Vilas Magazine | Ed 288 | Janeiro de 2023 | 20 mil exemplares

Page 1

A revista de Lauro de Freitas & Região

Ano 25 | Edição 288 Janeiro de 2023

E-mail: ww.vilasmagazine.com.br Facebook: VilasMagazine Instagram: @VilasMagazine

O que esperar

2023 será o ano do coelho e tem como elemento universal a água. Os chineses consideram o coelho um animal que traz sorte e longevidade. Nesse sentido, o novo ano traz previsões bem otimistas. Inteligência, cautela e criatividade são as palavras-chave, que representam as características do coelho. A Numerologia indica que o ano de 2023 será regido pelo número 7, resultado da soma 2+0+2+3. Segundo a Astrologia, 2023 deve ser um ano mais tranquilo. Sai de cena a tensa quadratura Saturno/ Urano, e entram Júpiter em Touro, Plutão em Aquário e Saturno em Peixes, que são trânsito mais amenos e, em certa medida, positivos. Pág. 12

ROSA DO DESERTO Antes e depois. Como chegou (esq.) e após ser tratada pelo cuidador (dir.). NOSSA HISTÓRIA,

Pág. 8

de Lauro de Freitas tem hotel e UTI para cuidar de plantas.
estação
quente do ano, com lavagem
atividades culturais, musicais
Mercadão da Bahia celebra a
mais
e
e muito lazer. Pág. 12
Escola resgata identidade do bairro Vida
Facilidades
Serviços Empresas e profissionais de vários segmentos,
atender demanda de moradores da região.
16 a 33
NOSSA RAIZ
Nova Pág. 7 Classificados Boadica |
&
para
Págs.

O DIA DE ZÉLIA g JONATAS

Os jovens Zelia e Jonatas celebraram matrimônio dia 27 de novembro, recepcionando convidados especiais no espaço de festas do Cerimonial Villas Fest, em Pitangueiras, em noite de decoração especial. O casal recebeu as bençãos de Dalva (de vermelho), mãe da noiva e Maria Aparecida e Antônio, pais do noivo.

PROJETO ILHAS

Em 10 de dezembro foi encerrada a quarta campanha de doação de eletroeletrônicos do condomínio Busca Ville, localizado em Busca Vida. O professor Henrique Moitinho , do projeto socioambiel Ilhas, acompanhou todas as coletas realizadas no decorrer do mês pelos alunos do projeto. O resultado foi satisfatório com vários eletrônicos doados para empreendedores ambientais da comunidade de Quingoma. A gerente do condomínio, Shirley da Purificação, informou que a palestra sobre tecnologia realizada pelo professor Henrique para os funcionários do condomínio, melhorou a qualidade de vida pessoal e profissional deles e que as campanhas de coleta de eletrônicos facilita o descarte para os moradores. Na foto acima, o professor Henrique e a gerente do condomínio Busca Ville, Shirley.

LUAU DAS ARTES

Sob o esplendor e energias da última lua cheia de 2022, dia 9 de dezembro, aconteceu a inauguração do Ateliê de Artes Maria Mandalah, um novo espaço cultural em Vilas do Atlântico, totalmente conectado com a natureza, que chega para promover e incentivar arte e cultura em Lauro de Freitas. Brilharam no palco Michely Ramah (e alunas), na Dança do Ventre; Adriana Melo, na Dança Cigana; Lucymeire Ferraz, com seu livro “Um canto dentro de mim”; Jeferson Trigo, no Grafite ao Vivo; Noemi (@noemi.oficiall) na música ao vivo, dentre outros artistas convidados. O evento também contou com opções gastronômicas, como a “La Cuna”, comida mexicana, “Fatia Nossa”, pizza artesanal e a “Nujel.M” cervejaria.

Mais informações sobre o ateliê, no instagram: @mariamandalah.artes.

Na foto acima, Maria Mandalah, com sua mega mandalah intitulada “A espanhola”.

2 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023 Registros & Notas

cam a celebração do nascimento do menino Jesus há gerações. Na apresentação, concertos de Sebastian Bach, como Allegro e Ode a Alegria,

CONGRAÇAMENTO

Colaboradores do condomínio Morada das Mangueiras, no Jardim Aeroporto, participaram de um café da manhã celebrando o período natalino, promovido pela administração do empreendimento – síndica, Selma Araújo (sentada) e subsíndica, Renata Simões A iniciativa teve o apoio de diversos moradores.

Inaugurada em Stella Mares, a mais nova loja da Organi O novo espaço, o terceiro da marca, tem feirinha orgânica toda terça-feira, com produtos vindos da Chapada Diamantina, além de mais de 300 produtos a granel e naturais sem glúten, sem lactose, sem açúcar, veganos e vegetarianos. Sob o comando do empresário Ulysses Maciel, a Organi sempre é um qualificado ponto de referência quando o tema é alimentação saudável. A loja do Mercadão da Bahia é uma das mais visitadas pelos frequentadores daquele espaço gastronômico e de lazer. Para mais informações sobre a Organi, veja anúncio na página 13 desta edição.

CANTATA DE NATAL

A praça João Tiago dos Santos, no Centro de Lauro de Freitas, foi o cenário para a apresentação da Cantata de Natal do NEOJIBA - Núcleo Lauro de Freitas, em dezembro. Crianças e adolescentes mostraram seus talentos estreando a orquestra sinfônica e os corais infantil e infanto-juvenil, com um repertório recheado de grandes nomes da música clássica mundial e hinos que mar-

DA TAXAÇÃO DA ENERGIA SOLAR

Conte com a experiência de quem já homologou mais de 1.000 projetos na Bahia. 07 anos de atuação no segmento de energia solar

Equipe técnica própria, desde o projeto à instalação Financiamento facilitado em até 96x 120 dias para começar a pagar

geosolares(71) 3508-1924 | (71) 9 8808-1924

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 3
de Beethoven em ritmo de samba encantaram o público e o coordenador do Núcleo e maestro Alexandre Guimarães. Os corais apresentaram canções que marcaram filmes e musicais tradicionais, como “Bom Natal” e “Noite Feliz”. FOTOS – RAPHAEL MULLER
CORRA E APROVEITE OS ÚLTIMOS MESES PARA GARANTIR A ISENÇÃO
Rua Leonardo R. da Silva, nº 248, Ed. Infinity Empresarial, sala 213. Pitangueiras, Lauro de Freitas – BA

LIONS CLUBE LAURO DE FREITAS

Na sede provisória, em Vilas do Atlântico, o Lions Clube de Lauro de Freitas Quatro Estações, do Distrito LA-2, comemorou 18 anos de serviços prestados no município, promovendo mais uma ação beneficente: o 1° Caruru com Samba. Os valores arrecadados foram destinados para atender um pedido de socorro da Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (Accabem), adquirindo fraldas para os idosos e brinquedos para as crianças da creche. No encontro, realizado na residência do casal de presidentes fundadores, Gleice e Eliano Barroso, o destaque ficou com a animação da leonina Carminha, firme e forte nos seus mais de 80 anos.

REGIÃO DE ABRANTES GANHA LOJA DA REDE NOVO MIX

O empresásrio Demétrio Machado (camisa azul), diretor comercial e um dos três sócios da rede Novo Mix, inaugurou em dezembro, a 21ª loja da rede, todas distribuídas na Região Metropolitana de Salvador – a 8ª em Camaçari –, ao

lado do prefeito Elinaldo Araújo (camisa escura) Com investimento de R$ 20 milhões e 1.050 m² de área construída, o empreendimento gera para o município, de imediato, 120 empregos diretos na loja, além de 150 no centro de distribuição.

u Moradores das alamedas Praia da Sereia e Meaípe promoveram um encontro de confraternização entre vizinhos, em novembro, com o objetivo de fomentar a ajuda solidária e incentivar iniciativas de novas atividades coletivas. Mais de sessenta pessoas participaram de um jantar “junta-panelas”, acompanhado de música ao vivo e apresentação de atividades de lazer. Na pauta, conversas relembrando os tranquilos dias do passado no bairro e ideias para futuros eventos, visando manter viva a chama da convivência solidária.

uA arquiteta Roberta Mathias assina o projeto de ampliação de uma tradicional pousada em Mucugê. “A proposta arquitetônica foi pensada em criar a sensação de uma vila bucólica e acolhedora”. Profissional atenta a detalhes mínimos e personalizados em seus projetos, Roberta enriquece seu selecionado portifólio com esse empreendimento, que sem dúvida agregará impacto positivo ao turismo daquela acolhedora cidade da Chapada Diamantina.

Você conhece a Doce Pão?

Veja o que estão falando dela:

Além da variedade o atendimento é excelente. Padaria abre todos os dias em horário extenso. Tatiane.

A mbiente agradável, variedade de itens, café da manhã bastante saboroso. Voltarei mais vezes. Ives. Produtos saborosos, mas a atenção dos funcionários é ainda de maior qualidade. Edson.

Tudo maravilhoso! O café da manhã fica perfeito com os sucos da fruta, amo a limonada!E o pão de aipim, que sucesso! Nota 1000. Félix Excelentes opções para café, muita variedade e produtos muito saborosos! Gostei. Liliane.

Gosto muito dos pães e dos salgados, há variedades. Os atendentes são bem educados, sempre vejo tudo limpo. Isa

Parei para tomar um café expresso e aproveitei para conhecer mais o local é fiquei de água na boca com a quantidade de doces e salgados Angelo Pizza maravilhosa feita na hora com ingredientes selecionados pelos clientes. Muito bom. João Carlos.

Excelente lugar para ir com a família, atendimento top, lanches gostosos, crepes e beijus maravilhosos. Paulo Cézar.

Sou cliente há mais de três anos. O que me encanta quando entro em uma loja é o atendimento. Depois observo a exposição dos produtos, qualidade e diversificação. A Doce Pão tem nota alta em todos esses quesitos! Parabéns! Uma delicatessen com preço de padaria de bairro. Cecília. Se você ainda não conhece, vale a pena conferir.

Rua Brig. Mário Epinghaus, 674 (rua do estádio de futebol). Centro. Lauro de Freitas. Tel.: 3051-3836. De seg. a dom. das 6h às 22h.

ESCOLA ROTARY

Aconteceu dia 15 de dezembro a conclusão do 5º periodo do Ensino Infantil dos alunos da Escola Creche Rotary de Quingoma, com direito a “diplomação”, brincadeiras e guloseimas. A escola é conveniada com a Prefeitura de Lauro de Freitas. Na foto (a partir da esq.), Mariana Matheus (Núcleo de Senhoras do Rotary); Patrícia, professora do 5º Período Infantil; Suely Sena (vestido estampado) , diretora; Sandra, auxiliar de classe e Patrícia, coordenadora pedagógica. A vice-diretora é Mayra Sesti.

4 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023 Registros & Notas
FOTOS: JEAN VICTOR

FUSÃO DE GIGANTES

lO Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou a fusão entre a rede hospitalar D´Or e a seguradora Sulamerica Na Bahia a rede D´Or é formada pelos hospitais Aliança, São Rafael e Cardio Pulmonar, em Salvador; Aeroporto, em Lauro de Freitas; e Santa Emília, em Feira de Santana.

l A Cobasi , rede de pet shops, anunciou, em 21 de dezembro, a compra da rede Mundo Pet, com 14 lojas no Nordeste (uma delas em Lauro de Freitas). Com a aquisição, que ainda precisa ser aprovada pelo Cade, a empresa dobra o tamanho de sua operação na região e ultrapassa a marca de 200 lojas no Brasil distribuídas em 16 estados e o Distrito Federal.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), encaminhou ofício, em 22 de dezembro, para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ao relator do PL nº 2703/2022 no Senado, Carlos Fávaro, cobrando providências e maior rigor do órgão regulador na fiscalização dos descumprimentos de prazos e das dificuldades criadas pelas distribuidoras de energia elétrica aos consumidores que tentam protocolar o pedido de acesso à geração própria de energia renovável no País.

Segundo apuração da entidade, desde a aprovação da Lei nº 14.300/2022, em janeiro de 2022, que criou o marco legal da geração própria de energia, houve uma piora considerável do nível de qualidade de serviço e atendimento prestados pelas distribuidoras aos clientes e empreendedores do segmento. E, nos últimos meses, as reclamações dos associados da ABSOLAR aumentaram de forma significativa.

O artigo 26 da referida lei dá prazo de 12 meses, con-

tados da sua publicação, ou seja, até o dia 6 de janeiro deste ano, para os consumidores poderem iniciar os trâmites necessários à conexão de usinas nas redes de distribuição e manter as regras tarifárias atuais de compensação de energia elétrica, que são mais vantajosas. Com a proximidade da data limite, inúmeras dificuldades foram colocadas pelas distribuidoras de energia, pondo em risco o acesso a este direito pelos consumidores interessados. A situação destaca ainda mais a importância da restituição dos prazos da Lei nº 14.300/2022, concedendo aos consumidores a possibilidade de gerarem a própria energia mantendo as regras atuais de compensação até julho deste ano, e não somente até janeiro.

Também, a ABSOLAR solicita que a ANEEL tome as devidas providências sobre estes problemas e outros eventuais desafios e barreiras que os empreendedores e consumidores possam encontrar junto às distribuidoras até o dia 6 de janeiro, de modo a evitar uma nova onda de judicialização no setor elétrico.

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 5
ABSOLAR denuncia abusos das distribuidoras aos consumidores que buscam gerar a própria energia

Tonny Ferreira:

Estudantes são qualificados em produção audiovisual

Trinta e oito alunos do 9º ano de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cadetes de Lauro de Freitas foram certificados no curso de Qualificação Profissional de Auxiliar de Produção Audiovisual, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e estão aptos para atuar no mercado de comunicação com elementos visuais e sonoros. A qualificação profissional, realizada ao longo de 2022, na estrutura da Estação Cidadania (PEC 3000), em Itinga, foi dividida por eixos teóricos e práticos, com aulas de cidadania, ética, oficina de comunicação de escrita, linguagem audiovisual, roteiro, técnicas de fotografia, edição, gestão cultural, e mais cinco outros conteúdos. A proposta da qualificação é um projeto do Departamento de Inovação e Tecnologia na Educação da SEMED, coordenado por Gabriella Santana, e deve ser ampliado para mais escolas da rede municipal no próximo ano letivo. “Tivemos apoio do Instituto Anísio Teixeira e conseguimos participar do Congresso Nacional de Educomunicação, que aconteceu em novembro e duas das nossas alunas participaram de um intercâmbio com estudantes de São Paulo para o desenvolvimento de práticas educomunicativas”, informa Gabriella.

“Coisa boa é poder conversar com amigos, sobretudo os ‘das antigas’, aqueles que gente demora de ver, mas quando nos encontramos, rola aquela vibração positiva. A última vez que encontrei o diretor e ator teatral Tanhinho, foi na encenação da Paixão de Cristo de Lauro de Freitas, na Praça da Matriz, em abril de 2022. Ele estava na plateia nos prestigiando.

Recordo que foi um momento delicado e de muita emoção. Estávamos todos realizando o espetáculo sem o nosso eterno diretor e saudoso Duzinho Nery, que idealizou e dirigiu a peça por mais de 20 anos. Confesso que a partir de agora, todas as vezes que estivermos na produção da Paixão de Cristo este sentimento estará conosco.

A missão de manter o legado da peça ficou com a gente, sobretudo com o nosso irmão caçula Alan Nery, que atua desde a primeira edição e agora carrega a missão de diretor do espetáculo. Eu sempre fiz parte dos bastidores ao lado da equipe de produção, composta por grandes amigos, amigas e a nossa comunidade cultural.

No final da apresentação, Taninho veio falar conosco, com aquele abraço recheado de lágrimas de ambos os lados. Lágrimas de saudades do nosso Duzinho e de emoção pelo espetáculo que foi apresentado repleto deste sentimento por todos os atores, bailarinos, cantores e equipe de produção técnica.

Lembro de ter dito: “meu irmão, preciso entrevistá-lo, estou produzindo uma série literária com pessoas que deram e dão norte ao teatro aqui em Lauro e você não pode ficar de fora”. Dias depois enviei as perguntas via WhatsApp. Meses se passaram, confesso que já tinha perdido a esperança. Mas numa certa segunda-feira de dezembro de 2022, às cinco horas na manhã, recebo um presente (um áudio): “irmão desculpe a demora, seguem as respostas da nossa entrevista”.

Taninho é um amigo da velha guarda. Nos conhecemos nas atividades culturais produzidas pela Pastoral da Juventude, ele à frente de grupos de jovens do bairro de Itinga e eu, do Centro. Na época éramos uma só paróquia, mas no começo dos anos de 1990, foi dividida e a partir daí nos grandes festivais realizados pela Forania 9, da Arquidiocese de São Salvador, passamos a ser “concorrentes” no bom sentido. Pois antes da divisão paroquial erámos todos do mesmo time, em especial, nas produções artísticas para os festivais organizados pela Arquidiocese.

A Pastoral da Juventude foi a nossa escola de arte e fé. E os grupos de jovens laboratório de convivência, partilha, amadurecimento, senso crítico, irmandade e movimentos culturais que até hoje dão frutos em nossas vidas.

Tonny Ferreira, ator, diretor, produtor cultural, professor e roteirista, iniciou sua carreira aqui na sua terra natal, nossa querida Lauro de Freitas, participando ativamente da cena cultural. Dirigiu durante 12 anos a Paixão de Cristo de Itinga e para o nosso orgulho, foi o primeiro morador de Lauro a entrar na Escola de Teatro da UFBA, onde cursou Licenciatura e Direção Teatral. Foi um dos fundadores do Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas, onde contribuiu fortemente no fomento da cultura local, destacando-se no setor de movimentos teatrais. Fez parte da fundação da UNIALF - União dos Artistas de Lauro de Freitas, projetando o nome do município dentro e fora do país. Nos anos 2000, iniciou sua pesquisa em Máscaras, participando como ator e assistente de direção no Grupo Prá Nós a Máscara com direção de Isa Trigo. Atualmente está à frente da direção do espetáculo Ubu Rei da Cia Persona de Teatro”.

Márcio Wesley é Jornalista com MBA em Comunicação e Semiótica na linguagem artística e Licenciatura em Artes Visuais

6 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023
WANDAICK COSTA
“Cultura nos define como cidadão.
Me deixa triste ver que o poder público não dá o merecido valor aos trabalhadores da cultura local”.

NOSSA HISTÓRIA, NOSSA RAIZ.

Escola resgata identidade do bairro Vida Nova

Alunos da Escola Municipal Engenho Caji (antiga Príncipe da Paz), localizada no bairro de Vida Nova, utilizaram as quatro manifestações artísticas – música, cênica, pintura e dança – para apresentar o projeto político e pedagógico da instituição: “Nossa História, Nossa Raiz”. A culminância que encerrou o ano letivo, aconteceu em dezembro no auditório Abdias Nascimento, na Secretaria de Cultura, em Portão, com a participação de pais e do corpo docente da unidade.

A diretora da escola, Pan Silva, explica que através do projeto os alunos puderam conhecer de forma lúdica a história do bairro de Vida Nova. “Esse trabalho foi desenvolvido pelos professores de artes e educação, durante todo o ano as modalidades artísticas são ofertadas aos alunos na instituição. A intenção é fazer um

resgate da história do nosso bairro e passar isso para nossos pequenos”, disse.

Atento às apresentações, o estudante do 4º ano, Luís Gustavo, disse que o que mais chamou a sua atenção foi saber que a Estrado do Coco, atual Av. Santos Dumont, já foi uma fazenda. “Difícil imaginar um local como este, hoje tão movimentado e cheio de prédios, sendo uma área rural”, falou. Para Gabriel Santos, também do 4º ano, saber a história do seu bairro traz uma sensação boa de pertencimento. “É como se agora soubesse de onde eu vim”, contou.

Elinalda Costa, mãe de uma das estudantes presentes, defendeu a valorização da cultura local: “Hoje as crianças sabem muito mais sobre o Rio de Janeiro, São Paulo, do que dos lugares onde vivem. Acho maravilhoso esse resgate”, comentou.

Recadastre o seu condomínio e garanta o recebimento mensal dos exemplares

Com o propósito de qualificar ainda mais a entrega da revista Vilas Magazine nos domicílios residenciais da região, estamos reordenando nosso setor de Distribuição. Em Vilas do Atlântico os exemplares são entregues em todos os domicílios. Fora dos seus limites, priorizamos a entrega em condomínios residenciais em outros bairros de Lauro de Freitas, partes de Stella Maris, Praia do Flamengo e Abrantes, em Camaçari. Essa distribuição é complementada com exemplares disponíveis em pontos de distribuição previamente selecionados na região, com grande fluxo de pessoas. Se os exemplares mensais não estão sendo entregues com regularidade na sua casa, consulte o síndico ou o administrador do seu condomínio e peça para nos informar e, se for o caso, fazer o recadastramento na revista.

3379-2439 / 3379-2206 9 8899-2439 comercial@vilasmagazine.com.br

CHAMA A LARCLEAN!

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 7
Se ela te incomoda nesta página, imagine em sua casa.
A revista de Lauro de Freitas & Região
WANDAICK COSTA

Plantas ganham cada vez mais espaço na decoração de ambientes

Dos lindos posts no Instagram e Pinterest para dentro das casas e dos apartamentos. O movimento conhecido como ‘urban jungle’, nasceu como um estilo de decoração, mas hoje já é entendido como um estilo de vida, que a cada dia ganha novos e empolgados adeptos. E muitos mais do que gerar uma estética natural, ocupando os espaços com muitas plantas, esse movimento gera oportunidades de negócios.

Seguindo uma tradução bem literal, a proposta do ‘urban jungle’ é tentar reproduzir o ambiente de floresta em pequenos espaços, que pode ser um apartamento, casa e até empresas. As primeiras pistas dessa tendência podem ser encontradas nas revistas e blogs de decoração de 2013. Mas foi em 2016, com o lançamento do livro Urban Jungle, de autoria de Judith de Graaff e Igor Josifovic, que essa paixão caiu nas graças da geração Millenium (nascidos entre 1980 e 1994), ganhando milhares de perfis nas redes sociais, inclusive no Youtube, dedicados exclusivamente ao tema.

Mas não basta ter muitas plantas e sair espalhando pelos quatro cantos da casa. A ideia é fazer composições onde móveis, prateleiras, quadros e demais itens de decoração, ocupem o mesmo espaço de forma orgânica. As plantas são dispostas de maneira organizada, seja em suportes no chão ou penduradas, levando-se em consideração fatores como estilo da planta, tamanho das folhas, luminosidade, com objetivo de recriar o ambiente de selva.

Vale ressaltar também que por mais lindas que sejam, antes de sair comprando ou pedindo, plantas por aí, é importante analisar o seu tempo. Plantas são seres vivos que precisam de cuidados, e no estilo de vida proposto no ‘urban jungle’, a rotina é alterada para se adequar aos cuidados que as plantas precisam.

Cuidador

transformou residência em hotel e UTI de plantas

Empolgados pelo movimento ‘urban jungle’ e buscando alternativas para enfrentar o período mais restritivo da pandemia, muitas pessoas começaram a se dedicar às plantas nos últimos dois anos. Só que, passada essa fase, o que era beleza já começa a se tornar dor de cabeça para alguns. Com o retorno das atividades presenciais e pouco tempo dentro de casa, muitas pessoas tem visto suas belas plantas morrerem.

“São plantas com folhas amarelas e praticamente mortas, muitas vezes por falta de adubação adequada, outras vezes por falta da exposição necessária ao sol, ou até por falta ou excesso de água”, conta Thiago Gazineo, que a cerca de três meses transformou a sua casa, em Lauro de Freitas, em hotel e UTI de plantas.

O serviço começou quase que por acaso. “Meus amigos perceberam minha afinidade e cuidados com as minhas plantas em casa e começaram a pedir dicas de procedimento. Em um determinado momento, de forma muita orgânica, começaram a trazer as plantas para que ficassem sob meus cuidados, tanto com o objetivo de recuperação delas, algumas quase mortas, como também por motivo de viagem ou férias”, conta.

As rosas do deserto são as principais ‘pacientes’ de Thiago. As queixas estão relacionadas às folhas amareladas, caudex pouco desenvolvido e

8 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023 1,5 m² a 12m² Box de 71 98164-2148 71 3379-4689 a partir de R$ 189,90
DO QUINTAL DA VOVÓ PARA SALA DE ESTAR:
Rosa do Deserto

ROSA DO DESERTO - ANTES E DEPOIS

Como chegou (acima) e após ser tratada (dir.).

Abaixo: Espaço onde Thiago cuida das plantas

demora na floração.

“Muitas pessoas me contam que amam plantas, mas não sabem cuidar, ou matam, molhando demais ou de menos. A rosa do deserto, assim como os cactos, as pessoas criaram um mito de que elas não precisam de água, o que não é verdade. Sem as regas adequadas a planta não floresce”.

Para quem busca o serviço de UTI, Thiago explica que durante o período de tratamento as plantas recebem poda, adubação, troca do substrato e terra vegetal, se necessário, além das regas regulares, tudo registrado e compartilhado com o dono da planta. O tempo de permanência depende da recuperação da planta.

Para quem busca o serviço do hotel, os cuidados são similares, mas com menor tempo de permanência no espaço, apenas enquanto durar a ausência do dono da planta. “Sempre gostei de rosas do deserto e plantas mais rústicas, frutíferas, como as que as pessoas tinham antigamente em quintais. Entendo que, para cuidar de plantas, você não precisa exatamente ser um grande especialista no assunto, mas precisa sentir aquela vida, entender que ela precisa de água na medida certa, nutrientes e muito carinho. Ter o feeling de sentir se aquela planta está feliz”, concluiu Thiago.

Mais informações: @plantaminhaplanta

Dicas para cuidar das plantas em casa

Exposição ao sol

As plantas precisam do sol para se “alimentarem”, o que não significa que você vá deixar a planta o dia inteiro no sol. Cada espécie possui uma necessidade de maior ou menor de luz solar.

Regar

Crie um rotina de rega, observando se realmente há a necessidade de molhar. Uma boa dica é o teste do dedo no solo

Troque os vasos

Planta com desenvolvimento acanhado pode indicar falta de espaço para a raiz ou solo cansado.

O ideia é fazer a trocar do vaso.

Não deixe a terra exposta

Folhas secas, serragem e pedrinhas de jardim servem como formas de proteger a terra e não deixá-la exposta à ação do tempo. Essa dica é fundamental, especialmente para jardins em áreas externas.

Adubar

A adubagem está longe de ser um luxo: ao menos uma vez por mês, é recomendado fazer a adubagem para devolver os nutrientes para as plantas.

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 9

Mercadão da Bahia celebra a estação mais quente do ano, com lavagem e atividades culturais e musicais

Overão será celebrado em grande estilo no Mercadão da Bahia, que promove a primeira edição de sua ‘lavagem cultural’. O evento gratuito acontece durante a tarde do dia 15 de janeiro, com a participação de cortejos de baianas, samba de roda e bandas de percussão. O dia, inclusive, será de festa também para Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro da cidade.

Além dessas comemorações, o empreendimento, que é um ponto central para baianos e turistas que passam pela Linha Verde, ainda se prepara para atrair mais frequentadores com atividades musicais e culturais para toda a família durante o mês, com apresentações de artistas de vários gêneros musicais, com destaque para axé music, samba e MPB.

Dando sequência aos eventos de verão, haverá também ações

em fevereiro, como o Bailinho da Tia Leide, que ocorrerá dia 18 de fevereiro, das 11h às 14h, com acesso gratuito do público. No dia, a criançada e seus familiares poderão se divertir com personagens temáticos.

Paralelo à toda animação, os frequentadores do Mercadão da Bahia podem aproveitar o local para fazer suas compras do dia a dia, usufruindo de um mix composto de mercearias,

empórios , padarias , floriculturas , cachaçarias, delicatessens, peixarias, boutiques de carnes, hortifrutis, salão de beleza, boxes de embalagens e artesanato, além de bares, lanchonetes, restaurantes que tornam o empreendimento, no Centro de Lauro de Freitas, uma excelente opção para curtir com amigos e familiares.

ESTRUTURA E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Localizado na rua Maria Izabel dos Santos, próximo ao Parque Shopping Bahia, o centro comercial e gastronômico, que é símbolo de conforto e segurança, tem área de mais de 18 mil m², com um amplo estacionamento, com 400 vagas.

Para melhor atender o público, o Mercadão da Bahia funciona de segunda a sábado, das 8h às 19h, e nos domingos e feriados, das 8h às 15h. A praça de alimentação opera das 8h às 22h, de segunda a sábado, e das 8h às 18h, nos domingos e feriados.

10 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023
Fotos: Roberto Abreu
As ações iniciam em 15 de janeiro, quando acontece a primeira ‘lavagem cultural’

Memória

Ônibus elétricos (trólebus) da Cidade

Baixa, 1958

As primeiras décadas do século 20 foram marcadas pelo recrudescimento do discurso modernizador e higienista do final do século 19, que deplorava a herança urbana das cidades coloniais brasileiras e considerava urgente propor reformas que transformassem a imagem dessas cidades, notadamente, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife, e tiveram como inspiração a reforma de Haussmann em Paris.

A instalação dos meios de transporte públicos dera um certo ar de modernidade a Salvador, contudo, o desenho tortuoso das ruas, com suas dimensões reduzidas que não permitiam a passagem dos bondes e as condições insalubres de muitos sobrados na Cidade Alta foram justificativas fortes para as intervenções ocorridas nas duas primeiras décadas do século 20.

Neste período, a instalação de rotas eletrificadas para os bondes, a revolução dos veículos motorizados, movidos a gasolina, e com rodas de borracha, exigiam ruas mais largas e calçadas e passeios para separar o fluxo dos pedestres dos carros.

Primeiro chegaram os carros de passeio, particulares, em pequeno número, mas que desenvolviam maior velocidade que os bondes. Os carros de praça se instalaram rapidamente e disputaram o público usuário dos bondes, morosos, desconfortáveis, passíveis de descarrilamento e de paralisação por falta de energia elétrica.

Os ônibus com propulsão mecânica movidos a gasolina já circulavam em algumas cidades, como Berlim, Londres e Paris, na década de 1890. Em 1920, ônibus a óleo diesel circulavam na Alemanha e na Inglaterra.

No Brasil, na década de 1920 começaram a rodar ônibus a óleo diesel, e em Salvador eles chegaram neste mesmo período. Ônibus em Salvador tinha de receber outro nome, então as marinetes (em homenagem ao italiano Filippo Marinetti, que publicou o primeiro manifesto futurista e esteve no Brasil para proferir várias palestras).

Crédito: Observatório da Mobilidade Salvador

PRAÇA

DA PIEDADE, FINAL DO SÉCULO 19 Além da igreja, note o Chafariz da Cabocla. Essa verdadeira obra de arte fez parte do primeiro sistema de água encanada do Brasil. O Sistema de Queimado teve mais de 20 chafarizes espalhados por Salvador. Cada um deles decorado com uma obra de arte trazida da Europa. O da Cabocla ainda existe: atualmente fica em frente ao Quartel dos Aflitos.

Já a linda igreja da Piedade tem uma história mais longa. Tudo começou com a construção do Hospício dos Capuchinhos, em 1686. Em 1700, os padres capuchinhos franceses foram expulsos do Brasil e os capuchinhos italianos assumiram a gestão do local. Em 1800, a construção original foi demolida e, em 1809, deu lugar à igreja como a conhecemos hoje. Ela foi inspirada na Igreja de São Pedro, em Roma. Por isso a nave é dividida em três partes. Agora uma curiosidade. Quando morei na Itália, descobri que a origem do nome do café Capuccino tem ligação com a existência dos frades capuchinhos. É que eles usavam um manto marrom e uma boina branca. Observe que o café Capuccino tradicional é marrom (café com leite) com leite vaporizado em cima. Só mesmo um amante de café, como eu, pra procurar uma informação como essa. Mas tá valendo.

Pesquisa e texto: Louti Bahia.

Foto: AHMS.

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 11

2023 será o ano do coelho e tem como elemento universal a água. Os chineses consideram o coelho um animal que traz sorte e longevidade. Nesse sentido, o novo ano traz previsões bem otimistas. Inteligência, cautela e criatividade são as palavras-chave, que representam as características do coelho.

A Numerologia indica que o ano de 2023 será regido pelo número 7, resultado da soma 2+0+2+3.

O que espero de

Segundo a Astrologia, 2023 deve ser um ano mais tranquilo. Sai de cena a tensa quadratura Saturno/Urano, e entram Júpiter em Touro, Plutão em Aquário e Saturno em Peixes, que são trânsito mais

“Mesmo que o cenário devastador do governo federal encontrado no trabalho da comissão de transição, da qual participei como coordenadora, no tema Cidades, tenha apontado muitas dificuldades a curto prazo, tenho ótimas expectativas para Lauro de Freitas, para a Bahia e para o Brasil para 2023 e para os próximos anos. Isto porque conheço o perfil do presidente Lula e de sua gestão, além de já termos também muitas ações programadas e algumas já em curso com o governo do Estado. E contar com o apoio de Jerônimo Rodrigues, governador, de Rui Costa, ministro da Casa Civil, de Jacques Wagner, senador e deputados estaduais e federais que nos apoiam, ampliará mais ainda a capacidade de executar nossos projetos.

Tendo participado da transição conseguimos colaborar com a proposta de recriação do Ministério das Cidades, inclusive com a secretaria de apoio aos territórios periféricos, a Bahia e Lauro de Freitas terão condições de avançar mais ainda com inclusão social.

Já tivemos o compromisso do

presidente Lula com a retomada do MCMV, o Bolsa Família ampliado, mais investimentos em infraestrutura (saneamento, pavimentacão, urbanização, mobilidade), meio ambiente, saúde, educação, dentre outros, facilitarão a implantação e agilização das execuções de obras e políticas públicas nos municípios, coisas que foram represadas, paralisadas e/ou não iniciadas nestes últimos quatro anos.

Em Lauro de Freitas já estamos colocando energia solar nas escolas, mas com o apoio do governo federal pretendemos ampliar para outros lugares; já estamos fazendo as obras deesgotamento sanitário e as de macrodrenagem em toda cidade e a nova meta é a abertura de novas vias e melhoria das atuais, como a duplicação da Av. Gerino Souza Filho (Estrada do Trabalhador), já aprovada na Conder, bem como a requalificação da Av. Beira Rio, também em início de obra pela Conder; além da implantação da usina de reciclagem de lixo e produção de energia para acabar com os aterros e gerar mais empregos.

Os ônibus elétricos terão mais linhas e se somarão aos novos arranjos de interligação com o metrô e os transportes metropolitanos. E por uma

amenos e, em certa medida, positivos.

Plutão em Aquário, de 27 de março a 6 de junho, pode trazer avanços da tecnologia, em toda a sua complexidade.

Júpiter em Touro, de 16 de maio de 2023 a 26 de maio de 2024, representa melhora no cenário econômico, embora lentamente e com resultados mais visíveis somente em 2024.

Saturno em Peixes, de 7 de março de 2023 a 25 de maio de 2025, traz mais criatividade e intuição, mas pode indicar dificuldade para governantes, com imprevistos e reviravoltas inesperadas.

Lauro de Freitas tecnológica, teremos fibra ótica e mais acessibilidade à internet, além da implantação do primeiro HUB-Lauro de Freitas, com start up’s, dentro do programa Inova Lauro.

Com as duas escolas de tempo integral que serão inauguradas neste início de ano, uma de tecnologia – CEEPTIC, no Centro e outra de segundo grau, em Portão, a educação terá atenção especial desde as creches às universidades, incluindo aí o Promuni, que formará mais uma vez diversos profissionais com bolsas de estudo nas universidades privadas, além das públicas implantadas.

Na saúde, continuaremos ampliando as ações e teremos uma maternidade e um hospital infantil na parceria que já fizemos com o governo do Estado. Enfim, a exemplo do que já estamos fazendo com o Consórcio da Policlinica de Saúde, faremos também com o turismo e o meio ambiente, num consórcio interfederativo para cuidar dos nossos rios e mares, da fauna e da flora e da qualidade do ar para nosso povo e para os que nos visitam, gerando rendas e mais empregos.

Portanto, não se trata de só sonhar e ter expectativas, mas sim de desejar, planejar, contar com o apoio de quem tem compromisso com a Bahia e com o Brasil e ir para cima para fazer acontecer. Aliás, como sempre fizemos”.

Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas.

“Em setembro de 1973, fui nomeado pároco da Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga. Esta Paróquia se identificava com o município de Lauro de Freitas que tinha, na época, 13.430 habitantes. Hoje, são 210.000 habitantes. Criamos as paróquias de Itinga, Areia Branca, Portão e também de Vilas do Atlântico onde fiquei como pároco desde sua criação em agosto de 1984.

Após 50 anos de convivência fraterna, posso dizer que o povo baiano tem a arte de acolher os irmãos. Sempre me senti em casa na Bahia. Este ambiente de atenção mútua ajuda muito a desenvolver a capacidade de escutar e conversar. Esta deve ser a meta principal de nossa vida de cada dia. Fomos criados para nos comunicar com os outros, com Deus, com a natureza e conosco mesmo. A comunicação é nossa fonte de paz e alegria”.

Pe. João Abel.

12 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023

“Durante muito tempo, acostumamo-nos a esperar que o poder público ou os políticos façam algo por nós e pela sociedade, assim, ano após ano, ficamos esperando por terceiros. E o nosso papel? Qual é a nossa participação? Qual é o nosso propósito? Cada um de nós possui experiências e habilidades importantes. Juntos, podemos transformar a nossa sociedade em um ambiente mais saudável. Penso que precisamos depender menos do Estado e tornarmo-nos mais autoconfiantes e propositivos.

Assim, para 2023, no aspecto social, espero poder contribuir ainda mais com as políticas públicas, especialmente nas áreas em que tenho me especializado (combate à poluição sonora e mobilidade urbana). Além de desenvolver estudos e artigos, podemos reunir dados e elaborar projetos, apresentando-os tanto ao setor privado, como também aos poderes executivo e legislativo, como já o fizemos, juntamente com outros voluntários e ONGs, propondo melhorias nas mais diversas áreas.

2023 poderá ser um ano realmente novo, caso saibamos transformá-lo em um ano novo. Teremos, por exemplo, até abril, o prazo para os municípios elaborarem seus planos de mobilidade urbana além de reativarem os conselhos das cidades, o que precisará contar com a nossa participação, enquanto cidadãos”. Hendrik Aquino, jornalista, especialista em planejamento urbano e gestão de cidades, autor de estudo sobre o uso da bicicleta no município de Lauro de Freitas.

A Oscip Rio Limpo foi constituída para defender a bacia dos rios Joanes e Ipitanga, na primeira década dos anos 2000. Esses rios banham oito municípios distintos, todos situados na região metropolitana de Salvador. Por situarem-se na região rural ou periférica das cidades, as áreas ribeirinhas são, na sua maioria, formadas por comunidades muito pobres, cujas moradias não dispõem de saneamento básico, e a qualidade das moradias, quase sempre é muito baixa. A população conhece pouco sobre os problemas causados pela falta de saneamento básico, a falta de fossa séptica, a impossibilidade da higiene e dos cuidados com a saúde, e ignora, principalmente, a facilidade do contágio através da água, o que amplia os casos de diversas doenças causadas por microrganismos que estão presentes nas águas servidas.

Assim é importante que em 2023 possamos difundir as regras de boa convivência entre a natureza e os seres urbanos, de forma que o manancial hídrico da região seja respeitado e deixe de ser um polo de contaminação, como um centro de distribuição de vetores que agridem a saúde da população ribeirinha.

Desejamos que 2023 traga avanços tecnológicos para os órgãos da administração pública, para monitorar, acompanhar e controlar os recursos hídricos, e investir na infraestrutura e no saneamento, como projetado, para retirar os esgotos das calhas dos rios, e que a população ribeirinha reduza a sua ação antrópica melhorando assim a qualidade do nosso ambiente e das nossas cidades.

Não menos importante e urgente a implantação do programa de educação ambiental nas escolas, mas também nas comunidades dos municípios da Bacia do Rio Joanes, porque é preciso avançar na alfabetização ecológica de todos.

Fernando Guimarães Borba, presidente em exercício da Oscip Rio Limpo.

Membro do Movimento Rios Vivos

“Os últimos anos foram cinzentos para o setor cultural, o ex-presidente Bolsonaro foi um verdadeiro desastre neste campo e a pandemia provocou uma devastação social que desarticulou a cultura. Fomos surpreendidos e tivemos que parar abruptamente nossas atividades. Passamos dificuldades, e ainda estamos passando! Perdemos amigos, familiares e a capacidade de nos mantermos através da arte. Vejo o novo ano com esperança, renovação e reconstrução.

No âmbito do Governo Federal, o presidente Lula falou no seu discurso na Av. Paulista, que a cultura será um dos seus pilares, escolheu sabiamente um mulher negra, artista e ativista cultural, Margareth Menezes, da qual sou admirador. Que esta decisão assertiva inspire o governador Jerônimo Reis e a nossa prefeita Moema Gramacho.

A classe artística da nossa cidade há anos clama por gestores culturais que tenham pertencimento com a cultura, nossa gente, memória e raízes. Precisamos extinguir a ocupação de cargos de gestores ‘culturais’ comprometidos apenas com a manutenção da política partidária”.

Márcio Wesley é jornalista, músico e produtor cultural, membro da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas.

“Minha expectativa é que mais pessoas entrem em 2023 com um pensamento crítico em relação aos cuidados com o meio ambiente, que estejam mais sensíveis às causas ambientais, conscientes de que a preservação é a garantia do bem-estar e da saúde de todos. Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza com queimadas, derrubadas de florestas, poluição das águas dos rios e o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente. Que tenhamos um ano com menos representantes do poder público se apresentando para sociedade como defensores das causas ambientais sendo que a realidade é triste, estão atolados em esquemas de cleptocracia. Que façamos boas escolhas, incentivando principalmente os jovens a tornarem-se protagonistas de suas histórias, a exercerem hábitos de cidadania, como o descarte correto do lixo, economia de água e energia, preservação da vegetação nativa e dos cursos d’água, limpeza das ruas e bairros, cuidar dos animais e plantar árvores, única forma de encontrarmos um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social e a preservação do meio ambiente”.

Henrique Moitinho, fundador e diretor do projeto socioambiental ILHAS.

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 13
Sua melhor pedida, para brindar os bons momentos em 2023 71 3369-8300

CDL Lauro de Freitas homenageia personalidades do município

Há exatamente 10 anos, o corredor queniano Abel Mutai – que havia ganhado a medalha de bronze nos 3.000m com obstáculos na Olimpíada de Londres alguns meses antes – a apenas alguns metros da linha de chegada de uma corrida cross country, na cidade de Burlada, na região de Navarra, na Espanha, confundiu-se com a sinalização e parou. Ele pensou que já tinha terminado a corrida.

O atleta espanhol Iván Fernandez estava logo atrás dele. Ao perceber o que estava acontecendo, começou a gritar para o queniano continuar correndo, mas Mutai não falava espanhol e não entendeu. Aí, o espanhol o empurrou para a

Mau exemplo

OCDL Lauro de Freitas promoveu, dia 20 de dezembro, a quarta edição da confraternização das entidades do município, no Parque Shopping Bahia, que apoiou integralmente o evento, comandado pelo presidente Edailton Carvalho e sua diretoria. Lideranças locais foram homenageadas pela instituição, com o certificado Servir para ser servido: Gabriel Dantas Teixeira de Novaes (ACOMAC); Li Guoliang (Nittrolux); Vidigal Cafezeiro (vice-prefeito); Luiz Cláudio Guimarães (secretário da Fazenda); Ângelo Ramos (presidente da OAB-LF) e Carlos Accioli Ramos (Vilas Magazine). Também foram homenageados os comandantes da PM no município, Coronel PM Paulo Sérgio Simões Ribeiro, Major PM Enaldo Araújo Rodrigues Júnior e o Major PM Everton José Monteiro Leal.

Estiveram presentes no evento o presidente da FCDL-Ba, Pedro Failla, a prefeita Moema Gramacho, o deputado estadual Osni Cardoso de Araújo, secretários municipais, dentre outras autoridades e personalidades representativas.

Em ato administrativo, realizado internamente, quando foram empossadas Jamile Souza Calheiros dos Santos e Josefa Maria Vianney Coimbra Goes, como diretoras da instituição.

Não há nada mais comum no esporte do que as derrotas e as dores, lágrimas e lições que elas trazem. Derrotas fazem parte do próprio contexto do êxtase que existe nas glórias. Para mim, com mais de 20 anos dedicados ao esporte, o que não é aceitável é a suprema covardia de quem abandona seus comandados, de quem, em um rompante narcisista e egoísta, abandona seus soldados em campo depois de uma batalha perdida.

O que Tite, técnico da seleção brasileira de futebol fez hoje (9/12) depois da eliminação para a Croácia na Copa Mundo, é o degrau mais baixo que um técnico ou dirigente pode cruzar: o abandono de campo com seu batalhão ainda preso na trincheira pelas lágrimas, frustração e tristeza diante da derrota.

Eu poderia tentar elucidar de maneira mais elegante e não tão direta o que penso sobre o abandono de campo – e de seus jogadores ainda em campo – de Tite, mas não vou dourar pílula alguma: Tite é um covarde e o Brasil, apesar de brilhantes jogadores, perdeu para um técnico arrogante e covarde.

O esporte, assim como a vida e, por isso, profundas lições aprendidas ali são carregadas por onde você caminha, não premia covardes porque

vitória.

Um jornalista perguntou a Ivan: “Por que você fez isso?”

Ele respondeu: “Meu sonho é que um dia possamos ter uma espécie de vida comunitária”.

O jornalista insistiu: “Mas por que você deixou o queniano vencer?”

Ivan respondeu: “Eu não deixei ele vencer. Ele ia vencer.”

O jornalista insistiu: “Mas você poderia ter vencido”.

Ivan olhou para ele e respondeu: “Qual seria o mérito da minha vitória? Qual seria a honra dessa medalha? O que minha mãe pensaria disso?”

a covardia é repugnante, abjeta e inesquecível. E é exatamente nas derrotas que os covardes mais aparecem.

Tite deveria aprender com o técnico da seleção japonesa, também eliminada pela Croácia nos pênaltis.

Após a frustrante e dolorosa eliminação, ele foi até a torcida, agradeceu com o tradicional gesto japonês, voltou ao meio do campo, falou com o grupo que estava unido em um círculo e depois cumprimentou cada um dos jogadores com lágrimas e gratidão nos olhos.

No esporte, há uma gigantesca diferença entre ser um técnico ou um comandante e ser um líder. Estes, deixam lições e memórias que você carregará para a eternidade. Lições de companheirismo, lealdade, princípios, ética.

Valeu, meninos. Valeu @neymarjr Vocês lutaram como puderam, mesmo sem um comando digno da entrega de vocês.

Comentário de Ana Paula Henkel, conhecida como Ana Paula, após a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo, no Catar, pela seleção da Croácia. Comentarista política e ex-jogadora da seleção brasileira de voleibol, Ana Paula atuava como atacante, nas quadras. Seu maior feito foi a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta. Posteriormente, atuou no voleibol de praia.

14 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023
Bom exemplo @at.transportes A REVISTA VILAS MAGAZINE É TRANSPORTADA COM TODO CUIDADO E RAPIDEZ PELA
Confraternização

Lauro de Freitas figura entre as 100 melhores cidades do Brasil para fazer negócios

Omunicípio de Lauro de Freitas está entre as 100 melhores cidades do Brasil para fazer negócios no setor de serviços, segundo estudo realizado pela consultoria Urban Systems, edição 2022. Apenas três cidades baianas aparecem nesse ranking setorizado. Lauro de Freitas ocupa a posição 83º da lista, com uma nota geral de 2,337.

O ranking “Melhores Cidades para Fazer Negócios” da Urban Systems foram publicados pela revista Exame, em dezembro. O estudo, que apresenta seis eixos temáticos (comércio, serviços, indústria, construção civil, agropecuária e educação), analisa mais de 60 indicadores que tornam as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de novos negócios.

No eixo de serviços são avaliados índices como saldo de empregos, serviços com média e alta remuneração, velocidade média de internet, relação

empregos/administração pública, crescimentos da renda nominal do trabalhador e de estabelecimentos de serviços, e percentuais de empregos qualificados e de grandes empresas.

Um dos fatores que pontua Lauro de Freitas entre as cidades campeãs no ramo de serviços é a sua política municipal de atração de empresas, via polo industrial, por meio de uma alíquota do Imposto Sobre Serviço (ISS) atrativa, que varia entre 2% a 5%. Sexta economia do Estado e portal de entrada da Zona Turística da Costa dos Coqueiros, o município possui mais de 200 mil habitantes e 59 km de área.

Outras vantagens do município são a proximidade com o aeroporto de Salvador, a mobilidade urbana com metrô na entrada da cidade, 6 km de belas praias, rede hoteleira, forte mercado consumidor, unidades de ensino,

vocação para esporte náuticos, além de empreendimentos de porte instalados, entre eles o Parque Shopping Bahia e o Centro de Distribuição do Mercado Livre.

A prefeita Moema Gramacho, destaca que a atração de negócios é um dos grandes fatores que faz gerar postos de trabalho e mantém a economia local aquecida. “Um dos exemplos dessa política é o Programa Cidade Solidária e Sustentável, lançado em 2021, que vem atuando no aquecimento da economia do município desde o período mais crítico da pandemia, com 16 ações voltadas para a geração de emprego e renda, fomento à produção e consumo local e qualificação de mão de obra”, relatou.

Ainda de acordo com a prefeita, o apoio aos empresários, como o do trabalho da Central Geral de Apoio à Micro,

Pequena e Média Empresa (CGAE) da Prefeitura, contribuiu para manter Lauro de Freitas no mapa das melhores cidades para se investir. “O dinamismo da economia local também pode ser avaliado pelo ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, onde o município vem se mantendo em evidência. E para avançar ainda mais no desenvolvimento econômico, estamos trabalhando na implantação do primeiro HUB-Lauro de Freitas, com startups, dentro do Programa Inova-Lauro”, destacou a gestora.

O estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios é produzido anualmente pela Urban Systems para a revista Exame desde 2014. O ranking é calculado através da metodologia de análise estática ch amada IQM – Índice de Qualidade Mercadológica.

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 15
RAFAEL MAGNO

ACADEMIA

boadica - facilidades & serviços

Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206

Sintomas da pressão alta e os riscos dessa doença silenciosa

Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial atinge cerca de 38,1 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais. O dado alarmante foi divulgado na última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa revela um aumento de 2.5% na quantidade de hipertensos desde o último levantamento feito em 2013. Entre os fatores que contribuem para esse aumento,

ACUPUNTURA

CARDIOLOGIA

CLÍNICA MÉDICA

CLÍNICA MÉDICA

está o sedentarismo, excesso de peso e obesidade, idade e ingestão de álcool, além da alimentação inadequada com alto consumo de sal. “Ao apontar os fatores agravantes dessa doença silenciosa, é importante ressaltar o consumo excessivo de sal, presente na maioria dos alimentos processados, além de fazer parte do preparo diário das refeições, seja em casa ou em restaurantes.”, alerta o médico cardiologista e professor de Medicina da Unime, Diogo Azevedo.

CARDIOLOGIA

Também considerada como um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardíacas, a hipertensão arterial está associada a ocorrência de acidente vascular cerebral, doença renal crônica, dentre outras.

A CLÍNICA DO SEU CORAÇÃO. PORQUE O NOSSO, BATE POR VOCÊ!

Serviços: Consultas Ecocardiograma Transtorácico Colorido Eletrocardiograma Holter Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial Teste Ergométrico Computadorizado Doppler de Carótidas e Vertebrais

Central de Marcação: 3505-6600 @clinicacardioprev

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Como no tratamento de outras patologias, nesse caso, a prevenção é a melhor forma de lutar contra os riscos da hipertensão. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares por ano. Uma morte a cada dois minutos. Além disso, 50% dos hipertensos no Brasil ainda não sabem que têm o problema. “A pressão alta ou hipertensão arterial é uma doença que atinge a circulação do sangue, exercendo uma forte pressão nos vasos sanguíneos. É importante conhecer os sintomas”, afirma o especialista.

Os valores da pressão alta são acima ou igual a 140 por 90 mmHg. Essa elevação faz com que o coração tenha que se esforçar mais para o sangue circular no corpo, provocando na maioria dos casos: palpitações, fraqueza, dor de cabeça, ontura, visão embaçada, dor no peito, sangramento nasal, zumbido no ouvido e náusea.

Confira as dicas do especialista para afastar a pressão ta: Pratique exercícios físicos regularmente; Evite cigarro e álcool; Consuma alimentos ricos em fibras; Evite o excesso de sal e gordura na alimentação; Cuide de saúde da mente: estresse também pode ser fator de risco.

16 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023 SAÚDE & BEM-ESTAR
UNIDADE LAURO DE FREITAS SHOPPING ESTRADA DO COCO, SALA 315 UNIDADE PITUBA PITUBA PARQUE CENTER, SALA 134 - ALA B RESPONSÁVEL TÉCNICO: CAROLINA MACHADO (CRM: 15232)

Dicas simples para evitar problemas ginecológicos no verão

A região íntima da mulher requer cuidados durante o ano todo, mas é preciso redobrar atenção no clima quente de verão

Overão chegou e com as temperaturas mais altas os cuidados com a saúde íntima devem ser redobrados. Isso porque o abafamento e a umidade podem colocar a vulva e a vagina em risco, aumentando a probabilidade de fungos, bactérias e infecções. Para garantir que os dias de sol sejam bem aproveitados e você não tenha nenhum perrengue íntimo, a profissional destaca alguns cuidados necessários para esse período do ano.

“Os microrganismos causadores de infecções vaginais e urinárias adoram ambientes quentes e úmidos, e nosso clima tropical acaba criando um cenário perfeito para que esses probleminhas apareçam. Mas, com cuidados simples, é

possível prevenir boa parte dos riscos associados a esse período para curtir o melhor que o verão tem a oferecer com a leveza que você merece”, comenta a ginecologista Priscila Hime.

Confira as dicas da médica para cuidar da sua saúde íntima: Cuide da sua alimentação. Se engana quem pensa que nossa alimentação não possui vínculo direto com a microbiota vaginal. Existem alguns cuidados à mesa que podem ajudar a cuidar preventivamente da saúde íntima, entre eles: evitar o consumo excessivo de açúcar e carboidrato, pois podem alterar o PH

boadica - facilidades &

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 17 SAÚDE & BEM-ESTAR
serviços
e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
Ligue
da Continua na
u FISIOTERAPIA MASSOTERAPIA ODONTOLOGIA ODONTOLOGIA Prótese de porcelana Prótese em Geral Lente de Contato Clareamento Implante Estética Clínico Geral Tratamento de Bruxismo Disfunção de ATM Prótese Especialista em Shopping Estrada do Coco, Sala 406 (71) 99971-0801(71) 3379-4728 dradrianosacramento ODONTOLOGIA OFTALMOLOGIA FREEPIK COMPANY
página 18

boadica - facilidades & serviços

Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206

vagina “É preferível uma alimentação equilibrada rica em l egumes, vegetais, proteínas e carboidratos integrais, além dos alimentos ricos em probióticos, como iogurte natural e fermentados, como kombucha, kefir e kimchi. Eles são ótimos para ajudar a equilibrar o PH e também fazem bem para a saúde do intestino”, recomenda.

