve entrevista com a professora Patrícia Cordeiro. A.: Quanto tempo você dá aula? P.: Faz 4 anos aqui no Colégio, mas tenho 5 anos trabalhando. A.: Você fez algum curso ou faculdade para dar aula? P.: Fiz faculdade de Educação Física pela UNASP, depois fiz especialização em bacharelado, dois cursos no ENAF, que é o Encontro Nacional de Atividade Física, em Poços de Caldas, Minas Gerais. E atualmente faço curso de Pós-Graduação, natação e atividades aquáticas pela FMU. A.: Por que você resolveu fazer esse Campeonato e Apresentação de Natação? P.: Eu tive ideia de fazer essa “amostra” de natação, porque eu acho importante mostrar para os pais o desenvolvimento das crianças nas aulas.

5


FUNDAMENTAL II Festival de dança 2010 Taboão da Serra Por Marina Beraldo Alves O festival de dança de Taboão da Serra tem dois dias de duração e, geralmente, é feito no CEMUR. O primeiro dia de apresentação foi dia 5 de junho e, o segundo, dia 6. As meninas da equipe de jazz do Colégio foram convidadas para participar, estreando em seu primeiro festival.

6

Com mais de 600 bailarinos, o festival era composto de pessoas de todas as idades e todos os estilos de dança (separados em categorias). A equipe estava inscrita na categoria “Jazz Júnior”, com a coreografia Black Dance, de Sheila Maria Godoy, com uma música da trilha sonora de O espanta tubarões (Car Wash). A equipe foi a 24ª a se apresentar e, depois de 70 apresentações (do dia 5), houve uma das premiações e, então... A equipe conseguiu o terceiro lugar, levando para casa e para o Colégio um lindo troféu! Parabéns para as meninas da equipe de jazz e para a Professora Sheila!

Acantonamento 2010 Por Marina Beraldo Alves Todos chegando fantasiados e animados para rever os amigos. As noites de acantonamento do Colégio são sempre as melhores!

Neste dia 30 de julho, depois da chegada e de um grande desfile de fantasias, os alunos foram jantar, para depois relaxar em volta da fogueira, ouvindo uma boa música, cantando e comendo marshmallows. No final da cantoria, todos já sem fantasia foram para o baile preparado pelo DJ Will. No meio do baile, a banda General Ace animou ainda mais o pessoal com o bom e velho rock n'roll. Mesmo depois que a banda foi embora, a festa não parou! Só depois da meia-noite todos tomaram um lanche e foram dormir. No dia seguinte, o dia já começou com uma divertida caça aos sapatos e assim que todos os encontraram, tomaram café, para depois participarem de uma gincana. As brincadeiras foram diversificadas e a gincana terminou com uma queimada de bexigas d'água! O acantonamento acabou ao meio-dia, todos ficaram esperando por seus pais, e serviu de “abertura” para o início do segundo semestre. Que venha o acantonamento 2011, com mais diversão!


ENSINO MÉDIO Construindo pontes Por Tainá Domingues Quaresma “Primeiro colegial...” Com certeza é isso o que todos nós pensamos antes do ano letivo começar, pois em todo início de ano é a mesma empolgação, só que, em nosso caso, era uma empolgação ainda maior, pois estaríamos no tão esperado Ensino Médio. Sempre vêm a nossa cabeça aquelas mesmas dúvidas, tanto para os alunos antigos como para os alunos novos: “Será que entrará alguém de novo? E essas pessoas serão legais?”; ou “Como será a nova escola? E o pessoal de lá, será legal?”. O ano começou, a sala estava de cara nova com tantos colegas que chegaram. Os dias foram passando e, por sorte, os alunos antigos foram receptivos e adaptaram-se com os alunos novos em pouco tempo. Novas amizades foram se formando e isso foi ótimo para a sala. Porém, nem tudo eram flores, e o peso de estarmos no Ensino Médio começou a vir. Muitas tarefas, trabalhos, atividades e provas. É, agora acho que realmente sabemos o que é estar no Ensino Médio. Sem contar a cobrança, que começa desde já, por conta do vestibular e também de que profissão seguiremos. Bom, a verdade é que ainda temos muita coisa pela frente. Temos de ir levando sem nos desesperar, porém nos informando e sempre sabendo dividir cada coisa em seu tempo. Assim, tudo dará certo.

De olho no Enem Por Gabriela Goes Parra O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado com o intuito de avaliar o nível de ensino dos alunos, mas agora também é um importante meio para entrar em uma faculdade federal ou até mesmo particular (com bolsa parcial ou integral de estudos), basta saber quais órgãos do governo utilizar, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Programa Universidade para todos (PROUNI). Para aqueles que se inscreveram no Enem 2010, é importante saber que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro, seguindo as mesmas bases adotadas no ano passado para o Novo Enem. O resultado do Exame será anunciado no segundo dia útil após o término da prova. Fica a dica! O percurso de estudo para esta prova pode ser facilitado com cursos específicos para o Novo Enem, como o “Curso preparatório Enem” disponibilizado pela Editora Abril, que contém 20 volumes abastecidos com todas as matérias, inclusive espanhol. Para saber mais sobre este curso acesse o site www.enem2010.abril.com.br.

7


Festa Junina Por Gabriela Goes Parra

8

No dia 19 de junho, aconteceu mais uma Festa Junina no Colégio 8 de Maio. Como já é tradição, a festa teve correio elegante, comidas típicas, decoração pra lá de bonita, danças típicas do Brasil, painéis com histórias, cenários para tirar fotos, além da competição “A barraca mais bonita” entre os professores. Todos os alunos ensaiaram lindas danças, mas as que mais se destacaram foram a Catira, dançada pelo 1º ano, e a quadrilha do Ensino Médio. A quadrilha do Ensino Médio teve como tema “Filmes famosos” e contou com a participação de alunos do 9º ano também. Depois dos 15 minutos de dança, todos os alunos foram muito aplaudidos pela criatividade e originalidade. Sobre a decoração da festa, a maior responsável é a coordenadora de marketing Fabiola T. Almeida. Havia vários painéis que contavam a história da Festa Junina em todas as regiões do Brasil; um mural com fotos de ex-alunos, que são hoje pais de alunos do Colégio; vários bois-bumbás espalhados pelas mesas e dois cenários para quem quisesse tirar fotos, pintados pelo professor Renato e pelo aluno Thobias Daneluz. As bandeirinhas eram verdes e amarelas, homenageando o ano da Copa (ainda não tínhamos perdido!).Veja mais da Festa Junina assistindo ao vídeo no blog do 8.

VOCÊ ESTÁ POR AQUI? Fotos de Gustavo Rezende Cunha, Felipe da Costa e Rodrigo Kimura

Número 1  

Edição número um do jornal do Colégio 8 de Maio: o 8 em Dia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you