Page 1

R

A Revista de Lauro de Freitas e Região

Ano 23 Edição 272 | Setembro 2021

AGORA COM ENERGIA SOLAR Há mais de 40 anos em Vilas do Atlântico

A natureza e o futuro agradecem


nossa opinião

EXEMPLO

Câmara Municipal de Belém (PA) promove sessões itinerantes para ouvir demandas das comunidades

A

Câmara Municipal de Belém (PA) retornou aos trabalhos no segundo semestre, dando um belo exemplo de cidadania. Os parlamentares sairam de seus gabinetes, na capital, e realizaram sessão itinerante no distrito de Mosqueiro (região metropolitana de Belém), com a presença dos vereadores e a participação dos moradores da ilha. O presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Zeca Pirão (MDB), garantiu que a semente foi bem plantada e que sessões itinerantes serão realizadas com mais frequência. “A Câmara Municipal precisa andar lado a lado com os interesses da população. A participação do público é essencial. Precisamos fazer uma agenda mínima para levar ao Poder Executivo as demandas”, pontuou o presidente. Durante a sessão, foram discutidos os principais projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da população, que foi ouvida e teve espaços para manifestar suas demandas, incluídas na pauta dos vereadores. Incentivado pelo exemplo, bem que os vereadores de Lauro de Freitas poderiam seguir o exemplo dos seus colegas paraenses. Afinal, na eleição passada, o que mais se ouviu foram declarações de amor à cidade, promessas de trabalho contínuo em defesa dos interesses da comunidade. Verdadeiras tanto quanto uma nota de três reais. Eleitos, esqueceram a fidelidade prometida a quatro ventos e voltaram a olhar para seus umbigos. Murchou o amor. Agora, e até as próximas eleições, é cada um por si, exclusivamente por si, do tipo “farinha pouca, meu pirão primeiro”. Mas, nesse caso, a farinha não é pouca. Em agosto o vereador Gabriel Bandarra (DEM) foi para as ruas, “instalou” seu gabinete ao lado do Pé de Oiti, espaço democrático do Centro da cidade e de lá participou da sessão virtual da Câmara. Se alinhou com suas promessas de campanha. Ponto para o vereador. Com o propósito de clarear a mente dos nobres edis, é oportuno relembrar as principais atribuições de um vereador atuante e comprometido com suas funções. Para exercê-las, é que os eleitores lhes deram o mandato. Suas atribuições podem ser resumidas em quatro: representar (os eleitores e a comunidade), legislar (em defesa do bem comum), fiscalizar (a aplicação do dinheiro público) e assessorar (encaminhamento de indicações ao prefeito e secretários municipais). Quantos podemos identificar na Câmara da nossa cida2 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

de, alinhados com esses comprometimentos? A maioria, “da base da prefeita”, perdeu a isenção dos questionamentos que a função lhe atribui, posto que está subordinada direta ou indiretamente ao Executivo, como responsável por centenas de indicações de apadrinhados “mamando nas tetas do poder”. Os interesses da cidade e dos cidadãos que se lixem. Mas essa prática pode e deve mudar, de forma democrática. Basta os eleitores acompanharem de perto a atuação dos seu candidatos em defesa dos interesses da comunidade, renovando ou suspendendo seus mandatos na próxima eleição. Simples assim.

CARONA INDEVIDA A prefeita de Lauro de Freitas visitou Vilas do Atlântico, em julho, para “inaugurar” uma obra que não fez. Uma nesga de terreno da Qd D-26, no coração do loteamento, ao lado do Colégio Apoio, ganhou melhorias feitas pela Dena Realizações Imobiliárias, como contrapartida social. Para acomodar sua assídua entourage de bajuladores, a prefeita mandou pintar de asfalto as imediações da obra, enquanto o restante do bairro, como em toda a cidade, continua precisando de muitos cuidados. A maquiagem sim, foi obra da prefeitura. Mal feita, como sempre. A sensação entre os moradores de Vilas do Atlântico, que pagam as mais altas taxas municipais, a exemplo do IPTU, é a de que não fazem parte da cidade de Lauro de Freitas, tamanha é a ausência de serviços do poder público no local. A comunidade atribui esse “abandono” ao fato de Vilas do Atlântico não ter dado votos à prefeita. Então, como castigo, Moema Gramacho nos virou as costas. Então, só ela para desmistificar esse sentimento.


Gestor Gustavo Candota amplia presença na gastronomia local Depois de reestruturar o projeto e levar o negócio ao sucesso desde que assumiu a Santa Fé Pizzaria, o empresário Gustavo Candotta (dir. na foto) se lança mais uma vez ao mercado, agora com um novo projeto: Deck 26 Pizza Bar. O restaurante oferece pizzas com massas fininhas e crocantes de sabores bem diferentes como mandioquinha, beterraba, batata doce, dentre outras. Para quem deseja comer no local, o Deck 26 oferece também diversas entradas, como dadinhos de tapioca, anéis de lula e drinks criados pelo próprio Gustavo, que podem ser apreciados ouvindo um bom som ao vivo, em sua parceria com os amigos e vizinhos do Varanda Vilas. Morador de Vilas do Atlântico há 36 anos e sempre empreendendo

e acreditando em nossa comunidade, Gustavo Candotta toca também, com sua companheira Giulianna Munhoz (esq. na foto), a Feito Açúcar, que fornece doces e sobremesas para cafeterias e restaurantes. Mestre em gestão pela Sorbonne, na França, ainda é consultor de bares e restaurantes, ajudando empresários que passam por dificuldades gerenciais e operacionais durante a pandemia.

Av. Praia de Itapuã, 362 Vilas do Atlântico (em frenRua Priscila Dutra, 268. Tel.: 71 3289-5050 (central de pedidos, diar., das 18h às 22h30).

Cond. Porto Miragem, Galpão 1. Buraquinho. Tel.: 71 9 92598594

te ao shopping Vila Verde).

Tel.: 71 3508-9550

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 3


Registros & Notas arroba informática

SUPERA A empresária Daniele Menezes Couto, inaugurou em Vilas do Atlântico uma franquia da rede Supera, pioneira em ginástica para o cérebro.

Estante comunitária O Shopping Vilas Boulevard renovou a sua Estante Comunitária para estimular a leitura entre clientes, funcionários e lojistas. Instalada na praça de alimentação, o espaço oferece, de forma gratuita, uma diversidade de mais de 200 livros de diversos autores e estilos, para circular conhecimentos de mão em mão e estimular a leitura. Doações são aceitas. Contatos tel.: 9 9379-2473

O empresário Reginaldo Brito celebra, neste mês de setembro, 17 anos de funcionamento da Arroba Informática. “Mais um ano se completa e nos dá a certeza de que um trabalho feito com comprometimento, dedicação, honestidade e seriedade sempre gera bons frutos. O feito, repartimos com funcionários, amigos, parceiros e clientes, agradecendo por fazerem parte da nossa história”.

Chapada Diamantina Francisco Lima Cruz Teixeira, pesquisador e ex-professor da Escola de Administração da UFBA lançou, lançou em agosto sua mais recente obra: ‘Chapada, Lavras, Diamantes - Percurso Histórico de uma Região Sertaneja’, pela editora baiana Solisluna. O livro pode ser adquirido pelo site da editora Solisluna (www.solisluna.com.br)

Salvador Norte Shopping

festas para as irmãs marias Antes de ir para a escola, dia 19 de agosto, Maria Fernanda (c) passou com os pais, Rafael e Suelen Teixeira e a irmã, Maria Eduarda, na Delicatessen Bella Massa, para um café da manhã muito especial, celebrando seus 8 anos. Na ocasião, a família agendou outra celebração, dia 30, para festejar os 4 anos de Maria Eduarda. Naturais de Recife, moram em Buraquinho e se declaram apaixonados pelo lugar: “Hoje é a nossa terra”. 4 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

A Freitas Varejo inaugurou em agosto nova unidade no Salvador Norte Shopping. A loja de utilidades para o lar, brinquedos, decoração, eletroportáteis, cama, mesa e banho é a quarta unidade no Grupo JCPM (as demais estão no Salvador Shopping, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy). Atuando no mercado desde 1988, essa é a 30ª unidade no Nordeste, sendo a 60ª na Bahia.

espaço de saúde A psicóloga Carol Bahia inaugurou sua clínica de saúde mental e bem estar em plena sexta-feira, 13 de agosto, em Buraquinho. O irmão, Ricardo, foi levar seu incentivo.

lions club Gleice Baptista assumiu mais uma gestão como presidente do Conselho Diretor do Lions Club Lauro de Freitas Quatro Estações. Na sua diretoria, composta exclusivamente de mulheres, estão Neide Justo (1ª vice-presidente), Ulyana Baptista (secretária), Alzeli Santos (tesoureira), Renata Mirada (diretora de Associados), Valquíria Menezes (diretora social), Iael Fagundes, Lycia Fontes e Neide Justo (diretoras de Campanhas de Saúde). Na assembleia mista de posse mista, presencial e virtual, a presidente deu posse à duas novas leoninas: Rosélia Lima e Regina Nogueira.

izakaya hall Marcelo Porto e Carine Sales inauguraram em agosto o complexo gastronômico e cultural Izakaya Hall, com a proposta de fazer do espaço uma referência positiva como centro gastronômico e cultural de Lauro de Freitas.


PLAkA 7 - 40 AnoS Desde quando foi constituída, em 1981, a empresa Plaka 7 Comunicação Visual Ltda, tem se mantido em lugar destacado no mercado de comunicação visual. Não poderia ser diferente, estando no comando pessoas como Lourival e Cristina, exemplos de ética, responsabilidade e seriedade profissional. A empresa dispõe de uma enorme capacidade técnica com profissionais especializados e investimento constante em tecnologia.

oTTo e MARGARIDA ReInhARDT

GIoVAnnA eSTReoU A fofa Giovanna abriu os olhos dia 4 de agosto, e tal como uma fada, tem mantido os pais, Rodrigo Cerqueira e Irene Donato em absoluto estado de encantamento. Bem-vinda Giovanna.

70 anos de feliz e frutífero matrimônio Desde o dia 1º de setembro de 1951, otto e Margarida renovam a história de amor, que lhes brindou com 3 filhos, 8 netos e 13 bisnetos. A casa de Vilas do Atlântico , onde moram, ficou pequena neste ano.

CONHEÇA O

PARQUE SHOPPING O SHOPPING DE UM NOVO TEMPO

parqueshoppingba

&

A L VA A G RI ED

E AD N S ES

(em breve)

E FE M ST B AS

• Parque de Diversões • Complexo Esportivo • Casa de Eventos • Cinema com Salas VIPs • Alameda Gourmet

(em breve)

Rua Maria Isabel dos Santos, Av. Beira Rio, s/n, Lauro de Freitas – BA.

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 5


q cidade

Escoteiros do Mar de Vilas do Atlântico

Lições de cidadania, civismo e cuidados com o meio ambiente Moreno Sesti* | Freelance para a Vilas Magazine

A

mar o mar! Para alguns uma relação que parece até poesia: o banho salgado para começar ou terminar bem o dia, o local de encontro com amigos e a contemplação da beleza natural. Mas, para o grupo de Escoteiros do Mar Almirante Barroso, essa conexão vai muito além. Atuando em Lauro de Freitas há cerca de três anos, o grupo desenvolve um trabalho educacional voluntário com crianças e adolescentes, voltado para a vida marítima, desde noções de sobrevivência para a vida em barcos e em pescarias, acampar na natureza, limpar praias e cuidar do meio ambiente. Foi a Marinha quem trouxe essa vertente do escotismo para o Brasil, em 1910. A principal diferença para as demais modalidades de escotismo está no fato das atividades desta serem realizadas em ambiente onde as águas sejam predominantes e permitam desenvolver o gosto pelas artes e técnicas de navegação,

pelo estudo da oceanografia, pelos esportes náuticos, entre outros. Marco Antônio, comandante e um dos fundadores do grupo na região, destaca que todas as atividades, sejam práticas ou teóricas, são elaboradas com o objetivo de aprimorar os valores essenciais para a vida em sociedade. “Um dos grandes benefícios de ser escoteiro é o aprendizado de valores morais, como respeito, honestidade, educação, cordialidade, disciplina e lealdade”. Com 50 anos de vida dedicados ao escotismo, Marco Antônio acredita que o mais importante é que todo esse aprendizado acontece de forma espontânea e com muita diversão. “Para as crianças, principalmente as menores, tudo faz parte de uma gostosa brincadeira cheia de aventuras junto à natureza. Porém, durante as atividades dos escoteiros, é trabalhada a construção do caráter desse

jovem, algo que será levado para sua vida toda”, concluiu. Com a flexibilização das atividades econômicas, o grupo, com sede no Villas Tênis Clube, já pode retomar os encontros presenciais, respeitando todos os protocolos de segurança. Marcelo Vargas, um dos organizadores do grupo, frisa que essa é uma oportunidade de proporcionar socialização às crianças e jovens, de forma segura, divertida e antenada com o futuro. “Esperamos ver mais jovens trilhando esse caminho, que é um caminho de cidadania e contribuição com os valores sociais. Nós vemos aqui jovens se divertindo e reforçando valores morais. É muito gratificante ver a evolução deles ao longo das atividades”, concluiu. * Com supervisão da jornalista Thiara Reges

Marco Antônio e Marcelo Vargas, organizadores do grupo em Vilas do Atlântico. Demais fotos, crianças e jovens em atividades envolvendo noções de cidadania, civismo, primeiros socorros, camping. Cuidados com o meio ambiente é a tônicas nos ensinamentos

6 | Vilas Magazine | Setembro de 2021


Em setembro a nossa paleta tem uma só cor.

BR

O VE RDE

SETEM

É possível prevenir o câncer de intestino. Você sabia?

sua Faça scopia o colonevina-se e pr

Agende agora o seu exame!

RESPONSÁVEL TÉCNICA: DRA ADRIANA ANDRADE RIBEIRO (CRM 13374 / RQE 13773)

Setembro Verde

Rua Pelicano, n° 341, Loteamento Varandas Tropicais Pitangueiras, Lauro de Freitas - BA

www.gastrocentrobahia.com.br

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 7


q cidade

Ecoponto de Lauro de Freitas recolhe mais de 65 t/mês Thiara Reges | Freelance para a Vilas Magazine

S

egundo levantamento divulgado em agosto pela prefeitura de Lauro de Freitas, mais de 300 toneladas de lixo reciclável foram coletadas no Ecoponto no último semestre. Inaugurado em 2019, o Ecoponto faz parte da Lei do Lixo Zero e recebe em média 65 toneladas de materiais recicláveis por mês. Localizado no loteamento Miragem, o Ecoponto funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h, e podem ser descartados resíduos sólidos, como resíduos verdes (grama, folha e poda), resíduos volumosos (móveis velhos), resíduos recicláveis (vidro, papel, plástico), restos de construção civil, entre outros. Está prevista a construção de mais três ecopontos na cidade. Crescimento na pandemia Segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza

8 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a geração de resíduos domiciliares e de limpeza urbana tiveram aumento médio de 10% no país no último ano, motivado sobretudo pelo maior tempo de permanência das pessoas em suas residências. O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, divulgado pela Abrelpe no final do ano passado,


q esportes

mostra que, em 2019, a média per capita no país era de 379,1 quilos de resíduos sólidos gerados por ano. Vale destacar que foi percebido também um aumento médio de 25% na quantidade de materiais recicláveis coletados, o que, de acordo com a associação, está ligado ao

aumento das compras pela internet, que necessitam de mais embalagens para o envio dos produtos. A preocupação da Abrelpe, no entretanto, é que o crescimento no uso desses materiais não foi acompanhado de um aumento da reciclagem do país, inclusive, diversas unidades de reciclagem foram impactadas pela pandemia e acabaram fechando. Em Lauro de Freitas, por Maína Diniz exemplo, o projeto socioambiental Ilhas, que desenvolve trabalho de coleta de lixo eletrônico, iniciou uma campanha para fortalecimento das ações, junto a empresas, condomínios e entidades civis, para que o projeto se mantenha vivo.

Lauro de Freitas será sede da Casa da Ginástica da Bahia

S

ob o impacto positivo com a conquista de medalhas de ouro e prata pela atleta paulista Rebeca Andrade, na Olimpíada de Tóquio, a ginástica baiana anuncia a retomada do seu calendário estadual e também a implementação, ainda este ano, da Casa de Ginástica da Bahia, uma novidade para a modalidade esportiva e que terá sede em Lauro de Freitas. Em reunião que aconteceu em agosto, entre a direção da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, RenContinua na página 10 u

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 9


q esportes

q economia

u Continuação da página 9

da e Esporte, e a Federação Bahiana de Ginástica (FBG), foram tratados detalhes do apoio da autarquia à modalidade esportiva. “Assim como ocorre com muitas outras federações esportivas, a Sudesb tem uma parceria consolidada com a FBG e sempre apostou na ginástica baiana, seja com realização de competições e/ou com apoio de passagens para que atletas possam participar de provas fora do estado”, ressaltou Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb. Ainda de acordo com o gestor, a parceria torna-se ainda mais consistente agora em 2021 com o investimento que o governo baiano fará para a implementação da Casa de Ginástica, que será um centro de excelência para atender a modalidade de ginástica no Estado, assim como já acontece com a canoagem, com os centros de excelência de Itacaré e Ubaitaba e em breve em Ubatã. A modalidade terá ainda esse ano o Circuito Baiano de Ginástica, realizado de 9 de outubro a 19 de dezembro, em quatro etapas. As três primeiras serão de forma híbrida, ou seja, virtual e presencial. A quarta e última etapa, será presencial, com a realização da noite de gala. Juntos, os dois projetos irão beneficiar, gratuitamente, mais de mil atletas nas modalidades de ginástica rítmica, aeróbica, balé e ainda uma turma intitulada ‘ginástica para todos’, atendendo vários tipos dessa modalidade esportiva.

10 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

Processo pode ser conduzido via Procon Thiara Reges Freelance para a Vilas Magazine

M

Ricardo Bufolin / CBG

Rebeca Andrade, na Olimpíada de Tóquio

Lei visa repactuar dívidas e proteger consumidores superendividados.

ariana, 40 anos, viu sua vida virar de ponta cabeça desde o início da pandemia. Em trabalho home office por mais de um ano e mãe solo de uma adolescente em período escolar, as despesas domésticas quase triplicaram e recorrer ao cartão de crédito e ao cheque especial foi inevitável. Isso sem falar na facilidade das compras via e-commerce. O resultado: uma dívida de mais de R$ 10 mil que Mariana não tem ideia de como vai pagar. Nossa personagem e sua história, são fictícias, mas ela representa cerca de 60 milhões de brasileiros que possuem alguma dívida a pagar. Uma realidade para milhões de pessoas há anos, mas que se viu agravada durante a pandemia pelo alto índice de desemprego e a escalada dos preços, sobretudo dos ítens básicos como alimentação, combustível e energia. Metade dessas pessoas com dívidas já podem ser classificadas como superendividados, que é quando a soma desses valores é tida como algo impossível de ser pago ante a renda desse consumidor. Para estes 30 milhões de brasileiros foi aprovada no início de julho a Lei nº 14.181/2021 – Lei do Superendividamento, como forma de educação financeira preventiva e, no caso dos já endivida-

dos, estabelece a possibilidade de uma repactuação das dívidas, de modo que esse consumidor recupere seu crédito, além de injetar cerca de R$ 350 bilhões na economia brasileira. Para a advogada Naydmüller Dias, Coordenadora Geral do Procon Municipal de Lauro de Freitas-BA, o superendividamento, infelizmente, é uma constante no país há décadas pois o brasileiro tem por hábito comprar mais do que pode pagar, seduzidos pelas ofertas tentadoras e quase irresistíveis que o mercado oferece. “Compras desordenadas, sem planejamento, acarretam sérios danos na área financeira daqueles que, por muitas vezes, se veem obrigados a endividar-se, até como forma de subsistência. Então a lei surge como forma de ajudar esses consumidores a repactuar suas dívidas, apresentando planilhas de planejamento para sanar seus débitos com credores, agindo com prudência e responsabilidade, retomando ao final, seu crédito. A ideia é que, ao educarem-se financeiramente, as pessoas passem a usar o crédito com mais consciência, evitando endividarem-se novamente”, frisou. A nova lei alterou o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso para aperfeiçoar a disciplina do crédito ao consumidor e dispor sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento. Para aderir, o consumidor propõe uma reunião com todos os credores para repactuação de dívidas, que pode ser


DEPOSITPHOTOS

mediada pela Justiça ou pelo Procon, de modo a encontrar um senso comum, que atenda ao acordado com os credores sem comprometer mais do que 35% da renda do consumidor. Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, crédito consignado, empréstimo pessoal, contas de água, luz, entre outras. Porém os contratos com garantia real, como financiamentos imobiliários e crédito rural são excluídos das dívidas passíveis de repactuação, não estando computadas para o superendividamento. Tanto nas negociações intermediadas pelo Procon, quanto pela Justiça, o próprio consumidor pode entrar com o processo, sem a necessidade de um advogado. Naydmüller Dias reforça que a opção da mediação e conciliação através do Procon tende a ser mais célere, ante o abarrotamento processual que vivemos no judiciário. “Se o cidadão seguir os ditames que a lei impõe, e as empresas aplicarem o que a lei ordena, sairemos da expectativa e passaremos a realidade de um país de ex-superendividados. Vale lembrar que, ao aderir a lei, é importante que o consumidor tenha consciência que o plano de adimplência pode levar até 5 anos e que neste período toda nova dívida deve ser evitada”, concluiu. Vilões O crescimento de 27,8% no índice de

inadimplência registrado em Salvador, em julho, gera preocupação. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Fecomércio-BA, 68,2% das famílias estão endividadas, maior índice desde setembro de 2013. São 635 mil famílias que não conseguem pagar suas dívidas até a data do vencimento e a inflação só tem complicado ainda mais a organização financeira. O pior é que a alta nos preços, na região metropolitana de Salvador, nos últimos 12 meses, é percebida principalmente em ítens básicos, como alimentos e bebidas (11,43%), transportes (15,10%), energia elétrica (19,15%) e do botijão de gás (27,88%), este último com a maior alta. Pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul aponta que cerca de 80% dos consumidores que estão endividados recebem em média três salários mínimos e comprometem cerca de 65% da renda com o pagamento de dívidas, sobrando assim muito pouco para as necessidades básicas da família. Em muitos casos, por se tratar de crédito consignado, a parcela já é debitada automaticamente do salário ou benefício previdenciário, deixando a pessoa de mãos atadas. Mas de acordo com a pesquisa realizada pela Fecomércio-BA, o cartão de crédito é o principal vilão dos soteropolitanos.

Cerca de 91,7% das famílias de Salvador estão com dívidas no cartão de crédito. Naydmüller Dias destaca que neste quesito o cartão de crédito é seguido pelo cheque especial e crédito consignado, nesta ordem, por apresentarem as maiores taxas de juros, e que é importante que os consumidores estejam atentos também às prática abusivas de agentes de crédito, a exemplo da contratação de crédito consignado sem que haja uma requisição por parte do consumidor. “Sobre o crédito consignado, percebemos uma prática contumaz realizada por alguns bancos, principalmente durante a pandemia, que é a contratação tácita de determinados serviços, como liberação de empréstimos, sem que o consumidor requeira, prática essa abusiva que viola os preceitos do Código de Defesa do Consumidor, e que são objeto de sanção pelas autoridades competentes, tanto administrativamente como é nosso caso, quanto judicial”. Denúncias sobre esta ou outras violações ao consumidor podem ser feitas diretamente ao Procon, pelo telefone (71) 3288-8919, pelos e-mails atendimentoprocon@laurodefreitas.ba.gov. br ou denunciaprocon@laurodefreitas. ba.gov.br, e até nas redes sociais @proconlaurodefreitas. A sede do Procon Lauro de Freitas funciona na Rua Silvandir F. Chaves, 158, sala 6, Recreio Ipitanga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14 horas. “Compras desordenadas, sem planejamento, acarretam sérios danos na área financeira daqueles que, por muitas vezes, se veem obrigados a endividar-se, até como forma de subsistência. A lei surge como forma de ajudar esses consumidores a repactuar suas dívidas” Naydmüller Dias, Coordenadora Geral do Procon Municipal de Lauro de Freitas.

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 11


q cidade

Quilômetros de promessas Semana do Ciclista é celebrada sem ciclovias em Lauro de Freitas Thiara Reges | Freelance para a Vilas Magazine

E

sporte, lazer, meio de transporte e até fonte de renda. As bicicletas caíram no gosto das pessoas por todo o mundo, elevando-os à condição de ciclistas e se transformando em um verdadeiro movimento que une consciência ambiental e corporal, mas também gera um leque de oportunidades transversais. No Brasil, o mês de agosto é um marco na vida dos adeptos do esporte, que desde 2017 celebram o Dia Nacional do Ciclista, uma conquista que ao mesmo tempo homenageia Pedro Davison, jovem de 25 anos que foi atropelado por um motorista alcoolizado no Eixão Sul, em Brasília, e levanta o debate sobre mais segurança e investimentos para o setor. Em Lauro de Freitas a data tem um gostinho ainda mais especial. Em 2020 o poder municipal aprovou duas leis: uma instituindo a Semana Municipal do Ciclista, celebrado este ano, de 15 a 21 de agosto, e outra que define o uso de 5% das multas de trânsito para a sinalização voltada aos ciclistas no município. “Foi a primeira vez que o município de Lauro de Freitas teve uma semana do ciclista reconhecida oficialmente, oportunidade que aproveitamos para ressaltar a necessidade de maior atenção aos ciclistas, sobretudo quanto à segurança, e também ao cumprimento da lei com a destinação de 5% da receita arrecadada com as multas de trânsito exclusivamente para a implantação e sinalização de trânsito voltada aos ciclistas”, ressalta o jornalista Hendrik Aquino, especialista em planejamento urbano e gestão de cidades, além de apaixonado pelas bicicletas. O Carcará Bike Club promoveu, dia 15 de agosto, o 1º Pedalauro, passeio de 20 km pelas ruas do município, homenageando o Dia do Ciclista. O evento reuniu aproximadamente 1000 participantes.

12 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

q ciclismo

Mas Hendrik destaca que a cobrança quanto a aplicação da Lei nº 1892/2020, que regulamenta a aplicação dos 5%, está obscura, pelo fato da gestão municipal não apresentar, de forma clara e de fácil acesso para os cidadãos, o montante arrecadado com as multas de trânsito no município. No Portal da Transparência da prefeitura de Lauro de Freitas não encontramos nenhuma informação. “Por enquanto a cidade segue com cerca de 1 km de ciclovia, localizado próximo à praça das Corujas, no loteamento Miragem, utilizada essencialmente para o pedal de lazer, e muitos quilômetros de promessas”. A maior delas é a ‘Cidade Bicicleta’. Projetada em 2012 pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra fazia parte do legado da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, e previa a construção de 217 km de sistema cicloviário em Salvador e Lauro de Freitas, mas sequer saiu do papel. Em outubro de 2017, o assunto foi destaque na edição da revista Vilas Magazine, que noticiava a promessa de implantação de pelo menos 20 km de ciclofaixas e ciclovias como parte da primeira etapa do projeto, porém com recursos próprios da prefeitura municipal, que à época tinha como gestora Moema Gramacho (PT), que coincidentemente ocupa o cargo atualmente. Enquanto isso, a vizinha Salvador em 2021 passará a contar com cerca de 310 km de rede cicloviária (ciclovia, ciclofaixa e ciclorrotas) com mais 16 km que foram implantados ou estão em fase de conclusão em vias de Patamares, e nas avenidas Paralela, Carybé e Av. ACM.


Falta de infraestrutura: Empecilho para o sistema cicloviário? “Lembro até hoje da minha primeira bicicleta, uma Caloi Berlineta, modelo dobrável, dos anos 80, que eu levava para os acampamentos em família”. De lá para cá, Hendrik não só manteve o hábito de pedalar, como evidenciou a bicicleta em seus estudos de planejamento urbano. “Me chama atenção a quantidade de pessoas pedalando pelas ruas de Lauro de Freitas, em sua grande maioria usando modelos simples, como forma de locomoção entre a casa e o trabalho, disputando espaço com os carros e outros veículos, numa cidade com infraestrutura deficiente. Mas há também aqueles para os quais a bicicleta é o lazer do final de semana ou uma fonte de renda. Independente do contexto, o que precisa ser avaliado de imediato é a condição das cidades para receber esse volume de bikes que é cada vez maior”, frisou Hendrik. Como toda cidade que cresceu de forma acelerada, e sem qualquer planejamento, Lauro de Freitas sofre diariamente com a falta de infraestrutura, malha viária precária e um volume crescente de veículos motorizados, resultado da verticalização da cidade. A av. Santos Dumont (Estrada do Coco), principal avenida do município, é o único acesso para moradores, quer seja dos bairros mais populosos como Itinga e Vida Nova, quer seja da orla de Vilas do Atlântico e Buraquinho,

e nem a construção da Via Metropolitana conseguiu aliviar o fluxo de quem vai de Salvador para a Linha Verde. Neste cenário, desde a proposta do projeto Cidade Bicicleta, já havia questionamentos quanto à implantação do sistema cicloviário na cidade. Na proposta apresentada pela Conder, na avenida Luiz Tarquínio, importante via paralela à Estrada do Coco, o trecho de ciclovia possível era de apenas 200 metros, no canteiro lateral da via. Já nas avenidas Fortaleza e São Cristóvão, em Itinga, as ciclofaixas ocupariam os dois lados da via, compartilhadas com o trânsito motorizado. Apenas em Vilas do Atlântico, loteamento projetado e com ruas mais largas, o cenário era favorável. As ciclofaixas seriam implantadas ao longo das avenidas Praia de Copacabana e Praia de Itapoã, deixando um dos lados da via para o estacionamento de veículos. “São inegáveis os benefícios do sistema cicloviário para as cidades, desde o estímulo de um menor fluxo de veículos, até a economia de tempo no deslocamento. Claro que é um desafio, ante os problemas de infraestrutura, mas cabe ressaltar que não são problemas enfrentados apenas por Lauro de Freitas e várias outras cidades pelo país conseguiram achar caminhos para ultrapassar essa barreira. O trabalho de educação no trânsito precisará ser intensificado e sem dúvida o resultado final é positivo para todos os envolvidos: cidade, motoristas e ciclistas”, finaliza Hendrik.

De cima para baixo: uA família Sucupira - Arthur, Carolina e a pequena Liz - aproveita os domingos de sol para pedalar em Vilas do Atlântico. vA gerente bancária Luciana Dumiense e sua “magrela”, passeando em Itapuã wO educador físico, Eduardo Filho, liderou um grupo de ciclistas e foram até Aracaju (“saímos às 4h30 de Busca Vida, pedalamos 285 km e às 17h30 estávamos na orla, em Atalaia) xPolícia Militar fazendo patrulhamento com bicicletas na orla de Salvador.

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 13


q comportamento

Artista cria ‘cabine musical’ para se apresentar na porta de condomínios de Lauro de Freitas Thiara Reges e Moreno Sesti* | Freelance para a Vilas Magazine

“Dentro do apartamento já era possível ouvir uma música instrumental muito agradável. Era tão vívido e emocionante que não parecia uma reprodução por meios eletrônicos, como vindo de um CD, por exemplo. Mas, como estamos na pandemia, também não poderia ser uma música ao vivo, certo? Errado! Tamanha foi minha surpresa e alegria, quando cheguei na varanda e avistei um músico fazendo um belíssimo show na porta de meu condomínio, trazendo uma dose de acalanto em meio a pandemia”. O relato de uma moradora de Lauro de Freitas despertou nossa curiosidade em conhecer um pouco melhor o artista que tem espalhado amor pela cidade. Trata-se de Delmar Teixeira, 39 anos, saxofonista, que vem utilizando seu dom como forma de espalhar mensagens positivas para as pessoas, além de obter renda para a sua família. Natural de Salvador, Delmar é músico

Bilhete de uma moradora após exibição de Delmar em ruas de Lauro de Freitas 14 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

profissional, já se apresentou com outros artistas e tocou na banda da cantora Lud­ millah Anjos, ex-The Voice Brasil. Mas desde o ano passado o músico vem sentindo fortemente os impactos da pandemia, assim como toda classe artística que ficou afastada dos palcos. Pai de três filhos, apesar do toque de recolher e o fraco movimento de turistas no Pelourinho e demais pontos turísticos de Salvador, Delmar precisava continuar trabalhando. Mas como tocar saxofone de máscara? Como se proteger da Covid-19? Com muita criatividade ele bolou uma estrutura que lhe dá toda mobilidade necessária para tocar o instrumento com segurança. “A estrutura da cabine é toda feita em pvc e plástico. Não é um material barato, custou cerca de R$ 200 reais. Utilizei a

Delmar em sua cabine musical, se apresentando em frente de prédios residenciais na rua Itororó, em Lauro de Freitas última parcela do auxílio emergencial que recebi para apostar nessa ideia. Não sabia se daria certo, mas graças a Deus estou tendo retorno”, contou. O próximo desafio foi chegar até o público. Foi quando teve a ideia de levar o show para o Corredor da Vitória, em Salvador, onde presenciou os moradores dos condomínios se interessarem e se emocionarem com seu trabalho. “Via as pessoas descendo do prédio, me procurando, contando suas histórias, se emocionando... As pessoas me parecem mais sensíveis neste período de pandemia, precisando de música, de arte para viver. Inicialmente tomei essa atitude pela necessidade, pelo dinheiro. Não tinha de onde tirar receita, precisava de um trabalho e tive essa ideia. Mas o brilho nos olhos que provoco nas pessoas quando toco, me motiva a fazer isso diariamente”. A ideia deu tão certo que Delmar expandiu os shows com sua cabine móvel também para Lauro de Freitas. “Percebi que a música que toco faz a diferença na vida das pessoas. Foi então que decidi não ficar em um ponto fixo. Queria circular e poder levar alegria para mais e mais pessoas”, desabafa o músico, levantando seu palco para alegrar outras pessoas em outras ruas. * Com supervisão da jornalista Thiara Reges.


Raymundo Dantas

Escritor e palestrante, especializado em Marketing no Varejo, com Mestrado na Espanha. raymundo_dantas@uol.com.br

Afinal, o que é qualidade?

H

oje em dia todo mundo fala em qualidade. Nada se faz sem ela, todo negócio deve contê-la, ela é tudo o que o consumidor quer. Mas, na prática, o que significa qualidade numa loja de varejo? Penso que podemos resumir tudo na seguinte frase: é oferecer o melhor possível, de modo mais rápido, mais econômico, mais criativo, e mais agregador de valor para o cliente, e fazer isso com empatia, simpatia e acolhimento. Agora vamos descascar esse conceito! Quando digo o melhor possível, estou falando dos produtos que melhor satisfazem as exigências, ou desejos, do seu cliente (marca, sabor, tamanho, embalagem, cor, etc.), inclusive preço e facilidade de pagamento. A qualidade do produto portanto é a que o seu cliente deseja. Não se trata de oferecer os produtos melhores, mais caros, de “melhor qualidade”. O que importa é poder oferecer aquele produto, com o nível de qualidade que o cliente quer. Por que o atendimento deve ser mais rápido? Porque as pessoas hoje têm pressa, têm muito que fazer, ou querem ganhar tempo, até para depois não fazer nada. Além disso, nós também precisamos de mais tempo, para atender mais clientes. Entretanto a rapidez deve servir ao consumidor. É ele quem dá o ritmo. Não vamos empurrá-lo para fora da loja. Mas também não devemos cometer a tolice de fazer o cliente esperar um tempão pela nota para

pagamento, ou na fila do caixa. Isso irrita o consumidor, estressa o empregado e nos faz perder faturamento de imediato, por desistência da compra, ou até para sempre, com a perda definitiva do cliente. O sistema operacional do estabelecimento é também muito importante para a rapidez do atendimento. Às vezes há boletos, notas fiscais em inúmeras vias, fichas para usufruir serviços, para pegar compras, fichas para preencher dados de cheque, filas para preencher cartão de crédito e uma burocracia tal que o cliente cansa ou até se sente hostilizado e não volta mais. DEPOSITPHOTOS

Oferecer um produto de modo mais econômico para o consumidor, significa oferecer vantagem real, verdadeira, um melhor resultado pelo mesmo preço, mais quantidade de produto, por exemplo. Enfim, melhor relação custo-benefício. Mais criativo é o modo de fazer as mesmas coisas diferentemente daquilo que é rotineiro, daquilo que é esperado. É ser “fora do comum”, acrescentar um charme especial, que o cliente não encontre no seu concorrente. Essa criatividade

pode estar na forma de atendimento, na embalagem, num brinde adicional, em tudo e em qualquer coisa! Todas essas maneiras de oferecer produtos e serviços agregam valor, isto é, acrescentam ao produto ou serviço em si, outros tipos de satisfação, que terminam por criar no cliente a sensação de que recebeu muito mais do que o que efetivamente comprou. Para tanto, entra a empatia, que não se pode confundir com simpatia. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, para entender como é que ele pensa e conhecer suas razões. Isso permite a você argumentar com precisão, atender com segurança e atingir a satisfação do cliente. De modo grosseiro, pode-se aplicar aí aquela velha frase: “o melhor pescador é o que consegue pensar como peixe”. Simpatia é uma atitude óbvia quando se quer agradar alguém. E acolhimento é o sentimento que vamos despertar no cliente, quando conseguimos fazer todas essas coisas de que falamos até aqui. Ele vai se sentir bem recebido, bem vindo, vai perceber que sua presença na loja é desejada, querida por todos. E por isso mesmo vai querer voltar sempre. Como se vê, qualidade não é esse bicho de sete cabeças que às vezes nos querem fazer pensar. Trata-se de coisa antiga. A novidade é que agora, cada vez mais, ela decide a continuidade e o crescimento de qualquer negócio. Por isso é preciso levá-la a sério e trabalhar para implantar nas nossas lojas essa mentalidade da qualidade, do gerente até ao mais novo auxiliar. É preciso criar a cultura da qualidade, antes que o cliente nos desqualifique.

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 15


Saúde & Bem-Estar

PARKINSON

Conheça os sintomas da doença, além dos tremores Doença neurodegenerativa afeta a produção de dopamina, responsável pelos movimentos do corpo

N

ormalmente associada aos tremores, a doença de Parkinson pode manifestar-se em outros sintomas. É preciso atenção aos sinais, principalmente em pessoas acima de 60 anos de idade, para que seja possível realizar o tratamento e melhorar a qualidade de vida, explicam os especialistas. “Nem todo tremor é Parkinson”, diz Natally Santiago, neurocirurgiã funcional do Hospital San Gennaro (SP). Ela esclarece que o tremor característico

Veja na página ao lado 16 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

boadica - facilidades & serviços

da doença é o chamado “tremor de repouso”, ou seja, ocorre quando não estão sendo executados movimentos e, ao realizar ações, pode diminuir ou até mesmo sumir. O Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta a produção de dopamina, neurotransmissor responsável pelos movimentos, explica a médica. Por isso, além dos tremores, outros dois sinais característicos da doença estão relacionados à movimentação: a rigidez muscular e a bradicinesia. “Um dos sinais mais importantes é a lentidão da movimentação, que chamamos de bradicinesia. A velocidade da pessoa para se movimentar e executar os movimentos fica muito lentificada”, relata Frederico Haidar Jorge, neurologista do Hospital Santa Catarina (SP).


Saúde & Bem-Estar

Além dos três sinais, pacientes com Parkinson podem apresentar outros sintomas, segundo o neurologista. Dentre eles, instabilidade postural, diminuição nas expressões faciais, dificuldade de mastigação e deglutição, voz mais baixa, diminuição na percepção de olfato e alterações no sono, emocionais ou cognitivas. “Não há um teste específico para Parkinson. O diagnóstico depende da história clínica do paciente, que chamamos de anamnese, e de exames neurológicos. Também fazemos exames complementares para descartar outras situações”,

boadica - facilidades & serviços

informa o neurologista. AvaLIaçãO Ao identificar sintomas, a avaliação médica é essencial. Isso porque diferentes causas podem desencadear o que os médicos chamam de parkinsionismo ou síndrome parkinsoniana, um conjunto de sintomas neurológicos encontrados na doença de Parkinson, mas que não necessariamente indicam a presença dela. “70% dos casos de síndrome parkinsoniana são por doença de Parkinson, mas os outros 30%, aproximadamente, são

outras doenças neurodegenerativas e até remédios que podem levar a pessoa a ter o quadro de sinais e sintomas”, esclarece Alex Baeta, neurologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Baeta relata que a forma mais comum da doença é a idiopática, ou seja, cuja origem não consegue ser identificável. Em alguns casos, é possível identificar indivíduos com alto risco de ter Parkinson, devido à herança genética. “Não há como prevenir a doença de Parkinson com os recursos disponíveis no momento”, diz. Gabriela Bonin / Folhapress.

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 17


Saúde & Bem-Estar

boadica - facilidades & serviços

ANGIOLOGIA

ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR

Tratamento minimamente invasivo de varizes e doenças arteriais l Ecografia vascular (duplex scan). ACEITAMOS O SEU CONVÊNIO

Bradesco, Rede Gama Saúde, + Golden Cross, Mediservice, Petrobras, Planserv, Saúde Caixa, SulAmérica, Unimed. • André Pinheiro - CRM 21080 • Ítalo Andrade - CRM 18859 • Luciana Miranda - CRM 18759

• Ricardo Dantas - CRM 19844 • Vinícius Majdalani - CRM 17865

Avenida Luís Tarquínio, 2580, Condomínio Villas Trade Center Empresarial, Edf. Vilas Business Vilas do Atlântico, sala 505, Lauro de Freitas, Salvador/ BA

CARDIOLOGIA

CARDIOLOGIA

RESPONSÁVEL TÉCNICO: CAROLINA MACHADO (CRM: 15232)

71 3051-1610 71 98306-6854

A CLÍNICA DO SEU CORAÇÃO. PORQUE O NOSSO, BATE POR VOCÊ!

Serviços: Consultas Ecocardiograma Transtorácico Colorido Eletrocardiograma Holter Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial Teste Ergométrico Computadorizado Doppler de Carótidas e Vertebrais

Central de Marcação: 3505-6600 @clinicacardioprev

UNIDADE LAURO DE FREITAS

SHOPPING ESTRADA DO COCO, SALA 315

UNIDADE PITUBA

PITUBA PARQUE CENTER, SALA 134 - ALA B

CLíNICA MÉDICA

18 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM


Saúde & Bem-eStar

boadica - facilidades & serviços

FARMÁCIA

FISIOTERAPIA

FISIOTERAPIA

FISIOTERAPIA

FISIOTERAPIA

GERIATRIA

FISIOTERAPIA DOMICILIAR

MASSOTERAPIA

ODONTOLOGIA Especialista em

MEDITAçãO Meditações, cursos e palestras online @brahmakumarisvilas @brahmakumarissalvador @brahmakumarissaopaulo

98486-6903 / 3379-2256 / brahmakumaris.org.br

NUTRIçãO

Próteses de Porcelana Próteses em Geral Lente de Contato Clareamento Periodontia Implante Estética Clínica Geral Tratamento de Bruxismo Disfunção de ATM Atendimento personalizado e pontual com horários flexíveis, de segunda a sexta-feira.

dradrianosacramento

Prótese

Registro Fotográfico do seu tratamento

Shopping Estrada do Coco, Sala 406.

u Setembro de 2021 | Vilas Magazine 19


Saúde & Bem-Estar

boadica - facilidades & serviços

ODONTOLOGIA

ODONTOLOGIA

ODONTOLOGIA

20 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

ODONTOLOGIA


Saúde & Bem-eStar

boadica - facilidades & serviços

ODONTOLOGIA

ODONTOLOGIA

OFTALMOLOGIA

Programe o anúncio* da sua clínica/consultório na edição especial de dezembro e pague em 3 parcelas fixas: setembro, outubro e novembro. Consulte mais detalhes: Tels.: 3379-2439 / 3379-2206 whatsApp 9 8899-2439 e-mail: comercial@vilasmagazine.com.br *Condição exclusiva para anúncios de página inteira.

ORTOPEDIA

PRONTO ATENDIMENTO TRAUMATOLOGIA ORTOPEDIA Das 7h às 19h CENTRO MÉDICO Angiologia Cirurgia Geral Cirurgia Plástica Clínica Médica Dermatologia Endoscopia Gastroenterologia Urologia Ginecologia/Obstetrícia

Agende sua Consulta

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM CLÍNICA DA DOR

Day Hospital COF - Centro Médico

Convênios Particular

Estrada do Coco Km 01 - Lauro de Freitas - Bahia - CEP 42.702-400

71

71

99203-1886

3206-4444

www.cof.com.br cof@cof.com.br Setembro de 2021 | Vilas Magazine 21


Saúde & Bem-eStar

boadica - facilidades & serviços

OTORRINOLARINGOLOGIA

OTORRINOLARINGOLOGIA

OTORRINOLARINGOLOGIA

PODOLOGIA

PODOLOGIA

22 | Vilas Magazine | Setembro de 2021


Saúde & Bem-eStar

boadica - facilidades & serviços

PODOLOGIA

PSICOLOGIA

PSICANÁLISE

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

u Setembro de 2021 | Vilas Magazine 23


Saúde & Bem-eStar

boadica - facilidades & serviços

PSICOLOGIA

PSICOTERAPIA

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

PSICOPEDAGOGIA

PSICOPEDAGOGIA

PSICOTERAPIA

PONTOS DE DISTRIBUIçãO AVULSA DA REVISTA VILAS MAGAzINE* Reprogramação Mental, Constelação

Familiar, Florais de Bach e Bioenergética

TERAPIA

TERAPIA OCUPACIONAL

UROLOGIA

CRM 14529

Dr. Ronaldo Dantas

Urologia - Membro Titular da SBU Av. Santos Dumont, 1833 Edf. Aero Empresarial, Sl 102 Estrada do Coco - Lauro de Freitas

(71) 3289-4373 / 99695-4556

24 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

hiperideal - Parque Shopping Bahia. hiperideal - Estrada do Coco, km 7. Portão (sentido Litoral Norte). Bosque Jardinagem e Paisagismo - Estrada do Coco, km 5 (sentido Litoral Norte). Bello Ferragens - Av. Luiz Tarquínio Pontes, 2361. Verde Vilas - Av. Luiz Tarquínio Pontes, 2292. Casa de Carnes Santa Bárbara - Av. Luiz Tarquínio Pontes, 39 (em frente ao banco Itaú). Pão expresso - Av. Praia de Itapuã. Vilas do Atlântico (em frente ao Colégio Apoio). Atlântica Delicatessen - Praça Martiniano Maia, 33. Centro (em frente ao Pé de Oiti). D´Meg Restaurante - Rua Gerino de Souza Filho. Oscarito Restaurante - Al. Praia de Tubarão. Vilas do Atlântico (atrás do posto de combustíveis). Costa do Joanes Open Mall - Rua Antônio Carlos Magalhães, 1501. Buraquinho. novo Mix Supermercado - Rua Francisco das Mercês. Buraquinho. Pão & Canela/novo Varejo Supermercados - Rua Colonia Boa União, 7. Boa União de Abrantes (rua do clube da Caixa Econômica). Restaurante Mineirim - Av. Praia de Itapuã. Vilas do Atlântico, 234 (após o arco da entrada principal). Duckbill Cookies & Coffee Lauro de Freitas - Av. Santos Dumont 6.105 (ao lado da Casa de Palha). Banca de Revista de Vilas do Atlântico - Av. Praia de Itapuã (ao lado do mercado Pão Express). * Disponíveis enquanto durar a quantidade de exemplares entregues.


Bichos

boadica - facilidades & serviços

Quais as vacinas necessárias para os cães? há riscos? Veja 10 perguntas e respostas os filhotes podem ser vacinados em qualquer momento? É indicado que os filhotes sejam vacinados a partir da sexta semana de vida, com vacinações subsequentes com intervalos entre 2 e 4 semanas, sendo importante que o término do protocolo de imunização com vacinas múltiplas ocorra após as 16 semanas de vida. Antes do procedimento, os anticorpos maternos são a única proteção contra infecções que os filhotes recebem, porém, com redução gradativa dos títulos de proteção até essa idade. Por isso, a vacinação é extremamente importante, sendo responsável pela resposta imunológica contra os agentes causadores das principais doenças infeciosas dos cães. Quais vacinas meu cão precisa? As vacinas essenciais, ou seja, aquelas que são recomendadas para todos os cães, têm como objetivo promover a imunidade para doenças importantes, muitas vezes fatais, e que estão amplamente distribuídas. As imunizações principais são: vacinas contra a cinomose, parvovirose, adenovírus canino tipo 2 – compõem as vacinas múltiplas caninas – e raiva. Além disso, a imunização contra leptospirose, parainfluenza, e leishmaniose visceral canina, também podem, e conforme o desafio para o animal, devem ser incluídas no calendário do pet. Nesse caso, são levados em consideração fatores como riscos de exposição ao agente infeccioso, o estilo de vida, e a faixa etária do animal. Cães adultos precisam de vacinas? Os animais adultos precisam de vacinas. O protocolo, comumente, é feito anualmente, mas em alguns casos, dependendo do estilo de vida do animal ou do nível potencial de exposição a alguma doença, pode ser recomendado um período menor ou maior para revacinação. É importante reforçar que a imunização é um processo que deve ser realizado ao longo da vida do pet, e não apenas com os filhotes. Sem vacinação o animal está vulnerável a uma série de

doenças infecciosas. Posso atrasar a imunização? Cada vacina tem uma necessidade específica, algumas exigem múltiplas doses para completar o ciclo de imunização, outras são de dose única. O indicado é sempre seguir o protocolo corretamente, respeitando o intervalo determinado pelo médico-veterinário. Isso assegura a imunização completa do pet e, consequentemente, a eficácia da proteção. Também é importante destacar que a resposta imunológica é um fator individual, portanto, que pode variar de EdsOn SILva / FOLhapress

riormente, ou seja, será preciso iniciar o protocolo de imunização seguindo as orientações do veterinário. Quais riscos as vacinas oferecem aos pets? As vacinas em geral são bastante seguras e têm como objetivo proteger os cães contra uma série de agentes infecciosos, conforme o imunizante. Os produtos disponíveis no mercado passam por um rigoroso processo de análise, sendo preciso apresentar estudos de segurança e eficácia, e seguir a regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Todo esse processo ocorre antes de os produtos chegarem até à clínica veterinária. é preciso algum cuidado especial depois da vacinação? O pet não deve ficar sozinho nas primeiras horas após a vacinação. O indicado é que o tutor acompanhe o animal nesse período, dessa forma será possível identificar rapidamente qualquer alteração física ou comportamental. Meu cão terá alguma reação ao se vacinar? Cada animal tem uma resposta imune individual. Alguns, por exemplo, podem apresentar mais sensibilidade no local de aplicação da vacinação. Também é comum que o pet fique mais quieto no dia da imunização. Nesses casos, o médico-veterinário pode indicar algum analgésico ou outro fármaco para aliviar os sintomas do cão, conforme a necessidade.

animal para animal. Como escolher as vacinas do pet? O médicoveterinário é o responsável por indicar as vacinas para o pet. É muito importante que o tutor leve o animal para uma consulta com esse profissional, que irá avaliar o estado geral de saúde e outras variantes para indicar o protocolo ideal de vacinação, individualmente. não sei se o pet já foi imunizado, devo desconsiderar a vacinação? Em casos em que o tutor não conhece o histórico de vacinação do animal, deve-se considerar que o pet não tenha sido vacinado ante-

Como saber que meu cão está tendo uma reação fora do habitual? Como citado, as reações são relacionadas às respostas individuais do organismo do pet. As reações graves, como casos alérgicos ou anafiláticos, são raras, mas podem acontecer. Por isso, é importante que o tutor fique atento! Caso o animal apresente sinais como agitação, mucosas pálidas, diminuição do apetite, apatia, febre, dificuldade de respirar, vômito/diarreia, inchaço em qualquer parte do corpo (edema), coceira e erupções e/ou placas na pele, rigidez ou dor articular, até hipotensão e choque (animal muito prostrado, sinais de reação anafilática), é preciso buscar atendimento veterinário para tratamento suporte/sintomático imediato. Lívia Marra / Folhapress.

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 25


boadica - facilidades & serviços

edUcaÇÃo CURSOS

IDIOMAS

LIVRARIA

MÚSICAS

AULAS ONLINE E PRESENCIAIS Instrumento Musical e Técnica Vocal Preparatório para vestibular (100% de aprovação no vestibular)

Mozart’Baby e Kids

(a partir do 9º mês de idade)

99217.2687 71 3508.9447 cmmozartoficial

MÚSICAS

REFORçO ESCOLAR

Programe o anúncio* da sua escola na edição especial de dezembro e pague em 3 parcelas fixas: setembro, outubro e novembro. Consulte mais detalhes: Tels.: 3379-2439, 3379-2206 whatsApp 9 8899-2439 e-mail: comercial@vilasmagazine.com.br *Condição exclusiva para anúncios de página inteira.

moda & BeLeZa

boadica - facilidades & serviços

Usa tranças? Confira guia de como cuidar do couro cabeludo e raiz dos fios começa na colocação. Se ela for muita, pode levar a queda de cabelo. Eternas enquanto duram O ideal, segundo Katleen, é retirar após um mês ou pelo menos fazer o retoque da parte da frente em 30 dias e dar um intervalo de dois meses para encarar o look novamente.

Estilo, personalidade e valorização das origens africanas. As tranças são lindas, mas dão trabalho para fazer e também para manter. O couro cabeludo, por exemplo, merece atenção especial. Por isso, preparamos este guia com algumas dicas de cuidados. higienização do couro cabeludo Você deve lavar o cabelo pelo menos 1 ou 2 vezes na semana com xampu antioleosidade ou antirresíduo, aplicando somente no couro cabeludo. Cuidado com a tração A tração das tranças

26 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

MARLENE BERGAMO / FOLhAPRESS

Quer esticar mais um pouquinho? O máximo do máximo são 3 meses com as tranças. Para repetir a dose, não há uma regra. É preciso deixar o couro

cabeludo um pouco livre e também ter tempo para hidratar bastante os fios nessa pausa de descanso. Folhapress.


eVentoS & FeStaS

boadica - facilidades & serviços

ALUGUEL DE BRINQUEDOS

ALUGUEL DE BRINQUEDOS

ALUGUEL DE BRINQUEDOS

ALUGUEL DE MÓVEIS

BUFFET

BUFFET

DJ

FOTOGRAFIA

GARçOM

MESAS & CADEIRAS

MESAS & CADEIRAS

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 27


Gastronomia

boadica - facilidades & serviços

AtLântIca DeLIcatessen De pai para filhos, tradição e qualidade na gastronomia em Lauro de Freitas

C

onsolidado como um dos mais tradicionais endereços gastronômicos da cidade, a Atlântica Delicatessen é uma referência de pai para filho, há 39 anos em Lauro de Freitas. A casa combina, com equilibrada eficiência, os sabores da sua sortida produção de pães, bolos e tortas com a variedade de opções saudáveis servidas diariamente, das 6h30 às 20h. No café da manhã, por exemplo, de segunda à sexta, ficam à disposição pães, queijos, embutidos, cuscuz de milho, sucos, doces, sequilhos, entre outras. Nos finais de semana, as opções ganham o reforço das “comidas de peso”, entram feijoada, sarapatel, rabada, ensopado de carneiro, lombo e galinha cozida. O bufê do almoço tem clientes fidelizados e se renova à tarde, para a ceia e mais tarde o jantar, que podem ser incrementados com caldos, pi-

AÇOUGUE

COzINHA DELIVERy

28 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

zzas assadas na pedra e lanches, para atender todos os gostos e paladares. No comando da casa, os irmãos Neinan, Neirlan e Reilan herdaram do pai, Reinan Couto, não apenas o espaço físico, mas o comprometimento pela continuidade dos bons serviços e qualidade dos produtos. Os ensinamentos foram passados. O patriarca, que deu início ao empreendimento, relembra: “Quando abrimos a casa, em 4 de agosto de 1982, meu grande desafio era fazer daquele pequeno comércio um empreendimento de sucesso. Mostrar que era capaz, ao meu pai, familiares e acima de todos, à mim mesmo. À medida que o tempo foi passando, nossa empresa foi crescendo e ganhando espaço e força no mercado. Cada vez mais pessoas se somavam à minha empolgante vida de padeiro. Aprender sobre o negócio, sobre as oportunidades e os caminhos certos a serem seguidos, sempre fizeram parte da minha história de vida. Muito do que fiz na vida pessoal e profissional foi de desenvolver confiança em minha equipe e naqueles com os quais sentia que podia contar. Sempre privilegiei a valorização dos funcionários, com quem sentia que podia contar com as mesmas responsabilidades e amor pela empresa”. AtLântIca DeLIcatessen - Praça Martiniano Maia, 33. (em frente ao Pé de oiti). Centro. Tel.: 3378-1646.

BEBIDAS

DELIVERy


GASTRONOMIA

boadica - facilidades & serviços

AREMBEPE Em agosto aconteceu mais uma degustação do curso de salgados, folhados e panificação básica, em Arembepe, realizado através de parceria entre as secretarias do Desenvolvimento Social e Cidadania, do Turismo, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No final, 220 famílias serão beneficiadas com a capacitação. Foram degustar as delícias, as secretárias da Sedes, Reni Oliveira, e do Turismo, Cristiane Bacelar, lideradas pela primeira-dama, Ivana Paula.

COMUNICADO

Prezados clientes e amigos, Estamos nos despedindo de mais uma etapa de nossas vidas. Nossa administração à frente do restaurante Alecrim Dourado se encerrou em dia 27de agosto. Foram 6 anos e 8 meses de trabalho, com algumas dificuldades, mas também muita alegria. O melhor desta experiência, sem dúvida, foi conhecer tantas pessoas boas, que estarão para sempre em nossos corações. O restaurante está com nova administração, mas a equipe – da cozinha e salão – permanece, mantendo o padrão de qualidade, cortesia e compromisso, valores permanentemente seguidos ao longo de nossa administração. Aproveitamos também para agradecer o prestígio e fidelidade que dispensaram ao nosso trabalho. Muito obrigado. Renan Mizushima.

DELICATESSEN

Um bom dia começa com um bom CAFÉ DA MANHÃ DELIVERY

Vilas do Atlântico Tel.: 3379-1034 Todos os dias, das 6 às 22h PIZZARIA

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 29


caSa & decoraÇÃo

boadica - facilidades & serviços

ARQUITETURA

ARQUITETURA

COLChõES

CONSTRUçãO & REFORMA

ARQUITETURA

CONSTRUçãO & REFORMA

A SUA REDE MAIS COMPLETA PARA O SEU LAR

CONSTRUçãO & REFORMA

30 | Vilas Magazine | Setembro de 2021


caSa & decoraÇÃo

boadica - facilidades & serviços

CONSTRUçãO & REFORMA

CORRIMãO

Construção, reforma e reparos emergenciais

Construção . Elétrica . Hidráulica . Reforma Pintura . Montagem . Desmontagem . Instalação Higienização de caixa d’água . Pré-mudança Reforma rápida . Serviços gerais . Checkup residencial

Visita grátis

CORTINAS

SERVIÇOS VIÇ

EM INOX

- CORRIMÃOS - GUARDA CORPO - FECHAMENTO DE ÁREAS - E OUTROS Escritório: Estrada do Coco, Nº 1000 KM 13, Vila de Abrantes, Camaçari-BA

CORTINAS

CORTINAS

CORTINAS

CORTINAS

CORTINAS

CORTINAS

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 31


caSa & decoraÇÃo

boadica - facilidades & serviços

ELÉTRICA

bahiatechbrasil

A MELHOR SOLUÇÃO EM ELÉTRICA DA BAHIA www.bahiatechbrasil.com.br

bahiatechbrasil

71.3029 9100

ELÉTRICA

ESTOFADOS

ELETRICISTA

ESTOFADOS

FORROS

ESTOFADOS

GESSO

Programe o anúncio* da sua empresa na edição especial de dezembro e pague em 3 parcelas fixas: setembro, outubro e novembro. Consulte mais detalhes: Tels.: 3379-2439, 3379-2206 whatsApp 9 8899-2439 e-mail: comercial@vilasmagazine.com.br *Condição exclusiva para anúncios de página inteira.

32 | Vilas Magazine | Setembro de 2021


caSa & decoraÇÃo

boadica - facilidades & serviços

MADEIREIRA TRATADA

MADEIREIRA

MADEIREIRA

MATERIAL DE CONSTRUçãO

MATERIAL DE CONSTRUçãO

MATERIAL DE CONSTRUçãO

MÓVEIS PARA ESCRITÓRIO

MÓVEIS PLANEJADOS

MÓVEIS PLANEJADOS

Móveis e Arquitetura

@planomoveis_marcenaria (71) 99161-3420 Shopping Vila Verde Vilas do Atlântico

Visite nosso Showroom! Solicite seu orçamento!

u Setembro de 2021 | Vilas Magazine 33


caSa & decoraÇÃo

boadica - facilidades & serviços

MÓVEIS PLANEJADOS

PERSIANAS

A SUA REDE MAIS COMPLETA PARA O SEU LAR

PERSIANAS

PERSIANAS

PERSIANAS

PERSIANAS

PISCINAS

34 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

PORTõES


caSa & decoraÇÃo

boadica - facilidades & serviços

REDES DE PROTEçãO

PORTõES

COBRIMOS QUALQUER ORÇAMENTO

���������������� REDES DE PROTEçãO

SEGURANçA ELETRÔNICA

SEGURANçA ELETRÔNICA

SEGURANçA ELETRÔNICA

SEGURANçA ELETRÔNICA

SEGURANçA ELETRÔNICA

SEGURANçA ELETRÔNICA

SEGURANçA ELETRÔNICA

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 35


caSa & decoraÇÃo

boadica - facilidades & serviços

TELAS MOSQUITEIRAS

TELAS

SERVIçOS

TOLDOS

TOLDOS

TOLDOS

TOLDOS

TOLDOS

36 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

TELAS MOSQUITEIRAS


caSa & decoraÇÃo

boadica - facilidades & serviços

VIDRAçARIA

VIDRAçARIA

VIDRAçARIA

VIDRAçARIA

VIDRAçARIA

VIDRAçARIA

Box, Espelhos bisotados Fechamento de área, Peliculas residênciais e de autos, Jateamento, Envidraçamento Vidros em Geral

VIDRAçARIA

VIDRAçARIA

Programe o anúncio* da sua empresa na edição especial de dezembro e pague em 3 parcelas fixas: setembro, outubro e novembro. Consulte mais detalhes: Tels.: 3379-2439, 3379-2206 whatsApp 9 8899-2439 e-mail: comercial@vilasmagazine.com.br *Condição exclusiva para anúncios de página inteira.

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 37


SerViÇoS & cia

boadica - facilidades & serviços

ADMINISTRAçãO DE CONDOMíNIOS

ANDAIMES

ANTENAS

AR CONDICIONADO

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

38 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

ADMINISTRAçãO DE CONDOMíNIOS

ANTENAS

ANTENAS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA


SerViÇoS & cia

boadica - facilidades & serviços

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Agora em Lauro de Freitas Serviço autorizado Brastemp e Consul!!! Venda de peças e acessórios

*Atendemos todas as marcas!

(71 3027-2479) - ( 71 3027-2812) - ( 71 9 8643-1176) SERVIÇO AUTORIZADO u Setembro de 2021 | Vilas Magazine 39


SerViÇoS & cia

boadica - facilidades & serviços

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

AUTo-eSCoLA

ChAVEIROS

CONSULTORIA DE ALIMENTOS

CONTABILIDADE

CONTABILIDADE

CONTABILIDADE

CONTABILIDADE

CONTABILIDADE

DESINSETIzAçãO

Contabilidade: Industrial/Comercial/Serviços

APC

Trabalhista/Previdenciário/Fiscal/Contábil Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica Assessoria/Consultoria/Auditoria Emp. e Tributária. Constituição/Regularização/Baixa de Empresas Escritório Virtual/Sala de Reunião Av. Luiz Tarquínio Pontes, Nº 1904 Edf. MAG Empresarial, Sala 301 Pitangueiras - Lauro de Freitas/BA CEP: 42701-450

CONTABILIDADE

40 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

COSTURA


SerViÇoS & cia

boadica - facilidades & serviços

DESINSETIzAçãO

ENERGIA SOLAR

ECONOMIZE MAIS DE

90% DA SUA CONTA DE LUZ

ENTRE EM CONTATO PARA MAIORES INFORMAÇÕES;

71 99245.2681

Rua Odilon Santos,14, Centro Comercial Vila 14, Loja 16, Rio Vermelho, Salvador, Bahia.

www.engesun.com /

engesun

ENTULhOS & PODAS

ENTULhOS @lokandaimesoficialba www.lokandaimes.com.br

TODO SUPORTE PARA CONSTRUÇÃO E REFORMA DA SUA CASA! ANDAIMES MÁQUINAS EQUIPAMENTOS EM GERAL CAIXA ESTACIONÁRIA

NOS CONSULTE E VIVA A EXPERIÊNCIA DE UMA OBRA DIFERENTE! SALVADOR

LITORAL NORTE

71 3285-3628 | 99992-1634 Av dorival Caymmi, n15134, Itapuã, Salvador - BA

71 3624-3067 | 98500-0009 Loteamento Vilarejo n14, quadra A, lote 14, Arembepe, Camaçari - BA

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 41


SerViÇoS & cia

boadica - facilidades & serviços

ESTOFADOS

Ideal Limpeza

EXTINTORES

Lavagem a seco e Blindagem

Estofados Residenciais e Automo vos Tapetes - Carpetes - Colchões Aplicação de Papel de Parede Hidratação em Couro Impermeabilização Manutenção preven va em Ar Condicionado

Oi 98765-1407

/ Vivo 99665-1175

ESTOFADOS

FOGõES

FOGõES

FOGõES

GÁS

GRÁFICA

LIMPA FOSSA

LIMPA FOSSA

GÁS

GÁS

INFORMÁTICA

LIMPA FOSSA

Desentupidora

Senna’s

Desentope sem quebrar Pias, Ralos, Vasos Caixas e Lava Tanques

98617-3457 98153-2561 / 98196-1413 98674-3250 / 99665-6986 aceitamos cartões de crédito

42 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

Nossos Serviços Desinsetização / Desratização / Descupinização Sanitização de ambiente; Lavagem e higienização de reservatório em geral; Desobstrução de redes em geral; Sucção de fossa e caixa de gorduras; Locação de banheiros químicos; Coleta, transporte e destinação de resíduo líquido;

COMPROMISSO E QUALIDADE NO QUE FAZ Nova Brasília - Salvador/BA. Tel.: (71) 4141-1182 / 99254-4475 / 99209-9676 Instagram: @attiva_ambiental

E-mail: comercial@attivaambiental.com.br | Site: www.attivaambiental.com.br

LIMPA FOSSA


SerViÇoS & cia

boadica - facilidades & serviços

LIMPA FOSSA

LIMPA FOSSA

LIMPA FOSSA

LIMPA FOSSA

LIMPA FOSSA

u Setembro de 2021 | Vilas Magazine 43


SerViÇoS & cia

boadica - facilidades & serviços

LIMPA FOSSA

MUDANçAS

SERVIçOS GERAIS

Programe o anúncio* da sua empresa na edição especial de dezembro e pague em 3 parcelas fixas: setembro, outubro e novembro. Consulte mais detalhes: Tels.: 3379-2439, 3379-2206 whatsApp 9 8899-2439 e-mail: comercial@vilasmagazine.com.br *Condição exclusiva para anúncios de página inteira.

TÁXI

PRONTIDÃO DESENTUPIMENTO SEM QUE DO LAR BRAR!!! S

Pioneira na Região

Bombas d´água - Hidromassagens Pedreiros - Filtros e motobombas de piscinas Encanadores - Desentupimentos Lavagem e higienização de tanques Tratamento, manutenção, reparo e instalação de piscinas - Reformas - Pinturas

3379-2765 / 3379-6612 98717-5886

prontidaodolar13@gmail.com

Anuncie onde todos procuram Comprovadamente EFICIENTE. Faça o teste. Peça referência. Consulte quem anuncia. 3379-2439 (tel./zap) / 3379-2206 comercial@vilasmagazine.com.br 44 | Vilas Magazine | Setembro de 2021


ImóVeiS

boadica - facilidades & serviços

Síndicos podem implementar novas regras com a reabertura Com o aumento no número de pessoas imunizadas com uma ou ambas as doses, o governo estadual começa a relaxar as restrições impostas às atividades econômicas durante a pandemia. E os condomínios também, começam a flexibilizar as regras internas. O condomínio deve decidir como vai acompanhar esta evolução. Alguns locais podem ter mais demanda do que outros, bem como uma área que permite maior distanciamento pode ser mais viável para

reabertura do que outras mais movimentadas. “Áreas que estimulam aglomeração só podem ser abertas quando o síndico estiver totalmente seguro em relação aos contágios”, recomendam juristas, citando salões de festas como exemplo. O condomínio pode definir, em conjunto com moradores, termos de responsabilidade que expressam a necessidade de distanciamento, uso de máscaras, higiene, ou mesmo imunização prévia contra a Covid.

Locais que aceitam entrada de pessoas externas ao condomínio, como salões de festa, podem exigir carteira de vacinação, por exemplo. A prática é legal, mas deve ser aprovada por maioria em assembleia. As regras básicas devem continuar valendo: uso de máscaras, álcool em gel e higienização reforçada são fundamentais. Advogados especializados recomendam ser importante o corpo diretivo do condomínio estar atento às diretrizes municipais, e orientar moradores, usuários e funcionários. Juliana Santos / Folhapress.

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 45


AUto & cia

boadica - facilidades & serviços

Curso grátis ensina a vender automóveis empresa investe R$ 2,5 bi em seminovos O site de anúncios OLX vai abrir um curso gratuíto para quem quiser entrar no mercado de veículos. As aulas são gratuitas e online . O curso promete ensinar técnicas de vendas, aspectos jurídicos e fiscais e dá noções gerais sobre o mercado de automóveis no Brasil. Segundo a empresa, mais de 2.600 pessoas já foram certificadas pela plataforma. Inscrições no site http:// go.olxbr.com/olxensina. Folhapress.

tRibuNA do lEitoR

Neste espaço o leitor pode sugerir pautas, criticar matérias abordadas pela revista, fazer denúncias de problemas e irregularidades que atingem a comunidade. Envie email para redacao@vilasmagazine.com.br com seus dados pessoais e contatos

lPoLUIção SonoRA: o ABUSo ConTInUA

Vizinhos do Boteco Rio, continuam reclamando da poluição sonora provocada pelo estabelecimento. Em denúncia enviada à Vilas Magazine, um morador desabafa: “Começam o show às 21h e provavelmente amanhã de manhã estarão todos dormindo e nós temos que acordar às 6 para trabalhar. A proposta deles e casa de show a céu aberto e na entrada de um condomínio residencial. Ficam fechados o dia todo e começam a bagunça às 21h. Pelo amor de Deus, onde está a fiscalização municipal, para exigir o cumprimento legal?”.

lPOLUIçãO SONORA EM BURAQUINhO

Moradores de condomínios da principal artéria do bairro, a rua Ministro Antonio Carlos Magalhães, tem buscado amparo junto ao poder público, para ordenar o funcionamento de um pequeno bar e restaurante, localizado próximo à igreja de São Francisco. O local fornece alimentos a preços populares durante a semana, mas se transforma em “produtor de eventos”, com direito a banda de musica funk, nas noites de sábados até o amanhecer de domingos, promovendo festas do tipo paredão. Moradores relatam que já foram feitas várias denúncias, também para a PM, no momento da realização dos eventos, mas nada acontece. Na semana seguinte, tudo volta a acontecer.

lPOLUIçãO SONORA EM IPITANGA

Moradores da rua Joaquim Cruz Rios, em Ipitanga, pedem providências para o barulho provocado pelo altíssimo volume das festas promovidas em uma residência localizada na mesma rua. Várias reclamações já foram feitas junto aos órgãos fiscalizadores, sem sucesso. Pedem providências.

lPoLUIção SonoRA: FISCALIZAção APAReCe

A força-tarefa de fiscalização municipal informou que registrou mais de 1.170 pessoas abordadas, 44 estabelecimentos fiscalizados, três estabelecimentos notificados, uma condução a Delegacia Territorial e a apreensão de um veículo, apenas em um fim de semana, em agosto. Criada para evitar aglomerações e compartilhar informações educativas acerca do decreto em vigor, também contabilizou 97 denúncias de poluição sonora. Durante

46 | Vilas Magazine | Setembro de 2021

A startup mexicana Kavak, do mercado de carros usados, promete investir R$ 2,5 bilhões para lançar e expandir sua operação no Brasil. O negócio da empresa é compra de veículos com até 10 anos de uso, recondicionamento e revenda. A empresa prevê adquirir mais de 100 mil veículos e vender 50 mil no Brasil até o final de 2022. A startup também promete usar inteligência artificial para conceder crédito a quem não tiver financiamento. Folhapress.

a ação, dois bares em Vilas do Atlântico (não informou se um deles foi o citado na reclamação acima), foram notificados por aglomeração, e um sítio, em Buraquinho, foi comunicado para adequar o número de pessoas numa festa conforme determina o decreto. O documento 4.866, de 6 de agosto, estabelece a suspensão de eventos e atividades com a presença de público superior a 300 pessoas, mesmo que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas. As ações contam com representantes da Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Uso do Solo (SEDUR), Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH), Segurança Pública (SMSP), com atuação da Guarda Municipal, e Saúde (SESA), contando ainda com o PROCON municipal e o apoio das polícias Civil e Militar. O morador de Lauro de Freitas que identificar aglomerações ou descumprimento das medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento mínimo, pode denunciar pelo 156 do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), que funciona 24 horas. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

ChUVAS REVIGORAM VIDA NO RIO JOANES Basta chover nas cabeceiras do Rio Joanes, as águas derramam pelos vertedouros da Barragem Joanes 1, a vida volta rápido, os peixes sobem o rio limpo ou vem da represa, após as chuvas de agosto. O jovem Luan Ribeiro, morador do condomínio Pedras do Rio, em Portão, pescou próximo ao Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão (ela ainda cuida do rio que um dia foi dela), esse belo xaréu.


q tÁbuA dAS MARÉS 1º/9 - Quarta-feira 5h51 .....Baixa ..... 0,9m 12h06 ...Alta ....... 1,7m 18h24 ...Baixa ..... 1,0m 2/9 - Quinta-feira 0h28 .....Alta ....... 1,8m 6h51 .....Baixa ..... 0,7m 13h06 ...Alta ....... 1,9m 19h13 ...Baixa ..... 0,8m 3/9 - Sexta-feira 1h17 .....Alta ....... 1,9m 7h36 .....Baixa ..... 0,6m 13h53 ...Alta ....... 2,0m 19h54 ...Baixa ..... 0,7m 4/9 - Sábado 2h .........Alta ....... 2,1m 8h13 .....Baixa ..... 0,4m 14h30 ...Alta ....... 2,2m 20h28 ...Baixa ..... 0,5m 5/9 - Domingo 2h39 .....Alta ....... 2,3m 8h53 .....Baixa ..... 0,2m 15h06 ...Alta ....... 2,3m 21h04 ...Baixa ..... 0,3m 6/9 - Segunda-feira 3h15 .....Alta ....... 2,4m 9h28 .....Baixa ..... 0,1m 15h43 ...Alta ....... 2,4m 21h39 ...Baixa ..... 0,2m 7/9 - Terça-feira 3h54 .....Alta ....... 2,5m 10h04 ...Baixa ..... 0,0m 16h17 ...Alta ....... 2,5m 22h13 ...Baixa ..... 0,2m 8/9 - Quarta-feira 4h32 .....Alta ....... 2,6m 10h43 ...Baixa ..... 0,0m 16h54 ...Alta ....... 2,5m 22h51 ...Baixa ..... 0,2m

9/9 - Quinta-feira 5h08 .....Alta ....... 2,6m 11h17 ...Baixa ..... 0,0m 17h30 ...Alta ....... 2,4m 23h24 ...Baixa ..... 0,2m 10/9 - Sexta-feira 5h49 .....Alta ....... 2,5m 11h56 ...Baixa ..... 0,2m 18h08 ...Alta ....... 2,3m 11/9 - Sábado 0h04 .....Baixa ..... 0,3m 6h30 .....Alta ....... 2,3m 12h36 ...Baixa ..... 0,4m 18h53 ...Alta ....... 2,1m

Setembro/ outubro de 2021 15/9 - Quarta-feira 5h02 .....Baixa ..... 0,8m 11h41 ...Alta ....... 1,8m 18h .......Baixa ..... 0,9m 23h56 ...Alta ....... 1,9m 16/9 - Quinta-feira 6h30 .....Baixa ..... 0,6m 13h .......Alta ....... 2,0m 19h04 ...Baixa ..... 0,7m 17/9 - Sexta-feira 1h02 .....Alta ....... 2,1m 7h30 .....Baixa ..... 0,5m 13h53 ...Alta ....... 2,1m 19h53 ...Baixa ..... 0,5m

21/9 - Terça-feira 3h51 .....Alta ....... 2,5m 10h .......Baixa ..... 0,1m 16h11 ...Alta ....... 2,4m 22h06 ...Baixa ..... 0,2m 22/9 - Quarta-feira 4h23 .....Alta ....... 2,5m 10h28 ...Baixa ..... 0,2m 16h41 ...Alta ....... 2,3m 22h38 ...Baixa ..... 0,2m 23/9 - Quinta-feira 4h56 .....Alta ....... 2,4m 10h56 ...Baixa ..... 0,3m 17h09 ...Alta ....... 2,3m 23h06 ...Baixa ..... 0,3m

27/9 - Segunda-feira 0h51 .....Baixa ..... 0,7m 7h13 .....Alta ....... 1,8m 12h58 ...Baixa ..... 0,9m 19h24 ...Alta ....... 1,7m 28/9 - Terça-feira 1h43 .....Baixa ..... 0,9m 8h15 .....Alta ....... 1,7m 13h53 ...Baixa ..... 1,0m 20h45 ...Alta ....... 1,6m 29/9 - Quarta-feira 3h09 .....Baixa ..... 1,0m 9h54 .....Alta ....... 1,6m 15h54 ...Baixa ..... 1,1m 22h32 ...Alta ....... 1,6m 30/9 - Quinta-feira 5h06 .....Baixa ..... 0,9m 11h36 ...Alta ....... 1,7m 17h54 ...Baixa ..... 1,0m 23h55 ...Alta ....... 1,8m OUTUBRO

12/9 - Domingo 0h51 .....Baixa ..... 0,5m 7h17 .....Alta ....... 2,1m 13h23 ...Baixa ..... 0,6m 19h45 ...Alta ....... 2,0m 13/9 - Segunda-feira 1h47 .....Baixa ..... 0,6m 8h23 .....Alta ....... 1,9m 14h26 ...Baixa ..... 0,8m 20h56 ...Alta ....... 1,8m 14/9 - Terça-feira 3h06 .....Baixa ..... 0,8m 9h54 .....Alta ....... 1,8m 16h13 ...Baixa ..... 0,9m 22h28 ...Alta ....... 1,8m

18/9 - Sábado 1h54 .....Alta ....... 2,2m 8h13 .....Baixa ..... 0,3m 14h34 ...Alta ....... 2,3m 20h30 ...Baixa ..... 0,4m 19/9 - Domingo 2h36 .....Alta ....... 2,4m 8h54 .....Baixa ..... 0,2m 15h08 ...Alta ....... 2,3m 21h04 ...Baixa ..... 0,3m 20/9 - Segunda-feira 3h13 .....Alta ....... 2,5m 9h26 .....Baixa ..... 0,1m 15h43 ...Alta ....... 2,4m 21h38 ...Baixa ..... 0,2m

24/9 - Sexta-feira 5h26 .....Alta ....... 2,3m 11h23 ...Baixa ..... 0,4m 17h39 ...Alta ....... 2,2m 23h39 ...Baixa ..... 0,4m 25/9 - Sábado 5h58 .....Alta ....... 2,2m 11h53 ...Baixa ..... 0,5m 18h06 ...Alta ....... 2,0m 26/9 - Domingo 0h09 .....Baixa ..... 0,6m 6h32 .....Alta ....... 2,0m 12h21 ...Baixa ..... 0,7m 18h39 ...Alta ....... 1,9m

1º/10 - Sexta-feira 6h17 .....Baixa ..... 0,7m 12h39 ...Alta ....... 1,9m 18h47 ...Baixa ..... 0,8m 2/10 - Sábado 0h49 .....Alta ....... 1,9m 7h06 .....Baixa ..... 0,5m 13h23 ...Alta ....... 2,1m 19h26 ...Baixa ..... 0,6m 3/10 Domingo 1h32 .....Alta ....... 2,1m 7h49 .....Baixa ..... 0,3m 14h02 ...Alta ....... 2,3m 20h02 ...Baixa ..... 0,4m

Corrida

Não dê bola fora. Anuncie seu esporte! A Revista de Lauro de Freitas & Região

71

9 8899.2439

e-mail: www.vilasmagazine.com.br Facebook: VilasMagazine Instagram: @VilasMagazine

Fonte: Banco Nacional de Dados Oceanográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil.

Crosstraining

Ter., qui. e sáb. Manhã e noite 5h20 às 7h20 @coacheduardofilho 18h às 20h 71. 9 9956-8462 Av. Praia de Copacabana, em frente ao Villas Tênis Club Gol, ponto, tempo, nota, set, nocaute ... Seu esporte você encontra agora aqui.

4/10 - Segunda-feira 2h11 .....Alta ....... 2,3m 8h24 .....Baixa ..... 0,2m 14h39 ...Alta ....... 2,4m 20h38 ...Baixa ..... 0,3m 5/10 - Terça-feira 2h51 .....Alta ....... 2,5m 9h02 .....Baixa ..... 0,0m 15h13 ...Alta ....... 2,5m 21h13 ...Baixa ..... 0,1m 6/10 Quarta-feira 3h28 .....Alta ....... 2,6m 9h41 .....Baixa ....-0,1m 15h53 ...Alta ....... 2,6m 21h51 ...Baixa ..... 0,1m 7/10 - Quinta-feira 4h08 .....Alta ....... 2,7m 10h17 ...Baixa ....-0,1m 16h28 ...Alta ....... 2,6m 22h28 ...Baixa ..... 0,1m 8/10 - Sexta-feira 4h49 .....Alta ....... 2,6m 10h56 ...Baixa ..... 0,0m 17h06 ...Alta ....... 2,5m 23h06 ...Baixa ..... 0,1m 9/10 - Sábado 5h30 .....Alta ....... 2,5m 11h36 ...Baixa ..... 0,2m 17h49 ...Alta ....... 2,4m 23h51 ...Baixa ..... 0,3m 10/10 - Domingo 6h15 .....Alta ....... 2,3m 12h17 ...Baixa ..... 0,4m 18h34 ...Alta ....... 2,2m

@agrestect

A HORA DE COMEÇAR É AGORA!

71. 9 9981-1990 R. Dr. Barreto, 720. (próx. ao G.Barbosa) Pitangueiras

Vôlei de praia

Conforto, beleza e estilo (71) 9 9330-0890

@hera_modafitness

De seg. à sex. manhã, tarde e noite @paranhosvolei 71. 9 9903-4452

Arena Restinga e CT Jean Narde

A URM S AT O NOV ÁBAD S AOS

Publicação mensal de propriedade da eDITAR - editora Accioli Ramos Ltda. Av. Praia de Itapuã, 276, cj. 105. Lumiar Work Center. Vilas do Atlântico. Lauro de Freitas. Bahia. CEP 42707-650. Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206. Diretor-editor: Carlos Accioli Ramos (diretoria@vilasmagazine.com.br). Diretora: Tânia Gazineo Accioli Ramos. Gerente de negócios: Álvaro Accioli Ramos (comercial@vilasmagazine.com.br). Assistentes: Leandra Almeida e Vanessa Silva (comercial@vilasmagazine.com.br). Gerente de Produção: Thiago Accioli Ramos. Administrativo/Financeiro: Miriã Morais Gazineo (financeiro@ vilasmagazine.com.br). Distribuição: Álvaro Cézar Gazineo (responsável). Tratamento de imagens e CTP: Diego Machado. Redação: Thiara Reges (jornalista freelancer). Colaborador: Raymundo Dantas (articulista). Tiragem desta edição: 20 mil exemplares. Impressão: Log & Print Gráfica e Logística S. A. (Vinhedo/SP). PARA AnUnCIAR: comercial@vilasmagazine.com.br Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206.

Setembro de 2021 | Vilas Magazine 47


DE GRÃO EM GRÃO, POR UM MUNDO MELHOR!

Há 6 anos no coração de Vilas do Atlântico, o GRÃO transforma vidas através de uma alimentação saudável!

Profile for Vilas Magazine

Vilas Magazine | Ed 272 | Setembro de 2021 | 25 mil exemplares  

Vilas Magazine | Ed 272 | Setembro de 2021 | 25 mil exemplares

Vilas Magazine | Ed 272 | Setembro de 2021 | 25 mil exemplares  

Vilas Magazine | Ed 272 | Setembro de 2021 | 25 mil exemplares

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded