1 minute read

A TRÍADE DAS COLHEITAS

Dentro da Tríade das Colheitas, Lammas marca a primeira colheita. A Tríade da Colheita é composta por:

- Lammas (marca o início do Outono): onde os primeiros grãos serão colhidos;

Advertisement

- Mabon, o Equinócio de Outono (marca o auge da estação outonal): a segunda e mais abundante colheita; vêem como algo obscuro contra o qual jogam ovos podres. A segunda é tentar ajudar àqueles que como eu, têm simpatia pela Arte, a compreender um pouco mais sobre ela.

- Samhain (marca o fim do Outono e o início do Inverno): momento de colher o restante antes que os rigores do Inverno o destrua.

O Deus de Chifres, em seu aspecto sacrificial, doa suas forças e sua energia para que a vida seja sustentada e tenha continuidade. Assim, Ele assume seu aspecto como o "Deus Cereal".

Lammas significa "massa de bolo/pão" e, tradicionalmente nessa época, o pão de Lammas era feito com os primeiros grãos da primeira colheita em homenagem ao Deus - o Deus Cereal.

Por ser o primeiro Sabá do Ano Decrescente, é um período em que as forças naturais estão minguando, ou seja, as marés energéticas estão diminuindo gradualmente com a proximidade do Inverno - é o declínio natural das forças solares.

Um costume durante este Sabá, é a queima do "Homem de Palha"uma representação do Deus Cornífero em um ato sacrificial voluntário e do "Rei Sacrificado" - e a feitura do "Pão de Lammas", onde todos os participantes irão compartilhá-lo em um momento de comunhão.

Doreen Valiente, em seu livro "Enciclopédia da Bruxaria" (versão em português, pág.268 ), comenta: "Ele é conhecido como o período quando, "no amanhã de Lammas", isto é, no dia seguinte ao Sabá de Lammas, o Rei William Rufus foi misteriosamente assassinado em New Forest, no ano 1100, o décimo terceiro ano de seu reinado.

A morte do Rei Vermelho é tão lembrada que até nos dias de hoje as pessoas nessa região, às vezes, visitam o túmulo de Rufus em New Forest no dia 02 de agosto, o aniversário do dia em que ele foi morto. Margaret Murray e Hugh Ross Williamson, os quais fizeram um estudo histórico detalhado de William Rufus, consideram-no uma vítima sacrificada, um Rei Sagrado da Antiga Religião. Relatos de sua morte variam em seus detalhes, mas todos concordam que ele foi morto com uma flecha, nos arredores de uma árvore de Carvalho.

This article is from: