1 minute read

e Reflexões’ de Deolinda Morais da Silva imortalizados em livro

Foi na presença de perto de uma centena de familiares, amigos e admiradores, que Deolinda Morais da Silva apresentou, no passado dia 10 de fevereiro, o seu mais recente livro: ‘Pensamentos e Reflexões’, uma obra literária que consiste numa compilação dos artigos de opinião que escreveu entre 1998 e 2014 para o jornal Viver a Nossa Terra. A sessão de apresentação do livro teve lugar na sede do Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão,

“primeiro, porque o livro tem tudo a ver com o jornal Viver a Nossa Terra. Segundo, quer queiramos ou não, o jornal é de todos os ribeirenses, e posso confirmar isso (...) durante muitos anos, ninguém alterou, ou rejeitou, uma palavra que eu escrevi. A cerimónia aqui, é também um reconhecimento pelo jornal ” explicou a autora.

Advertisement

“ Sinto-me satisfeita nesta pequena sala está a minha família, estão os meus amigos de várias faixas etárias, partidos e ideologias diferentes, isso significa que é possível, em Ribeirão, viver, dormir e conviver juntos, sem deixarmos de ser aquilo que somos ” comentou Deolinda Morais da Silva, emocionada. “ Obrigado a todos por esta atitude democrática ” acrescentou a autora.

Deolinda Morais da Silva não conseguiu conter a emoção de ver materializado este livro, um objetivo que detinha há alguns anos, um desejo que partilhava com Manuel Santos Oliveira, antigo

Presidente da Direção do CCDR. “ Alguém que dedicou muito da sua vida a Ribeirão e ao jornal. Eu sei que hoje também está aqui ” referiu.

Na ausência de Manuel dos Santos Oliveira, principal impulsionador da edição deste livro, esteve em sua representação o seu filho, Pedro Oliveira, Vereador do Associativismo, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. “ São reflexões que nos convidam e nos levam também a re- fletir, e a nos conhecermos melhor ” comentou o autarca.

A apresentação contou também com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Ribeirão, Leonel Rocha, do Presidente da Direção do CCDR, Adelino Campos, e de antigos presidentes de ambas as entidades.

Durante a apresentação também houve momentos musicais protagonizados pela jovem ribeirense, Matilde Batista, num cruzamento inter- geracional de talento artístico.

Para além desta obra, Deolinda já conta com outros trabalhos publicados, entre eles ‘Asas ao Vento’, ‘Lágrimas de Solidão’, ‘Cruz Vermelha na sua Dimensão’, ‘A Voz que nos Chama’, Pegadas que ficam’, ‘Vilar de Perdizes Canta’ e ‘Monografia de Vilar de Perdizes’. O livro ‘Pensamento e Reflexões’ pode ser encomendado através do email deolindasilva1945@hotmail.com.