Vilas Magazine | Ed 302 | Março de 2024 | 20 mil exemplares

Page 1

Dançar de rosto colado

“Tempo mágico, onde o cavalheirismo de uma dança, fazia-nos flutuar pelo salão com pessoas especiais”. Artigo do jornalista Rogério Mendellsk. Pag. 16

Espaço Aberto

Deus me livre de ser candidato. Pag. 10

Robson Wagner, publicitário, CEO da W4 Comunicação

O legislativo municipal e a política de mobilidade. Pag. 8

Hendrik Aquino. Jornalista, especialista em planejamento urbano e gestão de cidades

O candidato a prefeito perfeito. Pag. 12

Paulo Maneira. Jornalista, consultor político, comanda os podcasts

Conjuntura Atual e Liga da Política

A revista de Lauro de Freitas & Região

Ano 26 | Edição 302 | Março de 2024

Escolas adotam medidas mais

restritivas quanto ao uso de celular em sala de aula

Restrição é pautada no relatório da Unesco, divulgado em 2023, que através de estudos aponta categoricamente uma associação negativa entre o uso das tecnologias e o desempenho e saúde mental dos estudantes. Desde a divulgação do relatório, em meados de julho do ano passado, já se percebeu um novo olhar acerca do uso dos celulares: 1 em cada 4 países já tinha regras para restringir o celular nas escolas. O Ministério Público da Bahia recomendou que escolas públicas e privadas da cidade de Pilão Arcado, proíbam o uso de celulares nas salas de aula, exceto em casos de prévia autorização para aplicações pedagógicas. Em Lauro de Freitas, escolas já estão regulando o uso do equipamento. Pág. 4.

DENGUE Até 29/2, Bahia registrava sete mortes; Lauro de Freitas lança campanha de combate à focos do mosquito

Primeiras doses da vacina já estão sendo entregue aos municípios. Inicialmente, o público-alvo é composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos Págs. 6 e 8

dica de saúde:

Vamos mudar a rotina e melhorar a saúde

Artigo de Manoel Goes, médico angiologista e cirurgião vascular. Pág. 13

O INSS desconta Imposto de Renda de sua aposentadoria?

I SSO PO d E ES tAR ERRA d O !

Acompanhe o que diz o advogado Eddie Parish, especialista em causas contra o INSS Pág. 9

lE-mail: www.vilasmagazine.com.br lFacebook: VilasMagazine lInstagram: @vilasmagazine
DIVULGAÇÃO SESAB
d EPOSI t P h OtOS d EPOSI t P h OtOS Locação de Equipamentos Casa dos ANDAIMES 71 71 3379-1370 / 98222-6470 Rua Priscila Dutra Nº 14 - Vilas do Atlântico ALUGUE ANDAIMES AQUI ANDAIMES PISO METÁLICO ROLDANAS SAPATAS AJUSTÁVEIS SERRA MÁRMORE MARTELO DEMOLIDOR 10Kg PLACA-VIBRATRIA Ó ESCORA METÁLICA ESMERILHADEIRA ESCADA

“A tolerância chegará a tal ponto que as pessoas inteligentes serão impedidas de fazer qualquer reflexão para não ofender os imbecis”.

Frase de autor desconhecido, embora seja creditada indevidamente ao escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881). Não há registro da citação em nenhuma obra conhecida do autor. A frase tem sido compartilhada em páginas de grupos conservadores no Facebook e no Instagram.

..................

“Todos os políticos, só são dignos do poder se eles amam mais sua sociedade do que seu partido ou sua ideologia política. É por isso que os políticos estão em débito, sejam de direita ou de esquerda, em relação a gestão da emoção. Uma pessoa só é grande quando se faz pequena para tornar as pequenas grandes”. Augusto Cury, psiquiatra, professor e escritor, autor da Teoria da Inteligência Multifocal.

“A sociedade dá de ombros, vencida pela inércia. Um país vai para o brejo quando se divide, e quando os seus habitantes passam a se odiar uns aos outros; um país vai para o brejo quando despenca nos índices de educação, mas a sua população nem repara porque está muito ocupada se ofendendo mutuamente nas redes sociais. Enquanto isso, tem gente nas ruas estourando fogos pelos times de futebol.”

Cora tausz Rónai, escritora e fotógrafa, em artigo publicado na edição de 8/12/2016 do jornal O Globo (RJ).

“Simplesmente não há desculpa para o que estamos fazendo com nossos filhos e como estamos colocando em risco seu futuro e desenvolvimento. Estamos criando a primeira geração de cretinos digitais, a primeira geração com o QI menor que os dos pais”.

Michel d esmurget , neurocientista especialista em neurociência cognitiva, autor do livro “Fábrica de cretinos digitais”.

João Leão foi muito cumprimentado pelo seu aniversário, dia 27 de fevereiro. Deputado federal em sexto mandato, ex-vice-governador, ex-secretário estadual de Planejamento e também de Desenvolvimento Econômico (SDE) dentre outros importantes cargos, o parlamentar também possui visão ‘progressista’, ou mais especificamente, ‘desenvolvimentista’.

VENCEdOR SEM APOIO O estudante

Eliabe Fernandes de Jesus, 14 anos, morador de Portão, entusiasta do ciclismo MTB, precisa de um olhar incentivador dos poderes público e privado. Ele tem representado, embora não oficialmente, Lauro de Freitas em competições esportivas fora dos limites do município. Mais recentemente conquistou o 3º lugar no Desafio Pura Bucha, em Ouriçangas; 2º lugar no Copakids, em Feira de Santana; 2º lugar no Dias D´Ávila Bike; 3º lugar no Obra de Deus e no Xco Martinelli, ambos em Camaçari. O atleta vem se destacando no esporte, sem apoio e sem treinamento específico, mas sempre pegando pódio nas provas que participa.

SARAU AMIGO Reunir amigos é sempre muito prazeroso e saudável. E quando esses encontros acontecem na forma de saraus musicais, o prazer se completa, estimulando e despertando habilidades em apreciadores da boa música. É assim que Juçara Sena revive tradições herdadas do pai, seu Zinaldo. Interrompido pelo surto de covid, o encontro foi resgatado em fevereiro, em uma ruidosa e animada reunião de amigos.

S OCIEDADE CIVIL PROMOVE DEBAt E SOBRE GES tÃO P ú BLICA Cerca de 15 participantes trocaram experiências durante o seminário Um novo projeto para Lauro, realizado em 20 de fevereiro, pelo grupo Inovação, formado por cidadãos e moradores de diferentes bairros da cidade. Neste primeiro, dos quatro encontros previstos, foram debatidos assuntos relacionados aos temas: infraestrutura, saneamento, meio ambiente e qualificação técnica no poder público municipal. A melhoria da estrutura para os usuários do sistema de transporte público e a reutilização da água, enquanto recurso vital; a adequação da cidade, diante dos avanços tecnológicos; a educação ambiental e a necessidade de quadros mais técnicos nos órgãos públicos foram alguns dos temas abordados. O próximo encontro está agendado para o dia 21, às 19h, no Auditório do Colégio Perfil, em Vilas do Atlântico.

2 | Vilas Magazine | Março de 2024
& Notas
Registros
..................

NO tí CIA BOA Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que Lauro de Freitas encerrou 2023 com resultados positivos no mercado de trabalho, registrando um saldo de 10.711 novos postos. A marca representa um crescimento significativo em comparação com os últimos quatro anos, superando os saldos de 2022 (6.813), 2021 (5.323) e 2020 (932).

Entre os municípios baianos, Lauro de Freitas fica atrás apenas de Salvador, que contabilizou 18.098 novos postos de trabalho. Em escala nacional, o município figura na 15ª posição entre todos os demais do Brasil. Na Região Nordeste, o município ocupa a 5ª posição, seguindo atrás das capitais Fortaleza (28.221), Recife (21.124), Salvador (18.098) e Maceió (13.561).

Dos 10.711 postos de trabalho acumulados de janeiro a dezembro de 2023, o setor de Serviços desponta como o mais expressivo, acumulando um saldo de 8.335 novos postos, seguido pelo da Construção, com 1.378 postos, e pelo Comércio, com 1.020 postos.

Uilson Souza, secretário municipal de Trabalho (Setrel), destaca que a quantidade de postos de trabalho gerados no município é superior à população economicamente ativa. “Temos 203 mil habitantes e mais de 126 mil postos de trabalho. Isso é resultado do crescimento da economia brasileira no último ano e das ações do município que incentivam a atração de empresas, a melhoria do ambiente de captação e intermediação de vagas, além da qualificação profissional. Somos a cidade que mais emprega na Bahia, ficando atrás apenas de Salvador. Se o município não tivesse essa relação de conurbação com a capital e cidades vizinhas, Lauro de Freitas seria uma cidade com pleno emprego”.

BOM EXEMPLO A Escola Estadual Kleber Pacheco, em Portão, celebra, com orgulho, a conquista brilhante de Manoela Nunes . Após sua graduação em Letras na UFBA, a ex-aluna alcançou o primeiro lugar no Mestrado da USP, destacando-se na melhor universidade do país. A trajetória de Manoela é marcada pela determinação, disciplina e amor pelo estudo, valores que foram cultivados durante seus anos na Escola Kleber Pacheco. O apoio e a orientação dos professores foram fundamen-

tais para seu sucesso, evidenciando o papel crucial dos educadores no desenvolvimento dos alunos. Manoela é um exemplo inspirador de como a educação transforma vidas e abre portas para oportunidades extraordinárias. Sua história motiva e inspira toda a comunidade escolar, reforçando a importância do comprometimento e da dedicação no caminho para o sucesso.

MAU EXEMPLO Mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas foi suspensa. Quando não é por falta de presenças dos “nobres” edis, o motivo beira a incredulidade, com cenas de pugilato e agressões, físicas e verbais, como ocorrida na sessão do dia 28 de fevereiro. Naquele dia, os protagonistas foram os vereadores Tenóbio e Loxa, que “saíram na mão grande”. Lamentável

CIDADÃOS COBRAM PODER PúBLICO

Moradores de Ipitanga, Joselito, Vânia e hendrik coletaram mais de 100 assinaturas em reforço às cobranças por providências para os constantes alagamentos na rua Walter da Silva Maia. A falta de manutenção das vias, por parte da prefeitura de Lauro de Freitas, tem gerado muitos problemas aos moradores, que pedem soluções.

Março de 2024 | Vilas Magazine | 3
Registros & Notas

O início do ano letivo de 2024 nas escolas públicas e particulares de todo o Brasil tem sido marcado por um movimento de recuo em relação ao uso de celulares nas unidades. A restrição é pautada no relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), divulgado em 2023, que através de estudos aponta categoricamente uma associação negativa entre o uso das tecnologias e o desempenho e saúde mental dos estudantes.

Desde a divulgação do relatório, em meados de julho do ano passado, já se percebeu um novo olhar acerca do uso dos celulares: 1 em cada 4 países já tinha regras para restringir o celular nas escolas. Entre os que decretaram veto de imediato estavam Espanha, Portugal, Finlândia, Holanda, Suíça e México. Desde então, o banimento vem ganhando espaço em outros países, entre os quais o Canadá, os Estados Unidos e o Brasil.

No Rio de Janeiro, por exemplo, decreto publicado no Diário Oficial do município, proíbe o uso de celulares, inclusive no recreio, nas escolas municipais. No Ceará, o Ministério Público do Estado (MPCE) publicou uma recomendação, tanto para a rede pública, como para a privada, orientando que o uso de aparelhos celulares e outros equipamentos semelhantes seja proibido durante as aulas.

Na mesma linha, o Ministério Público da Bahia recomendou que escolas públicas e privadas da cidade de Pilão Arcado, no norte do estado, proíbam o uso de celulares nas salas de aula, exceto em casos de prévia autorização para aplicações pedagógicas.

No documento, assinado pelo promotor de Justiça Sebastião Coelho, o MP aconselhou ainda a adoção de providências, como campanhas

Escolas adotam medidas mais restritivas quanto ao uso de celular em sala de aula

educacionais e palestras, visando a conscientização dos alunos sobre os malefícios do celular no processo de aprendizagem. O órgão ainda exige que o município garanta que os alunos tenham conhecimento da proibição, através da afixação de avisos em locais visíveis nas salas de aula, bibliotecas e demais espaços das escolas.

Já na rede de ensino particular, a medida vem sendo amplamente adotada, quer seja o banimento parcial ou total.

O Colégio Carpe Diem, de Lauro de Freitas, adota desde o início deste ano a proibição parcial do uso dos celulares pelos estudantes, sendo permitido em alguns momentos como na chegada, no intervalo e na saída. Quando a atividade pedagógica envolve o uso da ferramenta internet, a escola disponibiliza os recursos.

“O uso não supervisionado, em sala de aula, pode causar distrações para o próprio usuário e para seus colegas, afetando negativamente o desempenho acadêmico e a qualidade da interação na sala de aula. Assim deliberamos as normas quanto ao uso do celular durante a primeira reunião de pais e mestre de 2024, com a concordância dos pais e responsáveis”, observa Soraya Maria Felzemburgh Castro, diretora da unidade de Vilas do Atlântico.

Soraya reforça ainda que os professores estão orientados a solicitar o aparelho, caso o estudante esteja usando na hora da aula e encaminhar para a direção pela monitoria. “Mesmo se tratando de um meio de comunicação, existem outras formas dos pais se comunicarem com seus filhos no horário em que eles estão na escola”.

Postura parecida é adotada no Colégio Apoio, porém a proibição é total. “Celular em sala de aula é uma

“O uso não supervisionado, em sala de aula, pode causar distrações para o próprio usuário e para seus colegas, afetando negativamente o desempenho acadêmico e a qualidade da interação na sala de aula. Assim deliberamos as normas quanto ao uso do celular durante a primeira reunião de pais e mestre de 2024, com a concordância dos pais e responsáveis”

Soraya Maria Castro, diretora da unidade Carpe Diem de Vilas do Atlântico.

4 | Vilas Magazine | Março de 2024
para a Vilas Magazine d EPOSI t P h OtOS AR q UIVO PESSOAL
RCA VILAS SHOPPING

contradição, considerando que ele permite acesso ao conhecimento. Então é como se houvesse em sala de aula dois professores, de disciplinas diferentes, lecionando ao mesmo tempo. O estudante não consegue manter a concentração necessária para o aprendizado”, reforça o diretor da unidade, professor José Nilton.

E a preocupação do professor não é à toa. Em dezembro de 2023, o Pisa (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) divulgou dados preocupantes, entre os quais o de que 65% dos alunos de 15 anos, nos países pesquisados, relataram que se distraem nas aulas de matemática quando estão de posse do celular. No Brasil, a média é ainda maior, chegando a 80%. Quase a metade (45%) dos estudantes disseram se sentir nervosos ou ansiosos quando estão longe do celular.

Para o professor José Nilton, diretor do Colégio Apoio, além do aprendizado, a socialização também fica comprometida quando do uso dos celulares, de modo que o Apoio optou pela proibição inclusive na hora do intervalo, regra válida para todas as séries.

Por que nossos alunos aprendem tão pouco?

Ademar Pereira Batista, diretor da Federação Nacional de Escolas Particulares (FENEP).

Eu vou responder. É uma boa pergunta para quem não entende como é o processo de aprendizagem humano. Nós, humanos, aprendemos o que nos interessa e, o pior: buscamos a maneira mais fácil. Portanto, não adianta pensar que basta se querer ensinar alguém, pois para ele aprender, é preciso querer.

A aprendizagem é um processo individual e temos dois caminhos: um natural e outro, não natural. O natural é aquele em que se aprende sozinho, na relação com a sociedade. Trata-se do que não é necessário ensinar, como andar, falar, se relacionar, as regras. Aprende-se vivendo e convivendo com as pessoas que nos rodeiam.

O não natural é aquele processo que demanda técnicas, que não se aprende sozinho, em que é necessário ensinar e exige um ambiente de aprendizagem. Dificilmente alguém aprende a ler, a escrever e a fazer contas sozinho.

com autorização para fazer o que gostamos. A escola é uma instituição social e para garantir que haja ambiente de aprendizagem precisa ter regras claras e serem seguidas.

Para José Nilton, além do aprendizado, a socialização também fica comprometida quando do uso dos celulares, de modo que o Apoio optou pela proibição inclusive na hora do intervalo, regra válida para todas as séries.

Quanto à proibição total ou parcial, especialistas

Quartos para aluguel mensal!

Amplos, ventilados, ambiente agradável, silencioso, per feito para quem trabalha em home office, com segurança e tranquilidade.

Estacionamento próprio com câmeras de vigilância

Contato via whatsapp a partir das 14h 71 99268- 8970

aprendizado está exatamente na falta de ambiente de aprendizagem, podemos afirmar que “ensinagem” temos bastante no Brasil, mas para aprender é preciso ter “educação” aquela que deveria vir de casa, que são os tais “valores”. A mudança só poderá ocorrer a partir do momento em que existir um maior respeito pelo papel verdadeiro da escola: ser um ambiente de aprendizagem, seja no processo natural da convivência da comunidade escolar, seja no processo não natural das capacidades e habilidades que as instituições oferecem. divergem quanto à melhor metodologia. Se por um lado alguns defendem que a proibição, inclusive no horário de recreio, permite uma melhor socialização, outros acreditam que, se usado corretamente, o celular é um importante instrumento de apoio, que faz parte do cotidiano da vida contemporânea, não fazendo sentido restringi-lo por completo.

N O tA d O Ed I t OR : Informamos aos leitores que, para produção da matéria, a jornalista thiara Reges consultou ainda os colégios Acadêmico, Impacto, Adventista, Sartre e a secretária de Educação de Lauro de Freitas, Vânia Galvão, para que dessem suas avaliações sobre o tema, não havendo retorno até o fechamento desta edição, em 29/2.

Então, a escola é um local de respeitar regras, não de aprender as regras, pois é algo que se deve aprender naturalmente, por isso temos muitos conflitos com as regras nas escolas, todo o tempo a sociedade quer quebrar a regra. Temos um bom exemplo no Brasil, em alguns Estados, como Santa Catarina, existe a regra de se respeitar a faixa de pedestre e todos respeitam. Entretanto, é comum ver catarinenses desrespeitando fora de seu estado de origem.

Em nosso país, os alunos aprendem pouco simplesmente porque não temos um ambiente de aprendizagem, pois chegamos na escola sem entender regras básicas, como: respeitar horário, respeitar os outros, cumprir com a obrigação, confundimos liberdade

Por outro lado, temos uma infinidade de “especialistas” dando palpite nos assuntos da escolas, desde os pais dos alunos, até juízes e promotores. Nos assuntos relacionados à escola, todos têm opiniões, dizendo o que e como ela deve agir no processo de aprendizagem dos alunos, mas poucos ouvem as instituições ou quem as faz funcionar.

O resultado do baixo

Março de 2024 | Vilas Magazine | 5
AR q UIVO PESSOAL
DIVULGAÇÃO

Mortes por dengue assustam cidades da Bahia;

Lauro de Freitas lança campanha de combate ao mosquito

Desde o início de janeiro, os casos de dengue tem assustado a população baiana. O número de pessoas com a doença é 21% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, beirando a casa dos 9 mil casos prováveis. Até 29 de fevereiro, sete mortes foram confirmadas.

Atualmente, 23 municípios se encontram em epidemia. São eles: Anagé, Belo Campo, Bonito, Botuporã, Brejões, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Jacaraci, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Novo Horizonte, Piripá, Rodelas e Vitória da Conquista. Outras 20 localidades são consideradas áreas de alerta.

Diferentes ações estão sendo adotadas para combater o avanço da arbovirose, seguindo orientações do Plano de Contingência da Bahia no Combate à Dengue, referência nacional, conforme o Ministério da Saúde. Uma delas é o uso do Ultra Baixo

Volume (UBV), também conhecido como “fumacê”, inseticida que é pulverizado com o auxílio de carros com o objetivo de eliminar a maior parte dos mosquitos adultos. 10 cidades estão recebendo o reforço do fumacê, dentre elas a capital Salvador.

Outra importante medida é a vacinação contra a dengue (Qdenga), recém incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e disponível na rede privada desde junho do ano passado. O único problema está sendo encontrar a vacina.

A Takeda, farmacêutica japonesa que fabrica a vacina, informou que ao longo do ano serão entregues 6,6 milhões de doses para o país, número bem abaixo da população, até porque são necessárias duas doses. No SUS, as vacinas contemplam apenas adolescentes de 10 e 11 anos. Já na rede privada, podem se vacinar pessoas de 4 a 60 anos, pagando a partir de R$ 399 por dose.

Apesar de não constar na lista de municípios em epidemia ou alerta, Lauro

de Freitas está entre os que receberam as doses da vacina no SUS, iniciando a campanha em 19 de fevereiro.

