Boletim Municipal de Viana do Alentejo setembro de 2020

Page 16

Gestão Autárquica - Covid - 19 -

Situação de Contingência desde 15 de setembro O Conselho de Ministros aprovou, no passado dia 10 de setembro, um pacote de medidas que entraram em vigor a 15 de setembro, altura em que todo o País ficou em situação de contingência, no âmbito da pandemia COVID’19. Portugal Continental - Ajuntamentos limitados a 10 pessoas; - Estabelecimentos comerciais não podem abrir antes das 10h (com exceções); CONTINGÊNCIA - Horário de encerramento dos estabelecimentos entre as 20h e as 23h, por decisão municipal; - Em áreas de restauração de centros comerciais, limite máximo de 4 pessoas por grupo; - Proibição de venda de bebidas alcoólicas nas estações de

serviço e, a partir das 20h, em todos os estabelecimentos (salvo refeições); - Proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública; - Regresso às aulas em regime presencial, entre 14 e 17 de setembro - Readaptação do funcionamento das escolas à nova realidade sanitária - Planos de contingência em todas as escolas - Distribuição de EPIs - Referencial de atuação perante caso suspeito, caso positivo ou surtos - Nos restaurantes, cafés e pastelarias a 300m das escolas, limite máximo de 4 pessoas por grupo; - Brigadas distritais de intervenção rápida para contenção e estabilização de surtos em lares; - Recintos desportivos continuam sem público.

Voluntárias produzem cerca de 6.000 máscaras no Concelho

16

Com o objetivo de dar resposta às necessidades decorrentes da pandemia COVID’19, o Município de Viana lançou, em abril último, a Campanha “Rede Solidária de Produção de Máscaras”. A ação, nesta 1ª fase, teve como público-alvo munícipes portadores do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso, bem como doentes do serviço ambulatório (doentes transportados pelos Bombeiros e Cruz Vermelha), abrangendo, deste modo, grupos de maior risco e pessoas com rendimentos mais baixos. Nesta ação desenhada de forma a prevenir o contágio e a propagação do novo coronavírus no concelho, o Município forneceu a matéria-prima para a confeção das máscaras de acordo com as normas hospitalares, com o apoio da Empresa Capote’s Emotion que colaborou no corte do tecido. A 1ª fase da Campanha, cujas máscaras foram entregues em maio, registou a adesão de 41 voluntárias das três freguesias do concelho. No mês de julho, decorreu a 2ª fase da entrega de máscaras, cujo público-alvo foram os desempregados e be­ neficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), mantendo-se o critério de apoiar munícipes com rendimentos

mais baixos. Nessa altura, a produção de máscaras continuou com a ajuda de 23 voluntárias das freguesias do concelho. No decorrer da campanha foram produzidas no total cerca de 6.000 máscaras.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim Municipal de Viana do Alentejo setembro de 2020 by Municipio de Viana do Alentejo Viana do Alentejo - Issuu