Page 1

2017

073


VIDA É TRABALHAR, MEUS AMIGOS LEITORES. GOSTE DISSO OU NÃO. TEM GENTE QUE CONSEGUE VIVER BEM ENTRE OS DIAS DE TRABALHO, PASSEAR COM A FAMÍLIA, SE DIVERTIR E TAL. TEM GENTE QUE CONSEGUE FAZER DO TRABALHO DIVERSÃO, O QUE NO SKATE, MÚSICA E ARTE É ATÉ UM POUCO MAIS NORMAL. NESSE CAMINHO, TEM GENTE QUE ENCONTRA NO TRABALHO A ALEGRIA CRIANDO ALGO QUE DÊ UMA BASE PARA A DIVERSÃO DAS HORAS VAGAS, OUTRAS NÃO TEM HORAS VAGAS, NEM FÉRIAS, NEM FERIADO, NEM FINAL DE SEMANA, PORÉM TEM TODOS OS DIAS PARA CRIAR E TENTAR SOBREVIVER DAQUILO.

NOS DOIS CASOS, EXISTEM EXEMPLOS BEM E, MAUS, SUCEDIDOS. PORÉM, AMBOS TÊM COMO FUNDAMENTAL A VIVÊNCIA QUE TRAZEM DESSA CAMINHADA. NESTA EDIÇÃO JUNTAMOS ALGUNS EXEMPLOS DE PESSOAS QUE TEM HISTÓRIAS PRA CONTAR QUE PODEM TE INSPIRAR A DESCOBRIR QUAL É A SUA!


TEMOS O SKATISTA DIEGO WANKS PROVANDO QUE APRENDER A LIDAR COM SUAS PRÓPRIAS EXPECTATIVAS É O QUE MAIS PODE TE MOTIVAR TODOS OS DIAS. TEM ALEXANDRE CRUZ, ARTISTA E MÚSICO RENOMADO, QUE NUNCA ABRIU MÃO DE SE QUESTIONAR E ABRIR MÃO DE ZONAS DE CONFORTO. E TAMBÉM O DJ E GRAFITEIRO SONO, QUE SE VOLTOU PARA DENTRO NA BUSCA DE SABER O QUE MOSTRAR PARA O MUNDO.

OU SEJA, SE DESCUBRA, APRENDA COM A SUA PRÓPRIA VIDA O QUE É BOM PRA VOCÊ E PARA SUA REALIDADE. TENHA REFERÊNCIAS SEMPRE, MAS NÃO QUEIRA SER NENHUMA DELAS. SEJA MAIS, SEJA VOCÊ MESMO, ENCONTRE SEU CAMINHO. MESMO QUE NINGUÉM ENTENDA DO QUE VOCÊ ESTEJA RINDO, QUER DIZER, PRINCIPALMENTE SE NINGUÉM ENTENDER.

SÓ PRA IRRITAR!

Life is to work my readers friends, like it or not. There are people who can live well between workdays, days with family, have fun and such. There are people who can make work fun, which in skateboarding, music and art is more normal, but each person has its wonder. In this way, there are people who find joy in work creating something that gives a base for the fun on the vacant hours, others do not have vacant hours, nor vacations, nor holidays, nor weekend, but have every day to create and try survive doing that.

In both cases, there are successful and some not so much, but both have an experience that bring from that. We've put together some close-up examples of people who have stories to tell that can inspire you to discover your own, this is what really matters here. In the case of Diego Wanks, who left Ubatuba, on the coast of São Paulo with the intention of living on skateboarding, but the reality of the city and his ability to have no expectations regarding skateboarding led him to a double path of skateboarding and work. Complete and coexist. Just like the life and work of Alexandre Cruz, who would have to write a series of books of so much that he has been doing since the 80s involving art, skateboarding and music, always by himself, focused on production on every platform possible and imaginable.

That is it, discover yourself, learn with your own life what is good for you and for your reality, have references always, but did not want to be any of them, be more than them, be yourself and find your way in whatever you find Cool, even if no one understands what you're laughing at, I mean, especially if nobody understands, just to annoy them!

01


02

02


03

03


POR DJAVAN AMORIM FOTOS DJAVAN AMORIM , HUMBERTO RODRIGUES, RONEY SILVA & PEDRO MIRANBOLLA

Num domingo de manhã, Humberto, Roney, Pedro e eu nos encontramos na estação Santo Amaro, com algumas câmeras point n shot e filmes vencidos na mochila, saímos do extremo sul de São Paulo rumo a Jundiaí, isso por uma boa ideia do Humberto que despretensiosamente entrou na onda da fotografia analogica e me chamou pra registrar os processos do beatmaker SonoTWS, que não por um acaso, usa equipamentos analogicos na produção de seus beats.

04

04

Chamamos o Pedro e o Roney e marcamos com o Sono um dia que ele pudesse nos receber em sua casa. Era um começo de manhã fria e nublada, a viagem de trem foi longa, passamos por três linhas da cptm, vários picos... e desde o início explorando as possibilidades visuais dos lugares. Chegando em Jundiaí encontramos o Sono e logo de início vimos que aquele role renderia mais do que algumas fotos pro Instagram.

LEIA MAIS NA PÁGINA 56


06

06


07

07


ACHANDO UMA PARTE LEGAL, EU SAMPLEIO PRA MÁQUINA, MONTO UM LOOP E COMEÇO A IR ATRÁS DE OUTRAS PARTES, POR EXEMPLO: BOTO UM DISCO DE JAZZ PRA TENTAR ENCONTRAR ALGO PARA A LINHA DE BAIXO, COLOCO OUTRO PARA TENTAR ACHAR ALGUM METAL, TROMPETE E POR AÍ VAI. É PRATICAMENTE VOCÊ MONTAR UM GRUPO DOS SONHOS NO SEU BEAT. VOCÊ PEGA O BREAK 08

DE BATERIA DE UM COMPACTO DO JAMES BROWN, A MELODIA PRINCIPAL DO BEAT É DE UM DISCO DO CURTIS MAYFIELD, O METAL PARA COMPLEMENTAR, VOCÊ SAMPLEIA DE UM LP DO SAXOFONISTA GATO BARBIERI, A LINHA DE BAIXO PARA "GRUDAR" TUDO DE UM SOM DO MONK MONTGOMERY E PRA FINALIZAR OU COMEÇAR O BEAT, UM TRECHO DE UMA ENTREVISTA DO SUN RA. O PROCESSO É MAIS OU MENOS ISSO AÍ, MONTAR TIPO UM DREAM TEAM, SACOU?

08


09


10

10


11


13


14

14


ARTE MUDA Nº073 :: NOSSA SEÇÃO DE FOTOS DISC-O-NEXAS PÁG.14: ALEX LEKINHO - FS NOSESLIDE - SÃO PAULO/SP POR NAAN SILVA

ALEXANDRE SOARES, ROSILINO PINTO E PEDRO VICTOR - TERESINA/PI POR MAURICIO POKEMON

15


16

16

THIAGO SANTOS :: SS FS FLIP - LOS ANGELES/CA POR NICOLAS DELVALLE PÁG.17: AYRTON IURI E PEDRO VICTOR - CAMPINA GRANDE-PB POR MAURÍCIO ARAÚJO


AYRTON IURI E PEDRO VICTOR - CAMPINA GRANDE-PB POR MAURÍCIO ARAÚJO

PÁG.16: THIAGO SANTOS :: SS FS FLIP - LOS ANGELES/CA POR NICOLAS DELVALLE

17


NIVALDO BOLO :: BS WALLRIDE - SP/SP POR NAAN SILVA

05


MANOLO MANINHO :: BS CROOKED - SÃO PAULO/SP POR ANDRÉ CALVÃO

20


21

21


VALTIERES MACEDO :: POLE GRIND - BERTIOGA/SP POR SHIN SHIKUMA

22


ALEXANDRE CALADO :: HEELFLIP - CRICIÚMA/SC POR NELSON NASCIMENTO

23


24

24


AKIRA SHIROMA :: BONELESS - SP/SP POR ANDRÉ CALVÃO

25 27


ROADSTER.â„¢ PARA QUEM VIVE DE ASFALTO.

harley-davidson.com.br /harleydavidsondobrasil @harleydavidsondobrasil


NOVA ROADSTER

TM

Todos juntos fazem um trânsito melhor. Os capacetes usados nas fotos não são permitidos no Brasil.


28

28


POR FLAVIO SAMELO • FOTOS FLAVIO SAMELO

29 29


30

30


COMO DEVE SE COMUNICAR? COM QUEM DEVE ANDAR? COMO DE-

O QUE É UM ARTISTA? O QUE DEVE FAZER? COMO DEVE SE PORTAR?

POR FLAVIO SAMELO

31

Na ativa desde os anos 80, sua produção já passou por todas as plataformas possíveis e imagináveis. De fanzines, pinturas, desenhos, gravuras, colagens, resina, música, artes gráficas, vídeos, documentário, design e sei lá eu mais o que. Sempre digo que arte não é saber desenhar, nem dançar, nem filmar, fotografar, cozinhar etc etc etc. Arte é não ter vergonha de compartilhar com o mundo sua forma de expressão, de dizer que você acha uma coisa absurdamente “ridícula” para a grande maioria, de legal. De que você acha aquilo bonito. E por aí vai... Arte é ter orgulho da sua verdadeira opinião sendo expressada de alguma forma, seja lá como for. E essa é uma das principais posturas que vejo vindo dele desde sempre.

31

EXPRESSADA DE ALGUMA FORMA, SEJA LÁ COMO FOR. E ESSA É UMA DAS PRINCIPAIS POSTURAS QUE VEJO VINDO DELE DESDE SEMPRE.

GRANDE MAIORIA, DE LEGAL. DE QUE VOCÊ ACHA AQUILO BONITO. E POR AÍ VAI... ARTE É TER ORGULHO DA SUA VERDADEIRA OPINIÃO SENDO

COMPARTILHAR COM O MUNDO SUA FORMA DE EXPRESSÃO, DE DIZER QUE VOCÊ ACHA UMA COISA ABSURDAMENTE “RIDÍCULA” PARA A

DIGO QUE ARTE NÃO É SABER DESENHAR, NEM DANÇAR, NEM FILMAR, FOTOGRAFAR, COZINHAR ETC ETC ETC. ARTE É NÃO TER VERGONHA DE

DESENHOS, GRAVURAS, COLAGENS, RESINA, MÚSICA, ARTES GRÁFICAS, VÍDEOS, DOCUMENTÁRIO, DESIGN E SEI LÁ EU MAIS O QUE. SEMPRE

NA ATIVA DESDE OS ANOS 80, SUA PRODUÇÃO JÁ PASSOU POR TODAS AS PLATAFORMAS POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS. DE FANZINES, PINTURAS,

LEIA MAIS NA PÁGINA 59

E TANTOS OUTROS APELIDOS, PSEUDOS E PROJETOS PESSOAIS.

TISTA ALEXANDRE CRUZ, MAIS CONHECIDO COMO SESPER, ACRUZ

QUER OUTRA PESSOA DER NÃO VÃO SE ENCAIXAR À PESSOA DO AR-

VE FAZER AS COISAS? TODAS AS RESPOSTAS QUE EU, VOCÊ E QUAL-

O QUE É UM ARTISTA? O QUE DEVE FAZER? COMO DEVE SE PORTAR? COMO DEVE SE COMUNICAR? COM QUEM DEVE ANDAR? COMO DEVE FAZER AS COISAS? TODAS AS RESPOSTAS QUE EU, VOCÊ E QUALQUER OUTRA PESSOA DER NÃO VÃO SE ENCAIXAR À PESSOA DO ARTISTA ALEXANDRE CRUZ, MAIS CONHECIDO COMO SESPER, ACRUZ E TANTOS OUTROS APELIDOS, PSEUDOS E PROJETOS PESSOAIS.


32

42


33

33


34

34


35

35


36

36


37

37


38

38

POR FLAVIO SAMELO • FOTOS CAETANO OLIVEIRA

Aquele sonho de viver de skate é legal, mas a realidade também. Existe muita gente que anda de skate sem patrocínio, que precisa comprar suas peças, que ficam vários dias sem andar e isso não quer dizer que seja algo ruim. Muito menos, o fim da história. Andar de skate está muito além de tudo isso. E a história do Diego Wanks é um grande exemplo de que andar de skate em um nível alto e, trabalhar em outra área completamente diferente, é possível. LEIA MAIS NA PÁGINA 61


39

39


40

40

OLLIE ONE FOOT INTO BANK - SÃO PAULO/SP


41

41

FS BOARDSLIDE REVERSE SÃO PAULO/SP


42

42

WALLRIDE INDY-OUT SÃO PAULO/SP

POR LUIZ APELÃO


43

43

WALLRIDE NOLLIE-OUT

- SÃO PAULO/SP


44

FS NOSEGRIND - SÃO PAULO/SP


45

NOSE STALL ARRANCANDO - SÃO PAULO/SP


13 05 T

A

U

R

48

U

13 05

S


50


52


䨀䄀匀伀䴀 匀伀唀娀䄀 䄀 刀吀 䤀 匀吀䄀   䐀 䔀   刀 唀 䄀

圀圀圀⸀䠀倀䐀夀⸀䌀伀䴀⸀䈀刀


EDITOR JEFE XANDE MARTEN xande@vistasa.com.br

A REVISTA VISTA SKATEBOARD ART

CONTEÚDO TOBIAS SKLAR tobias@vista.art.br

FAZ PARTE DA VISTA S/A.

EDITOR FLAVIO SAMELO flaviosamelo@gmail.com

ANDAMOS PELAS RUAS CRIANDO EXPERIÊNCIAS

DESIGNER FREDERICO ANTUNES oi@fredericoantunes.com

DE CONTEÚDO MULTIPLATAFORMAS SOBRE CULTURA URBANA EM TODAS AS SUAS VERTENTES.

FOTOGRAFIA RENATO CUSTÓDIO renatocustodio@gmail.com DIGITAL FERNANDO ARRIENTI farrienti@gmail.com

VISTA S/A

ASSISTENTE ARTE DJAVAN AMORIM djavan@vistasa.com.br

XANDE MARTEN FERNANDO TESCH

COMERCIAL LE MIDIA atendimento@lemidia.com 0 11 3078 5840

FLAVIO SAMELO GUSTAVO TESCH

MARKETING GUSTAVO REIS gus@vistasa.com.br

GUSTAVO REIS TOBIAS SKLAR

ADMINISTRATIVO GUSTAVO TESCH gustavo@vistasa.com.br DISTRIBUIÇÃO leia@vista.art.br PERIODICIDADE BIMESTRAL DISTRIBUIÇÃO GRATUITA BOARDSHOPS GALERIAS DE ARTE BLITZ E ASSINATURA IMPRESSÃO GRÁFICA PORTÃO FALE CONOSCO leia@vista.art.br CONFIRA OS CANAIS DA VISTA NO SITE vista.art.br

54 2017

VISTA 073 CAPA POR HUMBERTO RODRIGUES COLABORADORES FOTOGRAFIA ANDRÉ CALVÃO, CAETANO OLIVEIRA, DJAVAN AMORIM, HUMBERTO RODRIGUES, LUIZ APELÃO, MAURÍCIO ARAÚJO, MAURICIO POKEMON, NAAN SILVA, NELSON NASCIMENTO, NICOLAS DELVALLE, PEDRO MIRANDOLLA, RONEY SILVA & SHIN SHIKUMA. COLABORADORES TEXTO DJAVAN AMORIM. SALVE CCCCCHAVES, RUFFLES & BLACK POODLE.

073

54


PONTOS OFICIAIS DE DISTRIBUIÇÃO

RIO DE JANEIRO Homegrown

SEJA UM PONTO DE DISTRIBUIÇÃO OFICIAL DA VISTA. SAIBA COMO: leia@vista.art.br

Rua Maria Quitéria, 68 - 201 Sobreloja Ipanema - Rio de Janeiro/SP | CEP: 22410-040 sac@homegrown.com.br www.homegrown.com.br 21 2513-2160

RIO GRANDE DO SUL Happy Day Shop Rua Cel. Theobaldo Fleck, 110 - Sala 01 Centro - Igrejinha/RS | CEP 095650-000 contato@happydayshop.com.br www.happydayshop.com.br 51 3545.8013 Matriz Skate Shop (Shopping Praia de Belas) Avenida Praia de Belas, 1181 - 2º Andar Praia de Belas - Porto Alegre/RS | CEP: 90110-001 contato@matrizskateshop.com.br www.matrizskateshop.com.br 51 3015-1704 PARANÁ Breaknecks

55

(Curitiba) Alameda Prudente de Moraes, 1283 Centro - Curitiba/PR | CEP 80430-220 breaknecks@breaknecks.com.br www.breaknecks.com.br 11 3019-0999 Matriz Skate Shop (Catuai Shopping) Avenida Colombo, 9161, Térreo - Centro Maringá/PR | CEP 87070-000 contato@matrizskateshop.com.br www.matrizskateshop.com.br 44 3123-5177 Matriz Skate Shop (Shopping Palladium) Rua Ermelino de Leão, 703 Loja T009/010 Térreo Olarias - Ponta Grossa/PR | CEP 84035-906 contato@matrizskateshop.com.br www.matrizskateshop.com.br 42 3225-7800

Matriz Skate Shop (Shopping Walig) Avenida Assis Brasil 2611 - Loja 248 Cristo Redentor - Porto Alegre/RS | CEP 91010-006 contato@matrizskateshop.com.br www.matrizskateshop.com.br 51 3026-6083 Matriz Skate Shop (Canoas) Avenida Guilherme Schell 6750 - Loja A 03 Centro - Canoas/RS | CEP 92010-260 contato@matrizskateshop.com.br www.matrizskateshop.com.br 51 3059-9702 YerBah Skate Shop Alameda Major Francisco Barcelos, 127 Boa Vista - Porto Alegre/RS | CEP: 91340-390 yerbah@yerbah.com.br 51 3013 7858

SANTA CATARINA Pousada Hi Adventure Rua Sotero José de Faria, 610 - Rio Tavares Florianópolis/SC | CEP 88048-415 hiadventure@hiadventure.com.br www.hiadveture.com.br 48 3338-1030 | 9159-1847

SÃO PAULO 13 Treze (Nova Barão) Rua Barão de Itapetininga, 37 República - São Paulo/SP | CEP 01042-916 contato@13treze.com.br www.13treze.com.br 11 3129-7471 13 Treze (Itaberaba) Avenida Itaberaba, 1569 Freguesia do Ó - São Paulo/SP | CEP: contato@13treze.com.br www.13treze.com.br 11 3978-3574

02734-020

Breaknecks (Vila Madalena) Rua Wisard, 382 - Vila Madalena São Paulo/SP | CEP 05434-000 breaknecks@breaknecks.com.br www.breaknecks.com.br 11 3032-5770 Breaknecks (Vila Olímpia) Rua Nova Cidade, 166 - Vila Olímpia São Paulo/SP | CEP: 04547-070 breaknecks@breaknecks.com.br www.breaknecks.com.br 11 3842-3640 Matriz Skate Shop Rua Augusta 2414 - Cerqueira Cezar São Paulo/RS | CEP 01412-000 contato@matrizskateshop.com.br www.matrizskateshop.com.br 11 3061-0016 Matriz Skate Shop (Campinas) Avenida Guilherme Campos, 500 Jardim Santa Genebra - Campinas/SP | CEP 13087-901 contato@matrizskateshop.com.br www.matrizskateshop.com.br 19 3203-8230 Storvo Rua Aspicuelta, 300 - Vila Madalena São Paulo| SP | CEP 05433-010 contato@storvo.com www.storvo.com 11 3360-5151 Volcom Flagship Rua Augusta, 2490 - Jardim Paulista São Paulo/SP | CEP 01412-100 augustasp@volcom.com.br www.volcom.com/store/sao-paulo-brazil 11 3082-0213

55


60

60


DA PÁGINA 31

61

61


FROM PAGE 31

62

62


63

63


64

64


65

65


O DITADO DIZ QUE É MELHOR UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE DOIS VOANDO.CERTO? ERRADO? NÃO SEI. ISSO É QUESTÃO DE POSSE. HOJE, EM 2017, POSSE NÃO IMPORTA. O QUE IMPORTA É VIVER, INTERAGIR, COLABORAR. NESSE CONTEXTO, É MELHOR 2 PÁSSAROS COLABORANDO DO QUE UM PÁSSARO ISOLADO. CHIBA-CHIBA E CCCCCHAVES VIERAM NESSA EDIÇÃO PRA SOMAR SEUS POTÊNCIAIS, MÚSICA, DESIGN, TIPOGRAFIA E ILUSTRAÇÃO. COLABORAR É ARTE. DESCONSTRUIR FAZ PARTE.

64


TA IL GR A B IN T HE MATCHCOURT HIGH R X /// JACK FARDELL IN LOS ANGELES

Photography: Sem Rubio © 2017 adidas AG.

Vista 73  

UMA NOVA VISÃO Um novo momento, de uma nova Vista. Com a improbabilidade do estilo de sempre, estamos mudando. E muito! Mais do que uma muda...