4 minute read

O CÉU DE SETEMRO, E O EQUILÍBRIO ENTRE DIAS E NOITES

O CÉU DE SETEMBRO, E O EQUILÍBRIO ENTRE DIAS E NOITES

"Contemplando o céu em noites extremamente límpidas e sem iluminação artificial, os homens inventaram as constelações: figuras imaginárias de seres mitológicos, animais e objetos nos alinhamentos estelares. Cada povo ou tribo tinha as suas próprias constelações e, para memorizá-las criavam mitos. Vivendo da caça, da pesca e da agricultura, precisavam conhecer detalhadamente o clima, épocas de plantio e de colheita e o céu constelado ajudava imensamente neste sentido. "¹

Advertisement

Para cada estação do ano temos uma constelação símbolo. Órion: simboliza o verão para o hemisfério sul e o inverno para o hemisfério norte; Leão: outono para o sul e primavera para o norte; Escorpião: inverno para o sul e verão para o norte; Pégaso: primavera para o sul e outono para o norte. O céu de setembro é caracterizado por transições particulares fenômeno causados pelos movimentos dos astros, em especial o equinócio da primavera o hemisfério Sul. No dia do equinócio de primavera, o dia e a noite têm praticamente a mesma duração. O Sol se encontra diretamente acima do Equador da Terra e o dia possui duração praticamente igual à da noite. A partir desta data, a constelação de Scorpius (o Escorpião), que assinala as noites frias do inverno, cede sua posição de destaque para a de Pegasus (o Cavalo Alado) que simboliza as noites amenas da estação que se inicia. Para quem gosta de observar planetas, setembro é um bom mês, com Mercúrio, Saturno e Marte brilhando juntos logo após o crepúsculo. No equinócio dia 22, após esse evento o Sol vai "avançando" para o lado sul do firmamento, trazendo o calor de volta para nós, com dias gradativamente mais longos e quentes.

Assembly/Processing - Rolf Olsen/apod.nasa.gov

Stellarium

Sainte Brigitte de Kildare

cocorrina.com

No dia 23, a conjunção inferior de Mercúrio (o "mensageiro dos Deuses" , junto com o Sol, às 4h. Os planetas mudam de posição nesta conjunção super brilhante. Desta vez, Júpiter (o segundo planeta mais luminoso de nosso céu, depois de Vênus), no dia 26 o planeta nascerá a leste (E), ao pôr-do-sol, e permanece visível por toda a noite. Excelente época para vermos o “Gigante dos Mundos, poderá ser observado a olho nu. E o dia 28 a Lua e a estrela Zubenelgenubi (Alpha Libræ), pertencente à constelação de Libra (a Balança) e situada acima da Lua, poderá ser vista ao anoitecer a oeste (O). A marcação especial para o mês de setembro é o equinócio, e "embora os efeitos da primavera sejam menos perceptíveis no hemisfério sul que no hemisfério norte da Terra, notamos que, nessa época, a vegetação torna-se exuberante, os pássaros cantam mais e os dias adquirem um brilho e uma nitidez diferentes dos dias de inverno. Poderíamos nos contentar simplesmente com a contemplação da natureza, a sensação do aquecimento proporcionado pelo Sol''² Os equinócios são dois pontos de intersecção entre o equador celeste (projeção do equador da Terra sobre a esfera celeste) e a Eclíptica (trajetória aparente do Sol em torno da Terra, decorrente da falta de percepção do movimento de translação da Terra em torno do Sol). A constelação de libra pode representar o equilíbrio e a harmonia do Universo, da duração do dia e da noite, da luz e das sombras, sendo assim um alelo muito impressionante estando relacionada ao equinócio da primavera. Esta constelação já é mencionada nas Tábuas de Mul-Apin, fazendo parte da eclíptica ou Caminho da Lua. É conhecida como Ziba-nitum, “as balanças” . Até o ano 2000 a.C foi associada com o uízo final dos vivos e dos mortos das religiões babilônicas e a pesagem das almas. A balança também simbolizava a idêntica duração do dia e da noite nos equinócios.

OSTARA

TUDO O QUE SERÁ PLANTADO, SERÁ COLHIDO!

T Te em mp po o d de e d de es sa ab brro oc ch ha arr o os s s so on nh ho os s.. É É m mo om me en ntto o d de e p plla an ntta arr s se eu us s d de es se ejjo os s,, c co ollo oc ca arr u um m b brriillh ho o n no o s se eu u o ollh ha arr e e iin ntte en nç çã ão o n no o s se eu u q qu ue erre err.. T Tu ud do o v ve em m,, ttu ud do o p pa as ss sa a..

This article is from: