O Estudo da Casa Nobre na Cidade de Lamego

Page 133

IV. CASA DAS BROLHAS

ESCADARIA

FOTOGRAFIA 9

A escadaria nobre desenvolve-se no eixo da entrada principal. Durante o século XVIII a caixa de escadas teve um grande desenvolvimento dentro do espaço habitacional. O grande volume ocupado por esta escadaria vai acabar por se traduzir no volume geral da casa e permitir o desenvolvimento de um piso intermédio, na maioria dos casos. Já a nível social, este tipo de escadaria com dois lanços divergentes era o primeiro indicador do poder económico do proprietário da casa. Durante este século e ainda no seguinte as grandes casas da cidade vão adotar esta escadaria. O primeiro caso é o Paço Episcopal, a Casa de Almacave e a Casa dos Viscondes de Alpendurada.

A articulação entre o piso térreo e o primeiro piso faz-se através da escadaria nobre. A Casa das Brolhas sofreu poucas transformações, nada que comprometesse a leitura setecentista dos espaços internos. No piso térreo, o átrio cumpre a função de espaço de receção e ao mesmo tempo apresenta-se como o grande pólo ordenador interno, a partir do qual conseguimos chegar aos pisos superiores e ainda ao pátio interno. Quanto ao piso nobre, a distribuição e articulação espacial faz-se na ala poente (ala principal) através da passagem sucessiva de salões. Já nas alas laterais, a distribuição faz-se através de dois corredores que atravessam toda a casa e permitem a abertura de dependências como quartos, salas, biblioteca e à tribuna da capela. Estes dois corredores permitem ainda o acesso à ala posterior onde se encontram algumas dependências secundárias, como a cozinha.

ARTICULAÇÃO DOS ESPAÇOS INTERNOS

O ESTUDO DA CASA NOBRE NA CIDADE DE LAMEGO

131


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.