Issuu on Google+

Julho|2012|

1


AO CLIENTE Entre as novidades de julho, destacamos o vencedor do Oscar 2012 de melhor filme estrangeiro, o iraniano A Separação, e Sete Dias Com Marilyn, no qual a jovem atriz Michelle Williams vive a grande musa Marilyn Monroe – papel que lhe valeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz. Outros destaques do mês ficam por conta de Anônimo, que explora o mito de Shakespeare, e Meus Dias no Cairo, um romance maduro e envolvente com Patricia Clarkson. Confira também entrevista exclusiva do ator Rodrigo Santoro sobre o belo filme Heleno. Para aproveitar o clima do inverno, nada como um bom filme. Desejamos um ótimo julho a todos.

EXPEDIENTE A revista 2001 é uma publicação mensal realizada pela equipe 2001 Vídeo e distribuida gratuitamente a clientes. Coordenação geral: Sonia Abreu Gerente de marketing: Mirella Oliveira Gerente comercial: Adriana T. Santos Pesquisa, texto e entrevista: Jeferson Ramos Direção de arte: Juliana Basile Assistente de arte: Caio Campos Revisão técnica: Sérgio Rizzo (jornalista responsável, MtB 17.873)

OBSERVAÇÕES • Todos os títulos podem sofrer alterações nas datas de entrega ou ser cancelados em definitivo pelas distribuidoras. • Estoque limitado e sujeito a alterações em nossas lojas. • A disponibilidade de um título pode variar entre as lojas da rede. • O conteúdo dos DVDs (extras, legendas, áudio, tela e etc) é fornecido pelas distribuidoras e pode sofrer alterações.

SUGESTÕES E CRÍTICAS 2001@2001video.com.br

LEGENDAS serviço

locação

FSC 2

Julho|2012| wwww.2001video.com.br

venda

DESTAQUES DO MÊS

5 7 6 9 8 10 12/13 14 SETE DIAS COM MARILYN

A TODA PROVA

MEUS DIAS NO CAIRO

GUERRA É GUERRA

DIÁRIO DE UM JORNALISTA BÊBADO

A SEPARAÇÃO

HELENO ENTREVISTA COM RODRIGO SANTORO

PROTEGENDO O INIMIGO


Julho|2012|

3


O lançamento de John Carter Entre Dois Mundos comemora o centenário do lançamento do livro de Edgar Rice Burroughs, publicado pela primeira vez em 1912.

(John Carter, EUA, 2012, Cor, 132’) Walt Disney - Ficção Científica - 12 Anos Direção: Andrew Stanton Elenco: Taylor Kitsch, Lynn Collins, Willem Dafoe Veterano da guerra civil americana, John Carter é misteriosamente transportado para Marte e se torna prisioneiro. Comentário: Adaptação do conto Uma Princesa de Marte, de Edgar Rice Burroughs, a mais recente produção milionária da Walt Disney a ser lançada no Brasil conta com um elenco mais conhecido por participações menores em séries de TV e filmes, como Taylor Kitsch (Tim Riggins em Friday Night Lights) e Lynn Collins (Dawn Green em True Blood). Na direção, um veterano das animações dos estúdios Pixar, Andrew Stanton, ganhador do Oscar por Procurando Nemo e Wall-E, investe alto em cenas de ação estilizadas, tendo como resultado um grandioso épico interplanetário, recheado de aventura e fantasia.

Promoção John Carter: Alugue o filme e concorra ao kit acima!*

Sorteio eletrônico em 6/8. Todos os clientes que alugarem o filme concorrem automaticamente, e serão comunicados por e-mail ou telefone.

TENSÃAO EM ESTILO SEMIDOCUMENTAL

Previsão de entrega: 16/7

3ª Semana

4

Julho|2012| wwww.2001video.com.br

A Filha do Mal

Atividade Paranormal 3

(The Devil Inside, EUA, 2012, Cor, 82’) Paramount - Terror - 16 Anos Direção: William Brent Bell Elenco: Fernanda Andrade, Simon Quarterman Forjando estilo semidocumental, com câmera na mão, A Filha do Mal relata a viagem de Isabella Rossi (interpretada pela brasileira Fernanda Andrade) à Itália, onde espera encontrar respostas para o triplo assassinato cometido pela mãe anos atrás, durante uma sessão de exorcismo.

(Paranormal Activity 3, EUA, 2011, Cor, 83’) Paramount - Suspense - 12 Anos Direção: Henry Joost, Ariel Schulman Elenco: Chloe Csengery, Jessica Tyler Brown Com a mesma estrutura dos dois primeiros filmes da franquia, Atividade Paranormal 3 narra detalhadamente os acontecimentos que envolvem o casal Julie (Lauren Bittner) e Dennis (Christopher Nicholas Smith) ainda quando crianças, em 1988.

*Com camiseta, lanterna de piscina solar, relógio e pen drive.

John Carter – Entre Dois Mundos


INDICADO AO OSCAR Melhor atriz Michelle Williams

Sete Dias Com Marilyn (My Week with Marilyn, ING/EUA, 2011, Cor, 99’) Swen - Drama - 12 Anos Direção: Simon Curtis Elenco: Michelle Williams, Eddie Redmayne, Kenneth Branagh Marilyn Monroe vai a Londres para as filmagens de O Príncipe Encantado, e lá se envolve intensamente com todos à sua volta. Comentário: É em um momento de grande fragilidade e insegurança para Marilyn Monroe que o filme dirigido por Simon Curtis se desenvolve. Baseado nos diários de Colin Clark, assistente de direção de Sir Laurence Olivier em O Príncipe Encantado, vemos a grande musa do cinema enfrentar diversos problemas de adaptação em sua conturbada estadia na Inglaterra. E não só pela responsabilidade em contracenar com um dos maiores atores ingleses, Laurence Olivier (Kenneth Branagh em impecável atuação); Marilyn também vive problemas com seu terceiro marido, o dramaturgo Arthur Miller (As Bruxas de Salém, A Morte do Caixeiro Viajante). Sugerindo um retrato mais humano da estrela, Sete Dias Com Marilyn percorre sutilmente o fugaz envolvimento da atriz americana com um membro da equipe de filmagens, que mais tarde registraria em um livro os inesquecíveis dias vividos com uma das mais encantadoras figuras que o cinema já conheceu. Mais uma vez, a fama de Marilyn surgiu como um empecilho, impedindo-a, mesmo do outro lado do Oceano Atlântico, de entregar-se ao tórrido romance e de voltar a ser uma mulher livre, sem o glamour imposto pelo cinema.

Compare as duas Marilyns: a real, em O Príncipe Encantado, e a personificada por Michelle Williams Acesse via celular utilizando o aplicativo de QR Code

Clássicos da Musa do cinema na 2001:

A Malvada (1950)

O Segredo das Jóias (1950)

Almas Desesperadas (1952)

O Inventor da Mocidade (1952)

Só a Mulher Peca (1952)

Os Homens Preferem As Loiras (1953)

Como Agarrar um Milionário (1953)

Torrentes de Paixão (1953)

O Mundo da Fantasia (1954)

O Rio das Almas Perdidas (1954)

O Pecado Mora ao Lado (1955)

Nunca Fui Santa (1956)

O Príncipe Encantado (1957)

Quanto Mais Quente Melhor (1959)

Adorável Pecadora (1960)

Os Desajustados (1961) Julho|2012|

5


ues q a est

D

NESTE MÊS, A EQUIPE DA 2001 ESCOLHEU DOIS FILMES INÉDITOS NO CIRCUITO COMERCIAL BRASILEIRO. ELES TÊM A CHANCE DE, AGORA EM DVD, SEREM DESCOBERTOS PELO GRANDE PÚBLICO.

Meus Dias no Cairo

2ª Semana

(Cairo Time, CAN, 2009, Cor, 88’) Vinny - Romance - 12 Anos De: Ruba Nadda Com: Patricia Clarkson, Alexander Siddig Sozinha em uma viagem à cidade do Cairo, Juliette se deixa seduzir pelo clima do Egito e acaba se envolvendo com um amigo de seu marido. Comentário: O frágil possível romance que Meus Dias No Cairo insinua é delicado demais para ser compreendido antes de uma boa reflexão. A atriz Patricia Clarkson e o excelente Alexander Siddig conseguem imprimir um ritmo maduro, sem exuberâncias desnecessárias, minimalista até, ao romance que vai lentamente surgindo entre os desconhecidos, embalados pelo hipnótico clima egípcio.

Mãe e filha, Vanessa Redgrave e Joely Richardson interpretam a Rainha Elizabeth I em diferentes estágios da vida. A veterana atriz inglesa vive a monarca na velhice, e Joely faz Elizabeth I em sua juventude.

Anônimo

Já disponível

3ª Semana

6

Julho|2012| wwww.2001video.com.br

(Anonymous, ING/ALE, 2011, Cor, 130’) Sony - Drama - 14 Anos Direção: Roland Emmerich Elenco: Rhys Ifans, Vanessa Redgrave Impedido de publicar suas peças teatrais em virtude do conteúdo irônico e satírico (por vezes, ofensivo) à Corte inglesa, Edward De Vere decide torná-las públicas sob outro nome - William Shakespeare. Comentário: Inédito nos cinemas brasileiros, o filme de Roland Emmerich - conhecido por gigantescas produções como 2012, O Dia Depois de Amanhã e Independence Day - sugere que William Shakespeare nada escreveu do que de fato lhe foi creditado. Embora essa versão pareça absurda, há uma lenda que atormenta a todos que não crêem na autenticidade do Bardo inglês: terá sido Edward De Vere o verdadeiro gênio do texto teatral? É esse o pretexto em que Emmerich se baseia para criar uma atmosfera de mistério e traição em plena Inglaterra Elisabetana.


A Toda Prova (Haywire, EUA/IRL, 2011, Cor, 93’) Imagem - Aventura - 16 Anos Direção: Steven Soderbergh Elenco: Gina Carano, Ewan McGregor, Michael Fassbender Agente secreta treinada pela CIA, Mallory é convocada para uma missão internacional, cujo objetivo vai além do que ela imagina. Comentário: É típico de Steven Soderbergh reunir um enorme elenco em um projeto, no mínimo, inovador. Em A Toda Prova aparecem em pequenas participações os astros Antonio Banderas, Ewan McGregor e Michael Douglas. Mas não é só de grandes atores que Soderbergh sobrevive. Gina Carano, lutadora de MMA, faz sua estreia no cinema em um impressionante filme de ação. Poucas vezes a proposta do gênero consegue causar surpresa, mas é exatamente com essa premissa que todo o filme se apresenta. Sem muitas concessões ao espectador, aos poucos os entraves do roteiro são revelados, sempre depois de uma sequência alucinante de luta, fuga, perseguição ou qualquer outra característica possível para descrever o iminente perigo que a agente Mallory está correndo. Adrenalina em excesso para alguns, no ponto certo para outros, A Toda Prova alcança, sem dúvida, um lugar de destaque entre os filmes do gênero.

STEVEN SODERBERGH Nascido em Atlanta (Georgia, EUA), em 14 de janeiro de 1963, começou a produzir curtametragens em 16mm já na adolescência e logo rumou a Hollywood, trabalhando como montador. Pouco tempo depois abandonou a cidade do cinema nos Estados Unidos e se empenhou em filmar seus próprios curtas e escrever roteiros. Com Sexo, Mentiras e Videotape (1989), Soderbergh foi indicado ao Oscar de roteiro original e ganhou a Palma de Ouro de melhor filme no Festival de Cannes. Com uma estreia largamente prestigiada, desde então acumula prêmios e segue produzindo em média dois filmes por ano.

Julho|2012|

7


A Guerra Está Declarada (La Guerre Est Déclarée, FRA, 2011, Cor, 100’) Imovision - Cinema Europeu - 12 Anos Direção: Valérie Donzelli Elenco: Valérie Donzelli, Jérémie Elkaim Ao diagnosticar um delicado tumor cerebral no filho Adam, o casal Roméo e Juliette, conhecendo os riscos possíveis, enfrenta a dura decisão de operá-lo ou não. Comentário: Quando se trata da saúde de um filho, principalmente no cinema, é difícil não cair no dramático lugar comum. Mas é o oposto do que propõe o filme escrito, dirigido e estrelado por Valérie Donzelli, inspirado em uma história vivida por ela. Encarar o complexo momento de descoberta de um grave tumor no filho de maneira otimista e, por incrível que pareça, sem dramas, é o grande diferencial deste relato, que, em vez da angústia, opta pela união, sempre acreditando que tudo vai acabar da melhor forma possível. A Guerra Está Declarada foi o representante da França na disputa pelas indicações a filme estrangeiro no Oscar 2012.

Como Agarrar Meu Ex-Namorado (One for The Money, EUA, 2012, Cor, 89’) Playarte - Comédia - 12 Anos Direção: Julie Anne Robinson Elenco: Katherine Heigl, Jason O’Mara Recém-divorciada e desempregada, Stephanie Plum busca um antigo namorado, hoje procurado pelo polícia, para receber a recompensa oferecida. Comentário: Nesta aventura baseada no livro da escritora americana Janet Evanovich, Katherine Heigl vive Stephanie Plum, já interpretada por Lynn Collins (John Carter – Entre Dois Mundos) no telefilme One For The Money (2002) (inédito em DVD no Brasil). A divertida Stephanie faz de tudo para agarrar não só a recompensa pela captura do ex-policial Joe Morelli (Jason O’Mara, da série de TV Life on Mars), mas também uma nova perspectiva para a sua vida, já que acaba de ser demitida de seu emprego como gerente do setor de lingeries de uma loja especializada.

Diário de um Jornalista Bêbado

TAMBÉM BASEADO EM HUNTER S.THOMPSON:

Uma Espécie em Extinção (1980)

8

Julho|2012| wwww.2001video.com.br

O ator americano Johnny Depp e o escritor e jornalista Hunter S. Thompson foram grandes amigos. Depp chegou a morar em um quarto na casa de Thompson durante a década de 1990.

(The Rum Diary, EUA, 2011, Cor, 110’) Vinny - Drama - 16 Anos Direção: Bruce Robinson Elenco: Johnny Depp, Giovanni Ribisi Paul Kemp é um escritor frustrado que parte para Porto Rico com a intenção de dar um novo rumo à sua vida profissional. Lá é envolvido em uma trama milionária de golpes imobiliários. Comentário: Novamente vivendo um personagem criado por Hunter S. Thompson (autor adaptado em Medo e Delírio), Johnny Depp parece encontrar um perfeito alter ego, ainda que Paul Kemp seja um pseudo-Hunter Thompson na juventude. Além da bela ambientação em Porto Rico, o filme traz diversos elementos cativantes. A história do jornalista falido que parte para San Juan ganha contornos surreais quando o álcool, a música e as mulheres se tornam mais cotidianos que o próprio trabalho como editor de um jornal à beira de falência. Aos poucos vamos entendendo quem é o verdadeiro Paul Kemp, e junto com o personagem percebemos que nem tudo é festa na ensolarada cidade porto-riquenha. Dirigido pelo também ator Bruce Robinson, Diário de Um Jornalista Bêbado é uma boa homenagem ao criador do jornalismo gonzo, estilo extravagante e anárquico, baseado em experiências do próprio autor.


No início do filme, quando os personagens de Chris Pine e Tom Hardy estão disfarçados, Pine menciona que é capitão de um navio, fazendo uma referência ao seu papel em Star Trek, no qual interpreta o Capitão Kirk.

Guerra É Guerra

R$ 44,90

+ ESPIONAGEM, ROMANCE E AVENTURA NA 2001:

Sr. e Sra. Smith (2005)

Duplicidade (2009)

Par Perfeito (2010)

Caçador de Recompensas (2010)

Os Acompanhantes

Poder Sem Limites

(The Extra Man, EUA, 2010, Cor, 108’) Paramount - Comédia - 12 Anos Direção: Shari Springer Berman, Robert Pulcini Elenco: Kevin Kline, Paul Dano, Katie Holmes O aspirante a escritor Louis Ives parte para Nova York em busca de inspiração e com o objetivo de encarar seus desejos mais reprimidos. Comentário: Os diversos conflitos expostos no filme de Shari Springer Berman e Robert Pulcini (Cinema Verite, AntiHerói Americano) remetem em grande parte a problemas do nosso tempo. O protagonista, interpretado por Paul Dano, tem dificuldades imensas para se relacionar socialmente, e muda de cidade para tentar assumir sua identidade ou descobri-la.

(Chronicle, EUA, 2012, Cor, 84’) Fox - Ficção-Científica - 12 Anos Direção: Josh Trank Elenco: Dane DeHaan, Alex Russell Depois de encontrar um objeto brilhante em uma gruta, três jovens recebem poderes telecinéticos e lutam para controlar suas novas habilidades. Comentário: Diferente de qualquer outro filme que se proponha a contar uma história de super heróis, Poder Sem Limites opta por relatar os conflitos éticos vividos pelos rapazes. Os poderes adquiridos são, no início, utilizados para diversão, sem grandes preocupações. Posteriormente acabam se tornando algo grande demais, além do que poderiam imaginar ou estariam preparados para suportar.

Já disponível

R$ 89,90

(This Means War, EUA, 2012, Cor, 99’) Fox - Comédia Romântica - 12 Anos Direção: McG Elenco: Reese Witherspoon, Chris Pine A grande amizade entre dois agentes da CIA fica de lado quando passam a disputar o amor da mesma pessoa, Lauren. Comentário: Reese Witherspoon, ganhadora do Oscar de melhor atriz por Johnny & June (2005), está no centro desta explosiva relação de amizade e disputa entre dois grandes amigos, interpretados por Tom Hardy (Guerreiro) e Chris Pine (Star Trek). O clima do filme mescla comédia, ainda que romântica, e cenas de ação de tirar o fôlego. Os diálogos ágeis e intensos, assim como as cenas de perseguição, não deixam ninguém se desprender da aventura. Afinal, como o título já sugere, a guerra foi declarada, e que vença o melhor.

Julho|2012|

9


URSO DE OURO FESTIVAL DE BERLIM

INDICADO AO OSCAR MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

MELHOR FILME ESTRANGEIRO GLOBO DE OURO

VENCEDOR DO OSCAR MELHOR FILME ESTRANGUEIRO

A Separação

2ª Semana

(Jodaeiye Nader az Simin, IRA, 2011, Cor, 123’) Imovision - Cinema Asiático - 12 Anos Direção: Asghar Farhadi Elenco: Leila Hatami, Peyman Moadi Ao separar-se da esposa, Nader encontra dificuldades em obter a guarda da filha adolescente e contrata uma mulher para auxiliar o pai, que exige cuidados especiais. Comentário: Escrito e dirigido por Asghar Farhadi, A Separação foi uma das produções mais premiadas dos últimos anos, com destaque para o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim e o Oscar de melhor filme estrangeiro. Em sua representação do Irã hoje, aparecem problemas de um país moderno com suas inúmeras barreiras invisíveis entre classes, gêneros e crenças. Com um incrível poder de transformar situações por meio do diálogo, Farhadi não levanta bandeiras ou parte em defesa de um núcleo da história, ao contar o processo de separação de um casal e seus diversos pontos de conflito. As dificuldades que encontram em relação à guarda legal da filha Tarmeh (Sarina Farhadi, filha do diretor), a situação do pai do marido Nader, que inspira cuidados especiais, os leva à contratação de uma enfermeira para acompanhá-lo diariamente: tudo isso sugere uma crescente tensão que culmina, por fim, em violência. Acima da puramente física, atinge níveis psicológicos. O limiar entre agressão e protesto e os complexos contornos que a verdade ganha por meio de seus inúmeros interlocutores são pontos de análise nesse estudo ímpar sobre a complexidade das relações humanas, além de puramente afetivas.

DO MESMO DIRETOR:

ASGHAR FARHADI Nascido em 1972, na província de Isfahan (Irã), graduou-se em Teatro e Artes Dramáticas pela Universidade de Teerã antes de escrever peças teatrais e roteiros para cinema e programas de televisão. Em 2009, com Procurando Elly, Farhadi recebeu o Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim. A Separação (2011) recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro e a premiação máxima em Berlim, o Urso de Ouro, além de figurar entre os melhores filmes do ano em diversas listas de publicações especializadas.

Procurando Elly

(2009)

Leia entrevista exclusiva de Asghar Farhadi sobre seu filme anterior, Procurando Elly, no site da 2001 Acesse via celular utilizando o aplicativo de QR Code

Isto Não é um Filme

2ª Semana

(In film nist, IRA, 2011, Cor, 75’) Imovision - Documentário - Livre Direção: Mojtaba Mirtahmasb, Jafar Panahi Elenco: Jafar Panahi Comentário: Proibido pelo governo iraniano de dirigir filmes e escrever roteiros pelos próximos 20 anos, Jafar Panahi (O Balão Branco, O Círculo) utiliza toda sua verve criativa para driblar a censura, convidando o também cineasta Mojtaba Mirtahmasb para fazer um registro da leitura do último roteiro escrito por Panahi, também vetado pelos censores. Sua privação artística e pessoal (está em regime de prisão domiciliar) dá lugar a uma bela declaração de amor ao cinema e ao teatro. Ao apresentar a história contida no roteiro, o diretor, aqui apenas como leitor, mostra ao espectador o que seria o seu filme, detalhando as possíveis locações, ângulos de câmera e nuances dadas ao texto pelos atores.

Mojtaba Mirtahmasb, após a parceria com Panahi em Isto Não É Um Filme, teve seu passaporte retido pelo governo do Irã e foi impedido de deixar o país.

10

Julho|2012| wwww.2001video.com.br


O “novo realismo iraniano”, que ganhou admiradores e desafetos nos anos 1990, deu a muita gente no Brasil a impressão de que o cinema do país era monocórdio, com filmes sobre crianças perseverantes em situação de miséria e um imenso obstáculo a enfrentar. Essa redução não corresponde à variada produção cinematográfica do Irã, como demonstra a carreira do diretor e roteirista Jafar Panahi. De fato, O Balão Branco (1995) - escrito por Abbas Kiarostami - e O Espelho (1997) têm como protagonista uma criança em jornada de dor e conhecimento, mas O Círculo (2000), Ouro Carmim (2003) e Fora do Jogo (2006) expandem seu universo para a condição da mulher e para a classe média, e tratam abertamente de contradições da sociedade iraniana. Não por acaso, Panahi foi proibido de filmar ou sair do país por 20 anos. A condenação provocou solidariedade internacional e não o impediu de trabalhar: Isto Não É um Filme (2011) apresenta a inventiva solução que o cineasta encontrou para “filmar sem filmar”, em mais um caso antológico, na história do cinema, de inconformismo diante da censura estatal. Enquanto Panahi dá a volta (sem sair de casa) na interdição de que foi vítima, permite também que vislumbremos um pouco do cotidiano de classe média em Teerã, por meio da sua própria rotina e dos poucos personagens com os quais se relaciona, ao vivo e por telefone. É também na classe média escolarizada que o diretor e roteirista Asghar Farhadi foi buscar o argumento do admirável Procurando Elly (2009), com o suspense em torno de um desaparecimento alimentando uma engenhosa revelação de hábitos e preconceitos sociais, e do ainda mais significativo A Separação (2011) - que, em diversos países, foi lançado com o título Uma Separação, com uma sutil diferença de sentido no uso do artigo. Desta vez, Farhadi é ainda mais feliz ao transformar uma circunstância extremamente local em algo de interesse universal. Em primeiro lugar, fazemos um processo de imersão em uma cultura muito diferente da nossa ao acompanhar o passo-a-passo de um casal em crise. Subitamente, o distante se torna bem próximo quando notamos que está em jogo algo que conhecemos bem: não apenas a complicada dinâmica de uma família em crise, mas também a precariedade com que muitas vezes atua a Justiça - aquela, com “J” maiúsculo, que no Irã condenou Panahi ao silêncio – quando a matéria à sua disposição consiste de relatos, versões e impressões, e a busca da “verdade” absoluta transforma-se em impossibilidade filosófica.

Sérgio Rizzo, jornalista e professor, é cliente da 2001 Vídeo desde os anos 1980. Escreve para o jornal Valor Econômico e para as revistas Educação, Escola Pública e Língua Portuguesa, e dá aulas na Universidade Mackenzie, na FAAP, na Academia Internacional de Cinema, na Casa do Saber e no Espaço Revista Cult.

Julho|2012|

11


TA VIS TRE VA EN CLUSI EX

HELENO Em entrevista exclusiva para a 2001, Rodrigo Santoro fala sobre seu papel na cinebiografia do mítico ex-jogador de futebol do Botafogo, Heleno de Freitas

Como foi apresentada a você a primeira ideia de Heleno? O diretor do filme, Zé Henrique Fonseca, me ligou dizendo que tinha um projeto muito interessante sobre um grande jogador de futebol da década de 1940. Nós nos encontramos e ele foi logo me contando um pouco sobre a trajetória do Heleno de Freitas. Em menos de cinco minutos, eu já estava completamente intrigado e resolvi encarar o belo desafio de interpretar esse grande personagem do futebol brasileiro. Já conhecia o jogador Heleno de Freitas? Como bom vascaíno, você teve algum receio de interpretar um ícone botafoguense?  Tinha apenas ouvido falar de Heleno. Não conhecia sua história de vida, e foi exatamente isso o que mais me fascinou e comoveu. Quanto a ser vascaíno... Não tive receio algum, pois se trata de um personagem e, além disso, pelo menos estamos dentro do terreno alvinegro (risos). Houve uma preparação física para compor o personagem. Foi difícil incorporar Heleno em seu período hospitalizado? Todo o processo de preparação foi feito com muito cuidado e supervisão adequada. Contamos com a ajuda do preparador Sérgio Penna, o mesmo de Bicho de Sete Cabeças. Para o período em que Heleno de Freitas estava hospitalizado, era necessário um físico muito frágil e doente. Então, tive que perder muito peso. Você interpretou outro personagem no limiar da razão em Bicho de Sete Cabeças... Com a experiência de Bicho de Sete Cabeças pude entender melhor o assunto, sobre a condição dos pacientes que têm sofrimento mental. Foi algo muito forte que sem dúvida me sensibilizou bastante. Realmente é possível traçar um paralelo entre esses dois personagens em relação ao seu protagonismo e no que diz respeito à questão da saúde mental. Também fiz uma grande pesquisa na área científica, patológica mesmo. Todos os sintomas, efeitos e consequências da sífilis em estágio terciário (diagnostico de Heleno de Freitas em seus últimos meses de vida). No caso de Heleno, o personagem, quando é internado, já se encontra muito doente. Foi uma experiência muito intensa e delicada.

12

Julho|2012| wwww.2001video.com.br


“Acho que a ideia é sempre contar uma história, trazer ao público a humanidade dos personagens e refletir sobre o fenômeno que é a vida.” Rodrigo Santoro

Além da biografia do jogador, você inspirou-se em algum outro personagem da época, ou do futebol, para construir Heleno? Eu me inspirei em diversas coisas da época, como a música. Ouvi bastante Billie Holiday, Jimmy Rushing, Schumann e gravações de rádio da época... Como artista, procuro nunca julgar, e sim expor os fatos e os personagens. Acho que a ideia é sempre contar uma história, trazer ao público a humanidade dos personagens e refletir sobre o fenômeno que é a vida. O filme é audacioso e simples ao mesmo tempo. Ao retratar um atleta elegante e arrogante por excelência, envolvido com álcool e drogas, José Henrique Fonseca consegue exprimir poesia onde muitos viam somente o caótico cotidiano do atleta. Fale sobre o trabalho com o cineasta. Foi um grande prazer. Zé Henrique já era meu amigo antes de trabalharmos juntos. Nossa parceria neste filme foi sólida e ele sempre esteve muito aberto para ouvir tudo o que eu tinha a dizer sobre o personagem. Acabei participando muito mais do que em qualquer outro projeto. Em um determinado momento, ele me convidou para produzir o filme junto com ele. O Zé é extremamente talentoso, filma muito bem e gosta de trabalhar com o ator. E a experiência por trás das filmagens? Foi uma experiência única. Participei de decisões, escolhas, todo o processo criativo e de realização do filme. E foi, também, muito cansativo pelo fato de eu estar atuando como protagonista do filme. Mas sem dúvida a experiência ampliou meu olhar sobre o cinema e me ensinou muita coisa. Qual a sua reação ao ver a versão final do longa? Devido ao enorme envolvimento com todo o processo de feitura do filme, ficou difícil fazer qualquer tipo de avaliação... De certa forma, é como se fosse um filho pra mim! Minha relação foi a de total dever cumprido. Ultimamente você tem alternado projetos internacionais com filmes rodados no Brasil. Como está sua rotina hoje, prestes a iniciar a produção da sequência de 300? Rotina é algo que não existe em minha vida ultimamente... Estou me preparando para a participação em 300, e tenho viajado bastante. Mas sempre tento buscar o equilíbrio no meio dessa movimentação toda.

Heleno

3ª Semana

R$ 22,90 R$ 89,90

(Heleno, BRA, 2012, P/B, 116’) Paris - Cinema Nacional - 14 Anos Direção: José Henrique Fonseca Elenco: Rodrigo Santoro, Alinne Moraes Heleno de Freitas, grande ídolo do futebol da década de 1940, após brilhante passagem pelo time do Botafogo, almeja vencer a Copa do Mundo pela seleção brasileira. Mas problemas com álcool, drogas e uma grave doença podem impedi-lo de realizar seu sonho. Comentário: A 5ª Sinfonia de Mahler já foi utilizada como trilha sonora no clássico Morte em Veneza, do italiano Luchino Visconti. Em Heleno, ao encontrar a marcante fotografia em preto-e-branco e um roteiro elíptico, a música do compositor alemão adapta-se com maestria à trágica história do primeiro jogador-problema da história do futebol brasileiro, Heleno de Freitas. O Gênio Temperamental marcou a trajetória do esporte na década de 1940 com toda sua arrogância e um estilo de vida desregrado, incompatível com a rotina de atleta. A fim de rever essa trajetória, José Herique Fonseca filma além da biografia do esportista, preferindo seu lado humano, recheado de defeitos e que fazia a alegria de multidões, dentro e fora do campo. Julho|2012|

13


Protegendo o Inimigo (Safe House, EUA, 2012, Cor, 107’) Universal - Policial - 14 Anos Direção: Daniel Espinosa Elenco: Denzel Washington, Ryan Reynolds Na América do Sul, oficial de CIA luta para proteger um ex-agente preso. Ele corre risco de ser assassinado pelos seus antigos comparsas, que temem vê-lo como testemunha nos tribunais. Comentário: A produção de Protegendo o Inimigo desistiu de filmar no Brasil, a locação planejada originalmente, alegando instabilidade na segurança das favelas. Em mais um exercício do clássico formato “dupla avessa que precisa permanecer junta para sobreviver”, o filme tem bons momentos de tensão ao costurar a intrigante história do ex-agente da CIA (vivido por Denzel Washington) em fuga dos ataques promovidos por um grupo que deseja vê-lo fora de circulação, com cenas ágeis de ação e perseguição. Com seu carisma habitual, Washington protagoniza este filme policial como um personagem de moral duvidosa, não sendo caracterizado exatamente como um vilão, mas ainda longe de ser um bom moço. Tobin Frost fará de tudo, incluindo o que não é necessariamente correto, para se ver livre das ameaças que está sofrendo.

PERSONAS DENZEL WASHINGTON

1989

2001

2007

2010

TEMPO DE GLÓRIA

DIA DE TREINAMENTO

O GANGSTER

O LIVRO DE ELI

12 Horas (Gone, EUA, 2012, Cor, 96’) Paris - Suspense - 12 Anos Direção: Heitor Dhalia Elenco: Amanda Seyfried, Jennifer Carpenter Paranoica desde que foi seqüestrada e deixada em uma floresta, Jill acredita que o mesmo criminoso raptou sua irmã, levando-a para o local em que ela esteve durante seu cativeiro. Comentário: Em sua primeira experiência no universo industrial de Hollywood, o diretor pernambucano Heitor Dhalia (Nina, O Cheiro do Ralo, À Deriva) conduz um suspense ambientado em Portland, fria cidade ao norte dos EUA. Diferente dos seus outros filmes, 12 Horas não traz um registro autoral, mas expõe a versatilidade de Dhalia ao trabalhar com competência fora do seu país e em um molde totalmente diverso de produção.

