
3 minute read
5.5 Partido de Implantação
from TC part 1
by Wildnei Dias
• Legislação
CAB = 1,30
Advertisement
CAM (MC) = 3,00
CAM (ME E MOC) = 2,00
14.560 ²
TO= 0,65




RECUO FRONTAL= 5,00
RECUO LATERAL = 3
RECUO LATERAL >2 PAVS = H/6
• Visuais
Fonte:
Fonte:
O diagrama acima, refere-se aos índices urbanísticos que foram levados em consideração para o início do desenvolvimento do partido de implantação, eles fazem parte dos parâmetros iniciais de decisão projetual.
Insolação e ventilação
O diagrama de ventilação e insolação, evidencia a predominância dos ventos originados em leste, tendo como direção o lado oeste e noroeste na maior parte do tempo.
Em relação a insolação, longitudinalmente o terreno se expõe ao norte, recebendo boa parte dos raios solares diários na fachada principal, localizada na Av. Bruno Bazetto.
O diagrama de visuais a partir do lote revela as percepções de diferentes pontos do terreno, à leste e a oeste os visuais são parecidos, há edifícios residenciais de baixo gabarito e alguns comerciais e a norte é possível alcançar uma boa visualização da paisagem e das cadeias de montanhas do Vale do Paraíba, já que nessa região o horizonte está um pouco mais baixo que em relação ao lote. O visual sul apresenta uma região cujo nível é mais alto e desprovido de ocupação, em último plano consegue-se a visualização das montanhas do Vale do Paraíba.




• Sentido dos fluxos dos veículos
O terreno possui três vias de mão dupla que o circundam, facilitando o acesso de veículos e o acesso de pedestres.
Fonte: O
• Partido de implantação final
Legenda:
SETOR HABITACIONAL
SETOR HÍBRIDO: COMERCIAL + EDUCACIONAL + HABITACIONAL
SETOR CONVIVÊNCIA
ESTACIONAMENTO
FLUXOS DE PEDESTRES
ACESSO VEÍCULOS
VIA PROPOSTA
Após os estudos relacionados às condicionantes da área, foi definido a porção pública na região leste do terreno, visto que se localiza nas margens da Rua ariaAparecida Consiglio, a via de maior fluxo do entorno, capaz de atrair diversas pessoas para o local.
O setor habitacional está presente em todos os blocos, na parte comercial ocupando os pavimentos superiores e os dois blocos ao sul, estão apenas as unidades habitacionais, tornando esse setor mais reservado aos moradores.
5.6 Partido arquitetônico
• Forma 01
Legenda:
ACESSO VEÍCULOS
PRINCIPAL ACESSO PEDESTRES
VIA PROPOSTA


SETOR HABITACIONAL SETOR COMERCIAL
O conceito adotado para a morfologia da quadra é o de “quadra aberta”, que consiste em blocos dotados de pluralidade arquitetônica. Esse conceito não se restringe aos tradicionais lotes que por vezes resultam em edifícios monótonos, mas sim, potencializa os edifícios, suas funções e as condicionantes de implantação. Por meio da quadra aberta, espera-se alcançar uma melhor relação com as esquinas, fruidez pública e conforto termoacústico. Inicialmente a volumetria pensada foi a ocupação em dois edifícios retangulares, ocupando as faces longitudinais do terreno. A ideia foi em ter um bloco mais exposto, localizando-se nas vias de maior fluxo de veículos e pedestres, com o pavimento térreo comportando as atividades comerciais e públicas de forma a atrair e atender essas pessoas. O outro bloco, localizado na face sul, tem o objetivo de tornar o local mais reservado ao acesso de veículos do conjunto.

• Forma 02
Para aprimorar a forma de ocupação integrando melhor os blocos com a quadra, foram adicionados mais dois blocos, o bloco à oeste habitacional e à leste um bloco também com fachada ativa, induzindo a fruição pública por toda a quadra e definindo melhor os fluxos, possibilitando definir melhor os espaços públicos e semiprivados.

O novo bloco proposto na fachada leste, a ideia é criar mais uma fachada ativa em uma via de grande fluxo sem obstruir a esquina e com recuo para receber uma praça e estacionamento.
Ao mesmo tempo foram realizados alguns cortes e aterros a fim de criar platôs para receberem esses blocos, de forma estratégica para não ocorrerem grandes desproporções entre as movimentações de terra.
Legenda:
Setor Habitacional Setor H Brido Estacionamento
Visto que a região carece de áreas verdes e espaços para convívio, o projeto pretende prover essa arborização e esses espaços, principalmente nas esquinas da quadra, onde os fluxos são diversos. A vegetação também tem papel fundamental no conforto térmico do local, já que o terreno possui intensa exposição solar devido a sua maior porção exposta ao lado norte.




5.7 Partido estrutural
• Pilares e Vigas: Concreto armado in loco
• Vãos econômicos: 5 a 6 m
• Vão máximo: 7,5 m
• Laje pré-moldada treliçada