Page 1

Varejo do futuro

As novas formas de vender

Tecido sustentável A fruta que vira roupa

Welcome, Zara E-commerce da marca chega ao Brasil E-commerce

EDIÇÃO 150 ANO 16 MARÇO 2019


Nossa Capa

Hello, Zara!

A Z e o Brasil te dão boas vindas no online

Fotos: Divulgação

“H

istórico”. Essa foi a palavra usada pela Zara para definir o momento. E não é? A chegada tão esperada e tardia na internet - se comparada ao tempo de atuação física no mercado brasileiro, since 1999 - já rende novas perspectivas de concorrência no cenário brasileiro. Pois é, babies! Eis que a queridinha Zara coloca seu time em jogo para brilhar no online! E é claro que isso já nos dá motivo suficiente para abrir a edição com a notícia (and campanha) estampados na capa! Welcome again, querida Zara!

6 ZMAGAZINE

Novos rumos

marca, que em 17 estados no país, a Depois de 57 lojas físicas um passo is po espanhol Inditex, dá ma funciona sob a égide do gru A estratégia rtura do seu e-commerce. rumo ao futuro com a abe todos os lojas virtuais até 2020 para da Zara é global e promete com rdo aco De a com lojas físicas. países em que a marca já atu que o açã lo Isla, são 96 países de atu o presidente da Inditex, Pab vem. de vendas online até ano que contarão com a plataforma s missor. Afinal, são só 57 loja No Brasil, o projeto é pro de ria país em que a catego contra 26 estados, em um da em volume de pedidos moda e acessórios é a segun das compras, segundo o no online, com 14,5% consultoria de e-commerce relatório WebShoppers, da ia é semestre de 2018! A ide eBit/Nielsen do primeiro da ven todo o país por meio da conectar consumidores de men, Men e Kids. de todas as suas linhas: Wo


Cenário econômico Olhem para isso: o carro-chefe do grupo representa 69% do faturamento. O que significa? Que a marca totalizou 26,1 bilhões de euros no ano passado! Nesse cenário, as vendas online cresceram 27% em 2018 comparado ao ano anterior, totalizando 3,2 bilhões de euros.

How it works? Eis que chegamos na melhor parte. Sim, leitoras! A promessa de agilidade e facilidade segue a ferro e fogo. Você pode comprar no site e retirar em loja, caso queira economizar no frete ou receber em casa em todo o Brasil. As regiões de São Paulo, Rio, BH e Curitiba têm a opção de entrega no dia seguinte, e quem mora na Grande São Paulo pode ainda receber no mesmo dia. E a pergunta que não quer calar: sim, tudo que o que está nas araras ficará disponível no e-commerce, e vice-versa. Preparadas? Nós da Z já testamos e, em Campinas, os produtos chegaram em dois dias!

ZMAGAZINE 7


Editorial Moda

crisgracioli

Por Cristiane

z_magazine_

Gracioli

Especial 150

M

ais uma data para comemorar. Por aqui, sempre há motivos. Mas, esse mês, a Z Magazine alcança sua edição número 150. São 15 anos de uma revista que nasceu bimestral, se tornou mensal e nunca deixou um só mês passar em branco. Que delícia ter uma matéria especial para relembrar todos esses anos por meio de frases marcantes de celebridades, estilistas e influencers que entrevistamos. Bom, mas vamos começar do início. Start na edição com a nossa consultora de moda, Ana Vaz, que abriu as portas para as tendências que valem a pena investir no outono. E ele está sofisticado e confortável! Depois, um espaço especial, reservado para o primeiro curso de extensão de moda da PUC-Campinas com a Z Magazine: outro grande motivo para comemorar! E teremos vários outros em breve. Leia nossa matéria e entenda como funciona essa nova fórmula de se atualizar e se preparar para trabalhar com moda! Aliás, temos uma matéria especial sobre tecidos sustentáveis. Dá para imaginar que o bagaço da laranja pode se transformar em uma seda de qualidade? Salvatore Ferragamo comprova! Em Paris, Edis Lima traz o universo dos pássaros luxuosos da joalheria Van Cleef e Bia Frata, direto de Milão, aponta a cor da temporada. Ela é feminina, mas longe de ter conotação infantil! Descubra as novas faces do rosa! Em seguida, ainda no hemisfério norte, Gonca Kaya conta sobre os mistérios da “capital da seda”. Estevam, do blog Estevam Pelo Mundo, aborda cinco países que podem (e devem!) ser conhecidos de carro! De volta para moda, a jornalista Raíssa Zogbi conta sobre a estampa da temporada. Um bicho atrevido que veio roubar o lugar da onça com muito glamour! Raquel Guimarães, direto de Portugal, fala sobre as tendências das semanas de moda da terrinha e a influencer Consuelo Blocker conta os detalhes de seu roteiro em Paris, com a nossa colunista Edis! Antes de finalizar, leia a matéria de homem e inspire os que estiverem a sua volta! A sarja é o tecido da vez e é a cara da versatilidade. Por fim, uma matéria sobre um app que promete facilitar a vida de fashionistas para encontrar looks na internet, séries e personagens que inspiram moda para copiar e a badalada festa de inauguração da unidade C. Kamura Express no Cambuí!

Isso é tudo por aqui, mas nos vemos diariamente no site!

8 ZMAGAZINE


PÁG. 18 Favoritos 48 Art Decor

DECOR TRAVEL: 3 destinos para inspirar ambientes da casa

50 Homem

BACK TO 90’s: o resgate grunge e sporty do guarda-roupa masculino

52 Fashion for men TECIDO DA VEZ: o nome dele é sarja

54 Express

PÁG. 14 Consultoria

60 Cinema TRAVEL 26 Via Paris

14 Ana Vaz Os desfiles DO Inverno 2019/2020: os desfiles que trouxeram as tendências do momento

18 Favoritos Tecido verde: seda feita do bagaço da laranja reforça o lado sustentável da moda

Fotos: Divulgação

22 Curso FASHION BRANDING: panorama do primeiro curso da PUC-Campinas com a Z Magazine

10 ZMAGAZINE

FASHION joalheria: Inspiração do paraíso Van Cleef

28 Via Portugal

Santuário de Fátima: mais que um destino religioso, um encontro de paz

30 Via Milano

THINK PINK! Vibrante, divertido ou descolado, o rosa está com tudo e anima qualquer look

32 Via Turquia

Primeira capital dos Otomanos: saiba o que encontrar em Bursa

34 Travel

5 PAÍSES INCOMUNS PARA CONHECER DE CARRO

PÁG. 30 Via Milano 36 Conexão Glam

Cobra is the new onça: o lado fashion do réptil

38 Blog Consuelo

Paris Capital da Criação: o incrível roteiro da Bem in Paris por Edis Lima

Confira os principais filmes em cartaz

61 Bookstore

ÍCONES DA MODA BRASILEIRA

62 Numerologia

A sua energia para o mês de abril de 2019

64 Beauty

C. Kamura Express Campinas: Cambuí ganha unidade aconchegante e completa da marca

40 Moda Europa Semanas de Moda Portugal: tendências para usar já!

42 Fashion

Novo varejo na moda: futuro das lojas e da forma de vender

46 Aniversário

ESPECIAL 150: um salve para as entrevistas mais badaladas da Z Magazine

NOSSA CAPA Campanha de lançamento do e-commerce da Zara Brasil


Colaboradores ZMAGAZINE EDIÇÃO 150 MARÇO 2019

Guia turística de Istambul

ESTEVAM|TRAVEL estevampelomundo

ANA VAZ MODA anavaz_imagem

Gonca Kaya VIA TURQUIA

Um dos principais blogueiros de viagem do Brasil

guiaturca Rumo à Turquia, a guia especializada em Istambul prepara uma página especial sobre a primeira capital dos Otomanos, conhecida como Bursa, localizada a 155 km da capital. Detalhe, ela é chamada de “a capital de seda”.

Direto do blog Estevam pelo Mundo, nosso viajante traçou um giro de cinco países para se conhecer de carro. Será que seu próximo destino está nessa lista? Confira!

Fashion Stylist pelo Istituto Marangoni

BIA FRATA VIA MILANO

RAÍSSA ZOGBI CONEXÃO GLAM A fashion jour nalist trouxe para a Conexão Glam deste mês a estampa do ano. Dica: é de animal, mas não é a onça! Já imagina qual é o bicho que vai invadir seu guardaroupa? Check it!

raissazogbi Jornalista de moda pela FAAP

CONSUELOBLOCKER A digital influencer de moda e lifestyle que vive na Itália contou sobre seu encontro especial com nossa outra colaboradora, Edis Lima, que fez um roteiro personalizado para curtir Paris. Ela revelou cada detalhe e já queremos copiar!

Ícone de estilo e digital influencer de lifestyle e moda

consueloblocker

biafrata Moda e Milão são praticamente sinônimos. Nossa stylist pelo Istituto Marangoni levantou a bola da vez com mil e uma possibilidades do rosa! A cor promete dar jogo aos looks de inverno e ela te conta como!

Via Portugal

Cris Gracioli

crisgracioli No Via Portugal do mês, nossa editora visitou a história de Fátima, contou a sua tradição e ainda deu dicas de pontos imperdíveis além da tradicional praça do Santuário.

EDIS LIMA VIA PARIS beminparis Guia conferencista A guia conferencista da Bem e diretora da Bem in Paris in Paris mergulhou no universo da alta joalheria e contou sobre a exposição de Van Cleef & Arpels, que apresenta broches de pássaros emblemáticos, criados notadamente pelas joalherias Baugrand, Cartier, Mauboussin, Mellerio, Reouvenat, Sterlé e a própria maison.

Consultora de Moda Cores, tecidos, tendências. A coluna da nossa consultora de moda trouxe os itens que estão no topo de destaque das semanas de moda internacionais, que desfilaram as coleções de inverno 2019. Start nas preparações da estação sofisticada!

APARECIDA LIBERATO

NUMEROLOGIA aparecidaliberato

Entre números e oportunidades, nossa numeróloga nos ensina a calcular a energia do mês de acordo com seu aniversário. Cada mês e dia representam um número de um a nove. Descubra o seu!

RAQUEL GUIMARÃES MODA EUROPA fashionschool_portugal Presidente e fundadora da Associação Portuguesa de Consultores de Imagem e Personal Shoppers de Portugal, Raquel selecionou tendências que se destacaram nas semanas de moda da terrinha.

Na Saraiva você encontra livros, CDs, Blu-Ray, informática e acessórios, eletrônicos, tablets, games, papelaria, brinquedos e muito mais. Saraiva Iguatemi (19) 3252-0223 - Saraiva Galleria (19) 3207-4525


Imagem meramente ilustrativa.

Iguatemi Campinas Parque Dom Pedro Shopping Galleria Shopping


Consultoria

anavaz_imagem

Os desfiles que trouxeram as tendências do momento

Tom Ford

Inverno 2019/2020

O

s desfiles das semanas de moda internacionais acabaram de acontecer. A temporada se dedicou ao inverno 2019/2020 e muito do que se viu não é novidade, mas sim uma solidificação do que já tem se encaminhando em termos estéticos e até mesmo de comportamento. Vale lembrar que um produto de moda (o que já vemos nas passarelas e logo em seguida no varejo) é fruto de estudos do comportamento do consumidor (estas sim são as tendências responsáveis pela geração dos produtos que serão adotados ou evitados pelas marcas e por seus consumidores - e como temos muitas propostas diferentes de produtos, que refletem diferentemente uma interpretação de uma tendência de comportamento, há uma infinidade de possibilidades para todos nós explorarmos).

Givenchy

por Ana Vaz

Fotos: Divulgação

a consequente despadronização é uma tendência forte de comportamento, que se reflete num número de produtos e escolhas a serem feitas). Eu vou de cores intensas. Elas aparecem em muitas coleções e, como estão diretamente relacionadas à visibilidade, potência, diversão, criatividade e energia, tenho certeza que devem continuar na moda feminina por um bom tempo ainda, uma vez que temos tanta luta por igualdade de direitos pela frente! Givenchy, Tom Ford, Rodarte, procure onde quer que seja, as cores intensas estarão lá. 14 ZMAGAZINE

Rodarte

O tem que ter: o que você quiser (liberdade e


Altuzarra

faiataria de todas as formas, de todos os gostos, de todas as cores. Como assim, se alfaiataria é alfaiataria?! Assim mesmo, pensada também para uma variedade gigantesca de mulheres que precisam ou desejam a praticidade e o polimento advindos do uniforme clássico masculino. Mas nem se atreva a pensar em tédio ou masculinidade, pense em cores (mais uma vez!), pense em curvas, em fluidez! Gucci, Givenchy, Dries Van Noten, Armani... dá pra escolher o que mais lhe agrada!

Gucci

Givenchy

Dries Van Noten

Armani

Hit da temporada: a al-

k, Isso é Novo: acessórios com um gostinho pun es e

Miu Miu

O Luxo: movimento e conforto ascenderam ao status de luxo, sim! Se um dia imobilidade era o que contava para o mundo que quem a vestia era bem sucedida (pense em saltos altíssimo, saias afuniladas e justas que dificultam o andar ou peças pesadas que demandam um ritmo mais calmo), hoje são as peças que nos deixam leves, móveis e flexíveis (como o aspiracional de uma vida mais simples e prazerosa). Com este novo modelo de sucesso em mente, o tricô se destaca. Confortável, maleável e trabalhado para ser interessante e até festivo, ele aparece em todo tipo de peça nesta temporada. Destaque para a Loewe, Chloé e Altuzarra.

Versace

Loewe

Chloé

Prada

rent rebelde! Luxuosos, mas rebeldes! Cor am as fizer o com , stos epo colares pesados e sobr m deve , Miu Miu e marcas Alexander McQueen render muitos adeptos. E que tal trazer de volta os alfinetes?! Eu vou! Versace e Prada, já aderiram!

ZMAGAZINE 15


VALENTINO

RODARTE

Moncler

Consultoria

Paco Rabanne

Marc Jacobs

Mary Katrantzou

Para Sua Festa: Vestidos com volume! Você pode até estranhar, mas eles estão se destacando, inclusive no tapete vermelho! Se não quer tudo volumoso, aposte em detalhes menores, como mangas. Mas valem as saias também. Rodarte, Mary Katranztou, Moncler e Marc Jacobs são ótimos exemplos dessa tradução de poder e audácia!

Fotos: Divulgação

Quero Já:

Fotos: Divulgação

ras todas as mistu esfile d o d de estampas ne! an da Paco Rab

a d i r e u q , o s s i é o ij e b m U ! a r o t i le ima! e até a próx

16 ZMAGAZINE


BICHECTOMIA SEM CORTE Só a Alto Stima realiza o procedimento sem intervenção cirúrgica, com segurança e plena satisfação. As curvas do seu rosto mais delicadas e suaves. O resultado é instantâneo, sem dor e sem anestesia. Agende sua avaliação!

Rua Dr. Carlos Guimarães 247 Cambuí. Campinas, SP (19) 3255 1234 (19) 99689 3315 altostimaestetica.com.br /altostimaestetica

MARÇO/ 2019

COVINHA ReAl pARA MulHeR de VeRdAde


Favoritos

Tecido verde Seda feita do bagaço da laranja reforça o lado sustentável da moda

Fotos: Divulgação

18 ZMAGAZINE

por RAÍSSA ZOGBI

As possibilidades são inúmeras e a criatividade é o combustível para a moda seguir no caminho consciente e sustentável. E o start já foi dado! Conversamos com o professor e coordenador do Núcleo de Design e da Material BA-Z, biblioteca de materiais da Belas Artes, Fernando Laterza, para entender o novo cenário da moda. Salvatore Ferragamo

E

não é que a expressão “o bagaço da laranja” ganhou um sentido positivo pela primeira vez? Yes, orange is the new green! Isso porque, em meio à indústria da moda, a segunda no ranking das mais poluentes - já que boa parte do que é produzido causa impactos ambientais severos, deu um novo fim para o resto dessa fruta. A invenção é de duas italianas, Adriana Santanocito e Enrica Arena, que fundaram a empresa Orange Fiber, responsável por reaproveitar o insumo proveniente da indústria italiana de suco de laranja, que alcança cerca de 700 mil toneladas por ano. Tudo isso, nas mãos delas, dá vida a um tecido vegano, feito da celulose do bagaço, que pode ser uma alternativa sustentável e acessível para a moda. Agora, você já deve ter se perguntado: “mas, como é um tecido feito a partir do resto de uma fruta? Ele tem caimento? Vestibilidade?”. As empresárias dizem que o fio de seda vegana feito do bagaço da laranja é leve, com toque suave e pode ser opaco ou iridescente, de acordo com a proposta da peça. E tudo indica que a premissa é verdadeira, afinal, a maison italiana Salvatore Ferragamo apostou na novidade e incluiu a fibra da laranja em alguns artigos de luxo de sua coleção. E não para por aí. A ideia já rendeu à Orange Fiber alguns prêmios, como o de Mudança Global da Fundação H&M, organização que fomenta projetos de sustentabilidade, em 2016, e convites como a participação no programa de aceleração Fashion for Good – Plug and Play Accelerator, da Holanda, em 2017.

Graças ao processo patenteado pela Orange Fiber a celulose cítrica é extraída

O resultado da extração é um polímero

Mais de 700.000 toneladas de suco cítrico são produzidos todos os anos apenas na Itália

Do fio a um tecido sustentável: uma nova vida para o subproduto do suco cítrico


Salvatore Ferragamo

Tecidos refinados, estéreis e de alta qualidade, ideais para as melhores marcas de moda de luxo

O que isso significa? O que quero dizer é que, se houver uso de compostos químicos em excesso na produção desta seda, mais do que na tradicional, pode ser que não seja vantajoso do ponto de vista ambiental. Se sua composição for, na verdade, um polímero de origem vegetal, o processo pode ser bastante pesado do ponto de vista ambiental. Temos de conhecer melhor estas novas tecnologias, mas pode ser que haja ganho e seja menos impactante do que a produção de seda tradicional. O que é muito bacana nesse projeto, é o desenvolvimento de um produto de altíssima qualidade em substituição a outro. É sempre uma riqueza quando podemos escolher e comparar.

Salvatore Ferragamo

O tecido é criado a partir do subproduto do suco cítrico, ou seja, tudo o que sobra após o processo industrial

O que de mais interessante tem na Orange Fiber? A Orange Fiber é realmente inovadora. Por praxe acadêmica, buscamos emitir um juízo de valor sempre com muito cuidado a respeito de inovações, até que sejam compreendidos aspectos importantes como composição e propriedades, além de detalhes do processo de fabricação. A Itália é um país muito industrializado, assim, há muita facilidade em se compor arranjos fabris na indústria química.

ZMAGAZINE 19


Favoritos

Fotos: Divulgação

O que caracteriza a moda sustentável? A moda sustentável hojeé, principalmente, aquela que está enraizada em projetos que se situam em aspectos da economia circular, que estabeleçam suas bases de forma transparente com relação a rastreabilidade das matérias primas, condições dignas de trabalho na produção, enfim, todo um compromisso sócioambiental. São poucos os exemplos completos de moda assim, existem apenas em pequena escala,  mas a tendência é esta, veio para ficar, e muitas marcas estão adiantadas nestes conceitos. A Osklen é uma delas. O que hoje existe de opções de tecidos sustentáveis no mundo? E no Brasil? Tecido sustentável é um rótulo difícil de envelopar. Para tudo o que é produzido em grande escala, há também um impacto ambiental grande: o exemplo de Brumadinho infelizmente nos dá uma lição. Mas, se considerarmos o aspecto da matéria-prima renovável como mais

20 ZMAGAZINE

A tendência do futuro dos tecidos será a utilização de refugos de alimentos,

plantas e reciclagem de tecidos desgastados. Quais são as vantagens que vão além da sustentabilidade desses tecidos? A tendência do futuro é a eficiência e utilizar resíduos como matéria-prima. Em tese, pode aumentar a eficiência do sistema. Hoje, desperdiçamos muito no consumo de alimentos, são fibras de origem vegetal de qualidade à nossa disposição. Há muita pesquisa neste campo, mas ainda temos um percurso até que alcancemos a eficiência e a viabilidade econômica de escala. Podemos nos beneficiar de matériasprimas naturais, mas principalmente de uma relação mais ética com o meio ambiente. Jeanine Benyus, papisa da Biomimética e da sustentabilidade, nos ensina que utilizar resíduos como matéria-prima é aspecto primordial dos ecossistemas mais robustos, mais duráveis e estáveis, por serem mais eficientes. Eles fazem parte do modelo que sobreviveu mais na Terra!

Salvatore Ferragamo

Tecido feito a partir do bagaço da laranja

relevante para o meio ambiente, as fibras naturais levam vantagem, os tecidos de algodão por exemplo. Se considerarmos a durabilidade e, principalmente, a superação do conceito de obsolescência programada, ainda muito presente inclusive na produção de vestuário, aí a vantagem é dos fios sintéticos, muito duráveis. O que é preciso se observar, a meu ver, é o ciclo completo, os níveis de consumo praticados e os  modelos de negócio, que ainda não são eficientes do ponto de vista da sustentabilidade. Nossos níveis de consumo só serão sustentáveis com novos modelos de negócio. A roupa e todo o bem de consumo terá de ser dado em cessão de comodato, e não vendido, com upcycling programado e constituinte do serviço. Tudo mais customizável e produzido localmente, em pequenas unidades de produção.


Curso

FASHION BRANDING Panorama do primeiro curso da PUC-Campinas com a Z Magazine

Fotos: Mariana Arruda

N

a intenção de estender o olhar da moda para o ramo de negócios e entendê-la como algo que define comportamento, história, economia, comunicação e mercado, a PUC-Campinas se uniu à Z Magazine e abriu suas portas para quebrar o tabu da definição de moda como superficial. Moda, branding e gestão. Essas três palavras-chave reforçaram para as 20 alunas da primeira turma da Extensão de Fashion Branding, que a moda vai muito além do look do dia. Com vagas

What a fabric!

22 ZMAGAZINE

esgotadas, o curso foi realizado em 14 horas, divididas em duas etapas, sendo a primeira na Universidade e a segunda no Iguatemi Campinas, com dinâmicas, visitas técnicas e uma palestra exclusiva da Levi’s. “Esse novo momento reforça o potencial de um curso que associa o know-how de uma revista de moda com o embasamento acadêmico de uma das principais universidades da América Latina”, lembra a coordenadora de conteúdo da Z Magazine e dos cursos de extensão de moda, Raíssa Zogbi. Confira o que rolou na extensão:

Raíssa Zogbi, coordenadora dos cursos de moda da Z Magazine com a PUC-Campinas, apresenta a revista para as alunas


Ministrado pela professora e jornalista pós-graduada em Estética e Gestão de Moda pela USP e com especialização em Fashion Business & Branding pelo Istituto Marangoni de Londres, Andréia Meneguete, o curso teve start com a reflexão: “Qual marca te representa?”. Aparentemente simples, a pergunta deu abertura para uma explicação recheada de exemplos sobre o que é, como identificar e aplicar o Branding. A partir de então, foram abordados tópicos como posicionamento de marca, criação de identidade, público-alvo, análise de concorrentes e apresentação de cases de sucesso.

De volta

Versace

CONTEÚDO

Após debates e esclarecimentos, as alunas se reuniram em grupos para uma atividade de estudo de posicionamento de duas marcas e montagem do moodboard (mural de inspirações que traz pontos de destaque) de cada uma.

Levi’s talk

Lunch time Para seguir com a sinergia da sala, o Buffet Santa Maria ofereceu um almoço para as alunas, servido em um ambiente descontraído e inspirador da PUC, que permitiu a troca de ideias. Para a sobremesa, a Lecodê presenteou cada participante com docinhos gourmet.

No segundo dia, as meninas foram recebidas pela Diretora de Marketing da Levi’s Brasil, Marina Kadooka, no auditório da Livraria Cultura do Iguatemi. Lá, a porta-voz da marca exemplificou com vídeos institucionais, os pilares que sustentam a Levi’s e ainda deu spoilers sobre as tecnologias que serão lançadas, como o uso de laser para automação do processo de acabamento do jeans que reduz o desperdício, os custos e facilita o processo de design.

ZMAGAZINE 23


Curso

Estudo de campo O estudo de campo foi iniciado na Levi’s. Depois, divididas em grupos, as alunas fizeram uma rota de lojas concorrentes entre si para análise de vitrines, atendimento, coleções e ambiente, ou seja, pontos de contato que devem conversar com o posicionamento de cada marca.

Gift bag

Fotos: Mariana Arruda

As alunas levaram para casa uma bag recheada com produtos de marcas apoiadoras do projeto. Veja! Nécessaire Vult, com rímel Perfect Lashes, Lápis de olho Kajal, apontador, batom mate, primer fluido e blush; Hidratante de mãos e cotovelos da Biozenthi com ácido hialurônico e óleo de semente de uvas; Bio Flex, creme redutor de gorduras, celulite, flacidez, e o Luminance, clareador de pele da Buona Vita; Máscara de carvão ativado e de argila e minerais vulcânicos da Pharmapele; Peças exclusivas da linha Premium da Ouvi Biju?; Livro “Moda à Brasileira” de Aline Ferraz; Vouchers das marcas: Outback, A Frutaria São Paulo, La Femme Nail Bar e Epulse Studio. Quadro personalizado do artista Sandro Del Pires, que presenteou a aluna sorteada.

24 ZMAGAZINE


Depoimentos Depoimentos

Além do prestígio de est armos associadas a uma das maiores instituições de ensino universitário na América Latina, o que no s move é o desejo reunido por essa diretoria de com unicação em dar velocidad e e atualização para que os jovens possam viver exp eriências através de uma renovação no for mato do cursos. Esta primeira turma s foi inspiradora e confirmou que estamos no caminho certo! – Cristiane Gracioli, Diretora da Gracioli Comunica ção e editora da Z Magaz ine.

“lemUm dia daqueles que enche a alma de amor. Um daqueles dias que a gente

Raíssa Zogbi, Andréia Meneguete, Cris Gracioli e a coordenadora dos cursos de extensão da PUC-Campinas, Marina Piason

bra o porquê de cada passo da jornada. Um dia para agr adecer cada pessoa especial que entra na nossa vida. Curso de Fashion Bra nd ing na PUC-Campinas, que começou com uma tur ma de 20 alunas incríveis e che ias de sede por conhecimento – Andréia Meneguete.

Entramos para a história da PUC-Campinas! Abrim os as portas para estudar, entender e discutir mo da. Moda muito além do look do dia. Moda como mercado, economia, histór ia, cultura, sociedade. Mo da muito além do conceito fútil e superficial que der am a ela. Feliz, realizada, ho nra da! - Raíssa Zogbi, coordenadora de conteúdo da Z Magaz ine e dos cursos de extens ão moda da PUC-Campinas.

“Ka É sempre inspirador saber que estamos criando jovens melhores. – Marina dooka, Diretora de Marketing ” da Levi’s Brasil “po A realização deste curso, fruto da parceria com a Gracioli, é um marco im

ade, pois ele se configura com o o pri me iro pas da PUC-Campinas no cam so po que articula moda e com unicação. A resposta foi muito positiva, o que nos anima a prosseguir com no vos projetos nessa área. – Prof. Me. Lindolfo Alexandr e de Souza, Diretor do Centro de Linguagem e Comunicação rtante para nossa universid

Artista Sandro Del Pires entrega quadro da aluna sorteada Marianne Arouca

As alunas estão extremam ente satisfeitas e querendo mais. – Cláudia Maria de Cillo, Diretora Adjunta do Centro de Linguagem e Comu nicação da PUC-Campinas

“do Po de r fal ar de mo da co mo alg o au tên tic o, de tod os pa ra to-

s. Mo da co mo lib erd ad e e nã o co mo pa dr ão . E ain da co nh ece r mu lhe res tão int ere ssa nte s! Qu an tas his tór ias ! Qu e tim e! – Marla Santos, aluna.

Mesmo não tendo base de moda, consegui absorver os conceitos passados pela professora. Sem dúvid as essa é uma iniciativa mu ito positiva, em apenas um final de semana, os alu nos aprendem conceitos que não aprenderam em anos da faculdade - Lu iza Morais Rossi, aluna

ZMAGAZINE 25


Via Paris

beminparis

Pássaros na

joalheria Inspiração do paraíso Van Cleef

A

Por Edis Lima

Fotos: Studio SEBERT

Escola de introdução à alta joalheria da Van Cleef (Ecole des Arts Joailliers) apresenta a exposição “Paradis d’Oiseaux”, título literalmente traduzido como Paraíso dos Pássaros. A exposição reúne uma seleção de broches excepcionais de duas coleções privadas e de fundos patrimoniais da Maison Van Cleef & Arpels. Os broches selecionados traduzem o desenvolvimento do gosto pela representação do pássaro na joalheria, criatura delicada, vivaz e pura, que faz a ligação entre o céu e a terra. A multiplicação dos pássaros na joalheria a partir do século XIX retrata o gosto pelo naturalismo que invade a decoração de interiores na época. Nas coleções com o tema naturalia constituídas

26 ZMAGAZINE


mostra dedicada ao trabalho do artista à serviço da representação do corpo, da plumagem ou do movimento do pássaro, entre naturalismo e estilização, entre fidelidade à natureza e audácia formal, entre realismo e símbolo. Fotos: Studio SEBERT

por amantes da história natural estão presentes algumas montagens artísticas integrando espécies naturalizadas chamadas paradis d’oiseaux (paraíso dos pássaros). Com o gosto pelo romantismo, viagens e a curiosidade despertada por ilustrações de aves, a criação joalheira desenvolve um olhar cada vez mais apurado pela diversidade, a morfologia e o comportamento dos pássaros e, ousa audácias estilísticas e técnicas para representar o pássaro em toda sua essência e beleza. A exposição apresenta broches de pássaros emblemáticos, criados notadamente pelas joalherias Baugrand, Cartier, Mauboussin, Mellerio, Reouvenat, Sterlé e Van Cleef & Arpels. As joias serão apresentadas ao lado de obras de prestigiosas coleções públicas representando o pássaro em ambiente terrestre, sobre galhos e voando, interpretado na pintura, no desenho, na gravura ou ainda na porcelana. As peças selecionadas oferecerão ao visitante uma

“Com o gosto pelo romantismo, por viagens e a curiosidade despertada por ilustrações de aves, a criação joalheira desenvolve um olhar cada vez mais apurado pela diversidade”

Exposição Paradis d’Oiseaux – de 15 de maio a 13 de julho de 2019. Na École des Arts Joialliers, 31, rue Danielle Casanova, 75001, Paris. Entrada gratuita, de segunda a sábado, das 12h às 19h. Fotos cedidas pela Van Cllef & Arpels.

* Edis Lima é especialista em roteiros personalizados na França e escreve o BLOG www.beminparisblog.com

ZMAGAZINE 27


Via Portugal

Santuário de Fátima - Centro de Portugal

Santuário de Fátima

Mais do que um destino religioso, um encontro de paz por CRISTIANE GRACIOLI

Fotos: Divulgação/Turismo do Centro de Portugal

H

á exatos 100 anos, Fátima, o principal destino religioso de Portugal, construía a Capelinha das Aparições a partir dos emocionantes acontecimentos do ano de 1917. Na ocasião, três pequenos pastores afirmaram ter encontrado a Virgem Maria por seis vezes, recebendo importantes mensagens que foram espalhadas pelo mundo. Para celebrar a data de sua construção, Fátima realiza a “Capela Mundi”, uma exposição temporária com peças de notável valor histórico, vindas não só do acervo local como de museus, bibliotecas e palácios de Portugal e arquivos da Igreja Católica. Entre

28 ZMAGAZINE

eles estão as rosas de ouro oferecidas pelos Papas Paulo VI, Bento XVI e Francisco, uma reprodução do interior da capelinha, esculturas dos pastorinhos e várias placas com mensagens de agradecimento de peregrinos por graças concedidas pela santa. A exposição estará aberta ao público no Museu do Santuário de Fátima até 15 de outubro de 2019. Em 2018, Fátima recebeu mais de sete milhões de peregrinos. Foram 2,9 milhões de visitantes somente na Capelinha das Aparições. Embora os portugueses sejam grandes devotos, mais de 60% dos grupos organizados eram formados por estrangeiros vindos de 79 países.

Capelinha das aparições


A Basílica da Santíssima Trindade é nova e fica exatamente em frente à primeira Basílica. Foi construída por um arquiteto grego Alexandros Tombazis e inaugurada em 2007.

Sua arquitetura moderna e grandes dimensões chamam atenção e contribuem para acomodar os visitantes, uma vez que a Basílica do Rosário já não suporta tanta gente. Faça sua reserva! Tia Alice: Quase tão famoso quanto o próprio santuário, o Restaurante Tia Alice merece uma parada, mas atenção: é preciso reservar. E quem indica é gente famosa como Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal. O lugar é precioso, com paredes de pedra, toalhas de linho e comida com feita com paixão pela Dona Alice Marto. O cardápio é um primor, peça o bolo do convento acompanhado por uma tacinha de vinho do Porto Vintage. @Tia.Alice.Restaurante - Av. Irmã Lúcia de Jesus 152, 2495-557 Fátima, Portugal.

Esculturas dos Pastorinhos

Dica: Se tiver tempo, vá visitar a Casa dos Pastorinhos na vila de Aljustrel, há 2 km de distância do Santuário, onde é possível encontrar o ambiente intacto, desde móveis a objetos pessoais. São dois locais a visitar: a casa onde moravam os irmãos Jacinta e Francisco e a da prima Lúcia. As duas são seculares, muito parecidas e ficam uma ao lado da outra. Muito humildes e simples, é possível ver os objetos pessoais que restaram e avaliar a vida simples que eles levavam. Há ainda o Museu de Cera e a Via Sacra, com 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo.

Como ir? Alugar um carro em Lisboa é muito simples e a viagem é muito rápida, afinal são 117km pela A1. Saiba mais: Acesse www.centerofportugal.com

ZMAGAZINE 29


Via Milano

biafrata

THINK

Apesar do Living Coral ter sido eleito como a cor do ano, as ruas vem apontando para uma forte tendência pink. A tonalidade ganha as passarelas internacionais, e o tom do próximo inverno promete não ser nada sóbrio. Independentemente do tom ou da peça, o pink foi predominante nos principais desfiles internacionais, surgindo em diferentes tonalidades e propostas para introduzir energia e alegria às produções invernais. Nessa nova proposta, o pink ganha um ar mais maduro e sofisticado, fugindo do visual boneca romântica. Na coleção verão 2019 do Valentino altacostura, Pierpaolo Piccioli potencializa o efeito do pink vibrante em vestidos impactantes e emocionantes, em shapes amplos. Para o inverno 2019, marcas como Carolina Herrera, Philosophy e MSGM apostaram na tonalidade em vestidos monocromáticos, Alberta Ferretti e Ermano Scervino elegeram o mellow rose para a suas coleções e a Vivetta apostou numa única peça, um blazer, para compor a produção all black.

30 ZMAGAZINE

Jacquemus inverno 2019

Fotos: Divulgação

por BIA FRATA

Kiki Layne

Vibrante, divertido ou descolado, o rosa está com tudo e anima qualquer look

Carolina Herrera inverno 2019

PINK!


MSGM inverno 2019 Helen Mirren

Moschino inverno 2019

Kacey Musgraves Angela Bassett

Gemma Chan

O tapete vermelho do Oscar chamou atenção. O rosa foi a cor da noite. Kiki Layne soube apostar no tom rosa perfeito de Atelier Versace, para um contraste rico com seu tom de pele. Gemma Chan, de Valentino alta-costura, esbanjou um visual jovem e fresh com o volume gigantesco do vestido. Kacey Musgraves apostou em um rosa com referência bem delicada de Giambattista Valli, perfeito para o look em tule. Nem toda mulher que gosta de pink tem estilo romântico, e nem todo look na cor fúscia brilhante é uma reprodução da boneca Barbie, e nem todo vestido mellow rose é retrô. Para acabar com todos os paradigmas sobre o cor-de-rosa na moda, vale entender que é possível, sim, incorporar o tom no seu dia a dia sem deixar de lado o ar cool e urbano do seu guarda-roupa, em combinações inusitadas, femininas e bem criativas. Para apostar em um look total pink, a primeira dica é contrapor a delicadeza do tom com peças andróginas e silhuetas exageradas como pantalonas cropped, jaquetas bomber, e camisas longas, parecidas com as desfiladas por Jacquemus. O Pink também é sexy, e como! Para deixar de lado a suavidade “bonequinha” da cor, e quebrar o romance, invista em peças que tenham shapes ousados. O pink peacock apresentado por Moschino é um tom vibrante sedutor, maravilhoso para o efeito.

Se você é do tipo que não resiste a um look preto dos pés à cabeça, o fúcsia pode ser uma boa pedida. Seja em forma de uma bolsa, um sapato, ou uma jaqueta, para ser o protagonista da sua produção, como a Prada, por exemplo, que combinou um full look cinza com bota coturno pink, e Gucci com meias de renda no tom. Opte por acessórios e joias discretas e deixe o cabelo tomar seu formato natural, a beleza “ I woke up like this” é truque certeiro para garantir ares mais informais.

PINK IS THE NEW BLACK! ZMAGAZINE 31


Via Turquia

guiaturca

Primeira A capital dos Otomanos

por Gonca Kaya

Fotos: Divulgação

cidade de Bursa, localizada a 155 km de Istambul, é uma boa opção para aqueles que estiverem com bastante tempo e queiram fazer uma viagem de aproximadamente duas horas de carro. Chamada de “a capital da seda” da Turquia, essa cidade, que tem 1.9 milhões de habitantes, possui muito mais a oferecer do que somente mercados antigos que vendem o tecido. Conhecida como Prusa ad Olympium durante o Império Romano, a história do local começa a dois mil anos antes de Cristo. Já em 1.326 d.C, ela se tornou a primeira capital do Império Otomano. Por isso, a cidade possui mausoléus de vários

Saiba o que encontrar em Bursa

32 ZMAGAZINE


Koza Han

Grande mesquita

Túmulo Verde

Mesquita Verde

sultões entre muitos outros monumentos antigos que ainda decoram a cidade. Entre os mais importantes estão a Mesquita Verde e o Túmulo Verde, dos anos de 1.400; o Koza Han, mercado do final dos 1.400 com inúmeras lojas que vendem todo tipo de tecidos feitos de seda; a Grande Mesquita, que destaca com sua beleza e um lindo chafariz de mármore que fica no centro dela; além de exemplos únicos da arquitetura otomana. Também vale destacar os mais de três mil banhos termais devido à proximidade de uma área montanhosa onde encontramse várias nascentes de águas termais. Diversos hotéis luxuosos oferecem pacotes e tratamentos com spas e banhos turcos. Depois de um dia explorando a cidade e garimpando pelo labirinto

Uludag

dos antigos mercados, algumas horas nas águas quentes no final do dia é uma experiência realmente tranquilizante e gostosa. Falando de montanhas, uma das mais importantes estações de esqui da Turquia encontra-se bem ao lado da cidade Bursa, um Parque Nacional,

chamado de Uludag. Com 2.540 metros de altitude, essa montanha possui ótimos hotéis que acolhem os apaixonados esquiadores, geralmente de Istambul, já que é possível chegar lá em poucas horas e passar um final de semana com muita festa e ski na montanha nos meses de inverno.

ZMAGAZINE 33


Travel

PAÍSES INCOMUNS PARA CONHECER DE CARRO

Olá, viajante! Como bom colecionador de carimbos no passaporte, você já deve ter pensado em pegar um carro e sair por aí, não é? Escrevi dicas de CINCO países para se conhecer de carro. Vamos lá?

por LUCAS Estevam

CROÁCIA Com praias de fazer inveja às típicas caribenhas, a Croácia chama a atenção por suas paisagens incomuns e por sua rica herança cultural. A tonalidade quase cristalina do Mar Adriático, que banha toda a costa croata, encanta quem se aventura pelas paisagens do país. A dica para conhecer de carro é partir da capital Zagreb rumo ao Sul. Por lá, se situam as belas cidades de Split e Dubrovnik, cenário de gravação da saga de sucesso Game Of Thrones.

FILIPINAS

Fotos: Divulgação

A República das Filipinas é um simpático arquipélago de sete mil ilhas situado no sudeste asiático. Com clima tropical, belas paisagens e praias brancas de água cristalina, as Filipinas sempre encantam. Surf e mergulho são algumas das atividades comuns no arquipélago. Para conhecer de carro, é possível sair da capital Manila e visitar o Vulcão Taal, que fica a apenas 50 km da cidade.

*Lucas Estevam Professional Traveler & Lifestyle Blogger 34 ZMAGAZINE

@estevampelomundo

LucasEstevam1

EstevamPeloMundoTV


POLINÉSIA FRANCESA Afastado de tudo e de todos, o encantador arquipélago de 118 ilhas no Pacífico Sul é o representante da Oceania nesta lista. Próximo à Nova Zelândia, o país encanta pelo ar paradisíaco. Suas lindas e exuberantes praias de areia branca contrastam com as múltiplas tonalidades de azul do mar. A região é ideal para a prática de diversas atividades aquáticas, como surf e mergulho. No Taiti, principal porta de entrada para os turistas que visitam o país, a dica é explorar a cidade de carro.

MADAGASCAR

A ilha de madagascar, em pleno oceano índico, é um verdadeiro paraíso para os apaixonados pela natureza com sua fauna e flora exuberantes. para quem tem interesse em conhecer o famoso lêmure, sugiro visitar a ilha dos Lêmures, que é uma das 47 reservas florestais espalhadas por Madagascar. De carro, o local fica a apenas três horas da capital Antananarivo. Madagascar também oferece lindas praias, como o Mar de Esmeralda, que faz jus ao nome.

Atenção:

JAMAICA Eleita a melhor ilha do Caribe em 2016, a terra do reggae esbanja beleza e tranquilidade. Praias paradisíacas encantam os visitantes pela tonalidade azul turquesa do mar. A cidade de Ocho Rios fica a apenas duas horas de carro da capital Kingston, e oferece fácil acesso a diversas regiões. Se você é fã da franquia 007, não deixe de visitar a James Bond Beach, praia que serviu de inspiração para Ian Fleming escrever os romances do famoso agente secreto britânico.

Verifique se a CNH brasileira é aceita no seu destino. Alguns países da Europa, Américas e Ásia validam o documento, exceto o Japão, já que os turistas precisam estudar a sinalização no idioma local. E fique atento também às leis de trânsito. Você não vai querer levar uma multa internacional, né?!

ZMAGAZINE 35


Conexão Glam

raissazogbi

Cobra is the new onça

O lado fashion do réptil Por Raíssa Zogbi

Fotos: Divulgação

A

no após ano e o animal print se mantém no pódio fashion, com a vantagen de saber trocar de pele a cada época do ano. E, assim como na natureza, elas são mutáveis e ganham novas cores e proporções a cada temporada de desfile. Aliás, as fashionistas levantaram a bola no street style e as marcas marcaram o ponto. Yes, babies! A snake print chegou na moda para roubar a hegemonia da onça com uma pegada urbana, sensual e madura. Com referências dos maximalismos dos anos 80 direto para 2019, o print solidifica a tendência por meio de botas Street Style

de couro, saias longas, minisaias, calças e vestidos de tecidos nobres e fluidos, que qualificam a tendência como a mais versátil da sua turma. Assim como o xadrez foi para 2018, a cobra abre as portas do guarda-roupa para uma infinidade de combinações, mix de estampa e texturas e propostas para várias ocasiões. Isso porque o print é sóbrio, com cores que permitem passear em paletas de contraste ou dentro da clássica dupla black and white. O trunfo está, justamente, no fato de poder tornar a tendência protagonista ou não do look! Isso é lindo e abre portas para testar a ideia em doses homeopáticas ou no look todo.

Street Style

Petar Petrov Resort 2019

Street Style

36 ZMAGAZINE


Fotos: Divulgação

Bella Hadid

Kim Kardashian

Eu, particularmente, amei três formas ousadas para dar start na tendência com sensualidade e vou mostrar para vocês agora!

1)Alto contraste Realçar a estampa com uma cor viva ou até ousar com o neon (queridinho da temporada) é uma saída esperta e completamente fora do comum. O snake print harmoniza muito bem com cores vibrantes como o pink, o vermelho e o azul royal e traz um ar fun para a produção.

2)Basiquinho Fashion que é, a estampa pode ser a estrela do look sim. Para ir de leve na escolha, vale pensar em acompanhar a calça ou saia com uma t-shirt podrinha ou até uma camisa no melhor do hi-lo. Se o ambiente for mais sério, um blazer preto completa a produção sem erro!

3)Nível power Todo de cobra, com vestidos fluidos ou conjuntos coordenados podem ser a chave para uma produção marcante. E isso tem os dois lados da moeda: sim, você será o centro das atenções e, também, ficará mais restrita com as peças. Mesmo assim, dá para testar sobreposições e acrescentar acessórios para transformar em novas propostas.

Truque: se ainda não está preparado para colocar a cobra em peças maiores e com mais presença, comece com uma bota western ou uma nano bag!


Blog Consuelo

consueloblocker

www.consueloblog.com

Paris Capital da Criação O incrível roteiro da Bem in Paris por Edis Lima Por Consuelo Blocker*

Fotos divulgação

E

m Setembro do ano passado, estive em Paris e tirei um dia para fazer o lindíssimo roteiro “Paris Capital da Criação”, idealizado pela minha amiga Edis Lima do blog “Bem in Paris”. Há anos uso seu serviço de transfer e, quando tenho um tempinho, faço um de seus passeios personalizados dentro ou fora da cidade luz. Ela tem um jeito claro de explorar a cultura e o patrimônio da França, cheio de detalhes interessantíssimos! Achei sensacional o Capital da Criação pelo trabalho de pesquisa da Edis em explicar de forma clara algo interessante e perspicaz sobre o contexto histórico da cidade. Paris se posiciona como a capital referência do luxo graças às transformações urbanas, históricas, culturais, políticas e econômicas da metade do século XIX, durante o império de Napoleão III, que exigiu muitas mudanças imprescindíveis para que a França se transformasse no que ela é hoje nas artes, savoir-faire e luxo. O roteiro explica a origem de tudo isso. As duas etapas que fiz foram as seguintes:

Opera Garnier:

Roteiro com Edis Lima do “Bem in Paris”

Lindíssimo teatro! Até hoje é o principal monumento construído no século XIX como parte da reforma urbana de Paris. Tem ligação muito forte com a criação e o luxo. Era o encontro da alta sociedade, da nova burguesia que surge no segundo império com Napoleão III e vai transformar radicalmente Paris através da construção de uma capital nova. Por isso, o roteiro começa aqui.

* Consuelo Blocker é digital influencer, brasileira que vive na Itália, apaixonada por comportamento, life style e moda 38 ZMAGAZINE


A sociedade da época frequentava o Opera Garnier e ficava nos vários balcões para ver e serem vistos. O teatro, que ganha seu nome graças ao arquiteto Charles Garnier, também ostenta no teto da sala do palco uma incrível obra de Marc Chagall, artista bielo-russo que viveu parte da vida na França. É de 1964 e substituiu o original do século anterior. O ponto central da construção é essa escada monumental, onde Garnier utilizou vários tipos de mármore. Com 35 anos, ele venceu o concurso de arquitetura e cuidou de cada detalhe dessa construção, selecionando outros artistas, pintores e escultores.

L’ècole des arts Joailliers: A seguir, fomos à L’ècole des arts Joailliers por Van Cleef & Arpels, um ambiente ultraelegante. A tradicional marca joalheira oferece cursos que duram de duas a quatro horas para aprender a história da joalheria e como montar uma pedra numa joia (pondo a mão na massa mesmo) e a laquear.

São 20 cursos diferentes e você pode escolher o seu favorito… ou até mais que um! Achei incrível e a Edis pode organizar tudo isto para você! Esse roteiro ensina toda a origem histórica que explica como Paris virou hoje o que é, esse centro do luxo e da criação. Adorei, foi fantástico!

ZMAGAZINE 39


Moda Europa

fashionschool_portugal

Semanas de Moda

Portugal

Tendências para usar já! por Raquel Guimarães

O

Moda Lisboa e o Por tug al Fashion ditaram algumas tendências incontornáveis no país, no Inverno 2019. Entre os dias 7 e 10 de março, a capital portuguesa recebeu o Moda Lisboa, com o tema “Insight”, 31 coleções apresentadas e 21 desfiles. Já em

Porto, no Portugal Fashion, entre 14 e 17 de março, a mensagem de sustentabilidade compôs a edição com 33 desfiles, propostas de quase 50 criadores e o espaço Bloom dedicado a novos talentos. Como por aí no Brasil, o outono já chegou, vale olhar as cinco tendências que se destacaram nos eventos.

Cor

Maria Gambina Cor, muita cor são as premissas para um inverno aquecido e alegre.

Glitter

Carlos Gil

Fotos: Divulgação

Foram vários os looks que se apresentaram nesta tendência, em que o brilho domina a imagem no feminino.

40 ZMAGAZINE


Nude

Micaela Oliveira Os looks nude serão uma excelente aposta, principalmente em sua totalidade. Lembre-se de que deve optar por um tom que harmonize com a sua pele.

Tie dye

Luis Buchinho Esta tendência veio para ficar e para fazer uma ligação à natureza.

Vermelho

Nuno Baltazar O tom quente que veio enaltecer a sensualidade feminina ganha cada vez mais espaço nos looks do street style. No inverno de 2019 não será diferente!

ATÉ A PRÓXIMA

EDIçÃO

ZMAGAZINE 41


Fashion

Novo varejo A na moda

Fotos: Divulgação

Futuro das lojas e da forma de vender

42 ZMAGAZINE

chegada dos smartphones foi r e s p o n s á ve l p o r mudar grande parte da dinâmica da sociedade. Novos relacionamentos, experiências, compor tamentos que afetam diretamente o mercado. A tecnologia impulsiona a chegada de novos mecanismos de venda: marcas são lançadas no mundo digital, lojas físicas criam seus próprios e-commerces e, acredite, já existe o fluxo contrário também: o online se solidificando em espaços para experiências do consumidor. Surge um cenário misterioso, cheio de dúvidas e perspectivas. A Z Magazine entrevistou a Coordenadora da PósGraduação de Negócios e Varejo de Moda da FAAP, Marília Carvalhinha, que traçou um panorama sobre as novas formas de se chegar até o consumidor. Acompanhe.

Fotos: Divulgação

por RaÍSSA ZOGBI


O varejo se reinventa de acordo com os novos comportamentos e mercado. Quais serão as principais características do varejo do futuro? O varejo tende a integrar ambientes físicos e virtuais, utilizando linguagem coerente em todos os pontos de contato com o cliente. Além disso, já no presente, as empresas conseguem personalizar a experiência do cliente através do uso de seus dados, captados dos cadastros, das mídias sociais e dos caminhos percorridos dentro dos ambientes virtuais. O uso destes dados pode ir muito além, quando combinado com ferramentas de inteligência artificial.  Apesar de tecnológico, o varejo do futuro certamente buscará parecer humano e personalizado, para ir além da venda ocasional, conquistando o coração dos clientes em busca de sua fidelização. Como a experiência humana vai interferir nas vendas? A experiência sempre foi um fator f u n d a m e n t a l p a r a o c l i e n t e.   A diferença é que a concor rência era mais difusa, fazendo com que muitas empresas conseguissem se manter no mercado mesmo sem proporcionar uma experiência de compra satisfatória.   Porém, em uma sociedade hiperconectada, o cliente pode facilmente localizar alternativas de consumo.  Desta forma, cada vez mais a experiência está sendo levada em conta para diferenciação e criação de conexões com o mercado. O desafio atual é proporcionar experiências significativas em um ambiente virtual saturado de marcas e ofertas. É por isso que os maiores e melhores players do mercado online estão estabelecendo pontos de venda físicos.

3) Na sua opinião, os e-commerces podem acabar com a venda física? A loja física continuará existindo, mas seu papel está mudando. Cada vez mais, as lojas buscam criar relações emocionais e mais profundas do cliente com a marca e seus produtos.  O ambiente físico tem muito mais elementos para isso, pois consegue explorar os cinco sentidos.  A venda em si pode acontecer na própria loja, mas também pode acontecer em qualquer um dos canais de venda online.   “A moda é um dos setores mais relevantes do Brasil, gerando cerca de 1 milhão de empregos apenas no varejo. Em um ambiente com grande diversidade de nicho e formato de atuação, é latente a demanda por profissionais que buscam conciliar habilidades criativas às de gestão”. De acordo com essa afirmação, quais serão as principais demandas de profissionais para o novo varejo? O novo profissional do mercado de moda, como um todo, precisa combinar competências criativas com habilidades analíticas e voltadas para resultados. O número de variáveis no mercado de moda é imenso. Não há outro mercado com tantos produtos, cada um com variedade de cores e tamanhos.   Para tornar tudo ainda mais complexo, a cada coleção quase todos são substituídos.   Por isso, sempre foi muito importante ter uma perspicácia, uma intuição do que tenderia a funcionar melhor com o consumidor.  A criatividade continuará a ser importante, mas agora também é preciso ter um pouco mais de análise dos dados. 

A tecnologia é a responsável pelas mudanças do varejo? A tecnologia é responsável pela mudança da sociedade.  A aceleração da evolução tecnológica vem mudando a forma como as pessoas vivem e sentem o mundo. Discutese se a nossa espécie está preparada para, de fato, se adaptar a todas essas mudanças nessa velocidade cada vez mais frenética.  O varejo é apenas uma parte do mundo que vem tentando se adaptar a essa evolução tecnológica que nós mesmos buscamos.

ZMAGAZINE 43


Qual o papel das redes sociais nesse novo mercado? As redes sociais assumem a frente de um novo sistema de comunicação.  A princípio eram relativamente orgânicas, e marcas pequenas conseguiram se distinguir e crescer com pouco investimento, mas está cada vez mais caro fazer publicidade realmente impactante nas redes sociais e na internet, como um todo.  Esse movimento está trazendo novamente ao domínio às empresas maiores, com mais poder de investimento.

O novo varejo impacta a sustentabilidade? Ainda há muito o que ser trabalhado. Por um lado temos um consumidor muito mais consciente e informado.  Por outro, temos imensas barreiras para ser efetivamente sustentável.  Um dos aspectos no qual a venda online é pouco sustentável é o de embalagem, pois cada entrega envolve diversas camadas de plástico e papelão com diferentes funções, desde a proteção do produto até a comunicação com o cliente. 

Fotos: Divulgação

“O novo profissional do mercado de moda, como um todo, precisa combinar competências criativas com habilidades analíticas e voltadas para resultados”

Como será o atendimento para o cliente? Deveria ser como o cliente quisesse. Porém, muitas vezes, a marca não está preparada para atender com a mesma qualidade um cliente pelo seu email de SAC, pelo chat do e-commerce, pela loja, pelo Direct do Instagram e pelo Inbox do Facebook.  São muitos pontos de contato e um cliente muito imediatista, também consequência da aceleração da sociedade contemporânea.  Quando você manda um Direct no instagram, não quer esperar 24 horas para ter uma resposta, certo?  Porém, para a empresa, tende a ser mais complicado responder adequadamente pelo Instagram do que pelo seu sistema de email.  

44 ZMAGAZINE


Aniversário Lala Rudge Z108 “Desde adolescente pensava em ter algo meu, com meu nome ou minha marca, mas nunca esperei a visibilidade que tenho hoje, criei o blog para escrever para as minhas amigas, que sempre pediam dicas de viagem, novidades legais, looks...”.

Isabeli Fontana Z111 “Viva bem o presente com diligência em tudo que faz porque o sucesso do futuro estará garantido”

Grazi Massafera Z115 “A vaidade é uma coisa, ter carinho e cuidar de si é outra. A vaidade é uma coisa pro outro.”

ESPECIAL 150 Um salve para as entrevistas mais badaladas da Z Magazine

Gabriela Pugliesi Z105 Fotos: Fotos:Divulgação Divulgação

“Ser saudável é ser leve, é se cuidar, é amar as pessoas”

46 ZMAGAZINE

S

ão 15 anos. Acrescente um zero na frente e chegaremos no número de edições impressas até hoje. That’s it, babies! Ininterruptamente, a Z Magazine alcança sua revista número 150 e ultrapassa nove mil páginas impressas.

Entre capas, matérias, notas, dicas, desfiles, street style e inspirações, resolvemos selecionar algumas entrevistas marcantes para relembrar a nossa trajetória. Mais do que isso... frases marcantes para continuar nossa missão de te inspirar. Vem com a gente?

Lu Tranchesi Z119 “Estilo é saber misturar peças fast fashion, baratas e achados com itens clássico da moda.”


Carol Bassi estilista Z104

Agatha Moreira Z114 “Eu adoro trabalhar com desafios e cada um veio no momento certo da minha carreira. Meu trabalho como atriz é me entregar de corpo e alma a cada personagem.”

“As joias são carregadas de histórias. Cada uma conta algo e é símbolo de um momento inesquecível. Adoro ouvir essas histórias, seja na elaboração ou na restauração.”

Patrícia Bonaldi Z110 Carol Castro Z117 “Eu fui aprendendo muito ao longo dos anos, me envolvendo e me interessando mais pela moda. Nunca deixei de ter o lado rock’n roll que me acompanhou na adolescência, mas hoje em dia tenho um perfil mais clássico.”

“Acredito que toda mulher quer se sentir bonita e feminina. É nisso que penso quando crio uma peça. Utilizo modelagem, materiais, texturas e recortes para alcançar esse objetivo. É daí que vem essa identidade, da combinação destes itens de formas diferentes.”

Dudu Bertholini Z143 “A moda do século XXI está aqui para quebrar tabus e nos fazer entender que somos lindos em nossas diferenças. Estamos em um momento de ressignificação e libertação através da moda.”

Liana Thomaz Z142 “Comecei criando peças bem comerciais, focada em vendas, e aos poucos fui adicionando identidade à marca, criando um estilo muito próprio. Comecei a marca com apenas uma costureira e uma máquina, sempre preocupada em ter produtos com qualidade indiscutível. Assim a Água de Coco foi se transformando no que é hoje.”

Hugo Gloss Z118 “Eu sou bem sincero, procuro sempre dar a minha opinião, mas com educação. Acho que agressividade não leva ninguém a lugar nenhum.”

ZMAGAZINE 47


Aniversário Carol Hungria estilista Z127 “Além de pesquisar bastante, ela não deve esquecer de se divertir, o casamento é um momento prazeroso, mágico e essa é uma etapa que não merece estresse”.

Ricardo Almeida Z141 “Entendemos a abordagem do resgate da elegância dos tempos de ouro da seleção e levamos isso com a linguagem da minha marca e da minha assinatura de estilo, que é a modelagem slim fit e tecidos de alta qualidade.”

Valdemar Iódice Z143 “Eu acho que a moda se relaciona com a arte em nível de cores, formas, histórias e detalhes. Os instrumentos vão se modernizando, mas a arte continua fazendo parte da essência da moda.”

Fernanda Souza Z118 “Penso em alguma coisa legal de dividir com as pessoas e ser sincera, sempre no lado da diversão.”

Edu Pombal Z107 “Gosto de criar moda, ser criativo, ter sempre coleções surpreendentes e sofisticadas, sem deixar que todas as interferências econômicas e sociais, que estamos vivendo interfiram no resultado final do trabalho.”


Homem

Back to 90’s

O resgate grunge e sporty do guarda-roupa masculino

O

ditado é: tudo que vai, volta, especialmente quando se trata de moda! Agora, as referências os anos 90 estão entre nós. Neste período, saímos do excesso da década anterior e adotamos o mood relaxado, rebelde e minimalista. Vimos o nascimento do estilo grunge e sporty e o crescimento do streetwear, voltado à cultura sneaker com silhuetas oversized. Separamos aqui as principais heranças da época para você resgatar e se jogar na nostalgia! Vamos lá?

1 Casual enriquecido Os adornos da moda na década eram voltados ao estilo rap e rocker, com joias encorpadas e extravagantes que compensavam, muitas vezes, o casual também presente. Correntes pesadas, pingentes e pulseiras superdimensionados e bonés de beisebol estão entre os itens que têm passe livre nesta temporada!

3 Tênis retrô Os daddy sneakers já são a tendência vintage que mais ocupa os pés do street style. Agora, para preencher o armário masculino, marcas como a New Balance relançaram seus sucessos de época. O modelo 997, por exemplo, foi repaginado para 997H, como referência à “Hypothesis” de relançar a versão anterior.

Fotos: Divulgação

2 Bagunça aí! O estilo messy foi febre nos anos 90 por refletir toda a rebeldia da época, transmitida também para os cabelos que abandonaram o pente e o gel típicos da década anterior. Quem se lembra dos fios espetados de Brad Pitt, dos despenteados de Leonardo DiCaprio ou do volumoso de George Michael? Os clássicos estão de volta e a dica é: adote um spray texturizador e abandone de vez a escova!

50 ZMAGAZINE


Timberland - R$999,99

4 Windbreakers As jaquetas corta-vento fizeram um retorno épico nas últimas temporadas. A peça impermeável é perfeita para projetar um estilo vintage esportivo, especialmente quando usada em color block, como a releitura autêntica da Timberland na nova coleção Urban Hiker.

5 Relaxed pants As calças cargo tiveram o seu momento nos anos 90, enquanto as originais eram oversized, hoje elas tendem a aparecer com um fit slim. Por outro lado, o must-have da década para um estilo característico relaxed e street era o baggy. Para os looks street a regra é simples: quanto mais folgada nas pernas, melhor!


Fashion for men

Tecido da vez O nome delE é sarja

S

eu sobrenome é versatilidade. Nem formal e nem informal. As peças confeccionadas com sarja podem compor diferentes propostas independente da ocasião e do seu mood. “Essa tendência se torna cada vez maior no meio masculino, já que permite maior praticidade e estilo”, explica o diretor da Camelo, Adriano Furlan. E o que não faltam são maneiras diferentes de usar o tecido. Anote!

CASUAL & CHIC Fotos: Divulgação/Street Style

Outra estratégia é utilizar apenas a calça. O modelo de sarja é o substituto cool do jeans e da alfaiataria, já que permite sair do clichê sem arriscar perder a sofisticação, tanto para eventos casuais quanto para trabalhar. “O homem pode usar somente a calça do costume com uma camisa e um tricot ou uma polo. Assim, ele está pronto para uma ocasião informal, como aniversários e confraternizações. A mesma possibilidade é usar apenas o paletó com calça jeans, tornando o look despojado”, explica. 52 ZMAGAZINE


LIKE A GENTLEMAN Os apaixonados em alfaiataria podem quebrar a seriedade do clássico com a descontração do tecido. “Nessa situação é interessante o costume completo de sarja. Apenas coloque uma camisa e gravata que combine com as peças”, aconselha Adriano.

COR CERTA Apesar da variedade de cores que você pode encontrar, Adriano chama a atenção para as peças neutras, que permitem mais combinações. “Optamos por uma cartela com três tons básicos: areia, cinza e marinho. Além de trazer mais facilidade na hora da combinação do look, elas podem ser usadas em qualquer situação. Mas, não deixe de testar cores vibrantes que estão em alta”, alerta o empresário. ZMAGAZINE 53


Express

Q

nista hio

e l p f a a s P

uando se trata de moda, são inúmeros os lugares em que podemos buscar inspirações, e o universo do entretenimento está nas primeiras páginas desse manual. Com o fluxo de informações, é fácil ver uma peça que cruzou a passarela vestindo protagonistas logo na semana seguinte. Por isso, demos luz às principais tendências atuais que personagens fashionistas das telinhas usaram para você se inspirar. Câmera e... ação!

Dossiê das personagens mais estilosas das telinhas

Fotos: Divulgação

A série: “Sex And The City” A personagem: Carrie Bradshaw A tendência: Mix de estampas.

54 ZMAGAZINE

Quer personagem mais fashionista que essa? Carrie Bradshaw ganhou fama nas telinhas por suas produções icônicas e ousadas que muitas vezes nos fizeram pensar: “só ela pode usar isso!”. Pois bem, querida leitora, Paco Rabanne e Versace desfilaram na última temporada para nos mostrar que todas podem ser Carrie! A rainha do mix de estampas já reunia animal print, palha e listras em um só look antes mesmo de ser tendência. Agora só nos resta assistir à série novamente para caçar novas inspirações da personagem!


A série: “Gossip Girl” A personagem: Blair Waldorf A tendência: Tiaras acolchoadas. Q u e m c o n h e c e B l a i r Wa l d o r f certamente vai se lembrar de suas famosas tiaras, usadas para expressar poder em meio à hierarquia da elite de Manhattan. Depois que Miuccia Prada anunciou a volta do acessório no desfile Prada Verão 2019, ele se fez cada vez mais presente no street style e é aposta certa para completar um look casual.

A série: “Dynasty” A personagem: Fallon Carrington A tendência: Alfaiataria. Na série, a personagem Fallon Carrington é sinônimo de poder, e nada melhor que a alfaiataria para traduzir o sublime status. Em produções monocromáticas e muitas cores fortes, a herdeira – e os desfiles de Carolina Herrera e Alexander McQueen – nos mostra que, para transmitir elegância, o fit tem que ser perfeito.

A série: “Outlander” A personagem: Claire Fraser A tendência: Xadrez. A padronagem foi criada na Escócia em meados do século XVIII para identificar os clãs da sociedade. Com o cenário de Outlander, a viajante do tempo, Claire Fraser, se vê obrigada a adotar o figurino da época em vestidos medievais. O clássico ainda apareceu como resgate na coleção de inverno 2019 da Dior, embutido em uma vibe grunge com acessórios statement que pesaram a produção.

ZMAGAZINE 55


Express

APP FOR FASHION LOVERS

Saiba como descobrir looks fashionistas por aplicativo

Fotos: Divulgação

J

Beatrice Stopa

Por Mariana Arruda

á é febre entre as apaixonadas por moda. Com nada menos do que 3,1 milhões de seguidores no perfil internacional do Instagram, o LIKEtoKNOW.it é um dos aplicativos mais tecnológicos voltados ao mundo fashion. Nele, as influenciadoras postam fotos e dão dicas de compra. “Uma boa maneira de interação. É possível comprar o look de uma pessoa que mora na China e que você nunca viu antes, mas que adorou o post dela no aplicativo”, conta a jornalista e influencer Beatrice Stopa. São 35 mil influenciadoras cadastradas e um milhão de

marcas disponíveis no app. “A rewardStyle se posiciona como uma plataforma premium de influenciadores, e isso diz respeito ao nível que qualidade de conteúdo e também às marcas que fazem parte”, explica Gabriella Coffoni, a responsável pela plataforma na América Latina. Beatrice é uma das integrantes do time brasileiro no app. Lá, ela posta produções com seleção de peças parecidas ou semelhantes a da foto com o intuito de ajudar os usuários a “roubar” o look. “É bom porque as marcas também conseguem mais conteúdo de pessoas usando as suas roupas”, diz.

Fotos: Divulgação

HOW TO DO IT O conteúdo é livre, a escolha dos produtos, e as fotos habilitadas são escolhidas 100% pelo influenciador. “Ele tem a liberdade de marcar qualquer tipo de produto na foto”, diz Gabriella. Porém, as publicações pagas por marcas ou em parceria com o aplicativo, possuem um briefing para seguir. “Como eu já fiz com a Loungerie e com a Farfetch, por

56 ZMAGAZINE

exemplo, existe a necessidade de saber o que a marca quer transmitir com aquele conteúdo”. Ou seja, se a influencer recebe a proposta de falar de sale, existe um briefing com o preço das peças e com o direcionamento da comunicação. “E quando eu vou postar por livre espontânea vontade, eu escolho as marcas que são parceiras e que eu gosto mais”, completa Beatrice.

Um dos pontos altos do app para a influencer é que lá é possível dar dicas de todas as peças de uma vez só. “Às vezes eu não consigo responder todo mundo. Então, é bom porque as pessoas conseguem ver produtos idênticos ou semelhantes em um lugar só”.


Confira quatro maneiras de utilizar o app:

DICA DA Z!

Além de escolher a sua peça favorita, o LIKEtoKNOW.it é um baú de inspirações. Confira quatro maneiras de utilizar o app:

1

Salve tudo!

Reúna os seus looks favoritos em um só lugar. Dê o coraçãozinho nas combinações que você mais gostou e acompanhe as suas influencers favoritas.

2

Dois em um

3

Ah! Se você achar um look dos deuses no Instagram. Don’t worry! É só ver se a foto possui o logo do LIKEtoKNOW.it no canto direito da tela. Se sim, basta fazer um screenshot, que ele fica salvo nos seus favoritos. Uma ótima forma para consultar as suas peças favoritas a hora que você quiser!

5

Wishlist

Além de encontrar o link de compra direto, é possível montar a sua própria lista de desejos. Muito mais legal que encher o carrinho online dos sites, né? Os produtos ficam ali em um cantinho só pra ele, e você pode voltar para ver depois.

Be a influencer! 4

E se você gosta de fotografar o look do dia, é possível adicionar as suas fotos no seu perfil e dar a dica da loja. Legal, né?

Find your people!

Encontre pessoas que tenham o seu lifestyle. “É mais do que apenas se identificar com uma forma de se vestir é encontrar fatores realmente relevantes para a vida”, diz a responsável pela plataforma.


Joia sustentável Depois de invadir a moda, a sustentabilidade ganha espaço no universo das joias. Ufa! E, alinhada com esse discurso, Carol Bassi Jewelry lança sua primeira coleção sustentável, com brincos, anéis e colares em ouro branco pontuadas por pedras como esmeraldas, água marinha, tanzanita e quartzo rosa, que aparecem em algumas peças misturadas com diamantes. O ouro da linha é todo reutilizado, enquanto as pedras fazem parte do acervo da joalheria. Mas, calma! Não acabou. O lado consciente vai longe, já que 10% das vendas da coleção Nature será destinada ao Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel, de Minas Gerais, que trabalha em prol da conservação de ecossistemas a partir de cursos e mobilizações. www.gallerist.com.br / www.shop2gether.com.br

Fotos: Divulgação

Tom Ford no CFDA

Tim Walker, sim! Quando arte se mistura com moda, o resultado é sempre positivo! Tim Walker, um dos fotógrafos mais importantes de sua geração e da história da moda, foi homenageado com uma exposição no museu Victoria & Albert, em Londres. “Tim Walker: Wonderful Things” trará uma seleção de imagens icônicas da trajetória do fotógrafo, dentre elas, 10 fotografias exclusivas, e será inspirada nas obras do acervo do V&A. A exposição fica em cartaz até 13 de junho de 2019.

58 ZMAGAZINE

Depois de 13 anos de liderança de Diane Von Furstenberg, que serviu como chairwoman do CFDA, ao lado de Steven Kolb (CEO do CFDA), Tom Ford assume o cargo. Confirmado como o novo chairman do Conselho de Estilistas Norte-Americanos, em uma decisão confirmada ontem pela banca de diretores da associação, que conta com nomes como Michael Kors, Tommy Hilfiger, Ralph Lauren e Ashley Olsen - além da própria Diane Von Furstenberg - entre outros. A ideia é dar maior visibilidade e oportunidade aos estilistas americanos globalmente.


Hermès make e skincare Quem pensa que só de bolsas vive Hermès, se engana! Depois de fazer sucesso com uma linha de perfumes, a marca anunciou que em 2020 abre as portas para um portfólio com produtos de skincare e maquiagem. De acordo com a plataforma Business of Fashion, as coleções estão sendo desenvolvidas internamente, mas serão fabricadas por fornecedores terceirizados, principalmente na França e na Itália. Além disso, já faz parte desse projeto embalagens sem o uso de plástico, para reafirmar o momento atual sustentável da marca.

Zara in Brazil Wlecome again, Zara! A marca espanhola que está em mais de 50 endereços por todo o Brasil já tem sua loja online pronta para estar no topo da lista de queridinhos. O e-commerce passou a funcionar no dia 20 de março com a promessa de ter total integração com as lojas, ou seja, sem haver diferença de peças vendidas no site e fisicamente. Detalhe: a entrega acontece no Brasil inteiro e, depois da compra, você pode escolher se quer receber em casa ou retirar em alguma loja física em regiões como São Paulo, Rio, BH e Curitiba que têm a opção de entrega no dia seguinte. As sortudas que moram na Grande São Paulo podem receber ainda no mesmo dia! www.zara.com/queridobrasil


Cinema

O Sol Também é uma Estrela

Ugly Dolls

Fotos: Divulgação

Aladdin Após um jovem humilde encontrar uma lâmpada mágica com um gênio que pode lhe conceder desejos, Aladdin tenta conquistar o coração de Jasmim, por quem se apaixonou, mas logo descobre que a jovem é na verdade uma princesa que está prestes a ficar noiva. Com a ajuda do Gênio, interpretado por Will Smith, ele tenta se passar por um príncipe para conquistar o amor da moça e a confiança de seu pai. Estreia: 23/05

Moxy, Wage, Babo, Ice-Bat, Ugly Dolls e seus outros amigos batalham com o desejo de serem amados, mesmo sendo diferentes. Subvertendo a ideia do feio como um adjetivo negativo, eles descobrem que não é preciso ser perfeito para ser incrível e fazer amizades. Estreia: 16/05

Tudo O Que Tivemos Bridget precisa voltar para a casa de seus pais ao descobrir que a sua mãe, com Alzheimer, sai pelas ruas em meio a uma grande tempestade de neve. Ao retornar, a moça precisa lidar com o teimoso pai Burt e o irmão Nicky enquanto discutem se devem colocar Ruth em uma casa de cuidados para memória ou não. Estreia: 02/05

Vingadores: Ultimato Após parte das criaturas vivas serem eliminadas por Thanos, Os Vingadores são obrigados a lidar com perda de amigos próximos e ao mesmo tempo tentar resgatar Tony Stark, que está perdido no espaço sem água e comida. Por isso, Steve Rogers e Natasha Romanov precisam liderar o resto da equipe e lutar contra o titã louco. Estreia 26/04

60 ZMAGAZINE

Fotos: Divulgação

Natasha é uma pessoa extremamente pragmática que não acredita em destino, apenas em fatos comprovados pela ciência. Em menos de doze horas a sua família deverá ser deportada para a Jamaica, mas antes que isso aconteça, a jovem se vê perdidamente apaixonada por Daniel e coloca todas as suas convicções em questão. Estreia: 16/05


Bookstore

Ícones da

moda brasileira Moda à brasileira: O guia imprescindível para os novos tempos da moda - Alice Ferraz Em seu primeiro livro, Alice Ferraz engloba os novos tempos da moda como uma maneira de quebrar paradigmas sobre o que “pode” e o que “não pode”. A fundadora da agência de influencers F*Hits usa sua expertise para ensinar como raciocinar o modo de se vestir para servir à quem você quer e precisa ser. Uma ótima forma de se reinventar! Editora Gente. R$30,00.

Estúpida, eu? Camila Coutinho

A história de Camila Coutinho começou com blog “Garotas Estúpidas” e se consolidou em uma profissão que garante a ela um lugar na lista das 500 pessoas mais influentes da moda no mundo. Com uma linguagem acessível e bem-humorada, ela conta o que fez para transformar seu hobby em um grande negócio, além de compartilhar ideias sobre o que podemos esperar do futuro da moda em um mundo cada vez mais conectado. Editora Intrínseca. R$49,90.

Chic Profissional - Circulando e Trabalhando Num Mundo Conectado - Gloria Kalil Em meio a um mundo globalizado e cada vez mais dinâmico, Gloria Kalil aborda as maneiras de se apresentar no ambiente profissional, desde a elaboração do currículo até o modo de se portar na confraternização da empresa. A consultora de moda reúne todas as dicas sobre como ser feliz e eficiente na vida profissional em um guia completo para quem precisa se encontrar no mundo conectado. Editora Paralela. R$44,90.

O Essencial

Costanza Pascolato

A empresária e consultora de moda à frente da tecelagem Santaconstancia é considerada uma das mulheres mais elegantes e influentes do país. Em “O Essencial”, ela reúne dicas simples sobre como ter estilo apenas com peças básicas e práticas. Com seu bom humor natural, Constanza alterna lições de estilo e de vida para ensinar que, tão importante quanto a roupa que você veste, é a maneira como escolhe se comportar: sua atitude e inteligência. Editora Sextante. R$59,90

Viva O Fim Almanaque De Um Novo Mundo André Carvalhal

O fim é o começo. Essa é a maneira como André Carvalhal termina o ciclo de “A Moda Imita a Vida”. Nessa obra, ele experimenta novos desafios e se debruça sobre os valores sociais, ambientais e culturais que afetam nossas escolhas diárias para refletir a mudança que buscamos no mundo. Em um verdadeiro almanaque, o autor mapeia os novos movimentos em diversas áreas da atuação humana e recomenda maneiras de aprofundar os estudos. Editora Paralela. R$39,90. ZMAGAZINE 61

Fotos: Divulgação

5 livros para aprender mais com os melhores profissionais do país


numerologia

Por Aparecida

A energia para o quarto mês do ano

aparecidaliberato.com.br aparecidaliberato

A

ssim que um novo mês chega, a sua energia muda. Conhecendo os desafios e as oportunidades que essa nova vibração mensal traz, você poderá viver com mais equilíbrio, lidar melhor com as dificuldades e aproveitar positivamente cada momento.

Descubra qual é a sua energia atual fazendo o seguinte cálculo: Some o dia + o mês de nascimento + o ano do último aniversário (2018 ou 2019)

Exemplo: 18/03/2019 2+4 = 6 Este é um mês bem interessante em que há um movimento i n c o mu m q u e va i t r a z e r oportunidades para vivenciar certas situações pela primeira vez. Você visualiza novos rumos, recebe notícias que esperava ou até inesperadas. O que estava parado ou em processo muito lento passa por um aquecimento e começa a vibrar trazendo esperança e muito ânimo. O seu ano 1 colabora para um novo início e Abril traz as mudanças necessárias para que você ouse com criatividade e entusiasmo. Vá em frente! Em meio a este ano em que você vem se sentindo mais livre para fazer o que gosta e o que manda seu coração, este é um mês diferente em que você se isola um pouco para refletir. Você se torna mais crítica e exigente consigo mesma e também com os outros. Está mais sensível, questiona tudo. Sua intuição está aguçada e seu senso do que é correto ou não faz com que assuma atitudes que outros podem não gostar e não entender. Por isso, tenha cautela antes de expressar o que pensa. As dúvidas são de todo o tipo e você pensa sobre o que quer em sua vida.

62 ZMAGAZINE

1+8+0+3+2+0+1+9 = 24

CONSULTE O Número 2 Você trata de assuntos e documentos relacionados com a sua família e pode ter mais responsabilidades. Há possibilidade de desentendimentos se você tiver uma atitude intransigente. Portanto, a conversa é muito importante e você aprende um pouco mais sobre si mesma e como é capaz de se adaptar a outras pessoas e às opiniões, decisões e necessidades delas. Alguns relacionamentos devem ser reposicionados neste mês, por isso você terá que expor claramente o que pensa para as pessoas. Muitas decisões importantes são tomadas neste período. Isso se deve ao fato de você ter mais coragem de enfrentar as situações e se posicionar. Você consegue agora analisar as circunstâncias com clareza e com racionalidade, sem sentimentalismos. Você se sentirá valorizada no trabalho e na vida pessoal e social. Será desafiada a buscar soluções para problemas em geral. Seja determinada e eficiente. Um ano 4 direciona você para organizar a sua vida e, neste mês, você dá um passo à frente e pensa mais longe, ambiciona projetos grandes.


Este é um mês de muitas surpresas que você nem imaginava. Algumas delas envolvem pessoas do passado, com quem você não tem contato há muito tempo. Outras exigem que você tenha bastante energia pessoal já que vai ter que resolver assuntos inesperados. Algumas situações chegam ao fim e não há o que fazer. O ano 5 traz mudanças e transformações. Esta é a hora das importantes decisões que implicam em mudança de estilo de vida. É necessário ter a criatividade para transformar essa situação em uma oportunidade de conquistar seu espaço pessoal.

Embora seja um ano de revisão pessoal, neste mês você terá um desafio que é lidar com as pessoas. Há possibilidades de atritos durante esta vibração carregada de energia nervosa. A sua tolerância está muito baixa e é necessário que você cuide de si mesma buscando alguma atividade para relaxar. Somente com calma será possível conversar e chegar a algum acordo. Se você estiver disponível para conversar, irá perceber que pode aprender muito com as pessoas e até entender suas razões. Tudo pode ser resolvido pelo diálogo.

Este é um mês de felizes encontros e de comemorações. Você pode receber alguma promoção ou algum presente. Pode obter, também, um valor por algum negócio realizado. Você está mais animada e é envolvida em uma onda positiva do universo. Quer embelezar seu local de trabalho ou sua casa. Viagens são possíveis. Este é um ano de focar em seus objetivos para conquistar o que deseja. E este mês traz toda a liberdade e pensamento positivo que você precisa. Por outro lado poderá enfrentar julgamentos e rivalidades. Mas você está forte e lida bem com essas oposições.

Este é um mês muito importante porque marca o início de uma nova fase. Tudo o que não mais deve fazer parte da sua vida ficou para trás e agora você mira o futuro, se enche de energia e começa. Este é um mês de ação e exige atitude! Seja independente e não tenha medo das novas responsabilidades. Você recebe o apoio de amigos, familiares e colegas. Os assuntos de relacionamentos familiares e profissionais devem ter a sua atenção agora. É preciso interferir no que não está bem. Posicione-se. Seja forte e resolva os problemas.

9

Organize sua vida. Livre-se de tudo o que não é produtivo. Você tem acumulado bens que não trazem resultados satisfatórios. Só dão trabalho. Então está na hora de resolver e tirar do caminho para facilitar seu rumo. Condições externas, que você não consegue controlar, podem trazer alguns impedimentos e você fica sem poder agir como deseja. O mais importante agora é aceitar e enfrentar a realidade. Não há lugar para sonhos ou devaneios. Este período é necessário para que você coloque limites em situações já desgastadas e que poderão prejudicá-la no futuro.

ZMAGAZINE 63


Beauty

C. Kamura Express Campinas

Cambuí ganha unidade aconchegante e completa da marca de BEAUTY

Profissionais da marca celebraram a chegada do C. Kamura Express no Cambuí 64 ZMAGAZINE

Fotos: Mariana Arruda

O

cabelereiro da moda. É assim que Celso Kamura e seu time de peso são conhecidos por todo o país. A assinatura inconfundível se comprova a cada nova unidade e o alvo da vez foi Campinas. Agora, a cidade recebe no coração do Cambuí, o novo formato de salão da marca: C. Kamura Express. Josi Carini, hairstylist do grupo há nove anos, passou por um crescimento dentro da marca até se tornar proprietária dessa unidade. “Comecei como auxiliar e fui crescendo até me tornar uma profissional completa. Tenho uma paixão muito grande pela marca e sempre me dei muito bem com o Celso. Além disso, gosto de salão que dita moda e aí surgiu a ideia de abrir o C. Kamura Express no Cambuí”, conta.


Conceito o, A fe sta de lan ça me nt 28 qu e ac on tec eu no dia m co de ma rç o, co nt ou e a pr es en ça de Ce lso s tra pr of iss io na is de ou a un ida de s. “A Jo si é um , o l p mulher de exem a, empreendedor u ço empoderada, que come te no sal ão co mo ass ist en á est de cabelereiro e hoje aqui”, diz Celso Kamura.

Com tamanho reduzido, espaço aconchegante e profissionais da marca Kamura, o formato licenciado do salão express pretende suprir as necessidades da rotina corrida de suas clientes de forma rápida e prática. “O atendimento é o mesmo, a qualidade é a mesma. Esse é o conceito de express: teremos funcionários que estarão prontos para atender sem ter que marcar horário”,

conta o responsável pelo marketing da unidade, Jefferson Alcantara. Além das facilidades, esse novo conceito promete ser uma opção mais acessível para quem quer usufruir da qualidade da marca.“São serviços rápidos, mas todos com profissionais aprovados pelo time de Celso”, explica o gerente financeiro da marca, Bruno Kamura.

Serviços

Raíssa Zogbi, Jefferson Alcantara e Cris Gracioli

Proprietária Josi Carini e Celso Kamura

Dica da Josi: A hairstylist Josi Carini aposta no corte de cabelo curto. “Vimos no Oscar as mulheres todas com o cabelo bem abaixo da orelha e acima do ombro”, afirma. C. Kamura Express

Dica do Kamura: De acordo com o expert, a tendência de 2019 são cabelos sem mechas. “Em relação às cores, acredito que as mulheres vão começar a gostar de uma cor única, um tom uniforme” conta o profissional.

Rua Coronel Quirino, 1971 - Cambuí - F.: 19 CKMURAEXPRESS_CAMBUICAMPINAS ckamuraexpress.com.br

3239.6244 e 97139.8136

ZMAGAZINE 65

Fotos: Mariana Arruda

Apesar de menor e com o conceito de agilidade, o salão conta com todo tipo de serviço, desde corte, pé, mão, coloração, dia da noiva, depilação até produções estéticas. “Um cliente que vai sempre ao C.Kamura pode, de repente, fazer a unha ou uma escova rápida se tiver uma unidade express perto da casa dele. O express é isso: suprir as necessidades do cliente no dia a dia”, finaliza a gerente de marketing e comunicação do C.Kamura, Juliana Vieira.


Onde encontrar a sua

Condomínios Residenciais

DIRETORA DE REDAÇÃO:

Cadastrados nos bairros Gramado, Notre Dame, Paineiras, Cambui, distritos de Sousas e Barão Geraldo (solicite lista de distribuição).

Cristiane Gracioli cris@gracioli.com.br JORNALISTA RESPONSÁVEL:

Raíssa Zogbi - MTB-SP 82459

Pontos de distribuição

REDAÇÃO:

200 clínicas cadastradas, Clube de Golf, Alphaville Campinas Clube, Royal Palm, Saraiva, Cia. Atlhetica, Outback, Chef Theo Medeiros, Panificadora Massa Pura, Dom Alvarez, Sonho de Verão, Panetteria Di Capri, Seo Rosa, Padaria Barão de Itapura. Consulte.

Raíssa Zogbi redacao2@gracioli.com.br Mariana Arruda redacao3@gracioli.com.br Carolina Altarejo de Oliveira redacao@gracioli.com.br DIRETOR COMERCIAL E PROJETOS ESPECIAIS:

Eduardo Gracioli eduardo@gracioli.com.br PROJETO GRÁFICO:

Gracioli Editora DESIGNERS:

Ricardo José Pontin, Marcelo Borges e Luiz Felipe Moraes DISTRIBUIÇÃO E CIRCULAÇÃO:

contato@gracioli.com.br

Vem 2019 Luxo

despretencioso da Animale

Moda

Tendências que voltaram em 2019

Sempre, Karl

10 apostas mais procuradas no Pinterest

Homenagem ao kaiser da moda

GRACIOLI EDITORA - DESDE 1994 AV. DR. HERMAS BRAGA, 532 NOVA CAMPINAS, CAMPINAS, SP. CEP 13092.133 - TEL: 55 19 3201.5715

Summer sale Comprar agora, usar o ano todo

Living Coral

Tiragem de 10 mil exemplares: Auditada pela Athros | ASPR Auditores Independentes www.athros.com.br.

Pantone elege a cor do ano

Look Réveillon EDIÇÃO 147 ANO 16 DEZEMBRO 2018

EDIÇÃO 148 ANO 16 JANEIRO 2019

Receba a Z Magazine na sua casa. Para assinaturas, entre em contato pelo tel: 19 3201.5715 ou pelo email: cris@gracioli.com.br /zmagazinecampinas

EDIÇÃO 149 ANO 16 FEVEREIRO 2019

A Z MAGAZINE é uma publicação da Gracioli Editora, dedicada ao segmento do luxo, fundada em 2004. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial sem autorização.

@z_magazine_

55 19 97403 3551


&

APRESENTAM

FASHION WRITING CURSO DE EXTENSÃO

amático: r g o r P o d ú e ; Cont

o jornalístic o t x e t e a t - pau ad de moda; e l o d o ã ç u - prod em; o da linguag - Construçã a; adas de cap m a h c e d o ã - Criaç de fontes; - Apuração s ão de marca ç a iz r o t u A . e conteúdos

O know-how de uma revista de moda, com a base acadêmica do jornalismo

EM BREVE VAGAS LIMITADAS

INTERESSADOS E DÚVIDAS

(19) 97403-3551 ou www.zmagazine.com.br

Profile for Z Magazine

Z Magazine - Edição 150 - Março 2019  

Z Magazine - Edição 150 - Março 2019  

Profile for zmagazine
Advertisement