Page 1

Domingo, 6, e segunda-feira, 7 de maio de 2018

Notícias reais, em todos os tempos Terceiro jornal mais antigo do país e primeiro do Estado do Rio em circulação completa 14 décadas


editorial

índice

Uma história de 140 anos

P

oucos jornais têm o privilégio de ter vivenciado acontecimentos históricos que mudaram o rumo do Brasil e do mundo. As páginas de O FLUMINENSE tornaram-se testemunhas das transformações pelas quais o mundo passou nos últimos 140 anos. Somos o terceiro jornal impresso mais antigo do País e o primeiro do Estado do Rio em circulação ininterrupta. Reformas e mudanças em nossas páginas revelam a constante preocupação em melhor atender os nossos leitores, sempre levando informação de qualidade. Personalidades que fizeram parte da vida do brasileiro ganharam nossas páginas. Notícias da morte de celebridades internacionais, como John Lennon e Nelson Mandela, viraram destaque. A vida política do País e seus principais personagens estão em nossas edições. Da monarquia à democracia, passando pela ditadura militar, o jornal transmitiu notícias de forma isenta, mas sempre defendendo os ideais do povo. Todo o crescimento de Niterói, principalmente, foi acompanhado de perto desde a nossa primeira edição. Tudo isso, você verá nas páginas a seguir. Neste aniversário de 140 anos, reafirmamos o compromisso com você, leitor, de levar informação de qualidade e continuar fazendo parte da História. Pamella Souza Repórter

E X PE D I E N T E Diretora de multimídia Liliane Souzella liliane.souzella@ofluminense.com.br

Projeto gráfico e Diagramação Wemerson Marreiro Bárbara Pinheiro

Editora executiva Sandra Duarte sandra.duarte@ofluminense.com.br Reportagem e Edição Pamella Souza pamella.souza@ofluminense.com.br

Redação Rua Visconde de Itaboraí, 184, Centro, Niterói. CEP 24.035-900. Tel.: (21) 2125-3068 Comercial Tel.: (21) 2125-3031 comercial@ofluminense.com.br

Inovação marcada em nossas páginas Ao longo do tempo, O FLUMINENSE passou por várias modificações para melhor atender os leitores.

8 Inauguração da Ponte Rio-Niterói

17 Morte de Oscar Niemeyer Marco político das ‘Diretas Já!’

23

O jornal cobriu a manifestação que reuniu 1 milhão de pessoas no Centro do Rio, em 1984, pedindo eleições diretas.

25 Ex-presidente é preso por corrupção

27 Tragédia do Morro do Bumba Abertura do túnel Charitas-Cafubá

30

A obra é um dos maiores investimentos em mobilidade urbana em Niterói nos últimos tempos.

32 3


1ª edição

Marco histórico: o 1º exemplar

A

primeira edição de O FLUMINENSE foi publicada em 8 de maio de 1878. Composta por quatro páginas, a capa exibia editorial que nortearia as próximas edições. Apresentando o periódico aos leitores, o texto deixava claro a defesa pelos interesses da Província do Rio de Janeiro, declarando-se a favor do Partido Conservador e oposição à política dominante da época. Ainda assim, o jornal prometeu isenção na cobertura dos fatos políticos,

1878

Primeira sede de O FLU Ao iniciar suas atividades, o jornal era sediado em um imóvel na Rua da Conceição (foto ao lado). Somente na década de 1970 a redação foi levada para o atual endereço, na Rua Visconde de Itaboraí.

4

aplaudindo os feitos corretos dos partidos adversários e cobrando melhorias. O editorial também anunciava que O FLUMINENSE lutaria pelo desenvolvimento urbano para melhorar, também, o comércio, sugerindo a abertura de novas estradas e a manutenção das já existentes. Também na capa, havia um folhetim de uma novela de autoria de Salvador Guijarro, chamada “A última conquista”. Na página seguinte foram publicados atos oficiais e outros comunicados políticos de interesse comum. Recla-

mações, avisos de falecimento e de eventos populares completavam a folha. O contexto da estreia do jornal é envolto de algumas curiosidades. Ainda não existia luz elétrica. A iluminação se dava por lampiões abastecidos com querosene. Quem governava o Brasil era Dom Pedro II, já que o País ainda vivia sob o regime da monarquia. O telefone também não era uma realidade da época. Portanto, algumas informações vindas do exterior demoravam dias para chegar à redação.


5


artigo

RICARDO PEDREIRA Diretor Executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ)

P

Um jornal exemplar

oucos jornais, no Brasil e no mundo, podem se orgulhar de completar 140 anos, como ocorre agora com O FLUMINENSE. Esta extraordinária longevidade tem uma razão muito forte: a identificação do jornal com sua cidade, região e estado. Jornais se constroem e se perpetuam quando sabem traduzir os anseios dos cidadãos aos quais se dirigem e isto O FLUMINENSE tem feito, com sua história se confundindo com a própria história de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro. Há alguns anos, quando os jornais eram apenas no papel impresso, costumávamos dizer que eles têm uma espécie de contrato que é diariamente renovado com seus leitores. A cada dia, por meio da assinatura ou da compra na banca, o leitor renovava sua crença na qualidade do jornal de sua preferência. Agora, com a internet e as plataformas digitais, essa renovação se dá a toda hora, a todo minuto, mas o princípio desse contrato permanece o mesmo: credibilidade. A credibilidade de O FLUMINENSE é resultado de 140 anos de muito trabalho, de geração a geração, o que faz dele o mais antigo jornal do Estado do Rio e o terceiro do Brasil em circulação ininterrupta. Já foi dito que um jornal é uma comunidade falando permanentemente consigo mesma. Para que isso ocorra, só com grande credibilidade, que é produto de independência e responsabilidade, características de O FLUMINENSE. Para a ANJ, é um grande orgulho ter

6

O FLUMINENSE entre seus associados. Trabalhamos juntos pelo jornalismo profissional e de qualidade, cada vez mais necessário nesses tempos de tantas notícias falsas que circulam livremente pelas redes sociais. Acreditamos que o permanente compromisso com a busca da verdade é o nosso maior patrimônio, mais valorizado ainda diante de tanta notícia falsa, de tanta desinformação. Não é por outra razão que todas as pesquisas de opinião em nosso país mostram os jornais como campeões de credibilidade, à frente de todas as outras mídias. É claro que os jornais erram, mas ganham e consolidam credibilidade quando reconhecem seus erros e fazem as devidas correções, o que é próprio do bom e verdadeiro jornalismo. Os jornais enfrentam atualmente enormes desafios. A internet e as plataformas digitais impactaram profundamente o modelo de negócios dos jornais, baseado, sobretudo, nas receitas publicitárias. Os gigantes digitais como Google e Facebook estão tragando grande parte dessas receitas, que faltam não apenas aos jornais, mas também às revistas, à televisão e às demais mídias. É preciso então se reinventar a toda hora, buscando mais proximidade com os leitores, levando a eles conteúdos diferenciados. Jornais são um meio de comunicação com evidente vocação local e regional. E nenhum jornal fala melhor com uma cidade e uma região do que o jornal dessa cidade e dessa região. Isso é ainda mais verdadeiro num país de

A história de O FLUMINENSE se confunde com a própria história da cidade de Niterói dimensões continentais como o nosso, onde existem muitos “Brasis”, com realidades, culturas e interesses tão diversos. Este tem sido o caminho de O FLUMINENSE, um caminho para o futuro que a vista não alcança e que certamente continuará sendo feito com muita coragem, trabalho e criatividade. A ANJ, que reúne os jornais brasileiros responsáveis por cerca de 90% da audiência da imprensa em nosso país, no impresso e no digital, parabeniza O FLUMINENSE e todos aqueles responsáveis para que as informações do jornal cheguem aos seus leitores, assim como também parabeniza os próprios leitores do jornal. Todos nós, que sabemos da importância do jornalismo em nossas vidas, e para a própria democracia, temos muito a comemorar.


7


história de um jornal

Trajetória de sucesso 1878

Primeira reforma de O FLUMINENSE No dia 1º de novembro de 1878, O FLUMINENSE passou por sua primeira reforma. A empresa passou a pertencer ao coronel Francisco Rodrigues Miranda, que antes era gerente. Em suas palavras, dirigidas aos leitores na edição de número 77, o novo proprietário reafirmou a ideologia do jornal. “(...) continúa o mesmo periodico a advogar a causa do partido conservador, sendo respeitadas as garantias dos actuaes assignantes(...)”, anunciava o jornal.

1880

Reforma de conteúdo A diagramação mudou de quatro para cinco colunas. O logotipo também começa a ser escrito em gótico. No cabeçalho, o jornal passa a ser definido apenas como “órgão dos interesses da Província do Rio de Janeiro”, tirando a palavra “conservador”.

8

1892

Publicação diária Em 1º de julho de 1892, O FLUMINENSE passou a circular diariamente exceto às segundas-feiras -, em vez de apenas quartas, sextas e domingos.

1879

Mais mudanças Algumas mudanças vieram a acontecer a partir da edição de 7 de fevereiro de 1879. O logotipo ganhou ares mais modernos e o endereço da redação ficou mais destacado.

1899

Brinde aos assinantes O histórico de presentear os assinantes vem desde os primeiros anos de O FLUMINENSE. Em 31 de dezembro, um aviso na capa dizia que o periódico circularia na segunda, ao invés da terça, para permitir a distribuição da ‘folhinha do anno”.


9


1907

1911

A manchete

Primeira foto

Morte do cel. Miranda

A primeira manchete, um marco na história do jornal, veio em 4 de fevereiro de 1907: “Os crimes de S. Gonçalo”. A matéria era sobre um homem que atacou um bonde a tiros.

A primeira reportagem fotográfica, na edição do dia 3 de agosto de 1911, mostrava bombeiros em combate ao incêndio na fábrica de fósforos da Fiat Lux.

À frente de O FLUMINENSE por 41 anos, o coronel Miranda morreu em março de 1919. O jornal publicou, em sua capa, uma homenagem ao então presidente. Seu genro, Luiz Henrique de Azeredo, assumiu em seu lugar.

1953

1953

1919

1954

Acaba a disputa familiar

O FLU completa 75 anos

Nova era

O ex-presidente do jornal coronel Luiz Henrique de Azeredo, ao morrer, deixou em testamento O FLUMINENSE para seu neto, José Luiz Azeredo. Os filhos do coronel, Lindonor e Aurelindo, entraram com pedido de anulação. Eles perderam a ação.

A data foi celebrada com uma ilustração e uma mensagem em homenagem aos antigos fundadores do jornal e os atuais funcionários. O FLUMINENSE se comprometeu a continuar servindo aos interesses do povo no futuro.

A partir do dia 16 de fevereiro, O FLUMINENSE passou a ser dirigido pelo político, advogado, jornalista e empresário Alberto Francisco Torres. O aviso de nova direção publicado na capa reiterou a defesa dos interesses do povo.

10


1928

50 anos de O FLU O meio século de existência de O FLUMINENSE foi comemorado na edição do dia 8 de maio de 1928, relembrando toda a história do jornal e seus fatos mais marcantes. Uma mensagem também foi publicada em nome de todos os funcionários.

1978

Centenário Em 8 de maio de 1978, O FLUMINENSE completava seu centenário. A edição do dia anunciava os festejos, como um desfile de bandas de música na Praia de Icaraí, onde também haveria fogos. O jornal também reafirmou seu compromisso com os leitores.

11


1998

Morte de Alberto Torres No dia 26 de novembro, O FLUMINENSE noticiou a lamentável morte do jornalista e advogado Alberto Francisco Torres, então presidente do Grupo Fluminense. Seu falecimento, na madrugada anterior, se deu por insuficiência respiratória. A Prefeitura de Niterói e a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) decretaram luto oficial de três dias. Em todo o País, o anúncio de sua morte causou comoção.

1990

Primeira edição colorida Um marco para o jornal impresso: a primeira capa colorida foi publicada em 11 de fevereiro. A foto retrata helicópteros do Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio que atingiu a Reserva Biológica de Poço das Antas.

de 2008 l ANO 131 – Nº

R$ 2,00

com.br 38.294 www.ofluminense.

Especialista afirma que violência altera arquitetura da cidade

Niterói, domingo, 11, e

segunda-feira, 12 de maio

Niterói, domingo, 9, e

Alberto Torres (1954-1998)

segunda-feira, 10 de

RES ALBERTO TOR 100

Bruno de Lima

Após circuitos de TV, muralhas e cercas eletrificadas - muito usadas em os casas e condomínios -, "muros" de vidro (foto) caem no gosto dos profissionais da construção civil. Além do "charme" que emprestam aos noas vos empreendimentos, barreiras transparentes facilitam o trabalho dos porteiros. "Essa nova forma de construção traduz o receio da sociedade", explica Sônia Ferraz, professora de arquitetura da Universidade Federal a Já (UFF). Fluminense trajetória. Das grandes psicóloga Cristina Rauter Para comemorar coberturas ao futuro de teme que o isolamento seus 130 anos, O FLUNiterói e do Estado. Da prejudique a formação MINENSE presenteia o primeira página aos das crianças. leitor com uma edição projetos de moderniespecial, na qual conta zação. passagens de sua longa

o maior responsável O setor de petróleo é naval e a lista de pelo crescimento da indústria de crescer. Atualmente, encomendas não para lidera o ranking o Estado do Rio de Janeiro e vai gerar mais vagas nacional de empregos Um levantamento do nos próximos meses. Indústria da Construção Sindicato Nacional da

Divulgação / Letícia Veras

12 POLÍCIA - PÁGINA

da Câmara ganha mais R$

6 mil. Página 6

ESPORTES

Filhos de peixe No momento de escolher a carreira a seguir, o exemplo das mães pode virar peçachave para muitos filhos. Através da convivência, a aptidão é evidenciada e, assim, a família passa a trilhar

Itaboraí terá oito candidatos a prefeito 7 POLÍTICA - PÁGINA

o mesmo caminho. Esse parece ser o caso da estilista Patrícia Vergara e da pequena Olívia, que, aos 3 anos, adora brincar de trabalhar e já demonstra grande talento com a tesoura.

O Niterói Basquete de Rua (NBR) disputará, a partir do próximo sábado, a Liga Brasileira (Libbra), em Madureira, na Zona Norte do Rio. O objetivo da equipe é conquistar o título inédito da competição.

R$ 2,00

.br

Grupo Fluminense.

u

PÁGINAS 4 E 5

Fontes da Paróquia São Judas Tadeu, em São Gonçalo, atribuem o afastamento do padre José Osmar a um desentendimento com a prefeita Aparecida Panisset (PDT). Ela desmente e a cúpula da igreja afirma, em nota oficial, que o religioso teria recebido um "tempo sabático" (licença).

Empregos formais crescem em Niterói

3 CIDADES u PÁGINA

Tema da edição é a educação pública Os candidatos às prefeituras de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá apresentam suas propostas para a educação pública em seus municípios. POLÍTICA

u

PÁGINAS 11 A 14

Como funciona a matemática eleitoral para os vereadores

A nova língua oficial do país

POLÍTICA

Jogos Olímpicos Rio 2016 aumentam a importância de aprender o inglês.

u

PÁGINA 10

Espaço da moda e do bom paladar

EMPREGOS&NEGÓCIOS

Marinha abre 820 vagas

Em outubro, o Governo do Estado vai retomar o projeto de construção do Polo de Moda e Gastronomia.

Instituição tem quatro concursos abertos, com chances para os níveis técnico e superior. Na área da saúde são 54 oportunidades.

CIDADES

ESPORTES Divulgação / Mowa Sports

Após deixar o campo sob vaias em São Paulo, a Seleção, do técnico Mano Menezes (foto), entra em campo contra a China nesta segundafeira. u PÁGINA 16

ANO 135 | Nº 39.858 | R$1,00

ÇÃO PREJUÍZOS E INDIGNA

Mais de 36 horas sem luz em Niterói

NOVO LAYOUT AMPLIA ESPAÇO PARA LEITORES

contra demora Moradores fazem protestos

O FLUMINENSE comemora hoje 135 anos de circulação mais ininterrupta. E inova, uma vez, apresentando o reforma gráfica que amplia com canal de comunicação seus leitores. OPINIÃO

no restabelecimento de energia Evelen Gouvêa

P.2

PORTA-VOZ DE TODA A REGIÃO CIDADES

o Até a noite de ontem, ainda fornecimento de energia em não tinha sido normalizado Em vários pontos de Niterói. diferentes pontos, moradores protestaram contra a demora luz, no restabelecimento da que cortada durante a tempestade de manhã atingiu o município na Rosa, os Santa segunda-feira. Em a fechar a manifestantes chegaram Rua Noronha Torrezão. P.3

CIDADES

P.7

Assassinos de desembargador pegam 23 anos

2º CADERNO

mar de um Itacoatiara, com seu amarela azul profundo e sua areia melhores marcante, é uma das opções de lazer em Niterói.

O FLU REVISTA

Brasil busca redenção com sua torcida

Alberto Torres (1954–1998)

PÁGINA 8

Alessandro

Mar e montanha se uniram para revelar o paraíso

Cresce o número de pessoas, inclusive homens, que aderem à prática da pole dance como atividade física, sem nenhuma conotação sexual.

Leonardo Fonseca

Cariocas estréiam pelo Brasileiro

u

19 embarcações para a construção de responde por um pacote subsidiária da Petrobras, Somente a Transpetro, Guimarães

Além da sensualidade

Página 4

Futebol society mostra sua força

e Reparação Naval aquecida. No entanto, que a área permanecerá Metalúrgicas, Meo Sindicato das Indústrias Elétrico dos municípios cânicas e de Material a (Simmerj) alerta para de Niterói e Itaboraí no mercado. falta de qualificação profissional ECONOMIA

ofluminense.com.br de 2013

Niterói, quarta-feira, 8 de maio DESDE 1878

P.8

GERAL

SEGUNDO CADERNO

Padre Dé teria caído por 'política'

Acostumados a todo tipo de salvamento, bombeiros do 4º Grupamento Marítimo, agora, recebem um treinamento especial: o de resgate em montanhas. O aprendizado se faz necessário da diante do crescimento do Região Oceânica - área 4º G-Mar -, que também recebe muitos turistas praticantes de esportes de aventura. Somente nos quatro primeiros meses do ano, foram 1.393 ocorrências. Muitas nas

Por um lugar entre as 'feras'

político, jornalista e empresário criador do

Alberto Francisco Torres,

Luiz Nicolella

Bombeiros treinam ações nas alturas

matas. Página 9

C

9 ompleta-se neste domingo, de de setembro, o centenário nascimento do advogado,

R$ 8,5 mil es poderão receber

Vereador

135 – Nº 39.650 l ofluminense.com

AL I N D Ú S T R I A N AV

aumentar. demanda por emprego Novas encomendas fazem o maior problema do setor Falta de capacitação é e Offshore (Sinaval) indica

O FLU compartilha suas histórias

a políticos de Niterói. Presidente Revisão de salários beneficiari

setembro de 2012 l ANO

Estaleiros vão gerar 8 mil vagas no Estado

ANOS

Divulgação / Petrobras

Alberto Torres (1954-1998)

u

PÁGINA 3

Divulgação / Photocamera

Fred volta no Flu para pegar o Colorado

Professor acusado de espancar aluno em escola de Maricá

MAIS CULTURA E INFORMAÇÃO

Moradores do Largo do Marrão

fizeram ontem uma manifestação

contra a falta de energia na

Rua Santa Rosa, esquina com

a Rua Lopes Trovão

ininga Lagoa de Piratanunciado Obra parada na pelo Inea conforme de Niterói não foi retomada

Itaboraí dá início à obra de saneamento

Dragagem na Região Oceânica

Marcelo Feitosa

de Piratininga A dragagem da Lagoa o Instituto está parada apesar de (Inea) ter Estadual de Ambiente trabalho anunciado o reinício do para a última segunda-feira. da Associação Segundo o presidente Imbuí, em dos Moradores do Jardim suspenso Piratininga, o serviço foi sendo porque a ilha que estava do material usada como depósito dragado estava afundando.

ontem Começou na manhã de de a implantação de 45 km nos bairros esgotamento sanitário de Ampliação, Nova Cidade, e Retiro, Centro, Jardim Imperial fase da obra em Itaboraí. A primeira Feliciano da teve início na Rua João de trabalho Costa, com uma frente de 60 dias. prevista para durar cerca em 12 ruas Serão colocadas redes A obra em Ampliação e Rio Várzea. e tem está orçada em R$ 89 milhõesanos. dois previsão de término em CIDADES

CIDADES

Começa na próxima segunda-feira no Largo a Operação Calçada Livre e Ordem da Batalha. A Segurança notificar os Pública já começou a Feirantes comerciantes da região. e moradores estão preocupados da Rua com o futuro das barracas que Reverendo Armando Ferreira, no local e já funcionam há 50 anos famílias. sustentam mais de 35

Educação A Secretaria Estadual de de vai implantar a certificação poderá professores. O sistema mensais a significar até R$ 4 mil garantir a mais por matrícula. Para terá que gratificação, o profissional atividades cumprir determinadas opções durante o ano. A lista de pela ainda será regulamentada Secretaria. ECONOMIA

P.3

Calçadas livres no Largo da Batalha

P.5

Professor pode ter R$ 4 mil a mais

P.6

Máquinas estão paradas no

Comércio otimista com Dia das Mães Os comerciantes de Niterói 8% o calculam em cerca de o Dia aumento nas vendas para lojistas, os das Mães. Segundo os são os de produtos mais procurados uso pessoal. ECONOMIA

P.8

GERAL

P.6

O Fluminense vai até Porto Alegre para encarar o Internacional pela manutenção da liderança do Brasileirão. Fred (foto) se recuperou e volta ao time. u PÁGINA 16

local onde estava sendo realizada

desde dezembro a dragagem

da Lagoa de Piratininga, na

CIDADES

Região Oceânica de Niterói Divulgação / Fluminense

F.C.

de que Abalado com a notícia foi o jovem atacante Michael uso de flagrado no doping por entra cocaína, o Fluminense horas, em campo hoje, às 22 enfrentar em São Januário, para jogo de o Emelec (EQU), pelo da Taça volta das oitavas de final Para Libertadores da América. do título continuar vivo o sonho precisará continental, o Tricolor a 0. Para 1 vencer o adversário por o encher a torcida de esperança,lesão de atacante Fred, recuperado na muscular, está confirmado equipe titular.

Atacante Michael (à direita)

participou do treino de ontem,

P.5

FLA CONFIRMA PATROCÍNIO DE R$ 25 MILHÕES

TRICOLOR BUSCA SE SUPERAR E SEGUIR VIVO

A diretoria do Flamengo ontem o confirmou na noite de Econômica patrocínio com a Caixa ao clube R$ Federal que vai render o acordo, 25 milhões por ano. Com anos, que terá duração de dois o vice-presidente de marketing, acredita Luiz Eduardo Baptista, arrecadar que o Flamengo deve com todos cerca de R$ 73 milhões suas os parceiros que estampam marcas na camisa rubro-negra. definiu Na Copa do Brasil, o clube o contra volta de partida a que em Campinense será disputada Juiz de Fora (MG).

mas já está suspenso P.10

ESPORTES

P.9

ESPORTES

3 CIDADES - PÁGINA

2008

2012

2013

130 anos

Centenário de Alberto Torres

Leitor ganha voz

Em 2008, uma edição especial comemorava com os leitores os 130 anos de O FLUMINENSE, celebrando sua trajetória e destacando seu processo de modernização, projetando um olhar sobre o que ainda estaria por vir.

Em 9 de setembro completou-se o centenário do nascimento do advogado, político e jornalista Alberto Francisco Torres. O ex-presidente e criador do Grupo Fluminense foi o responsável por transformações que marcaram a história do jornal.

A comemoração dos 135 anos de O FLUMINENSE, foi marcada por novas mudanças. O impressor recebeu um novo layout, facilitando a leitura. O leitor ganhou um espaço cativo para reivindicar seus problemas e interagir com o jornal.

12


DESDE 1878

ofluminense.com.br

Alberto Torres (1954–1998)

Niterói, domingo, 28,

OFLU REVISTA

Especial 10 anos Alberto Torres (1954–1998)

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

P.5

ofluminense.com.br

6 de maio de 2012 - Número 165

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

CURSOS A DISTÂNCIA GARANTEM O SONHO DO DIPLOMA

curiosidades em torno do número 10. Até abrimos o armário dos produtores que ditam a moda na revista. Confira também uma entrevista com a atriz niteroiense Isabelle Drummond.

14 de dezembro

- Número de 2014 18 de maio

separadamente

SEPARADAMENTE

ser vendido não pode

SER VENDIDO NÃO PODE

Morte de Nina Rita Torres A edição de 11 de abril noticiou a morte da então presidente do Grupo Fluminense, Nina Rita Torres. Amigos, familiares e admiradores prestaram as últimas homenagens à jornalista, professora e empresária, filha do político e ex-presidente do grupo, Alberto Francisco Torres, e de Dolores Brochado Torres.

integrante parte

integrante

de o fluminense

,

ser vendido não pode

e opções veja as que deve saiba o em ser levadohora na conta de escolher

Acaba de chegar às livrarias feitas por o “Catálogo da 12ª caricaturistas Bienal Internacional da Caricatura e chargistas brasileiros desde os primórdios - Brasil”, organizado da pelo arte da caricatura no pesquisador Luciano País. Destaque para Magno. A obra reúne o caricaturista niteroiense cercaero de 800329 imagens K. Núm Lixto.

Comemorando seu aniversário de 137 anos, o Grupo Fluminense Multimídia presenteia seus leitores com um site mais moderno e interativo. A TV O FLU passa a ser transmitida em tempo real, sempre conectada com os leitores, em qualquer hora e qualquer lugar.

separadamente

de o fluminense

,

ser vendido não pode

ESPORTES

integrante

P.10

SEPARADAMENTE SER VENDIDO NÃO PODE

AMENTE SEPARAD

, DE O FLUMINENSE

- Número de 2014

298

INTEGRANTE

23 de novembro

PARTE

ESPORTES separadamente

parte

Aperta o cerco a estabelecimentos comerciais irregulares

RITMO

QUENTE BACHATA ESTÁ SALSA E ZOUK, O VERÃO. ZUMBA, ‘AQUECER’ PROMETEMDANÇAR ‘COLADINHO’ NA MODA

ofluminense.com.br

8 de setembro

- Número de 2013

235

A CÉU ABERTO

ANITERÓI Operação Homem-Ara nha, da Prefeitura de Niterói, que já vistoriou mais de mil estabelecimentos Centro, será levadacomerciais no bairros. Objetivo para outros é fiscalizar 10 mil lojas e salas comerciais de toda a cidade.

separadamente

119

EXPEDIÇÃO RA AVENTU

EM DOS QUADRICICLOS, A BORDO SE DIVERTE GRUPO TRILHAS DIVERSAS

integrante

parte

CIDADES ofluminense.com.br

22 de setembro

P.3

INTEGRANTE PARTE

OS ÁUREOS RELEMBRAM 75 ANOS TEATRAL E PEÇA QUE COMPLETA NACIONAL, DOCUMENTÁRIO DA RÁDIO TEMPOS

ofluminense.com.br

- Número de 2013 7 de julho

- Número de 2013 28 de abril

DO GRAÇAS CAI NAS QUE RITMO NOMES E REVELA AS PISTAS PÚBLICO ESTÃO GANHANDO

CADA VEZ

de o fluminense

,

separadamente

P.7

P.3

MAIS

CLAUDIA CATALDI

Movimentos de xadrez rumo à eleição em Niterói

INFORME

P.6

NITEROIENSES SE AVENTURAM EM ESCALADAS, E ENDUROS TRILHAS OFF-ROAD

integrante

ser vendido não pode de o fluminense

,

separadamente

parte

integrante

ser vendido não pode de o fluminense

,

SEPARADAMENTE

,

parte

integrante

SER VENDIDO NÃO PODE

DO FUNK

separadamente

MC Anitta já virou celebridade: agenda cheia com entrevistas viagens e muitas para shows

226

RADICAL

216

NOVA GERAÇÃO

204

carreira

CIDADES

DE

CIDADES

ser vendido não pode

- Número de 2013

170

DE O FLUMINENSE INTEGRANTE

SER VENDIDO NÃO PODE DE O FLUMINENSE

,

separadamente

A DE UM

JOIA

ENSINO CURSOS

RIA RÁDIO MEMÓ

de ouro sua vitoriosa

parte

3 de fevereiro

- Número de 2012 10 de junho

165

138

O NASCER

a Bebês como Laura pequena Moura Valladão, só vão de 8 meses,a nadar aprender anos, aos três mas o exercícioo para contribui desenvolvimento e social emocional criança da

PARTE

- Número de 2011

135

SEPARADAMENTE

- Número de 2011

tenta fechar com chave

A Prefeitura de Niterói entrega, na próxima quinta-feira, 374 imóveis dos conjuntos habitacionais Zilda Teixeira de Freitas, Arns I e II, na Rua que poderão ser no Fonseca. As unidades, ocupadas no mesmo após a vistoria, dia vão vítimas das chuvas beneficiar famílias município em 2010. que atingiram o

DE ANOS, CONSUMO NO BRASIL EM DEZ DOBROU VINHO

ofluminense.com.br

ofluminense.com.br

- Número de 2012 6 de maio

30 de outubro

9 de outubro

237

TEMPO

ofluminense.com.br

ofluminense.com.br

- Número de 2013

Casal conta CELEBRAR alegrias e dificuldades de adotar 55 crianças separadamente

agitar o dia

MIN AÇÃO. DE DO ROTEIRO ORM MANHÃ MAIS INF ANOSP.7 DOU A QUE MU PLETA DEZ A REVISTA S LEITORES COM DE SEU

ouminense.com.br

- Número de 2011 19 de junho

próprio, banda promete

O rock alternativo da A banda traz ao Banda Fuzzcas público éa atração deste domingo, um repertório repleto de canções autorais, às 11h, na varanda entre elas “Tica do Centro Cultural Tac do Amor”, “Bad . Paschoal Carlos Girl” e LIDADE “Acorde Magno, em Icaraí. MAIS QUA Mais Cedo”. GO

O niteroiense Arona Ricardo 18 lutas já venceu onde no Japão, conquistou de o cinturão peso médio

ser vendido não pode

artes marciais No Brasil, popularidade gaNham

Pro em 2012, Tâmega

Vítimas de chuva recebem imóveis

,

para

de o fluminense

112

te Convi luta

integrante

- Número de 2011 1º de maio

de o fluminense

,

ser vendido não pode

separadamente

QUE TÊM DE LAZER AS OPÇÕES E MORADORES CONHEÇA TURISTAS AGRADADO

parte

Dona de um repertório

BANDA FUZZCAS FAZ NO PASCHOAL CARLOSSHOW MAGNO

ofluminense.com.br

SEPARADAMENTE

Vice-campeão do Itacoatiara

integrante

de o fluminense

,

E É DECLARADO 70 ANOS DO RIO COMPLETA IMATERIAL ESPORTE PATRIMÔNIO

VENDIDO PODE SER NSE, NÃO

P.12

ser vendido não pode

FRESCOBOL

O FLUMINE NTE DE INTEGRA

P.10 Guimarães

Brasil perde nos pênaltis e está fora da Copa América

COVERS

ofluminense.com.br

P.6

Novo site no ar

180

Valério de Damázio Araújo tem até o mesmodo sobrenome ídolo Cazuza, que interpreta shows durante

ofluminense.com.br

2015

- Número de 2012

Niterói

Arquivo / Alessandro

PARAR GARANTIDO NÃO PODE TÊM ESPAÇO O SHOW DA MPB DE ESTRELAS

ofluminense.com.br

P.10

oatiara

Região Oceânica de

parte

CAPA

Divulgação

P.4 E P.5

SURREALISMO BRASILEIRO NA CAIXA CULTURAL

19 de agosto

ano, vira atração na

Com 30 anos de carreira mundiais no currículo, e 6 títulos Tâmega se aposenta Guilherme Itacoatiara Pro, no na etapa do mesmo palco que o bodyboarde r despontou no verão de 1985.

P.4 E P.5

SER VENDIDO NÃO PODE

Teatro Estreia hoje, no palco do AMF, em Eduardo Kraichete, na Regra’, Icaraí, o espetáculo ‘Contra de Eduardo Nanci e Marllon história Ribeiro. A peça conta a atores às de um grupo de jovens de um vésperas de participarem teste de elenco.

ARTES

de o fluminense

DE O FLUMINENSE INTEGRANTE PARTE

separadamente ser vendido não pode

,

separadamente

o de 2015 28 de junh

realizado uma vez por

Guilherme Tâmega encerra a carreira onde tudo começou

228

s atividade além da

escola do catálogo

312

ser vendido não pode

‘CONTRA REGRA’ NO EDUARDO KRAICHETE

CAPA

Com apenas nove gols sofridos em 2015, o goleiro Paulo Victor, do Flamengo, o está otimista quando assunto é o Campeonato Brasileiro. Segundo o arqueiro, o Rubro-Negro na tem time para brigar e já parte de cima da tabela mira o título nacional. ESPORTES

P.6

CIDADES

ESPORTES

ofluminense.com.br

niteroiense é a capa

parte

- Número de 2015 1º de março

,

P.9

Paulo Victor vê o Fla na briga pelo título brasileiro

de o fluminense

DO MAR

NÃO ENJOA

DE O FLUMINENSE

ESPORTES

integrante

ser vendido não pode

,

DA

NO CAMINHO

ser vendido não pode

, de o fluminense integrante parte

QUEM É

na A Polícia Militar prendeu, suspeito manhã de ontem, um pela morte de um comerciante no na localidade de Riodades,é Fonseca. O preso também um de ser acusado de assaltos e de drogas dos líderes do tráfico na região. P.3

parte

integrante

ser vendido não pode

,

parte

de o fluminense integrante

,

parte

de o fluminense integrante parte

separadamente

308

AFIRMAM QUE ELES ‘CENÁRIO’ SEUS ‘TESOUROS’ É NESTE TER DESCOBERTO

CIDADES

2º CADERNO

Evento de bodysurf,

ATÉ

DE FAZEM DIVERSIFICADOS GASTRONÔMICO PRATOS ROTEIRO NITERÓI

- Número de 2013 21 de julho

Charge do chargista

K. LIXTO NO CATÁLOGO DA CARICATURA

,

O piloto brasileiro Felipe Massa, da Williams, espera evolução da com os escuderia britânica mas novos componentes, pode reconhece que a RBR se tornar uma verdadeira de ameaça para a equipe a Grove, que mira superar Ferrari na temporada.

,

,

2014

Retenção

Surfe de peito em Itac

A:O? ÁGU QUAND

DELÍCIAS

NA RIO COLOCA FASHION COLEÇÕES QUE PASSARELA NOS CONTRASTES APOSTAM

A SOBRE FALAM EA JOVENS PADRE DE SER VOCAÇÃO EM SUAS VIDAS MUDANÇA

E ATÉ JOIAS

ser vendido

P.6

- Número de 2015

ofluminense.com.br

cruzamento da e uma caminhonete noem Icaraí, voltou a A colisão entre uma Kombi com a Rua Lopes Trovão, de ontem. Avenida Roberto Silveira to durante toda a manhã causar engarrafamen

HOTEL

301

ofluminense.com.br

P.3

Preso acusado de matar comerciante na Riodades Felipe Massa otimista com a Williams

RESORT,

, não pode

Flávia Ramos, apontada polícia como possível pela mandante do assassinato de Suelen Sales, acusou ontem, acareação, o marido durante da vítima, Rodrigo Cuzzuol. CIDADES

1º de fevereiro

aderiu A Prefeitura de Niterói e ao Dia de Bike ao Trabalhopara convocou os funcionários como que usem hoje a bicicleta chegar meio de transporte para é ao trabalho. O movimentomaio em realizado anualmente em vários lugares do mundo. CIDADES

GANHAM

ofluminense.com.br

INTEGRANTE

P.6

ser vendido não pode

separadamente

Divulgação

GATOS

DE FESTIVAL

VERÃO

O GRÁFIC

ANIMAL MUNDO

CÃES E

PARTE

CIDADES

Suspeita acusa marido de grávida assassinada em SG

DE ESMALTES DO SETOR CRESCENTE VENDAS CONSUMO NEGÓCIOS A ALAVANCAR NOVOS AJUDA E A GERAR DE BELEZA

de o fluminense

P.10

Tiroteio assusta moradores de Santa Rosa

Alves, em Pendotiba

Prefeitura de Niterói adere ao Dia de Bike ao Trabalho

integrante parte

ESPORTES

P.5

ao descer a Rua Carolina

Marcelo Feitosa

separadamente

Tricolor vence e se classifica

Precisando reverter o placar de 3 a 1 sofrido no interior do Ce- pe cearense, ontem à noite ará, o Fluminens no Maracanã. Os e não tomou gols do Tricolor conhecimento do Horizonte– foram marcados por Conca, CE. Contando com o apoio da Rafael Sobis, Gum, Wagner sua torcida, o e Flu aplicou uma Fred. Na próxima fase, o clube sonora goleada de 5 a 0 na equi- das Laranjeiras encara o Tupi– MG.

automóveis e uma motocicleta

ser vendido não pode

CIDADES

Peixoto, no Centro

na tarde de ontem, nove

de o fluminense

DAS MULHERE

carregado de cimento arrastou,

- Número de 2014

271

217

213

201

separadamente

NHO QUERIDI S

Desgovernado, o caminhão

,

Foi encerrada ontem que define os novos a eleição reitor da Universida reitor e vicede Federal Fluminense. A apuração dos votos acontece hoje, divulgada a chapa quando será vencedora.

na Avenida Amaral

PLANO DE VOO

Divulgação

de o fluminense

UFF apura votos hoje para conhec er o novo reitor

à frente dos manifestantes

NITEROIENSES SE AVENTURAM EM ESCALADAS, ENDUROS E TRILHAS OFF-ROAD

ofluminense.com.br

- Número de 2013

200

integrante

Neves, caminharam

RADICAL

PILOTOS PREPARADOS PARA AQUECIMENTO DO SETOR

INSPIRAÇÕES E O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE SUAS PEÇAS

ofluminense.com.br

- Número de 2013 5 de maio

- Número de 2013 7 de abril

13 de janeiro

- Número de 2013

parte

elas o prefeito Rodrigo

CADA VEZ MAIS

RITMO CAI NAS GRAÇAS DO PÚBLICO E REVELA NOMES QUE ESTÃO GANHANDO AS PISTAS

ENSINO SEM BARREIRAS

O TRABALHO DOS DESIGNERS DE JOIAS DE NITERÓI, SUAS

.br

6 de janeiro

Douglas Macedo

Autoridades, entre

7 de julho de 2013 - Número 226

NOVA GERAÇÃO

DO FUNK

Uma década muda ndo a manhã de domin go

PARTE

P.7 P.6 E P.7

Lucas Benevides

EM DEZ ANOS, CONSUMO DE VINHO DOBROU NO BRASIL

ofluminense.com.br

28 de abril de 2013 - Número 216

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

JOIA

DOCUMENTÁRIO E PEÇA TEATRAL RELEMBRAM OS ÁUREOS TEMPOS DA RÁDIO NACIONAL, QUE COMPLETA 75 ANOS

de o fluminense

CIDADES

CAPA

ofluminense.com.br

3 de fevereiro de 2013 - Número 204

MC Anitta já virou celebridade: agenda cheia com entrevistas e muitas viagens para shows

RÁDIO MEMÓRIA DESDE PEQUENOS

ofluminense.com.br

10 de junho de 2012 - Número 170

O NASCER DE UM A

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

30 de outubro de 2011 - Número 138

Bebês como a pequena Laura Moura Valladão, de 8 meses, só vão aprender a nadar aos três anos, mas o exercício contribui para o desenvolvimento emocional e social da criança

NATAÇÃO TRAZ BENEFÍCIOS A PARTIR DOS 3 MESES DE VIDA

integrante

Depois de uma temporada no Rio, o espetáculo "Lotação Quase com o humoristaEsgotada", Sant'Anna, chega Rodrigo Niterói. A direção a da comédia ficou a de Moacyr Góes cargo estreia amanhã, e a peça no Teatro Eduardo Kraichete, em Icaraí. O texto é uma adaptação do espetáculo americano "Becky Mode", montado no circuito offBroadway.

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

PARTE INTEGRANTE DE O FLUMINENSE, NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

ofluminense.com.br

P.3

cidade

A caminhada contra violência em Niterói a aproximadamente reuniu 5 mil pessoas no fim da tarde de ontem no Centro. Os manifestan tes, que partiram da Câmara de Vereadores, seguiram pela Avenida Amaral Peixoto reivindicando mais e ações de segurançapoliciamento para todas as regiões pública da cidade. Representantes da sociedade civil, entidades representativas, vereadores, secretários municipais e o prefeito Rodrigo Neves participaram encerrado na Praça do ato, que foi Arariboia.

TEMPO DE CELEBRAR

ofluminense.com.br

9 de outubro de 2011 - Número 135

parte

todas as regiões da

CONHEÇA AS OPÇÕES DE LAZER QUE TÊM AGRADADO TURISTAS E MORADORES

2º CADERNO

A presidente foi celebrada por do Grupo Fluminens dom Elídio Robaina, Rita Torres, faleceu no teatro da Paróquia de São Judas Tadeu, na madrugada e, Nina prestaram as últimas no Hospital Samaritano de ontem lista, em Icaraí, onde foi homenagens à o velório professora e empresária jorna- Torres, , em Botafogo, Sul do Rio. Centenas Zona vogado, e de amigos e familiares jornalista, político . Filha do ad- sempre de Dolores Brochado Torres, participou ativamente ela norteiam e ex-presidente do Grupo Fluminens a linha editorial cidade e do cotidiano da vida da e, Alberto Francisco dos veículos de comunicaç das empresas rigia, zelando que di- tamento ão por ela comandados. pelas diretrizes O sepulfoi realizado e valores que tíssimo Sacramento no Cemitério do San, no Barreto.

Lucas Benevides

NITERÓI A CÉU ABERTO

22 de setembro de 2013 - Número 237

O FLU Revista completa 10 anos e comemora com uma edição especial. Destacamos reportagens marcantes, pessoas que viveram importantes mudanças na última década e

CIDADES

mais segurança para

e Engenho do Mato

8 de setembro de 2013 - Número 235

MAIS INFORMAÇÃO. MAIS QUALIDADE. A REVISTA QUE MUDOU A MANHÃ DE DOMINGO DE SEUS LEITORES COMPLETA DEZ ANOS

A BORDO DOS QUADRICICLOS, GRUPO SE DIVERTE EM DIVERSAS TRILHAS

ofluminense.com.br

da manifestação pedindo

bairros de Santo Antônio

ofluminense.com.br

1º de maio de 2011 - Número 112

Convite

para luta

No Brasil, artes marciais gaNham popularidade

AVENTURA

ofluminense.com.br

ofluminense.com.br

Autoridades participa ram

CIDADES

ofluminense.com.br

ofluminense.com.br

ofluminense.com.br

2º CADERNO

PARTE INTEGRANTE DE O FLUMINENSE, NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente PARTE INTEGRANTE DE O FLUMINENSE, NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

23 de novembro de 2014 - Número 298

ZUMBA, ZOUK, SALSA E BACHATA PROMETEM ‘AQUECER’ O VERÃO. ESTÁ NA MODA DANÇAR ‘COLADINHO’

O niteroiense Ricardo Arona já venceu 18 lutas no Japão, onde conquistou o cinturão de peso médio

Missa de corpo presente

ESTREIA NOVA COMÉDIA EM NITERÓI

Serão beneficiados os

COVERS DE ESTRELAS DA MPB TÊM ESPAÇO GARANTIDO

QUENTE

19 de junho de 2011 - Número 119

Caminhão perde freio e arrasta nove carros e uma moto

Caminhada contra a violência reúne 5 mil pessoas no Centro de Niterói

19 de agosto de 2012 - Número 180

Valério Damázio de Araújo tem até o mesmo sobrenome do ídolo Cazuza, que interpreta durante shows

O SHOW NÃO PODE PARAR ofluminense.com.br

RITMO

EXPEDIÇÃO

Armando Paiva

P.3 E P.4

ANO 138 | Nº 40.528 | R$2,50

NA REGIÃO OCEÂ NICA

ouminense.com.br

ofluminense.com.br

Torres

atividades além da escola veja as opções e saiba o que deve ser levado em conta na hora de escolher

28 de junho de 2015 - Número 329

ense.com

Alberto Francisco

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

NO CAMINHO DA

21 de julho de 2013 - Número 228

oflumin

deixados pelo pai,

ÁGUA:

ATÉ QUANDO?

PRATOS DIVERSIFICADOS FAZEM DE NITERÓI ROTEIRO GASTRONÔMICO

ofluminense.com.br

circulação ininterrupta comemora os 137 anos de e internautas Grupo Fluminense Multimídia sua interação com leitores do jornal impresso e aumenta

CIDADES

seguidora dos exemplos

FESTIVAL DE

DELÍCIAS

FASHION RIO COLOCA NA PASSARELA COLEÇÕES QUE APOSTAM NOS CONTRASTES

ofluminense.com.br

1º de março de 2015 - Número 312

com Um caminhão carregado tarde na cimento perdeu o freio da Rua de ontem na descida Carolina Alves, em Pendotiba. Desgovernado, o veículo e uma arrastou nove carros ferido. moto. Ninguém ficou

Nina Rita Torres foi

VERÃO

GRÁFICO

JOVENS FALAM SOBRE A VOCAÇÃO DE SER PADRE E A MUDANÇA EM SUAS VIDAS

QUEM É DO MAR

NÃO ENJOA

É NESTE ‘CENÁRIO’ QUE ELES AFIRMAM TER DESCOBERTO SEUS ‘TESOUROS’

ESPORTE COMPLETA 70 ANOS E É DECLARADO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO RIO

separadamente

André Redlich

MUNDO ANIMAL

CÃES E GATOS GANHAM RESORT, HOTEL E ATÉ JOIAS

14 de dezembro de 2014 - Número 301

FRESCOBOL

de junho de 2015

R$ 61 milhões contr enchentes em Niter a ói

ofluminense.com.br

18 de maio de 2014 - Número 271

1º de fevereiro de 2015 - Número 308

Morre a presiden te do Grupo Flumine nse e professora

ofluminense.com.br

5 de maio de 2013 - Número 217

ofluminense.com.br

NOVO SITE ESTÁ NO AR COM TV O FLU EM TEMPO REAL

2014

Parentes e amigos se despedem da jornali sta

ofluminense.com.br

7 de abril de 2013 - Número 213

ofluminense.com.br

ENSE ANIVERSÁRIO DE O FLUMIN EDIÇÃO ESPECIAL DE

ANO 136 | Nº 40.148 | R$1,00

1941

ofluminense.com.br

13 de janeiro de 2013 - Número 201

DAS MULHERES

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

Arquivo

DESDE 1878

11 de abril de 2014

ofluminense.com.br

6 de janeiro de 2013 - Número 200

QUERIDINHO CONSUMO CRESCENTE DE ESMALTES AJUDA A ALAVANCAR VENDAS DO SETOR DE BELEZA E A GERAR NOVOS NEGÓCIOS

parte integrante de o fluminense, não pode ser vendido separadamente

Niterói, sexta-feira,

NINA RITA TORRES

ofluminense.com.br

Niterói, sexta-feira, 8 de maio

ofluminense.com.br

(1954–1998)

ANO 138 | Nº 40.484 | R$1,25

PARTE INTEGRANTE DE O FLUMINENSE, NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

Alberto Torres

ofluminense.com.br de 2015

PARTE INTEGRANTE DE O FLUMINENSE, NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

DESDE 1878

e segunda-feira, 29

MACRODRENAGEM

ofluminense.com.br

S SEM BARREIRA

A DISTÂNCIA

GARANTEM

O SONHO

DO DIPLOMA

PLANO DE VOO

PARA PREPARADOS DO SETOR PILOTOS AQUECIMENTO

SUAS DE NITERÓI, DE JOIAS PEÇAS DE SUAS DOS DESIGNERSDE CRIAÇÃO O TRABALHO E O PROCESSO INSPIRAÇÕES

NOS DESDE PEQUE NATAÇÃO

TRAZ BENEFÍCIOS

A PARTIR

DOS 3 MESES

DE VIDA

2015

O FLU Revista comemora 10 anos Ao completar 10 anos, O FLU Revista publicou uma edição especial, reportagens marcantes, histórias interessantes e curiosidades em torno do número 10. Na capa, algumas das revistas que marcaram a história da publicação dominical.

13


fatos históricos 1888

Publicação da Lei Áurea

O

FLUMINENSE vivenciou e fez a cobertura de acontecimentos que entraram para a História. Entre eles, a publicação do decreto que abolia a escravidão no Brasil, assinado pela Princesa Isabel. No dia 16 de maio de 1888, a Lei Áurea foi publicada na capa, na íntegra. A comemoração em Niterói ganhou destaque. “(...) subiram ao ar grande numero de gyrandolas de foguetes e de todos os pontos da capital irromperam manifestações de jubilo”.

1889 PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA A edição do dia 17 de abril de 1889 detalhou a prisão de ex-governantes, a proclamação da República e a nomeação do marechal Manoel Deodoro da Fonseca no governo provisório.

1922 100 ANOS DA INDEPENDÊNCIA Um caderno especial de 16 páginas voltou no tempo para relembrar os feitos marcantes da Independência. A edição traçava um panorama do Brasil antes e depois da emancipação.

14

NAUFRÁGIO DO TITANIC O naufrágio do Titanic foi notícia da seção “Atravez do mundo” do dia 17 de abril de 1912. “O vapor foi a pique, em consequencia de ter abalroado com um enorme banco de gelo, na Terra Nova”.

1912 1914 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL O jornal destacou o movimento europeu que deu início à guerra. Na porta do consulado francês, o aviso de apresentação de militares ao governo e a partida com destino a Marselha.

1939 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A notícia do início da Segunda Guerra estampou as páginas de O FLUMINENSE, com grande destaque, já no dia seguinte à invasão da Polônia pela Alemanha, sob o título “Desencadeada a guerra na Europa!”.


1940 CRIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO A edição do dia 3 de maio noticiava uma conquista do povo brasileiro. O presidente Getúlio Vargas instituiu e assinou o decreto que criava o salário mínimo em todo o Brasil. A medida era em comemoração do Dia do Trabalhador, celebrado no dia 1º de maio.

MORRE FRANKLIN ROOSEVELT A morte do ex-presidente dos Estados Unidos, vítima de um derrame cerebral, foi destacada pelo jornal como uma perda incalculável.

1945

1942 BRASIL ENTRA NA GUERRA Em reunião com ministros, o presidente Getúlio Vargas declarou guerra à Alemanha e Itália. Texto exaltava o patriotismo brasileiro.

1945 A QUEDA DE BERLIM A capa de 3 de maio de 1945 anunciava a rendição de Berlim, capital da Alemanha, no fim da Segunda Guerra Mundial.

15


1945

1945

BOMBA ATÔMICA NO JAPÃO O jornal do dia 9 de agosto já classificava os efeitos das bombas atômicas, usadas pelos Estados Unidos contra o Japão, como “destruidores, pela morte de todos os atingidos”.

MORTE DE HITLER A primeira chamada da capa anunciava que o presidente dos EUA, Harry Truman, havia confirmado o suicídio do líder do Partido Nazista, Adolf Hitler, ao final da Segunda Guerra Mundial.

1948 CRIAÇÃO DE ISRAEL Em 15 de maio, a notícia da divisão da Palestina, criando-se, então, o Estado Judeu, através de uma resolução da ONU.

1955

AUMENTO DA TARIFA Através de uma manchete gigante, o jornal se posicionava contra o aumento da passagem na travessia entre Niterói e Rio.

1969

Homem pisa na Lua

A

edição do dia 20 de julho de 1969 anunciava aquele que seria o “maior marco da humanidade”, a chegada do homem à Lua. A nave Apollo-11 chegaria ao destino após quatro dias de viagem. O comandante Neil Armstrong e Edwin Aldrin pisaram em superfície lunar pela primeira vez. “Numa manobra considerada mais difícil do que a decolagem do solo lunar, os cosmonautas Armstrong e Collins descerão às 17h19min de hoje na superfície do satélite natural da Terra, concretizando assim a maior façanha do homem em todos os tempos”, divulgava.

16

1960

‘NASCE’ BRASÍLIA A inauguração de Brasília foi destaque da edição de 21 de abril, vista como uma nova fase da vida política do povo brasileiro.


1974 PONTE RIO-NITERÓI A “obra do século” ganhou uma edição extra, que oferecia aos leitores uma visão detalhada sobre a inauguração.

2001 1989 QUEDA DO MURO DE BERLIM Com o fim da chamada “cortina de ferro” pela edição de 11 de novembro, o povo de Berlim vibrava com a aprovação das eleições livres e secretas.

TORRES GÊMEAS A capa sobre o maior atentado aos EUA mostrou a promessa de George W. Bush em achar os autores do ataque que derrubou o World Trade Center.

17


artigo

MARCO LUCCHESI

Presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL)

V

O Fluminense de Alberto Torres

im para Niterói com oito anos de idade. Meu pai trabalhava nas Emissoras Associadas e descobriu que o melhor lugar para a instalação das novas torres das rádios Tupi e Tamoio ficava na ilha de Itaoca, em São Gonçalo. Assim nos mudamos para Icaraí, quando a Ponte seguia em construção. Meu pai inaugurou, em 1974, um sistema inédito de transmissão, coroado de êxito na imprensa, nos meios científicos do Brasil e dos Estados Unidos. Pouco tempo depois, conheci Alberto Torres e sua esposa, dona Loló. Logo em seguida, sua filha Nina Rita e família. Em menino, eu completava os jogos do suplemento Pingo de Gente e fazia a leitura da cidade através de O FLUMINENSE. Meu pai trabalhou nos transmissores de Alberto Torres, cujas antenas ficavam primeiro no Largo da Batalha. Nesse período estreitou-se a amizade entre nossas famílias. O FLUMINENSE se posicionava fortemente contrário à fusão. Respirava sem trégua uma luta de que saímos todos perdedores. Niterói me capturava, tornando-se, com o passar do tempo, uma quase obsessão, desde o fascínio pela Baía da Guanabara. Ingá. Flechas. Icaraí. Visconde do Rio Branco. Nomes que soam como os de um tempo mítico, das barcas Rio-

18

-Niterói. Como se formassem uma silenciosa melodia. Flechas. Icaraí. Paquetá. Sinais de chegar e partir. Eu descobria, nas páginas de O FLUMINENSE, o refrigerante Mineirinho, as praias de Adão e Eva. Um ir e vir através da Baía. Eu tomava a barca de Icaraí para Santa Rosa. Porque houve uma barca atrevida. Quem sabe tímida ou desvairada, que passava todos os dias para atracar no Salesianos. Fui vela. Timão. E passageiro. Zarpava da Comendador Queiroz, às seis da manhã. Seguia pela Mariz e Barros, cortando as ruas sonolentas. As janelas bocejavam. E as casas adquiriam um enredo fictício. Percorria aquele espaço-tempo como quem mergulha numa torrente de esperanças. Eu confundia a Notre Dame de Hugo com as formas góticas da igreja do Salesianos. Imaginando personagens. E quem passava era padre Marcelo com Bach e César Frank. E, de repente, a Fuga em Ré desatava um grande temporal. Aquele não era um padre. Era uma condição meteorológica. O órgão do dia do Juízo será assim. Admitindo-se um. Levei ao doutor Alberto um pequeno artigo sobre Pompeia, publicado em 24 de agosto de 1979. Generoso, o doutor Alberto corrigiu o artigo e deu-lhe uma pronúncia próxima à de Ruy Barbosa. Ele

me recomendou a Oração aos Moços. Patinava no Campo de São Bento. Patins americanos. Duas horas por semana. Eram as tardes brasileiras, que se deitavam preguiçosas nos romances de Alencar, Macedo e Machado. Como eram belas essas tardes! Não me faltava a Alameda Carolina, espécie de refúgio secreto, pequena Suíça, nos Alpes de Icaraí, onde eu me perdia em passeios e leituras, assim como na boca da Ilha de Boa Viagem, de beleza esquecida e ponte frágil. Pensava nas caravelas de Portugal. Nas moedas preciosas sob as areias da praia. Niterói me pertencia de direito e de fato. Suas ilhas e dobrões de ouro. Talvez o doutor Alberto esperasse que eu me fizesse político? Não sei dizer ao certo, mas quanto me narrava, em detalhes, seus discursos na Câmara, seus posicionamentos corajosos. Perdi a conta dos candidatos à presidência que visitavam o doutor Alberto em seu famoso quarto andar. Aguardavam uma entrevista em suas páginas, um diálogo inteligente com o seu diretor. Tornara-se um ritual imprescindível. Muitos anos de vida ao jornal O FLUMINENSE, que aponta as digitais do meu saudoso mestre Alberto Torres, e de uma parte viva e intensa de minha extrema juventude. ­


personalidades 1880

Tricentenário da morte de Camões

E

m 140 anos, o jornal destacou personalidades nacionais e internacionais. Uma das datas mais significativas foi o tricentenário da morte de Luís de Camões, rendendo homenagem em O FLUMINENSE. Essa viria a ser a nossa primeira edição especial. A capa foi inteiramente dedicada a falar dos feitos e ensinamentos do sábio, considerado uma das maiores figuras da literatura mundial. “Quem reflectir maduramente no grande épico portuguez, proclamado o principe dos poetas lusitanos e hespanhóes,verá que elle éra um portento de sabedoria”.

19


1903 SANTOS DUMONT O FLUMINENSE homenageou o pai da aviação em 7 de setembro, quando ele desembarcou no Rio, o exaltando como orgulho da Nação.

1925 CENTENÁRIO DE D. PEDRO I Em 2 de dezembro, o anúncio de homenagens ao centenário do imperador, definido como um dos mais republicanos.

1948 MORTE DE GANDHI O atentado a Mahatma Gandhi foi destaque em 31 de janeiro. Ele foi morto por um civil com três tiros.

1967 1963 MORTE DE KENNEDY O assassinato de John Kennedy abriu a capa de 24 de novembro, junto a um artigo na primeira página. “A arma de ódio paralisou (...) um coração que bateu (...) pela liberdade de todos os homens”.

1968

Adeus a Martin Luther King

N

o dia 5 de abril, O FLUMINENSE publicou uma nota na capa sobre o assassinato de Martin Luther King, com o título “Recrudesce a luta racial com a morte de Luther King”. Já no dia seguinte, a notícia, que gerou comoção mundial, ganhou mais destaque em nossas páginas. Ele foi morto com um tiro na sacada de um hotel, em Memphis, nos Estados Unidos. Tornou-se uma referência na luta pela igualdade de direitos no país norte-americano.

20

MORTE DE CHE GUEVARA A edição de 11 de outubro informava que a morte de Ernesto Che Guevara havia sido confirmada pela Bolívia e que o ex-guerrilheiro foi interrogado ferido antes de ser executado, uma das hipóteses que já haviam sido levantadas.


1977 CHARLES CHAPLIN A edição de 27 de dezembro lamentou a morte do artista, ressaltando que seu personagem, Carlitos, se manteria vivo na memória.

1980 1980 PAPA NO BRASIL A primeira visita do Papa João Paulo II rendeu uma foto histórica na capa de O FLUMINENSE. A emocionante missa no Rio reuniu 2 milhões de pessoas.

JOHN LENNON O assassinato do ex-Beatle foi noticiado, com detalhes da morte e do autor do crime, que deu um tiro no cantor após pedir um autógrafo.

21


1981

1994

CASAMENTO DE CHARLES E DIANA Duas páginas foram dedicadas ao acontecimento, tratado como um “conto de fadas”. A cerimônia do herdeiro do trono britânico foi transmitida pela TV para diversos continentes.

BRASIL CHORA A MORTE DE SENNA O último adeus ao piloto Ayrton Senna ganhou as páginas do periódico. Parentes e amigos fizeram homenagens. Fãs faziam fila na porta da Assembleia Legislativa de SP para se despedir do ícone.

1997

Luto e tristeza

A

morte da princesa Diana e de Madre Teresa de Calcutá mobilizaram o mundo e ganharam espaço de destaque na edição do dia 6 de setembro de 1997. Como foi titulado pelo jornal, o funeral de Diana “parou” Londres. O FLUMINENSE informava que o sepultamento seria realizado num parque onde a imprensa não teria acesso. Na ocasião, a Rainha Elizabeth II disse que a princesa era “um ser humano excepcional e talentoso”. Já na Índia, a madre vencedora do Prêmio Nobel da Paz, por seu trabalho a favor dos pobres, morreu de uma parada cardíaca. Antes disso, seu porta-voz já havia avisado que ela não poderia ir ao funeral de Diana por causa das suas condições de saúde.

R$ 2,00

Niterói, doming (1954-1998)

SEGUNDO Divulgação

2012

22

a-feira, 5 de

março de

2012 l ANO

de Noel Centenário emorado Rosa é com Municipalé no Teatro Rosa ário de Noel

e O centen i com arte em Niteró ipal. Além comemorado Teatro Munic com 40 música no “Noel é 100”, da exposição Poeta da Vila feitas do série de caricaturas artistas, uma s musicais por vários apresentaçõeespaço. A palestras e amadas no é uma das progr estão a Ravenle . cantora Soray ais da homenagem atrações music

134 – Nº 39.488

EMPREGOS&N

l

ofluminense.c

om.br

A O FLU REVIST

de Empresárias talento e sucesso

EGÓCIOS

Estilista, designer, chef e publicitárias contam como é a rotina e de criação como é bom serem donas do próprio

mil vagas Mais de 15na indústria previstas 2014 do naval até

do merca Grande apostainvestimentos da de está no plano prevê a construção e que ormas Petrobras, eiros, plataf de novos petrol até 2015. apoio navios de

2012

nariz.

e cimento d Desapare reocupa em pessoas p ão Gonçalo Niterói e S

rrências. ram 58 oco u PÁGINA 8 ios registra aparecidos dois municíp janeiro, os divulgar des r site para CIDADES Somente em ncia vai cria Disque-Denú ma no Evelen Gouvêa

ESPORTES

Refor Zoonit fica pronta até il fim de abr de

Arquivo / Alcyr

times Único dos r vence grandes a na primeira rodada do segundo turno do Carioca, o Glorioso enfrenta neste às domingo, 16 horas, o

Ramos

ter tenta man Botafogo Taça Rio os 100% na

Volta Redonda. O técnico Oswaldo de Oliveira contará com o retorno do atacante Loco Abreu (foto), que estava o com a seleçã do Uruguai. u

PÁGINA

11

, Desfalcado Fla enfrenta o Caxias os

Com divers no setor problemas po, de meio-de-cam faz o Flamengo jogo seu último no neste peque Macaé, período em e de Duqu o contra 18h30. Caxias, às ns e Willia Sem ados, Airton, lesion , e Renato Abreu o técnico suspenso, deverá a Joel Santan aos dar chances s no jovens valoredinho meio. Ronal estava Gaúcho, que o com a Seleçã volta Brasileira, partida ao time. A arcará a estreia

tto, Giselda Candio

presidente

da Fundação

o São Francisc a terá mudançna no trânsito terça-feira INFORME

/ Fla Imagem

CENTENÁRIO DE NOEL ROSA A data rendeu homenagens em Niterói, com arte e música no Teatro Municipal, exposição e palestras.

o, 4, e segund

CADERNO

Divulgação

Alberto Torres

u

PÁGINA

4

de obras nova etapa planos para Zoonit, revela

ingo PT tem dom nos s de decisõe Niterói de diretórios çalo e São Gon POLÍTICA

u

PÁGINA

etapa Prim eira adas para obras , realiz ncias do atend er exigê trans feriu Ibam a, que dos no loanimais abriga do, está passa cal no ano informa a na reta final, da Fundação presidente gico de NiJardim Zooló O espaço, it). terói (Zoon Botân ico de no Jardim Fonseca, irá e, Niterói, no inicialment funcionar, de reabilitacomo centro recolhidos a ção de bichos ão de Políci pelo Batalh Corpo de BomFlorestal e 3 beiros. u PÁGINA

o Saiba com s juro conseguir para menores a casa reformar HABITAÇÃO

u

PÁGINA

9

6

André Redlich

CIDADES

Soluções por mar e o terra para Comperj cargas

de O transporteComplexo o pesadas parao do Rio de Petroquímic perj) tem Janeir o (Comà vista. Já altern ativas a licenç a foi publicada implantação onprévia para

CHICO ANYSIO A edição de 24 de março noticiava que o Brasil perdeu um de seus artistas mais queridos. O humorista viveu mais de 200 personagens.


2013 PAPA FRANCISCO NO RIO A Jornada Mundial da Juventude levou milhares ao Rio para ver o Papa Francisco, que desfilou no papamóvel.

2012

Alberto Torres (1954–1998)

ANO 136 | Nº 40.040 | R$1,00

Niterói, sexta-feira, 6 de dezembro

| 2ª Edição

Gustavo Miranda / Arquivo

Apagão atinge pontos de Niterói por uma hora

2013

em Um problema técnico Ampla uma subestação da deixou trechos do Centro, Ingá e Icaraí sem energiade elétrica no fim da tarde em ontem. Com o apagão, de vários pontos, o comércio e os rua fechou mais cedo sinais de trânsito deixaram vias de funcionar em várias importantes, provocando trasntornos e engarrafamentos localidades. em diferentes P.3

CIDADES

Bope combate migração do tráfico em Niterói

O mundo dá adeus a Nelson Mandela Morreu ontem, aos 95 anos, o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. Madiba, como de era conhecido, sofria problemas respiratórios, estava recebendo cuidados médicos em casa e morreu na companhia de parentes, Prêmio em Johannesburgo. luta Nobel da Paz por sua contra o racismo, Nelson Mandela foi responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid. um “Esta nação perdeu Jacob grande filho”, disse Zuma, presidente da África do Sul. INTERNACIONAL

Mandela se tornou símbolo

da luta contra o regime de

segregação racial na África

P.8

do Sul

Estado divulga calendário de pagamento do IPVA Prêmio Nobel da Paz, Nelson

P.5 E P.6

CIDADES

MORTE DE NELSON MANDELA O ex-presidente, responsável pelo fim da segregação racial na África do Sul, morreu em virtude de problemas respiratórios.

/ Agência O Globo

MORTE DE OSCAR NIEMEYER O adeus ao arquiteto, que deu a Niterói o título de segunda cidade com mais obras de sua autoria, foi especial.

ofluminense.com.br de 2013

DESDE 1878

Valores do imposto em 2014

serão 5% menores do que

os cobrados no início deste

ano

P.7

ECONOMIA

Finalizado projeto do aquário público de Maricá

Ilustração/Divulgação

Já está concluído o projeto final do complexo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer Barra que será construído em de Maricá. O empreendimento, fruto de um dos últimos que desenhos do arquiteto, de 2012, morreu em dezembro ocupará uma área de 63.400 um metros quadrados e terá aquário público com espécies um marinhas e de água doce, centro de pesquisas, uma um torre circular panorâmica, e auditório, salas de exposição um anfiteatro com capacidade para 800 pessoas.

2º CADERNO

ÓPERA E BALÉ NO ESCURINHO DO CINEMA

CIDADES

A partir de amanhã, será possível assistir na Rede Cinemark à nova temporada de balés e óperas do Royal Opera House de Londres. O título de estreia é a última ópera de Giacomo no Puccini, “Turandot”; e vez próximo dia 21 será a do balé “Don Quixote”, com coreografia do cubano Carlos Acosta. CAPA

O Instituto Oscar Niemeyer

entregou à Prefeitura de Maricá

o projeto do complexo, que

inclui um aquário, projetado

Dorival Júnior já tem praticamente o time confirmado

AGIF

Dorival Júnior, treinador do Fluminense, comandou ontem, na Escola de Educação Urca, Física do Exército, na mais um treino da equipe visando ao decisivo jogo contra o Bahia, no próximo rodada. domingo, pela última Buscando a melhor formação que tentará salvar o Tricolor do rebaixamento, Dorival realizou algumas mudanças no time, entre elas escalando na Silva o lateral Wellington ala-esquerda.

P.6 E P.7

JOÃO GABRIEL, HOJE, NO BAR DO MEIO ROTEIRO

P.4

pelo arquiteto

P.3

ESPORTES

Tranquilo

o jogo mais domingo, contra o Atlético-PR, na elite. O técO Vasco faz no próximo definirá sua permanência importante do ano, que calma para o time atingir seu objetivo. nico Adilson Batista pede P.9

P.9

Fifa sorteia hoje, na Bahia, os grupos da Copa ESPORTES

P.10

ESPORTES

23


FATOS POLÍTICOS

Transformações políticas no Brasil 1937 ESTADO NOVO O golpe instaurado por Getúlio Vargas deu início ao período autoritário no Brasil. O Estado Novo, como foi chamado, concentrava os poderes nas mãos do presidente. “Dissolvidos o Senado e a Camara Federaes bem como os Legislativos Estaduaes e municipaes”.

1930 REVOLUÇÃO DE 30 O jornal tratou a revolução como “A volta da paz à família brasileira”. As oligarquias foram derrubadas, tornando-se um marco inicial da Segunda República.

24

1954 MORTE DE GETÚLIO VARGAS O suicídio do presidente Getúlio Vargas também foi manchete e toda a primeira página do jornal mostrou fotos de diferentes fases de sua trajetória política. O desaparecimento daquele que era conhecido como “pai dos pobres” causou comoção nacional.


1975 1964 1968 GOLPE MILITAR Apesar da forte censura à imprensa, O FLUMINENSE noticiou os fatos com destaque

ATO INSTITUCIONAL NÚMERO 5 O AI-5 suspendia as garantias individuais e dava poderes aos militares para prender e coagir cidadãos de forma arbitrária. Foi publicado na íntegra.

FUSÃO DO ESTADO Em 15 de março, foi noticiada a transferência de serviços públicos para o Rio, as posses e os efeitos da fusão do Estado.

1984 DIRETAS JÁ A edição de 11 de abril de 1984 classificou as Diretas Já como a “maior manifestação pública já realizada no País”, com quatro páginas dedicadas ao assunto. Entre as fotos da capa, havia uma da cantora Fafá de Belém soltando uma pomba branca, simbolizando a “ânsia de voar livre”. A reportagem mostrou que mais de 1 milhão de pessoas se mobilizaram na Candelária para pedir a volta do processo de eleições diretas.

25


1990

Confisco da poupança

1992 IMPEACHMENT I Por 441 votos a 38, a Câmara aprovou o impeachment de Fernando Collor, que foi xingado nas ruas pelo povo.

U

m dia após tomar posse na Presidência da República, Fernando Collor de Mello anunciou um radical pacote de medidas econômicas. A caderneta de poupança dos brasileiros, que até então era intocável, foi confiscada pelo governo. O jornal ainda listou os 10 impactos do pacote, incluindo o fechamento de empresas públicas.

POSSES O FLU acompanha, há 140 anos, as transformações da vida política brasileira. Em diferentes regimes, o jornal registrou as posses dos principais presidentes do Brasil.

26

1934

1956

Getúlio Vargas Exerceu dois mandatos, tornando-se muito popular. Suicidou-se em 1954, ainda no poder.

Juscelino Kubitschek Um de seus grandes feitos como presidente foi a histórica construção de Brasília.

1961

Jânio Quadros Foi a primeira posse presidencial em Brasília. Renunciou após 7 meses.

1961

João Goulart Governou em meio à crise política, até 1964. Deixou o País por causa do golpe militar.

1969

Emílio Médici Período de repressão, censura à imprensa e denúncias de tortura de presos políticos.

1974

Ernesto Geisel Entre 1974 e 79, aboliu o AI-5 e a censura. Representou uma abertura à democracia.


DESDE 1878

Alberto Torres

(1954–1998)

ofluminense.c

Niterói, sexta-feira

om.br

, 13 de maio

de 2016 ANO 139 | Nº 40.801

| R$1,25

Valter Campanato/ABr

LULA SE ENTREGA DESDE 1878

ofluminense.com.br

Alberto Torres (1954–1998)

Niterói, domingo, 8,

e segunda-feira, 9 de

abril de 2018

ANO 140 | Nº 41.395 | R$2,70

Michel Temer

COMEÇA O GOVERNO TE MER discursou ao

Presidente

lado de novos

parlamentar

interino pede

Ao assumir República a Presidência da após o afastamen por 180 dias to de Dilma decidido na manhã Rousseff, Senado Federal, ontem pelo 22, o president por 55 votos a Temer disse e interino Michel palavra ao que sua primeira deu posse povo é “confianç a”. Ele e falou queaos 23 novos ministros o povo brasileiro irá

2016

ministros e

Primeira medida

confiança

do presidente

ao povo e

interino foi

reduzir o número

de ministérios

diz que é hora

prestar sua o País da colaboração para grave crise tirar encontra. president em que se e é hora de Afirmou também incentivo interino defendeu que trabalhar a desafio para e que o maior privadas, parcerias público- o por acreditar que a economia brasileira instrumen que esse saia da recessão to tem potencial parar o processo para geração “é de queda dos investime ele, o Estado de empregos. livre Para ntos”. é preciso áreas como tem de cuidar construir Para Temer de propício um ambiente educação segurança, saúde para os investidor , compartil mas o restante será e es. O hado com privada. a iniciativa

Dilma volta não cometeua afirmar que foi vítima de crimes e que brutalidad e

NACIONAL

POLÍTICOS PRESOS Sérgio Cabral, Anthony Garotinho e Eduardo Cunha foram alguns dos políticos presos, acusados de corrupção.

es aliados.

Botafogo vence pela Copa do Brasil na Bahia

de 32 para

23 e fundir

de trabalhar

algumas pastas.

O PMDB ficou

para vence

2016

com sete

r a crise

Após discursar para

militância no ABC, ex-presidente é levado para Divulgação / Ricardo

Stuckert

Curitiba, onde começ a a cumprir pena

Reprodução

ABr

Novo minis tro Leonardo Piccido Esporte, no sucesso ani acredita das Olimpíada s

Moreira está no Programa de Parcerias

IMPEACHMENT II A presidente Dilma foi acusada de crime de responsabilidade. Michel Temer assume, então, a Presidência em seu lugar.

Lewandow ski como presi toma posse dent processo de e do impedimento Evelen Gouvea

O Glorioso Juazeirens derrotou o à noite, na e por 2 a 1, ontem vantagem Bahia e abriu na disputa uma vaga por na da Copa do próxima fase Emerson Brasil. Neílton e marcaram os gols.

P.7 E P.8

Sinais deslig favorecem ados em Maria colisões Paula

Semáforo s cruzamen apagados no RJ-104, na to da RJ-100 com a altura do Maria Paula, viaduto de pelo lado Gonçalo, de São preocupa que passam m motorista s local. Emboracom frequência as retenções pelo trânsito tenham diminuíd de número o, o de por causa acidentes aumentou impruden de condutores local em tes, que passam pelo alta velocidad e.

ESPORTES

P.10

Muricy rebate críticas sobre esquema do Fla

ESPORTES

P.9

CIDADES

P.5

2º CADERNO

Mais tirotei o sossego os tiram em Santa Rosa

Divulgação

CIDADES

P.6

Fernanda Vasconcellos e Cássio Reis são um casal no palco e na vida

‘ENFIM, NÓS’ CHEGA AO TEATRO ABEL

Lula é carregado pela

militância após discurso

inflamado na sede

do Sindicato dos Metalúrgicos

Primeiro presidente da República do Brasil comum, o ex-presiden preso por crime ontem para Curitiba, te Luiz Inácio Lula da Silva foi levado onde começou a cela especial na Superintend cumprir pena ência da Polícia Federal.em uma Lula foi

do ABC, em São Bernardo

do Campo

Após se entregar, ex-presidente

condenado por corrupção e lavagem de dinheiro mês de prisão. Ele a 12 anos e 1 foi levado de helicóptero Paulo para o Aeroporto do governo de São de Congonhas, na paulista. Lula entregou-se zona à PF em São Bernardosul da capital do Campo

Carlos Gregório

é levado de carro por

Vítor Silva / SSPress

/ Botafogo

P.6 E P.7

precisam redobrar

a cautela ao

trafegar debaixo

do viaduto

de Maria Paula.

Com sinais

desligados,

há abuso na

Vereadores que irão buscar novos mandatos

velocidade

2017 PICCIANI O presidente da Alerj, Jorge Picciani, foi preso acusado de usar o cargo público para corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

ofluminense.com.brde 2017

DESDE 1878

Niterói, sexta-feira, 17 de

Alberto Torres (1954–1998)

CIDADES\Pá g. 6

ANO 140 | Nº 41.274 | R$1,50

novembro

Lucas Benevides

Imóvel invadido está interditado desde 2015 Fluminense, A Casa do Estudante por em São Domingos, ocupada desde cerca de 40 estudantes foi a última segunda-feira, Civil de interditada pela Defesa de 2015, Niterói em setembro de por conta do mau estado A UFF conservação da estrutura.para vai procurar os invasores tentar chegar a uma solução.

Cinema Icaraí terá verba de R$ 1 milhão

OFLU REVISTA

CIDADES\PÁG. 3

Projeto de recuperação do

Cinema Icaraí, parado por falta

de verba, vai ser retomado

após repasses do MEC à Universidade

2018

CIDADES\PÁG. 3

Federal Fluminense

DO MP JUSTIÇA ACATA PEDIDO

Tráfico expulsa moradores no Jardim Catarina Além de levantar barricadas para nas ruas da comunidade impedir o acesso da polícia, Catarina traficantes do Jardim para estão expulsando famílias para bases usar suas casas como Ontem, endolação de drogas. capturados. dois suspeitos foram GERAL\PÁG. 8

Presidente da Alerj é mandado para prisão Picciani, Paulo Melo e Edson

Albertassi foram levados

Brasil

O presidente da Assembleia Jorge Legislativa do Rio (Alerj), estaduais Picciani, e os deputados Paulo Melo e Edson Albertassi, presos todos do PMDB, foram de ontem por decisão unânime desembargadores do Tribunal Região Regional Federal da 2ª na (TRF2). Eles foram indiciados deflagrada Operação Cadeia Velha, na terça-feira pelo Ministério e a Polícia Público Federal (MPF) o Federal (PF), que investigam para uso dos cargos públicos dinheiro e corrupção, lavagem de evasão de divisas.

GERAL\PÁG. 8

Centro dos Correios sem luz em SG

CIDADES\PÁG. 3

O Centro de Distribuição Domiciliária dos Correios teve (CDD), em Alcântara, SG, o fornecimento de energia da semana. interrompido no início Ontem, clientes encontraram portas fechadas na unidade.

CULTURA Divulgação

O primeiro a se entregar e

chegar à Superintendência

Regional da PF, na Praça

Mauá, foi o deputado Jorge

Picciani, pouco antes das

ESPORTES Divulgação / Flamengo

Multi-instrumentista, cantora, encanta compositora e atriz, Lucy

Lucy Alves estreia em Niterói A artista paraibana que encantou o Brasil com se seus múltiplos talentos apresenta pela primeira vez na cidade hoje, no Teatro Municipal. Amanhã também tem show. PÁG. 11

PÁG. 10

Justiça do Rio suspende urna de eleição cruz-maltina A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu ontem a urna que 7 da eleição do Vasco, que continha votos de sócios tempo entraram no limite do pleito para poderem votar no deste ano. Com esta decisão, o candidato da oposição a Julio Brant deverá assumir

conseguiu O meia Lucas Paquetá não o Coritiba ajudar o Flamengo a vencer

Fla perde para o Coritiba no Couto Pereira

CIDADES\PÁG. 5

17h

Paulo Fernandes / Vasco

Vasco para o jogo

Hora de gritar ‘é cam peão!’ Vasco e Botafogo

Já o arqueiro gatito

Férnandez pode ser

decidem o Carioca

decisivo para o Botafogo

Plataforma digital aberta à visitação CIDADES\Pá g. 3

no Maracanã

cruz-maltino venceu pode empatar para o primeiro jogo por 3 a 2 e tem que vencer paraconquistar a taça. Já o Glorioso se sagrar campeão.

Atléticos: uma paixão universitária

‘Festival 3R’ faz segunda edição

CULTURA Divulgação

O Caminho Niemeyer no próximo domingo, recebe 15, a segunda edição dia “Festival 3R – Rock, do Reggae & Rap”, a partir das Dessa vez, o festival14h. reúne Natiruts, Capital Inicial, Oriente, Onze:20, 1Kilo e os músicos Marcelo D2 e Armandin ho.

LULA É PRESO Primeiro presidente preso por crime comum, Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Pág. 11

CIDADES\PÁG. 6

Pacote de obras nos 444 anos de Niterói

é um dos trunfos do

Pág. 10

As atléticas universitár ias, reuniões de alunos em torno de jogos e atividades estudantis, são fonte histórias marcantes de forma de criar laços. e uma

para Benfica, onde está Cabral

Fernando Frazão / Agência

Policial reage à bala a assalto em lanchonete

CIDADES\Pá g. 3

O goleiro Martín Silva

Quem vai levantar a taça de campeão Neste domingo, carioca? Vasco jogo da grande decisão,e Botafogo fazem o segundo às 16h, no Maraca. O time

O Ministério da Educação liberou para a Universidade Federal Fluminense (UFF) para a verba de R$ 1 milhão de a conclusão do projeto reabertura do Cine Icaraí, 2006. que está fechado desde pelo O recurso foi solicitado visita ao reitor Sidney Mello, em Superior secretário de Ensino Paulo Barone, em Brasília.

8

Subida mais fácil do Costão de Itacoatiara Uma espécie de corrimão, feito com cabos de aço, aumentou o número de visitantes Estadual da Serra no Parque da Tiririca (Peset), mais especifica mente na trilha do Costão de Itacoatiara , na Região Oceânica. Os cabos foram instalados num dos trechos mais difíceis da subida.

CIDADES\Pá g. 7

Delegada da 79ª DP associa roubo ao tráfico

Federal

NACIONAl\ Pág.

ESPORTES Jr. / Vasco

CAPA

Motoristas

agentes da Polícia

(SP), após resistência saída do ex-presiden de apoiadores que chegaram a impedir te da sede do Sindicato a do ABC, onde ele estava desde quinta-feira dos Metalúrgicos entregar, Lula fez (5). Antes de se discurso para a militância.

O grupo de reggae

Natiruts é uma das

atrações mais aguardadas

do “Festival 3R”

Camerata de Esquina toca no Jambeiro O Solar do Jambeiro recebe neste domingo o grupo Camerata de Esquina, apresenta na edição que se do projeto “Sarau de abril no O concerto acontece Solar”. com entrada franca. às 17h, de cordas é formado O grupo por universitários e sob do professor Dhyan orientação Toffolo. Pág.11

presidência.

O presidente Eurico Miranda

negou irregularidades no pleito

do Vasco e vai recorrer da

decisão

PÁG. 9

1979

1985

1992

1995

2003

2011

João Figueiredo Marcou o fim do regime militar. Governo marcado por atentados e crise econômica.

José Sarney Primeiro governo civil depois do golpe. Assumiu o lugar de Tancredo Neves, que morreu.

Itamar Franco De 1992 até 1995. Acelerou privatizações e estabeleceu um plano econômico com o real.

Fernando Henrique Cardoso Criou programas sociais. Foi reeleito e governou de 95 até 2003.

Luiz Inácio Lula da Silva Entre 2003 e 2011, reduziu o desemprego, desigualdade, controlou a inflação e pagou dívidas.

Dilma Rousseff Primeira mulher eleita presidente do Brasil. Sofreu um impeachment e não concluiu o mandato.

2016

Michel Temer Com o afastamento de Dilma, seu vice, Michel Temer, assumiu o cargo.

27


fatos regionais

Protagonismo na cobertura local

N

o início do século XX, os meios de comunicação ainda eram escassos. Desde então, O FLUMINENSE levou aos seus leitores os principais fatos de interesse público. Em 140 anos, o jornal descreveu detalhadamente as mudanças pelas quais o País passou, acompanhando todo o seu desenvolvimento. Seu foco maior sempre esteve no Rio de Janeiro e, principalmente, em Niterói. Não à toa, a história de O FLU se confunde com a história do município. As tragédias, como o inesquecível incêndio do circo (foto ao lado) e o deslizamento do Morro do Bumba, e as evoluções urbanísticas, como a abertura do túnel Charitas-Cafubá, ganharam destaque em nossas páginas.

1920

1915 NAUFRÁGIO DA BARCA SÉTIMA Cerca de 400 alunos do Salesiano estavam a bordo, atravessando a Baía de Guanabara, quando a barca naufragou. Foram quase 30 mortos.

28

REDE DE ESGOTO O serviço foi inaugurado em Niterói no dia 1º de julho. O jornal anunciou o evento que apresentaria à população a elevatória da “Praia de Icarahy”. A edição reiterou que esse acontecimento elevava a então capital do Estado. Foi declarado ponto facultativo na cidade.


1961 INCÊNDIO NO GRAN CIRCO O FLUMINENSE acompanhou uma das maiores tragédias já vistas em Niterói. A capa do dia 19 de dezembro de 1961 trazia a cobertura do incêndio criminoso do Gran Circo Norte-Americano, que resultou na morte de mais de 300 pessoas e centenas de feridos.

1980 TÚNEL RAUL VEIGA A inauguração da ligação entre São Francisco e Icaraí causou muito congestionamento na Estrada Fróes.

1989 IMPLOSÃO DO ‘ESQUELETO’ A edição extra detalhou a implosão do “esqueleto” na atual Praça da República. Foram usados 1,2 mil cartuchos de dinamite para a demolição.

29


1991

1997

1996

FÁBRICA DE FOGOS Em 22 de junho, a notícia de pelo menos 15 mortos e 20 feridos na explosão do Bazar Santa Bárbara. Muitos compravam fogos para festejar São João.

VIRADOURO CAMPEÃ O título da vermelho e branca de Niterói no carnaval carioca foi comemorado com muita festa na quadra.

MAC Milhares de pessoas acompanharam a inauguração do museu. O arquiteto Oscar Niemeyer passou mal de emoção.

Alberto Torres

(1954-1998)

2ª EDIÇÃO

Niterói, sexta-feira,

6 de abril de

2007 l ANO 129

– Nº 37.953

2007

www.oflumine Daniela Barcellos

nse.com.br

R$ 1,00

Reforço para a cultura popular

O prefeito Godofrediscurso com do Pinto (PT) inaugurou ao críticas ontem o Teatro presidente ameriAutor da obra, Popular. cano George Bush. o arqui- ministros Os teto Oscar Niemeyer, Gilberto Gil e Martha Suplicy de 99 anos, marcou particiseu param da festa. Ronaldo Brandão

TEATRO POPULAR A inauguração da obra de Niemeyer contou com a presença do então ministro Gilberto Gil e Martha Suplicy.

Justiça decre ta suspeito de ma a prisão de tar psicóloga CIDADES - PÁGINA

O estudante F., de 24 da anos, está preso mesma idade, acusação de matar sob a ta da Areia, em na PonNiterói. O a psi- corpo cóloga Viviane Miranda, ontem,dela foi enterrado em São Gonçalo.

3

Darlei Marinho

Luiz Nicolella

POLÍCIA - PÁGINA

8

Ladrões exe cutam

Soldado do 7º BPM

(São Gonçalo), Robson

Luiz de Souza morreu

Ronaldo Brandão

policial militar

ao evitar um assalto

Divulgação / Thomas

a uma Kombi. Página

8

Scheidt Divulgação

É bom pesqu isar Quem ainda

não de peixe comprou o pescado variação apresentam para hoje deve de preços atento. Alguns ficar 33%. O camarão de tem tipos preço médio de R$ 16. CIDADES - PÁGINA

Controladores de tráfego aéreo pedem perdão NACIONAL - PÁGINA

2

3

Sindicato dos professores prepara protestos ECONOMIA - PÁGINA

7

Vela campeã

Os iatistas Scheidt e BrunoRobert tado na cidade de conquistara m, Prada ma de Mallorca, na Palontem, panha. Eso título inédito, Agora, na vai disputar, a dupla Classe Star, do a partir Princesa Sofia, Troféu do dia 12, o Campeodispu- nato Europeu.

Brasil pega o Canadá pela Copa Davis de tênis

Romário não vai jogar contra a Cabofriense

ESPORTES - PÁGINA

9

Festa para os

cinéfilos

Os amantes do cinema podem rar. Começa comemohoje a "Retrospect Cine Arte UFF. iva 2006" no entre ficção e O evento mostra 16 longas, documentário. apresentado "Volver", históriaNa abertura será protagonista a atriz Penélope que tem como Cruz (foto).

Fiscais do Ibama fazem vistoria no ZooNit CIDADES - PÁGINA

4

PMDB luta por cargos no segundo escalão POLÍTICA - PÁGINA

6

2010

Tragédia do Bumba

I

ncansavelmente, O FLUMINENSE acompanhou de perto o trabalho de diferentes órgãos para conter a tragédia do Morro do Bumba, localizado no bairro Viçoso Jardim. Após uma forte chuva, no dia 7 de abril, houve um deslizamento de terra, que soterrou dezenas de casas e matou quase 50 pessoas. A área era considerada de risco, pois já havia abrigado um lixão. Dois dias depois do ocorrido, a capa do jornal destacou uma foto do local, com máquinas trabalhando para resgatar os corpos dos desaparecidos. Esse é considerado o maior desastre natural que Niterói já viveu.

2012

Alberto

Torres

(19541998)

Todos de mo os carros te nitora mento rão chips até 20 14 Niterói, sába

PATRÍCIA ACIOLI Ao completar-se um ano da morte da juíza Patrícia Acioli, O FLUMINENSE mostrou como a profissão ainda é cercada pela violência.

30

do, 11

de agos

to de

2012

l

ANO 135

– Nº 39.62 5 l oflum

inense.com

.br

Conse lho Na cional de Trâ nsito reg ulamenta Sistem a Nacio nal de Identifi cação Autom ática u PÁG

INA 7

Agênci

a Brasil

/ Tânia

Rego

POLÍTICA

Definido tempo campa de na televnha isão Quando a prop eleit

PROTEST

O EM COPACA BAN

A lemb rou

Profis são d e risc o morte

de Patrí cia Acio li,

exibindo

21 projé teis,

Um an número de tiros o depo disparado ainda s contr é cercea is da execuç a ela PÁGI ão de NA 3 da pela violência Patrícia Ac ioli, em . Em Itab Niterói, oraí, juiz atuaçã lidera blitz com o de juízes escolta da PM u

Saulo

Cunha

oral grat agan no ar, uita entr da ar levisão,no rádio e será o dia 21, o na tePSTU a apa primeiro part rece com dois r em Nite ido rói, min o maio r espa utos. Mas coligação ço será do cand o da do PT, idato com 12mRodrigo Nev 13s8 es, tal de 1.100 4 e um toprog ram inserçõe outubro. ação até s na 4 de u PÁGI NA 6

Parad de Nit a Gay erói ser no dia á Praia 19, na de Ica raí ES PÁGI

CIDAD

u

ECON

NA 4

OMIA

SG: Ca vai fin ixa an casa pa ciar servido ra r

JUIZ

MARCELO

R$ 1,00

VILLAS

, com

cole

Em prefeituparc eria com a nômica ra, a Caix a terça-feirFederal lanç Ecoa, na a, opor para serv idor tunidade cipa is es m


2012 LÚCIO DO NEVADA O vereador Lúcio do Nevada, que acabara de ser eleito com mais de 4,1 mil votos, foi executado com 15 tiros em Santa Bárbara.

Alberto Torres

(1954-1998)

2ª EDIÇÃO

Niterói, sexta-feira,

26 de outubro

de 2012 l

ANO 135 –

Nº 39.691

l

ofluminense. com.br

R$ 1,00

DOIS CR IMES

ABALAM

NITERÓI Fotos de Léo

Fonseca

Homens armados fizeram mais de 20 disparos contra o carro do vereador eleito, uma picape Toyota. Perito recolheu cinco cartuchos ao lado do veículo

Assassinado eleito e de s vereador sembargad or Divulgação

Lúcio do Nevada havia sido eleito para seu primeiro mandato

Acidente no Centro deixa 17 feridos

LÚCIO DINIZ ARAÚJO MARTEL O, O LÚCIO QUE OBTEVE DO NEVADA 4.103 VOTOS , DE 44 ANOS, NAS URNAS, QUANDO CHEGAV FOI EXECUTA DO COM 15 A DE CARRO TIROS NUM COMÍCI ELE FOI ATACAD O EM SANTA O POR DOIS BÁRBARA. HOMENS QUE PALIO ATIRAN DESEMBARCARA DO. JÁ O DESEMB M DE UM ARGADOR NANDES, DE APOSENTADO 78 ANOS, FOI GILBERTO FERBALEADO NA EM ICARAÍ, CABEÇA AO QUANDO BUSCAV SOFRER ASSALTO A OS NETOS NA ESCOLA . u PÁGINAS 2 E3

Débora Nunes

Colisão, na Avenida Feliciano Sodré, envolveu dois que seguiam ônibus São Gonçalo de para o Terminal Rodoviário João Goulart, Niterói. As em vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros. PÁGINA 8

Cada vez mais perto do paraíso

SEGUNDO

CADERNO

u

PÁGINA 6

Leila Pinheiro traz pela primeira vez ao Teatro Municipalpalco do seu show “Leila de Niterói canta mulheres”,Pinheiro cujo repertório reúne principais nomesalguns dos como Chiquinha da MPB Marisa Monte, Gonzaga, Zélia Duncan e outras.

Divulgação

10

O candidato do PT à Prefeitura de Niterói, Luiz Fernando Pezão Rodrigo Neves, (PMDB) e o senador tem seu último fez on- dbergh Farias (PT). LinPezão de campanha, comício exaltou a competênc reunindo estrelas da ia de Rodrigo política, e disse estar elas o vice-gover entre certo da nador POLÍTICA vitória domingo.

Leila Pinheir o canta as mulheres

Divulgação

Num jogo eletrizante , Flu bate o Coritiba por 2 a 1, gols de Wellington Nem (foto) e Thiago Neves, e fica ainda mais perto do tetra. u PÁGINA

Rodrigo Neve faz comício s estrelas da com política

Petista recebe o Pezão e Lindber apoio de Luiz gh Farias

Ônibus que vinha de São Gonçalo bateu contra a traseira de outro coletivo ESPORTES F.C.

u

/ Fluminense

GERAL

Arquivo

Gilberto Fernandes teria tentado fugir do assalto engrenando a ré

R$ 1,00 Niterói, sábado, 1º de

Alberto Torres (1954-1998)

dezembro de 2012 l

ANO 135 – Nº 39.723

l

ofluminense.com.br

CONTRATOS JÁ PRESIDENTE DECIDE RESPEITAR ROYALTIES PARA ESTADOS ASSINADOS E MANTÉM ES DE PETRÓLEO. E MUNICÍPIOS PRODUTOR CONGRESSO PÁGINA 7 PROJETO VOLTARÁ AO

2012

u

Foto Guto Maia

BATALHA DOS ROYALTIES Presidente Dilma decidiu manter os royalties do petróleo para estados e municípios, conforme contratos já assinados.

Arte O FLUMINENSE /

Vitória: governadores Sérgio Cabral (RJ) e Renato Casagrande (ES)

Federal de que foram O anúncio pelo Governo do projeto de lei que vetados todos os dispositivos de regras de contratos implicavam em mudanças de que no Brasil já celebrados é a confirmaçãode Direito. O Rio de vigora o Estado Democrático Dilma. Presidenta Janeiro agradece à SÉRGIO CABRAL, Governador

do Rio de Janeiro

Guto Maia

Delegado Wellington Vieira, titular da Delegacia o de Homicídios, disse que por suspeito vai responder homicídio qualificado

Thiago Louza

sábados, estreia com Coluna, que sairá aos Max Lopes. PÁGINA 6 entrevista do carnavalesco SEGUNDO CADERNO

em SG Ex-suboficial é preso a milícia acusado de pertencer Agentes da DH localizaram

u

peonato Brasileiro, as equipes buscam motivações distintas para a partida. No Fla pensamento é venNo último com- o cer para encerrar o promisso de 2013, ano bem. Já o GlorioFlamengo e Botafogo so almeja terminar a se enfrentam hoje, competição na quinta às 19h30, no Engecolocação. u PÁGINA 11 nhão. Sem nenhuma pretensão no Cam-

A despedida de Flamengo e Botafogo

Primeiro de três editais de concurso público foi anunciado ontem. Salários vão até R$ 1,4 mil.

Divulgação

Começa esquema especial de Natal Motoristas terão mais 290 vagas para estacionar nas ruas do Centro e da Zona Sul de hoje até o dia 30. CIDADES

u

A apoteose tecnológica de Madonna

A popstar Madonna traz para o Parque dos Atletas amanhã sua turnê MDNA, a maior em extensão e dimensão na carreira de um artista solo. Em um show de quase duas horas, Madonna lança mão de um aparato tecnológico nunca antes visto no showbizz e mais uma vez faz história.

Alegre u PÁGINA 8

ESPORTES

Niterói: prefeitura abre 104 vagas

ECONOMIA

o PM no bairro de Vista

PÁGINA 4

PÁGINA 9

DESDE 1878

2013

ofluminense.com.br

Alberto Torres (1954–1998)

Niterói, quinta-feira,

20 de junho de 2013 ANO 136 | Nº 39.895 | R$1,00

Vitória do povo Cinquenta mil pessoas

tomam a Avenida Amaral

Evelen Gouvêa

Peixoto

‘NÃO É SÓ PELOS 20 CENTAVOS’ Protestos em Vandalismo nas ru as diversas cidades do País, inclusive Niterói, criticaram o preço da passagem, a condução política e a corrupção.

Passagem de ônibus em Niterói será unificada hoje em R$ 2,75

Tarifa das barcas volta a custar R$ 4,50 a partir de amanhã

Ponte Rio-Niterói fecha

por uma hora e minoria

transforma o Centro em

praça de guerra

Léo Fonseca

Policiais removem barricadas feitas na Rua Marquês do Paraná

CIDADES

P.3 ATÉ P.6

ofluminense.com.br de 2013

ANO 136 | Nº 40.029 | R$1,00

Niterói, sábado, 23 de novembro Alberto Torres (1954–1998)

DESDE 1878

2º CADERNO

hão no Centro Aberto o mergul de Niterói subterrânea marca o aniversário Inauguração da passagem

Divulgação

Thiago Louza

2013

MARIA RITA FAZ A FESTA NA PRAIA DE ICARAÍ

estão clássiapresen- ção. No repertório, “O Bêbado e como A cantora Maria Rita se a par- cos da MPB, e “Águas de Marta hoje, na Praia de Icaraí, comemo- o equilibrista” de sua carreira tir das 18 horas, em Niterói. ço”, sucessos e Despedidas” ração aos 440 anos de roteiro como “Encontros A apresentação terá um falta você” e uma hopela pró- e “Agora só todo especial, criado a Gonzaguinha. a celebra- menagem pria intérprete para

A Prefeitura de Niterói inaugurou

ontem a passagem subterrânea

Ângela Fernandes, na Avenida

P.8 E P.9

CAPA

Marquês de Paraná, no Centro P.3

Acidente na Ponte fere 34 e provoca caos no trânsito

CIDADES

aumento Niterói-Manilha e Barcas registraram Engarrafamento alcançou a

de 17% no movimento

Júlio Silva

Márcia Folleto/Ag. O Globo

Com o acidente entre tr ês

ônibus e dois carros foram

na estação das barcas Ponte, foi grande o movimento Com o trânsito parado na próxima ao Into provocando um conrampa de descida da Ponte liberada às 7h40min, e São Gonçalo. Os refledo Rio. foi parcialmente (Into), na zona portuária foram gestionamento que chegou a Niterói das barcas. faixas matologia e Ortopedia foram sentidos na estação das 6h20min, as duas A via só xos também Com a batida, por volta dos veículos e vítimas. P.6 interditadas para remoção

fechadas as duas faixas da

acidente enficaram feridas em um descida da Pelo menos 34 pessoas de e dois carros na rampa de Trauvolvendo três ônibus ao Instituto Nacional Ponte Rio-Niterói, próximo CIDADES

Fábio Castro /AGIF

Vasco entra em campo com um só objetivo: vencer Ocupando a 18ª colocação, com 38 pontos, o Vasco recebe hoje, o campeão mais do Cruzeiro, precisando que nunca dos três pontos, de para tentar deixar a zona rebaixamento. Uma derrota a pode praticamente decretar queda da equipe cruz-maltina para a Segunda Divisão.

Técnico Adilson Batista vai ESPÓRTES

recuar Marlone para o meio

de campo no jogo de hoje

Fluminense escolhe hoje seu novo presidente P.11 E P.12

Duas toneladas de peixe a R$ 3,50 no Jardim Catarina de Centenas de moradores na fila São Gonçalo fizeram comprar manhã de ontem para no peixe por R$ 3,50 o quilo foram Jardim Catarina. Eles beneficiados pelo programa “Coma Peixe mais barato que o Frango”, uma parceria e do Ministério da Pesca com a Aquicultura em parceria Prefeitura de São Gonçalo. CIDADES

P.7

Ecobarcos vão retirar o lixo flutuante da Baía CIDADES

P.4

MERGULHÃO DA MARQUÊS DO PARANÁ É inaugurado o Mergulhão Ângela Fernandes, que marcou o aniversário de Niterói.

31


DESDE 1878

ofluminense.com.br

Alberto Torres (1954–1998)

Niterói, sábado, 21 de

março de 2015

MAGALDI ASSASSINADO

ANO 137 | Nº 40.443 | R$1,25 Armando Paiva

ofluminense.com.br

ANO 137 | Nº 40.417 | R$1,00

Niterói, quinta-feira, 19 de

| 2ª Edição

Ex-vereador de Niterói foi baleado, segundo tentativa de assalto, no início da tarde de a Polícia Civil, durante ontem, em Camboinh as

fevereiro de 2015

Nove mortos em SG Alberto Torres (1954–1998)

DESDE 1878

dor cai e explode no coletivo Ônibus bate em poste, transforma

que seguia para Alcântara Leonardo Fonseca

2015

Divulgação

P.8

GERAL

TRAGÉDIA EM SG Um transformador caiu sobre um ônibus em SG, após uma colisão com poste. A explosão causou a morte de nove pessoas.

TRISTEZA NA VIRADOURO Escola de

Fotos de André Redlich

CUBANGO E PORTO DA PEDRA FICAM NA SÉRIE A que Ainda não foi desta vez e a Acadêmicos do Cubango Pedra a Unidos do Porto da alcançar realizaram o sonho de escolas de o Grupo Especial das samba do Rio. As agremiações de Niterói e São Gonçalo em ficaram, respectivamente, de 4º e 11º lugar no Grupo a Estácio Acesso A. A campeã foi de Sá, que em 2016 retornará A à elite do carnaval carioca. tradicional escola se apresentou com o na Marquês de Sapucaí de enredo “De braços abertos, Sou Sorrio, janeiro a janeiro. dos Rio, sou Estácio de Sá”, Santos carnavalescos Amauri de e Tarcisio Zanon. Unidos foram Bangu e Em cima da Hora rebaixadas.

foram às lágrimas ontem, na

quadra da escola, durante

a apuração das notas que rebaixaram

a escola

LOJA ASSALTADA TIROTEIO DEIXA NO TREVO DE MORADORES COM PIRATININGA MEDO EM S. ROSA

2015

A tristeza tomou conta Unidos ontem da quadra da do Viradouro, no Barreto. de A vermelha e branca Niterói, que foi prejudicada de chuva por desfilar debaixo forte no último domingo, e, em ficou em último lugar A. 2016, disputará a Série de notas Com uma enxurrada 10, a Beija-Flor de Nilópolis do se consagrou campeã Carnaval 2015. O Salgueiro ficou em segundo lugar, seguido da Grande Rio.

CIDADES

P.3 E

12º BPM DIZ QUE VIOLÊNCIA ESTÁ EM QUEDA

VOU ZUAR FAZ A FESTA DE DOIS ANOS

Foto do leitor Divulgação / Nelson

MAGALDI ASSASSINADO Ex-vereador de Niterói, Carlos Magaldi foi baleado durante uma tentativa de assalto, em Camboinhas. Ele não resistiu aos ferimentos. Sua morte gerou comoção e a Prefeitura de Niterói decretou luto oficial de três dias.

o A garra dos componentes,das capricho no acabamento alegorias e as coreografias das comissões de frente do chamaram a atenção o público que prestigiou samba desfile das escolas de de Niterói.

P.4 E P.5

Fred é esperança de gols

do Tricolor

Flu recebe o Tigres tentando voltar ao G-4

ESPORTES

2º CADERNO

Divulgação

DIVERSÃO QUE CABE NO BOLSO

P.4 E P.5

Alcântara

CIDADES

Em busca da quarta vitória seguida no Campeonato terá Carioca, Rubro-Negro pela frente a equipe de Saquarema, hoje, às 19h30.

a A grana está curta, mas continua vontade de se divertir grande? Não se preocupe. Niterói tem uma programação quem cultural e de lazer para quer se divertir sem gastar muito. Confira dicas de a onde ir - exposições, filmes com preços populares, locais é comida justa - se o objetivo economizar. CAPA

Fla duela com o Boavista no Maracanã

ESPORTES

P.6

P.10

Botafogo passa fácil pelo Friburguense ESPORTES

Oscar, está em cartaz na “Wiplash”, que concorre ao

Vendedores ambulantes que trabalham Alcântara fizeram um protesto no início no bairro Os manifestantes atearam da tarde de ontem. fogo em pneus Estrada Raul Veiga, complicando o trânsitoe lixo na na região.

P.10

UFF com sessões mais baratas

De Charitas ao Cafubá

edição dos dias 7 e 8 de maio trouxe a cobertura de um marco viário em Niterói: a abertura ao tráfego do túnel Charitas-Cafubá. Essa foi a maior obra de mobilidade urbana no município nos últimos tempos. As duas galerias – Luis Antônio Pimentel, em direção ao Cafubá, e João Sampaio, em direção a Charitas – encurtaram a distância entre a Zona Sul e a Região Oceânica para apenas dois minutos. Cerca de 150 pessoas acompanharam a travessia de carro e de bicicleta.

DESDE 1878

ofluminense.com.br

Alberto Torres (1954–1998

)

Niterói, domingo, 7,

e segunda-feira, 8 de

maio de 2017

NITE RÓI GAN HA

Liberdade de informação com responsabilidade

ANO 139 | Nº 41.108 | R$2,70

SEU MAI OR TÚN EL

Galerias liberadas de Charitas ao Cafubá

Em menos de dois anos,

Prefeitura entrega a mais

Confira nesta edição o caderno especia em comemoração l aos 139 anos de FLUMINENSE, o terceiro jornal O com circulação ininterr País, o primeiro upta mais antigo do no Janeiro. A trajetór Estado do Rio de ia do impresso ao de três séculos, longo o surgimento do Grupo Fluminense, os depoim as platafor mas multim entos sobre o jornal, ídia e a interaçã com o leitor estão o neste especia l.

importante obra viária de sua

história

Lucas Benevides

OFLU REVISTA Lucas Benevides

Quando o sorriso se torna ato de amor

Os dois primeiros carros

a atravessar o Túnel

Charitas-Cafubá após a inauguração de ontem foram

A Região Oceânic ae Niterói ficaram mais a Zona Sul de ontem, com a inaugurpróximas. Desde ação do Túnel Charitas-Cafubá , os dois bairros estão

Grupos que atuam hospita is, creches em locais como e orfanatos levando amor através do sorriso esse trabalho solidári falam sobre experiências inspirad o e contam suas oras.

dirigidos pelo prefeito

a apenas dois minutos de distância um do outro. A abertura Luis Antônio Pimente das galerias l, em direção ao Cafubá, e João Sampaio, rumo a

Rodrigo Neves e o

secretário Axel Grael

Charitas, foi acompa nhada por 150 pessoas. Depois da travessia de carro, foi a vez das bicicleta cinco minutos para s: ciclistas levaram fazer o percurso. CIDADES \PÁG. 3

ESPORTES Gilvan de Souza

/ Flamengo Lucas Merçon / Fluminense

CULTURA Divulgação

F.C.

Morador cobra ciclofaixa na Lopes Trovão Moradores de Icaraí, Sul de Niterói, estão na Zona cobrando a implementação da Rua Lopes Trovão ciclofaixa na e a instalação dos 150 paracicl os – metal onde se prendeestruturas de que estava prometi a bicicleta –, da para abril. CIDADES \PÁG. 5

A cantora já atuou

em filmes, novelas

Roubo de carga deixa baleados em S. Gonçalo

e musicais

Conheça o talento da niteroiense Eline Port o

Ela já rodou o Brasil sobre a vida e a obra com o famoso musical participação na atualda cantora Cássia Eller, fez de lançar seu single novela das 21h e acaba sobre a veia artística“Sei lá”. Eline Porto contou que começou na infância. PÁG. 11

CIDADES \PÁG. 6

A torcida do Fla precisa

de um empate para

festejar

Dia de festa no Ma raca Fla-Flu define o camp

Enquanto a do Flu está

confiante no triunfo

tricolor

eão carioca de 2017

PÁG. 10

Vista para o mar valoriza em até 30% os imóveis Vista privilegiada para o mar pode garanti r valoriza ção de até 30% nos imóveis. Boa Viagem, Icaraí, São Francisco e Charitas reúnem unidades com tais características. HABITAÇ ÃO\PÁG

32

Perez / Fluminense

CAPA

P.3 E P.4

CIDADES

2017

A

P.4

P.5

2º CADERNO

Bastaram só dois anos para a banda formada por cinco niteroienses conquistar o reconhecimento do público da cidade. Apesar do nome, os rapazes, originários de outros grupos, levam a sério o trabalho que tem a alegria como marca.

Qualidade marca desfiles na R. da Conceição

Integrantes da Unidos do Viradouro

Prefeitura de Niterói decretou luto oficial de três dias acumulou sete mandatos pela morte de Carlos Magaldi, de vereador. Eleito suplente que passagem pela Câmara Municipal, onde seu corpo em 2012, ano passado ele teve rápida será velado hoje a partir das 8 horas.

CIDADES

do Grupo Especial

Beija-Flor se consagra campeã Niterói cai para a Série A e

.7

P.12

FC


| R$1,25 ANO 139 | Nº 40.871

ofluminense.com.br de 2016

Niterói, quarta-feira, 3

de agosto

Alberto Torres (1954–1998)

DESDE 1878

A CELEBRAÇÃO OLÍMPIC com revezamento da

Niterói vive dia de festa

2016

tocha. Em São Gonçalo

e Itaboraí, também houve

comemoração Lucas Benevides

Marcelo Feitosa

Lucas Benevides

Torben Grael, detentor de Secretário de Esporte

TOCHA OLÍMPICA Niterói viveu um dia histórico em agosto, com atletas e ex-atletas da cidade participando do revezamento da tocha. Lars Grael acendeu a pira.

Marcelo Ferreira, bicampeão

Fernando Pacheco Filho,

Coube a Lars Grael,

o Zeba do handebol

André Luiz Mello /

Iris Tang Sing, do taekwondo,

medalha de bronze nas

olimpíadas de Seul-88

A ex-atleta Aída dos Santos

em Itaboraí

não conteve a emoção

ao passar a tocha para

O arranjador e instrumentista o Hermeto Paschoal será de homenageado do “Festival que Música Instrumental”, 10, em dia acontece de hoje até Niterói. diversos espaços de show de O mestre vai fazer o da UFF abertura hoje no Teatro amanhã. e ministrar uma aula PÁG. 11

172

Mandados de prisão preventiva

Delegacia iniciada em 2016 pela A partir de uma investigação a Polícia Civil e o Ministério de Homicídios de Niterói,ontem uma megaoperação para Público desencadearamde prisão preventiva, 96 deles de cumprir 172 mandados ou que já atuaram no 7º Batalhão policiais militares lotados

96

de prisão contra PMs

e suspeitos de tráfico

Policiais militares no esquema

de recolher até São Gonçalo, suspeitos de Polícia Militar, em propina de traficantes de drogas. de R$ 1 milhão por mês de receber propinas ontem são acusados Os policiais presos a livre atuação em favelas. durante para garantir aos traficantes telefônicas interceptadas Cerca de 200 mil ligações

CULTURA

que atuavam em conjunto

nas comunidades do

76

de tráfico envolvidos

sequestraram inclusive, que os PMs dois anos registraram, vezes para cobrar valores mais altos três armas traficantes ao menos vendiam às quadrilhas nas propinas. Eles também Sessenta e seis PMs e 22 acusados apreendidas em operações. de tráfico já estão presos. CIDADES\PÁG. 6 E 7

de um câmeras de segurança Nas comércio nas proximidades. ver quando imagens é possível atraca com o um funcionário se tenta ajudá-lo e ladrão e a mulher por disparo. acaba sendo atingida CIDADES\PÁG. 5

CIDADES\PÁG. 4

CIDADES\PÁG. 7

ESPORTES

da A Companhia de Ballet (CBCN) Cidade de Niterói 25 está completando com a anos e comemora reedição do espetáculo “Choros e Valsas: Um A Tributo a Pixinguinha”.a temporada conta com participação de músicos do Projeto Aprendiz.

PÁG. 11

Tricolor perto das oitavas da Sul-Americana marítima

Missa e procissão em a São Pedro homenagem o padroeiro dos pescadores

A imagem de São

Fiéis reverenciam

medalhista de ouro no

Ex-jogador de futebol

vôlei em Pequim 2008

Roberto Brum, em SG

CIDADES\PÁG.3 A 6

Fotos: Divulgação

do samba a partir das

19h

Cartola de Noel hoje no Teatro Municipal

PÁG. 14

o canto dos pássaros

disse ter como influência

FARRA DO ARREGO Quase 100 policiais foram acusados de receber R$ 1 milhão por mês de propina em SG.

município

Icaraí: comerciante leva tiro em assalto

em

levada para a procissão

Rio 2016

2017

com fuzil Câmara aprova Bando ataca quiosque Orçamento 2018 de Niterói no Gragoatá

Leo Zulluh / Divulgação

antes de ser Pedro percorreu Jurujuba

André Luiz Mello /

Lucas Benevides

Marcelo Feitosa

filha do dono Jovem de 19 anos, Rua Mariz e de um hortifrúti na durante um Barros, foi baleada O assalto ao estabelecimento. volta das 20h crime ocorreu por por de ontem e foi registrado

CBCN dança Pixinguinha no Municipal

Sandra Soldan, ex-triatleta

Oscar Niemeyer

Grupo vai interpretar clássicos

| R$1,50 ANO 140 | Nº 41.154

Evelen Gouvea

Coreografias são baseadas clássicos de Pixinguinha

sua filha, Valeskinha,

Aos 80 anos, Hermeto

de junho

para cumprir 172 mandados

a pira no Teatro Popular

Hermeto Paschoal no Teatro da UFF

Público fazem de Niterói e Ministério Delegacia de Homicídios corrupção policial da História do RJ a maior operação contra Acusados Gonçalo, durante a megaoperação

e Atlanta-96, acender

Rio 2016

CULTURA

R$ 1 MILHÃO de pro

Polícia Militar, em São

Lucas Benevides

Evelen Gouvêa

REGO’ A FARRA DO ‘AR pina por mês

deixa o 7º Batalhão da

olímpico na vela

Barcellos

Alberto Torres (1954–1998)

Viatura da Polícia Civil

Rio 2016

Marcelo Feitosa

O ex-triatleta Armando

ofluminense.com.br de 2017

Niterói, sexta-feira, 30

DESDE 1878

5 medalhas olímpicas

André Luiz Mello /

e Lazer, Bruno Souza

uma noite O Fluminense teve Maracanã, de gala, ontem, no ao golear a Universidad pelo a 0, Católica-EQU por 4 fase da jogo de ida da segundaDesta Copa Sul-Americana. pode forma, o clube tricolor de gols perder por até três volta que diferença no jogo de continental. avança no torneio PÁG. 10

Lucas Merçon / Fluminense

F.C.

a goleada O elenco tricolor celebra Católica aplicada sobre a Universidad

CIDADES\PÁG. 3

2017 MERGULHÃO DA PRAÇA RENASCENÇA Obra foi inaugurada com a promessa de melhorar o trânsito no Centro.

DESDE 1878

Alberto Torres

(1954–1998)

ofluminense.com

.br

Niterói, domingo,

OFLU REVISTA

20, e segunda-feir a, 21 de agosto

de 2017 ANO 140 | Nº 41.198 | R$2,70 Evelen Gouvea

Pelo universo vasto da gastronomia Em homenagem àquelas pessoas que encaram o ato de comer verdadeira como uma arte do saber viver, OFLU Revista deste domingo é especialme nte feito para valorizar o paladar e aguçar os sentidos.

Mergulhão da

Praça Renascença,

no Centro de

Niterói, foi inaugurado

na manhã deste

sábado, prometendo

MOBIL IDADE

INFORME\P

ÁG. 4

Novo mergu

CULTURA Leo Aversa

aliviar o trânsito

Niterói-Manilh a: começam em obras 60 dias

CLAUDIA CATALDI

MP investiga nepotismo na Prefeitura de São Gonçalo

lhão no Centro

URBAN A

da cidade “encur

/ Divulgação

para os motoristas

ta” trajeto para Evelen Gouvea

Cantores homenageiam

que trafegam

pela região todos

os dias

Zona Norte e

SG

O diretor-gera Nacional de l da Agência Transporte Terrestres (ANTT), s Jorge Bastos, autorizou neste sábado o início das obras de ampliação Rodovia BR-101, da que ganhará nova faixa de rolamento trecho Niterói-Man no ilha, nos dois sentidos. inaugurado No mesmo dia foi o Renascença Mergulhão da Praça , no Centro que vai garantir de Niterói, mobilidade urbana para trafegam na os motoristas que região.

Ney

‘Puro Ney’ estreia dia 22 no Rio

CIDADES\PÁ

Proeis: Mais policiais nas ruas de Niteró i

Os niteroiense Sacramento s Marcos e Soraya Ravenle interpretam canções de Ney Matogrosso no espetáculo “Puro Ney”, que dia 22 no Teatro estreia dos Quatro, no Shopping da Gávea, no Rio. é de Cinthya A produção Graber.

Ministro Moreira

Franco, ao lado

PÁG. 11

Lucas Merçon

Testamento no palco do Circo Voador

do diretor-geral

/ Fluminense

da ANTT, Jorge

Bastos, e do

prefeito Rodrigo

Neves, elogiou

parceria que

está dando resultados

CIDADES\PÁ

ESPORTES

F.C.

Paulo Fernandes

Novo xerife da defesa vascaína na Fonte Nova

o Flu nesta segunda

Flu volta ao Maracanã contra o Atlético-MG PÁG. 10

G. 5

/ Vasco

PÁG. 12

Abelão irá comandar

G. 3

Niterói já conta ciais nas ruas, com mais polito da adesão graças ao aumenNa primeira de PMs ao Proeis. o município semana de agosto, contabilizo liciais militares u 97 ponas ruas.

Anderson Martins

fará a sua estreia

pelo Vasco com

a missão de

parar o ataque

do Bahia

O Vasco enfrenta o Bahia, neste domingo, às 16h, em Salvador, com uma novidade pelos torcedores: aguardada a estreia do zagueiro Anderson Martins, principal contratação do clube no Brasileiro. Para que o xerife se sinta à vontade, o técnico do clube, Milton time com três Mendes, armará o zagueiros. PÁG. 10

2017 GUARDA ARMADA Em consulta pública, 70,9% dos niteroienses decidiram pelo não armamento da Guarda Municipal.

DESDE 1878

ofluminense.com.br

Alberto Torres (1954–1998)

Niterói, terça-feira, 31 de

NÃO

outubro de 2017

COMBATE À VIOLÊNCI

ANO 140 | Nº 41.259 | R$1,50

A

Douglas Macedo

vence consulta pública com 70,9% dos votos

Niterói Mais Segura começa em dezembro Programa municipal terá investimentos de R$ 25 milhões/ano

Serão mais de 300 agentes por dia atuando nas ruas em dois turnos

Prefeitura também amplia vagas do Proeis de 150 para 230 PMs

CIDADES\PÁG. 3

CLAUDIA CATALDI

Governo reduz orçamento 2018 e salário mínimo cai

Ministério do Planejamento

SG homologa licitação para iluminação

trabalha com redução de

R$ 4, passando de R$ 969 Lucas Benevides

INFORME\PÁG. 4

Divulgação

PÁG. 11

NACIONAL\PÁG. 6

CIDADES\PÁG. 5

Músicos de “Um Tom de saudade”

Tom Jobim: homenagem na UFF Pelo projeto “Show das 4”, oito cantores celebram a saudade do cantor e compositor no concerto que promete emocionar o público nesta quarta-feira.

para R$ 965

Detran anuncia novos prazos para vistoria O Detran anunciou ontem que vai ampliar o prazo de vistoria dos automóveis com placas finais 8 e 9, que terminaria com hoje. Agora, os veículos com a placa final 8 poderão ser submetidos à inspeção anual obrigatória até 30 de novembro e os com final 9, até 31 de dezembro.

CULTURA

Bala acerta pão de hambúrguer no Fonseca Dezenas de pessoas compareceram

ao enterro do marinheiro

Altamir de Almeida Neto,

Marinheiro é sepultado em SG

Jovem foi atingido com tiro

no Cemitério de São Gonçalo

pelas costas quando ia ajudar

GERAL\PÁG. 8

uma mulher GERAL\PÁG. 8

33


artigo

JOÃO BATISTA DE ABREU

Professor titular do Departamento de Comunicação Social da UFF

O Fluminense, uma história de aprendizagem

Q

uando ingressei na Universidade Federal Fluminense como aluno de Jornalismo, em 1972, Niterói ainda era a capital do Estado do Rio, a Ponte estava em construção a passos de tartaruga, assim como o aterro do Gragoatá, que mais tarde seria incorporado à UFF. O refrigerante Mineirinho se destacava como o mais consumido e a cidade praticamente terminava em Pendotiba. Na Região Oceânica, só casas de veraneio e pescadores. Os frequentadores do morro da Boa Viagem nem sonhavam com o Museu de Arte Contemporânea. Ali era um lugar de namoro. Belas paisagens e curvas nunca imaginadas por Niemeyer. Com um respeitável caderno de classificados aos domingos, O FLUMINENSE predominava como o principal diário do antigo Estado do Rio. Havia o caderno semanal voltado para o interior. O jornal refletia as discussões políticas travadas na capital, mesmo em tempos de autoritarismo. Na época, o prefeito das capitais era nomeado pelo governo federal. O DCE da UFF fervia e o Bar Natal abrigava os estudantes sempre que a Polícia Militar fechava o auditório. Um bom jornal deve atuar como espelho de sua comunidade, refletindo desejos, anseios, ideias, angústias, felicidades, frustrações. Um jornal precisa ter a cara de sua cidade. E O FLUMINENSE tem a cara de Niterói. Cem anos atrás o publisher Joseph Pulitzer alertava que a comercialização é ne-

34

cessária em qualquer negócio, mas corre o risco de se converter em degradação quando invade a sala de redação. Joseph Pulitzer foi um dos empresários que mais apoiaram financeiramente a criação da primeira faculdade de Jornalismo, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, nos primeiros anos do século XX. Ele era incisivo quanto à necessidade de formação e capacitação de seus funcionários. Quando O FLUMINENSE surgiu, em 1878, intensificava-se a campanha abolicionista e tomava corpo o ideal republicano. A imprensa desempenhou fundamental papel na divulgação destas ideias que mudariam o País nas décadas seguintes. Um jornal deve simultaneamente acompanhar seu tempo e estar alguns passos à frente dele. Nunca trabalhei como funcionário contratado de O FLUMINENSE, mas fiz duas ou três matérias freelas para o caderno Encontro, na época editado por Jorge Roberto Silveira, meu colega de turma na UFF. Frequentei a gráfica, que rodou durante anos o jornal laboratório Comunicação, que eu coordenava na década de 80. No entanto, meu vínculo com o jornal vai mais além. Diversos ex-alunos começaram a carreira ali e seguiram em frente, quase todos atravessando a ponte entre o estágio e a capacitação profissional. Nomes como Solange Duarte, hoje assessora da Corregedoria do Tribunal de Justiça; Octavio Guedes, ex-editor chefe do Extra e hoje colunista da Globo News; Irany Teresa, repórter da sucursal de O Estado de S.

Paulo em Brasília; Alan Gripp, atual editor-chefe de O Globo; Letícia Matheus, professora da Uerj; e mais recentemente Rebeca Letieri, repórter do Jornal do Brasil. Sandra Duarte, aluna de uma das minhas primeiras turmas, ocupa o cargo de editora-executiva. Impossível lembrar de todos os nomes de ex-alunos que aprenderam a ser repórteres em O FLUMINENSE. Aprenderam com os erros e acertos de qualquer jornal. Por isso, não seria exagero dizer que aquela redação pode ser comparada a de um jornal-escola. O FLUMINENSE me traz recordações de afeto. Afinal, minha esposa Alda de Almeida, hoje professora da Uerj, também trabalhou no caderno Encontro e na Rádio Fluminense FM. Bons tempos aqueles em que eu ia buscá-la na rádio e batia ponto no Caneco Gelado do Mário. Ou nos desfiles no bloco carnavalesco Filhos da Pauta, criado na redação de O FLUMINENSE. Enfim, nesta comemoração de 140 anos bem vividos – do jornal e não meus, por favor – é preciso observar que um jornal para se manter vivo deve permanecer em constante transformação. Se o suporte papel está ameaçado pelos altos custos e a queda de circulação, buscam-se novas plataformas. O importante não é o papel, nem o lítio. Vale o conteúdo, seja qual for a plataforma. Um conteúdo que mescle informação, compromisso com o leitor/ usuário, descontração, criatividade e uma pitada de humor. Afinal, quando eu desembarquei na cidade como estudante, Niterói era a cidade sorriso.

Revista 140 anos de O Fluminense  

Revista especial comemorativa dos 140 anos do jornal O Fluminense, de Niterói, no Rio de Janeiro.

Revista 140 anos de O Fluminense  

Revista especial comemorativa dos 140 anos do jornal O Fluminense, de Niterói, no Rio de Janeiro.

Advertisement