
1 minute read
Amphiprion ocellaris
Todos os peixes-palhaço, são hermafroditas. Todos nascem do sexo masculino. Eles têm a capacidade de se tornarem fêmeas, mas uma vez que a mudança é feita, eles não podem voltar a ser do sexo masculino. Às vezes a mudança é feita durante o próprio acasalamento. Dois machos se tornarão parceiros e o peixe maior e dominante se tornará a fêmea. O peixe palhaço é um animal social e os indivíduos vivem em grupos que são liderados por uma fêmea dominante O segundo maior peixe é o macho dominante, enquanto todos os outros peixes do grupo são machos menores. Se a fêmea morrer, o macho dominante tornar-se-à uma fêmea para substituí-la. O maior dos machos menores se tornará o macho dominante do grupo.
Advertisement
Estes peixes vivem nos recifes de corais, principalmente ao longo da costa da Austrália e do sudeste da Ásia até ao norte do Japão. Eles são encontrados principalmente em torno de certos tipos de anêmonas, uma criatura que se ancora no fundo do mar e usa os seus tentáculos para atrair comida. Os Peixes-palhaço são omnívoros, o que significa que eles comem tanto outros animais quanto plantas. Eles normalmente comem algas, zooplâncton, vermes e pequenos crustáceos.
Mais conhecido por ser destaque nos filmes “À Procura de Nemo” e “À Procura de Dory”, o peixe-palhaço tornou-se um animal de estimação popular e provavelmente o peixe mais comum em aquários marinhos. O Nemo é da espécie ocellaris, também chamados de falso peixe-palhaço. Quando pequenos, os peixes tendem a permanecer dentro dos limites do seu hospedeiro anêmona. À medida que se tornam maiores, eles vão procurar comida, embora não se aventurem muito mais do que alguns metros da anêmona.