2 minute read

O QUE É A HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA?

Torna-se muito mais frequente à medida que os homens envelhecem, especialmente depois dos 50 anos de idade

Ahiperplasia prostática benigna (HPB) é o aumento benigno da próstata (não canceroso). É a doença mais comum nos homens com mais idade. Após os 80 anos, cerca de 90 % da população masculina apresenta HPB.

Advertisement

A próstata é uma glândula exclusiva do homem e se localiza imediatamente abaixo da bexiga e envolve a uretra (canal que leva a urina para o exterior). A glândula juntamente com as vesículas seminais adjacentes produz a maior parte do sêmen. A próstata tem o tamanho de uma noz (15 gramas) em homens jovens, mas fica maior conforme se envelhece.

À medida que aumenta, a próstata gradativamente comprime a uretra e bloqueia o fluxo de urina. Quando esses homens urinam, é possível que a bexiga não se esvazie completamente. Consequentemente, a urina fica estagnada na bexiga, fazendo com que ocorram mais infecções do trato urinário (Itus) e até cálculos de bexiga. A obstrução prolongada espessa essa bexiga enfraquecendo-a e causando danos aos rins.

Causas

A HPB torna-se muito mais frequente à medida que os homens envelhecem, especialmente depois dos 50 anos de idade. A causa exata não é conhecida, mas pode estar relacionada a causa hormonal, por exemplo a testosterona.

Sintomas

A HPB inicialmente causa sintomas quando a próstata aumentada começa a bloquear o fluxo de urina. Primeiro, os homens podem sentir uma diminuição do

HOLEP: principal tecnologia para para tratar a próstata aumentada jato urinário. Pode ocorrer também a dificuldade para iniciar a micção. A micção pode ser incompleta. Com a evolução da obstrução, os homens tendem a urinar com maior frequência, geralmente durante a noite (noctúria). Além disso, a necessidade de urinar pode tornar-se mais urgente. O volume e a força do fluxo urinário podem diminuir notavelmente e a urina pode gotejar no final da micção.

Os sintomas da HPB também podem ser causa- dos por outras doenças, incluindo infecção, câncer da próstata e bexiga hiperativa. Complicações Felizmente os problemas mais graves são menos frequentes.

A obstrução do fluxo urinário com a retenção da urina na bexiga pode aumentar a pressão vesical e limitar o fluxo seu a partir dos rins, intensificando o seu esforço. Esta pressão aumentada pode dificultar a função renal, embora o efeito normalmente seja momentâneo, se prolongado pode causar diminuição da função renal.

Porém antes, a bexiga estica demais, causando incontinência por transbordamento. À medida que a bexiga se estica, as pequenas veias da bexiga e da uretra também se esticam. Às vezes, estas veias se rompem quando os homens fazem força para urinar, fazendo com a urina se apresente com sangue.

O fluxo de urina para fora da bexiga pode ser obstruído completamente (retenção urinária), tornando impossível a micção e, geralmente, levando a uma sensação de inchaço e dores intensas no abdômen inferior. A retenção normalmente requer a sondagem da bexiga para evacuar a urina represada. Uso de determinados anestésicos, álcool, anfetaminas, cocaína, opioides, anticolinérgicos como anti-histamínicos, descongestionantes e alguns antidepressivos podem levar a retenção urinária. O diagnóstico e o tratamento você acompanha na próxima edição!

Dr. Nario Takimoto Urologista e Oncologista www.doutornario.com.br

¿Hiperplasia prostática benigna?

La hiperplasia prostática benigna (HPB) es un agrandamiento benigno (no canceroso) de la próstata. Y se vuelve mucho más común a medida que los hombres envejecen, especialmente después de los 50 años.

La HPB inicialmente causa síntomas cuando la próstata agrandada comienza a bloquear el flujo de orina. Primero, los hombres pueden experimentar una disminución en el flujo urinario. También puede ocurrir dificultad para iniciar la micción. La micción puede ser incompleta. A medida que avanza la obstrucción, los hombres tienden a orinar con mayor frecuencia, generalmente durante la noche (nicturia). Además, la necesidad de orinar puede volverse más urgente. El volumen y la fuerza del chorro de orina pueden disminuir notablemente y la orina puede gotear al final de la micción.

¡Puedes ver el diagnóstico y tratamiento en la próxima edición!

Si sospechas, agenda tu cita! Contato: (45) 99982.0022

This article is from: