67 edicao jornal a verdade

Page 7

JORNAL A VERDADE

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, 15 DE JULHO DE 2009

saúde

Serviço de atendimento ao leitor: Tel.: 0/xx/81/8893-4774 Ombudsman: ombudsman@jornalaverdade.com

dr. Luís Henrique

Publicado desde 2001 - PRAVDA COMUNICAÇÃO & MARKETING Tel.: 0/xx/81/3523-2053 E-mail: contato@jornalaverdade.com

Fax: 0/xx/81/3523-2053

B-3

Vírus Influenza

Gripe

cirurgião plástico

Mamães x cirurgia plástica

S

Ó QUEM já passou por uma gravidez sabe como é mais difícil voltar a ter o corpo de antes. Claro que, deixando de lado o metabolismo e a quantidade de peso adquirido, muitas mamães voltam à boa forma em seguida. Mas... têm aquelas que demoram mais, e aí, uma opção pode ser a cirurgia plástica. No caso da cirurgia de abdome, a pele tem uma incrível elasticidade, que na gravidez é favorecida pela ação dos hormônios progesterona e lactogêneoplacentário. A mamãe que já passou pelo procedimento, no entanto, deve tomar cuidados redobrados com a hidratação da pele, que está mais sujeita a estrias. -É imprescindível também usar protetor solar sobre as cicatrizes, pois há tendência à hiperpigmentação nesta fase. Quanto ao bebê, não é preciso se preocupar. Ele não sofre incômodo algum dentro de uma barriga que já passou por uma cirurgia plástica _ afirma Ruben Penteado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O procedimento para aumentar a mama, por meio da qual se coloca uma prótese de silicone, não há interferência na amamentação. Já na redução, há maior risco de haver dificuldade para amamentar. -Essa cirurgia é mais invasiva, mas buscamos sempre empregar a melhor técnica, preservando a função das mamas

A CENTELHA Asiática é uma planta medicinal muito usada no combate a

celulite. Suas propriedades ativam a circulação local, contribuindo significativamente para a eliminação das gorduras localizadas. Além disso, ela reorganiza as fibras de colágeno que é o responsável pela firmeza da pele. Uma alimentação saudável contendo em média 2 litros de água ao dia, pratos a base de legumes, verduras e frutas e a exclusão de refrigerantes e bebidas gasosas, auxilia eficazmente na prevenção da celulite.

Impotência e fumo

Estudos indicam que o cigarro provoca o enrijecimento das artérias que irrigam o pênis, o que acaba por provocar a impotência. Os homens que fumam bastante possuem mais chances de desenvolver a doença. Além da impotência sexual, o cigarro é um dos grandes responsáveis pela má utilização de vitaminas, o que pode acarretar uma séria de doenças carenciais. O cigarro é considerado ainda um grande causador de câncer, quer seja de pulmão tanto quanto o de boca. Estudos mostraram que as pessoas que fumam têm duas vezes mais chances de perder os dentes do que as não fumantes. O cigarro provocaria perda óssea nos maxilares o que consequentemente prejudicaria a sustentação dos dentes no osso.

Antidepressivo natural

A erva de São João é um conhecido antidepressivo natural, auxiliando no tratamento de distúrbios do sono e até insônia. Ameniza também os sintomas da TPM (Sindrome ou Tensão Pré-Menstrual). Por ser uma planta antivirótica e antibacteriana, alivia as inflamações, sendo excelente para tratamento de feridas e queimaduras e melhorando o desempenho do sistema imunológico. Outra dica são os remédios naturais a base de Piper methysticum, popularmente conheciada como Kava Kava, podem ser usados para controlar a ansiedade e as depressões leves. Além disso, a Kava kava contém a molécula lactona, que age como relaxante muscular o que contribui também, para regular os disturbios do sono.

Vegetais no controle da pressão alta

A Hipertensão arterial, ou popularmente conheciada como pressão alta, é atualmente um dos mais importantes problemas de saúde pública, estimando-se em 20 milhões o número de brasileiros considerados hipertensos. Caracterizada por níveis de pressão arterial (PA) elevados e permanentes, aumentando o risco de danos em órgãos atingidos como o coração, cérebro, rins e vasos periféricos. Pesquisas revelam que as pessoas que possuem uma dieta rica em verduras e frutas, e que comem pouca gordura apresentam os mesmos índices de controle da pressão alta, do que aquelas que recorrem ao controle da pressão, somente com o uso de remédios.

Esporte contra a depressão

A prática de esportes é uma boa saída para quem sofre de depressão. Modalidades de esporte a dois podem render ótimos resultados. Primeiro, porque a companhia de um amigo pode ser um ótimo estímulo e segundo, porque a prática de esportes trás bons estímulos físicos e psicológicos. Além disso, muitos anti-depressivos tem seus efeitos melhorados com a prática de atividades físicas.

Estrias avermelhadas

Segundo a dermatologista graduada pela Universidade de São Paulo, especializada em medicina estética Alessandra Ribeiro, as estrias avermelhadas são as mais recentes tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa.

O tempo não pára. A Tone Derm também não

A PASSAGEM impreterível do tempo é um fator indiscutível. Ele passa, e pronto! Porém, o modo como cada um lida com este fato varia imensamente... Especialmente neste ano, em que a empresa Paganin & Cia, da qual faz parte a Tone Derm, completa seus 40 anos de atividade, não se pode deixar de louvar os aspectos belos que advém do tempo bem vindo: a experiência e a sabedoria da maturidade, assim como

a alegria de ver frutificar sementes plantadas e tratados com dedicação. No entanto, sob um ponto de vista estritamente estético, a sucessão dos dias, meses e anos costuma ser o elemento o elemento mais danoso á saúde e a beleza do corpo e da pele, transformando o tempo no vilão número um, o inimigo a ser combatido com estratégias e recursos cada vez melhores.

O vírus influenza sobrevive no ar dentro de gotículas saídas do corpo por meio de uma tosse ou espirro. Desse jeito consegue penetrar pelo nariz ou pela boca de outros indivíduos, infectando-os.

As principais doenças de inverno G1 preparou um guia sobre as principais enfermidades do frio. Saiba também como fazer para se prevenir. Crianças estão entre os que mais sofrem com problemas respiratórios durante o inverno. Cientistas encontram ‘gene do frio’ Inverno do Norte foi mais quente registrado. Tóquio vive primeiro inverno sem neve desde 1876. O inverno começou e, com ele, a época do ano onde as doenças respiratórias mais se proliferam. O frio somado à baixa umidade do ar e a uma maior concentração dos poluentes são um prato cheio para esse tipo de enfermidade e quem mais sofre são crianças e idosos. O G1 preparou um guia para você conhecer melhor as doenças mais comuns nessa época do ano e saber como se prevenir. AS DOENÇAS Asma É uma inflamação do pulmão e das vias aéreas, de fundo alérgico, caracterizada por chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. É conhecida por ser uma doença comum em crianças, mas pode surgir em adultos a partir de infecções por vírus e bactérias. Não existe como prevenir o surgimento da asma, mas ela pode ser controlada desde que o tratamento seja seguido e que o paciente e sua família se conscientizem do problema. Amidalite É uma inflamação das amídalas, que servem como filtros no fundo de nossa garganta, evitando a passagem de infecções da boca e dos seios da face para o resto do corpo. Pode ser causada por vírus ou por bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre, mau hálito e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço. Bronquite É uma inflamação dos brônquios, que impede a chegada do ar aos pulmões. A forma aguda é causada por

Sediada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, cidade que abriga um dos mais proeminentes pólos industriais do Brasil, a Tone Derm atua com tecnologia de ponta na fabricação de equipamento para utilização em Estética, Fisioterapia, Medicina e Genética. Equipes multidisciplinares a serviço da Tone Derm aperfeiçoam continuamente a excelência e qualidade dos equipamentos que carregam seu emblema, reconhecido nacional e internacionalmente. Não perca tempo e descubra neste informativo os lançamentos da Tone Derm. A Tone Derm acelera o ritmo de tra-

vírus e bactérias. A crônica é recorrente e não necessariamente fruto de infecção. Seus principais sintomas são: tosse seca com chiado seguida por tosse com eliminação de catarro, dor no peito, fadiga, mal estar e febre. Pode estar ligada a alergias e é agravada com o fumo ou o contato com fumantes. Gripe É uma infecção causada pelos vírus influenza, que são mutantes. Doença altamente contagiosa, pode causar entupimento das vias aéreas, inflamação na garganta, dor muscular, dor de cabeça, febre alta, calafrios, fraqueza, tosse seca, espirros e coriza. A transmissão ocorre pelo ar, quando pacientes falam, espirram e tossem, e, indiretamente, pelas mãos e por objetos contaminados. Otite (ou dor de ouvido) É uma infecção bacteriana do ouvido médio, que fica entre o tímpano e o ouvido interno, muito comum em crianças. Normalmente, vírus e bactérias que infectaram a garganta migram até o ouvido e se multiplicam, graças às secreções da área. Pneumonia É uma infecção aguda dos pulmões, causada por bactérias, vírus ou fungos. Os alvéolos pulmonares ficam cheios de pus, além de muco e líquidos, o que impede a respiração correta. Normalmente, ocorre quando há falha nas defesas do organismo e pode surgir após uma gripe ou uma bronquite fortes. Os sintomas são: tosse com catarro, dor no tórax, calafrios, suor, palidez e febre alta. Resfriado Muito confundido com a gripe, é uma infecção bem mais leve do nariz e da garganta, causada por outros vírus. Seus sintomas são espirros, tosse, dor de garganta, dor muscular, secreção nasal intensa, dor de cabeça e febre baixa. Não existe tratamento contra o vírus -– os remédios são tomados apenas para aliviar os sintomas até a recuperação natural do

balho apresentado em primeira mão nos mais importantes eventos do setor alguns lançamentos muito esperados. Eles são o resultado de intensas pesquisas e vultosos investimentos realizados pela tradicional marca gaúcha de

