Relatorio de sustentabilidade 2010

Page 38

38 | Cosan Relatório de Sustentabilidade 2010

Gerenciamento de resíduos Os principais resíduos provenientes das operações industriais da Cosan Açúcar e Álcool são os insumos da própria cana-de-açúcar: a vinhaça, a torta de filtro, a cinza de caldeira e o bagaço. Até um passado recente, esses resíduos eram um problema para o setor sucroalcooleiro. Hoje, no entanto, em consequência do conhecimento adquirido e das novas tecnologias, deixaram de ser tratados como resíduos, pois se tornaram insumos das atividades do próprio setor. Exceto o bagaço, com 11,8 milhões de toneladas geradas na safra 2009/2010 e queimadas para a cogeração de energia, os demais insumos são reaproveitados como fertilizantes orgânicos no plantio da cana. Embora ainda não possua um programa de coleta seletiva instituído, a Cosan AA está trabalhando na elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos, que consiste em segregação de resíduos por classe, armazenamento, transporte e destinação final em conformidade com a lei ambiental. Um dos principais desafios desse processo é o fato de as unidades produtoras estarem localizadas longe de centros urbanos e industriais. Na safra passada, papel e borracha – resíduos recicláveis, portanto – acabaram se somando a restos de comida e outros resíduos orgânicos, resultando em aproximadamente 1,9 mil toneladas destinada a aterros sanitários devidamente licenciados.

Em virtude das novas tecnologias, vinhaça, torta de filtro e bagaço deixaram de ser resíduos e tornaram-se insumos na Cosan Quanto aos resíduos perigosos, como lâmpadas de vidro com mercúrio/alumínio e itens contaminados com óleo, solventes, tintas e/ou produtos químicos, na Cosan AA foram produzidas 826 toneladas na safra 2009/2010. Os mesmos foram segregados, armazenados e, posteriormente, destinados em conformidade com a legislação ambiental.

Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem1 e 2

EN2

Cosan Açúcar e Álcool3 Safra 2009/2010

Quantidade (t)

%4

Bagaço de cana-de-açúcar5

11.870.448,23

27,11

Torta de filtro

1.430.118,52

3,27

Terra de lavagem de cana

140.079,71

0,32

Cinza das caldeiras

505.012,20

1,15

Total

13.945.658,66

31,85

Cosan Combustíveis e Lubrificantes Óleo Rerrefinado6

6.800,89

5,95

(1) Os dados da Radar e do segmento Combustíveis não estão reportados no indicador. (2) Não se aplica para o negócio da Rumo Logística, por se tratar de uma prestadora de serviços. (3) Ainda como material proveniente de reciclagem, foram utilizados cerca de 20 milhões de m³ de vinhaça na fertirrigação de áreas próprias da Cosan. (4) As porcentagens são relativas ao total de cana moída. (5) A quantidade de bagaço de cana foi calculada a partir do Bagaço/Cana. (6) O óleo rerrefinado é adquirido por meio das empresas que coletam o óleo usado no território nacional e realizam o reprocesso para tornar possível o novo consumo.

Já na Cosan Combustíveis e Lubrificantes existe um programa estruturado de reciclagem. Do total de 1,3 mil toneladas de resíduos não perigosos gerados, somente o lixo orgânico e não reciclável foi destinado aos aterros sanitários. Os materiais recicláveis, como sucata, pneus, baterias e plásticos foram direcionados para reciclagem. Somente de sucata e plástico, foram 30 e 24 toneladas, respectivamente. Os resíduos considerados perigosos, tanto de combustíveis como de lubrificantes, somaram cerca de 1,2 mil toneladas na safra passada. Muitos deles são coprocessados, como a serragem, o plástico contaminado, o papelão com óleo e a borra oleosa. Outros, como Slop (óleos gerados na mudança de produtos nas linhas de envase), que somaram 507 toneladas no último exercício social, foram rerrefinados. Lâmpadas fluorescentes e material contaminado com hidrocarbonetos são destinados à reciclagem em empresas especializadas. No segmento de lubrificantes, a meta, até 2014, é reduzir a geração de resíduos perigosos em 15%, tendo como base o cálculo de toneladas por barril produzido. Para os resíduos não perigosos, a meta de redução é de 5% na mesma unidade de medida. Foram transportadas 1.046 toneladas de resíduos perigosos, destinadas a aterros especiais, preparados para receber esse tipo de resíduo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.