Boletim Municipal de Viana do Alentejo Junho de 2012

Page 34

ambiente

Imagem do filme “A Aventura do Vidro”

DVD “A Aventura do Vidro” apresentado na EB 2,3/S Dr. Isidoro de Sousa Foi apresentado no passado dia 21 de maio, à comunidade escolar da EB 2,3/S Dr. Isidoro de Sousa, em Viana do Alentejo, o DVD “A Aventura do Vidro”. Concebido no âmbito do Plano de Comunicação Separar sem Parar 2011, o DVD foi promovido pela Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) em conjunto com os 5 concelhos que a compõem (Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira), a Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado, como entidade executora, e a Sociedade Ponto Verde, como entidade cofinanciadora. O DVD “A Aventura do Vidro” é dirigido à comunidade escolar, tendo sido concebido com o objetivo de sensibilizar o públicoalvo para a separação dos resíduos, nomeadamente as embalagens de vidro e o consequente aumento das taxas de recolha deste material. Este material promocional surgiu no Separar sem Parar 2011 resultado da necessidade de se aumentarem as taxas de retoma das embalagens de vidro, uma vez que, se tem verificado nos últimos anos uma redução, quer a nível da AMCAL, quer a nível nacional, das quantidades de embalagens de vidro recolhidas e encaminhadas para reciclagem. O vidro foi o primeiro material a nível nacional a ser separado, recolhido seletivamente e encaminhado para reciclagem. De

realçar, que o vidro é o único material 100% reciclável, sem qualquer perda. O processo de reciclagem do vidro apresenta as seguintes vantagens: preservação dos recursos naturais, menor consumo de energia, redução da poluição resultante do seu processo produtivo e menor quantidade de resíduos depositados em aterro sanitário, prolongando o tempo de vida útil dos aterros.

Alunos assistem ao DVD na Escola Dr. Isidoro de Sousa

“Experimenta Energia” nas escolas do Concelho Dias 29 de maio e 4 de junho decorreram na EBI/JI de Alcáçovas e na EB 2,3/S Dr. Isidoro de Sousa duas sessões do projeto “Experimenta Energia”, ministradas pela Lógica E.M. – Sociedade Gestora do Parque Tecnológico de Moura, com o intuito de sensibilizar os mais novos para as questões da eficiência energética e utilização das energias renováveis. As sessões tiveram duas componentes, uma de apresentação da base teórica/fundamentação e uma outra de demonstração prática/experimental, onde os alunos puderam experimentar engenhos que funcionam com a captação de energias renováveis, como a energia solar. O projeto “Experimenta Energia” visa promover, neste âmbito, a educação de professores e alunos no domínio da energia, da sustentabilidade e da tecnologia, bem como a sensibilização e educação das comunidades para a eficiência energética, redução do consumo de energia, produção de energia a partir de fontes renováveis, gestão racional de recursos e potencialidades dos territórios.

34

Alunos de Alcáçovas participam em experiências


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.