Palestra 2day rethink out 2014

Page 1

re (think) think LIVING

Outubro de 2014


re (think) O LEGADO ARQUITETÔNICO DAS CIDADES

DA FACHADA Á ÁREA ÍNTIMA


re (think) O LEGADO ARQUITETÔNICO DAS CIDADES

DA FACHADA Á ÁREA ÍNTIMA


Não observastes, passeando nessa cidade, que entre os edifícios que a povoam alguns são mudos, outros falam e outros ainda, mais raros, cantam? Paul Valéry, professor de arquitetura da UnB.


Arquitetos e incorporadores são os grandes responsáveis pela construção e identidade estética das cidades | LEGADO|

Chicago, EUA


QUE TIPO DE LEGADO ESTAMOS DEIXANDO PARA A NOSSA CIDADE?


LANÇAMENTOS DE HOJE SÃO A

IDENTIDADE ESTÉTICA QUE DEIXAREMOS PARA NOSSAS CIDADES NAS PRÓXIMAS DÉCADAS.


"Antes a gente tirava partido dos elementos construtivos plasticamente. Agora eles criam faixas de pintura“ Marcílio Mendes

Ferreira, professor de arquitetura da UnB, autor de vários prédios residenciais em Brasília na

década de 70, chama de "retrocesso" os atuais projetos que partem para um certo decorativismo "bobo" como forma de superar deficiências no projeto.



Os consumidores, cada vez mais, vão

exigir qualidade e estética. Conceitos inovadores que englobam o design como objetivo certamente vão ganhar

espaço nos próximos anos.


SOMOS BOMBARDEADOS POR EXCELENTES REFERÊNCIAS TODOS OS DIAS...


...COM DIFERENTES TIPOS DE MATERIAIS E ACABAMENTOS.


ENTテグ, PORQUE Nテグ OUSAR E SER DIFERENTE?


“A arquitetura diferenciada em áreas degradadas, por exemplo, pode ser um ponta pé inicial para transformar o entorno, além de contribuir com o desenvolvimento urbano de toda a cidade.” Paulo Frisoni, da empresa Montagem Arquitetos

Em vários pontos do planeta, áreas degradadas, antes ocupadas por indústrias, passam por recuperação para dar lugar a edifícios residenciais. O escritório americano Moore Ruble Yudell, por exemplo, aproveitou um local onde funcionava uma fábrica de carros, na cidade sueca de Malmö, e implantou um conjunto de prédios (acima). Antes trocou parte do solo contaminado com agentes químicos por terra limpa e incluiu no paisagismo plantas que absorvem substâncias tóxicas.


re (think) O LEGADO ARQUITETÔNICO DAS CIDADES

DA FACHADA Á ÁREA ÍNTIMA


Sharifi-Ha House é uma casa projetada para se adaptar com estilo ao clima extremo da capital iraniana. A residência pode ser configurada de diferentes formas: dependendo da época do ano, ou simplesmente da vontade dos moradores, ela se transforma com um simples apertar de botão – girando suas estruturas em 90 graus.

ESTRUTURA GIRATÓRIA


Como um organismo vivo, o edifício Harmonia, respira. Suas paredes são recobertas por uma camada verde que funciona como uma pele. As águas das chuvas e do solo são drenadas, tratadas e reutilizadas. A tubulação que serve a todo o prédio estão aparentes nas paredes externas, e servem para regar a vegetação da fachada.

O PRÉDIO QUE RESPIRA


CROWDFUNDING

Com um custo de 240 milhões de dólares, o BD Bacatá, lançado em 2010 é o maior produto do mundo sendo construído através de crowdfunding, em Bogotá na Colômbia. O projeto está fazendo história na cidade e no mundo, pois os investidores são mais de 3.000 colombianos, que apostaram e investiram no futuro da cidade.


One Blackfriars é empreendimento Mixed Use em Londres que será concluído em 2016. Neste caso, o crowdfunding não está sendo realizado para a construção do empreendimento, mas sim para a compra de uma unidade. A comunidade vai comprar coletivamente apartamento 1035 no 7 º andar. A ideia aqui é investimento: comprar em 2013 e revender após a conclusão do empreendimento, com previsão de valorização de 40% ou a unidade poderá ser alugada e os rendimentos de 4%, distribuídos entre os investidores.


PROJETO COLABORATIVO Em 2011, a Gafisa iniciou o primeiro edifício colaborativo do mercado imobiliário, criado a partir das ideias dos próprios usuários.

Assim surgiu o Follow, empreendimento localizado em SP que possui itens inéditos onde certamente a colaboração das pessoas foi fundamental, como playlist personalizada tocando nas áreas comuns, tv interativa com as novidades do condomínio e até mesmo contagem de calorias nas escadas do prédio.


O Edificio Fidalga é um verdadeiro exemplo de co-design – entre arquiteto e comprador. Cada comprador desfrutou da liberdade de definir a localização dos cômodos da unidade onde achassem necessário, acarretando em diferentes posições das aberturas janelas. Cada tipo de janela corresponde ao tipo de cômodo.

CO-DESIGN

“As moradias serão entregues como contêineres, o que permitirá diversas possibilidades de layout para atender às necessidades específicas de cada comprador”, explica Guillaume Sibaud, um dos autores do projeto.


Para conceituar o empreendimento se diferenciando dos demais, a Cyrela desenvolveu um prédio de luxo em SP em parceria com a Pininfarina, estúdio italiano conhecido por fazer projetos para marcas como Ferrari, Maserati e Rolls Royce.

PARCERIAS "Nós acreditamos que a estética tem o mesmo nível de importância da funcionalidade e da engenharia", Paolo Trevisan, gerente de

marketing da Pininfarina.


re (think) O LEGADO ARQUITETÔNICO DAS CIDADES

DA FACHADA Á ÁREA ÍNTIMA


re (think) O LEGADO ARQUITETÔNICO DAS CIDADES

DA FACHADA Á ÁREA ÍNTIMA


FACHADA

O Estação Gabriele, empreendimento da Odebrecht vai incorporar um painel de 25m do artista urbanista Flavio Samelo. Por meio de votação aberta ao público, realizada no estande do empreendimento e pela internet, a arte COMPO PPPEG foi eleita a preferida com 31% dos votos e comporá a fachada do edifício.


​Obra de arte na fachada será grande diferencial do novo residencial da Brookfield . As torres de 34 e 60m receberão ilustrações permanentes do espanhol David Dalmau em SP. A arte será impressa em vidro serigrafado, com uma tinta especial que confere durabilidade por mais de 50 anos. Hall de entrada diferenciado.


O empreendimento das incorporadoras Yuny e Stan em SP que inclui arte como atributo - escultura dos irm達os campana (mobili na fachada) com mais de 50 metros de altura e paisagismo do Luiz Carlos Orcini (Inhotim).


ÁREAS COMUNS


A MaxHaus optou por desenvolver a arte dentro do fosso do elevador do seu empreendimento: um grafite de 80m (que é visualizado na parede do fosso do elevador por causa das cabines transparentes). O projeto de 5 anos, que tem parceria e curadoria de Allan Szacher da Zupi, começou a ser produzido em março. No total serão 40 elevadores com artes exclusivas de artistas plásticos, grafiteiros e

ilustradores que representam o melhor da criatividade brasileira.


re (think) O LEGADO ARQUITETÔNICO DAS CIDADES

DA FACHADA Á ÁREA ÍNTIMA


PRECISAMOS ESTAR ATENTOS À... MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS

NOVA DEMOGRAFIA

NOVOS PADRÕES FAMILIARES

TECNOLOGIA: Conectividade e Convergência

Verificando o quanto estes pontos podem interferir no planejamento e desenvolvimento de produto.


COM TANTAS MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA, MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS, DE PADRÕES FAMILIARES, TECNOLÓGICAS ...

Zona de Serviços

Zona íntima

Zona Social

... porque seguimos utilizando o modelo da tripartição burguesa europeia do século XIX- em zonas de Serviços, Social e Íntima – em quase a totalidade das habitações oferecidas pelo mercado imobiliário brasileiro?


NECESSIDADE DE DISCUTIR E PENSAR ESTES MODELOS

ADQUIRINDO SUBSÍDIOS QUE AUXILIEM NA BUSCA DE NOVAS POSSIBILIDADES DE READEQUAR O ESPAÇO DOMÉSTICO AS NECESSIDADES CONTEMPORÂNEAS

SUBSTITUIR O MODELO RÍGIDO PELA FLEXIBILIDADE DE ESPAÇOS RECONFIGURÁVEIS

Para quê separar tanto os ambientes se, muitas vezes, a gente quer usar tudo junto ao mesmo tempo?


O maior erro da arquitetura modernista ĂŠ tentar prever a imprevisibilidade da vida. Guto Requena


Estudos do Nomads da Usp propõe estabelecer a planta conforme as atividades dos moradores, antes de uma função dos espaços, como: Comer, Cuidar de roupas, Dormir, Defecar/Urinar, Entreter-se, Estocar, Exercitar-se, Lavar-se, Preparar alimentos, Trabalhar e Receber, o que permite estabelecer diferenças entre suas naturezas e também imaginar diferentes espaços onde estas atividades podem vir a ser desenvolvidas, dentro do espaço doméstico.


re (think) O LEGADO ARQUITETÔNICO DAS CIDADES

DA FACHADA Á ÁREA ÍNTIMA


BANHEIRO MASTER Unidade

Pensar em itens que agregam valor a unidade, conforme padr達o de produto.


LAREIRA A GÁS


DUCHA DUPLA


HALL DOS ANDARES Uso comum Atenção a todas as áreas, gerando uma identidade própria para o produto como um todo.


HALL DOS ANDARES


HALL DOS ANDARES


GARAGEM Atenção a todas as áreas, gerando uma identidade própria para o produto como um todo.


GARAGEM Atenção a todas as áreas, gerando uma identidade própria para o produto como um todo.


re (think) O LEGADO ARQUITETÔNICO DAS CIDADES

DA FACHADA Á ÁREA ÍNTIMA


Agora a tendência é Passada a euforia inicial dos grandes clubes de lazer, hoje, o que agrega valor são espaços pensados, diferenciados e com qualidade. Menos quantidade e mais qualidade, evitando ao máximo espaços obsoletos e sem função para os moradores.

MENOS É MAIS

“O consumidor tem se preocupado bastante com o conforto e a utilização. Os espaços nos condomínios têm de oferecer funcionalidade.” João Henrique, diretor de atendimento da Lopes de SP


O Acervo Pinheiros, projeto de alto padrão da incorporadora Even

atualmente em construção, reunirá em um terreno de cerca de 4,5 mil metros quadrados 12 itens de lazer, alguns integrados uns aos outros e todos com espaço de sobra. A academia do prédio terá mais de 200 m². Integrados, o salão de festas e o espaço gourmet ocuparão outros 400 m², e a brinquedoteca mais 90 m².

“Tínhamos espaço para colocar o que quiséssemos no prédio, mas priorizamos o que seria efetivamente utilizado”, diz o diretor de incorporação da Even, Marcelo Dzik.

Segundo ele, o grande número de itens de lazer foi um modismo do mercado imobiliário, esgotado com os fracassos na operação efetiva dos condomínios.


IMPORTANTE PENSAR OS ITENS PARA CADA CIDADE, BAIRRO E PERFIL DE COMPRADORES, EVITANDO REPLICAR FORMULAS PARA DIFERENTES REGIÕES E PÚBLICOS.

CONHECER E ENTENDER O PÚBLICO-ALVO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA TER SUCESSO, NÃO SOMENTE NA VENDA, MAS NA UTILIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO DEPOIS DE ENTREGUE, GERANDO MARKETING ESPONTÂNEO E POSITIVO PARA A INCORPORADORA/CONSTRUTORA


INSPIRAÇÕES DE ITENS CONDOMINIAIS

PLAY


REDUZIR QUANTIDADE E DIFERENCIAR OS ITENS




PLAY

PARA PPD’S


PLAY

PARA ADULTOS


INSPIRAÇÕES DE ITENS CONDOMINIAIS

SWIMM





INSPIRAÇÕES DE ITENS CONDOMINIAIS

RELAX




INSPIRAÇÕES DE ITENS CONDOMINIAIS

NEW


Recarga de carros e bicicletas elĂŠtricas

Horta de temperos condominial

Compartilhamento Pay per Use: Carros e bicicletas


Piscina com itens de ginĂĄstica + breeze verde

Piscina com lareira externa + telĂŁo

Sala de leitura / Biblioteca


Vestiรกrio para funcionรกrios

Wine Lounge

Sala dos funcionรกrios: motorista / babรก ...

Sala de Pilates


re (think) think LIVING


2dayconsultoria.com.br (51) 3012.1365


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.