3 minute read

FESTAS DE SÃO BRÁS regressam em força a Baguim do Monte

dois anos de pandemia, as Festas de São Brás, organizadas pela Confraria do Imaculado Coração de Maria e São Brás, regressam a Baguim do monte, a 3 de Fevereiro e duram até dia 5. O primeiro momento desta festividade vai ter lugar já no próximo dia 29 de Janeiro com o XII Grande Capítulo dos Rojões e Papas de Sarrabulho, pelas 9h00, junto ao Largo de S.Brás.

A celebração em honra deste Santo, que livra o povo das maleitas da garganta, vai ter inovações face à última edição, a primeira é a presença de dois conjuntos musicais, os BailaSom e o Paulo Joel. A segunda será um “painel com 840 azulejos, surpresa, que vai ser inaugurado no Largo de São Brás, no primeiro dia das festividades”, revela o presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, Francisco Laranjeira.

Advertisement

“As expectativas são elevadas, só esperamos que o São Pedro também esteja do nosso lado e nos proporcione um belo dia, sendo que é uma celebração que arrasta muitos romeiros e pessoas que vêm para cumprir as suas promessas”, confessa, o presidente da Confraria, Manuel Marques e acrescenta que “pretende juntar todos numa comemoração que promete ser em “grande” e que todos se possam orgulhar dela”.

O presidente da Junta de Freguesia espera que a festa em honra e culto a São Brás “tenha casa cheia e acredita que se o tempo ajudar isso vai ser possível”.

Receita Dos Roj Es Moda De Baguim Do Monte

Barriga de Porco (cortada em cubos com cerca de 100g cada um)

Tripa enfarinhada Redenho

Fígado de porco

Sangue de porco cozido

Castanhas peladas Banha de porco

Batata à bola (batata parisiense)

Sal e pimenta Cominhos

Alho Louro Limão

Azeitonas pretas Vinho branco

Prepara O

Temperam-se os rojões com sal, pimenta, alho, louro, cominhos, vinho branco e deixa-se marinar de um dia para o outro.Tempera-se o redenho com sal, pimenta, alho e limão.

Cortam-se as tripas em bocados de cerca 10 cm de comprimento e temperam-se com pimenta e limão. Tempera-se o fígado, cortado às iscas, com sal e fritam-se à parte em banha de porco. O sangue refoga-se num tacho com alho, sal, pimenta e louro em azeite.

A batata é fervida, coada e alourada (“rugida”) no “pingue” dos rojões.Fritam-se as castanhas no pingue dos rojões.

Prepara O Dos Roj Es

Numa sertã, coloca-se a banha deixa-se esquentar, junta-se os rojões para alourar (poucos de cada vez) até terminar de alourar. Depois mete-se num tacho a

O momento alto da celebração religiosa será a majestosa procissão que ocorrerá no dia 3 de Fevereiro pelas 15h00, sendo pelo percurso habitual, começando e terminando na Igreja Paroquial de Baguim. Como é banha com os rojões e deixa-se cozer em lume brando até estarem macios.Frita-se separadamente a tripa em azeite e o redenho em banha até ficar crocante, após o que se junta aos rojões a gordura do redenho. No final juntam-se os rojões, as batatas, a tripas enfarinhadas, o fígado, o redenho, as castanhas e o sangue e serve-se tudo em recipiente de barro, podendo ser decorado com azeitonas pretas, e limão aos gomos.

Papas De Sarrabulho

Farinha de milho Colada de porco Ossos de sua Torresmos Cominhos Sal Pimenta Loureiro Redenho

Sangue de porco esfarelado

Prepara O

Deixar as carnes de molho um dia antes em vinha de alhos (vinho tinto); refugar as costelas e a colada de porco em água lisa temperada com louro, malagueta (ou picante) e sal a gosto; desfiar as carnes removendo cartilagens e excesso de gordura; Voltar a colocar as carnes já desfiadas na agua previamente coada; juntar também redenho previamente frito com a gordura (ou pingue) obtida pela fritura do mesmo; adicionar farinha de milho (previamente dissolvida em água e vinho verde tinto) até à espessura desejada; juntar um pouco de água e sangue previamente cozido em um recipiente, passar bem e por último juntar à panela e por fim temperar com cominhos a gosto.

habitual os que visitarem esta festa poderão deliciar-se com os figos, as regueifas e os doces que estarão à venda no Largo de São Brás.

Manuel Marques aproveita a oportunida- de “para fazer um agradecimento quer à Junta de Freguesia, quer ao Município pelo apoio que nos dão na organização das festas”. ■

This article is from: