Page 1

NYFW

Lições da temporada Spring 2020

Z Beauty

Colaboradores destacam apostas da estação de make e hair

DNA Matri Slow fashion e personalização

EDIÇÃO 156 ANO 16 SETEMBRO 2019


Web

Z no Digital Já segue as redes sociais da Z Magazine?

Nossos seguidores são atualizados diariamente com as melhores notícias do mundo da moda, beleza, lifestyle e celebridades nacionais e internacionais.

Público

faixa etária

Gênero 70%

30%

homens

Você

sabia?

Nossos stories trazem conteúdos diversos e interativos, recheados de dicas de moda, beleza e lifestyle.

4 ZMAGAZINE

No mês de setembro, nosso Facebook, que conta com

16.850 seguidores, alcançou mais de 10 mil pessoas. Já o Instagram, teve mais de 57 mil impressões e cerca de 20 mil contas alcançadas. Neste mês, estivemos no evento da Sephora, The Sound of Beauty, e a maquiadora oficial da marca nos deu algumas dicas de make no IGTV. Corre para conferir!

65+

55-64

45-54

35-44

25-34

18-24

Em um universo tão inconstante como o da moda, que se inova a cada dia, é importante saber identificar os temas que agradam o seu público. Por isso, com o auxílio de um time diversificado de colunistas, a Z Magazine está sempre antenada para entregar em primeira mão o que há de mais relevante no mundo fashion nacional e internacional, além das principais novidades em beleza, lifestyle e viagem!

13-17

mulheres


Nossa Capa

Matriarquia fashion SLOW FASHION E PERSONALIZAÇÃO FAZEM PARTE DO DNA MATRI

Fotos: Divulgação

C

om a liderança feminina e o poder matriarcal sempre em pauta, a Matri abre espaço para um modelo de podução slow completamente personalizado. O start foi dado por Maiá Zequi, fundadora da marca que, desde a infância, bebe de fontes do universo fashion, ao acompanhar seu pai no processo de criação de sapatos, e sua mãe, artista plástica que chegou a ter uma marca de bolsas autorais e artesanais. Formada em Fashion Designer pelo IED, Maiá trabalhou com privet label, no desenvolvimento de bolsas para grandes marcas como Calvin Klein, Bob Store e Le Lis Blanc. Hoje, é a mente criativa da Matri, marca de acessórios com design autoral e inovador que carrega em seu DNA, a força das matriarcas modernas. Mais do que merecido seu espaço na capa da edição, não é? Vamos te mostrar mais motivos a seguir!

6 ZMAGAZINE

Marca registrada

Em sintonia com o atual movimento da personalização, a Matri nasceu com esse lema. Com produção em menor escala e edições limitadas, ela permite que a cliente tenha a liberdade de escolher a cor do chifre de resina, marca registrada da grife, que vai sobre a bolsa. “O chifre em resina reverencia a força da natureza. Ficamos conhecidos pela bolsa Saskia, uma versão autêntica da famosa bucket bag, que traz o acessório como destaque. Hoje produzimos sandálias, botas, cintos, brincos, carteiras e organizadores de mala”, conta Maiá.   


Producão

Com a transparência em pauta, o material de produção da marca é totalmente aproveitado em peças menores como carteiras e nécessaires. “Nossos produtos levam em média trinta dias para serem desenvolvidos, da criação ao produto final, feitos com técnicas primorosas, desde o molde, montagem, corte, costura, pintura, até o acabamento. Valorizamos o movimento slow fashion, pois acreditamos em um ciclo de processo de produção justo e transparente”. 

eale a R For, z e o cavalo beleza e coragem qu

A força os para a atmosfera traduz foram trazid mulher moderna na de características da za a, nomeada de “For nova coleção da marc ae da Matri é decidid Reale”. “A mulher e sim não segue padrão, independente, que ctada, ne co . É uma mulher sua própria intuição aiá. escolhas”, finaliza M ativa e segura de suas

Enjoy! ijo Um be Raíssa Zogbi ZMAGAZINE 7


Editorial Moda

crisgracioli

Por Cristiane

z_magazine_

Gracioli

Slow&Fashion

Fotos: Divulgação

Enjoy!

Até a próxima,

8 ZMAGAZINE

Prabal Gurung Spring 2020

N

o cenário de grandes redes de fast fashion e tendências, a cada instante, marcas com produção menor e slow marcam presença e mostram a que vieram. Com propósito, preocupação com o planeta e ideal de se tornar algo cada vez mais exclusivo para seu público, elas vão na contramão da indútria e procuram brechas para tornar sua moda mais globalizada, porém em pequena escala. Como exemplo, trouxemos a Matri, uma marca de acessórios que conquistou o coração de mulheres fortes, matriarcas e cheias de personalidade. Conheça, logo a seguir, a entrevista exclusiva! Vamos lá... mais uma edição cheia de estilo para você. A começar com Ana Vaz, que trouxe as cores que são aposta da Pantone para habitar nossos guarda-roupas. São diversos tons para nos tirar da nossa zona de conforto! Depois, temos uma entrevista com uma marca premiada por seu propósito sustentável e ambiental. O nome dela é La Loba, conhece? Depois, temos uma brasileira que marca presença na NYFW, seguida da cobertura completa do evento, com as principais lições! Para as noivinhas de plantão, uma sugestão completa e que vai fazer a festa durar vários dias: já ouviu falar em Destination Wedding? E partimos rumo à Europa, começando com Edis Lima, que falou sobre uma exposição imperdível na cidade luz, seguida das minhas dicas de Portugal e da queridíssima Bia Frata, com a moda que já chega a Milão. Mais ao leste, temos Gonca Kaya e a visita de igrejas por Istambul, e Lucas Estevam, com um roteiro exclusivo de Toronto. Na Conexão Glam, Raíssa Zogbi fala sobre o encantador desfile Dolce&Gabbana, com referências tropicalistas, e Consuelo Blocker conta sobre sua trajetória na moda. Ufa, temos mais moda com Raquel Guimarães, que selecionou as principais lojas de luxo do país e Fernanda Fontes, da Fashion Law, falou sobre as responsábilidades da marca perante o olhar do direito. Agora sim, vamos falar de beleza! Nosso time Z Beauty foi acionado para trazer as novidades mais quentes desse universo para pertinho de você: tons de loiro da temporada, maquiagem colorida, pele perfeita e massagens para o verão! Por fim, tem muito mais. Quero que você descubra, por si só, as páginas de conteúdo que fizemos com tanto carinho. Basta virar e começar!


Em pauta 52 Art Decor

FIOS DO MOMENTO: o rústico ganha ar clean e elegante na decor

PÁG. 17 Favoritos

54 Homem

DO CLOSET AO MAR: novidades do mundo masculino para você

56 Fashion fo men

PÁG. 14 Consultoria

PÁG. 30 Via Milano

TRAVEL 14 Ana Vaz

26 Via Paris

PANTONE VERÃO 2020: as 12 cores mais importantes da semana de moda de Nova York

AZZEDINE ALAÏA E TATI: collab vanguardista vai até janeiro de 2020

18 Moda

BOM JESUS DE MONTE: igreja ícone de Braga recebe o título de Patrimônio da Unesco

CRUZANDO A AMÉRICA: os desafios de uma marca brasileira na Semana de Moda de Nova York

28 Via Portugal

30 Via Milano

SPORTSWEAR, BUT MAKE IT FASHION: a alNEW YORK FASHION faiataria encontra a tecnoWEEK SPRING 2020: 5 lições que aprendemos logia do sportswear para com a semana de moda um novo street fashion americana

24 Noiva

Fotos: Divulgação

NOIVA VIAJANTE: destination wedding é tendência para fugir do clássico

24 Nécessaire

KIT SOBREVIVÊNCIA: 3 tipos de nécessaire que quebram qualquer galho

10 ZMAGAZINE

32 Via Turquia

IGREJAS DE ISTAMBUL: o encanto de várias religiões na cidade

32 Travel

SAY HEY TO TORONTO: roteiro de cinco dias para a maior cidade do Canadá

36 Conexão Glam

TROPICALISMO À VISTA: o DNA Dolce&Gabbana com pitadas da vanguarda

38 Blog Consuelo

VIDA NA MODA: conheça a minha jornada no mundo fashion

40 Moda Europa

LUXO EM PORTUGAL: 4 lojas para colocar na lista de desejos para visitar

MIX E MATCH: inspirações cromáticas direto da passarela

58 Express

MODA E FOTOGRAFIA: a relação direta e histórica dos segmentos

60 Bookstore

5 dicas literárias para incluir na sua lista

61 Podcast

PLAY NA MODA: dicas sobre o mundo fashion

62 Numerologia

A sua energia para o décimo mês do ano

42 Fashion

DIREITO E RESPONSABILIDADE: o papel ambiental e social das marcas de moda

44 Z Beauty 50 Z Nécessaire

FASHION BEAUTY: cosméticos dignos de passarelas

NOSSA CAPA Coleção Matri “Forza Reale”, modelo Isabela Eing e foto de Lufre


Colaboradores ZMAGAZINE EDIÇÃO 156 SETEMBRO 2019

FERNANDA FONTES Fashion Law

ESTEVAM|TRAVEL estevampelomundo

BIA FRATA /VIA MILANO

RAÍSSA ZOGBI CONEXÃO GLAM A fashion journalist Raíssa Zogbi desembarca nas passarelas da Semana de Moda de Milão, no desfile de Dolce&Gabbana, para contar sobre uma tendência que Jornalista de moda remonta um dos principela FAAP pais movimentos vanguardistas do Brasil: o tropicalismo. Frutas e flores para a moda do momento! raissazogbi

CONSUELO BLOCKER A digital influencer abre seu coração para contar sobre sua trajetória na moda, que começa cedo com influência direta de sua família. De sua mãe, Costanza Pascolato, já sabemos e era de se esperar. Mas, tem muito detalhe legal para descobrir!

Ícone de estilo e digital influencer de lifestyle e moda

consueloblocker

12 ZMAGAZINE

anavaz_imagem

fernandagsfontes A advogada e presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB de Maringá, Fernanda Fontes, aborda, em sua segunda coluna, a relação da responsabilidade social e ambiental com o direito.

Um dos principais blogueiros de viagem do Brasil

Apaixonado pelo Canadá, Estevam, do Blog Estevam Pelo Mundo, monta um roteiro de cinco dias em Toronto. Mesmo conhecendo cidades ao redor de todo o globo, ele garante que essa é a mais cosmopolita delas!

ANA VAZ MODA

A stylist pelo Istituto Marangoni, Bia Frata, dá destaque a uma tendência que já faz sucesso há algum tempo e não tem data para partir. A alfaiataria se encontrou com a tecnologia do sportwear e criou um resultado inusitado. Confira!

Consultora de Moda biafrata

Fashion Stylist pelo Istituto Marangoni

GONCA KAIA VIA TURQUIA

Guia turística de Istambul

guiaturca Apesar de predominantemente muçulmano, Istambul abriga diversas religiões. Neste mês, Gonca Kaya mostra algumas igrejas que valem incluir no roteiro de viagem. São verdadeiros templos arquitetônicos!

Via Portugal

Cris Gracioli

crisgracioli Direto da terrinha, Cris Gracioli, de férias, fala sobre um dos pontos mais incríveis do norte de Portugal, que acaba de receber o título de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. Já ouviu falar em Bom Jesus do Monte? Essa bela Igreja possui uma das maiores escadarias do país e uma vista surreal da cidade de Braga.

APARECIDA LIBERATO

NUMEROLOGIA aparecidaliberato

Pa r a a p r o v e i t a r opor tunidades e enfrentar desafios, Aparecida Liberato desvenda o que os números de cada um têm a dizer. Basta calcular a partir da data de aniversário para descobrir o seu!

RAQUEL GUIMARÃES MODA EUROPA fashionschool_portugal

EDIS LIMA VIA PARIS beminparis Edis Lima traz a história do primeiro estilista a unir o nome de sua grife a uma marca popular. Azzedine Alaïa, ainda nos anos 90, se alinhou com a mais popular loja de Paris, Tati, e está com exposição até janeiro de 2020 na cidade luz.

Ana Vaz, nossa expert em estilo, desvendou as cores apontadas pela Pantone como aposta do ano. São 16 tons que vão do básico ao mais ousado para apostar na temporada. Veja qual o seu preferido e resgate-o já do guarda-roupa!

Guia conferencista e diretora da Bem in Paris

Raquel Guimarães, presidente da Associação de Consultores de Imagem e Personal Shoppers de Portugal, revelou endereços da moda mais luxuosa que pode se encontrar na terrinha. Para além das compras, vale a visita!


MG

NE Foi dada a largada do nosso novo caderno de beleza, o Z Beauty.

beauty

Conheça os experts que fazem parte desse time! FREDY SIQUEIRA

Com mais de 10 anos de experiência, Fredy estudou na Escola Meininghaus, na Alemanha, e trabalhou ao lado do renomado René Asch. Expert em loiras, ele entra com todo o seu conhecimento para as páginas da Z. @fredyhair - (19)3705-1900 Aguinaldo Cabelos Cambuí Rua Coronel Francisco Andrade Coutinho, 87 - Cambuí

NANI DINIZ

SANTTY

A paixão por arquitetura o levou a encontrar seu talento. André Santty passou por diversos salões em São Paulo e estudou na Escola Pivot Point. Hoje, atende no Studio 232 e é conhecido pelas mãos precisas para escovas, penteados e corte.

@arsantty - (19)98725-3379 Studio 232 – Rua Viscondessa de Campinas, 232 Nova Campinas

JULIANO CULKIN

Dedicada às madeixas desde criança, Nani carrega na bagagem mais de 25 anos de experiência e é especialista em corte e penteado. Hoje, com seu próprio lounge dentro do Aguinaldo Cambuí, atende três gerações de clientes, e tem a agenda lotada para noivas!

Entre cores e criatividade, Juliano Culkin é o famoso profissional 360. Ele passeia sem medo e com muita propriedade em várias áreas da beleza: maquiagem social, artística, cabelo e muito mais. Sua expertise o levou para atuar na beleza do SPFW e em editoriais de moda.

@nanidinizcabelos - (19)3705-1900 Aguinaldo Cabelos Cambuí R. Coronel Francisco Andrade Coutinho, 87 - Cambuí

@julianoculkin - (19)99280-8849 Monalisa Beauty Lounge Rua Coronel Quirino, 556 - Cambuí

SONIA PALADINI A fisioterapeuta e esteticista credenciada pelo Método Renata França é conhecida pelas mãos de fada. Com força e delicadeza, Sonia encontra a medida exata da massagem que busca drenar, delinear o corpo e reduzir medidas. @fisiodermato_soniapaladini (19)99108-1661 Atendimento externo e em domicílio

JACKE BARBOSA Com apenas 19 anos, Jacke já colocava a mão na massa como cabeleireira. Depois, expandiu sua atuação e hoje é expert em maquiagem, micropigmentação de sobrancelha, pele negra e alongamento de cílios. A pele perfeita, é sua marca registrada. @jackebarbosamakeup (19)99287-3415 Sofisticatto Hair Rua Barreto Leme, 2077 Cambuí Atendimento externo e em domicílio

PAULA ESPELHO LUÍS PIRINELLI Encantado desde cedo pelo universo da arte, Luís nunca abandonou os pinceis, apenas os transportou para dentro do salão. Das telas às makes, o profissional já foi convidado para atender clientes no exterior e é conhecido pela perfeição de seus traços. @luispirinellimakeup - (19)3705-1900 Aguinaldo Cabelos Cambuí Rua Coronel Francisco Andrade Coutinho, 87 - Cambuí

Apaixonada pelo universo da beleza desde seus 17 anos, mergulhou em formações nacionais e internacionais e hoje carrega, em seu curriculum, especialidades nas áreas de microblading, estética facial, visagismo e, é claro, maquiagem. Autora do livro “Pequeno Livro de Maquiagem”, hoje reúne profissionais de várias áreas da beleza em seu próprio espaço. @paulaespelho /@beautylounge_paulaespelho - (19)3203-5300 / 98326-2490 Beauty Lounge Paula Espelho Rua Barreto Leme, 1875 Cambuí

MI ZANICHELLI

Com movimentos precisos e anos de experiência, Mi é a fundadora do Método Mi Slim, que une técnicas de massagem para redução de medidas, contorno corporal e relaxamento. Sua especialidade é reforçar a beleza de cada mulher através de sua massagem. @metodomislim - (19)98177-5688 Studio 232 – Rua Viscondessa de Campinas, 232 Nova Campinas - Atendimento home care (feminino) ZMAGAZINE 13


Consultoria

Pantone

Verão 2020

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

14 ZMAGAZINE

desta temporada da NYFW “(...) comunicam nosso desejo por um senso de familiaridade. Amigável e conhecida, uma paleta de cores que traz uma sensação positiva. Ao mesmo tempo, em plena era de expressão individual essa paleta de velhos favoritos, usa essa familiaridade para expressar um tempero novo, destacar elementos de humor, modernidade e entretenimento. Combinando nosso desejo por estabilidade, criatividade e um design mais espontâneo, essa paleta renova o tradicional com uma jovialidade colorida que se traduz em combinações otimistas”. A seguir, você confere as cores mais vistas nessas duas semanas e que vão estar nas lojas do nosso varejo a partir do ano que vem – elas são mais ligadas ao verão, mas você deve vê-las (pelo menos uma parte) muito provavelmente também no inverno do ano que vem. Bem, algumas já estão entre nós, ou suas semelhantes, e talvez você até as tenha aí em seu closet. Abuse delas, então, querida leitora!

Flame Scarlet: com seu brilho incendiário essa cor comunica confiança e determinação.

Classic Blue: um azul versátil que evoca a vastidão de possibilidades do céu noturno. Sofisticado e comercial. Tory Burch Spring 2020

Pantone é uma das maiores autoridades em cores do planeta, por isso, quando ela diz o que vai nortear nossas escolhas, vale a pena parar para ouvir. Todo ano, a empresa analisa os desfiles de primavera/verão da Semana de Moda de Nova York e, a partir dessa análise, valida suas previsões. Eu, particularmente, adoro acompanhar porque a empresa tem acertado bastante e, muitas de suas sugestões se tornaram cores importantes em nossos guarda-roupas. E sabe por quê? São previsões baseadas e m c o m p o r t a m e n t o, e m cenários complexos que somam da economia aos movimentos sociais. Ela avalia influências que afetam o planeta, não só o tal mundo da moda. Você pode até não saber o motivo de estar usando ou vendo tanto vermelho nos últimos anos, mas ele se popularizou associado à ideia de lutas pelos direitos de igualdade travada pelas mulheres. Aliás, o vermelho e o rosa. De acordo com a Pantone, as cores mais usadas nos desfiles

anavaz_imagem

Carolina Herrera Spring 2020

A

POR ANA VAZ

Consultora de Moda

Prabal Gurung Spring 2020

AS 12 CORES MAIS IMPORTANTES DA SEMANA DE MODA DE NOVA YORK

ANA VAZ

Saffron: pungente e intenso, adiciona brilho e vibração ao visual. É ao mesmo tempo saboroso, caloroso e acolhedor.


Jason Wu Spring 2020

Faded Denim:

Chive: um saboroso verde herbal, possui uma harmonia restauradora e saudável. Tibi Spring 2020

um tom de água refrescante, renovados e positivo.

Christian Siriano Spring 2020

Biscay Green:

Sunlight:

Mosaic Blue: tem um ar místico, gracioso e profundo.

Brandon Maxwell Spring 2020

picante e efusivo, é um laranja delicioso.

Coral Pink: é um abraço caloroso de boas vindas.

Longchamp Spring 2020

suave, é um convite à felicidade, encoraja ao que é agradável, traz positividade.

Orange Peel:

Jonathan Simkhai Spring 2020

Christian Siriano Spring 2020

confortável e fácil, é um azul familiar e versátil.

ZMAGAZINE 15


Cinnamon Stick:

Sobre os tons clássicos para esta temporada: possuem em comum um elemento natural de sofisticação e versatilidade.

natural e caloroso é ao mesmo tempo doce e apimentado.

16 ZMAGAZINE

Navy Blazer: Um marinho bem profundo, autoconfiante e cheio de estilo.

Theory Spring 2020

Prabal Gurung Spring 2020

Fotos: Divulgação

Jonathan Simkhai Spring 2020

Carolina Herrera 2020

Longchamp Spring 2020

Lark:

Brilliant White: Grape Compote: Um roxo misterioso e doce.

Tranquilo, discreto e acolhedor.

Intenso, limpo e imaculado, esse branco quase azulado sugere simplicidade e modernidade.

Ash: Esse cinza arroxeado traz consigo uma mensagem de longevidade e força.

E aí, quais cores você já está morrendo de vontade de usar?!

Deveaux Spring 2020

Consultoria


Favoritos

Amor à primeira bolsa

E

ntre sonhos e realidade, surge a La Loba, marca brasileira de bolsas sustentáveis e veganas. Selecionada entre mais de 500 projetos do mundo todo, ela representou o país no Prêmio Latinoamérica Verde e alcançou a 58ª colocação na categoria “Produção e Consumo Sustentável”. Fundada por Kaline Demarchi, a marca nasceu no berço da sustentabilidade e trabalha com materiais alternativos que evitam impactos ambientais e crueldade de animais. “Utilizamos o Laminado Vegetal (material usado para produzir bolas de futebol), matéria prima nacional e biodegradável, tecidos reciclados e de descarte da indústria têxtil, e alguns laminados sintéticos”, conta a fundadora. Na época, quando trabalhava como atriz, Kaline conta que começou a acordar com recordações de sonhos em que ela produzia bolsas. “Eu me lembrava com detalhes dos sonhos quando acordava. Comecei um curso de pachtwork, como um hobby, apenas para expressar essas inspirações, e aí foi amor à primeira bolsa”.

A marca, que atua no processo de compensação de CO2 e no programa de fomento à reciclagem do “EuReciclo”, também é parceira da IDESAM, uma ONG de Manaus que lançou o projeto “Carbono Neutro”. “Por meio de cálculos feitos a partir da quantidade de bolsas produzidas, a ONG nos informa o impacto de CO2 que a nossa produção causou, e qual a quantidade de árvores necessárias para compensar isso. A compensação é feita através da recuperação de áreas degradadas na Reserva do Uatumã, localizada no estado do Amazonas”. O modelo de plantio é chamado Sistema Agroflorestal, em que espécies arbóreas (frutíferas e madeireiras) e cultivos agrícolas são combinados para otimizarem a produção do ag ricultor, permitirem a diversificação da produção e o uso mais eficiente dos recursos naturais. “Essa forma de trabalho gera não apenas benefícios ambientais, mas também socioeconômicos, pois garante segurança alimentar e geração de renda para as famílias envolvidas no programa”, explica Kaline.

STREET STYLE DINAMARQUÊS ROMPE COM TABU DE EXCLUSIVIDADE DE LOOKS

ZMAGAZINE 17


Moda

Cruzando a América

Fotos: Andrea D’Andrea /Modelos: Vivi Orth, Cris Paladino e Ani Loli

OS DESAFIOS DE UMA MARCA BRASILEIRA NA SEMANA DE MODA DE NOVA YORK

M

uito glamour, visibilidade e desafio. Pela sexta vez, a Undertop, marca brasileira da diretora criativa Juliana Mansur, marcou presença no line-up oficial da New York Fashion Week. Com uma coleção que inspira o verão da mulher empoderada e globetrotter, pertinente ao seu DNA, a marca cruza o continente americano para levar à passarela uma moda cool, inclusiva e com propósito social. A jornada até lá, porém, não é tão fácil. Em entrevista exclusiva para a “Z Magazine”, Juliana conta que assim que criou a marca, em 2016, bateu de porta em porta nas multimarcas da Big Apple para apresentá-la aos revendedores. Logo, conquistou seu lugar na conceituada Flyng Solo e, seis meses depois, estreou em uma das principais semanas de moda do calendário fashion.

18 ZMAGAZINE

Desafios Apesar de ter participação ativa em território internacional, a diretora criativa tem o público brasileiro como principal foco em suas criações e aponta o desafio da divergência entre a nacionalidade dos telespectadores. “Em Nova York existem pessoas da indú stria da mod a do mundo todo. É importante ter sempre algo inovador, diferente, que não seja mais do mesmo, porém sem perder a identidade da marca”, conta Juliana.

A coleção Para ela, a principal dificuldade é entender toda a logística que envolve um evento desse porte. “O backstage também é sempre um desafio, lutamos contra o cronômetro pra as trocas de roupa. É muito fácil perder um look!”, adiciona. Contudo, após seis temporadas de experiência, cruzar as fronteiras e a passarela é o que a Undertop tem feito com maestria.

Intitulada Babylonia, a linha de verão 2020, que cruzou as passarelas de Nova York possui tecidos que mixam texturas e traços geométricos em uma harmonia conceitual. Cada vez mais democrática, a marca inspirada em underwear traz também uma grade ampliada com numeração até o GG.


(19) 3255.1234 (19) 9 9689.3315

Alto Stima Estética Avançada

www.altostimaestetica.com.br

Rua Dr. Carlos Guimarães, 247 - Cambuí - Campinas/SP


NYFW

Brandon Maxwell Spring 2020

Moda

New York Fashion Week

Spring 2020

5 LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM A SEMANA DE MODA AMERICANA

Tory Burch Spring 2020

F

POR CAROLINA ALTAREJO

20 ZMAGAZINE

Christian Siriano Spring 2020

Alfaiataria não precisa ser pesada

roenza Schouler Spring 2020

Fotos: Divulgação

oi dada a largada para o mês mais fashion do ano! Com seu mood urbano, contemporâneo e tecnológico, a semana de moda de Nova York abre a temporada e apresenta nas passarelas tudo o que veremos nas vitrines da próxima estação. Em mais de 50 apresentações, algumas similaridades despontam entre os shapes, estampas e acessórios para nos dar boas lições de estilo. Selecionamos os cinco principais ensinamento da passarela que já podem ser considerados must haves do verão. Confira!

Em um mix de shapes oversized e menos estruturados, a alfaiataria continua como queridinha dos estilistas. Com destaque para os blazers, ela se adapta ao verão em tecidos mais fluidos e relaxados. Experimente combiná-los com calças pantalona ou wide leg e retire as ombreiras, afinal, toda business woman merece desfrutar da suavidade da primavera!


Mangas volumosas são atemporais

Clássicas e versáteis, elas cruzaram a passarela como grandes protagonistas. A cada temporada, os prints florais e o poá se adaptam à estação e revelam-se repaginados com novas dimensões e cores. Em pequenos detalhes ou grandes peças, o segredo é torná-las destaque da produção, que assume o ar fashionista por si só.

Carolina Herrera Spring 2020

Estampas florais e poá nunca saem de moda

Tory Burch Spring 2020

Anna Sui Spring 2020

Carolina Herrera Spring 2020

Christian Siriano Spring 2020

Apesar da forte referência vitoriana, as mangas volumosas têm se mostrado resistentes ao tempo. Seja nos ombros, ao longo dos braços ou no modelo bishop, esses volumes pontuais se adaptam ao contemporâneo acompanhados de recortes conceituais e shapes excêntricos. Uma perfeita harmonia entre girly e urban!

ZMAGAZINE 21


Proenza Shoulder Spring 2020

Brandon Maxwell Spring 2020

Moda

Combinar a cor da bolsa com o look não é brega

Fotos: Divulgação

Prabal Gurung Spring 2020

O Neo Mint será, definitivamente, a cor de 2020

22 ZMAGAZINE

Além da persistência dos tons pastéis, uma chuva de cores surgiu na passarela para alegrar a próxima estação! Dentre as tonalidades de amarelo, rosa e azul, o destaque ficou para o Neo Mint, chamado por aqui de “verde menta”. Apontada pelo bureau de tendências WGSN como a cor do próximo ano, o tom evoca a dualidade entre tecnologia e natureza, e é aposta certeira para a decoração, moda e design.

Anna Sui Spring 2020

“Descomplicado” é a palavra da vez! Combinar o tom e o print da bolsa – e demais acessórios – com a produção deixou de ser brega para se tornar prático and fashion. O monocromático agora envolve elementos para além da roupa e, se você não se arrisca nas cores, essa é a trend perfeita!


Street style

Fotos: Divulgação

Não tem como falar das semanas de moda sem mencionar o street style, certo? Com a propagação frenética de informações em um mundo onde é possível acompanhar praticamente tudo ao vivo, a pirâmide da moda virou de cabeça para baixo e levou o estilo das ruas para a passarela em um ditado de tendências movido pela cultura e lifestyle. Nessa temporada, em meio a um protesto à distinção de gênero e aos biotipos, as ruas ostentaram uma série de roupas oversized que vão na contramão de uma época repleta de excessos. Aposte em camisas e tire os chinelos do armário, pois o estilo casual e comfy voltam para inspirar o ar fresh do verão.

ZMAGAZINE 23


Noiva Foto: Nicolas Eduardo Fotografia

v

Noiva Viajante Destination Wedding é tendência para fugir do clássico

J

á pensou em unir um dos momentos mais importantes da sua vida com uma viagem ao lado de pessoas queridas? Considerada uma das opções mais completas, o Destination Wedding é cada vez mais comum entre casais que optam por uma celebração inusitada. Muito mais do que uma cerimônia, essa experiência extensa traz um leque de possibilidades, desde a decisão do cenário até a duração do evento, que pode chegar a sete dias.

Fotos: Divulgação

Vantagens

Apesar de exigir uma lista menor e mais selecionada de convidados, o Destination Wedding tem diversos diferenciais. De acordo com a diretora da Welcome Weddings, agência especializada em casamentos no exterior, Mariana Volpi, o principal motivo que leva os noivos a optar por esse formato é o valor, que muitas vezes, acaba sendo mais alto quando realizado no Brasil. “O Caribe ainda é o mais buscado pelos noivos”, conta. Punta Cana e a região de Cancun (Playa Del Carmen, Playa Mujeres e Riviera Maya) são os preferidos por terem resorts mais estruturados para realizar o casamento e receber os convidados.

24 ZMAGAZINE


Planejamento

Foto: V Rebel

Por se tratar de uma viagem, é preciso planejá-lo com cerca de um ano de antecedência. Dessa forma, é possível cuidar dos trâmites religiosos, documentações e ainda dar aos convidados o tempo necessário para se organizarem.

Dica

Foto: Luiza Boguszewski

Segundo ela, nas viagens ainda é possível adicionar outros eventos ao roteiro, como festa de boas-vindas, despedidas de solteiro, pool party e boat party. É hora de sair da caixinha, abusar da criatividade e colocar o vestido na mala para embarcar em uma cerimônia cinematográfica!

ZMAGAZINE 25


Via Paris

beminparis

Azzedine Alaïa e Tati COLLAB VANGUARDISTA VAI ATÉ JANEIRO DE 2020

H

EDIS LIMA

Guia conferencista e diretora da Bem in Paris beminparis

Fotos: Divulgação

POR EDIS LIMA

oje em dia, o que há de mais comum na moda são as famosas collabs entre maisons de alta-costura e marcas de fast fashion. O estilista Azzedine Alaïa, ainda nos anos 90, foi o primeiro nome de expressão na moda a unir o nome de sua grife a uma marca popular, mais exatamente, a uma das lojas mais populares de Paris, a Tati. Uma loja cujo principal apelo comercial eram os preços democráticos que vendiam produtos

26 ZMAGAZINE

que iam de material escolar a roupas, um grande bazar. A Tati teve seu auge nos anos 80 e 90, sendo referência de loja de departamentos de produtos populares a preço baixo. Era reconhecida pelo logo da loja, um quadradinho com estampa xadrez vichy rosa e branco, estampado em suas sacolas. Para sua quarta exposição, a Association Azzedine Alaïa reuniu peças da coleção icônica desenvolvida pelo estilista Alaïa em colaboração com as lojas Tati. A base

da collab era a seguinte: Alaïa utilizaria a tão popular estampa vichy do logo da Tati em uma de suas coleções prêt-à-porter e, em contrapartida, criaria para a Tati, uma bolsa, um par de espadrilhas e uma tee-shirt, que seriam vendidos a preços populares na Tati. Nascia então uma collab histórica e inovadora para a época, entre um estilista de renome e uma rede de lojas populares e pela primeira vez, Alaïa leva uma referência das ruas de Paris para os salões de sua alta-costura.


Alaïa vai explorar a estampa vichy, fortemente associada às sacolas e embalagens das lojas Tati, e também a estampa pied-de-coq, impressa nos toldos das fachadas da Tati. O resultado é uma coleção, viva e alegre, de jaquetas amplas, blusões curtos e ajustados, calças cigarette e shorts, na qual Alaïa vai dominar e unir perfeitamente as exigências dos volumes couture e adaptá-los a modelos democráticos. A coleção Tati foi sucesso absoluto para Alaïa e, a Tati ganhou grande visibilidade com a collab inovadora, numa época em que grandes estilistas não eram solicitados, como hoje, por marcas populares.

A exposição Azzedine Alaïa : une autre pensée sur la mode (uma outra ideia da moda) vai até 5 de janeiro de 2020 (18, rue de la Verrerie, 75004 Paris) * Edis Lima é especialista em roteiros personalizados na França e escreve o BLOG beminparisblog.com

ZMAGAZINE 27


Via Portugal

CRIS GRACIOLI Diretora de Redação

crisgracioli

Bom Jesus de Monte IGREJA ÍCONE DE BRAGA RECEBE O TÍTULO DE PATRIMÔNIO DA UNESCO

D

ois novos bens portugueses entraram para a lista de Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, durante a 43ª edição, que aconteceu em Bacu, no Azerbaijão. Um deles é uma das principais referências religiosas do país, que recebe, anualmente, mais de 1,2 milhões de visitas e soma mais de 700 degraus. Localizado em Braga, no topo da cidade, Bom Jesus de Monte tem uma das vistas mais lindas

Fotos: Divulgação

Fotos: Cris Gracioli

POR CRISTIANE GRACIOLI

28 ZMAGAZINE

de todo o país. Em escadas, o monumento conta com o Escadório do Pórtico (376 degraus), o Escadório dos Cinco Sentidos (104 degraus), o Escadório das Virtudes (59 degraus) e ainda com mais degraus que separa o Largo do Pelicano do Adro (34). Isso sem contar que, no percurso, você se depara com 20 fontes e 32 estátuas, com destaque para as quatro fontes do Terreiro dos Evangelistas: São Mateus, São João, São Lucas e São Marcos.

Curiosidade: o Santuário é também muito procurado para casamentos. Em torno de 148 casais celebraram o amor em Bom Jesus de Monte, em 2017, além de 95 batizados. A visita vale cada degrau para chegar em um local de paz e contemplação. Para quem preferir, há opção de funicular, caso você não queira subir a pé!


Via Milano

SPORTSWEAR, BUT

MAKE IT FASHION!

BIA FRATA

Fashion Stylist pelo Istituto Marangoni biafrata

A ALFAIATARIA ENCONTRA A TECNOLOGIA DO SPORTSWEAR PARA UM NOVO STREET FASHION

30 ZMAGAZINE

Grandes marcas de moda já entenderam essa nova tendência e voltam suas criações para uma moda streetwear, mesclando alfaiataria com fibras e tecnologias, enquanto as malhas oferecem liberdade de movimento e performance, os cortes impecáveis e as silhuetas mais enxutas enobrecem peças de apelo esportivo. Cada vez menos rígido, o dress code masculino abraça os novos tempos e transita entre o casual e o clássico com direito a muitos elementos utilitários e esportivos. O ideal é fazer um mix entre peças despretensiosas, com pegada esportiva, com outras mais elegantes, apostando em itens que remetem de forma direta ao esporte, mas que tenham acabamentos mais luxuosos, visando a busca pelo conforto.

Victoria Beckham & Reebok Inverno 2019

Fotos: Divulgação

T

alvez você nem se dê conta ao escolher diariamente suas roupas, mas estamos nos vestindo de maneira cada vez mais casual. Essa vontade quase inconsciente de usar peças funcionais tem a ver com o estilo de vida corrido e agitado das grandes cidades. Tanto que em 2014, a agência americana K-Hole batizou a tendência de normcore, sugerindo que cada um valorize sua própria personalidade ao vestir-se de modo absolutamente “normal” sem aderir a looks sazonais. Logo depois, na onda conforto, surgiu athleisure. Tratava-se de uma roupa desenhada especificamente de olho na possibilidade de ser usada no dia a dia, em qualquer lugar. Desde então, a fusão do street como sportswear adquiriu uma permanência poderosa, que torna as tendências sazonais praticamente irrelevantes.

À La Garçonne Inverno 2019

POR BIA FRATA


À La Garçonne Inverno 2019

Jil Sander Resort 2019

Street Style

Street Style

alfaiataria e tecnologia gera inovação que o mercado precisa, alinhada a reutilização de roupa usada ou ideias recicladas. No Brasil, marcas como À La Garçonne trazem o conceito de upcycling, com alfaiataria e tecidos altamente tecnológicos. A marca se baseia na sustentabilidade e no reuso de materiais, valendo-se de um futuro com menos consumo, nas palavras de Alexandre Herchcovitch, diretor criativo da label. Além disso, quando adotamos esse visual, adquirimos discretamente certo ar rebelde. Só não podemos esquecer que o sportswear com streetwear nasceu lá atrás, na subcultura popular hip-hop – o Bronx, nos Estados Unidos, na década de 80.

Street Style

Victoria Beckham & Reebok Inverno 2019

Nessa alfaiataria casual predominam calças e blazers menos rígidos, como os apresentados na segunda parceria de Victoria Beckham e Reebok para o inverno 2019, além dos mais maleáveis, coordenados ou sobrepostos com moletom e camisetas com tecnologia Dry. Texturas típicas do universo fitness como o efeito furadinho e as listras laterais são detalhes poderosos para expressar a fusão entre estes dois segmentos, evoluindo para um estilo complementar. Ou então, o combo doudoune e alfaiataria, que reinou no street style e foi excelência no desfile de Dries Van Noten em pleno inverno europeu. O mix de casaco com jeitinho de sportswear e peças mais clássicas é capaz de dar uma renovada interessante no visual, vale a pena investir durante a próxima viagem de inverno! Sem dizer que, a união entre

ZMAGAZINE 31


Via Turquia

guiaturca

Igrejas de Istambul

GONCA KAYA Guia turística de Istambul guiaturca

igreja de Santo Antonio de pádua

O ENCANTO DE VÁRIAS RELIGIÕES NA CIDADE

E Fotos: Divulgação

POR GONCA KAYA

mbora a Turquia seja um país predominantemente muçulmano (porém laico), Istambul, a maior cidade, possui 120 igrejas cristãs e 18 sinagogas judaicas. São igrejas ortodoxas gregas, armênias e católicas e várias estão localizadas num bairro chamado “Beyoğlu” (antigamente chamado “Pera”). Este bairro foi sede do primeiro hotel de

32 ZMAGAZINE

luxo da cidade, construído em 1800, para acolher os passageiros do icônico Expresso do Oriente, o famoso “Pera Palace Hotel”, ainda em funcionamento. Uma das que eu mais gosto é a de Santo Antônio, localizada na famosa rua de pedestres, a Istiklal, sempre muito movimentada, cheia de lojas, restaurantes e cafés. Aos domingos tem missa em vários horários e em diferentes línguas.

Além de ser a maior igreja católica de Istambul, ela também chama atenção por conta dos tijolos vermelhos. O prédio atual data de 1912. Outra igreja católica que antigamente eu ia muito com os meus grupos de peregrinos do Brasil (estou falando de sete anos atrás, quando eu trabalhava com turmas grandes) é a do Santo Espírito, perto da praça Taksim. Mais antiga do que a


igreja de Santo Antonio de pádua Santo Antônio, ela foi inaugurada em 1846 e anunciada Catedral no ano 1876. O interior é lindamente decorado com afrescos e mosaicos em cores vibrantes e muita folha de ouro. A Catedral foi visitada por quatro Papas durante sua história, sendo o último o atual Papa Francisco. Por fim, a Sveti Stefan, localizada à beira do Chifre de Ouro. É uma igreja búlgara ortodoxa e construída completamente de ferro. Ela data de 1898 e é o único exemplo do mundo de uma igreja feito de ferro. Milhares de pedaços do material foram usados em sua construção e seu estilo é “neo barroco”, ricamente decorada com folhas de ouro com um altar cheio de ícones de madeira. Pouco tempo atrás, ela passou por uma grande restauração de sete anos e já foi reaberta para visitação. 

IGREJA do Santo Espírito

magnífica arquitetura da Igreja Sveti Stefan

interior da Igreja Sveti Stefan

Esses são apenas alguns exemplos, já que temos belíssimas outras não citadas no texto. Porém, eu quis mostrar para vocês a variedade de templos e religiões que Istambul habita! ZMAGAZINE 33


Travel

Say hey to Toronto ROTEIRO DE CINCO DIAS PARA A MAIOR CIDADE DO CANADÁ

E

ESTEVAM*

Um dos principais blogueiros de viagem do Brasil

POR LUCAS ESTEVAM

u pude morar um ano no Canadá e agora voltei para lá mais uma vez! E já adianto que nenhum lugar no mundo, para mim, é tão cosmopolita e receptivo como Toronto. A cidade me surpreende com a diversidade de coisas para fazer, restaurantes, lojas, sabores e sorrisos pelas ruas. Aliás, as

pessoas são gentis, educadas e fazem você se sentir em casa. No verão, as ruas ficam superanimadas (isso é comum em países com um inverno muito rigoroso). Lá também tem uma “cidade subterrânea”, que muitos usam durante o inverno, onde em quase 30 quilômetros de extensão ligam o centro aos principais locais da cidade.

Dia 1: Comece passeando pelo coração de Toronto, na rua

Fotos: Estevam/Divulgação

Eaton Centre

*Lucas Estevam Professional Traveler & Lifestyle Blogger 34 ZMAGAZINE

Young Street, conhecida por ser a mais extensa do mundo. Lá você vai encontrar o cartão postal para fotos e o famoso Eaton Centre, o principal centro de compras de Toronto, além de ser um shopping lindo. Aproveite que o dólar canadense é mais barato que o americano e se jogue nas compras! Logo depois, vá visitar o AGO (Art Gallery of Toronto), um museu com mais de 100 anos, gigantesco e cheio de exposições legais. Lá, você pode aprender mais sobre a cultura canadense e ver o famoso Mirrors Exhibit da Yayoi Kusama, uma artista que expõe no mundo todo e agora tem uma exposição fixa. A Sala de Espelhos é uma exibição onde você pode ficar apenas um minuto. Mas, juro que é um minuto mágico! young street

@estevampelomundo

LucasEstevam1

EstevamPeloMundoTV


Dia 4:

Queen Street

Dia 2:

O café da manhã no Canadá é bem parecido com o americano. Comecei o dia indo ao Graffiti Alley and Public Art Tour com a companhia Tour Guys e, por duas horas, você descobre um lado incrível de Toronto, além de aprender muito. Aprendi sobre a história do grafite, como é ser um artista de rua e grafitar por Toronto e entendi os mais diversos pontos de vista sobre o assunto. Queen Street e região é excelente para passar o dia e visitar os inúmeros cafés e restaurantes!

CN TOWER DAY! Finalmente subi na famosa CN Tower, o verdadeiro cartão postal de todo o Canadá. No vídeo que fiz para meu canal no Youtube, contei mais sobre a história da sua construção. Hora do Brunch, ou B’Lunch como eles gostam de chamar aqui! No bairro de Liberty Village, está o Mildred’s Temple Kitchen. Um restaurante bem local, onde você pode provar a famosa panqueca de bluberry com ingredientes frescos e uma cozinha aberta. O lugar é lindo e aconchegante. Voltei até o centro de Toronto para fazer compras. Algumas lojas têm ótimos preços. Na Queen Street comprei tênis e camisetas por um valor menor do que pagaria nos Estados Unidos.

Grafiti pelas ruas de Toronto

Dia 3:

St. Lawrence Market, o mercado famoso de Toronto! Começamos o dia provando o famoso lombinho canadense neste mercado que tem quase 200 anos de história! Aqui estão 120 lojas incríveis com tudo que imaginar: de padarias, restaurantes, lanchonetes e docerias a lojinhas de souvenirs e iguarias culinárias. Ao meio dia, partimos para Kensington Market, para fazer o tour Signature International Food Tour com a empresa chopsticks + forks. No tour, passamos por oito “países” onde provamos as mais diversas comidas pelas ruas de Toronto. São duas horas e meia passeando, comendo e aprendendo algo sobre a cultura local. O bairro de Kensington Market fica a noroeste de Toronto e seria como um bairro Pinheiros, em São Paulo, ou um Williamsburg, Brooklyn, em Nova York.

Dia 5:

Tire o dia para passear sem rumo ou visitar atrações como o Ripleys Aquarium of Canada, Royal Ontario Museum, Ai Weiwei: Unbroken at Gardiner Museum ou simplesmente passear pela região que mais gostou.

St. Lawrence Market,

ZMAGAZINE 35


Conexão Glam

Tropicalismo à vista O DNA DOLCE&GABBANA COM PITADAS DA VANGUARDA

E

POR RAÍSSA ZOGBI

36 ZMAGAZINE

Jornalista de moda pela FAAP raissazogbi

Para nós, brasileiros, essa coleção pode ter também vários outros significados (o que me fazem gostar ainda mais dela). Vamos lá... o tropicalismo foi um dos movimentos mais irreverentes da cultura brasileira e apesar de sua curta duração (ele que aconteceu entre 1967 e 1968), foi considerado um furacão da contracultura que deixa rastros até hoje. Isso porque, artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil utilizaram a música como um canal de ruptura com estéticas anteriores, a fim de universalizar nossas canções e arejar a cena cultural elitista do país. Por fim, é interessante notar a forma que a marca trabalha a força feminina através da

própria feminilidade. Sensual e romântica, a mulher que remete a coleção desse verão 2020 está pronta para entrar (ou sair) da selva com suas próprias garras. Corajosa, ousada e cheia de si, ela explora o desconhecido sem medo de se arriscar. E isso é lindo! A viajante Dolce&Gabbana leva na mala macacões utilitários, microshorts, ternos monocromáticos e as tais estampas tropicais. De tecidos, destacam-se os naturais com a palha como protagonista. E, independente de onde é o destino, o DNA italiano segue firme e forte como guia.

Fotos: Divulgação

m plena semana de moda de Milão, pensava sobre o que iria escrever para vocês neste mês, até que me deparei com o desfile de Dolce&Gabbana. Uma coleção à la Carmen Miranda deu vida, cor e brasilidade para as passarelas italianas. “Nossa, mas esse tema já apareceu em diversas coleções, de diversos estilistas”. Sim, cara leitora. Se você pensou dessa forma, concordo parcialmente com você e vou explicar os motivos. O primeiro deles, e provavelmente principal, é a forma como a grife evoca todos os seus códigos de identidade, ou seja, reforça o seu DNA, cria laços ainda mais fortes com o seu público e traduz uma mesma persona, mesmo passeando entre diversos universos. Isso é o que chamamos de “branding”: a construção da imagem de uma marca, que a torna reconhecível e emblemática diante de tantas outras que existem no mercado. Nessa coleção, por exemplo, Dolce&Gabbana traz uma mulher viajante, corajosa, aventureira e cheia de bossa com os elementos de savana e tropicalismo, mas sem perder as característica da “mama italiana”, com seu ar barroco romântico e referências do sul da Itália, típicos da marca desde sua criação, em 1982.

RAÍSSA ZOGBI


Blog Consuelo Ícone de estilo e digital influencer de lifestyle e moda

CONSUELO BLOCKER* Ícone de estilo e digital influencer de lifestyle e moda consueloblocker consueloblog.com

vida na

minha mãe, costanza pascolato, minha filha, allegra barontini, e minha avó, gabriella pascolato

moda POR CONSUELO BLOCKER*

Fotos divulgação

N

esta coluna, vamos trazer um pouco sobre a minha trajetória. Ou seja, o meu caminho e a minha história na moda. Eu tive a sorte de nascer em uma casa onde todos gostavam dessa área. Na parte da minha mãe, eu acho que nunca vi o meu avô desarrumado. Minha avó sempre combinou a bolsa com o sapato até os noventa e tantos anos quando faleceu. Minha governanta, a Blanche, não saía de casa sem laquê e o fio de pérolas. Minha mãe vocês conhecem, já o meu pai era um homem que fazia todas as camisas e todos os seus ternos sob medida. Então, para nós era normal que as pessoas cuidassem do seu aspecto e do jeito que se vestiam.

CONHEÇA A MINHA JORNADA NO MUNDO FASHION

costanza pascolato, cosiMo barontini e allegra barontini

as três gerações respiram moda

* Consuelo Blocker é digital influencer, brasileira que vive na Itália, apaixonada por comportamento, life style e moda 38 ZMAGAZINE


Quando fui embora para os Estados Unidos, eu vivia aquela coisa meio americana de jeans e camiseta, afinal, eram os anos 80. Eu estudei Relações Internacionais e fui conversar com o conselheiro, falei que gostava de moda e de Business. Foi assim, que eu fui aceita na Bloomingdales. Lá, eu aprendi todo o lado business da moda. Encontrei meu ex-marido, que seria o pai de meus filhos. Ele tinha uma empresa de malharia. Em Florença, consegui um emprego em uma empresa internacional de Duty Free. Depois de dois anos, fiquei grávida de meu primeiro filho, Cosimo. Tentei continuar nesse trabalho, mas não consegui. Assim, comecei a passar informação de tendência à empresa da minha família, a Santaconstancia. Como não tinha internet para oferecer as informações de tendência da Europa, esse trabalho era muito importante. A um certo ponto, quando criaram o site, viram a necessidade de um blog com host. Pediram para eu fazer. Foi o meu momento Eureka. Entendi que era algo que poderia fazer bem e que me daria uma voz fora da sombra de meus pais. Depois de um ano, o blog não fazia mais sentido no site da empresa e escolhi profissionaliza-lo. E, desde então, o que eu faço mudou muito. Iniciei como blogger e, com a demanda do Instagram, o trabalho se desenvolveu no que chamamos influencer, um papel importante que carrega muita responsabilidade nos dias de hoje.

Eu e minha mãe costanza pascolato

O que eu acho da moda hoje Para você que quer entrar no mundo da moda hoje, aqui vão as minhas dicas: • Aprenda inglês e isso é possível mesmo que você não tenha grana, como: ao assistir vídeo de música ou série televisiva com subtítulo (minha mãe aprendeu no cinema com subtítulo); • Comece a estudar sobre a cultura da moda, além de treinar o olho para vitrines, viagens, revistas e digital.

ZMAGAZINE 39


Moda Europa

Luxo em Portugal

RAQUEL GUIMARÃES Presidente da Associação Consultores de Imagem fashionschool_portugal

Fotos: Divulgação

4 LOJAS PARA COLOCAR NA LISTA DE DESEJOS PARA VISITAR

P

POR RAQUEL GUIMARÃES

Loja das Meias

ara além dos azulejos, da gastronomia e dos vinhos, Portugal também pode entrar na lista de lugares que oferece experiências de luxo. E, quando se trata de moda, nós temos endereços de arrancar suspiros. Para essa edição, separei quatro que são imperdíveis!

Essa multimarcas conta com mais de 100 anos de história. Lá é possivel encontrar grandes nomes da moda, como Dior, Céline, Lanvin, Dolce & Gabbana, Stella McCartney, Salvatore Ferragamo, Ralph Lauren, entre muitas outras. A atmosfera que se respira é de luxo! Vale a visita (e até a compra, não é?).

Onde? - Av. Liberdade 254, Lisboa Shopping Center Amoreiras,Lisboa - R. Castilho 39 Edf. Castil,Lisboa - Av. Valbom 4, Cascais

40 ZMAGAZINE


Fashion Clinic Man and Woman O luxo faz-se sentir através das 16 marcas que podemos encontrar na loja física e online, quer para homem quer para mulher: Balmain,Valentino, Jimmy Choo, Gucci, Saint Laurent, Givenchy, etc. Da cadeia, fazem parte os restaurantes JNcQUOI Avenida e JNcQUOI Asia e ainda a Ladurée. Na loja online, é possível aceder à Trends & Editorials, uma seção de notícias sobre moda que vai te inspirar! Onde? - Man - Av. Liberdade 182, Lisboa / Woman A. Liberdade, 180 - Man - Pç. Liberdade 39, Porto / Woman Av. Boavista 4167, Porto

Rosa & Teixeira Sinônimo de qualidade e alfaiataria em Portugal, é uma multimarcas onde o homem pode desfrutar do serviço sob medida. Uma experência onde a personalização é a palavra de ordem. Onde? Av. Liberdade 204, Lisboa

Stivali Aqui é possível encontrar um conceito shop in shops onde estão presentes marcas como Chanel, Valentino e Saint Laurent e corners personalizados de marcas como Dolce & Gabanna, Moncler, Fendi, Chloé, Roger Viver. Uma experiência única na cidade!

Onde? Av. Liberdade 38B, Lisboa

ZMAGAZINE 41


Fashion

FERNANDA FONTES

Presidente da Comissão de Direito da Moda - OAB Maringá fernandagsfontes

COLEção couro de pirarucú, da osklen

Direito e responsabilidade

O PAPEL AMBIENTAL E SOCIAL DAS MARCAS DE MODA

J

Fotos: Divulgação

POR FERNANDA FONTES

á que a edição da Z Magazine deste mês traz uma gama de conteúdo super cool sobre a moda sustentável, vamos pegar carona e falar um pouco sobre a importância das marcas de moda serem éticas e responsáveis nos sentidos social e ambiental, até porque mais do que uma tendência, a discussão deste tema hoje é uma necessidade. Como a La Loba (citada na matéria da página 17), muitas marcas vêm surgindo ou se adequando às novas realidades mundiais, já que grande parte dos consumidores, atualmente, preza pela 42 ZMAGAZINE

ética e transparência do que seguem e consomem. Das mais variadas formas, marcas de moda pelo mundo buscam encontrar opções para preservar e proteger o meio ambiente por meio de suas produções. Desde o feitio da matéria prima até o descarte, o intuito é encontrar formas de impactar o mínimo possível. Um exemplo disso é a Osklen, de Oskar Metsavaht, que na década de 90 foi uma das primeiras marcas brasileiras a falar em sustentabilidade utilizando como matéria prima a seda (considerada um dos

bolsa feita com couro de pirarucú , da osklen


E já que citamos o fast fashion, é importante trazermos para a conversa outro relevante aspecto de responsabilidade das marcas, em especial na indústria da moda, pois não basta a preocupação ambiental, é essencial também a responsabilidade social. Sabe o que isso quer dizer? Que devemos pensar nas condições de trabalho daqueles que estão fazendo nossas roupas, sapatos e acessórios. Não adianta exigir práticas ecofriendly, se não exigirmos transparência e ética na produção.

Tecido feito de fibra de bananeira

“Empresas nacionais e internacionais têm investido em pesquisas para o desenvolvimento de novos tecidos feitos a partir de fibras naturais.” roupa de couro de pirarucú, da osklen

Infelizmente os casos de denúncias e descobertas de mão-de-obra análoga a escrava e condições precárias de trabalho daqueles que estão dentro das empresas de moda são muitos, a informalidade existente na indústria fashion contribui para que problemáticas como esta surjam, e a necessidade

Fotos: Divulgação

tecidos mais sustentáveis, senão o mais), o tingimento com corantes naturais, o couro de pirarucu, o algodão orgânico, PET reciclado, entre outros materiais. Neste mesmo viés, empresas nacionais e internacionais têm investido em pesquisas para o desenvolvimento de novos tecidos feitos a partir de fibras naturais. Exemplo disto são as fibras de frutas como a banana (Bananatex), laranja (Orange Fiber), abacaxi (Pinatex) e coco (Cocona), que embora sejam matérias primas de valor mais elevado, atraem o investimento desde grifes famosas como a italiana Salvatore Ferragamo, até grandes redes de fast fashion, caso da Zara, C&A e H&M, que dentre outras inciativas, têm se comprometido a desenvolver para os próximos anos todas as peças com produção sustentável.

de um “grito” de consciência tenha início por parte dos consumidores da indústria. Assim, a partir deste “despertar” do mundo da moda quanto à sustentabilidade e ao aspecto social, surgiu o movimento mundial Fashion Revolution, que traz à tona a obrigação de exigirmos a responsabilidade social e ambiental das marcas que consumimos. Mas, este é um assunto para tratarmos na nossa próxima conversa sobre Fashion Law.

ZMAGAZINE 43


MG

NE

beauty

Beleza make paula espelho

NYFW

TENDÊNCIAS PARA ADOTAR JÁ!

A

s passarelas são repletas de informação e, muitas vezes, é difícil decifrar todos os seus códigos. É por isso que ativamos nossos experts em maquiagem, Paula Espelho e Juliano Culkin, para dar close na beleza das modelos que desfilaram no New York Fashion Week e mostrar a você, como é possível adaptá-la para o dia a dia. Let’s check!

o tiv

re io

ud

St x

Fi AC M

Fotos: Divulgação

O maquiador que eu amo, Sam Schavlev, respondeu um comentário que fiz em uma das suas fotos de batom metalizado e me explicou que faz uma mistura de Gloss e pigmento solto para dar esse efeito. Gosto do Batom Eudora Soul e das versões em bala da M.A.C.. r Co

a Beauty

oca Ros

44 ZMAGAZINE

Na contramão do natural, o metalizado chega para deixar a beleza com uma pegada urbana e cosmopolita para produções mais ousadas. “Na sombra, o metalizado deve ser usado até o côncavo, esfumando. Na linha dos cílios, opte pelo lápis preto e/ou muita máscara de cílios”, comenta o expert em makes artísticas Juliano Culkin. “Para a boca, o batom metalizado em tons de azul e dourado são os queridinhos das mais ousadas”, lembra. Mas, isso não significa que as mais básicas não possam entrar na vibe da tendência. “Os batons metalizados em tons rosados, coral e salmão são ideais para usar no dia a dia”.

Dica do Ju:

Glow Primer Beyoung

Para pele fresca, pulverize, durante o dia, água termal Avenè ou Brumas da Mac. Gosto do protetor facial da Vichy 50 anti-idade, que tem efeito de luminosidade, Soleil, do Glow Primer Beyoung, BB cream Latika, corretivo Studio Fix 24horas da M.A.C., e Glossy Boca Rosa Beauty by Payout.

Gloss B

paula espelho

Dica da Paula:

Metalize-se

make juliano culkin

Tendência que já despontou a algum tempo, agora a maquiagem fresh reforça para que veio. Capaz de transparecer a beleza natural de cada mulher, esse efeito é capaz de potencializar os pontos fortes, sem exagerar nos truques e produtos. “A ideia é criar uma pele super natural e bem hidratada, aproveitando a onda do K-Beauty”, conta Paula. De acordo com a profissional, a receita de sucesso para essa tendência é: pele bem feita, iluminador cremoso para dar efeito molhado e um ar glossy nos lábios. “Use um bom hidratante e protetor, troque as base por BB ou CC creams e aplique o corretivo mais fluido só onde precisar. Depois, use pó para selar a pele somente na zona T, e finalize com blush e iluminador cremoso para um aspecto ainda mais natural”, explica Paula.

Batom Eudora Soul

juliano culkin

Fotos: Divulgação

Make fresh & natural


Naturalcolorida e

jacke barbosa

A make up artist Jacke Barbosa, expert em pele negra, explica que além de destacar o que as mulheres já têm de melhor, o foco nessa produção fica para a pele iluminada, com glow, que é combinada com gloss e sombra leve cintilante na pálpebra móvel. “Os cílios são fundamentais nessa produção. Os postiços poder ser substituídos pela máscara, que quanto mais se aplica, maior os fios ficam”, indica a maquiadora. Acima de tudo, Jacke destaca a importância da automaquiagem. De acordo com ela, o principal, dentre todas as tendências, é saber aplicar os produtos da forma que fica melhor em você. “A mulher que aprende a se maquiar, consegue aproveitar suas maquiagens da melhor maneira”, finaliza. E aí, vai ousar com as cores? Confira os produtos indicados pelos profissionais para uma produção com a cara do verão!

Dica do LUIS:

Dica dA JACKE:

t

d Hea

Nake

Latika Vult

Revlon

Urban Decay

Urban Decay

Eudora Soul

Luis pirinelli

De acordo com o maquiador Luis Pirinelli, o segredo para quem quer começar é usar o marrom levemente alaranjado, bege, pêssego ou rose. “O marrom alaranjado pode ser combinado com bege nas pálpebras, o pêssego aplicado nas maçãs do rosto como blush para dar o ‘efeito saúde’, um iluminador mais claro por cima para dar um ar fresh na pele e finalizar com um leve batom rosê nos lábios”, ensina o profissional. Para as mais ousadas, vale também adicionar pequenos pontos de cor, como um lápis azul delineado na parte inferior dos olhos.

make luis pirinelli

C

olorida ou natural? Entre contrastes, as semanas de moda têm mostrado que o frescor do verão invadiu definitivamente o universo da beleza em todos os aspectos. Por um lado, as cores quentes alinhadas à temperatura, por outro, as vibrantes que dialogam com a vibe alegre da estação. E como aplicá-las na make do dia a dia?

make jacke barbosa

SAIBA COMBINAR AS TENDÊNCIAS CONTRASTANTES DO UNIVERSO DA MAKE UP

Nars Orgasm

ZMAGAZINE 45


MG

NE

beauty

Do clássico às ruas A EVOLUÇÃO DOS PENTEADOS QUERIDINHOS DA HISTÓRIA

O

que Maria Antonieta e Audrey Hepburn têm em comum? Cada uma com a sua história, elas são reconhecidas pelas escolhas fashion e seus lindos penteados, que não serviam apenas para enfeitar o look, mas também transmitir personalidade, força e poder. Com o passar dos anos, a exuberância desses ícones deu espaço para produções mais despojadas e possíveis para o dia a dia. Vamos ver!

santty

“Breakfast at Tiffany’s” é um ícone atemporal e continua como um baú de inspiração para aquelas que são apaixonadas por moda e estilo. O coque, famoso penteado de Hepburn, também se mostra atual para todas as épocas e pode ser usado tanto de forma mais despojada quanto mais clássica. “Ele é um queridinho, básico, simples e muito sofisticado dependendo da construção. Pode ser usado tanto solto quanto preso, com trança, mais clássico e até semi preso”, explica o hairstylist Santty. De acordo com ele, o coque é um dos penteados mais democráticos. “Ele pode ser usado em todos os tipos de cabelo (curto ou longo) e para diferentes situações: trabalho, shopping, festas e casamentos”. Mas, vale sempre harmonizá-lo ao resto da produção! “É importante se atentar à maquiagem, já que ela que modifica o contexto junto com o cabelo de forma mais sofisticada ou despojada”, completa.

Trança também te quero

Existe penteado mais romântico do que esse? De “Rapunzel” até “Romeu e Julieta”, a trança cumpriu com o seu papel e trouxe para além dos contos de fadas um pouco de romance para o dia a dia. Para quem ama um look princess ou até para quem não curte muito esse estilo, a trança pode ser a escolha certa. “É um penteado antigo já que era usado no Império Romano, mas hoje pode ser usado de maneiras diferentes de acordo com o estilo da pessoa”, explica Nani Diniz. A cabelereira expert em penteados dá dicas de fugir do estilo hiper-romântico:

Trança grega: “essa traz um pouco do romântico ao mesmo tempo em que torna o estilo mais contemporâneo”, explica. nani diniz

Just like Audrey

Tiara de trança: “essa é

a escolha perfeita para as noivinhas que procuram um penteado mais sofisticado para o grande dia”.

Rabo com trança: Fotos: Divulgação

“esse penteado é mais despojado e indicado para aquelas que possuem um visual mais despojado”. 46 ZMAGAZINE


Loiros da temporada APOSTAS DE TONS PARA O VERÃO 2020

O

fredy siqueira

s dias quentes se aproximam e, com eles, o desejo de iluminar as madeixas bate mais forte no coração das apaixonadas por loiro. A verdade é que, quem nunca teve, pelo menos já tentou se imaginar com esse tom de cabelo. A boa notícia é que o universo da beleza caminha para rumos cada vez mais democráticos, em que uma proposta pode ser adaptada e personalizada para cada perfil. “Hoje, temos tecnologia e produtos para criar diversas tonalidades e trabalhar com opções ideiais para cada tipo de pele, rosto e, principalmente, para o gosto de cada cliente”, explica o beauty artist da Wella, Fredy Siqueira. Para 2020, o expert em loiras citou alguns tons que já estão na lista de pedidos e que podem satisfazer uma ampla varidedade de clientes, do platinado ao ruivo. Anote!

Dourados Do mel ao caramelo, os tons de dourado podem passear em nuances que tornam qualquer propostas de verão ainda mais ilumindada. “Esse efeito de cabelo que parece ser influência do sol fica muito bem em mulheres de pele mais amarelada, principalmente com o ombré hair, deixando a raiz escura e o comprimento e pontas mais clarinhas”, conta Fredy.

Frios Para mulheres cheias de estilo e personalidade, Fredy destaca os tons frios como aposta. “As mechas bem claras caracterizam o novo platinado, que não é homogêneo e leva até mesmo uma tonalidade mais quente, gerando muito movimento com as nuances”, explica.

Acobreados

Morenas iluminadas

Para loiras com toques ruivos, o acobreado e o caramelo podem se misturar e criar um efeito completamente atual, de acordo com o beauty artist. “O ruivo ganhou novas possibilidades com as misturas de loiro. Cobre com caramelo e o olho de tigre são alguns dos tons que estão com tudo”, conta Fredy.

As castanhas de plantão não precisam se despreender de suas raízes para atualizar o visual. Fredy, que atende diversas morenas que buscam mechas, explica que é preciso ter cuidado, mas é possível se chegar no tom ideal. “Cada tipo de castanho e cabelo pede uma abertura de loiro. A sutilidade é a receita para um efeito natural e moderno”. ZMAGAZINE 47


MG

NE

beauty

Beleza de corpo e alma

Fotos: Divulgação

C

OS BENEFÍCIOS DA ESTÉTICA ASSOCIADA À QUALIDADE DE VIDA

om o objetivo de incluir cada vez mais mulheres em um discurso contemporâneo e democrático sobre o verdadeiro significado da beleza, a naturalidade e o autocuidado entram em pauta. Neste cenário, sobressaem os procedimentos estéticos que impactam na melhora da saúde e, consequentemente, na qualidade de vida, como a massagem. Com suas diversas variações e finalidade, a pressão dos movimentos traz benefícios internos que são perceptíveis no melhor funcionamento do organismo e definição do contorno corporal. Dentre eles, a criadora do método MiSlim, Miriam Zanichelli, aponta a estimulação da circulação sanguínea e elasticidade da pele, aceleração da renovação celular, alívio da tensão e dores musculares, controle do estresse e ansiedade além da eliminação de toxinas. Segundo ela, o procedimento estimula a produção dos hormônios da felicidade, como Endorfina, Ocitocina, Dopamina e Serotonina, por isso, também ajuda no combate à depressão. Miriam zanichelli

Dica da Miriam: Para a face, colo e mãos: Detox Poros da RAAZ Profissional; Máscara facial ou corporal: Lama Marinha da RAAZ Profissional; Para o corpo: Água Viva da RAAZ Profissional.

48 ZMAGAZINE

Aliada à saúde e bem-estar, a estética evidencia cada vez mais que a beleza vem de dentro para fora. Com benefícios reconhecidos pela medicina, a fisiodermato Sônia Paladini ressalta que a drenagem, por exemplo, mexe com todos os tecidos que são banhados ou possuem líquido em seu interior. “Por essa razão, temos a drenagem como prescrição médica para pacientes com problemas pós-cirúrgicos, de varizes e edemas. É uma forte aliada para que a recuperação do paciente seja mais rápida e com menos dor possível”, conta a profissional. Para promover o autocuidado, as experts listaram seus três produtos queridinhos para os cuidados com o corpo em casa. Confira!

Sônia paladini

Dica da Sônia: Para relaxar: Óleo Seco de Algodão da ADCOS; Para edema nas pernas: Goicoechea Efeito Calmante; Para celulite: Vichy Cellu Destock Sérum Flash.


Frio para o verão

D

SLIM FIT ICE É ALIADO PARA REDUÇÃO DE GORDURA

iante da gama inesgotável de procedimentos estéticos que chegaram junto com as novas tecnologias, alguns se destoam como queridinhos. É o caso do Slim Fit Ice, que ganhou fama na internet e hoje é a estrela das clínicas. De acordo com a fisioterapeuta responsável pela Alto Stima Estética Avançada, localizada em Campinas, Naiscy Nery, o Slim Fit Ice nada mais é do que um protocolo exclusivo que trabalha gordura localizada, celulite e flacidez. “A cliente pode chegar a 30% na redução de gordura”, explica. Mas, não é mágica! A fisioterapeuta conta que a fórmula desse procedimento en-

volve uma associação de tecnologias e técnicas de aplicação específicas completamente indolores e com resultados imediatos. “O grande diferencial desse tratamento é que os resultados são rápidos e a cliente sai satisfeita logo na primeira sessão”. Baseado em aspectos totalmente fisiológicos da Radiofrequência e Ultrassom/Ultacavitação, o procedimento utiliza o “frio” e as propriedades do dermocosméticos para acelerar a perda de gordura e celulite em áreas como braços, pernas, costas, abdômen, entre outras. Indicado para pessoas com gordura localizada e celulite associada à flacidez de pele de qualquer idade, exceto mulheres que estão em período de amamentação, o Slim Fit Ice tem resultados ainda mais potentes quando atrelado à alimentação balanceada, a exercícios físicos regulares e massagens. “O número de sessões e a frequência serão indicados após uma avaliação, que mostrará as necessidades da cliente”, finaliza Naiscy. E, fala sério, um empurrãozinho vai bem!

ZMAGAZINE 49


Nécessaire

Fashion Beauty

fH

eo

us

Ha

Ho

ile

ile

sf

sf De st re te pin

st re te pin

kat von d Urban Decay Heavy Metal

n

ol

la

nd

A Halpern e a House of Holland trouxeram uma ideia de beleza em comum: o brilho! Para aqueles que amam a ideia de dar mais vida às pálpebras mesmo em dias mais sérios, Carol Zaia sugere utilizar um simples delineador preto com outro de brilho. “Um jeito de adaptar para a vida real é utilizar o delineado normal e colocar um pouquinho de glitter em cima. Fica super usável no dia a dia”. Carol usou o delineador Benefit Roller Liner e o Heavy Metal da Urban Decay.

De 50 ZMAGAZINE

st

te

pin gg

Ho

Pa m

ile

sf

De

Glow like me

er

Para ajudar a incorporar as ideias da London Fashion Week no dia a dia, a maquiadora oficial da Sephora, Carol Zaia, separou algumas dicas imperdíveis. Separe o pincel e do the magic!

A inspiração monocromática que se destacou no desfile de Pam Hogg pode ser usada tanto para compor looks mais descontraídos quanto para os mais sóbrios. A ideia da maquiadora da Sephora foi utilizar o batom matte da Kat Von D tanto para os lábios como também para olhos e maçãs do rosto. “Nas maçãs, eu aplico apenas com o dedo. Já nos olhos, o ideal é utilizar um pincel para dar mais precisão, sempre tirando o excesso do produto”. Do your match! É importante lembrar que essa tática de utilizar um produto para três funções não precisar ser apenas em rosa. Escolha a cor da sua preferência. Vale: marrom, nude, alaranjado e etc.

lp

A

gente conhece essa época do ano como ninguém: os estilistas queridinhos desfilam suas criações mais icônicas nas passarelas do mundo e, ainda, trazem novas referências de beleza para nos inspirar.

CAROL ZAIA

Fotos: Divulgação/Pinterest

POR MARIANA ARRUDA

Três em um re

COSMÉTICOS DIGNOS DE PASSARELAS


pin

te

re

st

Desfile Bora Aksu

Spray L’oréal Professionnel Tecni.Art

re te pin

pin

te

re

st

de

sf

ile

Ch

ris

to

ph

er

Ka

ne

Os cabelos também ganham destaque nas passarelas. O mais legal das tranças desfiladas no show de Bora Aksu é a textura dada aos fios das modelos. Com mais volume e cabelos nem sempre penteados com precisão, as tranças são uma boa ideia para os dias mais quentes. Dica: o Spray L’oréal Professionnel Tecni.Art deixa os fios com esse efeito.

st

Textura, please!

Wet look te

pin

Lock It Extreme Style Gel da L’Oreal Paris

re

st

Aquele aspecto de cabelo molhado foi a escolha certa para o desfile de Christopher Kane. Além de dar maior destaque às peças, o penteado também é certeiro para quem quer um toque adicional de sofisticação. Trend alert! Ao optar pelo cabelo wet, é possível escolher duas maneiras de utilizar a inspiração. A primeira é apenas com as raízes molhadas e os fios puxados para trás e, a outra, com o produto aplicado das raízes até as pontas, como se estivesse saído do banho. Dica: use o produto Lock It Extreme Style Gel da L’Oreal Paris para definir o cabelo. ZMAGAZINE 51


Art Art Decor Decor

Fios do momento

O RÚSTICO GANHA AR CLEAN E ELEGANTE NA DECOR

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

E

52 ZMAGAZINE

ntre tramas, fios e nós, surge o novo queridinho da moda, que também abriu suas asas na decoração. Sim, leitoras... as portas estão escancaradas para o macramê e suas variações. O rústico deu as caras na sua versão mais elegante e romântica. E nada de pensar em praia. As cordas passaram por uma releiruta e cabe perfeitamente em ambiente urbano, basta se misturar com elementos mais clássicos e sóbrios. E, se você ainda não se familiarizou com ele, saiba: a técnica produz um efeito de renda e por vezes franjado nos barrados das peças. Por isso cabe tão bem dentro do closet, quanto da casa. A prova são as apostas da Semana de Moda de Nova York primavera/verão 2020, que ganhou poesia e delicadeza em sua passarela com as produções de Gabriela Hearst, Theory, The Elder Statesman, entre outros. Welcome, Macramê! Nós vamos te usar!


Arte

Marilyn Monroe Conhecida por usar somente o perfume mais icônico da Chanel para dor mir, Marilyn Monroe extrapolou o sucesso dos palcos e se tornou referência no universo fashion. 50 anos depois da sua famosa frase, a diva segue como símbolo de elegância e sensualidade, marcado pelo estilo que ela mesmo criou e destoou de tudo que estava em pauta na época. A atriz vestia paletós, jerseys largos, calças acima do tornozelo e os emblemáticos tubinhos justos na cintura.

“Apenas duas gotinhas de Chanel nº5”

Sandro Del Pires

Artista plástico, ilustrador e pintor com especialidade em pinturas em telas. Já pintou obras para algumas personalidades como Lázaro Ramos, Jorge Ben Jor, Seu Jorge, Alcione, Leticia Sabatella, Muricy Ramalho, Denilson, Armindo Dias e o neto do Mahatma Gandhi,¨Arun Gandhi¨. www.pintandofelicidades.com

@Sandro_Del_Pires

(19) 98168-0726 ZMAGAZINE 53


Homem

O melhor dos dois mundos A união da velocidade do jet ski mais a elegância do iate, resultou no Vanqrafit VQ16. A embarcação mede cinco metros e alcança velocidades acima dos 40 nós. Além disso, possui um espaço para no máximo cinco passageiros. O Vabgradit VQ16 possui corpo feito de fibra de vidro, guidão que lembra o do jet ski e um motor Yamaha. Já é possível encomendar o seu!

Do closet ao mar NOVIDADES DO MUNDO MASCULINO PARA VOCÊ Paleta Monocromática A Former, marca que busca ir além da esté-

e-boutique no Brasil

tica dos action sports, se uniu com a Vans na

A Cartier, pioneira do modelo de negócio onli-

criação de uma coleção limitada. O fruto des-

ne no mercado de joalheria, escolheu o Brasil

sa collab foi uma coleção de peças de roupas

para lançar e-boutique na América Latina. A

(bermudas e camisetas) monocromáticas. E

Maison promete uma experiência diferenciada

para os pés uma releitura de modelos de tênis

proporcionando facilidades com entrega para

da Vans, como o Sk8-Hi 138 FT em camurça

todo país e embalagens especiais, que foram

e o Style 36 FT Zip em couro, que no lugar

desenvolvidas especialmente para preservar o

de cadarços ganhou um zíper. A coleção já está

encanto da clássica e icônica caixa vermelha.

disponível nas lojas físicas e online.

Exceto a coleção de diamantes, todos os produtos do portfólio estarão disponíveis no e-commerce, como as coleções Love e Juste Um Clou, ícones da marca, e os relógios Panthére, Tank e Santos de Cartier.

Um verdadeiro #TBT! Não há nada melhor do que relembrar o passado, e a Dolce &Gabana sabe muito bem disso! A marca se inspirou em sua história para criar uma coleção artesanal com peças atemporais de “Fatto a Mano”. Stefano e Domenico focaram na essência da marca ao criar a Fotos: Divulgação

coleção que preza pelas técnicas artesanais em peças

54 ZMAGAZINE

essenciais do guarda-roupa masculino. Toda as peças seguem uma paleta de tons visto e desfruta de uma das principais tendências da moda atual: o color blocking.


IGUATEMI CAMPINAS PARQUE D. PEDRO GALLERIA SHOPPING SE BEBER, NรƒO DIRIJA. Imagem ilustrativa. Venda e consumo de bebidas alcoรณlicas proibidos para menores de 18 anos.


Fashion for men

M a t & c x

Fotos: Divulgação

11 - Para quem está começando a introduzir cores no armário, a dica é criar looks monocromáticos, ou seja, da mesma cor ou tom sur tom. “Além de alongar a silhueta, passam um ar mais sofisticado”, conta!

56 ZMAGAZINE

“As combinações análogas também são uma boa pedida para quem não quer ousar tanto, pois são cores vizinhas no círculo cromático, como verde e azul!”

Louis Vuitton Spring 2020

Jacquemus Spring 2020

Brandon Maxwell Spring 2020 Coach Spring 2020

Mi

P

reto, azul e cinza... Há tempos o guardaroupa masculino deixou de ser resumido a essas cores para abranger uma diversidade de tons e estampas que não dependem de temperatura ou estação para ver a luz do dia. Nas últimas temporadas de moda, observamos, ainda, o aumento das cores nas passarelas, que surgem em misturas harmônicas e traduzem de forma sublime o significado da palavra fashion. Entretanto, criar esse mix pode ser mais desafiador do que parece. Para ajudá-los, convidamos a consultora de estilo Erika Paiva para dar dicas sobre como aplicálo em looks cotidianos. Acompanhe!

22

h

INSPIRAÇÕES CROMÁTICAS DIRETO DA PASSARELA

33 Para os que querem um toque ainda mais fashion nas produções, opte por combinações complementares, ou seja, cores que estão opostas no círculo cromático, como rosa e verde!


Pyer Moss Spring 2020

45– E que tal um ponto de luz na produção? “Combinar uma peça colorida com uma neutra também é uma solução perfeita para iniciar a adição de novos tons ao guarda-roupa e, ainda, deixar o look mais descontraído e fashionista”, explica Erika.

Pyer Moss Spring 2020

Misturar cores com a mesma intensidade também traz harmonia. Ela afir ma que vale experimentar o mix de tons ter rosos ou pastéis.

Dior Men Spring 2020

Lanvin Spring 2020

45

ZMAGAZINE 57


Express

Moda e fotografia Fotos: Divulgação

C

A RELAÇÃO DIRETA E HISTÓRICA DOS SEGMENTOS

om mais de 30 galerias e 160 expositores, a 13ª edição da SP-Foto – Festival Internacional de Foto de São Paulo, que aconteceu entre 21 e 25 de agosto, no JK Iguatemi, trouxe reflexões que se alongaram ao período da mostra. A convite do Iguatemi Campinas e do Galleria Shopping, a Z Magazine participou de um talk de Fernanda Feitosa, fundadora do evento, que contou com a participação de Costanza Pascolato, que da plateia nos lembrou sobre o papel da fotografia na moda.

58 ZMAGAZINE


Foto de Moda Uma das formas de se estudar a história e o comportamento, os registros fotográficos de marcas de roupas e revistas estabelecem um elo entre a moda e a sociedade. “A foto de moda é, como qualquer outra, um registro documental de um período, de uma estética”, comenta Fernanda Feitosa. Fundamental para a compreensão de cada período da humanidade, Fernanda conta que ela é também um reflexo da estética de uma época. “De revoluções, de tipo de vestimenta, se comparar o que uma mulher vestia a 20, 30 anos atrás, não tem nada a ver com o que se veste hoje”.

constanza pascolato e fernanda feitosa

Apesar de extremamente relevante, o Brasil ainda não tem a cultura de valorizar e dar espaço para talentos despontarem a partir da fotografia. “O Brasil é um país muito novo e as pessoas esquecem que temos pouca história. Tem muita gente que trabalha assim que a gente acaba não conhecendo”, reflete Costanza Pascolato. Ela conta que já chegou a passar 11 horas durante um ensaio porque se encantou com a imaginação e criatividade de um fotógrafo brasileiro. “Ele fez todas as fotos no negativo e positivo. Um trabalho autêntico que nunca vi em qualquer lugar”.

constanza pascolato e raíssa zogbi

Revistas de moda Diretamente ligada à fotografia, as revistas de moda também são responsáveis pelos registros da história. Hoje, diante de discussões e teorias sobre o fim do papel, Costanza defende o nicho como aposta certeira. “Todas as revistas que são cuidadas por um certo grupo, que são sofisticadas e tem uma linguagem própria, que não querem agradar a todos, estão no caminho certo. É o famoso nicho, que existem também em produtos, perfumes e na gastronomia. Eu que nasci em 1939 e vi a construção das revistas no país, acho fascinante”, conta.

ZMAGAZINE 59


Bookstore Prólogo, ato, epílogo

Com prosas afetivas, cheia de inteligência e sensibilidade, Fernanda Montenegro conta sobre suas memórias, história de seus antepassados e lavradores portugueses. Cada página promete levar aos leitores as emoções que viveu ao criar os filhos e embarcar na carreira de artista. Em 1990, Montenegro foi reconhecida internacionalmente e é sobre essa carreira de sucesso e histórias vividas que a artista promete encantar. Editora Companhia das Letras. R$ 49,90. O consumismo está em nosso repertório diário, pois é importante que tenhamos consciência do que compramos. E é sobre esse assunto que o livro “Substitua Consumo por Autoestima” irá tratar, pois leva uma reflexão sobre a forma como consumimos moda e o nosso relacionamento quando compramos ou queremos comprar algo. A obra também dá dicas de como raciocinar o consumo, as necessidades e as vontades, que auxiliam para melhorar nossa relação com o dinheiro, tempo e desejos. Editora Paralela. R$ 39,90. 

Fotos: Divulgação

Todas as suas (Im)perfeições

Quinn e Graham se conheceram no pior dia de suas vidas. E no fim, os dois acabam no corredor de um prédio contando confidências, trocando bilhetes do biscoito da sorte e palavras de conforto. Alguns dias passam e ambos se encontram novamente. Os jovens resolvem mergulhar de cabeça nessa aventura e depois de alguns meses de relacionamento, decidem ter um filho, mas Quinn não pode engravidar e Graham não é um candidato para adoção por conta de um erro do passado. O casal precisa passar pela crise no relacionamento e colocar na balança se vale a pena manter a relação. Editora Galera Record. R$ 44,90.

Felicidade Modos de Usar

Como ser feliz? Esse é o tema do debate com três grandes pensadores no livro “Felicidade - Modos de Usar”. Cortella, Karnal e Pondé levam ao público suas opiniões sobre o que é ser feliz, o que significa e os caminhos que levam as pessoas para a felicidade. Ao citar filósofos e pensadores, eles chegam a conclusão de que é possível ser feliz, mas é claro, não o tempo todo. Editora Planeta do Brasil. R$ 42.

A Elegância do Agora

Costanza Pascolato é uma mulher forte, determinada e feminista sem fúria, mas por trás da ícone da moda brasileira existe uma empresária que lutou para alcançar seus objetivos e se tornar o sucesso que todos conhecemos. O livro “A Elegância do Agora” relata sua trajetória, traz memórias de sua vida, conhecem dicas de elegância, estilo e como chegou aos 80 anos com muita energia e beleza. Editora Tordesilhas. R$ 98.  60 ZMAGAZINE


Podcast

Play na moda

DICAS DE PODCAST SOBRE O MUNDO FASHION

C

omo conciliar aprendizado com a correria do dia a dia? Os podcasts surgiram como uma solução prática para quem tem a agenda agitada: conteúdos em áudio

para ouvir quando e onde estiver! No universo da moda, esse formato ganha diferentes versões e abordagens para falar desde estilo até história e cultura. Com a curadoria da equipe Z, nossos alunos do curso de

extensão em Jornalismo de Moda com a PUC-Campinas selecionaram quatro podcasts para ampliar seus conhecimentos e fazer você se encantar - ainda mais - pelo mundo fashion. Dê o play!

Uma análise sobre a moda

Nos 25 minutos de áudio, o episódio 5 de “Beleza pra quem?” aborda as novas formas de consumo no mundo fashion. Além da customização, troca e reutilização, nesse podcast você escuta tudo sobre a compra consciente. Marina Santa Helena, apresentadora desse programa, recebe Daniela Ribeiro, que é consultora de estilo e fundadora da Roupateca. Ouça em: https:// spoti.fi/2l1knRZ

Tenha o seu estilo!

No episódio 20 do podcast “Estilo Possível”, Sista Katia ensina como colocar sua personalidade nas escolhas de looks, de forma que quebre qualquer barreira de tendência, padrão e moda. Mergulhe nesse universo para entender quem é você no mundo, escolha seu estilo e aprenda a passar essa mensagem para as outras pessoas. Ouça em: https://spoti.fi/2mzeo7q

O mundo da Alta Costura

No primeiro episódio de “Fashion Weekly”, Augusto Mariotti e Camila Yahn discutem a relevância da Alta-Costura, desde a desconstrução até as novas tendências e tecnologias que impactam a forma como esse universo da moda é visto. Quer saber mais sobre o renascimento do assunto? Não deixe de ouvir esse podcast! Ouça em: https://spoti.fi/2kSRrM7

Esta matéria foi escrita por: Anna Beatriz Cunha Viganó, Elisa da Cunha Canto Abreu, Felipe Jacomasso Carbonari, Letícia Bonareti Lorette, Rafaela Vieira Barbosa, Rafaella Gianoni Hernandez Silva e Tânia Aparecida Cardoso.

Para estudar moda

No episódio 5 da 3ª temporada do podcast “ H i g h L ow ” , I s a b e l a Junqueira e Olivia Merquior mergulham na história para contar como a moda surgiu, a partir da figura do rei francês Luís XIV, além da importância de suas relações sociais e de poder ao decorrer das décadas. Ouça em: https://spoti. fi/2lnrs8o

ZMAGAZINE 61


numerologia A energia para o décimo mês do ano

POR APARECIDA LIBERATO

APARECIDA LIBERATO

A

Numeróloga

aparecidaliberato aparecidaliberato.com.br

ssim que um novo mês chega, a sua vibração mensal traz, você poderá viver com mais energia muda. Conhecendo os desafios equilíbrio, lidar melhor com as dificuldades e e as oportunidades que essa nova aproveitar positivamente cada momento.

Descubra qual é a sua energia atual fazendo o seguinte cálculo: Some o dia + o mês de nascimento + o ano do último aniversário (2018 ou 2019)

Exemplo: 05/09/2019 2+6 = 8

CONSULTE O Número 9

Durante este mês você vive uma energia polarizada. Por um lado, a sua independência e, por outro, o controle das outras pessoas sobre você. Algumas situações geram atritos, mas você deve ter atitude e se posicionar frente aos outros. É você quem está no controle agora. Não se deixe influenciar e não permita que as pessoas sejam um entrave para que você alcance o que pretende. A configuração de seus números neste mês provoca um estado de mau humor e irritação. Procure ser gentil, mas firme em suas colocações. Saiba conversar.

Tudo será maravilhoso caso você consiga encarar os contratempos com leveza. Este mês é assim, em que nada é perfeito. Sempre acontece alguma coisa e você tem que desviar sua atenção e energia para resolver. Mas, não desista porque tudo dá certo no final. É que você vive a influência dos números 3 e 4, neste mês em que o 3 traz descontrole e o 4 pede foco. Melhor cuidar da bagunça, controlar suas finanças, colocar sua vida em ordem. Sendo assim será mais fácil lidar com a energia de mudanças do próximo mês.

62 ZMAGAZINE

0+5+0+9+2+0+1+9 = 26

O universo traz para você momentos de contentamento. Use a sua imaginação e criatividade para explorar novos e maravilhosos caminhos. Pessoas podem proporcionar a você oportunidades brilhantes, portanto aproveite e mostre o que você sabe fazer, quais são as suas perspectivas e planos. Você tem agora a possibilidade de conhecer uma pessoa que irá ter um significado especial em sua vida, profissional ou afetivo. Se puder tire uns dias de férias, com boa companhia ou para se encontrar com alguém muito especial.

Os acontecimentos deste mês estão fora do programado. Sob a vibração de dois números antagônicos, o 4 e o 5, você vive altos e baixos. Se você for uma pessoa rígida, esta é uma ótima oportunidade para sair do quadradinho e tentar algumas aventuras. De qualquer maneira não dá muito para você planejar suas ações e compromissos porque tudo acontece ao mesmo tempo e de maneira desordenada. Se antes havia alguma situação que incomodava você, mas com a qual se conformava, agora, neste mês essa situação passa a ser insuportável e você quer mudar.


Seu ano continua trazendo transformações frequentes que são provocadas pelo universo e também por você mesma já que você quer movimentar a sua vida em outras e novas direções. Durante este mês as mudanças ocorrem na área familiar e dos amigos. Pode haver distanciamento de alguém. Você se envolve mais com os assuntos da casa, cuidando dela, sendo mais responsável. Mas, você também se ocupa de si mesma e quer mudanças no seu visual, como um novo corte de cabelo ou um novo estilo de viver.

você se posicionar Este mês traz todas as facilidades para agora você se sente e resolver todos os assuntos. É que ser mais racional para suficientemente forte e é capaz de sões importantes. Cer tos deci ar tom avaliar os acontecimentos e sões na justiça, mas você assuntos dependem de processos e deci r tudo. Outra área que está segura o suficiente para enfrenta eja como está investindo merece sua atenção é a financeira. Rev faça o melhor para você. seu dinheiro, busque informações e . Cuide de seu patrimônio protegendo-o

Este mês abre sua mente para novos e maiores horizontes. É possível conhecer alguém que poderá apoiar você em promissoras oportunidades e desafios. Surgem novos conteúdos e você está forte o suficiente para dar impulso a eles. Ao mesmo tempo em que você mira em direção ao futuro, também terá que resolver situações do passado. Algumas portas se fecham para outras poderem se abrir. Você corrige erros e algumas situações chegam ao fim. Os próximos passos dependem da sua capacidade de escolher o que é melhor para a sua vida.

Vo c ê e s t á m u i t o sensível durante este mês, se sente sozinha, fica pensativa, quieta. O melhor a fazer é ter objetivos a curto prazo, naquele momento, naquele dia e semana. Tudo o que é a longo prazo pode trazer mais ansiedade e insegurança. A sua saúde pode sofrer porque você está mais fragilizada. Procure dormir quando o corpo pede e alimente-se de maneira saudável. Suas experiências durante este mês são profundas e provocam muitos desgastes pessoais. Preste atenção à sua intuição porque todas as respostas para as suas angústias vêm de dentro de você.

Este é o mês mais indicado para você finalmente fazer o que vem protelando, como a consulta ao médico especialista ou tirar documentos, e também retomar e finalizar tudo o que ficou parado. Você tem energia revigorada agora, diferentemente da sensação de cansaço e desgaste do mês passado. Você está fechando um ciclo de vida e é necessário reavaliar o que é realmente importante para o seu futuro. Mudança de estilo de vida, na alimentação, em relação aos seus valores mais íntimos, são ganhos que ocorrem neste mês.

ZMAGAZINE 63


A foto

Animal fresh

Foto: Divulgação

A suavidade do mix de estampa animal na coleção de Double Rainbouu, no Australia Resort 2020.

64 ZMAGAZINE


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: CINEMARK.COM.BR


Onde encontrar a sua

Condomínios Residenciais

DIRETORA DE REDAÇÃO:

Cadastrados nos bairros Gramado, Notre Dame, Paineiras, Cambui, distritos de Sousas e Barão Geraldo (solicite lista de distribuição).

Cristiane Gracioli cris@gracioli.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL:

Raíssa Zogbi - MTB-SP 82459

Pontos de distribuição

REDAÇÃO:

200 clínicas cadastradas, Clube de Golf, Alphaville Campinas Clube, Royal Palm, Saraiva, Cia. Atlhetica, Outback, Chef Theo Medeiros, Panificadora Massa Pura, Dom Alvarez, Sonho de Verão, Panetteria Di Capri, Seo Rosa, Padaria Barão de Itapura. Consulte.

Raíssa Zogbi redacao2@gracioli.com.br Mariana Arruda redacao3@gracioli.com.br Carolina Altarejo de Oliveira redacao@gracioli.com.br DIRETOR COMERCIAL E PROJETOS ESPECIAIS:

Eduardo Gracioli eduardo@gracioli.com.br PROJETO GRÁFICO:

Gracioli Editora DESIGNERS:

Ricardo José Pontin, Marcelo Borges e Luiz Felipe Moraes DISTRIBUIÇÃO E CIRCULAÇÃO:

contato@gracioli.com.br

Altacostura

2019

Z Beauty

Tendências de inverno

João Pimenta Sustentabilidade Sustentabilidade e moda sem gênero

Entrevista exclusiva

K-beauty

A técnica de skin care das coreanas

Conheça nosso novo time de beleza

Congresso

da Beleza Trapos & Fiapos

Moda em função da mulher de Piauí

EDIÇÃO 153 ANO 16 JUNHO 2019

Novidades do mercado

JORNALISMO

DE MODA

Entrevista

Era Upcycle

Nosso curso com a PUC-Campinas

GRACIOLI EDITORA - DESDE 1994 AV. DR. HERMAS BRAGA, 532 NOVA CAMPINAS, CAMPINAS, SP. CEP 13092.133 - TEL: 55 19 3201.5715

Tiragem de 10 mil exemplares: Auditada pela Athros | ASPR Auditores Independentes www.athros.com.br.

André Carvalhal

E sua marca sustentável Ahlma

Damyller na linha da sustentabilidade

EDIÇÃO 154 ANO 16 JULHO 2019

Receba a Z Magazine na sua casa. Para assinaturas, entre em contato pelo tel: 19 3201.5715 ou pelo email: cris@gracioli.com.br /zmagazinecampinas

EDIÇÃO 155 ANO 16 AGOSTO 2019

A Z MAGAZINE é uma publicação da Gracioli Editora, dedicada ao segmento do luxo, fundada em 2004. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial sem autorização.

@z_magazine_

55 19 97403 3551


SETEMBRO/2019


Profile for Z Magazine

Z Magazine - Edição 156 - Setembro 2019  

Z Magazine - Edição 156 - Setembro 2019  

Profile for zmagazine