Mapa da Cidade e Atrações

Page 1

Informações aos visitantes Serviço ao Turista na Estação Ferroviária Principal de Zurique

Atrações Atrações e eventos principais

Verão em Zurique refrescante – variado – esportivo

Cultura em Zurique de alto nível – divertida – multifacetada

Vida urbana em Zurique colorida – exclusiva – encantadora

Natureza em Zurique natural – relaxante – próxima

Três igrejas marcam a silhueta da cidade histórica de Zurique: o Grossmünster com suas torres duplas características, o único convento beneditino de mulheres Fraumünster, a Igreja St. Peter, a primeira construção sacra protestante da cidade de Zurique depois da Reforma. Um local obrigatório no passeio pela cidade histórica.

No verão, a vida pulsa em Zurique às margens do Lago de Zurique e dos rios de Zurique: Aqui, as famílias, os jovens zuriquianos, bem como os artistas de rua e os empresários aproveitam o sol. Com mais de 40 balneários – destes, 18 balneários de lago, rio e piscinas – Zurique é o local com mais balneários do mundo.

Zurique é uma das capitais culturais do mundo: na cidade e em seus arredores, mais de 50 museus e mais de 100 galerias esperam ser descobertos. As diversas Casas de Cultura de Zurique seduzem com alta cultura no palco. Mas também há muita coisa acontecendo na vibrante cena alternativa, que se reinventa constantemente.

Seja o design suíço de ponta, o chocolate suave que derrete na boca ou os relógios exclusivos e as joias brilhantes: em Zurique não há nada que não exista. Do luxo às marcas internacionais e lojas tradicionais até os fabricantes urbanos de Zurique – fazer compras em Zurique inspira tanto os amantes da exclusividade quanto os apreciadores da moda. Para os amantes da gastronomia, a Limmatstadt oferece incontáveis restaurantes, e os jovens de idade e de espírito mergulham na vida noturna variada de Zurique.

Respirar e aproveitar a natureza: rapidamente, é possível fugir da agitação dos negócios da cidade para os verdes oásis de Zurique por algumas horas. Florestas e parques, ou o famoso zoológico de Zurique convidam para o relaxamento em qualquer estação do ano.

Zürich Turismo Serviço ao Turista na Estação Ferroviária Principal CH-8001 Zurique Tel. +41 44 215 40 00 information@zuerich.com www.zuerich.com Horário de funcionamento 1º de maio – 31 de outubro: Seg. – Sáb. Domingo

08:00 – 20:30 08:30 – 18:30

1º de novembro – 30 de abril: Seg. – Sáb. Domingo

08:30 – 19:00 09:00 – 18:00

Zürich Turismo Reservas de hotel +41 44 215 40 40 hotel@zuerich.com www.zuerich.com/hotel ZürichCARD Mais diversão por menos dinheiro! Viagens gratuitas nos transportes públicos em toda a cidade de Zurique e arredores, entrada gratuita na maioria dos museus de Zurique, 50 % de desconto em visitas públicas guiadas do Zürich Turismo, 10 % de desconto em lojas selecionadas de Zurique – 24 h = 24 francos suíços 72 h = 48 francos suíços

Compras

Parceiros principais

Vivenciando Zurique:

Números de telefone e de emergência importantes Bombeiros: 118 Polícia: 117 Ambulância: 144

4h

Compras na Bahnhofstrasse, vista panorâmica do Lindenhof sobre a cidade, passando pela Igreja de St. Peter com o maior mostrador de relógio da Europa, seguindo pelo Paradeplatz até o Fraumünster com suas famosas janelas de Chagall, um rápido desvio até ao lago e, passando pela Ópera de Zurique (Opernhaus), e pelo Grossmünster, pela cidade histórica, voltar para a estação – um city tour rápido mas maravilhoso por Zurique.

24h

Depois de passear pela cidade, relaxar em um passeio de barco no Lago de Zurique, deixar-se inspirar pelos museus de Zurique ou aproveitar a vista do Uetliberg sobre a cidade de Zwingli: com o ZürichCARD, este programa de um dia fica extremamente em conta. À noite, durante o passeio pela cidade histórica sobra tempo para se descobrir a cena gastronômica – e, em ZürichWest, os bares da moda o aguardam.

72h

As compras na Bahnhofstrasse, a visita ao museu de arte (Kunsthaus), o passeio no Lago de Zurique e a caminhada ao Uetliberg foram devidamente aproveitadas? Então, é hora de relaxar, por exemplo, nas termas e spa de Zurique. Agora, falta somente uma coisa ao programa de três dias: um city tour guiado – pela metade do preço com o ZürichCARD. Para o jantar, recomenda-se um dos restaurantes da cidade histórica.

Mapa da Cidade e Atrações Eventos – uma seleção para 2014

Para ma is informa ções zuerich.c om

Piscinas públicas refrescantes na cidade de Zurique Um mergulho na água refrescante está sempre por perto em Zurique – por toda a cidade há agradáveis piscinas públicas. Comprovadamente favoritos são, por exemplo, o Strandbad Mythenquai, o Flussbad Au em Höngg, a Frauenbadi para mulheres no Stadthausquai, a piscina para homens no Schanzengraben, os balneários do rio Oberer e Unterer Letten no meio da cidade, a piscina esportiva (Sportbad) Heuried com seu escorregador de 123 metros de comprimento, o Letzibad, concebido por Max Frisch, o Seebad Utoquai, construído no estilo art-nouveau ou os balneários no acolhedor Katzensee fora da cidade.

Esportes aquáticos para todos os níveis Para os entusiasmados por esportes aquáticos, há possibilidades variadas no Lago de Zurique: o lago pode ser confortavelmente explorado com o pedalinho; os visitantes mais esportistas fazem excursões e cursos de veleiro ou experimentam o esqui aquático, o wakeboard ou o wakesurf. Os amantes de mergulho estão em seu elemento no Lago de Zurique: nos meses de verão há mergulhos guiados todos os dias. O equipamento pode ser alugado. O Stand Up Paddle está na moda: neste esporte, o praticante fica em pé sobre uma prancha comprida e rema com um remo. Não é apenas divertido, mas realmente coloca o corpo em forma. Pois o mais importante é: manter o equilíbrio...

9

10

Evento especial de corrida: a 12ª Maratona de Zurique ao longo da bacia do lago.

06.04.

Sechseläuten

As Guildas de Zurique e toda a população dão as boas-vindas à primavera.

28.04.

Ironman Rapperswil

O triatlo segue ao longo das margens do Lago de Zurique através dos pré-alpes

01.06.

Festival de Zurique

Este ano, o Festival de Zurique se dedicará ao tema «Prometeu».

13.06.–13.07.

Zurich Pride Festival

Sob o lema «Agora mais do que nunca!», a comunidade LGBT luta por seus direitos.

13.–14.06.

il Tavolo

Pela terceira vez, o Food Festival de Zurique convida para a maior Tavolata da Suíça.

25.–29.06.

Festival de Zurique

Este ano, o Festival de Zurique se dedicará ao tema «Prometeu».

até 13.07.

Ironman de Zurique

Neste impressionante evento esportivo, os atletas percorrem mais de 226 quilômetros.

27.07.

A maior festa eletrônica do mundo, diretamente na bacia do Lago de Zurique.

02.08.

Campeonato Europeu de Atletismo

No Estádio de Letzigrund, cerca de 1.400 atletas lutam pelas medalhas.

12.–17.08.

Zürcher Theater Spektakel

Festival internacional de teatro, com muitos restaurantes, bares e lounges.

14.–31.08.

Weltklasse Zürich

O evento de atletismo no Letzigrund com uma atmosfera especial.

28.08.

Knabenschiessen

A festa popular mais famosa de Zurique, com tiro ao alvo e grande quermesse.

13.–15.09.

Festival de Filmes de Zurique

Filmes, estrelas e vedetes: o glamour de Hollywood na Limmatstadt.

25.09.–05.10.

freestyle.ch

O evento anual de freestyle é o ponto de encontro para atletas e fãs.

27.–28.09.

Filmes, estrelas e vedetes: o glamour de Hollywood na Limmatstadt.

até 05.10.

Bahnhofstrasse A rua comercial mundialmente famosa está exatamente no local onde há 150 anos se encontrava a vala de proteção da cidade. A rua de 1,4 quilômetros liga a Estação Ferroviária Principal ao Lago de Zurique. Aqui, enfileiram-se lojas de departamento, marcas da moda, boutiques e joalherias. Quanto mais se avança na Bahnhofstrasse em direção ao Lago de Zurique, mais exclusivas se tornam as lojas. O coração da Bahnhofstrasse é a praça Paradeplatz, com seus grandes bancos e a mundialmente conhecida confeitaria Sprüngli.

Restaurantes panorâmicos Diretamente no lago, em meio de jardins acolhedores ou com a melhor vista sobre a cidade – estes são os lugares que mostram um outro ângulo de Zurique. O «Fischer’s Fritz», próximo ao limite da cidade, o «Quai 61» ou o «Lake Side» ficam diretamente às margens do lago. Quem quiser descobrir oásis verdes no meio de Zurique, deve visitar a Orangerie no distrito de Enge ou o Baracca-Garten perto do aeroporto. Os restaurantes Die Waid ou Uto Kulm prometem uma vista maravilhosa da cidade.

Kunsthaus O Kunsthaus de Zurique possui a coleção de arte moderna mais importante de Zurique e é uma das coleções de arte mais importantes da Suíça, abrangendo do século XV até hoje. Contudo, ele não é só importante por sua coleção permanente de arte, mas também pelas exposições temporárias.

Cidade Histórica Na cidade histórica de Zurique, moda e tradição se encontram: lojas de artesãos, antiguidades, livrarias e floriculturas, mas também boutiques, joalherias, marcas de Zurique e salões de beleza se enfileiram. Esta combinação é encontrada somente aqui e transforma a cidade histórica, com seus becos pitorescos, em um bairro de compras único. Muitos estabelecimentos mantêm a tradição, como, por exemplo, a empresa familiar de produtos colonias Schwarzenbach, que existe há mais de 140 anos.

Cafés Zurique mantém a tradição dos cafés. Entre os clássicos, a confeitaria Sprüngli no Paradeplatz, o Café Schober ou o Teecafé Schwarzenbach na cidade histórica. Também muito apreciados são o «Babu’s Bakery & Coffeehouse», o Café Felix, o «Cakefriends», o Kafi Schoffel e o histórico Cafébar Odeon. Opções modernas, descomplicadas e cheias de estilo, administradas por jovens de Zurique, são o Café Zum Guten Glück, o Kafi für Dich ou o Kafi Schnaps.

26

27

Uetliberg Sobre os telhados de Zurique, reina o Uetliberg. De seu topo, o visitante tem uma magnífica vista panorâmica sobre a cidade e o lago até os Alpes. Caminhando pela trilha dos planetas, pode-se ter imagens empolgantes de nosso sistema solar. No verão, o Uetliberg é o ponto de partida para muitas caminhadas e trilhas de mountain bike demarcadas. No inverno, as trilhas de caminhada são transformadas em pistas de trenó.

Zoológico de Zurique No zoológico de Zurique, mais de 360 espécies e cerca de 4.000 animais aguardam sua visita: elefantes, rinocerontes, leões, zebras, tigres e muitas espécies diferentes de macacos são apenas alguns dos moradores do zoo no Zürichberg. Nas apresentações diárias dos animais, os tratadores fazem comentários sobre o seu comportamento. Outra grande experiência é o desfile dos pinguins: no inverno, quando a temperatura cai abaixo dos 10 graus, os pinguins-rei visitam seus colegas do zoo em um grande tour.

Vida noturna

Passeios de barco – do nostálgico barco a vapor ao barco de festas Os passeios nos barcos da companhia navegadora do Lago de Zurique duram de uma a sete horas. O barco de Limmat sobe e desce o Limmat passando embaixo de sete pontes; nostálgicos barcos a vapor ou modernas lanchas ligam os piers de embarque no Lago de Zurique. Que tal um passeio de barco de uma hora e meia? Ou pode ser um pouco mais – talvez um grande passeio de quatro horas? Um ponto de partida prático para os passeios de barco é a estação de barcos no Bürkliplatz. À noite, os barcos de festas garantem a diversão: do barco Oldie, com sucessos dos anos 80, aos barcos de Schlager, festas e salsa, até o barco do tango, há barcos para todos os gostos. Para passeios particulares de barco, recomenda-se as locações náuticas Lago Utoquai, Bürkliplatz, Enge e Pier 7.

11

Abril Maratona de Zurique

Landesmuseum Sempre vale a visita. O edifício espetacular do museu com mais de 100 anos lembra um castelo de conto de fadas e abriga o maior acervo histórico-cultural do país. Muitas vezes por ano, ocorrem exposições temporárias sobre temas da história da cultura. Dentre estas, a exposição anual dos ganhadores do prêmio jornalístico «Swiss Press Photo».

12

Ópera Com seus 1.100 lugares, a Ópera de Zurique é uma das menores dentre as grandes óperas internacionais – contudo, suas apresentações de óperas e de balé seduzem pela mais alta qualidade artística. Em 2012, o diretor Andreas Homoki sucedeu Alexander Pereira, que havia marcado a Ópera de Zurique nos últimos 20 anos.

Zürich-West e Aussersihl Ideias criativas encontram receptividade em Zurique. Em especial nos bairros da moda Zürich-West e Aussersihl: Aqui pessoas criativas se estabeleceram em antigas fábricas e também em outros locais. Por exemplo, a marca «Freitag», com suas cultuadas bolsas, vinda de uma pilha de contêineres transformados em lojas e muitas outras grifes nos 36 arcos do viaduto de Letten, que foi transformado em ciclovia e calçada.

Centro Clubes elegantes com grandes nomes se encontram no centro da cidade – acima de todos, o «Kaufleuten». Mas o Icon Club, o sólido «Aura» ou o Club Jade não ficam devendo nada no quesito exclusividade. A apenas alguns passos da estação ferroviária, fica o glamoroso «Amber». Festejar de forma descomplicada é no «Mascotte». Para um relaxante drinque de verão, o bar a céu aberto Rimini é o mais recomendado.

Schauspielhaus O Schauspielhaus ficou famoso por sua programação crítica durante a segunda guerra mundial. Hoje é considerado um dos teatros de língua alemã mais importantes, constituindo-se em uma atração, com o seu programa variado e suas 20 a 30 estreias anuais.

Seefeld O bairro de Seefeld na margem direita do Lago de Zurique é um bairro residencial famoso e, por isso, exclusivo. Aqui, se enfileiram boutiques, lojas de roupas infantis, artesanato manual, joalherias e lojas de acessórios ao lado de lojas de delicatessen e salões de beleza. Para fazer uma pausa, os muitos restaurantes ou cafés o aguardam.

Langstrasse Um caldeirão de culturas e cenas: uma mistura de bairro residencial, bairro de entretenimento e bairro da luz vermelha dá charme ao Langstrasse. Vale uma visita ao legendário Mata Hari Bar; locais de diversão garantida são o «Acapulco» ou o Bar Rossi. No «Revier» – hoje bar e clube – somente a instalação lembra o antigo cabaré. O Kellerclub Gonzo é famoso por suas festas dançantes e no apreciado «Plaza» – antigo cinema – hoje se encontram clube, bar e discoteca.

Tonhalle No que diz respeito à acústica, a Tonhalle de Zurique é uma das melhores salas de concertos do mundo. Sob a regência do célebre maestro David Zinman, a Orquestra Tonhalle de Zurique tornou-se um dos corpos musicais mais importantes da Europa. Cem músicos talentosos apresentam ao público mais de cem concertos por temporada, com cerca de cinquenta programas diferentes.

Mercados e lembranças No antigo viaduto ferroviário, o mercado coberto «Im Viadukt» oferece legumes, pães, queijos ou vinhos. Às quartas-feiras também há produtos frescos no Mercado da Estação na Estação Ferroviária Principal ou, às terças e sextas-feiras, no mercado no Helvetiaplatz. Schweizer Heimatwerk significa o artesanato suíço e souvenirs de qualidade – e Sprüngli, Läderach ou Teuscher são os endereços do famoso chocolate suíço. Há mercados da pulga no Helvetiaplatz e no Bürkliplatz.

Zürich-West De bairro industrial a bairro de entretenimento da moda: Em Zürich-West surgiram, nos últimos anos, restaurantes, clubes e bares em antigos galpões industriais. O «Hard One», o «Escher Wyss» ou o «Aubrey» unificam clube e lounge ao mesmo tempo. No clube de jazz Moods sempre se apresentam grandes nomes da música nacional e internacional. O Pub Vierter Akt ou o Big Ben Pub garantem a atmosfera pub. O «Hive» é endereço certo para os fãs de música eletrônica.

Junho

Inverno em Zurique contemplativo – brilhante – encantador

13

Julho

27

28

29

Floresta tropical Masoala A floresta tropical Masoala faz parte do zoológico de Zurique: nesta floresta tropical, os visitantes mergulham em uma selva verdadeira, como em Madagascar. Aqui, a temperatura fica entre 20 e 30 graus o ano todo, com uma umidade do ar de cerca de 80 por cento. Em 11.000 metros quadrados, lêmures, morcegos, camaleões e muitos pássaros se movimentam livremente.

Jardim Botânico Uma visita a este jardim botânico vale a pena em qualquer época do ano, seja pela alegria de ver flores, pelo interesse botânico ou por pura recreação. Cerca de 9.000 plantas diferentes, dentre as quais inúmeras estão sempre florindo durante todo o ano, agradam aos visitantes. Um grande gramado e um lago o convidam para desfrutar o momento.

Bürkliplatz e passeio do lago Nos meses de verão os patinadores inline, banhistas, comerciantes e artistas de rua se encontram ao redor da bacia do lago. Aqui são realizadas feiras e festas. No inverno, o passeio ao longo do lago com vista para os Alpes cobertos de neve é excelente para caminhadas. Castanhas, um chocolate quente ou um vinho quente aquecem o estômago e as mãos. No Bürkliplatz ancoram numerosos barcos de passeio.

Agosto Street Parade

14

Schiffbau Com a abertura do Schiffbau em 2002, começou a ascensão do bairro Zürich-West, com galerias, restaurantes e casas noturnas. Nos históricos estaleiros no bairro da moda surgiu uma harmonia refinada entre o novo e o velho em um centro de cultura: com uma dependência do Schauspielhaus, do clube de jazz, do restaurante e do Turm-Bar.

21

Teleféricos e bondes de cremalheira O trem de cremalheira Dolder liga o bairro Hottingen a partir da parada Römerhof com a estação Dolder no Adlisberg, a 606 m acima do nível do mar. A pequena mas notável Polybahn é um trem funicular que leva do centro da cidade à Eidgenössische Technische Hochschule Zürich ETH (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique), sendo chamado de Expresso dos Estudantes. O teleférico de Adliswil-Felsenegg vence uma diferença de altura de 307 metros em cinco minutos

Cassino Roleta Americana, Black Jack ou Punto Banco – o maior cassino da Suíça faz bater os corações dos jogadores. Os visitantes tentam a sorte no novo Swiss Casino Zürich, com seus 3.000 metros quadrados, 400 máquinas caça-níquel e 26 mesas de jogo. Depois de um agradável aperitivo no excelente ambiente do lounge, ouve-se «faites vos jeux!»

Setembro Bem-estar

15

Outubro: Festival de Filmes de Zurique

Theaterhaus Gessnerallee O Gessnerallee de Zurique é uma das principais casas de produções e de apresentações de artes performativas, tanto no âmbito suíço quanto mundial. Aqui, teatro, dança, artes visuais, música e muito mais tornam-se acessíveis ao grande público: a entrada para as apresentações custa apenas 16 francos.

22

Novembro

City tours Informações, ingressos e reservas no Serviço ao Turista na Estação Ferroviária Principal Histórias da cidade histórica Para visitantes, mas também para a população local, o tour guiado pela cidade histórica é um passeio de descobertas que vale a pena. Pode-se aprender sobre o passado e o presente de Zurique através de uma seleção de edifícios, histórias e anedotas.

Zurique e arredores Cultura e natureza: primeiramente, são apresentadas as mais belas atrações de Zurique em um city tour, depois se atravessa o Lago de Zurique de balsa e, em seguida, o teleférico leva ao Felsenegg – um mirante maravilhoso. Diariamente

Mercados natalinos

Famílias

Tempo de contemplação: na estação, no Niederdorf, no Bellevue e no Werdmühleplatz.

Mercados natalinos

Tempo de contemplação: na estação, no Niederdorf, no Bellevue e no Werdmühleplatz.

Magia de réveillon dos hoteleiros de Zurique

O maior réveillon da Suíça com grande queima de fogos de ano novo.

13:00

diariamente às 15:00 Sáb., dom. 11:00 / 15:00 Inverno: Qua., dom. 11:00 Sáb. 11:00 / 15:00

Diariamente

O melhor de Zurique Ao lado das mais importantes atrações de Zurique, os participantes podem ouvir explicações sobre as janelas de Chagall da igreja do Fraumünster, entre um e outro há um passeio no bonde de Dolder ao mirante Dolder.

9:45 / 12:00 / 14:00 Verão:

diariamente

Inverno: diariamente O outro city tour Do bairro em ascensão ZürichWest, o passeio segue para Kilchberg, para a chocolateria Lindt e, em seguida, para um passeio de barco de uma hora no Lago de Zurique. No inverno, o retorno é feito de ônibus. 15:30

16

31.12

Museus Zurique prova que museus não são só para adultos: o pequeno e notável Spielzeugmuseum apresenta uma coleção de brinquedos europeus do século XVIII ao XX, o Nonam oferece uma visão da cultura dos índios e inuits da América do Norte, no Museu do bonde (Tram-Museum) o «Cobralino» infantil é o ponto alto e no Mühlerama as coisas tremem e soltam vapor – uma aventura para os sentidos.

Rote Fabrik Nos limites da cidade, diretamente às margens do Lago de Zurique, se encontra o ponto de encontro da cultura alternativa de Zurique: A Rote Fabrik recebe as tendências atuais e proporciona uma plataforma para todas as obras culturais. Aqui os visitantes encontram um programa variado com preços acessíveis e, ao mesmo tempo, um local para relaxar com comes e bebes.

Gastronomia

Mágicos mercados natalinos Passear pelos estandes do mercado, admirar os produtos expostos, sentir o aroma dos temperos, chás ou velas e saborear um vinho quente – a visita ao mercado natalino é obrigatória na época que antecede o Natal. Fazem parte dos conhecidos mercados natalinos de Zurique o Christkindlimarkt na Estação Ferroviária Principal com a cintilante árvore de natal de Swarovski, o mercado natalino na Europaallee, a «The Singing Christmas Tree» e o mercado natalino no Werdmühleplatz, o mercado natalino de Zurique Bellevue e o mercado natalino da cidade histórica. Anualmente, também há mercados natalinos menores nos bairros residenciais, como, por exemplo, em Wollishofen ou Wipkingen, onde as pessoas do bairro se encontram para conversar.

Iluminação natalina «Lucy in the Sky with Diamonds» A iluminação natalina de Zurique denominada «Lucy in the Sky with Diamonds» não alegra somente o menino Jesus: todos os anos, a partir do final de novembro, a iluminação decorativa derrama sua magia a partir das 16 horas até as 23 horas, e pela manhã das 6:30 às 8 horas. Nos dias festivos de 24, 25 e 31 de dezembro, assim como em 1º de janeiro, «Lucy» fica iluminada até a meia noite. O baldaquim, com cerca de 1.000 metros de comprimento e constituído de 23.000 lâmpadas LED coloridas, empresta uma atmosfera maravilhosamente tranquila à Bahnhofstrasse até o início de janeiro. Imperdível!

17

18

Museu Rietberg Localizado no belo Rieterpark em Zürich-Enge, o Museu Rietberg é o único museu de arte para culturas nãoeuropeias na Suíça. A coleção de renome internacional abrange artes da Ásia, África, América e Oceania.

Gourmet Zurique é um Eldorado para os amantes de ambientes estilosos e da melhor cozinha: seja lá em cima do Adlisberg no «The Restaurant» do Hotel The Dolder Grand com vista da cidade ou no meio do parque Baur au Lac no restaurante Pavillon perto do Lago de Zurique, sejam ostras frescas no bar de lagostas e ostras do Hotel St. Gotthard, uma refeição na romântica Rôtisserie im Storchen, seja Haute Cuisine no «Mesa» ou cardápios inovadores no «Didi’s Frieden» – as opções parecem infinitas.

Cabaret Voltaire O Cabaret Voltaire na cidade histórica de Zurique era, no início do século XX, o berço do Dadaísmo. Seus ambientes serviam ao mesmo tempo de clube, galeria, bar e teatro. Em outubro de 2004, com a reinauguração do Cabaret Voltaire, uma nova Era Dada se iniciou. Hoje, ele é constituído de uma sala de exposições e de um café, em que acontecem regularmente eventos (neo)dadaístas.

Clássicos Para quem gosta de especialidades locais – como, por exemplo, a famosa carne fatiada Zürcher Geschnetzeltes – e quer conhecer os melhores pontos culinários de Zurique, recomendamos os restaurantes: o «Zeughauskeller» perto da Bahnhofstrasse, a Brasserie Johanniter na cidade histórica, a «Swiss Chuchi» no Hotel Adler para um Fondue ou a lendária «Kronenhalle», antigo ponto de encontro de músicos, atores, literatos e artistas.

Löwenbräu Areal Em Zürich-West foi criada, no local de uma antiga cervejaria, uma empolgante combinação entre o antigo e o novo. O complexo de edifícios único no mundo reúne sob o mesmo teto áreas comerciais, privadas e públicas da arte contemporânea, galerias, coleções particulares e instituições.

Casas de guilda As guildas têm longa tradição em Zurique. Cada uma das 26 guildas possui uma casa ou um local de guilda, que frequentemente também ganharam fama como bons restaurantes. Estes incluem, por exemplo, a casa de guilda de Waag, a casa de guilda de Haue ou a casa de guilda de Zimmerleuten, o restaurante Weisser Wind da guilda de Weggen ou o restaurante Zum Grünen Glas da guilda de Riesbach.

Haus Konstruktiv A Haus Konstruktiv se encontra na antiga subestação da companhia elétrica da cidade. Ela se dedica à exploração histórica e temática da arte concreta, da arte conceitual e da arte construtiva. As exposições e apresentações são constituídas de acervo próprio e de empréstimos.

Cena Clássico famoso entre os restaurantes da moda é o renomado «Kaufleuten» perto da Bahnhofstrasse, com seu cardápio diversificado. O «Iroquois» é um ponto de encontro famoso no bairro Seefeld e serve diversos hambúrgueres, saladas frescas ou wraps. O vegetariano «Hiltl» é popular entre os vegetarianos e os não-vegetarianos. E o «Frau Gerolds Garten» se desenvolveu em pouco tempo para tornar-se ponto de encontro da moda no bairro urbano Hardbrücke em Zürich-West.

23

24

«Züri rollt»: aluguel gratuito de bicicletas Explorar a cidade por conta própria e, ao mesmo tempo, chegar rapidamente de um lugar a outro – é melhor com a bicicleta. Durante todo o ano há bicicletas urbanas robustas gratuitamente disponíveis em Zurique. Com um documento de identidade válido e um depósito de 20 francos suíços, os interessados emprestam as bicicletas em diversos lugares.

Freestyle-Park Para profissionais e iniciantes: o parque de Freestyle Allmend está aberto a toda a população. A área de street com rampas, escadas e muros, assim como a área da piscina convidam ao treino. Quando o tempo está ruim, os skatistas, praticantes de BMX, de patinetes, os inliners e outros esportistas de freestyle se refugiam no galpão de freestyle de 1.000 metros quadrados. Juntamente com o parque de bicicletas vizinho, os parques formam uma das maiores instalações deste tipo na Europa.

Parques da cidade Oásis em Zurique – para piqueniques, relaxar e aproveitar o sol: estes são o Belvoirpark entre os bairros Enge e Wollishofen e o Rieterpark bem ao lado, o Zürichhorn com o jardim chinês, o Lindenhof com vista da cidade histórica, o Irchelpark perto da natureza e com lago, a Werdinsel diretamente no Limmat, a histórica Bäckeranlage com árvores antigas ou a Josefswiese com um grande gramado, vôlei de praia, churrasqueiras e petanca.

Playgrounds Escalando, balançando, brincando: as crianças se divertem à vontade nos playgrounds de Zurique. O playground Bachwiesen é equipado com estrutura de escalada, redes, cordas, balanço triplo de madeira e tobogã com curvas. O playground Blatterwiese no Zürichhorn oferece possibilidades de escalada, um jogo de água, balanços, escorregadores e uma caixa de areia. O parque local Schindlergut, com seu gramado, um grande playground e suas churrasqueiras é perfeito para toda a família.

Florestas urbanas No verão, um local bem-vindo para se refrescar, no outono, um espetáculo de cores, no inverno, uma paisagem de conto de fadas coberta de neve e, na primavera, a pura vida: Zurique é rodeada de florestas. No Käferberg, no Hönggerberg, no Zürichberg, no Uetliberg ou no Adlisberg, os amantes da natureza aproveitam o ar fresco, praticam esportes ou encontram tranquilidade e relaxamento.

10:15 / 13:00 13:00

Circle Tour O city tour em um nostálgico ônibus trólei a partir da estação rodoviária Sihlquai, juntamente com um passeio de barco de uma hora e meia no Lago de Zurique. O final do tour é no Bürkliplatz. Verão:

Seg. – Sex.

No inverno, um manto de contemplação pacífica envolve Zurique, contrastando com a costumeira agitação comercial da cidade. A Bahnhofstrasse é emoldurada por um céu estrelado cintilante, que transforma as compras nas lojas em uma experiência especial. Nos diversos mercados natalinos, os visitantes se descontraiem à procura de presentes.

Dezembro

Verão:

The Zürich Trolley Experience O city tour exclusivo de duas horas no único «Classic Trolley» passa por todas as atrações de Zurique. Os comentários disponíveis em oito idiomas aproximam o visitante da cidade de Zurique.

Termas e Spa Zürich Nas Termas e Spa Zürich, os visitantes se banham sob a abóboda de pedras centenárias da antiga cervejaria Hürlimann. Do interior da montanha, o caminho leva para cima até as piscinas a céu aberto da cobertura, de onde se descortina uma vista maravilhosa de Zurique. A água termal fresca com minerais valiosos borbulha diretamente da fonte «Aqui» de Zurique. As opções disponíveis são um mundo de banho termal ou um ritual de spa romanoirlandês.

Patinação no gelo em Zurique e trenó no Uetliberg Quando Zurique se transforma em um cenário de inverno, a patinação no gelo é uma ótima opção: por exemplo, na pista artificial de Dolder, a maior da Europa, com 6.000 metros quadrados. E quando as temperaturas ficam suficientemente baixas no inverno, até mesmo os lagos de Zurique se transformam em pistas – por exemplo, o idílico Katzensee. Sobre os telhados de Zurique reina o Uetliberg (871 m acima do nível do mar). De seu topo, o visitante tem uma magnífica vista panorâmica sobre a cidade e o lago até os Alpes. Este destino turístico é especialmente popular também em novembro, pois em dias nebulosos propicia uma maravilhosa vista sobre o mar de névoa. No inverno, as trilhas de caminhada simplesmente são transformadas em pistas de trenó.

19

diariamente

9:45 / 12:00 / 14:00 Inverno: diariamente

12:00

Horário de chegada para as excursões: no mínimo 10 min. antes da partida. Programa sujeito a alterações, uma vez que algumas excursões necessitam de um número mínimo de participantes.

Ficha técnica Publicação: Zürich Turismo, www.zuerich.com Impressão: gdz AG Tiragem: 400’000, © 2014 Todos os direitos reservados para Zürich Turismo.

A culinária de Zurique no inverno O Tirggel ou Züri-Tirggel é uma iguaria que até 1840 somente os padeiros de Zurique podiam fazer. A bolacha feita de mel, farinha e especiarias combina muito bem com a época natalina. Para saciar a pequena fome no caminho, as «castanhas quentes» («heisse Marroni») são a melhor pedida. No inverno, as castanhas aquecidas sobre carvão em brasa podem ser adquiridas em qualquer esquina de Zurique. Se tiver que ser algo nutritivo, recomenda-se os clássicos queijos suíços de inverno: Fondue e Raclette. Estes podem ser encontrados não somente em diversos restaurantes, mas também no bonde especial do fondue ou no barco do fondue.

20

25

Terraço de observação B do Aeroporto de Zurique Voar fascina jovens e adultos. No terraço de observação B do Aeroporto de Zurique, os interessados experimentam a aviação de perto: a torre dianteira, em que se pode caminhar, convida para assistir os pilotos em suas cabines. Os binóculos medianos – os Airportscopes – dão informações gerais sobre pontos interessantes do aeroporto. E, à espera das crianças, há um miniaeródromo.

30

Aviário de Zurique Atração para ornitólogos, moradores locais e turistas: Algumas das espécies de pássaros mais raras da Suíça e do mundo encontram proteção no Aviário de Zurique em viveiros naturais que imitam seus habitats naturais. As cerca de 111 belas espécies exóticas também têm a tarefa de chamar a atenção para os fascinantes paraísos naturais deste mundo e, assim, promover a proteção dos animais e da natureza. Bem perto dali se encontra o Arboretum, uma instalação lacustre histórica.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.