2 minute read

Crianças do Sapugal cantaram as Janeiras

Em duas manhãs diferentes, os cantares tradicionais das Janeiras e dos Reis ecoaram na freguesia de Fradelos, uma na Escola Básica do Sapugal e outra nas ruas da freguesia.

A cumprir a tradição, um grupo de quarenta e uma crianças da educação pré-escolar do jardim de infância do Sapugal cantou as músicas mais emblemáticas desta época festiva.

Advertisement

Os “pequenos cantores” foram recebidas pelos colegas do primeiro ciclo e pelos habitantes da freguesia, que saudaram a iniciativa e reforçaram os desejos de um Bom 2023 para todos os participantes. Quiseram marcar a diferença pois, existe um projeto de música a ser desenvolvido, patrocinado pela Junta de Freguesia de Fradelos, pelo, que não fazia sentido assinalar o Dia de Reis e o cantar das Janeiras com música gravada.

No pretérito dia 21 de dezembro, aproveitando o jantar de Natal, o Agrupamento de Escolas de Ribeirão, por decisão unânime do Conselho Geral, prestou merecida homenagem à Professora Iolanda Sobral Torres, que, ao longo de cerca de 20 anos, serviu a comunidade escolar como Professora, Presidente do Conselho Executivo e, por fim, Diretora do Agrupamento, até julho de 2014, e que vai agora aposentar-se. Foram anos de trabalho onde dominavam a amizade, seriedade, sinceridade e total empatia, não só entre toda a equipa, mas também entre toda a comunidade escolar.

A Professora Iolanda assumiu, inicialmente, em 1998, o comando da Escola Básica 2,3 de Ribeirão. Foi uma época difícil, onde se falava na criação de agrupamentos, mas não se sabia muito bem o que iria ser, nem como se constituiriam… mas que, com a sua capacidade de resolução de problemas, ela ia conseguindo superar, adaptando-se conforme era necessário.

Terminados estes anos de consecutivas mudanças administrativas, os agrupamentos foram criados e os quatro níveis iniciais de escolaridade, pré-escolar, 1º ciclo, 2º e 3º ciclos, começaram a coabitar… e, uma vez mais, a Presidente mostrou a sua resiliência e a sua capacidade de resolução de problemas.

Com o seu espírito de agregação, hospitalidade e respeito por todos, a todos foi conquistando e motivando para o bom andamento das escolas do agrupamento tendo como foco principal o ser humano… neste caso os alunos (sempre em primeiro lugar), colegas, técnicos administrativos e operacionais.

Detentora de uma grande capacidade de liderança… ela ajudava, delegava, era exigente, mostrava total confiança na sua equipa, com quem partilhava as suas dúvidas e receios, ouvia as suas opiniões e decidia de acordo com o que era consensual e necessário…

Amicíssima de todos, os alunos eram o seu principal foco… tinham de ser ajudados a crescer, não só em sabedoria, mas também em educação… e quando alguma coisa estivesse a correr menos bem, lá estava a Dra. Iolanda para pôr as coisas na ordem e os alunos respeitavam-na… ivone LiMa pResidente do conseLho geRaL do agRupaMento de escoLas de RibeiRão

Com os colegas e funcionários, assim era também… qualquer problema, eram chamados e as coisas ficavam resolvidas.

A Professora Iolanda vai agora para a reforma e é com muito orgulho que falamos do seu profissionalismo, no seu jeito tão especial de ser, da marca profunda e significativa que deixou neste agrupamento e a prova está no considerável número de colegas que fizeram questão de estar presentes nesta simples, mas simbólica homenagem.

Em representação do Conselho Geral, a sua Presidente proferiu algumas palavras de gratidão pela sua passagem nesta escola, neste Agrupamento e nesta vila de Ribeirão.

Notícias da Junta de Freguesia de Ribeirão