2 minute read

Manejo do licurizeiro: algumas sugestões

As sugestões que se seguem foram sistematizadas em encontros realizados na região de Paulo Afonso, coordenados pela Aghenda, sendo um coletivo de entidades populares que desenvolvem trabalhos com o licuri. Assim, foi feita uma adaptação das recomendações emanadas desse coletivo. 1 Para tirar o cacho de licuri, é preciso ter muito cuidado para não machucar a palmeira. Quando possível, uma pessoa deverá apoiar o cacho embaixo para não cair no chão, evitando-se a despenca e contaminação dos frutos. Algumas pessoas colocam um cesto grande de cipó para aparar o cacho. Em alguns casos, quando o licurizeiro é muito alto recomenda-se o uso de um podão. 2 A secagem do licuri deve ser feita ao sol, em lugar limpo. Por isso tenha sempre o cuidado de retirar os frutos e armazená-los sobre um tablado de madeira ou numa lona, limpos, lavados com água corrente. Aconselha-se deixá-los imersos em água com cloro (na proporção de 10 litros de água para uma colher de sopa de hipoclorito de sódio, durante cinco minutos). Isso evita a contaminação da amêndoa ao quebrar o coquinho. Cuide para que os animais e insetos não se aproximem.

3 Para que o licuri tenha um maior durabilidade no pós-colheita, recomenda-se o armazenamento em uma embalagem a vácuo. O tempo de validade varia de 4 a 12 meses, dependendo do tipo de embalagem e armazenamento (vidro, pote plástico, saco plástico, caixa térmica, saco de papel). 4 Na época do transplantio, a cova que irá receber a planta deverá ter dimensões de 40x40x40 cm, de modo que as raízes se acomodem perfeitamente na cova. Deve-se colocar na cova esterco curtido misturado com terra à época do plantio. 5 A cama do licuri (frutos maduros espalhados sobre o solo próximo à palmeira) proporciona a criação e proliferação do besouro do gênero Pachymerus que prejudica o fruto do licuri. 6 Para que o licuri maduro saia da casca inteirinho, coloque no congelador durante 6 horas ou mais, retire do congelador, demore alguns minutos, ao descongelar, poderá quebrar e o licuri sairá inteiro. 7 Para conservar o licuri por mais tempo, de 4 a 8 meses, torre numa panela como se fosse amendoim ou coloque no forno e deixe secar 50% da água, deixe esfriar, guarde em vidros bem fechados ou garrafas pet, em lugar fresco e com pouca luz.

Advertisement

8 Para a produção de mudas de licuri, aconselha-se colher os frutos ainda maduros ou assim que cair, despolpá-los e colocá-los para embebição (de molho) em água por 24 horas. O plantio das sementes pode ser feito inicialmente em um canteiro de areia e transplantados para sacos plásticos, pretos, com tamanho de 15 cm de largura por 25 cm de altura. Deve-se utilizar uma mistura de terra mais esterco curtido na proporção de 3:1, ou seja, três partes de terra e uma de esterco. É necessário molhar esta terra adubada antes da semeadura e depois, com a ajuda de um bastão, são feitas pequenas covas com profundidade aproximadamente de 3 cm, onde as sementes são depositadas e cobertas por uma fina camada da terra preparada.

9 A germinação do licuri, como da maioria das palmeiras, ocorre desuniforme, ou seja, todas as sementes não germinam ao mesmo tempo, iniciando a germinação por volta de 90 dias após a semeadura. Após a germinação, as mudas devem ser levadas para lugar sombreado, pois isso favorece o seu crescimento. A conservação dos brotos e do plantio de novas mudas de licurizeiro é essencial para o crescimento da produção.

This article is from: