3 minute read

O Mar do Norte transbordou

O encarregado do Dique de Colijnsplast, pequena cidade da província da Zelândia (Holanda) banhada pelo mar do Norte, inspecionou o paredão na noite de 30 de janeiro de 1953. Os taludes, com perto de 400 anos, tinham sido fustigados por uma grande tempestade varrendo todo o canal do mar do Norte, entre o sueste de Inglaterra e o Sudoeste dos Países Baixos. Numa rara combinação de forças que se verifica possivelmente uma vez em cada 100 anos, a tempestade coincidiu com uma forte depressão atmosférica que fez subir ainda mais o nível do mar e a ocorrência de marés vivas.

Ao longo de toda a costa da Zelândia as três províncias holandesas situadas abaixo do nível do mar ao longo dos estuários do Ródano, do Masa e do Escalda – os grandes diques de pedra gemiam sob a força do mar.

Advertisement

O encarregado do dique mandou buscar sacos de areia e vigas de reforço, e informou o presidente do município e os seus conselheiros para que se preparassem uma emergência no caso de a situação piorar durante a noite.

E piorou realmente. Pouco depois da meia-noite, o som dos ventos soprando a mais de 140 km/h, e o mar a subir continuamente, o encarregado do dique mandou tocar o alarme geral. Os sinos das igrejas começaram a repi- car e o vendedor de peixe da vila correu pelas ruas a tocar a sua campainha. Os homens saltaram da cama, calçaram as botas e correram para o paredão. “Está a ceder”. Gritou alguém. Num instante os que se encontravam mais perto do contraforte em perigo lançaram-se em peso de encontro a ele.

Fila atrás de fila, homens de ombros possantes foram-se encostando para

Episódio 7.2 do Observatório de Cinema de Famalicão

escorar o dique até serem colocadas vigas de reforço. Durante duas horas de terror, os homens formaram uma barreira humana entre o Colijnsplaat e o mar gélido. As ondas quebramvam-se sob o topo, encharcando os homens, mas o paredão aguentou.

A salvação do dique foi um dos poucos episódios felizes numa noite de tragédia para as terras do mar do Norte. Na Grã-Breta- nha as nortadas provocadas pela tempestade, foram das piores registadas. O navio “Princess Victória” fustigado por ventos a 180 km/h virou-se ao largo da Irlanda do Norte, causando a morte a 130 passageiros. Ao largo da costa oriental da Inglaterra o mar batido pelo vento inundou as defesas costeiras desde Yorkshire ao Kent inutilizando 650 km2 de terrenos agrícolas.

Close-Up volta a juntar a Cidade Cinema na Casa das Artes

Em março, a Casa das Artes de Famalicão volta a oferecer cinema de qualidade no âmbito da sua programação do CLOSE-UP - Observatório de Cinema de Famalicão. Nesta segunda réplica do sétimo episódio, a Casa das Artes volta juntar a Cidade Cinema, com propostas para escolas e para o público geral.

Para o público escolar serão exibidas as animações ‘Coração de Fogo’ (08 de março, 10h00) e ‘A Canção do Mar’ (14 de março, 10h00, Teatro Narciso Ferreira), e a ascensão e queda escrita nas redes sociais no ‘Arthur Rambo’ (08 de março, 14h30) de Laurent Cantet. Regressam também as Histórias do Cinema deste episódio, concretamente ao moderno Antonioni e ao profano Pasolini, para uma tarde de sábado, no dia 4 de março, com dois filmes de 1964, com comentários de Elisabete Marques, poeta e investigadora.

Para além destas propostas, a programação também prevê a projeção dos filmes ‘O Deserto Vermelho’ de Michelangelo Antonioni (4 março, 15h00) e ‘O Evangelho Segundo S. Ma-

Durante toda a noite o mar subiu até ao nível dos diques. Na maré alta as primeiras horas da madrugada o recrudescimento inesperado do temporal atirou o mar contra os diques, rebentando-os por toda a região do delta sudoeste holandês. Em poucos momentos, uma muralha começou a invadir a terra que os holandeses tinham conquistado ao mar. EsMEraldina carnEiro

Almanaque de Março

Contos Judaicos

Sobre os sábios e a sabedoria: Aquele que é potencialmente sábio poderá absorver a inspiração que surja. Mas aquele que o não é não poderá ser ajudado por nenhuma inspiração. A sabedoria é inspiração divina e só está condicionada pela capacidade intelectual do individuo. Assim disse o Rabi Iojanán: “Deus dá a sabedoria a quem a tecer”.

Curiosidades

Em meio ao infortúnio é bom lembrar que toda a montanha tem seu vale, todo o oásis seu deserto, todo o arco iris sua tempestade e todo o dia sua noite.

Advérbios

Ajudar aos outros é o segredo da felicidade.

Poderás realizar qualquer coisa se tiveres entusiasmo. O melhor tipo de aprendizado é um sorriso educado.

Pensamento “Nunca esqueça, nem mesmo por um dia de como você é especial”. Douglas Pagels

Adivinha

O que é que anda de buraco em buraco com as tripinhas a rasto?

Resposta: agulha e a linha teus’ de Pier Paolo Pasolini (4 março, 17h30).

Toda a programação do Close-UP está disponível em www.closeup.pt. A programação da Casa das Artes e do TNF pode ser consultada em www.casadasartes.org e nas redes sociais fb.com/CasadasArtesVNFamalicao e www. instagram.com/casadasartesdefamalicao.