14

Julho|2012| wwww.2001video.com.br


R$ 44,90

Espelho, Espelho Meu (Mirror Mirror, EUA, 2012, Cor, 110’) Imagem - Fantasia - Livre Direção: Tarsem Singh Elenco: Julia Roberts, Lily Collins A princesa Branca de Neve planeja, junto com seus sete amigos ladrões que vivem em uma floresta, retornar ao comando do reinado, regido por sua madrasta. Comentário: Extremamente visual, com figurinos deslumbrantes, a nova leitura do clássico dos irmãos Grimm ganha muito por seus aspectos estéticos. Isso se deve a mais uma parceria entre o ambicioso diretor indiano Tarsem Singh responsável pelos exuberantes A Cela (2000) e Imortais (2011) - e a figurinista japonesa Eiko Ishioka, falecida recentemente, que assinou os figurinos de Drácula de Bram Stoker (1992) e Dublê de Anjo (2006). Aqui, Singh cria uma despretensiosa adaptação, assumidamente diversa da original, a fim de renovar os personagens, principalmente o da madrasta, vivida por Julia Roberts. Ela ganha, além do sarcasmo já conhecido, um toque de humor, e esse frescor se estende a todos os personagens - da Branca de Neve (Lily Collins, filha do músico Phil Collins) aos anões.

Cartas para Deus (Letters To God, EUA, 2010, Cor, 110’) Imagem - Drama - Livre Direção: David Nixon, Patrick Doughtie Elenco: Tanner Maguire, Jeffrey Johnson, Robyn Lively Garoto que luta contra um câncer escreve cartas para Deus. Com isso, acaba tocando os corações de todos à sua volta. Comentário: Em mais um filme envolvendo personagem com câncer depois de Uma Prova de Amor (2009) e 50% (2011), Cartas para Deus investe em retratar a relação singela de um garoto doente com um carteiro desprestigiado e pessimista.

R$ 82,90

Projeto X – Uma Festa Fora de Controle é inspirado em uma história real. A verdadeira festa ocorreu na Austrália e levou cerca de 500 pessoas ao local, chamando a atenção de jornalistas e tornando-se notícia nacional. Deu um prejuízo de US$ 20 mil à propriedade.

Projeto X - Uma Festa Fora de Controle (Project X, EUA, 2011, Cor, 90’) Warner - Comédia - 18 Anos Direção: Nima Nourizadeh Elenco: Thomas Mann, Oliver Cooper Três amigos decidem fazer uma festa de aniversário histórica para Thomas. Mas as proporções desse acontecimento serão maiores do que as imaginadas. Comentário: O projeto do bem sucedido produtor Todd Phillips (Se Beber, Não Case) ultrapassa mais uma vez todos os limites ao relatar uma festa de adolescentes que definitivamente extrapola qualquer convenção. Utilizando o estilo found footage, popularizado por A Bruxa de Blair, o diretor Nima Nourizadeh traz o espectador para dentro da festa, se valendo de alguns adventos tecnológicos - o filme é registrado em câmeras de celular. A receptividade do longa-metragem na geração Y é muito grande devido à agilidade do filme, em formato de vídeo, e à facilidade que essa geração, sempre ligada à internet, tem em absorver o máximo de informação possível em menos tempo.

Golpe de Gênio (Lightbulb, EUA, 2009, Cor, 91’) California - Drama - Verifique a classificação indicativa Direção: Jeff Balsmeyer Elenco: Dallas Roberts, Jeremy Renner Dois irmãos, inventores frustrados, precisam desesperadaamente de algo que funcione. Então, fazem uma descoberta que, do dia para a noite, os tornará mundialmente conhecidos. Julho|2012|

15


Series de Tv Doctor Who (BBC) 1ª Temporada

Frankenstein (BBC) (Frankenstein, ING, 2007, Cor, 95’) Log On - 12 anos

(Doctor Who - Season One, ING, 2005, Cor, 585’) Log On - 12 anos

Já Disponível

Já Disponível

R$ 42,90

R$ 107,90

cutiva ão Exe g Produç en Spielber v e t S e d

Falling Skies 1ª Temporada

Covert Affairs Assuntos Confidenciais – 1ª Temporada

(Falling Skies - One Season, EUA, 2011, Cor, 411’) Warner - 14 anos

(Covert Affairs - Season One, EUA, 2010, Cor, 508’) Universal - 12 anos 3ª Semana

Previsão de entrega 19/7.

R$ 64,90

16

Julho|2012| wwww.2001video.com.br

3ª Semana

R$ 109,90


Julho|2012|

17


R$

64,90

R$

3ª Semana

ASAS Direção: William A. Wellman Elenco: Clara Bow, Charles ‘Buddy’ Rogers Paramount

R$

29,90

R$

Já Disponível

CORAÇÕES ENAMORADOS Direção: Gordon Douglas Elenco: Frank Sinatra, Doris Day Ocean

44,90

O EMISSÁRIO DE MACKINTOSH Direção: John Huston Elenco: Paul Newman, Dominique Sanda Paragon

Previsão de entrega 18/7 Julho|2012| wwww.2001video.com.br

44,90

29,90

R$

Já Disponível

ENCRUZILHADA DOS DESTINOS Direção: George Cukor Elenco: Ava Gardner, Stewart Granger Ocean

R$

Já Disponível

R$

Já Disponível

CALÍGULA 2 - A HISTÓRIA QUE NÃO FOI CONTADA Direção: Joe D’Amato Elenco: David Brandon, Laura Gemser Cult Classic

18

R$

R$

Já Disponível

UM CÃO CHAMADO BUCK Direção: William A. Wellman Elenco: Clark Gable, Loretta Young Classicline

29,90

29,90

19,90

A ÁGUIA POUSOU Direção: John Sturges Elenco: Michael Caine, Donald Sutherland Spectra Nova

7 FACES DO DR. LAO Direção: George Pal Elenco: Tony Randall, Barbara Eden Magnus Opus

44,90

R$

Já Disponível

CARAVANA DE OURO Direção: Michael Curtiz Elenco: Errol Flynn, Miriam Hopkins Classicline

