Um Rico Pano: antologia de verso, prosa e imagem de Lamego

Page 157

UM RICO PANO: ANTOLOGIA DE VERSO, PROSA E IMAGEM DE LAMEGO

155 rosas. Lamego é a cidade em que a terra se casa com a pedra harmoniosamente. Um festão de pâmpanos abraça o cunhal duma morada. Um velho espreita da janela os víridos renovos... Lamego ergue edifícios e cultiva ores com mãos de anéis. Em Maio, os terços de rezar transforma-os em grinaldas. Cingem as árvores cordões mordidos de corolas. É uma cidade em que o Rústico se adalgou sem repúdio do Primitivo. E como na terra tudo é lento, desde o laborar das leivas ao ascender das seivas, o medir da ta ao balcão lamecense é sossegado como o comer e o benzer do lavrador. Lamego! Terra escura. A sua luminosidade é toda interior. As braseiras do lar nunca se apagam. Brilham os rases no Museu, cintilam os olhos das mulheres na fonte. Dizem que Lamego é avara. Será. O beirão sopesa o valor do graeiro que sementa. Embora. Lamego é gentil com os hóspedes, é carinhosa com os seus doentes. Trata-os num hospital airoso como um ninho, enternecedor como um berço embalado por uma avó. Onde há burgo liberal que faça o mesmo? […]

A CRIAÇÃO DO MUNDO Miguel Torga 1937 [edição de 1970] […] Minha Mãe, sempre na dela, de não me ver longe do seu bafo, quando a D. Guilhermina de Vessadios apareceu no dia de feira, pediu-lhe um empenho para monsenhor Barros, de quem era grande amiga. E lá fomos os três falar com ele à Vila. Depois de nos fazer esperar duas horas numa sala abafadiça, de tantos reposteiros e veludos, recebeu-nos num escritório sombrio, forrado de livros. Quis saber tudo da família, quem éramos, quem não, perguntou a nota do exame, não tirava os olhos de mim, como se estivesse a ler-me por dentro, e prometeu mandar-me para um colégio de Espanha, onde já estava o Latoeiro, um ano mais velho do que eu na escola. Frades beneditinos. De volta, meu Pai ouviu o nosso relatório, e deitou contas à vida. Ordenava-me e cava no convento, sem nada de meu. Não era isso que convinha. Ser padre valia a pena, mas numa boa freguesia, com minha irmã a tratar da casa. Assim, muito obrigado. E mudou de ideias.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.