Page 1

FEVEREIRO DE 2013 [Edição #05]


Inspire-se com a gente! Quer conferir as outras ediçþes do Drops? Entre aqui http://issuu.com/2dayconsultoria


TEMA DE FEVEREIRO 2013

SOLUÇÕES PARA PEQUENOS ESPAÇOS Esse é um tema cada vez mais presente quando se fala em moradia no mundo todo. Por necessidade ou estilo de vida, viver em espaços enxutos é uma realidade que tende a crescer e, junto com isso, há a necessidade de adaptar ambientes para maior aproveitamento e funcionalidade do espaço.


Ao lado, a foto do primeiro Motorhome que se tem registro, um Ford T 1912 na Califórnia, EUA.

MOTORHOME A primeira inspiração para pequenos espaços.

1921

Quatro camas e cozinha.

Anuncio da “cama” de casal, facilmente montada em “3 minutos” e muito leve (15kg). Um sucesso em 1925.

Cama de casal, cozinha, geladeira, armários e lavatório. 1930


COZINHA COZINHA

Uma boa ideia para cozinhas compactas é este armário que se converte em mesa e cadeiras. Desenhado por Alno, é bastante resistente, suportando 100 kilos por banco e mesa.

A Circle Kitchen da Compact Concepts circula 180° e proporciona uma cozinha completa em um pequeno espaço de cerca 1.5m² . A Dime Kitchen foi desenvolvida pelos designers Miles Hartwell e Matt Withington, com lâminas de jacarandá que se abrem e revelam um balcão com todos utensílios necessários.

"A la carte" é uma cozinha funcional que possui módulos com uma série de aberturas que podem ser interligados de diversas formas. Pia, forno, cooktop, gavetas, prateleiras, armários... tudo o que você precisa pode ser modulado conforme o espaço necessário.


COZINHA COZINHA

A Soria é uma cozinha circular e expansível criada pelo designer Vitor Xavier.

O designer de Bento Gonçalves (RS) Eduardo Núncio ganhou alguns prêmios com sua cozinha modular desenvolvida para espaços pequenos e ambientes integrados. São 3 módulos que reúnem pia, fogão elétrico, separação de lixo, armários e tampo giratório.

Até o Philippe Starck entrou na onda e lançou a sua cozinha compacta. Essa é para poucos… The Grandma´s kitchen é uma criação de Melanie Olle e Ilja Oelschlägel. Super funcional e parece de brinquedo.


OFFICE The incubator criada pelo designer Honfay Lui.

Tanto para Home office quanto para empresas, a célula da Ontwerpers ocupa um espaço bem reduzido. Escritório Mala, um dos mais antigos do mundo, da Louis Vuitton.

The Office POD proporciona uma utilização privada mais eficiente do espaço e ainda é produzida com materiais reciclados.

A empresa Restoration Hardware desenvolveu o Blackhawk Secretary Trunk, um escritório compacto, em formato de baú bastante discreto.


Em 2012 a Boxetti, empresa londrina, lançou uma coleção de móveis funcionais, tecnológicos e perfeitos para apartamentos pequenos. A coleção criada pelo designer Rolands Landsbergs possui grandes blocos que se transformam em cama, mesa, área de trabalho, armário, home theater.

Boxetti Private ► quarto de casal com cama e armário.


The P’kolino Klick, desenhada por Davide Cesca é super bonita, mas infelizmente só tem para crianças.

MESA & CADEIRAS

Projetada por Sakura Adachi para Campeggi, Trick é uma mobília versátil e bastante útil, podendo ser utilizada apenas como estante ou como mesa e cadeiras.

Multifuncional, a estante/mesa desenhada por Orla Reynolds é divertida e auxilia na mudança de função dos ambientes.

The Monolith por Gioia Meller Marcovicz. Um lindo aparador se transforma em uma grande mesa de jantar ou de reunião.


MÓVEIS MULTIFUNCIONAIS Convertible Sofa criado pela designer ucraniana Julia Kononenko. O sofá se transforma em mesa e as almofadas viram banquetas.

Sosia, criado pela designer italiana Emanuele Magini, é poltrona, sofá e cama.

Do estúdio italiano Hey Team, o mobiliário modular permite várias configurações: sofá, mesa, cadeira, suíte completa ou sala de estar.

Vários em 1 por Chunxiao Zhu.


LAVANDERIA Hoje em dia poucos apartamentos possuem área de serviço e local para estender roupa. Taí a solução: Blindry, Desenhada por Kim Bobin e Ko Kyungeun, que ganharam o Red Dot Award pelo conceito.

Chuveiro-lavanderia por Cabin Deposits Vismaravetro.

Polyp: cesto de roupa suja na parede, liberando espaço de chão, por Helene Steiner.

Famosa por suas geladeiras incríveis, a Smeg também tem em sua linha essa máquina de lavar roupa com tanque, 2 em 1 cheio de estilo.


DIVERSOS O arquiteto brasileiro Alan Chu’s criou este espaço para uma casa de chá secreta em São Paulo . A casa de Chá possui bancada gourmet, cozinha completa, display para produtos e é uma ótima inspiração.

Aqui a vantagem é dupla: economia de espaço e de água, pois a mesma é reutilizada da pia para a descarga. Essa é a Profile Smart 305 da Australiana Caroma.


APARTAMENTOS DO FUTURO no presente

Apartamento do fundador do treehugger, Gaham Hill, que mora no Soho em NY e buscou criar o apartamento perfeito em 40m². Todo o apartamento se molda conforme necessidade e ao todo são 8 cômodos. Confere o vídeo aqui: http://vimeo.com/55389782

Simon Woodroffe criou um novo conceito de casa flexível, a Yo! Home. É um conceito revolucionário e pioneiro de moradia que envolve design inteligente para um apartamento luxuoso e tecnológico. Através de paredes móveis e piso que sobe, o apartamento proporciona: suíte master, segundo quarto, sala de estar com cinema, sala de jantar, escritório, cozinha completa, banheiro e adega. Veja mais: http://vimeo.com/50051769 Aqui, o desafio é ainda maior: 32m²! O apartamento de Gary Chang em Hong Kong se transforma em 24 ambientes diferentes. Vídeo detalhado: http://www.youtube.com/watch?v=Lg9qnWg9kak


A maior parte de nós continua vivendo em residências que reproduzem o modelo tripartido do século 18, que divide o espaço em áreas social, íntima e de serviços em ambientes compartimentados e estanques, mas muitos de nós viveremos nos apartamentos do futuro. As promessas são espaços reduzidos, integrados e multifuncionais com tecnologia integrada e itens sustentáveis, além da natureza criada em meio a tanto concreto. Flexibilidade é a palavra de ordem, onde a casa se transforma conforme necessidades da família e do cotidiano.

Moradia em 2111 por Interior Architect Trent Schatzmann.

“Nossa casa será um sistema aberto, colaborativo e seremos todos co-designers desses espaços”. Guto Requena, Arquiteto.


Ficou afim de compartilhar as suas referências ou tem um tema para sugerir para a próxima edição? Envie um e-mail pra

drops@2dayconsultoria.com.br

www.2dayconsultoria.com.br

Drops 2Day - Fevereiro de 2013 [Edição #5]  

A 2Day resolveu compartilhar inspirações que circulam no nosso dia a dia, trazendo à você referências de design, arquitetura e comportamento...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you