R$

Já Disponível

R$

Já Disponível

29,90

29,90

A CONQUISTA DA LUA Direção: Irving Pichel Elenco: John Archer, Warner Anderson Cult Classic

TEMPO DE VIVER Direção: Zhang Yimou Elenco: Gong Li, Ge You Signature

16,90

Já Disponível

NA NOITE DO PASSADO Direção: Mervyn LeRoy Elenco: Ronald Colman, Greer Garson Classicline

R$

Já Disponível

R$

Já Disponível

29,90

29,90

Já Disponível

OS ENGANADORES Direção: Bruce Kessler Elenco: Kevin Coughlin, Brooke Bundy Cult Classic

R$

Já Disponível

COLORS Direção: Dennis Hopper Elenco: Sean Penn, Robert Duvall Flashstar

64,90

3ª Semana

NÁUFRAGO Direção: Robert Zemeckis Elenco: Tom Hanks, Helen Hunt Paramount


R$

44,90

R$

29,90

Já Disponível

A NAU DOS INSENSATOS Direção: Stanley Kramer Elenco: Vivien Leigh, Simone Signoret Paragon

R$

Já Disponível

2012 - TEMPO DE MUDANÇA Direção: João Amorim Depoimentos de: David Lynch, Gilberto Gil, Sting Vitrine Filmes

34,90

R$

39,90

3ª Semana

MILLENNIUM 2 - A MENINA QUE BRINCAVA COM FOGO Direção: Daniel Alfredson Elenco: Noomi Rapace, Michael Nyqvist Vinny

R$

39,90

2ª Semana

A ÁRVORE Direção: Julie Bertuccelli Elenco: Charlotte Gainsbourg, Morgana Davies Imovision

2ª Semana

ESSES AMORES Direção: Claude Lelouch Elenco: Audrey Dana, Dominique Pinon Imovision

R$

44,90

R$

34,90

R$

R$

3ª Semana

A CONDENAÇÃO Direção: Tony Goldwyn Elenco: Hilary Swank, Sam Rockwell Vinny

R$

49,90

44,90

R$

3ª Semana

A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM Direção: Nelson Pereira dos Santos Sony

29,90

R$

3ª Semana

R$

49,90

R$

29,90

APOLLO 18 Direção: Gonzalo LópezGallego Elenco: Warren Christie, Lloyd Owen Playarte

59,90

3ª Semana

OS TRÊS MOSQUETEIROS (2011) Direção: Paul W.S. Anderson Elenco: Logan Lerman, Matthew Macfadyen Playarte

34,90

3ª Semana

A CHAVE DE SARAH Direção: Gilles Paquet-Brenner Elenco: Kristin Scott Thomas, Mélusine Mayance Imagem

R$

89,90

R$

3ª Semana

UM DIA Direção: Lone Scherfig Elenco: Anne Hathaway, Jim Sturgess Universal

42,90

R$

3ª Semana

O HOMEM DOS OLHOS FRIOS Direção: Anthony Mann Elenco: Henry Fonda, Anthony Perkins Lume

16,90

R$

4ª Semana

PRECE PARA UM CONDENADO Direção: Mike Hodges Elenco: Mickey Rourke, Bob Hoskins Flashstar

16,90

R$

4ª Semana

ASSASSINO A PREÇO FIXO (1972) Direção: Michael Winner Elenco: Charles Bronson, Jan-Michael Vincent Flashstar

16,90

4ª Semana

UM GOLPE MUITO LOUCO Direção: William Friedkin Elenco: Peter Falk, Peter Boyle Flashstar

Previsão de entrega 16/7

R$

42,90

Julho|2012|

19


VEM AÍ AGOSTO

OS VINGADORES

JOGOS VORAZES

AS NEVES DO KILIMANJARO

FLORES DO ORIENTE

RAUL - O INÍCIO , O FIM E O MEIO

NOSSOS ENDEREÇOS PAULISTA

Av. Paulista, 726 Bela Vista - São Paulo - SP (11) 3251-1044 Estacionamento: •Center Park (Clube Homs) Av. Paulista, 735 (aberto até às 24h - 1 hora: R$ 3,00) •Amira (Bradesco) Av. Paulista, 778 (1 hora: R$ 3,00) Segunda a sexta até as 23h Sábados e domingos até as 22h

20

MOEMA

Av. Jurema, 262 Moema - São Paulo - SP (11) 2246-2000

HORÁRIOS

SUMARÉ

Av. Sumaré, 1744 Perdizes - São Paulo - SP (11) 3873-2017

WASHINGTON LUÍS CIDADE JARDIM Av. Washington Luís, 1708 Jd. Marajoara - São Paulo - SP (11) 5687-0911

Av. dos Tajurás, 215 Cid. Jardim - São Paulo - SP (11) 3854-2356

PINHEIROS

Av. Pedroso de Morais, 1241 Pinheiros - São Paulo - SP (11) 2832-6066

SEGUNDA A SÁBADO, DAS 10h À 00h DOMINGOS E FERIADOS, DAS 12h À 00h

JARDINS

Rua Estados Unidos,1324 Jd. América - São Paulo - SP (11) 3368-2001

COMPRAS PELA INTERNET www.2001video.com.br • TELEVENDAS (11) 2246-2001 TRABALHE CONOSCO rh@2001video.com.br COMPRAS PELA INTERNET www.2001video.com.br • •TELEVENDAS (11) 2246-2001

Julho|2012| wwww.2001video.com.br

FÚRIA DE TITÃS 2

Acesse as edições anteriores da revista 2001


Revista 2001 Video - Julho 2012