Vilas Magazine | Ed 295 | Agosto de 2023 | 20 mil exemplares

Page 1

Essa praia também é minha

Projeto voluntário de limpeza de praias retira mais de 86kg de microlixo de Buraquinho. Ação fortalece a participação do movimento local no Dia Mundial da Limpeza, em 16 de setembro, movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas voluntárias em todo o mundo, que compartilham o comprometimento para um mundo livre de resíduos Pág. 6

O Cidade Bicicleta e a semana municipal do ciclista em Lauro de Freitas Pag. 9

FUGA DA CAPITAL

Lauro de Freitas cresce 24,4% em 12 anos, aponta Censo do IBGE

Pág. 4

“Cidades que tiveram esse ganho populacional, passam a ser vistas como um polo atrativo de população, indicativo positivo de desenvolvimento. Mas para que isso se sustente e as pessoas alcancem melhores condições de vida e permaneçam na cidade, as gestões municipais precisam estar atentas a essa gama de planejamento de serviços, que precisam se equalizar para atender a demanda”.

Mariana

Vilas do Atlântico ganha mutirão de limpeza. Ação da SESP visa combater descarte irregular em via pública Pag. 26

A revista de Lauro de Freitas & Região Ano 25 | Edição 295 | Agosto de 2023 lE-mail: www.vilasmagazine.com.br lFacebook: VilasMagazine lInstagram: @VilasMagazine
PEDRO RIBEIROREVO
Viveiros, supervisora de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia

Accioli RAmos

n A fachada do Shopping Boulevard, pioneiro em Vilas do Atlântico, ganhou um caprichado banho de limpeza, realçando mais suas cores. Fruto de mais um dos bons trabalhos executados pela empresa Limpa Telha, sediada aqui no município, há 20 anos.

n A Neoenergia Coelba intensifica a caça à ligações clandestinas de energia, os populares “gatos”. As mais recentes flagraram “felinos” em duas academias, de Stella Maris e Lauro de Freitas.

n O volume de fios de telefonia e internet irregulares removidos pela Neoenergia Coelba bateu recorde no primeiro semestre de 2023: foram mais de 160 toneladas de cabos retiradas dos postes da distribuidora na Bahia – uma média de 900 quilos por dia. Esta é a maior quantidade registrada desde a contabilização dos dados e representa um aumento de 157% quando comparado ao primeiro semestre de 2022. As informações foram passadas por Karin Cynira Barbosa , gerente de Processos da concessionária.

n Não tem explicação plausível o deplorável estado em que se encontra a av. Gerino de Souza Filho. Alternativa para fugir dos constantes, mágicos e

accioliramos@gmail.com

VISITA ILUSTRE O médico Vidigal Cafezeiro tirou um período de sua agenda como vice-prefeito de Lauro de Freitas, e foi prestar atendimento, de forma voluntária, no consultório odonto-médico que o Rotary Club Lauro de Freitas mantém na escola infantil em Quingoma. Atendeu pessoas da comunidade em diversos procedimentos, como radiografias e consultas. Bela atitude.

suspeitos engarrafamentos ao longo da av. Santos Dumont, o leito da via está completamente comprometido, com buracos ao longo de toda sua extensão. Mais um acinte e falta de respeito com a comunidade.

n Tem mais. Outra via também muito usada e que está completamente comprometida, é a rua Silvandir Chaves, que liga a av. Santos Dumont com a av. Gerino de Souza Filho, após o hospital Menandro de Faria. Aliás, as vias públicas da cidade, em sua maioria, estão precisando de manutenção urgente, além de serviços qualificados. Os reparos, quando feitos, são de péssima qualidade.

n Desde 2004 a boutique

Mara Moreno é referência de qualidade e bom gosto na ci-

O advogado Leandro Andrade Reis Santana, subprocurador-geral municipal de Lauro de Freitas e diretor jurídico da Associação de Procuradores de Lauro de Freitas, concluiu o curso de mestrado em direito, governança e políticas públicas ministrado pela Unifacs, com a defesa de dissertação Licitações sustentáveis como ferramenta de retomada da economia local em um momento pós pandemia por Covid-19: o exemplo de Lauro de Freitas. Leandro também é integrante do Rotary Club Lauro de Freitas, tendo sido presidente no ano rotário 2019/2020.

dade. Além de peças exclusivas, para todas as idades, o atendimento diferenciado dispensado pelas sócias Mara e a filha Vitória é um dos fatores do sucesso do espaço. O cheirinho gostoso de alecrim que aromatiza suavemente o ambiente é festejado pelos clientes, que não dispensam levar, um frasquinho para casa.

n Das 419 páginas do Diário Oficial do Município de Lauro de Freitas, publicado em 25 de julho, 411 tratam das notificações de autuações e notificações da penalidade de infração de trânsito. Os valores das penalidades vão de R$130,16 a R$293,47. Este valor, por exemplo, pune o motorista que estaciona em uma vaga para PcD sem estar credenciado. A infração é gravíssima, sete pontos descontados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo. Mas o que não falta pelas ruas de Lauro de Freitas são transgressões de todos os tipos. Falta, mesmo, nas ruas, é a presença ostensiva da fiscalização para, pelo menos, inibir os infratores.

Natural da acolhedora Pindobaçu, no Centro Norte baiano, conhecida como “terra de belas esmeraldas”, Irene Ribeiro dos Santos veio para Salvador, e no bairro do Uruguai, onde morava, conheceu, namorou, noivou e casou em 1968, com Otávio Ferreira dos Santos, o galã da região, união que lhes rendeu dois filhos e cinco netos. Em julho festejou seu aniversário, reunindo a família e pessoas mais chegadas, como as que compoõem o grupo de amigas batizado de Irmandade. Na foto acima (a partir da esquerda), em pé: Lúcia Ramos, Fátima Varela, Meiriluci Oliveira, Tânia Accioli e Andrea Maestri; sentadas: Solange Rabelo Torres, a aniversariante e Irinéia Marques.

Pianistas baianos tocam em homenagem à Rachmaninoff

Este ano comemora-se o 150º aniversário do nascimento do compositor e pianista russo Sergei Rachmaninoff. Em todo o mundo a data é festejada com concertos, festivais e gravações. Em Salvador, o pianista argentino e professor Miguel Angel Scebba, formado na Rússia e radicado na Bahia, apresenta um festival de piano, junto a seus discípulos mais avançados, quando serão executados prelúdios e estudos, entre outras obras de Rachmaninoff. No concerto atuarão, além do professor Miguel Angel Scebba, Alice de Lima Casado, Amanda Smetak, Bruno Piñeyro, Caio Vilas Boas, Lucas Magalhães, Pedro Osowiec, Valentina Machado Cunha.

Dia 24/8, às 19h no Museu de Arte da Bahia (MAB). Entrada franca.

Repertório selecionado

Shows particulares e barzinhos. Acompanhada do sanfoneiro Susu.

CONTATOS: (82) 9 9999-3813 (WhatsApp)

@amandaluquinibr (Instagram)

2 | Vilas Magazine | Agosto de 2023 Registros & Notas

Rodrigo Delayti Alcântara participou do Campeonato Baiano de Karatê Tradicional realizado em Alagoinhas, em 22 de julho, representado seu Clube Jinseikan, se sagrando campeão baiano em equipe de Kumite e vice-campeão individual em Fuku- Go. Ao longo de sua jornada como atleta, Rodrigo vem conquistando títulos importantes em certames estaduais, nacionais e internacionais. Embora vitorioso e disciplanado, o atleta precisa de patrocínios para continuar participando de competições.

ORGULHO CÍVICO

Dois moradores, cidadãos ilustres de Lauro de Freitas, participaram da passagem do fogo simbólico pelas terras da histórica Santo Amaro de Ipitanga, celebrando o bicentenário da independência do Brasil na Bahia: seu Nivaldo Nery (esq.), que participou da corrida do fogo simbólico em 1963, representando a cidade e o professor e ambientalista Antônio Cláudio (dir.). Lauro de Freitas, assim como Mata de São João, Camaçari e Dias D´Ávila, foram incluídas na festividade oficial do 2 de julho, participando do trajeto histórico do fogo simbólico, a partir de Cachoeira. A reparação histórica foi reconhecida a partir de pesquisas tendo como precursor o historiador Diego Copque, registradas no seu livro “A presença do Recôncavo Norte da Bahia na consolidação da independência do Brasil”.

Família em festa Francisco e Leda Ribeiro celebram Bodas de Ouro neste dia 11, e as comemorações na família se estendem até o dia 22, data em que a neta Marília (dir.) festeja seus 15 anos. Chico e Leda são tradicionais moradores da região, e avós de Francisco, Marilia e Natália, gerados pela única filha do casal, Lilia Redes

APOSENTADORIA O ministro

Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, aceitou pedido do Instituto Nacional do Seguro Social e suspendeu todos os processos que tratam da Revisão da Vida Toda na Justiça. A suspensão será válida até que o Supremo publique resultado do julgamento dos embargos de declaração sobre o tema. O julgamento está marcado para ocorrer entre os dias 11 e 21 de agosto, no plenário virtual da corte.

AQUI TEM

MESTRE Desmanchar o “nó górdio” que está se formando na disputa pela gestão muncipal, passa obrigatoriamente pela avaliação de João Leão. Articulador político habilidoso, o “bonitão” costura com extrema maestria os mais emaranhados desafios.

NOVIDADES

PARA VOCÊ. NOVIDADES PARA VOCÊ.

NOVAS LOJAS

ENZO STUDIO

Thalis Xavier

Na matriz energética do Brasil, a energia solar já é a segunda com maior capacidade de geração, só perde para a energia gerada pelas hidrelétricas. A potência instalada, que era de 1.200 megawatts em 2017, veio em um ritmo médio de crescimento de 100% ao ano, e só no primeiro semestre de 2023 já superou em 26% todo o ano de 2022, mesmo com as mudanças na legislação que trata da microgeração, segundo dados da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Todo esse avanço da energia solar foi impulsionado por alguns fatores como:

lAlto custo da energia elétrica convencional;

lAbertura de linhas de créditos específicas;

lQueda dos preços dos equipamentos com o aumento da concorrência de fabricantes, distribuidores e empresas instaladoras dos sistemas;

lDurabilidade dos equipamentos (vida útil estimada acima de 30 anos);

lAvanço da tecnologia proporcionando equipamentos mais seguros e eficientes.

Mas esse crescimento também traz alguns problemas, como a falta de mão de obra qualificada e a desinformação. Não é difícil encontrar sistemas instalados operando com uma geração de energia abaixo do esperado, alguns devido à má instalação e muitos devidos à falta de manutenção, assunto que não é abordado na venda, mas que se faz muito necessário.

A manutenção de placas, inversores e de todo o sistema fotovoltaico é indispensável para garantir o bom funcionamento e longa durabilidade dos equipamentos, minimizar as perdas de rendimento, garantindo os ganhos financeiros com a tecnologia.

Afinal, os componentes de um sistema fotovoltaico estão sujeitos ao desgaste natural, especialmente as placas solares, que ficam expostas às mais diversas condições climáticas e ao acúmulo de sujeira

A recomendação é que a manutenção e limpeza das placas solares seja feita, no mínimo uma vez ao ano, com mais frequência em situações adversas, como exposição a poeira, fuligem, pássaros e locais com escassez de chuva, e deve ser executado exclusivamente por técnicos de empresas especializadas. O uso de produtos abrasivos e objetos pontiagudos ou metálicos pode prejudicar todo o desempenho do sistema. Pisar

FUGA DA CAPITAL: Lauro de Freitas cresce 24,4% em 12 anos, aponta IBGE

Lauro de Freitas apresentou crescimento populacional de 24,4% nos últimos 12 anos, segundo dados do Censo de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade possui 203.334 habitantes, se configurando como a sexta maior da Bahia, seguindo este critério. Quanto à densidade demográfica, a média de Lauro de Freitas é de 2,69 moradores por residência.

Os dados do Censo também revelam que, no mesmo período, a população de Salvador, apresentou queda de 9,63%, e possui atualmente 2.418.005 pessoas.

Mariana Viveiros, supervisora de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia, destaca que a perda de população de Salvador não é um fato isolado. Está dentro de um contexto onde, com exceção da Região Centro-Oeste, outras setes capitais perderam espaço.

“Esses números mostram que o Brasil

está entrando em uma tendência já vista em outros países, a exemplo dos EUA e países da Europa, que estão em um outro momento de desenvolvimento, inclusive demográfico, em que as grandes cidades começam a perder população. Por um tempo as grandes cidades eram atraentes por conta da oferta de serviços, oportunidades, condições de vida, mas agora começam a mostrar uma certa saturação. O que pode ser visto em Salvador”, explica. Ao mesmo tempo que as capitais perderam população, percebe-se o surgimento de novos núcleos de desenvolvimento, a metropolização, com condições que atraem a população: ofertas de serviços, oportunidades de trabalho, estilo de vida melhor

“As cidades que tiveram esse ganho populacional, passam a ser vistas como um polo atrativo de população, indicativo positivo de desenvolvimento. Mas para que isso se sustente e as pessoas alcancem melhores condições de vida e permaneçam na cidade, as gestões municipais precisam estar atentas a essa gama de planejamento de serviços, que precisam se equalizar para atender a demanda”.

Mariana Viveiros, supervisora de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia

Aconteceu entre os dias 21 e 23 de julho, mais uma etapa do campeonato baiano de VAA (nome internacional do esporte de canoa polinésia) em Salinas da Margarida, e mais uma vez a delegação da Kirymurê, com cerca de 80 atletas, mais acompanhantes e estafe do clube, fez a diferença, ganhando em diversas

4 | Vilas Magazine | Agosto de 2023
“A manutenção de placas, inversores e de todo o sistema fotovoltaico é indispensável para garantir o bom funcionamento e longa durabilidade dos equipamentos”
ENERGIA SOLAR
Thiara Reges Freelance para a Vilas Magazine

com custo menor, tudo isso estando perto da capital. Exemplos são Lauro de Freitas e Camaçari, ambas com taxa de crescimento superior a 20% nos últimos 12 anos.

MAIS PESSOAS

X MAIS PLANEJAMENTO

Mariana acrescenta ainda que normalmente a análise dos dados fica focada no município que perdeu

população, avaliando os motivos dessa saída, como se fosse algo muito negativo, o que não necessariamente é verdade. Mas existe o outro lado, de uma gama de desafios para os municípios que estão recebendo essa população, que envolvem planejamento urbano e de segurança pública, além do dinamismo econômico que precisa dar conta dessa população que está chegando.

Para Hendrik Aquino, jornalista e especialista em planejamento urbano e gestão de cidade, o volume populacional é facilmente percebido em Lauro de Freitas pelo aumento dos congestionamentos nas vias internas da cidade, a construção de novos condomínios, sobretudo os verticais, e o aumento de demandas pelos mais variados serviços.

COLHENDO OS FRUTOS

O crescimento populacional da cidade versus a velocidade na adequação da infraestrutura, tem gerado impactos negativos para o

“Há alguns anos, moradores, de diferentes bairros, já se queixam da queda na qualidade da prestação dos serviços e da continuidade do fornecimento de água, energia elétrica e internet, por exemplo. Interrupções são comuns até mesmo nos bairros da orla, como Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho. Moradores de bairros mais populosos, como Itinga, Portão e Centro, relatam também dificuldades de sinal para internet e celular, o que gera outros problemas, principalmente nos momentos em que é necessário solicitar atendimentos de emergência”.

Hendrik Aquino, jornalista e especialista em planejamento urbano e gestão de cidades Continua na página 6 u

categorias na competição, participando do podium em quase todas.

A Kirymurê opera em duas bases – na Praia da Preguiça, em Salvador e em Buraquinho, Lauro de Freitas – com aulas e passeios, incentivando o esporte que cada a ano cresce mais. “São diversos relatos de superação e mudança do ritmo de vida após a entrada na canoa. Alguns literalmente ganharam uma nova vida” relata Nicole Saback, diretora e instrutora do clube.

A Viterbo chegou em Lauro de Freitas

Agosto de 2023 | Vilas Magazine | 5
A mesma qualidade, ainda mais perto de você.

meio ambiente, um fruto amargo de se colher. Fernando Borba, presidente da Oscip RioLimpo (foto abaixo), frisa que o saneamento básico, por exemplo, é tema de promessas das gestões municipais há 13 anos. “Desde 2010 aguardamos o esgotamento sanitário de 100% dos domicílios, e hoje nem 50% é atendido. E essa falta de cumprimento provocou a morte de nossos rios”, afirmou.

Embora no site do IBGE conste que o município de Lauro de Freitas apresenta 80,5% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, a Embasa, prestadora do serviço, aponta para apenas cerca de 40%. Vale ressaltar que os dados do IBGE são autodeclaratórios.

“Já estamos colhendo os frutos da falta de planejamento integrado adequado e do crescimento desordenado. Os custos para reaver tais prejuízos certamente aumentarão, inviabilizando investimentos em áreas que permitiriam elevar a qualidade de vida da população”, conclui Hendrik Aquino.

Bahia se destaca com maior população quilombola do Brasil

Um retrato inédito do Censo 2022 do IBGE, divulgado em 27 de julho, aponta que o Brasil tem 1,3 milhão de pessoas que se autodeclaram quilombolas. A Bahia é o estado com o maior número, 379.059. Também estão na Bahia os dois municípios com mais quilombolas no Brasil: Senhor do Bonfim, com 15.999 pessoas e Salvador, com 15.897, seguida de perto por Alcântara, no Maranhão, com 15.616. Ao todo, o Nordeste responde 68,2% do total dessa população no país.

Na Bahia, aparecem ainda na lista das dez cidades com mais quilombolas, Campo Formoso (12.735), Feira de Santana (12.190) e Vitória da Conquista (12.057).

Historicamente Salvador foi um dos principais portos de desembarque de escravizados, que aos poucos deram

origem aos quilombos. Por toda cidade é possível encontrar bairros que nasceram a partir dos quilombos, a exemplo da região Cabula e Pernambués.

Atualmente o quilombo Alto do Tororó, localizado na Base Naval, em São Tomé de Paripe, é uma das poucas comunidades delimitadas como quilombo em Salvador. A área tem cerca de 300 anos e é certificada pela Fundação Cultural Palmares.

Outra comunidade, também certificada, é o Quingoma, aqui em Lauro de Freitas. Segundo lideranças locais, a comunidade não surgiu a partir de nenhum quilombo de Salvador. Nasceu em 1569 na então Santo Amaro de Ipitanga e se estende até Pirajá e Abrantes. Está localizado em uma zona rural, com características semi-industriais de Lauro de Freitas. No município, 4.856 pessoas se autodeclaram quilombolas.

LAURO DE FREITAS ESTÁ FORA

Dez municípios baianos serão beneficiados pelo protocolo de intenções que prevê R$ 730 milhões para financiamento de obras de saneamento básico e esgotamento sanitário. Cerca de 1,3 milhão de pessoas serão beneficiadas pelas obras, que receberão o apoio do programa Saneamento para Todos, do Governo Federal. Os recursos começam a ser repassados este mês pela Caixa Econômica Federal. As cidades baianas que terão ampliação ou implantação dos sistemas de saneamento e esgotamento são Barra do Choça, Capim Grosso, Caravelas, Serrinha, Ruy Barbosa, Jequié, Nazaré, Riachão do Jacuípe, Feira de Santana e Conceição do Coité. “Estamos sobre um barril de metanol. Nosso lençol freático está contaminado e o risco é muito grande. Há algum tempo iniciaram a instalação da rede, em Vilas do Atlântico, mas não deram continuidade”, afirma Luiz Guilherme Chagas, morador de Vilas do Atlântico.

Projeto voluntário de limpeza de praias retira mais de 86kg de microlixo de Buraquinho

Thiara Reges Freelance para a Vilas Magazine

Mais de 100 voluntários, de todas as idades, se reuniram para limpar a praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas, no dia 15 de julho. A ação, organizada pelo Movimento Eu Amo Lauro, coletou 86 kg de microlixo, a exemplo de tampinhas de garrafas e bitucas de cigarro. A iniciativa faz parte do projeto “Essa praia também é minha”, realizada em parceria com o Parque Shopping Bahia e Papyrus, com apoio da Vilas Magazine, Conselho de Turismo de Lauro de Freitas, REMCA Bahia, OSCIP Rio Limpo, Vale do Ipitanga. Rodrigo Chetto, um dos idealizadores do Movimento Eu Amo Lauro, destaca que a proposta central é despertar o sentimento de valorização, pertencimento e respeito da população com a cidade de Lauro de Freitas. Neste ano o projeto já realizou 10 eventos de limpeza de praia no município, percorrendo cerca de seis quilômetros e recolhendo quase

400 quilos de lixo.

“A proposta do movimento é fomentar o sentimento de pertencimento e também, caminhar na direção do desenvolvimento, algo que o município está precisando muito. Poder falar que temos orgulho de ser laurofreitenses. E esse sentimento passa pelo cuidado com o meio ambiente, sobretudo se conseguirmos plantar essa sementinha na nova geração”, ressalta Rodrigo.

Durante o evento, são realizadas ações de educação ambiental com os banhistas e comerciantes locais, orientações sobre o descarte adequado dos resíduos e distribuição de sacolinhas biodegradáveis. “Espero que esse sentimento de amor pela cidade, um dia, seja tão forte, que não sejam mais necessários realizarmos eventos para limpeza, seja das praias, das praças ou dos rios. Enquanto isso, temos um calendário de ações, nas quais qualquer munícipe pode participar”, concluiu Rodrigo.

A próxima ação do “Essa praia também é minha” acontece dia 12, às 8h30, na Praia de Ipitanga. No dia 16 de setembro, o Movimento Eu Amo Lauro

6 | Vilas Magazine | Agosto de 2023
u Continuação da página 5
10 cidades baianas ganham recursos federais para saneamento básico e esgotamento sanitário.

participará do CleanUp Day, evento mundial de limpeza, que reúne em um único dia uma grande mobilização social pautada na limpeza das praias, praças, rios, entre outros.

Para participar das ações do movimento, interessados podem se cadastrar pelo site https://limpezadepraia.com.br ou seguir @euamolauro no Instagram.

Unime passa a cobrar estacionamento

Anotícia da cobrança do estacionamento na Unime, em Lauro de Freitas, não foi bem recebida pela comunidade. Preocupados, estudantes, professores e, até mesmo, servidores e usuários do serviço público de saúde, ainda aguardam uma posição mais clara, da instituição e da prefeitura, que transferiu praticamente toda

a estrutura da Secretaria de Saúde para o estacionamento da universidade. Com exceção do Centro de Testagem e Aconselhamento e do Centro de Controle de Zoonoses, os serviços de atenção básica e especializada, as vigilâncias sanitária e epidemiológica, a vigilância de saúde, vigilância sanitária, hospital Nelson Barros, policlínica Carlos Bastos e pela Regulação Municipal, além da sede do Conselho

Municipal de Saúde estão, desde maio, instalados nas dependências da instituição de ensino.

Em resposta ao contato feito pela Vilas Magazine , o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Roberto Santos, demonstrou preocupação com a medida e desconhecimento sobre os detalhes quanto a cobrança para que os funcionários da Continua na página 17 u

Agosto de 2023 | Vilas Magazine | 7
FOTOS:
PEDRO RIBEIRO REVO

10 obras com recursos federais estão paralisadas em

Lauro de Freitas

Prejuízo é de R$ 29 milhões

Um total de 840 obras realizadas com verbas do governo federal estão paralisadas na Bahia, de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU). O painel de acompanhamento do órgão, aponta ainda que do total de obras realizadas no estado que utilizam recursos federais, mais de 46% estão paradas, causando um prejuízo de mais de R$ 2,8 bilhões aos cofres públicos.

O TCU tem o papel de fiscalizar e auditar as obras que estão sendo executadas com recursos federais. Dessa forma, é feito um acompanhamento dos recursos utilizados e do andamento das construções. As obras destinadas à melhoria da educação básica lideram o ranking, com 380 obras inacabadas, seguidas por infraestrutura e mobilidade urbana (164) e turismo (62).

Em Lauro de Freitas, das 13 obras com recursos federais, 10 estão paralisadas, totalizando um investimento de R$ 29 milhões.

de um campo de futebol

do Campo de Areia Branca, troca de alambrados danificados, arquibancadas, pinturas, concerto de refletores.

São três obras no setor de esportes, duas no de educação básica, duas no de infraestrutura e mobilidade urbana e mais duas no de turismo. Tem ainda uma obra no setor de habitação.

Entre as obras paralisadas estão a construção de uma barreira de contenção no calçadão da praia de Ipitanga, pavimentação da rua Marta Maria de Jesus, no bairro Buraquinho e a requalificação da praça do Largo do Caranguejo, em Itinga.

Quanto ao motivo da paralisação, uma obra do PAC 2, para cobertura de quadra escolar, teve o contrato rescindido. A reforma do campo de futebol no bairo de Portão, com troca de alambrados, arquibancada, pintura, conserto de refletores, está parada por conta da qualidade do projeto.

Parte das obras de esgotamento sanitário (drenagem pluvial, contenção de encostas, pavimentação, equipamentos comunitários) estão paradas por discricionariedade do gestor público; e as demais obras apresentadas no relatório o motivo é dificuldades técnicas do tomador.

Moradores

denunciam condições de passarela na Estrada do Coco

Apassarela que dá acesso ao Hospital Geral Menandro de Faria, na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, se transformou em alvo de reclamação dos moradores. Os elevadores, instalados para melhorar a acessibilidade de pedestres com deficiência ou dificuldade de locomoção, se tornaram depósitos de lixo. A passarela foi entregue em 2014 e há menos de três anos, recebeu os elevadores, um “investimento de R$ 2 milhões que vai trazer modernidade para a cidade”, segundo consta no portal oficial do Governo da Bahia.

Além dos elevadores não funcionarem, o acúmulo de lixo é constante, onde são descartados diferentes tipos de materiais. A comunidade denuncia ainda que a área se transformou em refúgio para moradores em situação de rua, que não recebem qualquer amparo por parte dos órgãos competentes.

Durante a pandemia, a prefeita Moema Gramacho gerou polêmica ao afirmar que só haviam oito pessoas

em situação de rua no município. Não bastasse a declaração à época, recentemente a prefeita voltou a confirmar

a informação, alegando acreditar que o número seja ainda menor, o que gerou insatisfação por parte dos moradores. A gestão municipal confirmou que os elevadores não estão funcionando e disse que busca solucionar o problema. Quanto à limpeza, a informação é que as equipes de limpeza estão diariamente na área, afirmando que os elevadores são permanentemente higienizados.

Será mesmo? Não é o que mostra a foto elevador (acima), tirada em 30/7/23.

8 | Vilas Magazine | Agosto de 2023 @ONLYMULEVILAS ONLYMULEVILAS@GMAIL COM
DIAGNÓSTICO
TRIBUNAL
CONTAS DA UNIÃO (TCU) OBRAS PARALISADAS EM LAURO DE FREITAS - BA Base de dados Empreendimento Município UF Situação Causa da paralisação Exec. física Exec. financeira Valor Investimento CAIXA CEI - Modelo I LAURO DE FREITAS BA Paralisada Dificuldade técnica do tomador 51,01% 50,99% R$ 5.006.679,11 CAIXA Construção de uma barreira de contenção no calçadão da praia de Ipitanga LAURO DE FREITAS BA Paralisada Dificuldade técnica do tomador 7,21% 7,21% R$ 1.026.315,79 CAIXA Esgotamento sanitário - drenagem pluvial - contenção de enconstas - pavimentaçãoequipamentos comunitarários LAURO DE FREITAS BA Paralisada Discricionariedade do gestor público 64,63% 58,15% R$ 21.703.694,00 CAIXA Microdrenagem canalizacao de corrego esgotamento sanitario obra de arte especial contencao e estabilizacao de solo LAURO DE FREITAS BA Em execução 79,05% 88,11% R$ 12.844.596,29 CAIXA Pavimentação da rua Marta Maria de Jesus, no bairro Buraquinho LAURO DE FREITAS BA Paralisada Dificuldade técnica do tomador 0,00% 0,00% R$ 272.129,40 CAIXA Reforma
LAURO DE FREITAS BA Em execução 0,00% 20,58% R$ 229.765,71 CAIXA Reforma
LAURO DE FREITAS BA Paralisada Dificuldade técnica do tomador 2,52% 48,51% R$ 260.940,75 CAIXA Reforma do Campo de Portao, troca de alambrados danificados, arquibancadas, pinturas, concerto de refletores. LAURO DE FREITAS BA Paralisada Qualidade do projeto 56,40% 54,58% R$ 196.136,22 CAIXA Requalificação da praça do Largo do Caranguejo localizada na Av. Fortaleza em Itinga LAURO DE FREITAS BA Paralisada Dificuldade técnica do tomador 0,00% 46,68% R$ 367.161,37 CAIXA Revitalização das praças: João Thiago dos Santos e Martiniano Maia, no bairro centro LAURO DE FREITAS BA Paralisada Dificuldade técnica do tomador 0,00% 10,03% R$ 521.893,44 CAIXA Urbanização integrada na comunidade de Lagoa da Base com a construção de 150 unidades habitacionais LAURO DE FREITAS BA Em execução 92,44% 74,53% R$ 23.860.645,08 SIMEC (26235) PAC 2 - Cobertura de Quadra Escolar 002 LAURO DE FREITAS BA Paralisada 0,23% R$ 236.603,93 SIMEC (26236) PAC 2 - Cobertura de Quadra Escolar 001 LAURO DE FREITAS BA Paralisada Contrato Rescindido 22,63% R$ 154.431,69 Obras paralisadas R$ 29.745.985,70 Em execução R$ 36.935.007,08 Recursos Federais - Total R$ 66.680.992,78
DO
DE
Thiara Reges Freelance para a Vilas Magazine

O Cidade Bicicleta e a semana municipal do ciclista em Lauro de Freitas

Utilizada principalmente para o deslocamento, a bicicleta tem espaço garantido também nos momentos de lazer e nas atividade físicas, contribuindo com a melhoria da saúde, da boa forma física e mental, tendo ainda participação na geração de trabalho, emprego e renda. Leve, barata e de fácil manutenção é ótima opção como estrutura móvel para prestação de serviços e venda de produtos.

A “bike”, como também é conhecida, continua em ritmo crescente de aceitação há gerações, promovendo avanços em áreas como turismo e o esporte, movimentando a economia através de negócios lucrativos e impactando positivamente na educação ambiental.

Muito lembrada por ser um veículo não poluente, a bicicleta recebe atenção especial sobretudo nos países considerados de ‘primeiro mundo’, onde o poder público e a iniciativa privada trabalham em conjunto, desenvolvendo projetos e implementando ações com resultados comprovadamente associados a melhoria da qualidade de vida e da mobilidade urbana.

Bélgica, Suíça e Japão estão na lista dos países onde a bicicleta possui papel de destaque por ter a preferência da população, influenciando no aprimoramento da legislação e no investimento em estrutura urbana através de planejamento permitindo a sua locomoção com regularidade.

Estima-se que a China, onde três a cada 10 pessoas preferem pedalar, existam mais de meio bilhão de bicicletas. O segundo país mais populoso do planeta opta pela bicicleta como forma de facilitar o deslocamento, considerando ainda que a ‘magrela’ ocupa bem menos espaço nos estacionamentos. Existem países onde as pessoas utilizam mais a bicicleta do que veículos movidos a combustível fóssil. Na Holanda, por exemplo, onde cerca de 45% da população deixa os carros na garagem para sair com as bikes, é estimado que existam mais de 18 milhões de bicicletas e, não por acaso, é conhecida como a capital da bicicleta.

Enquanto na Holanda as ruas são mais tomadas por ciclovias e parques de

estacionamento, no Brasil, gestores públicos ainda não despertaram o suficiente para as oportunidades que a bicicleta pode proporcionar nos mais variados aspectos. No ano passado, a malha de ciclovias e ciclofaixas nas capitais brasileiras cresceu apenas 4%, passando de 4.196 km em 2022 para 4.365 km em

2023 – um acréscimo de 169 km no período de um ano. O monitoramento foi feito pela Aliança Bike (Associação Brasileiras do Setor de Bicicletas), que ouviu todas as prefeituras das capitais brasileiras por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), no período de junho de 2022 a junho de 2023.

Não é para menos, uma vez que as prioridades são claramente mais voltadas para o uso de automóveis, destinando-se muito mais recursos para a construção e manutenção de vias automotivas além dos incentivos à industria automobilística, estimulando a compra de automóveis mediante a redução impostos.

Na Bahia, o programa de mobilidade não motorizada do governo estadual lançou, em 2009, o projeto Cidade Bicicleta, prevendo a implementação de um sistema cicloviário com 217 km para Salvador e Lauro de Freitas até o ano de 2014, por ocasião da Copa do Mundo.

Em junho de 2018, o governo estadual inaugurou a Via Metropolitana ao custo de quase R$300 milhões, para os 11,2 quilômetros de extensão que ligam Camaçari a Salvador através do município de Lauro de Freitas. A via não possui sequer ciclofaixas e, até hoje, Lauro de Freitas aguarda que o Cidade Bicicleta saia do papel, enquanto assiste a sua vizinha, Salvador, avançar com mais de 300 km de sistema cicloviário, ocupando a 5ª posição no ranking das capitais mais cicláveis do país.

Segundo a Aliança Bike, as capitais com mais ciclovias e ciclofaixas e suas respectivas quilometragens são: São Paulo (699,2km); Brasília (527,23km); Rio de Janeiro (450 km); Fortaleza (411 km); Salvador (308,59 km); Curitiba (252,1 km); Recife (169 km) e Florianópolis (121,56 km).

Quem circula pelas ruas de Lauro de Freitas sabe que as bicicletas estão presentes, diariamente, em cada cantinho da cidade. Em 2020, em atendimento a solicitação da sociedade civil, o município conquistou duas importantes leis diretamente voltadas para o incentivo ao uso de bicicletas. A lei nº 1.886/2020, que instituiu a semana municipal do ciclista, a ser comemorada na terceira semana de agosto, com destaque para o dia 19 de agosto (Dia Nacional do Ciclista) e a lei nº 1.892/2020, que define 5% da receita arrecadada com multas de trânsito para serem aplicadas, exclusivamente, na implantação e sinalização de trânsito voltada aos ciclistas.

O Poder Legislativo tem papel fundamental não só na criação de leis e nas suas adequações mas também lhe cabe fiscalizar o Poder Executivo quanto Continua na página 10 u

Agosto de 2023 | Vilas Magazine | 9

O Cidade Bicicleta e a semana municipal do ciclista em Lauro de Freitas

ao cumprimento da legislação vigente e atuar conjuntamente na defesa de políticas públicas voltadas para temas como o uso seguro da bicicleta, principalmente porque parcela significativa dos ciclistas pedala diariamente por necessidade e não por opção, como é o caso de milhares de trabalhadores que cortam a cidade disputando espaços com veículos, buracos, desníveis na pavimentação, ausência ou insuficiência de iluminação e sinalização adequada entre diversos outros desafios.

Ao ignorar os benefícios que a bicicleta agrega para as cidades, é certo afirmar que estamos perdendo boas oportunidades de colocar Lauro de Freitas – portal de entrada para a Costa dos Coqueiros –, na rota do turismo, por exemplo, atraindo negócios em sintonia com o que há de melhor no quesito de desenvolvimento urbano sustentável, aproveitando a localização estratégica do município, entre a capital baiana – com Aeroporto Internacional e a Linha Verde, integrando com o potencial das riquezas naturais, das praias e rios – que necessitam também de maior atenção, gerando empregos nos mais diversos nichos

Memória

Imagem de bonde fazendo a integraçao entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, com uso do Elevador Lacerda, na praça Tomé de Souza, em foto entre 1930-1940.

(Fonte: autor desconhecido)

Abaixo, o Graf Zeppelin passando pelo Farol da Barra, por volta de 1934 e pela ladeira de São Bento, no ano de 1930. Esse dirigível alemão operou um serviço de correio, que incluía a Bahia, entre 1930 e 1937. A ditadura nazista tomou conta da Alemanha, em 1933, assim a cauda do Graf Zeppelin passou a exibir a suástica. O dirigível Hindenburg, que também passou pela Bahia, já foi inaugurado com o emblema nazista.

Os zeppelins, quando passavam por Salvador, costumavam dar voltas, por cerca de 20 minutos, admirando a cidade, então seguiam para o campo de pouso, onde faziam a entrega e o recebimento de malas de correio.

O primeiro campo de pouso, em Salvador, foi construído, em 1925, pela francesa Latécoère, próximo ao atual Aeroporto. No final de 1925, a empresa francesa operava uma linha aérea de Recife a Pelotas, passando por Salvador, Caravelas e outras cidades. O Graf Zeppelin fez três viagens, ao Brasil, em 1931, e oito viagens, em 1932.

Fonte: Guia Geografico e Historico de Salvador)

de mercado.

De volta a capital baiana, Moisés Brito de Oliveira, diretor de uma empresa de aluguel de bicicletas sediada há 5 anos no Farol da Barra, amplia o seu raio de ação por toda a orla, demonstrando saber aproveitar as oportunidades. “O perfil do público que aluga bicicletas é bem eclético. Alugamos para todas as idades”, revela, satisfeito. Segundo o empresário, os aluguéis são feitos por ciclistas residentes tanto na região metropolitana como no interior do Estado mas, também, de visitantes de outros estados e países.

Hendrik Aquino é jornalista, especialista em planejamento urbano e gestão de cidades e autor de estudo sobre o uso da bicicleta no município de Lauro de Freitas.

Enquanto políticos

batem cabeça, perde o eleitor de Lauro de Freitas

Em agosto de 2024, as eleições já estarão no período pós convenções partidárias. Os partidos terão os nomes muito bem definidos para as campanhas de vereador e prefeito. Porém, o cenário desenhado, hoje, em Lauro de Freitas é de indefinição total, o que dificulta a discussão de assuntos relevantes ao desenvolvimento do município. A pauta política dos prováveis candidatos está voltada apenas para nomes que podem suceder Moema Gramacho.

O PP declarou oficialmente o rompimento com a gestão Moema, durante entrevista ao podcast Liga da Política. O presidente do Partido Progressistas na cidade, André Miranda, deixou claro que o direcionamento do PP daqui para frente será diferente em relação a gestão municipal.

Com o partido na base da prefeita, o PP ficaria impossibilitado de dialogar ou até mesmo construir uma candidatura própria. Mas o “grito de liberdade” do presidente abre uma temporada de cafézinho para discutir os novos rumos do partido ano que vem.

João Leão nega rompimento com Moema, mas antes disso, revelou que estará alinhando com a oposição nas próximas eleições. Além disso, comunicou também que transferiu seu título de volta para a cidade, pré-requisito para ser candidato a prefeito no próximo ano. Pessoas próximas ao partido acreditam em uma renovação do seu quadro de filiados, com a possibilidade do surgimento de um novo nome para disputar a eleição, com o apoio de Leão.

Outro motivo que dificulta a escolha dos candidatos é a indefinição do processo de cassação da vereadora Débora Régis, que seguiu para o Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Enquanto isso, existe a chance da ex-deputada Mirela Macedo ocupar o espaço deixado por Débora na disputa.

Os candidatos conservadores ligados a Bolsonaro parecem ter tomado um banho de água fria, após o julgamento e condenação do ex-presidente. Não existe união em torno do nome do deputado estadual Leandro de Jesus, definido pelo presidente estadual do PL, João Roma.

Na base da prefeita Moema, parece estar tudo resolvido no que diz respeito a escolha dos nomes para a sua sucessão. A dupla Ailton Florêncio e Antonio Rosalvo compõe a chapa dos sonhos, apesar de não pontuarem bem nas pesquisas internas. Essa escolha será outro balde de água fria na expectativa de muitos aliados da prefeita, logo a batida de martelo deverá acontecer somente no início do próximo ano.

Enquanto isso, a cidade sofre. Nenhum candidato se preocupa em discutir soluções para problemas críticos enfrentados pela população há décadas, como infraestrutura e mobilidade urbana e pelo visto demorarão a se resolver.

Paulo Maneira é jornalista e consultor político. Comanda os podcasts Conjuntura Atual e Liga da Política.

10 | Vilas Magazine | Agosto de 2023 u Continuação da página 9
Espaço Aberto | Paulo Maneira

Longevidade bem-sucedida

Écomum as pessoas lutarem e trabalharem para terem dinheiro na velhice. Mas não costumam lutar, planejar e executar estratégias, que lhes possibilitem dar longevidade, autonomia e liberdade na velhice. Costumo dizer que desde o primeiro dia de faculdade de medicina fui enganado, pois imaginava que trataria da saúde das pessoas, quando na verdade só fui ensinado a tratar doenças. Nem mesmo a tratar doentes fui ensinado.

E quando hoje penso em longevidade bem-sucedida, penso em promoção de saúde. Penso em como devemos cuidar adequadamente do veículo que vai nos levar até o final da vida: o nosso corpo, a nossa alma e o nosso coração.

Cuidando adequadamente desses três, cuidaremos de quatro pilares, que entendo como básicos para a conquista desta tal longevidade bem-sucedida. São eles: a saúde espiritual, independente da religião que cada um venha a seguir; a saúde emocional, porque de verdade, acredito que somos seres muito mais emocionais do que racionais; a saúde intelectual, abrangendo a vida acadêmica, profissional, financeira e tudo mais; e a nossa saúde física, pois se as outras três áreas estiverem de boa, mas o nosso físico não conseguir se levantar de uma cama, nada que aprendemos e que conquistamos poderão ser adequadamente utilizados.

Ultimamente tenho percebido que muitas pessoas, principalmente em redes sociais ou em outros meios de comunicação, acabam falando muito sobre como conquistar a saúde ideal e na maioria das vezes, no final, vem a venda de alguma cápsula, algum suplemento ou pílula mágica, quando na verdade, o movimento para essa conquista precisa ser um pouquinho diferente, haja visto que as coisas só se sustentarão se as mudanças vierem de dentro para fora. Não adianta muito o que os outros fazem por mim, o que vai transformar de verdade, é o que eu faço por mim. É a forma com que vou me capacitando, me fortalecendo e me preparando para essa tal longevidade. E para essa conquista, preciso da qualidade de vida que mereço. Mas para merecer temos que provar que merecemos.

Tem uma música de Xande de Pilares, que adoro o refrão: “tem que provar que merece, tem que provar que merece”.

Se eu colocar um anúncio na minha rede social, dizendo que estou vendendo um remédio mágico, que as pessoas vão conquistar qualidade de vida, vão conquistar autoestima, vão estar mais longe e mais afastadas da ansiedade e da depressão, da hipertensão, da diabetes, das restrições alimentares, vai ter fila para comprar esse remédio.

Mas, se eu convidar essas mesmas pessoas para realizarem uma mudança no estilo de suas vidas, e quando falo mudança no estilo de vida, é normal que as pessoas acreditem que só vou bater na tecla da atividade física, mas não, isso não tem nada a ver com atividade física, mas com autocuidado, isso tem a ver com me dedicar a incentivar as pessoas a deixarem de ser especialistas apenas em cuidar dos outros, em dedicarem, pelo menos, a partir de agora, talvez, pela primeira vez nas suas vidas, o autocuidado responsável.

Não estou pedindo para que ninguém deixe de cuidar de alguém, porque sei que temos sentimentos, que temos pessoas que amamos e desejamos cuidar até o final da vida. Mas lhes peço, de verdade, que a partir de agora, não sejam apenas “especialistas em cuidar dos outros”. Cuidem-se de verdade, como uma de suas prioridades. Percebam quanto tempo de nossas vidas perdemos ao ficarmos preocupados, dedicados a problemas que são dos outros, problemas que muitas vezes, não recebemos nem uma gratidão e retorno pela nossa preocupação.

Até quando você vai ficar esperando que cuidem de você, enquanto você não cuida de você?

Logo em breve você terá a oportunidade de refletirmos juntos sobre esses pontos, no nosso Encontro da Longevidade, onde, depois dele, será impossível que você permaneça da forma como está hoje. Me acompanhe nas minhas redes sociais: @marciorrsantana e @envelhecimentosaudavelbr Se inscreva no meu canal do YouTube Envelhecimento Saudável br e no Spotify Envelhecimento Saudável Br

Fquem com Deus!

Márcio Santana é médico ortopedista e traumatologista especialista em medicina regenerativa e integrativa, diretor de gerontologia na Bahia, referência em longevidade bem sucedida na Bahia, Envelhecimento Saudável no Brasil e empresário.

Cirurgia Refrativa: Por que não nasci de óculos?

Cirurgia refrativa apresenta-se como opção a mais para o paciente que não se adapta à lentes de contato e quer se ver livre dos óculos. No momento atual a cura para estes problemas apresenta-se de forma tangível, graças a evolução do Excimer Laser e o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas. Os procedimentos têm duração média de 10 minutos em cada olho com recuperação em aproximadamente 7 dias. É uma cirurgia segura, que , quando bem indicada apresenta excelentes resultados.

A indicação da cirurgia tem que partir do paciente, no momento em que ele expressa o desejo de tornar-se independente de lentes de contato e/ou óculos. A partir deste desejo o cirurgião vai avaliar as condições anatômicas dos olhos e liberar o paciente para cirurgia fazendo, junto com o paciente a escolha da melhor técnica.

Importante se faz uma boa consulta com seu oftalmologista de confiança para avaliação cuidadosa da sua saúde ocular, resultando em uma boa indicação e um resultado satisfatório.

Com a liberação do oftalmologista, qualquer paciente acima de 18 anos, que não apresente alterações corneanas e que apresentem estabilização do grau, podem submeter-se a algum tipo de cirurgia refrativa. Cabe, no entanto, uma avaliação rigorosa, afastando doenças como ceratocone e outras alterações que contra indiquem a cirurgia.

Necessário também que os pacientes sigam rigorosamente as recomendações pós cirúrgicas, com uso corretamente das medicações para melhores resultados.

Terezinha Libório é oftalmologista especializada em oftalmologia clínica, catarata, cirurgia refrativa e lente de contato.

Agosto de 2023 | Vilas Magazine | 11
CLAM CENTRO - Praça Santo Amaro de Ipitanga, 16 (ao lado da Igreja Matriz). Tels.: 3378-0883 / 3287-0125 / 3287-0190 / 3287-0185. 9 9164-5123. CLAM VILAS - Rua Itagi, 590. Centro Com. Milmares, lj 2 (ao lado Banco do Brasil). Pitangueiras. Tels.: 3379-0643 / 3379-8523 / 3369-2024. 9 8643-6654
PARTICULAR E CONVÊNIOS ASFEB / AMIL / ATITUDE / BRASIL SAUDE / BRADESCO TOP NACIONAL / CAPSAUDE CAMED / CASSEB / UNIMED - CENTRAL NACIONAL / EXMED / FACHESF / GEAP / LIFE EMPRESARIAL / MEDSERVICE PARATODOS / PETROBRAS / PLANASSISTE / SAUDE CAIXA / SULAMERICA / TRT / UNAFISCO / PLANSERV
Márcio Santana

FISIOTERAPIA

ACUPUNTURA

CLÍNICA MÉDICA

Cuidar de idosos faz bem?

FISIOTERAPIA

uidar de um ente querido e conciliar com um trabalho remunerado é um desafio, mas oferece benefícios emocionais, é o que conclui a pesquisa científica “Trabalho como sobrecarga ou melhoria para cuidadores familiares de idosos: Avaliação do bem-estar experimentado ao longo do dia” (Work as overload or enhancement for family caregivers of older adults: Assessment of experienced well-being over the day) das Universidades de Michigan e John Hopkins.

As descobertas foram publicadas no Journal of Marriage and Family. O estudo nacional do cuidado é financiado pelo Instituto Nacional de Envelhecimento.

Com base no Estudo Nacional dos Cuidadores de adultos mais velhos (National Study of Caregiving), os cientistas descobriram que aqueles que dividem o tempo entre os cuidados familiares e o trabalho pago, ambos de meio período, relataram

12 | Vilas Magazine | Agosto de 2023 Saúde & Bem-eStar Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
Mario Eugenio Saturno DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
NUTRIÇÃO FISIOTERAPIA DOMICILIAR ESTÉTICA
NUTRIÇÃO
CLÍNICA MÉDICA

níveis de bem-estar semelhante às pessoas que tiram o dia de folga de ambas as responsabilidades.

Mas as pessoas que cuidam de um ente querido e trabalham em período integral relataram um pior bem-estar. Além disso, alguns trabalhadores em período integral tinham ainda menos qualidade de vida que outros.

Estima-se que 40 milhões de familiares ou outros cuidadores não remunerados nos Estados Unidos prestam ajuda anualmente a idosos com limitações de atividades, incluindo ajudar com autocuidado, tarefas domésticas e médicas (Freedman & Wolff, 2020). Nas próximas décadas, espera-se que a população idosa dos Estados Unidos da América coloque uma pressão crescente sobre os membros da família para reservar tempo para atividades relacionadas ao cuidado de idosos (Schulz & Eden, 2016). Até 2030, o número de idosos deve representar 19,3% da população dos EUA, ante 13,0% em 2010 (Vincent & Velkoff, 2010).

Cerca de metade de todos os cuidadores que prestam assistência a idosos também trabalham e Continua na página 14 u

Agosto de 2023 | Vilas Magazine | 13 Saúde & Bem-eStar Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
DEPOSITPHOTOS ORTOPEDIA OFTALMOLOGIA ODONTOLOGIA ODONTOLOGIA ODONTOLOGIA OFTALMOLOGIA Prótese de porcelana Prótese em Geral Lente de Contato Clareamento Implante Estética Clínico Geral Tratamento de Bruxismo Disfunção de ATM Prótese Especialista em Shopping Estrada do Coco, Sala 406 (71) 99971-0801 (71) 3379-4728 d r a d r i a n o s a c r a m e n t o  P R O N TO AT E N D I M E N TO T R A U M ATO L O G I A O R TO P E D I A Das 7h às 19h  C E N T R O M É D I C O Angiologia Cirurgia Geral Cirurgia Plástica Clínica Médica 71 3206-4444 Day Hospital COF - Centro Médico Estrada do Coco Km 01 - Lauro de Freitas - Bahia - C E P 42.702-400 www.cof.com.br cof@cof.com.br Convênios Particular 71 99203-1886 Dermatologia Endoscopia Gastroenterologia Urologia Ginecologia/Obstetrícia  S E RV I Ç O E S P E C I A L I Z A D O E M C L Í N I C A D A D O R Agende sua Consulta

Saúde & Bem-eStar Boadica - Facilidades & Serviços

u Continuação da página 13

muitos o fazem em tempo integral, potencialmente “apertando” os cuidadores entre as demandas de trabalho e família (Pavalko, 2011; Schulz, 2020; Schulz & Eden, 2016).

PSICANÁLISE

PODOLOGIA

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

PSICOPEDAGOGIA

Os cuidadores que trabalham podem ser ainda mais prejudicados no contexto dos EUA pelos altos custos de cuidados de longa duração que proíbem o acesso mais amplo aos serviços de cuidados pagos e pelos incentivos que podem prender os trabalhadores aos empregos para manter o acesso aos benefícios de saúde (Schulz, 2020; Schulz & Eden, 2016). Além disso, nos Estados Unidos, as políticas públicas e privadas destinadas a ajudar as famílias a equilibrar os dois compromissos têm sido relativamente limitadas em escopo e políticas como a Lei de Licença Médica Familiar (FMLA) não se aplicam a todos os trabalhadores e geralmente não são remuneradas (Schulz , 2020; Wolff et al., 2019). Há muitas informações que os criadores de políticas públicas podem adquirir no “paper” e trazer para o Brasil para saber como enfrentar o problema. É preciso lidar com a falta de flexibilidade no trabalho de tempo integral ou noturno. Os dados para o estudo foram coletados em 2017, antes da pandemia Covid-19, que colocou em foco os problemas de equilíbrio entre vida profissional e o bem estar.

Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot. com) é tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

14 | Vilas Magazine | Agosto de 2023
Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
Cuidar de idosos faz bem?
PODOLOGIA OTORRINO

SORVETERIA DA RIBEIRA: Entre as 100 melhores do mundo

A Sorveteria da Ribeira, em atividade desde 1931, está na lista das 100 sorveterias mais icônicas do mundo da plataforma TasteAtlas, enciclopédia gastronômica internacional, que cataloga pratos tradicionais e restaurantes ao redor do mundo. “A loja oferece uma variedade de sabores de sorvete que incluem não apenas sabores comuns, mas também frutas brasileiras exóticas, e seu sabor mais icônico é a tapioca – feita com farinha de tapioca autêntica e misturada com o gelato cremoso, resultando em uma deliciosa combinação de sabores e texturas”, afirma o texto do atlas.

A outra sorveteria destacada pela plataforma (apenas duas brasileiras), é a Sorveteria Cairu, de Belém do Pará, que classificou o sorvete de açaí como o mais icônico por ter um sabor rico e distinto “que equilibra perfeitamente doçura e acidez”.

Agosto de 2023 | Vilas Magazine | 15 3 3 6 9 - 8 3 0 0 ) R u a P r i s c i l a D u t r a , 1 0 1 . REVENDEDOR AUTORIZADO Seu Carnaval, quem faz é você, mas sempre com R E S P O N S AB I L I D A D E . A GaStronomia Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206 Saúde & Bem-eStar Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
UROLOGIA PSICOTERAPIA PSIQUIATRIA COZINHA DELIVERY AÇOUGUE Risotteria Delivery 993005471 deliziarti.food
FOTO: REPRODUÇÃO/TASTEATLAS A melhor experiência Gastronômica no Conforto do seu Lar! PIZZARIA

eduCação

MÚSICA CURSOS

turiSmo & Lazer

Itaparica ganha nova opção de hospedagem

A histórica Itaparica ganha uma nova opção de hospedagem. O empresário Dado Valverde concluiu as obras de um acolhedor vilage, em localização privilegiada, ao lado da praça da Igreja do Santíssimo Sacramento, próximo da praça da Quitanda, a 50 metros da praia. Com dois pavimentos, cada unidade conta com toda estrutura para hospedagem de família, com sala, TV, cozinha americana completa, dois quartos e área de serviço. Inf.: (71) 9 9104-2320.

Encantos do Litoral Norte

A Rota (En)cantos do Litoral, realizada pela Agência Essência Viagens, é um convite para conhecer o rico modo de vida tradicional de três comunidades do Litoral Norte da Bahia: Cachoeirinha (Camaçari); Massarandupió (Entre Rios) e Barra de Itariri (Conde). A partir de um turismo regenerativo, cultural e comunitário, o turista pode vivenciar encantos e mistérios daquelas comunidades, suas práticas culturais, atrativos naturais e seus modos de festejar, além de gastronomia típica, samba-de-roda quilombola, toré indígena, prática de yoga do riso, contação de histórias, meditações ancestrais, caminhada na praia, banho de rio e cachoeira, trilha na mata e sarau lítero-musical. O passeio vai acontecer dias 26 e 27 de agosto. O pacote inclui hospedagem, transporte, café da manhã, almoço e vivências. Mais inf.: tel.: (71) 9 8701-7643.

eventoS & FeStaS

ALUGUEL DE BRINQUEDOS ALUGUEL DE MATERIAL

Boadica - Facilidades & Serviços

Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206

BUFFET DECORAÇÃO

MESAS & CADEIRAS

16 | Vilas Magazine | Agosto de 2023
Pet & Cia

Unime passa a cobrar estacionamento

u Continuação da página 7

prefeitura e os usuários do sistema público de saúde tenham acesso aos serviços prestados nas unidades. “O Conselho de Saúde é um órgão aberto ao público, recebemos denúncias e reclamações. Não dá para uma pessoa vir fazer uma denúncia e ter que pagar pelo estacionamento. Antes de começarem a cobrar teremos que nos reunir para ajustar a situação”, afirmou.

Embora a prefeitura tenha divulgado que, com a transferência dos serviços de saúde para a Unime, houve uma grande redução de custos com aluguel e energia elétrica, destacando que a mudança melhorou a qualidade dos serviços prestados para a população, tudo indica que os usuários do sistema público de saúde terão que arcar com despesas de estacionamento.

Alguns cursos da Unime cobram mensalidades acima de R$12 mil, como é o caso do curso de medicina.

A Vilas Magazine esteve na instituição em busca de mais informações, mas fomos informados que os responsáveis encontravam-se em reunião. Até o fechamento desta edição, em 31/7, as informações são que o estacionamento na Unime vai custar R$5 por dia ou R$60 mensais, a partir de 15 de agosto.

CONSTRUÇÃO & REFORMA ARQUITETURA

9 8899-2439

3379-2439 / 3379-2206

comercial@vilasmagazine.com.br

CONSTRUÇÃO & REFORMA

CONSTRUÇÃO & REFORMA

Construção, reforma e reparos emergenciais

Construção . Elétrica . Hidráulica . Reforma Pintura . Montagem . Desmontagem . Instalação Higienização de caixa d’água . Pré-mudança Reforma rápida . Serviços gerais . Checkup residencial Visita grátis

CORTINAS

CORTINAS

CORTINAS

CORTINAS

CORTINAS

Agosto de 2023 | Vilas Magazine | 17 CaSa & deCoração Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
A revista de Lauro de Freitas & Região VALORIZE O QUE É DA REGIÃO

Projetos luminotécnicos estão cada vez mais presente nos ambientes residenciais

Entre as principais vantagens, a possibilidade de transformar o ambiente doméstico e promover atmosferas para as mais diversas ocasiões

Todo espaço que recebe um projeto luminotécnico sai na frente. Em um único ambiente, é possível promover funcionalidade, conforto e intensidade, sem o uso exagerado de lâmpadas. Por isso, ao incrementar um projeto luminotécnico na residência, apartamento ou empreendimento comercial, o ambiente em questão ganhará vida própria, por conta das mais diversas atmosferas e climas que estarão disponíveis no mesmo local. Isso é possível, pelo fato do ambiente ali transformado, dispor de uma iluminação personalizada, feita sob medida, respeitando os gostos do cliente, mas também realçando o que há de melhor do espaço, devido ao olhar mais técnico e apurado de quem entende do assunto.

18 | Vilas Magazine | Agosto de 2023 CaSa & deCoração Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
ENERGIA SOLAR FORROS ESTOFADOS ESTOFADOS ELÉTRICA ELÉTRICA ENERGIA SOLAR ENERGIA SOLAR GESSO Gratuito: Simule online ou agende uma visita no seu imóvel www.multienergiaeconstrucao.com.br MULTI ENERGIA & CONSTRUÇÃO Não desperdice mais dinheiro com energia elétrica! 99906 -2635 (71)
E s t o f A r t e
Ou nos visite junto à E-mob : Av. Praia de Itapoan, 219, entrada de Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, BA

Intitulado de projeto luminotécnico, essa técnica da arquitetura dá mais beleza ao espaço e tem o poder de ressaltar detalhes decorativos, dando ênfase aos locais que mais precisam de atenção. E diante da particularidade de cada ambiente, é preciso compreender qual material melhor se adequa.

“Critério é fundamental. Tem que saber onde vai instalar as lâmpadas, fitas de led e também os lustres. Quais sensações o cliente deseja transmitir com esse novo projeto luminotécnico? Entretanto, existem critérios técnicos, como aproveitamento da luz natural, pontos que necessitam de iluminação. É um mundo aberto que precisa ser fechado. Por isso, o proprietário precisa saber o que quer”, pontua o arquiteto Sérgio Ferreira.

Para ajudar aqueles que desejam e precisam de uma mãozinha, algumas dicas do arquiteto Sérgio Ferreira prometem ajudar a transformar o ambiente doméstico:

nPara a cozinha, é importante investir num ambiente claro, para prevenir acidentes e encontrar sujidades com mais facilidade. Entretanto, caso as refeições noturnas sejam feitas no espaço, lâmpadas Continua na página 20 u

PERSIANAS

PORTÕES PERSIANAS

Agosto de 2023 | Vilas Magazine | 19 CaSa & deCoração Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
DIVULGAÇÃO
MADEIRA
MÓVEIS PARA ESCRITÓRIO MÓVEIS PLANEJADOS
PLANEJADOS
MADEIREIRA MADEIREIRA
TRATADA
MÓVEIS

REDES DE PROTEÇÃO

SEGURANÇA ELETRÔNICA

SERVIÇOS

SERVIÇOS

TELAS MOSQUITEIRAS

TOLDOS

Projetos luminotécnicos estão cada vez mais presente nos ambientes residenciais u Continuação da página 19 amarelas e luzes indiretas podem tornar o momento mais acolhedor;

n No caso da sala, as luzes difusas são as mais recomendadas. Spots de luz melhoram a experiência de ouvir música e ler TV;

nAbrangendo todos os ambientes, é recomendado o uso de acessórios que controlem a iluminação do local, como interruptores, sensores de presença, timers e dimmers. Esses itens trazem funcionalidade e modernidade para a residência;

TOLDOS

TOLDOS

nPor fim, atenção com a temperatura ambiente. Qual tom de luz é o que mais se adequa aos cômodos do imóvel? Nesse caso, é preciso tomar uma decisão que entra no conflito de gosto e funcionalidade. Se a residência tiver uma temperatura mais alta que o ambiente externo, tons mais claros se adequam melhor (e vice-versa).

9 8899-2439

3379-2439 / 3379-2206 comercial@vilasmagazine.com.br

20 | Vilas Magazine | Agosto de 2023 CaSa
deCoração Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
&
SEGURANÇA ELETRÔNICA
SEGURANÇA ELETRÔNICA
SEGURANÇA ELETRÔNICA
SEGURANÇA ELETRÔNICA
A revista de Lauro de Freitas & Região
VALORIZE O QUE É NOSSO

Recadastre seu condomínio e garanta o recebimento das edições mensais

Com o propósito de qualificar ainda mais a entrega dos exemplares mensais da revista Vilas Magazine nos domicílios residenciais da região, estamos reordenando o setor de Distribuição.

Em Vilas do Atlântico os exemplares são entregues em TODOS os domicílios, residenciais e comerciais.

Fora dos seus limites, priorizamos a entrega em condomínios residenciais cadastrados em outros bairros de Lauro de Freitas, parte de Stella Maris, Praia do Flamengo, Abrantes e Jauá. Essa distribuição é complementada com exemplares disponíveis em pontos de distribuição selecionados na região, com grande fluxo de passantes.

Se os exemplares mensais não estão sendo entregues com regularidade em seu domicílio, consulte o síndico ou o administrador e peça para nos informar e, se for o caso, fazer o recadastramento na revista.

Agosto de 2023 | Vilas Magazine | 21 CaSa & deCoração Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
DIVULGAÇÃO TOLDOS VIDRAÇARIA TOLDOS T T TOLDOS TO ço externo c OS OS OS T T OS OS Se v ços de q a dade ab cação venda e m nt gem de o dos e cobe ur s de odos os mode os U amos on de a a qua ade e po ca bona o c m 10 anos de ga an a de f br c Orçamento Grátis Ót mas cond ções de pagamento (7 9 9243-366 @ n er r scon t uc oc v ua va F r ande n 88 o a 1 Re r o de p an a - La ro de e a BA A revista de Lauro de Freitas & Região Comprovadamente EFICIENTE . Faça o teste. Peça referência. Consulte quem anuncia. Anuncie onde todos procuram PARA ANUNCIAR: comercial@vilasmagazine.com.br Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206 9 8899-2439 VIDRAÇARIA VIDRAÇARIA VIDRAÇARIA

ANTENAS

AR CONDICIONADO AR CONDICIONADO

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Aenergia solar das grandes usinas e dos pequenos sistemas instalados em telhados e terrenos adicionou cerca de 8 gigawatts (GW) de capacidade no Brasil entre janeiro e julho deste ano, um crescimento de 33% em relação ao acumulado no território nacional. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Segundo a entidade, o setor fotovoltaico foi responsável pela injeção de mais de R$ 33 bilhões em novos investimentos no período, saltando de R$ 121,1 bilhões em janeiro para R$ 155,2 bilhões em julho, uma elevação da ordem de 27%.

CONTABILIDADE

CORRETOR

O mapeamento mostra ainda que foram criados 240 mil novos empregos nos primeiros sete meses do ano, além de repasses de cerca de R$ 6,9 bilhões em tributos e encargos para os cofres públicos no período.

Para Sergio Lucas, CEO da Belenus, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos no País, as expectativas de crescimento do setor solar no Brasil são altas para este e os próximos anos. “Espera-se um

22 | Vilas Magazine | Agosto de 2023 ServiçoS & Cia Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
Energia solar adiciona oito gigawatts e mais de R$ 33 bilhões em novos investimentos este ano no País
AR CONDICIONADO AR CONDICIONADO

aumento significativo na demanda por energia solar por parte dos consumidores. Além disso, as novas tecnologias estão tornando os sistemas fotovoltaicos mais eficientes e acessíveis, o que impulsionará ainda mais o crescimento do setor no Brasil”, comenta.

Para Roberto Caurim, CEO da Bluesun, importadora e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, o crescimento da energia solar, tanto das grandes usinas quanto dos sistemas distribuídos em telhados e pequenos terrenos, fortalece a sustentabilidade, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros, fatores cada vez mais importantes para a economia nacional e para o cumprimento dos compromissos ambientais assumidos pelo País.

“A fonte solar ajuda no processo de reindustrialização do Brasil, além de estimular a diversificação do suprimento de eletricidade, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”, conclui Caurim.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é a entidade do Brasil que reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais, de todos os portes, a entidade é fonte de informação e articulação em prol da transição energética sustentável do Brasil.

Agosto de 2023 | Vilas Magazine | 23 ServiçoS & Cia Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
GÁS
ENTULHOS & PODAS FOGÕES FOGÕES FOGÕES
DESINSETIZAÇÃO DESINSETIZAÇÃO DESINSETIZAÇÃO FOGÕES ESTOFADOS

lHiperideal

Parque Shopping Bahia

lHiperideal

Estrada do Coco, km 7. Portão (sentido Litoral Norte)

lBosque Jardinagem e Paisagismo

Estrada do Coco, km 5 (sentido Litoral Norte)

lBello Ferragens

Av. Luiz Tarquínio Pontes, 2361

lDepósito Verde Vilas

Av. Luiz Tarquínio Pontes, 2292

lCasa de Carnes

Santa Bárbara

Av. Luiz Tarquínio Pontes, 39 (em frente ao banco Itaú)

lNovo Mix Buraquinho

Rua Francisco das Mercês. Buraquinho

lBanca de Revista de Vilas do Atlântico

Anexo ao mercado

Nova Pão & Vinho

lAtlântica Delicatessen

Pça Martiniano Maia, 33. Centro (em frente ao pé de oiti)

lD´Meg Restaurante

Rua Gerino de Souza Filho

lOscarito Restaurante

Al. Praia de Tubarão. Vilas do Atlântico (atrás do posto de combustível)

lRestaurante Mineirim Av. Praia de Itapuã, 234. Vilas do Atlântico

lMercado B.Fernandes

Empresarial Getúlio Borges. Catu de Abrantes

24 | Vilas Magazine | Agosto de 2023 ServiçoS & Cia Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206 Onde encontrar exemplares da
A revista de Lauro de Freitas & Região 9 8899-2439 3379-2439 / 3379-2206 comercial@vilasmagazine.com.br VALORIZE O QUE É NOSSO
INFORMÁTICA
LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA

DIVULGUE SEUS

PRODUTOS E SERVIÇOS

NA VILAS MAGAZINE 20 mil exemplares mensais. Distribuição em todas as unidades habitacionais de Vilas do Atlântico, condomínios cadastrados (Miragem, Buraquinho, Ipitanga, Abrantes, Jauá, Stella Maris) e pontos de distribuição em locais selecionados na região.

Agosto de 2023 | Vilas Magazine | 25 imóveiS auto & Cia A M E T A É S E R F E L I Z E M S E U N O V O L A R 7 1 9 9 9 8 3 - 7 1 2 9 w w w s u p e r m e t a i m b b r ServiçoS & Cia Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206 SERVIÇOS SERVIÇOS GERAIS LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA

Tribuna do Leitor

Neste espaço o leitor pode sugerir pautas, criticar matérias publicadas nas edições, fazer denúncias de problemas, irregularidades ou direitos desrespeitados, como cidadão ou consumidor. A Vilas Magazine reserva-se ao direito de selecionar e resumir as mensagens. Denúncias sem identificação (e-mail, endereço e telefone), serão desconsideradas, assim como material ofensivo. Email para redacao@vilasmagazine.com.br

Vilas do Atlântico recebea mutirão de limpeza

No último sábado de julho, Vilas do Atlântico amanheceu com o barulho de máquinas e a movimentação de um batalhão de agentes da SESP, liderados pelo secretário Anderson Pinheiro Santos (Decinho) e pelo superintendente de fiscalização, Alisson Ferreira, em um mutirão de limpeza realizada em vários pontos do loteamento com acúmulo de todos os tipos de descarte irregular que se possa imaginar, dentre eles, um colchão dentro do rio Sapato.

Meritória a ação, e seria ainda muito mais se os moradores exercessem, em toda sua plenitude, importantes valores para quem vive em comunidade: a cidadania, o respeito pelo direito do vizinho, a correição nas atitudes plurais.

Morador reclama que a cidade está suja, mal cuidada. É fato. Mas também é fato que os próprios moradores colaboram e incentivam a sujeira. Manda limpar a área de sua casa, podar árvores e coqueiros e não orienta seu caseiro a descartar corretamente os resíduos. Sua propriedade fica limpa, bem apresentável, mas o descarte irregular vai sujar as ruas, as margens dos rios, o lugar onde mora e seus vizinhos.

Durante a operação em Vilas do Atlântico, o secretário Decinho informou que o projeto Ações SESP nos Bairros contempla a cidade: “vamos deixar limpos todos os bairros da cidade, esperando que a comunidade os mantenham assim”.

O professor Henrique Moitinho, fundador do projeto projeto sócioambiental Ilhas, pioneiro na coleta seletiva de lixo eletrônico no município e associado da SALVA, acompanhou as ações e informou que a associação, que representa os moradores de Vilas do Atlântico, disponibilizou vinte placas para serem instaladas em locais críticos, informando a proibição do descarte de podas, entulhos e móveis nas vias públicas e criou um formulário digital para as pessoas denunciarem vizinhos irresponsáveis que insistem em fazer descartes nas áreas públicas. A denúncia é anônima e reduz o tempo de resposta da fiscalização.

Colônia de pescadores de Buraquinho

pede ajuda ao

deputado João Leão

Na manha de 23 de julho, ocorreu uma reunião, em Buraquinho, com a presença do deputado federal João Leão; do presidente da Colônia dos Pescadores de Buraquinho, Anderson Santana; do diretor da OSCIP Rio Limpo, Fernando Borba; do professor Tabajara, ex secretário de esportes do município; do coordenador da SALVA, Márcio Costa e do professor Henrique Moitinho, fundador do projeto socioambiental Ilhas. Na oportunidade o deputado Leão conferiu a situação lastimável em que se encontra a sede da colônia, com estruturas comprometidas e embarcações sem condições de uso em segurança pelos pescadores. O ex governador prometeu ajudar a resolver a demanda.

Rio Joanes agoniza em Buraquinho

Nossos pescadores da Colonia Z 57, de Burraquinho, a cada dia precisam navegar mais longe da costa para conseguir o peixe para sustentar suas famílias, por conta da podridão do rio Joanes, que deságua na sua foz, em Buraquinho e dizimou os peixeiros próximos. Pescadores precisam navegar 20/30 quilômetros para trazer algum peixe para casa. Uma pescaria de maior risco. Fernando Borba, Oscip RioLimpo.

ANTES BURACO FECHADO

A perigosa cratera na esquina da rua Pataro Machado com a av. Luiz Tarquínio, em Pitangueiras, que há anos comprometia a segurança e mobilidade de transeuntes, principalmente alunos da Unime e do Senai, foi fechada em julho

26 | Vilas Magazine | Agosto de 2023

Tribuna do Leitor

Obra irregular desafia poder público Peço ajuda para denunciar uma construção irregular na rua Praia de Botagogo, 70, QD D02, lote 9, em Vilas do Atlântico. Desde maio minha mãe, moradora da residência ao lado da contrução irregular, vem denunciando a obra na Sedur, que embargou a obra duas vezes, entretanto a construção continua a subir. Inicialmente eram dois andares, utilizando o muro da minha casa como parede da construção, chegando a colocar uma janela em meu muro (relatava ser a janela do cômodo). A obra dessa moradora vai de encontro ao artigo 169 do código de obras de Lauro de freitas, que relata: “Os recuos laterais das edificações horizontais, atenderão às seguintes disposições: a) Poderá ser dispensado em uma das laterais, desde que se dobre o recuo na outra lateral, sendo proibida aberturas para iluminação e ventilação em paredes levantadas sobre a divisa do terreno ou a menos de 1,50m (um metro e meio) de distância da mesma; b) Para lotes com testada até 12,00m (doze metros) serão dispensados em ambos os lados, desde que mantidas as condições mínimas de salubridade nos cômodos, com ventilação e iluminação; c) Para lotes com testada superior a 12m (doze metros) e até 16m (dezesseis metros) será exigido recuo em apenas uma das laterais, desde que mantidas as condições mínimas de salubridade nos cômodos, com ventilação e iluminação”. Alêm de ser em cima do meu muro, não possui responsavel técnico. Todos os vizinhos já abriram queixas na Sedur, pois ela esta utilizando o muro de todos como base, alem do que todos os resíduos da obra caem nas casas dos vizinhos, podendo até ocorrer um grave acidente com os moradores. A obra já está com aproximadamente cinco andares. Não aguentamos mais essa situação. Elise Gouveia.

PERIGO NO TRÂNSITO Por diversas vezes flagrei motoristas de ônibus cruzando rotatórias pela contramão, falando ao celular enquanto dirigiam, e em altas velocidades pelas ruas cheias de buracos de Vilas do Atlântico e região. Já falei com diversas “autoridades”, desde o responsável pela SETOP até o humorista político e ninguém sequer levantou essa bandeira. Sugiro que a Vilas Magazine lance a campanha “Seja você o fiscal”, incentivando que pessoas da comunidade filmem e fotografem situações absurdas que acontecem no trânsito da cidade e enviem para a revista divulgar, para ver se alguma autoridade toma providências. Motivos não faltarão. Sou leitor da Vilas Magazine há 20 anos e é sempre um prazer entrar em contato com vocês. Ricardo Mota.

Descaso ambiental Novamente solicito espaço na Vilas Magazine para relatar o descaso de nossas autoridades com a preservação de uma APA (área de preservação ambiental) localizada na av. Praia de Guarapari, em Vilas do Atlântico. Acreditando se tratar de um lixão, moradores, diariamente, jogam ainda mais entulhos no local. Não há placas de sinalização, nem cercas de proteção. Siddhartha Rishi. Vilas do Atlântico.

Tábua das Marés | Agosto e Setembro de 2023

FASES DA LUA

Agosto 2023

1º Lua Cheia

8 Quarto Minguante

16 Lua Nova

24 Quarto Crescente

30 Lua Cheia

Setembro 2023

9 Quarto Minguante

14 Nova

22 Quarto Crescente

29 Lua Cheia

Fonte: Banco Nacional de Da dos Oceanográficos da Di re toria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil.

Publicação mensal de propriedade da EDITAR - Editora Accioli Ramos Ltda. Av. Praia de Itapuã, 276, cj. 105. Lumiar Work Center. Vilas do Atlântico. Lauro de Freitas. Bahia. CEP 42707-650. Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206. Diretor-Editor: Carlos Accioli Ramos (diretoria@vilasmagazine.com.br). Diretora: Tânia Gazineo Accioli Ramos. Gerente de Negócios: Álvaro Accioli Ramos (comercial@vilasmagazine.com.br). Gerente de Produção e Distribuição: Thiago Accioli Ramos. Administrativo/Financeiro: Miriã Morais Gazineo (financeiro@vilasmagazine.com.br). Tratamento de imagens e CTP: Diego Machado. Redação: Thiara Reges (jornalista freelancer). Colaboradores: Hendrik Aquino, Paulo Maneira, Cláudia Correia, Henrique Moitinho. Tiragem desta edição: 20 mil exemplares Impressão: OESP Gráfica (SP).

PARA ANUNCIAR: comercial@vilasmagazine.com.br Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206 / 9 8899-2439. CONTATO COM A REDAÇÃO: redacao@vilasmagazine.com.br Vilas Magazine é uma publicação mensal de serviços e facilidades, distribuída gratuitamente em todos os domicílios de Vilas do Atlântico e condomínios residenciais cadastrados de Lauro de Freitas e região. Disponível também em pontos de distribuição selecionados na região. Opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, as da Editora. É proibida a reprodução total ou parcial de matérias, gráficos e fotos publicadas nesta edição, por qualquer meio, sem autorização expressa, por escrito da Editora, de acordo com o que dispõe a Lei nº 9.610, de 19/2/1998, sobre Direitos Autorais. A revista Vilas Magazine não tem qualquer responsabilidade pelos serviços e produtos das empresas anunciados em suas edições, nem assegura que promessas divulgadas como publicidade serão cumpridas. A revista não se enquadra no conceito de fornecedor, nos termos do art. 3º do Código de Defesa do Consumidor e não pode ser responsabilizada pelos produtos e serviços oferecidos pelos anunciantes, pela impossibilidade de se deduzir qualquer ilegalidade no ato da leitura de um anúncio. No entanto, com o objetivo de zelar pela integridade e credibilidade das mensagens publicitárias publicadas em suas edições, a Editora se reserva ao direito de recusar ou suspender a veiculação de anúncios que se mostrem enganosos ou abusivos, por constrangimentos causados ao consumidor ou empresas. Os títulos Vilas Magazine e Boa Dica – Facilidades e Serviços, constantes desta edição, são marcas registradas no INPI, de propriedade da EDITAR – Editora Accioli Ramos Ltda

Agosto de 2023 | Vilas Magazine | 27
1º/8 - Terça-feira 3h19 Alta 2,4m 9h38 Baixa 0,1m 16h02 ...Alta .....2,4m 21h58 Baixa 0,3m 2/8 - Quarta-feira 4h08 .....Alta .....2,5m 10h24 Baixa 0,0m 16h49 Alta 2,5m 22h41 Baixa 0,2m 3/8 - Quinta-feira 4h56 Alta 2,6m 11h08 Baixa 0,0m 17h30 Alta 2,5m 23h23 Baixa 0,2m 4/8 - Sexta-feira 5h39 Alta 2,6m 11h53 Baixa 0,1m 18h11 Alta 2,4m 5/8 - Sábado 0h04 Baixa 0,3m 6h21 Alta 2,5m 12h32 Baixa 0,2m 18h54 Alta 2,2m 6/8 - Domingo 0h45 Baixa 0,4m 7h06 Alta 2,3m 13h13 Baixa 0,4m 19h38 ...Alta .....2,0m 7/8 - Segunda-feira 1h28 Baixa 0,6m 7h54 .....Alta .....2,2m 14h Baixa 0,6m 20h26 Alta 1,9m 8/8 - Terça-feira 2h23 Baixa 0,7m 8h49 Alta 2,0m 14h58 Baixa 0,8m 21h32 Alta 1,8m 9/8 - Quarta-feira 3h38 Baixa 0,9m 10h Alta 1,8m 16h24 Baixa 0,9m 22h53 Alta 1,7m 10/8 - Quinta-feira 5h11 Baixa 0,9m 11h28 Alta 1,8m 18h02 Baixa 0,9m 11/8 - Sexta-feira 0h09 Alta 1,8m 6h34 Baixa 0,8m 12h53 Alta 1,8m 19h08 Baixa 0,9m A revista de Lauro de Freitas & Região www.vilasmagazine.com.br Facebook: VilasMagazine Instagram: @VilasMagazine
SETEMBRO 2023
12/8 - Sábado 1h11 Alta 1,9m 7h32 Baixa 0,7m 13h51 ...Alta .....1,9m 19h56 Baixa 0,8m 13/8 - Domingo 2h .........Alta .....2,0m 8h15 Baixa 0,5m 14h34 Alta 2,0m 20h30 Baixa 0,7m 14/8 - Segunda-feira 2h39 Alta 2,1m 8h53 Baixa 0,4m 15h06 Alta 2,1m 21h02 Baixa 0,6m 15/8 - Terça-feira 3h13 Alta 2,2m 9h24 Baixa 0,3m 17h36 ...Alta .....2,2m 23h26 Baixa 0,4m 20/8 - Domingo 5h49 .....Alta .....2,3m 11h56 Baixa 0,4m 18h06 Alta 2,1m 21/8 - Segunda-feira 0h Baixa 0,5m 6h19 Alta 2,2m 12h26 Baixa 0,5m 18h39 Alta 2,0m 22/8 - Terça-feira 0h34 Baixa 0,6m 6h56 Alta 2,0m 13h02 Baixa 0,6m 19h19 Alta 1,9m 23/8 - Quarta-feira 1h15 Baixa 0,7m 13h15 Alta 2,0m 19h21 Baixa 0,7m 28/8 - Segunda-feira 1h21 Alta 2,1m 7h47 Baixa 0,3m 14h11 Alta 2,2m 20h11 Baixa 0,5m 29/8 - Terça-feira 2h15 Alta 2,4m 8h38 Baixa 0,1m 15h Alta 2,4m 20h56 Baixa 0,3m 30/8 - Quarta-feira 3h04 Alta 2,5m 9h21 Baixa 0,0m 15h43 Alta 2,5m 21h39 ...Baixa ...0,1m 31/9 - Quinta-feira 3h51 Alta 2,7m 10h04 ...Baixa . -0,1m 16h23 Alta 2,6m 22h17 Baixa 0,1m 1º/9 - Sexta-feira 4h32 Alta 2,7m 10h45 Baixa -0,1m 17h Alta 2,5m 22h56 Baixa 0,1m 2/9 - Sábado 5h11 Alta 2,7m 11h23 Baixa 0,0m 17h39 Alta 2,4m 23h34 Baixa 0,2m 3/9 - Domingo 5h54 Alta 2,6m 12h Baixa 0,2m 18h15 Alta 2,3m 4/9 - Segunda-feira 0h11 Baixa 0,3m 6h34 Alta 2,4m 12h36 Baixa 0,4m 18h56 Alta 2,1m 5/9 - Terça-feira 0h54 Baixa 0,5m 7h17 Alta 2,1m 13h15 ...Baixa ...0,7m 19h43 Alta 1,9m 6/9 - Quarta-feira 1h45 .....Baixa ...0,7m 8h11 Alta 1,9m 14h06 Baixa 0,9m 20h47 ...Alta .....1,7m 7/9 - Quinta-feira 3h Baixa 0,9m 9h34 .....Alta .....1,7m 15h43 Baixa 1,1m 22h19 Alta 1,6m 8/9 - Sexta-feira 4h58 Baixa 0,9m 11h19 Alta 1,7m 18h Baixa 1,1m 23h54 Alta 1,7m 9/9 - Sábado 6h24 Baixa 0,8m 12h47 Alta 1,8m 19h02 Baixa 0,9m 10/9 - Domingo 0h56 Alta 1,9m 7h17 Baixa 0,7m 13h36 Alta 1,9m 19h41 Baixa 0,8m 11/9 - Segunda-feira 1h41 Alta 2,0m 7h58 Baixa 0,5m 14h09 Alta 2,0m 20h09 Baixa 0,6m 12/9 - Terça-feira 2h17 Alta 2,1m 8h30 Baixa 0,4m 14h41 ...Alta .....2,2m 20h39 Baixa 0,5m 15h39 Alta 2,2m 21h32 Baixa 0,5m 16/8 - Quarta-feira 3h47 Alta 2,3m 9h56 Baiaxa 0,3m 16h06 Alta 2,3m 22h Baixa 0,4m 17/8 - Quinta-feira 4h17 Alta 2,3m 10h24 Baixa 0,3m 16h38 Alta 2,3m 22h28 Baixa 0,4m 18/8 - Sexta-feira 4h49 Alta 2,3m 10h56 ...Baixa ...0,3m 17h06 Alta 2,3m 22h58 Baixa 0,4m 19/8 - Sábado 5h17 Alta 2,3m 11h24 Baixa 0,3m 7h41 Alta 1,9m 13h47 Baixa 0,8m 20h11 Alta 1,8m 24/8 - Quinta-feira 2h13 Baixa 0,8m 8h47 Alta 1,8m 14h54 Baixa 0,9m 21h26 Alta 1,8m 25/8 - Sexta-feira 3h39 Baixa 0,8m 10h21 Alta 1,7m 16h41 Baixa 1,0m 22h56 Alta 1,8m 26/8 - Sábado 5h23 .....Baixa ...0,8m 12h02 Alta 1,8m 18h15 Baixa 0,9m 27/8 - Domingo 0h15 Alta 1,9m 6h45 Baixa 0,6m
Aulas, Treinos, Passeios e Treinamento Corporativo

VALORIZE O QUE É NOSSO. ECONOMIA AQUECIDA É MAIS EMPREGO E RENDA PARA TODOS.

Priorizar produtos e serviços com o selo Made in Bahia ajuda a movimentar a economia local.

E se você é empresário baiano, use o selo nos seus produtos ou na divulgação de serviços locais. Chegou a hora de valorizar o que é nosso!

28 | Vilas Magazine | Agosto de 2023
Lei 14.275 promulgada no dia 12 de agosto 2020 pela Assembleia Legislativa do Estado.
Saiba mais
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.