Podem Os Mortos Dançar?

Page 1

WV FOCHETTO JUNIOR

I Queres ser eternamente vivo? Publicas ao menos mais de dois livros. Serás eternizado por tua obra (conjunto de trabalhos realizados) literária. Quanto à qualidade dela, bem, isso é outro assunto. Unanimidade nem sempre está atrelada ao bom gosto ou ao discernimento do que merece atenção ou é apenas um golpe de sorte agraciado por aquelas fases da vida em que os modismos ditam as regras. Só o que é imortal, duradouro, memorável, é eterno.

† Visito os “Reinos do Silêncio” quando me vejo em ambiente calmo, tranquilo e passo a folhear o trabalho de algum outro autor (que não eu) e nesse exercício recordo-me de outros tempos, guardados no passado e que reaparecem, muito raramente, com o “Espírito da 6ª Série”, a definição que emprego para não usar, de modo inadequado, o termo alemão Zeigeist. Embora ele me pareça bastante apropriado para ser empregado e atender às minhas necessidades de comunicar minha sensação de estar vivendo, por alguns instantes, na vibe, na atmosfera ou ambiência, do Ano I* (1991).

† A tal da Eternidade** concebida mais ou menos ao meio da narrativa de “Crime e Castigo”, de Dostoievski, me parece de um niilismo do pior tipo: aquele que toma parte em letras de Black Metal e povoa mentes mórbidas, perturbadas, que necessitam de tratamento psiquiátrico. (Não olhem para mim; não sei de nada disso.) Por um


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.