O RODÃO
www.sintraturb.com.br
Ano 21 - Florianópolis - Julho de 2018 >>> N° 298
DIRETORIA ORIENTA A MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA:
JUNTOS GARANTIMOS A CONVENÇÃO E AVANÇAMOS EM CONQUISTAS
COMPETÊNCIA E COMPROMISSO DA DIREÇÃO DO SINTRATURB FOI FUNDAMENTAL PARA OS RESULTADOS ALCANÇADOS... A RELAÇÃO DE CONFIANÇA ENTRE A CATEGORIA E DIRETORIA FOI DECISIVA! Em nossa campanha salarial deste ano, tivemos que enfrentar o maior ataque contra a classe trabalhadora brasileira nos últimos 70 anos. As “novas” leis trabalhistas, aprovadas pela maioria vendida no Congresso Nacional é um verdadeiro ataque contra as conquistas do povo trabalhador, além de destruir os poucos mecanismos de defesa da classe trabalhadora. A Justiça do Trabalho está sob intenso ataque e pode desaparecer. Os sindicatos que já tinham pouco poder e eram corrompidos pelo próprio Estado, agora estão ainda mais enfraquecidos e nem à justiça podem recorrer mais. Os(as) trabalhadores(as) não podem mais nem irem no sindicato homologar sua demissão. Além de perderem o emprego, serão ainda mais lesados no momento da demissão, quando o patrão vai pagar o que quiser e os(as) trabalhadores(as), praticamente, não tem mais nem como recorrer à justiça do trabalho.
gociações cheios de “apetite pra comer nossas conquistas”, só pensando em aplicar essas “maravilhosas leis” que ganharam de presente do governo golpista. A parada era a seguinte: até se dispunham a conversar sobre a possibilidade de conceder o reajuste do tíquete e dos salários pelo índice do INPC, na base de 1,69%. Aumento real? Nem pensar ..... Mas, não era somente esse o “bode de negociação” que eles colocaram. De quebra ainda queriam retirar o tíquete nas férias, reduzir o anuênio e a PL pela metade, alterar as jornadas de trabalho, retirar a homologação, eliminar postos de trabalho de acordo com o Edital de licitação, dentre outras maravilhas.
vel nacional e tínhamos que tentar nos defender por aqui mesmo, com nossas forças e os poucos aliados que possuímos.
Capacitação e preparação refletem nas negociações. Confiança da categoria garante o apoio pra conquistar. A Diretoria do SINTRATURB se preparou pra enfrentar essa nova realidade do país. E alertou o quanto pode a categoria. O tempo todo explicando o golpe e como poderíamos perder todas as conquistas dos últimos vinte anos.
Não é fácil enfrentar a propaganda massiva, disfarçada de conteúdo jornalístico promovido pelos gigantes da Tudo isso já estava previsto pela Di- comunicação nacional (Globo, Record, retoria, que fala do golpe desde 2015, Bandeirantes, SBT, que controlam a tentou encaminhar lutas juntos com maioria das TVs, rádios, jornais, revisoutros sindicatos, mas a esmagadora tas e grandes sites na internet). maioria pelega do sindicalismo braEles “vendem” a nova lei trabalhista sileiro não está preparada pra luta. como notícia, dia e noite. Seria a única E os patrões chegaram para as ne- Sofremos essa enorme derrota a ní-
facebook.com/sintraturb