Além disso, a Secretaria de Saúde lançou, no mesmo dia, uma campanha de combate à arbovirose, onde uma das

principais medidas adotadas é a implantação de um posto avançado – referência de combate à dengue, equipado com seis leitos, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no antigo PA Santo Amaro de Ipitanga, no Centro.

thiara Reges, freelance para a Vilas Magazine.

Bahia lidera o coeficiente de incidência dos casos prováveis (a cada 100 mil habitantes)

Entre os estados do Nordeste, a Bahia lidera o coeficiente de incidência dos casos prováveis (a cada 100 mil habitantes), dado que acende o alerta para a população redobrar os cuidados e evitar o acúmulo de água parada em recipientes, pois podem virar criadouros do mosquito. No verão, os ovos do mosquito podem permanecer em ambientes secos por mais de um ano. Com isso, quando os mosquitos entram em contato com a água dão con-

tinuidade ao ciclo de vida, que incluem as fases de larva, pupa e adulto, quando ele é capaz de voar e transmitir os vírus.

Pessoas com febre e, ao menos, mais dois sintomas compatíveis com dengue, a exemplo de dor de cabeça, no corpo ou nas articulações, são consideradas suspeitas da doença, sendo recomendado procurar imediatamente atendimento médico em uma unidade de saúde para avaliação adequada.

6 | Vilas Magazine | Março de 2024
Plano de contingência da Bahia contra a dengue é referência nacional, destaca Ministério da Saúde

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou, em 17 de fevereiro, de reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (foto), e também a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana. Na ocasião, a ministra elogiou a iniciativa da Bahia de se antecipar ao desafio no combate à dengue, especialmente diante do período de chuvas que historicamente propicia um aumento na proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

De acordo com a secretária da Saúde, Roberta Santana, o plano de contingência é uma resposta robusta às ameaças impostas pela dengue, ressaltando que o engajamento de diversos entes governamentais e, sobretudo,

da sociedade, será o diferencial para o sucesso. “Cerca de 80% dos focos estão nas residências, o que significa que cada um tem que fazer a sua parte”. A Bahia registrou de 1º de janeiro a 24 de fevereiro, um salto significativo para 16.771 casos de dengue, marcando um aumento de quase 100% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 8.408 casos.

Idosos e crianças estão nos grupos de risco

O Brasil atingiu a marca histórica de 653.656 pessoas possivelmente infectadas pelo mosquito Aedes aegypti, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em 17 de fevereiro. O patamar nunca foi atingido tão rapidamente. A evolução dos casos e agravamento da doença dependem de uma série de fatores. Enquanto a dengue comum costuma ser autolimitada e pode ser controlada com tratamento para aliviar os sintomas, o tipo mais grave da doença, conhecida popularmente como dengue hemorrágica – embora não necessariamente a pessoa apresente sangramento visível – , requer intervenção médica imediata e, em alguns casos, cuidados intensivos para prevenir complicações fatais. No primeiro momento, é comum que os sintomas da dengue convencional e grave sejam os mesmos, como febre, dor no corpo, dor de cabeça e atrás dos olhos. O momento de maior chance de desenvolvimento das formas graves é quando a febre começa a desaparecer.

Pacientes devem ficar atentos, após quatro ou cinco dias a partir do início dos sintomas, para sinais de alarme como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural [queda súbita na pressão arterial quando o indivíduo se levanta ao estar sentado ou deitado] e possíveis sangramentos. Nesses casos, deve-se procurar atendimento médico urgente, pois o período que compreende de 24h a 48h posteriores é determinante para evitar complicações e morte. Os grupos de risco de dengue grave incluem indivíduos que já lidam com alterações no sangue ou têm o siste-

Quartos para aluguel mensal!

Amplos, ventilados, ambiente agradável, silencioso, per feito para quem trabalha em home office, com segurança e tranquilidade.

Estacionamento próprio com câmeras de vigilância

Contato via whatsapp a partir das 14h 71 99268- 8970

ma imunológico enfraquecido, como idosos, crianças de até 2 anos, gestantes, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas cardiovasculares e/ou respiratórios, indivíduos com algum problema de neoplasia (como linfomas e leucemia).

C OMO t RAtAR UM PACIEN t E GRAVE

Grupos de risco devem ter os mesmos cuidados dos demais: uso de repelentes adequados, cuidar da casa para evitar criadouros e buscar um serviço de emergência em caso de complicações. A hidratação é fundamental e os medicamentos devem ser usados de maneira individualizada, com acompanhamento médico. Como não há tratamento antiviral específico para dengue, grupos específicos, como pacientes portadores de insuficiência cardíaca ou insuficiência renal, precisam de orientação individualizada, pois não podem receber grandes volumes de líquido no dia por conta das doenças de base. Pessoas que fazem o uso regular do AAS [aspirina] também precisam sinalizar isso ao médico.

S OCIEDADE B RASILEIRA DE I NFEC tOLOGIA ALER tA : Evite o uso de ácido acetilsalicílico em casos de suspeita de dengue

A Sociedade Brasileira de Infectologia emitiu alerta reforçando a importância de evitar o uso de ácido acetilsalicílico (conhecido popularmente como aspirina) em casos de suspeita de dengue.Pelo fato de a dengue ser uma doença viral, sem tratamento antiviral específico, o manejo clínico se concentra em aliviar os sintomas. O tratamento básico geralmente inclui analgésicos, antitérmicos e, em alguns casos, medicação para controlar vômitos. É crucial reconhecer os sintomas precoces da den-

gue para buscar tratamento médico adequado e evitar complicações graves. A melhor forma de prevenir a dengue ainda é a vacinação. A vacina fortalece o sistema imunológico, oferecendo uma resposta mais eficaz contra os diferentes sorotipos do vírus. A vacinação em larga escala não apenas protege os indivíduos vacinados, mas também contribui para a redução da propagação do vírus em comunidades, diminuindo a incidência de casos graves e óbitos relacionados à doença.

Março de 2024 | Vilas Magazine | 7
F O t O : F EIJÃO A LMEIDA /GOVBA
Drones estão identificando em áreas de difícil acesso, focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya
DE
DIVULGAÇÃO CORPO
BOMBEIROS

Espaço Aberto

O legislativo municipal e a política de mobilidade

hendrik Aquino | Hendrik Aquino, jornalista, especialista em planejamento urbano e gestão de cidades pela Unifacs e gestor de projetos pela Unijorge.

Os engarrafamentos estão aumentando em Lauro de Freitas. Não é pra menos. Nem mesmo após o município alcançar o topo da lista em densidade demográfica, o poder legislativo tem demonstrado preocupação com as consequências do crescimento desordenado e apenas assiste o executivo municipal liberar novos alvarás para construções de edifícios residenciais, verticalizando a cidade, acelerando o processo de adensamento, aumentando os congestionamentos e os pre-

juízos em diversas áreas.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) foi instituída desde 2012, pela Lei Federal nº 12.587. É um instrumento de política de desenvolvimento urbano e tem previsão constitucional, determinando que as cidades com mais de 20 mil habitantes tenham seus Planos de Mobilidade Urbana como condição para receberem recursos federais.

Ocorre que o governo federal tem prorrogado os prazos de entrega dos PNMU´s, liberando recursos para municípios que

não demonstram ter capacidade técnica sequer para elaborarem seus planos de mobilidade, como é o caso de Lauro de Freitas.

Em abril de 2023, mesmo sem realizar audiências públicas, o poder executivo municipal encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei (PL) nº 035, propondo a instituição da “Política de Mobilidade Sustentável para o Município” e a aprovação do Plano de Mobilidade Urbana de Lauro de Freitas.

No entanto, em julho do mesmo ano, o governo federal editou a medida provisória nº 1.179/2023, ampliando os prazos de entrega dos planos.

Passados 10 meses sem que a Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas realizasse nenhuma audiência pública sobre o assunto, em fevereiro o executivo municipal solicitou a retirada de tramitação e devolução do PL 035/2023.

Que estudos foram feitos pelo legislativo, durante os 10 meses em que o PL 035/2023 esteve na chamada “casa do povo”? Por-

que nenhuma audiência pública foi realizada? Qual a parcela de contribuição das comissões temáticas da Câmara, a exemplo da comissão de transporte, trânsito e serviços municipais?

O que os vereadores estão esperando para cobrar o funcionamento do Conselho Municipal da Cidade, criado em 2016 em substituição a três conselhos, dentre eles o de mobilidade?

Os congestionamentos geram e agravam problemas de saúde, devido ao maior tempo de exposição das pessoas a situações de tensão e insegurança no trânsito.

A população acorda mais cedo para encarar, muitas ve-

zes, horas perdidas dentro de veículos e retornam cada vez mais tarde para as suas casas, reduzindo o tempo que passam com seus familiares.

O orçamento familiar é outra área afetada, uma vez que os veículos consomem mais combustível e, por sua vez, também poluem mais, prejudicando o meio ambiente.

Chegamos em mais um ano de eleições municipais e é inadmissível que gestores e legisladores ainda não encarem com mais responsabilidade questões tão elementares e que dizem respeito a qualidade de vida da população que representam.

8 | Vilas Magazine | Março de 2024
Março de 2024 | Vilas Magazine | 9

Deus me

livre de ser candidato

O que vem a seguir neste artigo pode parecer desanimador, mas é essencial entender que não cabem mais campanhas amadoras na política atual. Um bom planejamento não apenas torna a campanha menos dispendiosa, mas também muito mais assertiva, aumentando significativamente as chances de vitória. É importante lembrar que uma campanha é como uma corrida de maratona, na qual saber o que fazer a cada etapa é crucial.

Em um mundo onde a política se torna cada vez mais um tabuleiro de xadrez complexo e desafiador, a frase “Deus me livre de ser candidato” ecoa como um mantra para muitos. A intricada arte da política exige conhecimento, habilidade e também uma disposição inabalável para enfrentar os desafios que acompanham a busca pelo cargo almejado. Muitos respiram fundo, alguns até desistem, mas como diz o ditado popular, a história não fala dos covardes. Sigamos...

P LA n E j AME n TO E E STRATÉ g IA Como em qualquer jornada desafiadora, começar com um bom planejamento vai fazer toda a diferença. Como costumo dizer sempre: Quem planeja tem futuro, que não planeja tem destino. Na política, isso significa entender não apenas as regras do jogo, mas também os jogadores envolvidos e o terreno onde se joga. O planejamento eficaz envolve uma combinação de pesquisa, estratégia e uma boa dose de astúcia.