organismo. Rinite

É a mais comum das doenças alérgicas, causada pela inflamação, ou pela simples irritação, da mucosa do nariz. Os principais sintomas são espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz. Sinusite É a inflamação da mucosa que reveste os chamados “seios da face”, cavidades do crânio em torno do nariz, causada por alergias ou infecções virais e bacterianas. Os principais sintomas são dor de cabeça, inchaço nas pálpebras, nariz entupido e dor nos olhos. Como se proteger - Beber bastante líquido (mas evitar bebídas alcóolicas); - não deixar de fazer exercícios físicos (nadar, correr e caminhar são especialmente importantes porque aumentam a capacidade respiratória); - comer alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi e acerola; - manter limpas as roupas de cama, especialmente cobertas e edredons; - evitar lugares fechados e pouco arejados; - evitar fumar e conviver com fumantes; - secar roupas no sol; - lavar as mãos com freqüência; - a vacinação anual é importante, não causa gripe e evita complicações mais sérias; - para bebês, a amamentação é indispensável, pois garante a proteção da criança. Cartilha A Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma) lança neste mês a cartilha “Dicas de Saúde” para explicar exatamente quais são as doenças mais comuns nessa época do ano. A publicação é destinada ao público leigo e explica também como funciona o sistema respiratório. Os interessados podem ligar para o SAC da Federação: 0800 550041.

atuação mundial. SERVICO: BELEZART Rua do Riachuelo, 325 sl. 07 - Boa Vista Recife/PE - Fone: (081) 3223.4137 Praça do Livramento, 138 - Vitória/PE Empresarial Margarida Verçosa Fone: (081) 3523.2053 / 8796.5352

Gripe Sintomas: Febre alta, tosse, secreção nasal, dor de garganta, dor de cabeça e pelo corpo, cansaço físico. O que é: É um problema respiratório causado pelo vírus influenza. Ao contrário do que muita gente pensa, não tem nada a ver com o resfriado, cujos sintomas são mais leves. O influenza consegue se apoderar de células das vias aéreas e, para conter essa invasão, o sistema imune recruta anticorpos e dispara uma baita reação inflamatória. No final das contas, não é apenas o aparelho respiratório que sente o ataque — o corpo inteiro padece de dores e daquela sensação de moleza. O impacto da agressão varia de acordo com as condições do hospedeiro — não por menos, a gripe costuma ser mais nefasta para os bebês e para quem já passou dos 70 anos. Tratamento: São adotados remédios que atenuam os sintomas, como os antitérmicos, os analgésicos e os descongestionantes nasais. Depois de avaliar o caso, o médico pode receitar apenas repouso ou recorrer também a antivirais, cuja função é justamente exterminar o influenza. Casos mais graves exigem internação para evitar complicações como pneumonias. Prevenção: Lavar sempre muito bem as mão, evitar o contato com pessoas com sintomas da gripe e, se possível, não frequentar locais apinhados de gente, como creches, estações de trem e aeroportos – todas essas ações contribuem para frear o contágio. Uma medida excelente, recomendada sobretudo a crianças pequenas e idosos, é tomar a vacina. Ela ensina o sistema imune a criar um pelotão atento, capaz de desmobilizar o ataque do influenza.

Sinusite Sintomas: Obstrução nasal, dor de cabeça, dor no rosto, coriza, tosse, alteração ou ausência do olfato. Sintomas menos óbvios, como rouquidão e tontura, também podem estar associados à doença. O que é: É a inflamação ou infecção dos seios da face, as cavidades que ficam no interior dos ossos, ao redor do nariz, da maçã do rosto e dos olhos. Como ela sempre vem acompanhada de uma rinite, os especialistas chamam de rinossinusite. O processo infeccioso pode ser desencadeado por diversos fatores, como alergia, fungos, vírus e bactérias. Cerca de 95% dos casos de sinusite bacteriana surgem depois de uma gripe, muito comum neste período do ano. Vale lembrar que pacientes com desvio de septo, pólipos nasais ou qualquer alteração que impeça a ventilação dos seios da face são fortes candidatos à sinusite. Tratamento: Varia de acordo com a origem. Para afastar uma sinusite alérgica, por exemplo, não adianta investir em remédios se o paciente continuar exposto aos fatores que causam a alergia. No caso da viral, é possível amenizar os sintomas com antigripais e descongestionantes – sempre com prescrição médica – até que o vírus saia do corpo. Já a bacteriana costuma ser tratada com antibióticos. Inalação e lavagem do nariz com soro ajudam a aliviar o incômodo. Prevenção: Quem sofre de sinusite crônica deve tomar cuidados como beber bastante líquido para se manter hidratado – isso deixa o muco menos denso, o que facilita sua eliminação. Evitar cigarro e ambientes muito poluídos também protege a mucosa contra inflamações. As vacinas antipneumocócicas ajudam a combater um dos tipos de bactéria que podem causar a sinusite, os pneumococos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.