Boletim julho 2017

Page 15

Ação Social

viana do alentejo | boletim municipal

Isolamento e violência contra a pessoa idosa em debate em Viana do Alentejo O Cineteatro Vianense foi palco no passado dia 24 de maio, do Encontro Estratégias de Combate ao Isolamento e à Vi­ olência Contra a Pessoa Idosa, promovido pelo Núcleo de Évora da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza, Mu­ nicípio de Viana do Alentejo, Santa Casa da Misericórdia de Borba e Rede Local de Intervenção Social. O Encontro surgiu devido às situações de isolamento em que residem algumas pessoas idosas, nomeadamente na Região Alentejo, bem como às situações de violência, quer física, psicológica ou outra que preocupam o Núcleo de Évora da EAPN Portugal.

Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade reúne com executivo No passado dia 15 de maio, o executivo em regime de permanência do Município e a Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote, reuniram com a Secre­ tária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino. A reunião, que decorreu nos Paços do Con­ celho de Viana, foi solicitada pelo Presidente da Câmara, Bengalinha Pinto, na sequência do homicídio ocorrido em Alcáçovas no dia 6 de maio. Mesmo não sendo esta uma competência do município, trata-se de uma matéria que preocupa todos. Assim, ficou acordado que a Secretária de Estado iria analisar o assun­ to com mais pormenor com vista à realização de algumas ações no nosso território, neste âmbito, eventualmente em parceria com outras entidades.

Combate à Violência Doméstica e de Género Em virtude do Município de Viana do Alentejo promover a Igualdade de Género e o combate à Violência Domésti­ ca, tendo em consideração os lamentáveis atos de violên­ cia ocorridos no nosso concelho muito recentemente, a autarquia irá, em parceria com um alargado número de entidades competentes, colaborar no âmbito do Protoco­ lo para uma Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género no concelho de Viana do Alentejo.

O Protocolo será formalizado na Conferência sobre o “Combate à Violência Doméstica e de Género – Um desí­ gnio de todas e todos” promovida pelo Município, no dia 21 de julho, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, com a participação da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino.

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.