2012
relatório sobre o desenvolvimento mundial de
Igualdade de Gênero e Desenvolvimento Principais Mensagens A igualdade de gênero é importante em termos de desenvolvimento A igualdade de gênero é um objetivo fundamental de desenvolvimento por direito próprio. É também uma economia inteligente. Uma maior igualdade de gênero pode aumentar a produtividade, melhorar os resultados de desenvolvimento para a próxima geração e tornar as instituições mais representativas. • Ganhos de produtividade. As mulheres atualmente representam 40% da força de trabalho global, 43% da força de trabalho agrícola mundial e mais da metade dos estudantes universitários em todo o mundo. A produtividade será aumentada se suas aptidões e talentos forem usados mais plenamente. Por exemplo, se as mulheres agricultoras tivessem o mesmo acesso que os homens aos fertilizantes e outros insumos, os campos de milho aumentariam quase um sexto em Malawi e Gana. E a eliminação das barreiras que contribuem para a discriminação das mulheres que trabalham em determinados setores ou ocupações poderia aumentar a produtividade do trabalho em cerca de 25% em alguns países. • Melhores resultados para a próxima geração. Um maior controle dos recursos familiares por parte das mulheres pode aumentar as perspectivas de crescimento dos países com a mudança dos padrões de despesas, de forma a beneficiar seus filhos. E melhorias na educação e na saúde das mulheres têm sido vinculadas a melhores resultados para seus filhos em países tão diversos como Brasil, Nepal, Paquistão e Senegal.
• Mais tomadas de decisões representativas. A igualdade de gênero é importante para a sociedade de forma mais abrangente. O empoderamento das mulheres como atores econômicos, políticos e sociais pode mudar as escolhas políticas e tornar as instituições mais representativas de uma gama de vozes. Na Índia, a presença das mulheres no poder em nível local levou a aumentos no fornecimento de bens públicos, como água e saneamento, que eram mais importantes para as mulheres.
O desenvolvimento tem preenchido alguns hiatos de gênero… As desvantagens enfrentadas pelas mulheres e meninas que têm diminuído mais rapidamente nos últimos 25 anos incluem: • Matrículas nas escolas. Os hiatos de gênero no ensino fundamental foram preenchidos em quase todos os países. No ensino médio, esses hiatos estão sendo rapidamente preenchidas e têm se invertido em muitos países, principalmente na América Latina, Caribe e Leste Asiático — mas agora os meninos e homens jovens é que estão em desvantagem. Entre os países em desenvolvimento, as meninas agora ultrapassam os meninos nas escolas do ensino médio em 45 países e existem mais jovens do sexo feminino do que do sexo masculino nas universidades em 60 países. • Expectativa de vida. Desde 1980, as mulheres estão vivendo mais do que os homens em todas as partes do mundo. E, nos países de baixa renda,