A I MPORTânc IA DA P ESQUISA A pesquisa é o primeiro passo para entender o eleitorado. Existem dois tipos principais: a quantitativa, que mede a memória do eleitor, e a qualitativa, que é mais indicada, pois mede o desejo das pessoas. Uma pesquisa qualitativa eficiente é um pouco mais cara que uma quantitativa, mas é indispensável para formular uma estratégia vencedora.

O RAT ó RIA E M AR k ETI ng Além de ter um bom planejamento de campanha, um candidato também precisa saber se apresentar. A oratória é uma habilidade indispensável. Lembre-se: o que fere os ouvidos não agrada ao coração. É praticamente impossível fazer uma campanha vencedora sem uma equipe de marketing competente, que saiba destacar as melhores características do candidato e convencer o eleitorado

da sua capacidade. É muito pouco provável que um candidato se eleja fazendo apenas postagens nas redes sociais, portanto, se prepare para gastar muita sola de sapato.

cO nh E c IME n TO LO c AL E In TELI gênc IA

E MO c IO n AL Conhecer profundamente a cidade e os hábitos de seus habitantes é fundamental para apresentação de um programa de governo realista e, acima de tudo, que faça os seus prováveis eleitores sonharem com uma vida melhor no futuro. A inteligência emocional será primordial para enfrentar a guerra de narrativas que inevitavelmente ocorrerá durante as campanhas. A verdade é distorcida nessa nova e pobre dinâmica, na qual, infelizmente, as propostas do candidato são, na maioria das vezes, deixadas de lado.

A I MPORTânc IA DE UMA A SSESSORIA

E FI c A z Ter uma assessoria capaz de filtrar notícias e boatos é essencial. Essa assessoria deve transformar informações, muitas vezes tumultuadas, em tranquilidade para o candidato. Essa tranquilidade gera motivação, que por sua vez se converte em votos. A capacidade de distinguir fatos relevantes de ruídos desnecessários é uma arte que pode definir o sucesso de uma campanha. E, claro, não esquecendo que uma competente equipe jurídica é indispensável. Essa vai garantir que toda a campanha esteja em conformidade com a lei eleitoral e os regulamentos.

cO n STRU çãO DE UMA EQUIPE cOESA Um grupo coeso, capaz de defender e promover a candidatura em diversos ambientes, é vital. Este grupo deve ser hábil em gerenciar desafios, respeitando, comemorando e, sobretudo, compreendendo que a adesão de antigos adversários só agrega. É preciso lembrar que a política é a soma dos desiguais em busca do resultado. E, aqui entre nós, sabemos que essa é uma tarefa frequentemente repleta de resistência interna. Uma das habilidades mais exigidas de um candidato é ser capaz de, a todo custo, evitar o famoso “fogo amigo”, sempre muito danoso em qualquer campanha.

A cAMPA nh A E LEITORAL cOMO P RO j ETO P ESSOAL Embora o partido e os doadores sejam importantes, a responsabilidade de colocar a campanha na rua, assim como arregimentar defensores espontâneos do seu projeto é, exclusivamente, do candidato. Por isso, anote, registre e não se esqueça: quem ganha a eleição não é aquele candidato que durante a campanha parece ter o maior número de eleitores e sim aquele que consegue montar o melhor grupo.

Se você for capaz de reunir todas as necessidades apresentadas ao longo deste artigo e outras que poderão surgir durante a “gincana” que é uma eleição, então, “Deus me livre de não ter um candidato como você”.

Decinho retira seu

nome

e declara apoio à pré-candidatura de Antônio Rosalvo em Lauro de Freitas

O atual secretário de Serviços Públicos, Anderson Pinheiro - Decinho (Republicanos), retirou sua pré-candidatura a prefeito de Lauro de Freitas para apoiar o nome de Antônio Rosalvo (PT) à sucessão da prefeita Moema Gramacho (PT).

A declaração movimentou o cenário político da cidade. “Rosalvo é um irmão, nós sempre estivemos juntos, um apoiando o outro. Fazemos parte do grupo político de nossa prefeita e apoiamos nossa líder Moema Gramacho porque temos o compromisso de continuarmos fazendo o melhor por nossa cidade”, falou Decinho segurando as mãos de Rosalvo que retribuiu. “Agradeço seu apoio Decinho e ele é mútuo à você também”, afirmou.

O apoio de Decinho fortalece ainda mais o nome de Rosalvo a ser o escolhido para concorrer ao pleito eleitoral de 2024. O Republicano disputou as eleições de 2022 concorrendo a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia alcançando a marca de 28.148 votos.

Somente em Lauro de Freitas, Decinho obteve 17.337 votos sendo, portanto, o primeiro suplente da coligação. Recentemente com o apoio de Decinho, a conselheira tutelar mais votada Daniela Mendes foi eleita com mais de 1.631 votos.

10 | Vilas Magazine | Março de 2024
Espaço Aberto

O INSS

desconta Imposto de Renda de sua aposentadoria?

I SSO PO d E ES tAR ERRA d O !

Embora seja permitido legalmente o desconto do Imposto de Renda pelo INSS, em muitos casos, a autarquia previdenciária comete erros, que podem e devem ser contestados por quem recebe benefícios da previdência social, principalmente, as aposentadorias.

Acompanhe o que diz o Dr. Eddie Parish, especialista em causas contra o INSS e sócio do escritório Parish & Zenandro Advogados, com experiência de mais de 17 anos na área.

A POSEN tA d ORIA CONCE d I dA

COM VALORES RE t ROAt IVOS

Quando uma pessoa se aposenta, é muito comum que, além do pagamento do primeiro mês, venham retroativos contados desde quando fez o pedido. Aí é que vem a grande falha do INSS, pois desconta um valor muito maior do que poderia, causando prejuízos a milhares de aposentados!

E EU POSSO RECEBER DE VOLtA O q UE

FOI d ESCON tA d O IN d EVI dAMEN t E dA

MIN h A APOSEN tA d ORIA?

Sim! Inclusive, você poderá receber o montante referente ao período de até 5 anos em valores retroativos e corrigidos. Portanto, fique atento e sempre busque ajuda especializada de um profissional da área, para que possa verificar se o INSS está fazendo descontos indevidos em sua aposentadoria!

A POSEN tADOS q UE NÃO

PAGAM IMPOS t O DE RENDA

A Lei nº 7.713/1988 permite que aposentados e pensionistas diagnosticados com doenças graves NÃO paguem imposto de renda

VEJA A LIStA DE DOENÇAS

R doenças por acidente de trabalho

R AIdS

R Alienação Mental

R Paralisia irreversível e incapacitante

R Cardiopatia grave

R Cegueira ou visão monocular

R Contaminação por radiação

R doença de Paget

R hanseníase (antigamente conhecida como lepra)

R doença de Parkinson

R Esclerose múltipla

R Espondiloartrose anquilosante

R Fibrose cística

R Nefropatia grave

R tuberculose ativa

R hepatologia grave

R Neoplasia maligna (câncer)

Eddie Parish é advogado, professor e mestre em Direito Público pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB/BA e sócio do Parish & Zenandro Advogados, escritório especializado em causas contra o INSS (Direito Previdenciário).

S IGA O PARISH & Z ENANDRO NAS REDES SOCIAIS @ PZADV A CESSE O SI t E DO PZ – WWW. PZ . ADV. BR

Março de 2024 | Vilas Magazine | 11 Seus Direitos

O candidato a prefeito perfeito

Paulo Maneira | Jornalista, consultor político e comanda os podcasts Conjuntura Atual e Liga da Política.

BA-099 (Estrada do Coco), duas realidades distintas a separa, o que exige um grande jogo de cintura do próximo prefeito.

Seu

Carnaval, quem faz

Estamos a menos de cinco meses do início da campanha eleitoral. Ao que tudo indica, até o final do mês, muito estará definido e posto para a população, então saberemos quem serão os personagens que vamos escolher para os cargos de prefeito e vereadores. Enquanto a base da atual gestão e oposição da cidade definem seus nomes, paramos para refletir sobre quais serão os desafios desses candidatos

é você, mas sempre com

R E S P O N S AB I L I D A D E .

macho tem o desafio de suceder a prefeita, eleita pela população de Lauro de Freitas por 4 vezes como gestora. Moema sozinha conta com 16 anos de governo (2005 a 2012 e 2017 a 2024). Enquanto o grupo comandado pelo deputado federal João Leão teve a oportunidade de governar a cidade por 20 anos, contando com a gestão dele (1989 a 1992), Otávio Pimentel (1993 a 1996), Roberto Muniz (1997 a 2000), Marcelo Abreu (2001 a 2004) e Dr. Márcio Paiva (2013 a 2016).

O próximo gestor precisa resolver os problemas que a cidade enfrenta por causa do crescimento desenfreado. A população hoje passa de 200 mil moradores. No censo de 2022, Lauro de Freitas ocupou o posto de cidade mais povoada da Bahia. São 3.509,27 habitantes por quilômetro quadrados. A cidade, como todos sabem, é dividida pela

Tem um projeto engavetado da via expressa, que ligaria o acesso da Estrada do Coco à praia de Ipitanga. Desde 2004, quando a via foi inaugurada por Marcelo Abreu, a obra ficou na metade do caminho e só leva até ao centro atrás do CEEPTIC (Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação de Lauro de Freitas).

O Governo do estado, através da Conder, já iniciou o projeto para a duplicação da rua Gerino de Souza Filho (Estrada do Trabalhador), que vai do Aeroporto até o bambuzal do Caji, interligando com a Via Metropolitana.

Outra questão que precisa ser pensada e discutida é a extensão do metrô até ao Parque Shopping ou até mesmo ao terminal de Portão. O que desafogaria o principal gargalo do trânsito que é a Estrada do Coco.

O próximo gestor precisa ter um olhar mais atencioso para a orla e cuidar melhor dos seis quilômetros de praia, com grande potencial turístico, para gerar mais renda e emprego aos seus moradores. O candidato precisará saber conversar com a população do bairro de Itinga, onde se concentra quase metade dos eleitores. Porém, mesmo não tendo a mesma concentração de votos, precisará entender as realidades de todos os 19 bairros da cidade com suas mais distintas demandas. Independente de quem seja o escolhido pela população – você, eu ou qualquer outra pessoa – a partir do dia 1º de janeiro de 2025 uma coisa é certa: muitos serão os desafios a serem enfrentados para o mandato que vai até o final de 2028. E o próximo prefeito precisará, acima de tudo, ser perfeito!

Po L ític A A mbientAL : Nosso

Lula maciel

próximo desafio

ex-vereador e atual chefe de Gabinete da Prefeitura de Lauro de Freitas. É pré-candidato à prefeito nas eleições de 2024.

Os sistemas de esgotamento sanitário e a macrodrenagem apontam para um novo paradigma para as questões ambientais de Lauro de Freitas, embora a situação requeira uma avaliação mais aprofundada. Os prejuízos ambientais causados pela utilização de fossas e resíduos lançados in natura em corpos hídricos estão com os dias contados em Lauro de Freitas.

Iniciado no segundo governo da prefeita Moema Gramacho, o sistema de esgotamento sanitário está em estado avançado de construção, e o de macrodrenagem em conclusão. Porém, uma grande cidade tende a ter grandes desafios constantemente e a nossa, não é diferente.

A destinação de resíduos da construção civil e domésticos carece de atenção especial e urge uma solução. Acúmulos em quase toda a cidade comprometem o meio ambiente, causando desconforto à população.

Uma política ambiental com transversalidade, ligando as regiões da cidade; a criação de parques ecológicos nas áreas remanescentes de Mata Atlântica; a recuperação e a preservação das poucas áreas restantes de restinga; o projeto que integre a nossa orla; são ações que certamente servirão de base para a política ambiental vindoura.

Temos uma orla exuberante em beleza e conforto. As prais de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho são ícones da geografia, da história e da cultura de Lauro de Freitas, e todas carecem de atenção especial, pois são patrimônio turístico, fonte de renda e espaço de lazer das comunidades, locais e de visitantes.

Seguiremos evoluindo.

12 | Vilas Magazine | Março de 2024
Espaço Aberto
3 3 6 9 - 8 3 0 0 ) R u a P r i s c i l a D u t r a , 1 0 1 . REVENDEDOR AUTORIZADO

M ANOEL G OES , médico angiologista e cirurgião vascular (CRM 13792)

Vamos mudar a rotina e melhorar a saúde

Precisamos tomar decisões ao longo da vida, infinitas vezes, algumas muito fáceis e outras que podem fazer a diferença para o resto da vida, como escolher a profissão que iremos atuar. Essas decisões são particularidades individuais de cada indivíduo inserido na sociedade e ambiente em que vive.

Mas existem determinadas decisões que não fazem parte de escolhas, de capricho, de ideais, de ambição, de momentos, relacionamentos, família, entre tantas. E uma delas é realizar atividades físicas

Essa decisão está ligada a sua sobrevivência e bem-estar físico e psíquico e não à beleza, ao emagrecimento, ao fisiculturismo. É isso que temos que colocar em nossas mentes e nas de nossos filhos, amigos, pacientes de um modo geral, porque essa atividade é a base para andarmos no caminho do bem-estar e atingirmos uma qualidade de vida mínima para estarmos bem.

Você pode me dizer que não gosta de malhar, não tem tempo, que trabalha demais, que odeia academia (eu tam-

CLAM CEN t RO

Praça Santo Amaro de Ipitanga, 16 (ao lado da Igreja Matriz). tels.: 3378-0883 / 3287-0125 / 3287-0190 / 3287-0185. 9 9164-5123

ESPECIALI d A d ES

PARtICULAR E CONVÊNIOS

lAMIL

lASFEB

lAtItUDE

lBRASIL SAUDE

lBRADESCO tOP NACIONAL

lCAPSAUDE

lCAMEd

lCASSEB

lUNIMED CENtRAL NACIONAL

lEXMED

lFAChESF

lGEAP

lLIFE EMPRESARIAL

lMEdSERVICE

lPARAtOdOS

lPEtROBRAS

lPLANASSIStE

lPLANSERV

lSAUDE CAIXA

lSULAMERICA

ltRt

lUNAFISCO

CORPO CL í NICO

Angiologista Dr. Manoel Goes

Cardiologista Dr. Marco Aurélio

Cardiologista ....................... Dr. Carlos Cid

Cardiologista / Eco Dr. Yuri Dias

Clínico ................................. Dr. Tiago Gazineo

Clinico Geral / Dermato Drª Luana Maia

Clinico Geral / Dermato Drª Olivia Rego Ruback

Clinico Geral-USG ............... Drª Luiza Paranhos

Ecocardiograma Dr. Antonio Laerte

Endocrinologista ................. Drª Adriana Lessa

Gastro / Clínico Drª Maria do Carmo

Gastro / Clínico Dr. Renato Pedrosa

Gastro / Clínico ................... Dr. Felipe Lopes

Ginecologista Drª. Gracielle Setubal

Ginecologista ...................... Drª Jozina Antelina

Ginecologista Drª Ana Luiza Pina

Nutrição Drª Lorena Braga

Oftalmologista .................... Drª Terezinha Libório

Oftalmologista Drª Maria Formosinho

Oftalmologista .................... Dr. Filipe Baracho

Oftalmologista Drª Lais Baracho

Oftalmologista Drª Naiane Melo

Ortopedista ........................ Dr. Márcio Santana

Ortopedista Dr. Ernest Fialho

Otorrinolaringologista ........ Dr. André Brandão

Pscicologia Drª Daniela Matos

Pediatra Drª Acassia Prisco

Ultrasson Dr. Francisco Maycon

Urologista Dr. Eduardo Oliveira

bém não gosto muito), que trabalha os três turnos, e por aí vai. Mas, na maioria das vezes, com raras exceções, nós conseguimos fazer uma caminhada de 40 minutos diariamente, pegar uma bicicleta e dar umas pedaladas, subir cinco lances de escada, nadar na piscina do prédio ou no mar, descer dois pontos antes do trabalho e caminhar. Essas atitudes são importantes e ajudam a compensar os excessos do final de semana, melhoram o açúcar no sangue, diminuem o colesterol, oxigenam o sangue, além de algo muito importante: ajudam a prevenir o aparecimento de varizes e também diminuem a probabilidade de apresentar trombo embólicos, muito mais observados e diagnosticados neste período de pandemia e pós pandemia.

O período de isolamento social agravou muito as doenças cardiovasculares, mas agora temos que nos esforçar para mudarmos a rotina.

Se quisermos ter uma boa saúde temos que lutar contra a preguiça e o sedentarismo. Faz bem para o corpo, para a saúde e promove o bem-estar. Pense nisso.

CLAM VILAS

Rua Itagi, 590. Centro Com. Milmares, lj 2 (ao lado Banco do Brasil). Pitangueiras. tels.: 3379-0643 / 3379-8523 / 3369-2024. 9 8643-6654

ESPECIALI d A d ES

CORPO CL í NICO

Angiologista Dr. Manoel Goes

Angiologista Drª. Silvia Ares Pontes

Cardiologista ....................... Dr. Marco Aurélio

Clínico Dr. João Lucas

Clinica / Dermatologista ..... Drª. Olivia Rego Ruback

Clinico / Dermatologista Drª. Luana Maia Leite

Endocrinologia Drª. Crissia Braga

Endocrinologia.................... Drª. Vanessa de Fátima

Gastro Drª. Maria do Carmo

Geriatra .............................. Drª. Natalia Mendes

Ginecologista Drª. Celia Costa

Ginecologia Drª. Maria Simone Schmitz

Ginecologista ...................... Dr. Gabrielli Tigre

Ginecologista Drª. Karen Mascarenhas

Mastologist ......................... Dr. Thiago Mattos

Nutrição Drª. Carla Tissianel

Nutrição Drª. Meuri Andrade

Oftalmo .............................. Drª. Lais Lobo

Oftalmo Drª. Mariadelia Costa

Ortopedia joelho ................ Dr. Dalton Castro

Ortopedista / ombro e cotovelo Dr. Gyogevara Patriota

Psicologa ............................. Drª. Emilia Velasco

Ultrasonografia Dr. Francisco Maycon

Ultrasonografia ................... Drª. Caroline Peters

Ultrasonografia Dr. Felipe Simões

Ultrassonografia Drª.. Luiza Paranhos

Urologia Dr. Fernando Araujo

Urologista Dr. Galvane Barreto

Março de 2024 | Vilas Magazine | 13

D EPRESSÃO PÓS - PAR t O : Como o yoga pode ajudar a prevenir esse problema

A depressão pós-parto impacta não apenas a saúde mental, mas também a relação das mães com o recém-nascido. A professora de yoga, especializada no método kaiut Yoga, Bruna Tiboni kaiut, de curitiba (PR), destaca a eficácia do yoga na prevenção e tratamento desse problema

Com uma incidência que afeta cerca de 20% das mulheres após o parto, a depressão pós-parto é um problema comum que gera sentimentos intensos de tristeza, ansiedade e exaustão, tendo grandes impactos na saúde física e mental da mãe, assim como na dinâmica familiar.

De acordo com a professora, que incorpora o yoga em sua rotina diária durante a atual gravidez, ressalta a importância da prática como um meio eficaz de proporcionar relaxamento, equilíbrio emocional e conexão mente-corpo. “O yoga oferece técnicas, como o pranayama (exercícios de respiração) e posturas específicas, que contribuem para o bem-estar geral, reduzem o estresse e fortalecem o suporte emocional, sendo fundamentais no período pós-parto”.

“Estudo recente publicado na revista científica “Complementary Therapies in Clinical Practice”, reforça a eficácia do yoga como terapia complementar promissora para a depressão pós-parto. O estudo, que envolveu 57 mulheres, demonstrou que 78% delas experimentaram mudanças

14 | Vilas Magazine | Março de 2024 Saúde & Bem-eStar Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
DIAGNÓStICO POR IMAGEM ACUPUNtURA EStÉtICA
FISIOtERAPIA FISIOtERAPIA dOMICILIAR
ACUPUNtURA a Emagrecimento Performance Física/Muscular/Esport va Planejamento para a Longevidade Medicina Funcional Integrativa Exames: Multiscan/Multicomplex/Bioimpedânc a D R . F A B R I Z I O S I L V E I R A C R M 1 9 0 4 8 7198664-3979 713052-9779 Rua Leonardo R da S va 248 P tangue ras Lau o de Fre as Ao ado do restauran e P cut F camos no quar o anda á ú t ma sa a a sua d e a n n y Empresar a salas 4 7/4 8
ACAdEMIA FISIOtERAPIA MASSOtERAPIA

Prótese de porcelana

Prótese em Geral Lente de Contato

Clareamento

Implante Estética

Clínico Geral

clínicas significativas após participarem de sessões de yoga ao longo de 8 semanas”.

4 posições de Yoga para ajudar no pós-parto

1) Virasana: Comece sentada com os joelhos dobrados, afaste os pés para os lados dos quadris, mantendo os tornozelos alinhados com os joelhos. Sente-se entre os tornozelos, mantendo a coluna ereta. Permaneça na posição por 1-2 minutos, focando na respiração profunda e relaxamento.

2) Viparita Karani (Pernas para cima na parede): Posicione-se próxima a uma parede. Deite-se de costas, estique as pernas ao longo da parede. Fique nessa posição por 5-10 minutos, respirando calmamente.

3) Sukhasana: Sente-se no chão com as pernas cruzadas. Coloque as mãos nos joelhos ou apoiadas na barriga, mantenha a coluna relaxada e feche os olhos e respire profundamente por 3-5 minutos.

Tratamento de Bruxismo

Disfunção

4) Supta Badakonasana: Deite em um local firme e confortável, junte as solas dos pés, deixe os joelhos caírem para os lados e descanse as mãos na barriga. Permita que os joelhos relaxem em direção ao chão e mantenha a posição por 3-5 minutos, concentrando-se na respiração e relaxamento pélvico.

Dicas para praticar yoga no pós-parto

1) Inicie com cautela: Evite comparações, essa trajetória é sua e é única, respeite e acolha as mudanças do corpo no pós-parto, comece com posturas suaves,

aumentando a dificuldade aos poucos

2) Pratique pranayama: Também dedique tempo aos exercícios de respiração e experimente respiração abdominal para acalmar a mente

3) Gentileza consigo mesma: Reconheça as limitações do corpo neste período e mantenha uma abordagem compassiva

4) Estabeleça uma rotina: Reserve um momento regular para a prática, mesmo

que seja curto, o mais importante é a constância. Construa consistência para colher benefícios a longo prazo. “Dessa forma, as mães podem incorporar o yoga de forma segura e gradual em sua rotina pós-parto. Ao adotar a prática regular de yoga, as mulheres podem fortalecer não apenas seus corpos, mas também suas mentes, construindo uma base sólida para uma maternidade saudável e equilibrada”, finaliza a profissional.

Março de 2024 | Vilas Magazine | 15 Saúde & Bem-eStar Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206 OFtALMOLOGIA ORtOPEdIA OFtALMOLOGIA
OLOGIA
Prótese Especialista em Shopping Estrada do Coco, Sala 406 (71) 99971-0801 (71) 3379-4728 d r a d r i a n o s a c r a m e n t o  P R O N TO AT E N D I M E N TO T R A U M ATO L O G I A O R TO P E D I A Das 7h às 19h  C E N T R O M É D I C O Angiologia Cirurgia Geral Cirurgia Plástica Clínica Médica 71 3206-4444 Day Hospital COF - Centro Médico Estrada do Coco Km 01 - Lauro de Freitas - Bahia - C E P 42.702-400 www.cof.com.br cof@cof.com.br Convênios Particular 71 99203-1886 Dermatologia Endoscopia Gastroenterologia Urologia Ginecologia/Obstetrícia  S E RV I Ç O E S P E C I A L I Z A D O E M C L Í N I C A D A D O R Agende sua Consulta
de ATM
Virasana
FOtOS: ALINE MAR q UES
Viparita Karani

REcadastRE sEu coNdomíNio E gaRaNta o REcEbimENto mENsal dos ExEmplaREs

Com o propósito de qualificar ainda mais a entrega dos exemplares mensais da revista Vilas Magazine nos domicílios residenciais da região, estamos reordenando nosso setor de Distribuição. Em Vilas do Atlântico os exemplares são entregues em todos os domicílios, residenciais e comerciais. Fora dos seus limites, priorizamos a entrega em condomínios residenciais cadastrados em outros bairros de Lauro de Freitas, partes de Stella Maris, Praia do Flamengo, Abrantes e Jauá, em Camaçari. Essa distribuição é complementada com exemplares disponíveis em pontos de distribuição previamente selecionados na região, com grande fluxo de pessoas. Se os exemplares mensais não estão sendo entregues com regularidade em seu domicílio, consulte o síndico ou o administrador do seu condomínio e peça para nos informar e, se for o caso, fazer o recadastramento na revista.

Bons Tempos

Dançar de rosto colado

Rogério Mendellsk, Jornalista, apresentador do Programa 1ª Hora RS, em Porto Alegre.

Dançar de rosto colado é coisa que os jovens de hoje não conhecem como preliminares de um ato de sedução. Nossos bailes

16 | Vilas Magazine | Março de 2024 OtORRINO PSICOLOGIA PSICOtERAPIA PSICOLOGIA eventoS & FeStaS MESAS & CAdEIRAS ALUGUEL DE BRINqUEDOS DECORAÇÃO educação MúSICA IdIOMAS Saúde & Bem-eStar Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206 71 9 8796-5529 | 3379-0671 | CLINICADRZOO Na Dr. Zoo temos equipamentos de imagem de última geração para atender o seu animal... ANIMAIS NÃO FALAM OS EXAMES FALAM POR ELES Renata Del Bianco MÉDICA VETERINÁRIA Av. Praia de Pajussara, quadra B3, lote 106 | Vilas do Atlântico ATENDIMENTO 24H Pet & cia VEtERINÁRIA VEtERINÁRIA

de antigamente (que palavra dolorosa!), os jovens rastreavam o salão em busca da garota ideal para iniciar um romance. Caso ela fosse localizada na mesa com os pais, nossas pernas tremiam. Uma cuba libre talvez fosse o combustível para encorajar o ato de atravessar o salão e chegar à mesa com o convite formalismo “vamos dançar?”.

O “sim” dela poderia significar que também queria dançar, pois os olhos já tinham se cruzado em algum momento do baile, mas poderia ser apenas o “sim” formal para não dar um “cano” no rapaz audacioso. Neste último caso, a regra que a jovem aprendera em casa com a mãe casamenteira, era dançar no máximo três para não significar que havia outro interesse e não ser o da boa educação. No entanto, se “pintasse um clima”, ai Jesus, – aí a dança se prolongaria por todo baile e, na hora exata, os rostos se colavam e a sedução começava com uma conversa de ouvido. O ato de seduzir transpirava-se numa enciclopédia romântica que valia até mentiras ingênuas.

Está bem, somos velhos quando falamos em “rosto colados”. Mas ninguém pode roubar de nossa memória um tempo mágico onde o cavalheirismo de uma dança, fazia-nos flutuar pelo salão com pessoas especiais. E quem não dançou uma vez na vida de “rosto colado” não sabe o que perdeu.

CONStRUÇÃO & REFORMA

Construção, reforma e reparos emergenciais

Construção . Elétrica . Hidráulica . Reforma Pintura . Montagem . Desmontagem . Instalação Higienização de caixa d’água . Pré-mudança Reforma rápida . Serviços gerais . Checkup residencial Visita grátis

CONStRUÇÃO & REFORMA CONStRUÇÃO & REFORMA

CONStRUÇÃO & REFORMA

CONStRUÇÃO & REFORMA

Março de 2024 | Vilas Magazine | 17 caSa & decoração Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
CORtINAS ARqUItEtURA CORtINAS CORtINAS CORtINAS CORtINAS CORtINAS
d EPOSI t P h OtOS

ELEtRICIStA

EStOFAdOS

Es t o f A r t e

At EN d IMEN tO M É d ICO

SAMU 192

Hospital Aeroporto (24h)

3288-8100

Hospital COF - Centro Médico (24h)

3206-4444 / 4440

Pronto Atendimento Nelson Barros (24h) 3288-8612

Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (24h) 3369-9923

Pronto Atendimento de Areia Branca (24h) 3291-8958

Pronto Atendimento de Itinga (24h)

3251-8110

Hospital Menandro de Faria

3369-6800

S ERVIÇOS

Correios (Vilas do Atlântico)

3369-3088

Coelba 0800 071 0800

Embasa (24h) 0800 0555 195

Iluminação Pública - Ghia Engenharia (7h às 18h) 0800-7210112

SAC Municipal 0800 071 5353

S EGURANÇA

Furtos e Roubos de Veículos

3116-4819

Guarda Municipal (drogas, assaltos, roubos) 153

Juizado de Pequenas Causas

3283-1905

Juizado de Menores 3288-1905

Ministério Público 3378-5462

Conselho Tutelar de Lauro de Freitas 3379-6948

Polícia Civil - 23ª DP (Centro)

3378-1919

Polícia Federal (24h) 3204-1667

Polícia Militar 190

SALVA WhatsApp 99332-1083

Bombeiros 193

M EIO A MBIEN t E

Secretaria do Meio Ambiente 3369-9197

Denúncia Ambiental 08002840011

Licenciamento Ambiental 3369-9928

P REFEI t URA DE L AURO DE F REI tAS

Gabinete da Prefeita 3288-8612

Defesa Civil 199 / 3288-8628

Centro de Controle de Zoonoses 3288-9812

Secretaria de Serviços Públicos (SESP) 3378-8500 / 3378-8502

u Limpeza urbana, coleta de lixo, varrição 0800 284 88 33

Procuradoria Jurídica 3369-3722

Secretaria Social 3378-0029

SEINFRA (tapa buracos, recuperação de calçadas, etc.) 3288-8770

Fiscalização (SEDUR) 3369-9800

A revista de Lauro de Freitas & Região

9 8899-2439

3379-2439 / 3379-2206 comercial@vilasmagazine.com.br

18 | Vilas Magazine | Março de 2024 caSa & decoração Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
MÓVEIS PLANEJADOS PERSIANAS PORtÕES MAdEIREIRA ELÉtRICA MÓVEIS PLANEJADOS PERSIANAS
t ELEFONES út EIS

SEGURANÇA

lConfira sempre a qualidade do serviço antes de contratá-lo;

lCertifique-se de que o anunciante possua referências confiáveis;

lRequeira sempre nota fiscal do serviço contratado. É um direito seu;

lOs textos e responsabilidades de fornecimento desses serviços são única e exclusivamente do anunciante;

l Evite realizar depósitos ou pagamentos antecipados, sem ter verificado a idoneidade do prestador do serviço;

l Em caso de ter sido vítima de fraude, procure imediatamente a delegacia mais próxima para fazer um Boletim de Ocorrência;

l Comunique também à revista Vilas Magazine, pois sempre que o anunciante se revela inidôneo ou que haja recorrentes reclamações dos clientes, o setor jurídico determina a suspensão da veiculação dos anúncios, até que se resolvam os questionamentos.

REDES DE PROtEÇÃO

SEGURANÇA ELEtRÔNICA

ELEtRÔNICA

ELEtRÔNICA

ELEtRÔNICA

Março de 2024 | Vilas Magazine | 19 caSa & decoração Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
tOLdOS tOLdOS tOLdOS SEGURANÇA ELEtRÔNICA SERVIÇOS tELAS MOSqUItEIRAS SEGURANÇA SEGURANÇA
CONTRATE
SEGURANÇA
COM

Boadica - Facilidades & Serviços

Ligue e anuncie:

9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206

tOLdOS

VIDRAÇARIA

VIDRAÇARIA

VIDRAÇARIA

VIDRAÇARIA

imóveiS

venda & aluguel

OPORtUNIDADE Alugo casa com 3 quartos (sendo 1 suíte), cozinha completa com cooktop, geladeira e forno. Área gourmet com banheiro, quintal gramado, varanda e sala ampla. Condomínio dos sonhos, com piscina, quadra poliesportiva (inclusive tênis), parque, salão de festas e máxima segurança. Um lugar perfeito para chamar de SEU! Investimento: R$ 5.000,00 (IPTU e condomínio incluso). Agende sua visita.

+ OPORtUNIDADES

ALPhAVILLE: Casas e lotes à venda.

CONDOMíNIO MAANAIM (Abrantes): Casas à venda e para alugar.

F RE d IANO (CRECI 21166)

71 9 9733-7035

tem imóvel para vender ou alugar?

divulgue aqui. Reservas para a edição de abril: até 20 de março

VIDRAÇARIA

C ENSO APON tA q UE L AURO DE F REI tAS t EM 203.331 HABI tAN t ES

Segundo dados atualizados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os novos números populacionais incorporam mudanças ocorridas após a primeira apuração da pesquisa, realizada até 28 de maio do ano passado. Na Bahia, 83 municípios tiveram alterações na popu-

lação para mais ou para menos.

Camaçari é o quarto município mais populoso da Bahia, com 300.372 habitantes. Outros municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que tiveram alteração para mais, no resultado final do número de habitantes, foram: Simões Filho (114.559), com mais 118 habitantes;

Pojuca (32.136), mais 7; São Francisco do Conde (38.733), mais 1.001habitantes.

Entre as cidades, que apresentaram pontuação para menos, estão incluídas: Lauro de Freitas (203.331), com menos 3; Vera Cruz (42.529), menos 48; e Salvador (2.417.678), que teve baixa de 327 pessoas na contagem final.

Parceria entre governos estadual e federal traz tramitação eletrônica a Lauro de Freitas Município será o primeiro do Estado a implantar o software SEI Bahia, que visa eliminar o uso de papel na administração pública

Lauro de Freitas está prestes a se tornar o primeiro município baiano a adotar o software de tramitação eletrônica SEI (Sistema Eletrônico de Informações). A implantação é um dos primeiros resultados de um projeto de cooperação envolvendo o governo estadual e o Ministério de Gestão e Inovação que promete viabilizar a disseminação nos municípios baianos da ferramenta digital voltada para eliminar o uso de papel na administração pública. Desenvolvido pelo Tricontinua na página 22 u

20 | Vilas Magazine | Março de 2024
caSa & decoração

ASSIStÊNCIA

ASSIStÊNCIA

Março de 2024 | Vilas Magazine | 21 A revista de Lauro de Freitas & Região 9 8899-2439 3379-2439 / 3379-2206 comercial@vilasmagazine.com.br VALORI z E O q UE é NOSSO ASSIStÊNCIA tÉCNICA ANtENAS
DESINSEtIZAÇÃO DESINSEtIZAÇÃO
tÉCNICA
tÉCNICA
DESINSEtIZAÇÃO
tÉCNICA
ASSIStÊNCIA
CONtABILIDADE
DESINSEtIZAÇÃO ASSIStÊNCIA
tÉCNICA
GÁS ServiçoS & cia Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
FOGÕES FOGÕES FOGÕES

INFORMÁtICA

u continuação da página 20

bunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI foi adotado em 2017 pelo Poder Executivo Estadual para a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 187 milhões, além de proporcionar a preservação de 46,8 mil árvores com a redução no consumo de papel.

A proposta da municipalização do SEI na Bahia já vinha sendo estudada pela administração estadual mas ganhou corpo a partir de uma iniciativa do Ministério de Gestão e Inovação. A equipe da coordenação do SEI Bahia já vem realizando encontros com lideranças e corpo técnico da prefeitura de Lauro de Freitas, auxiliando-a no levantamento do diagnóstico e na elaboração do planejamento do processo de implantação. O governo estadual, com o apoio da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) está estudando alternativas para subsidiar para o município os custos de implantação relativos à hospedagem de dados.

22 | Vilas Magazine | Março de 2024
LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA
ServiçoS & cia Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
LIMPA FOSSA

ServiçoS & cia

LIMPA FOSSA

LIMPA FOSSA

Nota Fúnebre

tribuna do leitor

SERVIÇOS GERAIS

Ciclista e moradora de Lauro de Freitas, no bairro de Portão, Eliene Carvalho, de 53 anos, tinha vasta experiência em pedalar por longa distância, adquirida em 20 anos como praticante da atividade. Integrante dos grupos SJBike, Feras do Pedal e Quebrando e Amassando, todos os finais de semana percorria com amigos, destinos da Costa de Camaçari. No domingo, 18 de fevereiro, na volta de mais um dia de pedal, derrapou em um dos tantos e perigosos desníveis, entre o acostamento e a pista da BA 099, na altura de Barra de Jacuipe, sentido Lauro de Freitas. Ela caiu e infelizmente um carro que passava não conseguiu frear, e a atropelou, fatalmente. Grupos de pedais de Lauro de Freitas decretaram luto por Eliene. “Ela tinha passado pouco tempo antes do acidente por nós. É com profunda tristeza, que lamentamos seu falecimento, muito triste isso”, relatou o presidente do Carcará Bike Club de Lauro de Freitas, Júnior. Eliene foi sepultada no cemitério de Portão, bairro que ela amava.

q UEREMOS DE VOLtA O R IO SAPAtO Em minhas habituais caminhadas pelos arredores de Vilas do Atlântico sempre passo pela maltratada margem do rio Sapato e vejo o esgoto entornando seus dejetos no pequeno e sofrido veio d´água. Gosto de caminhar pelo Calçadão! Geralmente, saio de casa, vou até Buraquinho, volto até a fronteira de Ipitanga e retorno pela beira do rio na esperança de vê-lo limpo e sem mau cheiro. Entretanto, essa esperança se esvai rapidamente! O fato é que nosso rio está penando, cada dia mais feio, destruído e próximo da “morte”. Aqui, uma reflexão: nós, moradores de Vilas do Atlântico, somos tão culpados quanto a prefeitura, afinal, contribuímos e muito para destruir nosso rio. Feita a mea-culpa, retomemos a consciência e cuidemos do rio Sapato. Ele é um dos últimos ecossistemas aquáticos que, a duras penas, ainda nos permite ver algumas cenas reais de aves e

Resistência e resiliência da natureza no loteamento Miragem, em Buraquinho

A Toca das Corujas é o local que um casal de ‘corujas-buraqueiras’ escolheu para viver e se reproduzir, há mais de duas décadas, ao lado de belos cajueiros em uma APP existente entre as ruas Arlete Souza Costa e Maria dos Reis Silva, na ponta de encontro com a rua Roque José da Silva, no loteamento Miragem. Em 2018 a associação de moradores fez um cercado com eucalipto e identificou o local para proteger e preservar esse espetáculo da natureza. A associação vem atuando há 25 anos em prol da preservação das APP´s existentes no loteamento. Além do meio ambiente, vem trabalhando e lutando por diversas melhorias nas áreas de segurança, iluminação, limpeza urbana, praças, saneamento básico, mobilidade, dentre outras, além de promover eventos de lazer voltados para adultos e crianças, como caminhadas ecológicas, feiras de empreendedorismo, rua de lazer, entre outros.

Rio Sapato exibe sua beleza, em uma das raras vezes que ganhou algum tratamento. É assim que a comunidade quer ver de volta o “rio de Vilas do Atlântico”

peixes, aqui pertinho de nós. É triste falar, mas, de tão sujas, as águas do rio Sapato estão se tornando impróprias para os bichos que ali habitam. Os peixes vivem na água, as aves se alimentam de peixes e nidificam nas margens do rio. Ora, sem água corrente e limpa os peixes morrem e as aves vão embora em busca de alimento e vegetação para procriar. Nesse contexto, se nada de concreto for feito em prol do Sapato, a cadeia alimentar que sustenta o pequeno ecossistema, logo será quebrada e não haverá mais vida no rio, apenas lixo e esgoto. Eu sei a força que tem o trabalho comunitário! Vejo isso na SALVA, por exemplo! Então, vamos em mutirão limpar as margens do rio e mantê-las limpas evitando de todo modo sufocá-lo com entulho, lixo e outras coisas. Vamos preservar esse riozinho que tanto nos oferece e tão pouco recebe de volta.

José Cláudio, morador de Vilas há 18 anos.

Agora a Oscip Rio Limpo e a AMOCEB - Associação dos Moradores, Condomínios e Empresários de Buraquinho, vem somar esforços com a AMOM - Associação de Moradores do Loteamento Miragem, para desenvolver um trabalho de limpeza e preservação dos riachos e córregos que percorrem o loteamento. Faremos um catálogo e registro fotográfico das condições atuais desses riachos e córregos que constituem o sistema natural de drenagem no loteamento para, em trabalho junto à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos fazer a verificação de possíveis contribuições com agentes poluentes nestas APPs. Vale lembrar que esses riachos conduzem agentes poluentes para o rio Joanes. Neste sentido faz-se necessário a conscientização dos moradores em verificar com frequência a fossa de suas residências, e se há conexão com a rede pluvial. No mesmo caminho, os síndicos de condomínios também manterem suas estações de tratamento em condições regulares de funcionamento. Dessa forma garantimos que o desenvolvimento urbano aconteça em nossa cidade com o devido equilíbrio com a natureza, porque nós humanos não podemos esquecer que também fazemos parte dela e necessitamos da sua preservação para nossa saúde e bem-estar e inclusive sobrevivência.

Eduardo Andrade, presidente da AMOCEB - Associação dos Moradores, Comerciantes e Síndicos de Buraquinho.

Março de 2024 | Vilas Magazine | 23

Nova lei do CPF já está valendo

O documento mais importante de se ter na carteira não será mais o RG, mas sim a nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN. O número de identificação desse documento é o mesmo do CPF, mas a nova carteira tem mais tecnologia e poderá agregar mais informações. Entenda o que mudou e como tirar o novo documento.

O q UE ACON t ECEU

lO documento para identificação nacional passa a ser o CPF, esse será o número exigido para a prestação de serviços públicos. A Lei 14.534/23 determina que: “O órgão emissor deverá, na emissão de novos documentos, utilizar o número de inscrição no CPF como número de registro geral da Carteira de Identidade”, ratificando o que já estava disposto no Decreto n° 10.977/22.

qUAL A DIFERENÇA DO NOVO DOCUMEN tO ?

lA mudança visa dar mais segurança e unificar os documentos. Atualmente, é possível que uma pessoa consiga emitir RG em mais de um estado, com a nova identificação isso não será mais possível

lNovo documento terá QR code. A inovação torna fácil a checagem de dados pela Segurança Pública e por unidades de atendimento público e privados.

lCIN poderá ter o código do passaporte. A CIN poderá ser utilizada como documento de viagem, desde que haja acordo entre países, como no bloco do Mercosul. Apesar disso, não substitui o passaporte.

lCarteira poderá ser física e digital. O cidadão poderá carregar o documento físico, mas ele também é digital e pode ser baixado no aplicativo GOV.BR

lCarteira poderá agregar documentos. É possível adicionar dados como carteira de motorista e NIS

ldocumentos atuais ainda valem. Documentos atuais serão aceitos até 2032.

lNova carteira terá validade. O documento deverá ser renovado conforme os prazos: 0 a 12 anos incompletos - validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos - validade de 10 anos; Acima de 60 anos - validade indeterminada

C OMO t IRAR A NOVA CAR t EIRA DE IDEN t IFICAÇÃO, A CIN?

lConforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a responsabilidade pela emissão da Carteira de Identidade Nacional continuará sendo dos estados, por meio dos seus respectivos institutos de identificação, da mesma forma que já ocorre atualmente. A primeira emissão da CIN será gratuita.

lA princípio, apenas quem já tem um número de CPF poderá tirar o novo documento Em alguns meses, os cidadãos que ainda não possuem número de CPF poderão solicitar a sua emissão nos órgãos de identificação estaduais. O CPF é gerenciado pela Receita Federal e, atualmente, o número de CPF é emitido também em unidades dos Correios, cartórios de registro civil, Caixa e Banco do Brasil. O cartão físico do CPF já não é mais emitido lquem ainda não tem CPF pode emitir a CIN com o novo número nos estados de Goiás, Paraná, Santa Catarina, Piauí e Minas Gerais. Nos demais estados, apenas quem já tem um número de CPF poderá tirar o novo documento ltodos os estados estão se preparando para fazer a integração com o sistema da Receita e poder emitir o CPF, por isso, em alguns meses os cidadãos que ainda não possuem número de CPF poderão solicitar a sua emissão nos órgãos de identificação estaduais

www.vilasmagazine.com.br

Facebook: VilasMagazine

Instagram: @VilasMagazine

Publicação mensal de propriedade da EdItAR - Editora Accioli Ramos Ltda. Av. Praia de Itapuã, 276, cj. 105. Lumiar Work Center. Vilas do Atlântico. Lauro de Freitas. Bahia. CEP 42707-650. Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206. diretor-Editor: Carlos Accioli Ramos (diretoria@vilasmagazine.com.br). diretora: Tânia Gazineo Accioli Ramos. Gerente de Negócios: Álvaro Accioli Ramos (comercial@vilasmagazine.com.br). Assistente: Simone Gazineo (comercial@vilasmagazine. com.br). Gerente de Produção e Distribuição: Thiago Accioli Ramos. Administrativo/Financeiro: Miriã Morais Gazineo (financeiro@vilasmagazine.com.br). tratamento de imagens e CtP: Diego Machado. Redação: Thiara Reges (jornalista freelancer). Colaboradores: Hendrik Aquino, Paulo Maneira, Cláudia Correia, Henrique Moitinho. tiragem desta edição: 20 mil exemplares Impressão: OESP Gráfica (SP).

P ARA ANUNCIAR: Edição impressa: e-mail: comercial@vilasmagazine.com.br

Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206 / 9 8899-2439. Redes sociais: Luana Rebouças 9 8111-7608.

C ON t A t OS COM A R EDAÇÃO: redacao@vilasmagazine.com.br

tábua das marés | Março/Abril de 2024

1º/3 - Sexta-feira

0h45 Baixa 0,6m

7h Alta 2,0m

12h56 ...Baixa ...0,6m

19h23 Alta 2,0m

2/3 - Sábado

1h21 Baixa 0,8m

7h43 Alta 1,9m

13h43 Baixa 0,8m

20h17 Alta 1,8m

3/3 - Domingo

2h17 Baixa 0,9m

8h51 Alta 1,7m

14h56 Baixa 0,9m

21h51 Alta 1,7m

4/3 - Segunda-feira

4h02 Baixa 1,1m

10h28 Alta 1,7m

16h53 Baixa 0,9m

23h45 Alta 1,7m

5/3 - terça-feira

6h02 Baixa 1,0m

12h Alta 1,8m

18h30 Baixa 0,7m

6/3 - quarta-feira

1h04 Alta 1,9m

7h09 Baixa 0,8m

13h08 Alta 2,1m

19h34 ...Baixa ...0,5m

7/3 - quinta-feira

2h Alta 2,2m

8h .........Baixa ...0,5m

14h02 Alta 2,3m

20h23 Baixa 0,2m

8/3 - Sexta-feira

2h45 Alta 2,4m

8h45 Baixa 0,3m

14h51 Alta 2,5m

21h06 Baixa 0,0m

9/3 - Sábado

3h26 Alta 2,6m

9h23 Baixa 0,2m

15h34 Alta 2,7m

21h49 Baixa -0,1m

10/3 - Domingo

4h06 Alta 2,7m

10h04 Baixa 0,0m

16h15 Alta 2,8m

22h28 Baixa -0,1m

11/3 - Segunda-feira

4h45 Alta 2,7m

10h43 Baixa 0,0m

16h58 Alta 2,8m

23h06 Baixa -0,1m

12/3 - terça-feira

5h21 Alta 2,6m

11h19 ...Baixa ...0,1m

17h38 Alta 2,7m

23h45 Baixa 0,1m

13/3 - quarta-feira

6h Alta 2,4m

11h58 Baixa 0,2m

18h17 Alta 2,5m

14/3 - quinta-feira

0h19 Baixa 0,3m

6h38 Alta 2,2m

12h38 Baixa 0,4m

19h Alta 2,3m

15/3 - Sexta-feira

0h58 Baixa 0,6m

7h15 Alta 2,0m

13h19 Baixa 0,6m

19h49 ...Alta .....2,0m

16/3 - Sábado

1h39 Baixa 0,9m

8h08 .....Alta .....1,8m

14h19 Baixa 0,8m

20h56 Alta 1,8m

17/3 - Domingo 2h49 Baixa 1,1m

9h34 Alta 1,7m

16h09 Baixa 1,0m

22h41 Alta 1,6m

18/3 - Segunda-feira

5h34 Baixa 1,1m

11h24 Alta 1,7m

18h06 Baixa 0,9m

19/3 - terça-feira

0h30 Alta 1,7m

6h54 Baixa 1,0m

12h45 Alta 1,8m

19h11 Baixa 0,7m

20/3 - quarta-feira

1h26 Alta 1,9m

7h38 Baixa 0,8m

13h36 Alta 2,0m

19h54 Baixa 0,6m

21/3 - quinta-feira

2h06 Alta 2,0m

Aulas, Treinos, Passeios e Treinamento Corporativo

8h08 Baixa 0,7m

14h11 Alta 2,2m

20h28 Baixa 0,4m

22/3 - Sexta-feira

2h38 Alta 2,2m

8h39 Baixa 0,5m

14h47 Alta 2,3m

21h Baixa 0,3m

23/3 - Sábado

3h06 Alta 2,3m

9h06 Baixa 0,4m

15h17 Alta 2,4m

21h26 Baixa 0,3m

24/3 - Domingo

3h36 Alta 2,4m

9h34 .....Baixa ...0,3m

15h51 Alta 2,4m

21h56 Baixa 0,2m

25/3 - Segunda-feira

4h02 Alta 2,4m

10h Baixa 0,3m

16h19 Alta 2,5m

22h23 Baixa 0,2m

26/3 - terça-feira

4h32 Alta 2,4m

10h26 Baixa 0,3m

16h49 Alta 2,4m

22h51 Baixa 0,3m

27/3 - quarta-feira

4h58 Alta 2,4m

10h56 Baixa 0,3m

17h17 Alta 2,4m

23h15 Baixa 0,3m

28/3 - quinta-feira

5h26 Alta 2,3m

11h23 Baixa 0,4m

17h47 Alta 2,3m

23h47 Baixa 0,5m

29/3 - Sexta-feira

5h56 Alta 2,2m

11h56 Baixa 0,5m

18h19 Alta 2,1m

30/3 - Sábado

0h17 Baixa 0,6m

6h30 Alta 2,0m

12h32 ...Baixa ...0,6m

19h02 Alta 2,0m

31/3 - Domingo 0h56 Baixa 0,8m

7h13 Alta 1,9m

13h19 Baixa 0,7m

20h Alta 1,8m

1º/4 - Segunda-feira

1h54 Baixa 1,0

8h23 Alta 1,8m

14h38 Baixa 0,8m

21h39 Alta 1,7m

2/4 - terça-feira

3h43 Baixa 1,1m

10h04 Alta 1,7m

16h36 Baixa 0,8m

23h28 Alta 1,8m

3/4 - quarta-feira

5h43 Baixa 1,0m

11h38 Alta 1,9m

18h09 Baixa 0,7m

4/4 - quinta-feira

0h43 Alta 2,0m

6h49 .....Baixa ...0,7m

12h45 Alta 2,1m

19h09 Baixa 0,4m

5/4 - Sexta-feira

1h36 Alta 2,2m

7h36 Baixa 0,5m

13h38 ...Alta .....2,3m

20h Baixa 0,2m

FASES DA LUA

Março 2024

3 Quarto Minguante

10 Super Lua Nova

17 Quarto Crescente

25 Micro Lua Cheia

Abril 2024

Quarto Minguante

9 Super Lua Nova

16 Quarto Crescente

24 Micro Lua Chei

Fonte: Banco Nacional de Dados Oceanográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil.

71 9 9156-4466

9 9922-5014

F UNCIONAMEN tO : 2ª à sáb., das 7h às 15h. Domingo, das 7h às 14h.

Aceitamos cartões de crédito, débito e pix.

24 | Vilas Magazine | Março de 2024 A revista de Lauro de Freitas & Região
E N t REGAMOS EM d OMIC í LIO
ABRIL
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.