Prévia - A Vez dos Colonizados

Page 1


SUMÁRIO

#01 - Editorial (Beatriz Tavares e Spinelli)

#02 - Crônica - A Beira da Liberdade (Eduarda Barros)

#03 - Conto - Aposta na Vida Além Muro (Cláudio Carle)

#04 - Resenha - Medida Provisória (Augusto Kirst)

#05 - Resenha - Lobotomy Corporation (Beatriz Tavares)

#06 - Conto - Não tem título (Maria Luíza Zanini)

#07 - Cine AVC - A veia cinematográfica da Zine

#08 - HQ A cidade nunca dorme, Episódio #04 - Quando um aliado sangra, todos sangram (Spinelli e Beatriz Tavares)

#09 - Agradecimentos

eDITORIAL

Caro leitor,

Você tem em suas mãos a última edição do Zine AVC, ao menos como ele é conhecido. Após três caóticas edições invadidas pelo caos clássico, a visão do contemporâneo e a revolução das máquinas, agora fechamos nosso ciclo distópico com a exploração do próprio território de origem e identidade do Zine: o Sul Global. Mas você sabe o que significa este conceito tão pertinente no contexto da globalização?

O termo se refere a um conceito que fala não só de onde os países estão no mapa, mas de como o mundo é dividido entre os que mandam e os que obedecem. O Sul Global é o grupo dos países que foram explorados, colonizados e ainda hoje enfrentam desigualdade — mesmo séculos depois. São lugares cheios de cultura, criatividade e resistência, mas que o sistema insiste em manter à margem. Em O fim do império cognitivo: A afirmação das epistemologias do Sul (2018), Boaventura de Sousa Santos diz que a estruturação do conhecimento dos suis têm em comum não só o fato da luta contra o capitalismo, patriarcado e colonialismo, mas também a proposta de oferecer alternativas à dominância do Norte Global (como o Estados Unidos e Europa) baseadas em sua experiência de marginalização do mundo.

Sendo assim, o Sul Global não se limita a uma definição estritamente geográfica, mas sim a territórios que foram transformados em campos de exploração e opressão cultural que sofrem com as repercussões destas dinâmicas de poder até hoje. Basta uma simples pesquisa para verificar que os países com menor PIB (Produto Interno Bruto) estão localizados no Sul Global — principalmente na África, um dos continentes que foi mais afetado pela atuação do colonialismo e escravidão.

As obras distópicas produzidas dentro do Sul Global retratam a desigualdade e desafios enfrentados pelo mesmo de forma crítica ao mesmo tempo que são marcadas pela cultura do local em que a narrativa se passa, assim como você verá nas obras autorais e resenhas nesta edição do zine.

Aqui você encontrará trabalhos feitos por estudantes da Escola SESI Eraldo Giacobbe e seus familiares, onde as produções e paisagens do Sul Global têm sua chance de brilhar e aumentar ainda mais seu repertório cultural.

Com isso, esperamos que você goste da última edição do Zine AVC e nos veremos no próximo apocalipse! Até lá!

aposta na vida além muro

Cinop é um homem simples, trabalhador de uma indústria que produz peças para aviões, de uma fábrica cuja sede é em outro país. Envolto em muitas dividas, que pretende pagar quando a vida em seu país melhorar, se vê em meio a uma disputa eleitoral, para a presidência de seu país, onde deve optar por uma mulher, filha de estrangeiros e com cor de pele diferente da sua, mas com um apelo emocional muito grande e outro candidato, um homem como ele, só que é muito rico, mas promete retirar seu país da inflação e do obscurantismo, como um passe de mágica.

No processo de campanha um dito atentado ao homem como ele é alardeado. O agressor aparece morto em um lugar que não poderia ter estado para realizar o atentado, pois havia grande proteção ao candidato. Mas as contas pressionam. Não vendo saída para suas dívidas e com a promessa de riqueza, do homem igual a ele e que tentaram supostamente matar, corre às urnas para apoiar o milagre prometido, assim como outros, iguais a ele e mesmo diferentes dele.

lobotomy corporation beatriz tavares

“Nuggets” devido à sua aparência adorável. Porém, isto

apenas uma distorção criada pelo filtro visual presente d câmeras da empresa que censura as mortes violentas d seus funcionários causadas pelas Anormalidades para v gerente.

Acesse para ler mais:

Bom dia, AVCeres!

Estamos muito felizes de ter você aqui em nossa última edição completa de 2025. Ao longo desses três anos, reunimos diversos alunos e convidados para fazer parte deste maravilhoso projeto, e cada um deu um pedacinho de si para constituir o Zine AVC que você está lendo agora.

Gostaríamos de agradecer em especial Janaína Carvalhal, Ana Vieira e Evelyn Araujo por criar um projeto tão especial quanto esse, e por confiar em nosso trabalho e deixar sua gestão em nossas mãos.

Mas também sabemos que não há show sem uma audiência, então gostaríamos de dar um obrigado mais especial ainda para você, leitor! Sem leitores como você e os participantes mas rodas de discussão do Cine AVC, o projeto não seria o mesmo.

Como sempre, encorajamos todos que se sentiram tocados pelo Zine a criar alguma coisa também. Deixe que a distopia embale seu coração e veja o que acontece. Nos vemos no próximo fim de mundo...

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.