Beba muita água. É sabido que água é um dos elementos mais importantes e primordiais para o corpo. Mas, no verão, ela não serve apenas para refrescar. A desidratação é uma das principais causas da infecção urinária - por isso, a meta é produzir aquele xixi bem clarinho e consumir muita água.

Sexo com segurança. Um dos principais fatores de risco para o surgimento de infecções urinárias recorrentes e transferência de bactérias é a relação sexual, principalmente se for desprotegida. Uma forma de diminuir o risco de infecção é sempre fazer xixi logo após o sexo. A urina ajuda a limpar o canal da uretra, impedindo a “subida” de bactérias e outros resíduos que podem causar infecção urinária.

Use e abuse do óleo de coco. Para manter o PH da região íntima estabilizado e garantir hidratação na área (algo que pode fazer falta para quem está vivendo o puerpério ou o climatério), o óleo de coco é uma excelente pedida. Só é importante tomar cuidado na hora do sexo: embora seja um ótimo lubrificante íntimo, o óleo de coco aumenta o risco de ruptura do látex dos preservativos e por isso seu uso não deve ser associado à camisinha.

18 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023 SAÚDE & BEM-ESTAR
ORTOPEDIA OTORRINO PODOLOGIA PODOLOGIA PODOLOGIA  PRONTO ATENDIMENTO TRAUMATOLOGIA ORTOPEDIA Das 7h às 19h  CENTRO MÉDICO Angiologia Cirurgia Geral Cirurgia Plástica Clínica Médica 71 3206-4444 Day Hospital COF - Centro Médico Estrada do Coco Km 01 - Lauro de Freitas - Bahia - CEP 42.702-400 www.cof.com.br cof@cof.com.br Convênios Particular 71 99203-1886 Dermatologia Endoscopia Gastroenterologia Urologia Ginecologia/Obstetrícia  SERVIÇO ESPECIALIZADO EM CLÍNICA DA DOR Agende sua Consulta
u Continuação da página 17

boadica

CONFLITOS FAMILIARES:

Neuropsicóloga explica como relação ruim entre pais afeta saúde mental dos filhos

Um relacionamento amoroso complicado pode causar traumas irreparáveis para o casal. Para uma criança, então, esses danos são ainda mais complexos. De acordo com a Ph.D em neurociências, doutora em psicologia, mestre em psicanálise e neuropsicóloga especialista no tratamento de diversos transtornos, Roselene Espírito Santo Wagner, uma das causas que abalam a vida emocional da criança é a desarmonia entre pai e a mãe.

“Para ela, os pais são pessoas que as amam e protegem. Com eles, a criança se considera segura. Quando o casal discute e a criança presencia, ela sente-se angustiada e com medo de perder as pessoas que deveriam trazer amparo e segurança. Pelo fato de invariavelmente as crianças não alcançarem o motivo da discussão, esse mundo desconhecido e altamente estressor lhe deixa ainda mais amedrontada e ansiosa”.

Conforme Roselene, os pais são responsáveis por trazer aos filhos a sensação de segurança, tanto física quanto emocional, o que não acontece em famílias onde as discussões e agressões verbais e/ou físicas sejam permanentes na dinâmica do casal. “Há casos em que a criança, é o PI – paciente identificado que apresenta a sintomatologia mas a patologia está na família. Em crianças ainda muito pequenas é comum o relato de recusa de alimento, vômito, terrores noturnos, isso se dá quando o ambiente é demasiado tenso. Já em crianças maiores, poderão surgir os mais diversos sintomas como instabilidade emocional, roer as unhas – onicofagia, tiques nervosos, teimosia exagerada, timidez, falta de concentração nos estudos, irritabilidade, agressividade, podendo gerar até mesmo pré delinquentes”.

Segundo a profissional, na família funcional, a mãe representa o amor, e o pai o protótipo da autoridade. Nesta composição, as crianças sentem-se mais protegidas e seguras e felizes, quando contam com o amor que protege e submetidas a uma autoridade baseada logicamente na justiça e não no autoritarismo. “Nenhum extremo é bom, nem o amor demasiado e sem limites, nem a autoridade que se impõe injustamente.

Pois, a superproteção poderá gerar um comportamento fora das condutas e convenções sociais e a autoridade que sufoca e agride, geralmente trará como desfecho rancor, hostilidade e revolta”, explica.

Ainda conforme a especialista, quando a separação do casal é inevitável, é importante esclarecer de forma neutra e menos traumática possível, os motivos do divórcio, que certamente nada tem a ver com a criança. “O pior que os pais podem fazer é usar a criança como arma de vingança de um contra o outro. A criança não pode tomar partido sobre fidelidade, custódia, dinheiro, educação e visitas. Os efeitos futuros sobre a criança poderão ser desastrosos. O melhor que os pais podem fazer é continuar sendo pais, ainda que não sejam mais marido e mulher. Os pais podem não ter obtido êxito no casamento, mas poderão ter sucesso em função do exercício da maternidade e paternidade”, complementa.

No que diz respeito ao desenvolvimento, segundo Roselene, quanto mais sensível e inteligente for a criança e mais graves forem as deficiências dos pais no desempenho do seu verdadeiro papel, mais profunda será as alterações no psiquismo do filho e maior o comprometimento emocional. “O comportamento da criança

PSICOLOGIA

é basicamente afetivo e irracional, ela apenas sente as coisas e não pensa sobre elas. A relação com a realidade externa ainda não está intelectualizada: A personalidade ainda não está plenamente integrada, o amor primitivo tem uma finalidade destrutiva e a criança não aprendeu ainda a tolerar e dominar seus instintos. Ela poderá a vir controlar todas essas coisas, principalmente se o seu ambiente circundante for estável e seguro. O ambiente deve ser modificado, propiciando à criança um clima familiar mais compreensivo; a rigidez única, pode prejudicar o desenvolvimento e a livre expansão da criança, que precisa de aceitação e ternura dos pais para desenvolver segurança interna”, explica.

Por fim, a profissional explica que a criança precisa viver num círculo de amor, força e lar estável, somente com o decorrer do tempo e vencendo as etapas do ciclo vital, a criança aprenderá a controlar seus impulsos e desenvolver a capacidade de se autogerir. A criança cujo o lar não consegue lhe dar sentimento de segurança, procura fora de casa as “paredes que lhe faltam” para acolher, amparar e estruturar seu psiquismo.

“Fornecida em tempo adequado a estabilidade poderá consolidar-se na criança como ‘ossos no seu corpo’, de modo que gradativamente nos primeiros meses e anos de vida, passará da dependência e da necessidade de ser dirigida e cuidada para a independência e autonomia.

Podemos concluir portanto, que é do lar que os pais podem dar aos seus filhos através da estabilidade emocional e afetividade a autorização para a futura formação de novo núcleo familiar saudável. O bom exemplo será metade do caminho para a felicidade da futura vida conjugal”, finaliza.

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

PSICOTERAPIA

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 19 SAÚDE & BEM-ESTAR
3379-2206
- facilidades & serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 /

boadica - facilidades & serviços

Você conhece a culinária árabe?

Aculinária árabe é motivo de orgulho para a cultura milenar dos países do Oriente Médio. Desde os primórdios da civilização, a comida árabe apresenta forte personalidade, a qual reflete ainda hoje na culinária mundial os seus ingredientes, técnicas e sabores. A esfirra, o quibe e o pão sírio são apenas alguns dos exemplos dessa cozinha rica e maravilhosa.

Os primeiros alimentos que formaram a base alimentar da cultura árabe foram trigo, cevada, tâmaras, carne, arroz e alguns produtos derivados do leite. Com as migrações pelo Oriente Médio os ingredientes ganharam maior diversificação, principalmente com o povoamento das áreas próximas aos rios Tigre e Eufrates, o que facilitou a prática da pesca, agricultura e domesticação de animais.

A maior parte desses ingredientes eram preparados cozidos em água, misturados em gordura e assados na brasa ou vapor, ou conservados em salmoura – com sal e azeite. A variedade e a fartura das refeições enriqueciam o ritual à mesa que até hoje representam um gesto generoso de hospitalidade.²

Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206 Contato: 71 9 8428-7053

Há um bom tempo a culinária árabe tem marcado sua contribuição para o desenvolvimento da identidade nacional brasileira. A esfiha, o quibe e a coalhada se tornaram alimentos populares ao paladar brasileiro, difundidos inclusive pelo surgimento de restaurantes típicos e redes de fast-food espalhados por todo o país.

Data-se por muitos pesquisadores que a imigração árabe no Brasil teve início no século 19, e a partir do século 20 o número de imigrantes árabes cresceu rapidamente, concentrando-se

DELICATESSEN

principalmente nos grandes centros urbanos. A tradição comercial desse povo somou uma forte característica à identidade brasileira, além da participação política e literária. Entretanto, certamente a principal herança que cruzou os mares junto ao povo árabe na chegada ao Brasil foi a culinária. Desde então, a cozinha árabe teve grande participação no desenvolvimento da cultura brasileira e até hoje vem conquistando o paladar brasileiro e mais espaço em nossas mesas.³

PRATOS TÍPICOS

Certamente você já comeu quibe ou esfirra. Mas você já comeu húmus? Pelo menos já

20 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023
GASTRONOMIA
Rua Miguel Santos Silva, 31 Centro. Lauro de Freitas
DELIVERY AÇOUGUE Risotteria Delivery 993005471 deliziarti.food A melhor experiência Gastronômica no Conforto do seu Lar! DELIVERY
COZINHA

EVENTOS & FESTAS

ainda não

wFalafel: Salgadinhos fritos de grão-de-bico e temperados como cebolinha, coentro e condimentos. Ele surgiu no Egito e seu nome vem da palavra “flayfel” que significa pimenta em árabe. É um prato consumido em qualquer restaurante árabe do mundo.

wBeirute: Sanduíche sírio-libanês feito com pão sírio que foi criado no Brasil pelos imigrantes libaneses. O beirute costuma ter ovo, queijo, presunto, alface, rosbife e tomate, porém pode ter outros ingredientes.

wKibe: Bolinho característico do Oriente Médio feito com trigo para kibe, carne moída e temperos. O nome surgiu por meio da palavra Kubbeh que significa bola e ele pode ser consumido frito, assado ou cru. O kibe faz muito sucesso no Brasil e em diversos países árabes como Líbano, Turquia, Chipre, Síria, etc.

wEsfirra: Pequena torta que pode ser consumida com a massa aberta ou fechada. Elas são recheadas de carne moída, espinafre, queijo, etc. Chegou ao Brasil através dos imigrantes árabes e podem ser encontradas em qualquer restaurante ou lanchonete árabe.

wHummus: Pasta de grão-de-bico e tahine. Ela pode ser temperada com alho, limão, azeite e outros temperos.

wKafta: Bolas de carne de cordeiro ou vaca temperadas anteriormente com cebola, cominho, sal e pimenta. Elas costumam ser enroladas, colocadas no espeto e assadas.

wCharuto de Repolho: Prato muito consumido pelos imigrantes árabes no Brasil e consiste em folhas de repolho recheadas com um determinado tipo de carne.

wTabule: Salada libanesa feita com o trigo para quibe, ervas, cebola, tomate, condimentos, etc.

wKebab: Carnes no espeto assadas no forno ou brasa. Os espetos podem ter vegetais e são muito consumidos em diversos países do mundo.

wBureka: É uma rosquinha de origem turca feita com massa folhada assada e pode ter diversos recheios. Também é bastante consumida pelos judeus e em algumas regiões da Europa

wKnafeh: Massa que lembra um macarrão fino. Ela é muito usada para produzir sobremesas.

Baklava: Sobremesa em formato de triângulo feita com massa de phylo (massa fina comum na Turquia e em outros países) e recheada com frutas secas, calda e mel.

wFalooda: Bebida refrescante feita com uma massa semelhante ao macarrão, leite, sorvete, açúcar, etc.

boadica - facilidades & serviços

Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206

wPakora: Aperitivo frito servido na Índia e feito com massa de farinha de grão de bico.

wZalabia: Doce frito e mergulhado no mel.

wSamosa: Massa triangular recheada de grãos, carnes, vegetais e verduras.

wChaat: Biscoito salgado consumido como tira gosto/aperitivo e vendido principalmente na Índia.

wAtaif: Sobremesa sofisticada que costuma ser servida em eventos e casamentos no Oriente Médio. É uma massa recheada que recebe uma cobertura feita com água, limão, açúcar e flor de laranjeira. Também pode-se colocar mel por cima.

w Halva: Doce árabe com sementes torradas de gergelim/ pistache, açúcar derretido, baunilha e mel.

A culinária árabe é rica em alimentos saborosos que ganharam o paladar do mundo e agrega muito à cultura brasileira.

Extraído do site A Comida é Nossa (http://www.acomidaenossa.ufpr.br)

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 21
ouviu falar em tabule? Talvez o babaganuche? Estes são apenas alguns dos exemplos das comidas típicas da cozinha árabe. Se conhece nenhum desses citados, reunimos a seguir os principais e mais conhecidos pratos da culinária árabe. Confira!
ARQUIO: DEPOSITPHOTOS
ALUGUEL DE BRINQUEDOS BUFFET DECORAÇÃO BOLOS MESAS & CADEIRAS MESAS & CADEIRAS

boadica - facilidades & serviços

Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206

Educação e saneamento básico

Joaci Góes

Ao querido amigo Mário Dantas!

Ficaremos muito agradecidos ao leitor que nos convencer da existência de alguma prioridade nacional do Brasil, do Nordeste Brasileiro ou da Bahia, capaz de competir com educação e saneamento básico, como fator de construção do bem-estar do nosso povo.

Para refrescar a memória, repitamos, didaticamente, o que já temos dito, à saciedade:

A partir da década de 1970, quando a humanidade passou a viver na sociedade do conhecimento, registra-se uma relação linear crescente, entre níveis de educação e o IDH dos povos.

Trabalho da pesquisadora Denise Kronemberger, em nome da Fundação Trata Brasil, apurou que não há nada tão lucrativo, para o Estado, como investimentos em saneamento básico, de tal modo reduzem os gastos em saúde pública, com populações carentes desse serviço essencial. Basta dizer que os gastos, per capita, nesse requisito, entre as 50 maiores cidades brasileiras, com pouco ou nenhum saneamento básico, são três vezes maiores do que naquel’outras 50, bem dotadas desse serviço essencial;

A Oxfam, acrônimo de Oxford Famine, uma das maiores e mais ativas fundações do mundo, criada na Inglaterra, durante a Segunda Grande Guerra, dedicada ao estudo das desigualdades entre os povos, ao comparar as populações dos bairros Tiradentes e Higienópolis, o mais pobre e o mais rico da cidade de São Paulo, o primeiro destituído de saneamento básico e o segundo plenamente dotado desse serviço, concluiu que, além de outros fatores diferenciais, a média da longevidade entre ambos subia de 54 anos, em Tiradentes, para 79 anos, em Higienópolis. Isso significa que temos atuando, diante de nossos olhos, um mal que mata, continuamente, mais do que duas Covid 19, em seu apogeu, e ninguém diz ou faz nada.

Tudo isso, sem sem levar em conta a abissal distância que separa os níveis de produtividade entre populações doentes e aquelas saudáveis, como fator do desenvolvimento das sociedades humanas.

Esses são os fatores que respondem pelo desempenho, relativamente às suas possibili-

dades, de padrão haitiano do Brasil, em geral, que, não obstante figurar como uma das dez maiores economias do planeta, sua precária educação ocupa o 90º lugar, ao tempo em que metade de sua população ainda não tem acesso a saneamento básico.

Nesse lamentável contexto, a situação da Bahia é ainda pior, ao ocupar o último lugar, entre as 27 unidades que compõem a federação brasileira, em ambos os requisitos, de educação e saneamento básico. Quarta população do Brasil, com pouco mais de 15 milhões de habitantes, a Bahia, com 60% de sua população sem saneamento básico, tem o maior número de pessoas, 9 milhões, sem acesso a esse serviço fundamental.

Explicam-se, de modo acaciano, as razões pelas quais a Bahia vem sistematicamente regredindo de sua antiga e relevante expressão social e econômica, no contexto da vida brasileira, para o vexaminoso patamar em que, atualmente, se encontra, ao abrigar o maior número de assassinatos, de desempregados, de analfabetos, de sub-habitações, de tuberculosos, morféticos e chagásicos, tudo isso resultando em um dos IDHs mais baixos de todo o continente americano.

A excepcional votação com que o povo baiano contribuiu para a eleição do novo presidente, repetindo o mesmo desempenho, ao longo do milênio corrente, constitui oportunidade única para reivindicarmos a imediata saída dessa abjeta e infernal situação socioeconômica.

É verdade que por lamentável incúria das lideranças nordestinas, nossas populações não veem recebendo o necessário adjutório previsto no artigo 165 de nossa Constituição, que prevê a adoção de critérios populacionais, na elaboração orçamentária federal, como fator de redução de disparidades inter-regionais.

É elementar dever de todos os baianos, independentemente de suas preferências eleitorais ou ideológicas, somar forças com o novo governador, Jerônimo Rodrigues, para realizarmos, com êxito, essa necessária travessia, para restaurar nossa grandeza, assegurando o bem-estar dos baianos.

Joaci Goes é advogado, escritor, acadêmico, empresário, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e articulista do jornal Tribuna da Bahia.

@ Copyright 2022 Jornal Tribuna da Bahia

22 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023 EDUCAÇÃO
CURSOS IDIOMAS LIVRARIA MÚSICA MÚSICA IDIOMAS Instrumento e Técnica vocal Música para bebês (a partir do 8º mês de idade) cmmozartoficial 71 3508.9447 99217.2687 CURSO DE FÉRIAS MATRÍCULAS ABERTAS PARA O Nível básico, intermediário e avançado Início na 1ª semana de janeiro

Dicas para não errar no projeto de um espaço gourmet

A varanda ou espaço gourmet se transformou numa das estrelas dos projetos de arquitetura contemporânea e num dos sonhos de quem vai adquirir uma nova moradia ou reformar o seu imóvel. A churrasqueira é uma das protagonistas desse disputado canto da casa

Quem não sonha com uma varanda ou espaço gourmet em casa? Reunir a família e os amigos em torno de uma boa comida encanta a todos. Assim, esse espaço virou uma das estrelas dos novos projetos de arquitetura e pode se encaixar em todos os tipos de moradia, tamanhos de ambientes e bolsos.

A churrasqueira é uma das protagonistas desse espaço. Atualmente, além do churrasco convencional, está sendo muito usada também no preparo do hambúrguer, que já virou paixão nacional. Além disso, permite uma infinidade de outros cortes grelhados, que também contribuem para uma dieta saudável.

Para não errar no projeto, a indústria Scheer Churrasqueiras e Parrillas, com a colaboração da arquiteta Mônica Debortoli, listou 10 dicas que vão contribuir na concepção do seu espaço.

Considerada uma multinacional do churrasco, a gaúcha Scheer é a maior fabricante de churrasqueiras profissionais do planeta, atendendo restaurantes e hotéis em 85 países, nos cinco continentes.

Continua na página 24 u

CONSTRUÇÃO

Construção, reforma e reparos emergenciais

Construção . Elétrica . Hidráulica . Reforma Pintura . Montagem . Desmontagem . Instalação Higienização de caixa d’água . Pré-mudança Reforma rápida . Serviços gerais . Checkup residencial Visita grátis

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 23 CASA & DECORAÇÃO boadica - facilidades & serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
CORTINAS
CONSTRUÇÃO & REFORMA
REFORMA ARQUITETURA CORTINAS CORTINAS CONSTRUÇÃO & REFORMA
& REFORMA
CONSTRUÇÃO &

- facilidades

A marca adaptou os melhores equipamentos e processos, para atender também ao ambiente doméstico.

Fique atento às dicas que vão ajudar você a ter um espaço gourmet incrível e ser considerado um anfitrião top.

1) Não comece a obra sem escolher sua churrasqueira

Escolha o modelo de churrasqueira antes de reformar, construir um módulo de alvenaria ou instalar os seus móveis

A churrasqueira é essencial numa varanda gourmet. “Hoje ela é muito democrática e permite muitos outros preparos, além do churrasco convencional. Com o uso de grelhas, dá para assar hamburguer, peixe, legumes, frutas, o que enriquece a experiência gourmet, com opções gostosas e de linda apresentação”, explica a arquiteta Mônica Debortoli.

2) Atenção aos detalhes do projeto

nA churrasqueira será instalada num módulo de alvenaria ou sobre uma bancada?

nVocê já tem esse espaço pronto ou ele ainda será construído?

nConte com a ajuda de um arquiteto para auxiliar no seu projeto. “Um espaço gourmet também se caracteriza pela

24 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023 CASA & DECORAÇÃO
e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
boadica
& serviços Ligue
ENERGIA SOLAR ELETRICISTA ENGENHARIA ELÉTRICA CORTINAS CORTINAS Gratuito: Simule online ou agende uma visita no seu imóvel www.multienergiaeconstrucao.com.br MULTI ENERGIA & CONSTRUÇÃO Reduza sua conta 95%! de energia em até 99906 -2635 (71) ENERGIA SOLAR
u Continuação da página 23

convivência entre os presentes.

As pessoas gostam muito de acompanhar todo o ritual das preparações e fazerem parte de todo o contexto”, alerta Mônica Debortoli. Dessa forma, “posicione a churrasqueira de uma forma que otimize a circulação no ambiente”, indica a profissional.

“A escolha certa dos móveis e revestimentos são fundamentais para criar um ambiente acolhedor e criar toda aquela atmosfera de uma varanda gourmet”, complementa a arquiteta.

3) Defina o tipo de churrasco preferido

nQual o tipo de churrasco que você prefere? Assado no espeto ou sobre a grelha?

nPrefere assar com carvão, lenha ou gás?

n Costuma fazer churrasco para quantas pessoas?

nEssas informações influenciam na escolha dos equipamentos, acessórios e na composição do seu espaço gourmet.

4) Avalie os tipos de churrasqueiras

nAs churrasqueiras podem usar o sistema de espetos giratórios.

nHá também o sistema de Parrilla (churrasco típico argentino e uruguaio, assado sobre a grelha).

n Você ainda pode com -

Continua na página 26 u

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 25 CASA & DECORAÇÃO boadica - facilidades & serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
MÓVEIS
MÓVEIS PLANEJADOS
PARA ESCRITÓRIO MATERIAL ELÉTRICO MADEIREIRA MÓVEIS PLANEJADOS FORROS ESTOFADOS
MADEIREIRA ESTOFADOS PERSIANAS ENERGIA SOLAR DIVULGAÇÃO

u Continuação da página 25 binar os sistemas de espetos rotativos e parrilla num único equipamento.

nÉ possível optar por sistemas manuais ou automáticos (espeto giratório ou grelhas com elevador).

n Escolha a fonte de calor que mais se adequa ao seu espaço e a seu gosto (carvão, lenha ou gás).

5) Escolha o tipo de grelha

n Para quem prefere assar sobre a grelha, ao estilo argentino ou uruguaio (Parrilla), há a opção das grelhas em ‘V’. Elas fazem com que a gordura escoe, contribuindo para uma carne mais macia, tenra e saudável. Como a gordura não cai sobre a brasa (uma canaleta a recolhe), o sistema também evita as inadequadas labaredas sobre os cortes, o que pode provocar acidentes e queimar o assado.

nTambém há a opção das grelhas tradicionais (redondas).

6)

Volantes Móveis

n Para quem é fã incondicional da Parrilla, a Scheer tem boas opções no sistema de grelhas móveis, com regulagem de altura por volantes manuais, uma tendência mundial, em alta com as ‘Steak Houses’.

n A regulagem precisa da altura das grelhas, permite

26 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023 CASA & DECORAÇÃO
- facilidades & serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
SEGURANÇA ELETRÔNICA SEGURANÇA ELETRÔNICA
PERSIANAS SEGURANÇA
MOSQUITEIRAS SERVIÇOS REDES DE PROTEÇÃO REDES DE PROTEÇÃO
boadica
SEGURANÇA ELETRÔNICA SEGURANÇA ELETRÔNICA
PORTÕES
ELETRÔNICA TELAS
DIVULGAÇÃO

ajustar a incidência do calor sob a carne, conforme o ponto ideal para cada corte.

n Um sistema anti-reverse faz com que a grelha permaneça na altura desejada, para melhor controle.

7) Lift Grill

nA Scheer oferece opções de grelhas para diversos tipos de carnes, peixes e grelhas mistas, com o controle de altura acionado por um elevador automatizado.

Batizado de Lift Grill, o sistema é exclusivo e patenteado pela Scheer, que traz a inovação para o ambiente doméstico.

8) Churrasqueira Cooktop para os Móveis Planejados

nOutra inovação, também patenteada, permite que a churrasqueira seja inserida de forma prática e elegante em módulos de móveis planejados – a Churrasqueira Cooktop.

nEla dispensa a construção em alvenaria.

nSai de fábrica pronto para o uso, com uma caixa de fogo, revestida com tijolos refratários.

nUm sistema de isolamento térmico protege o seu móvel.

n Agrega o benefício das gavetas e armários, onde você pode acomodar os utensílios do seu churrasco.

Continua na página 28 u

TOLDOS

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 27 CASA & DECORAÇÃO boadica - facilidades & serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
TOLDOS TOLDOS VIDRAÇARIA VIDRAÇARIA VIDRAÇARIA VIDRAÇARIA VIDRAÇARIA VIDRAÇARIA

boadica - facilidades & serviços

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

n“A Churrasqueira Cooktop democratizou a criação dos espaços gourmet, pois permite a transformação dos ambientes, mesmo onde não é possível construir uma churrasqueira (em apartamentos, por exemplo)”, festeja a arquiteta Mônica Debortoli. “Ela facilita transformar uma simples sacada numa varanda gourmet e se encaixa perfeitamente em todos os ambientes da casa, até mesmo internamente”, conclui.

9) Fogo à Lenha

nVocê prefere churrasco no fogo à lenha? Então fique atento à esses cuidados:

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

n A queima de lenha gera maior concentração de calor do que o carvão. Dessa forma, o fogo deve ser feito ao lado da churrasqueira.

nCaso não siga essas recomendações, o calor excessivo vai interferir no aspecto do inox deixando a sua churrasqueira feia. Nas opções automatizadas, o calor pode danificar a fiação e o equipamento.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

n Apenas as brasas incandescentes devem ser puxadas p ara baixo do equipamento, para assar as carnes.

nUma das soluções é optar por um braseiro. O acessório permite que o carvão ou lenha sejam queimados separadamente. Evita que a fumaça seja direcionada para os cortes e interfira no sabor, com a defumação.

nHá ainda a opção de um cesto para acomodar a madeira.

10) Acessórios Extras

n Você pode incrementar seu equipamento agregando acessórios.

nCada tipo de corte tem um espeto e uma grelha específica, que otimiza o seu preparo.

nEsses utensílios vão agregar ainda mais valor à sua experiência gastronômica e fazer seu Espaço Gourmet parecer uma verdadeira churrascaria.

28 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023 SERVIÇOS & CIA
Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
AR CONDICIONADO ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIO ASSISTÊNCIA TÉCNICA AR CONDICIONADO ASSISTÊNCIA TÉCNICA ANTENAS ASSISTÊNCIA TÉCNICA
u Continuação da página 27

Na região metropolitana de Salvador vidro tem destino certo

Parceria entre O-I, Neoenergia Coelba e ReVida possibilita a coleta seletiva de embalagens de vidro com bônus na conta de luz dos participantes

DESINSETIZAÇÃO DESINSETIZAÇÃO

ESTOFADOS

Os usuários de energia elétrica, fornecida pela Coelba, que participam do projeto Vale Luz – que tem como objetivo incentivar a reciclagem de resíduos sólidos –sejam pessoas físicas ou jurídicas, recebem desconto na conta de luz ao se comprometerem a disponibilizar os resíduos para a coleta.O Vale Luz é uma iniciativa conhecida, visto que existe há 13 anos e está presente na Bahia e em outros estados onde a Coelba atua. Mas, na Bahia, não atuava na coleta de vidro, dada as dificuldades logísticas para a operação, apesar da demanda latente dos soteropolitanos por uma destinação correta para o material.

Sinergia e parceria, nessa ordem, foram as palavras mágicas que possibilitaram a solução.

A geógrafa Val Dias, especialista em resíduos sólidos, acompanhava com preocupação a situação do vidro no estado e trabalhava para unir as pontas da cadeia logística, tornando viável econo-

Continua na página 30 u

GÁS

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 29 SERVIÇOS & CIA boadica - facilidades & serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
ESTOFADOS CONTABILIDADE ENTULHOS & PODAS
FOGÕES
FOGÕES CONTABILIDADE FOGÕES
A
Owens Illinois (O-I), líder mundial em fabricação de embalagens de vidro e maior recicladora do material, se une a ReVida Reciclagem de Vidro e Neoenergia Coelba em um projeto que estimula o engajamento da população da região metropolitana de Salvador no descarte correto das embalagens de vidro. A parceria viabiliza a logística necessária para que as garrafas possam retornar à fábrica da O-I no Recife para o seu reaproveitamento.

boadica - facilidades & serviços

micamente a reciclagem. Então, ela apresentou seu projeto de parceria, primeiro, para a O-I e, depois, para a Coelba.

As duas empresas abraçaram a proposta e, após a formalização das parcerias, em 2020, em meio à pandemia de Coronavírus, nasceu a ReVida, que ela dirige junto com seu parceiro de vida, o geólogo André Dias. “Quando o projeto ainda estava em estudo, a O-I acolheu a iniciativa, indicando interesse pela comercialização dos vidros. E logo que a empresa foi legalizada, fechamos um contrato com a ReVida”, relembra Lucia Moreira, especialista na cadeia de fornecimento de embalagem de vidros pós-consumo da O-I.

Na primeira etapa da operação, a Coelba recolhe o resíduo nos condomínios da capital baiana e faz a coleta porta a porta em municípios distantes, em seguida, transporta as embalagens de vidro até a ReVida, que faz a segregação, limpeza e o trituramento e entrega os cacos para a O-I, no Recife.

A O-I trabalha com a meta de atingir 50% de uso de cacos como matéria-prima para a produção de novas embalagens até 2030 e o principal desafio para se atingir esse objetivo está na necessidade de transformar toda a cadeia, a fim de que o material chegue às recicladoras sem contaminantes e de que não seja desviado para aterros, o que requer uma união de forças de todos os elos da cadeia, do berço ao berço. Por isso, a companhia apoiou a ReVida em seu nascedouro. “O projeto da ReVida decolou em 2020, mas, embora só tenha dois anos, possui um potencial incrível para crescer”, destaca Lucia.

Inicialmente, a Coelba recolhia 15 toneladas de vidro por mês, hoje a coleta fica em torno de 25 a 35 toneladas. O engenheiro elétrico da empresa e coordenador do Vale Luz, Raphael Nascimento Damasceno, destaca o caráter pedagógico da iniciativa. “O programa reduz a inadimplência e aumenta o engajamento de consumidores de produtos em vasilhames de vidro, tornando o cidadão um importante agente de transformação. A bonifi-

30 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023 SERVIÇOS & CIA
Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA
u Continuação da página 29

cação é um chamariz, mas vemos que, depois, o consumidor vai ampliando sua consciência ambiental e abraçando a sustentabilidade”, avalia. Dentre os cadastrados no programa, há mais pessoas físicas, porém as empresas participantes geram maior volume de material reciclável.

Há vários pontos de coleta espalhados pela cidade. No Salvador Shopping, é possível medir o apoio dos soteropolitanos à causa. Neste local, está o container com maior número de arrecadação. Porém, segundo Damasceno, o valor que o cidadão paga para entrar no estacionamento do shopping e acessar o ponto de coleta cobre o bônus que ele recebe por participar do programa Vale Luz, revelando que o interesse em reciclar supera o estímulo pelo bônus financeiro. O coordenador do projeto lembra que, quem dá o desconto para os consumidores são os parceiros, a ReVida, as cooperativas, a indústria. “A distribuidora não rentabiliza a operação, ela aplica recursos para viabilizar a logística.”

Val Dias afirma que as pessoas têm grande interesse em saber como descartar o vidro corretamente. “Em Salvador, tínhamos a demanda da população, mas não tínhamos a coleta. Quando pudemos informar a elas de que agora poderiam contar com esse serviço, foi uma sensação muito boa”, comenta. Ela relata que no município turístico de Cairu, onde se encontra Morro de São Paulo, um dos pontos turísticos mais conhecidos da Bah ia, os comerciantes também queriam destinar corretamente. Lá, a ReVida também atuou para envolver os grandes geradores locais, associação de bares e restaurantes e conseguiu viabilizar a coleta.

O CÍRCULO DO BEM

Desde 2015, o Tivolli Hotels, na Praia do Forte, aderiu ao Vale Luz. “O hotel sempre teve o compromisso de dar a destinação correta aos seus resíduos, mesmo quando isso nem era legislação. Ao longo dos anos tivemos muita dificuldade em encontrar as melhores soluções. O convite do Vale Luz para aderirmos ao programa nos deu a possibilidade

de participarmos de um ciclo que envolve toda a cadeia de sustentabilidade, econômica, social e ambiental, atingindo assim os nossos objetivos”, comenta Carolina soares, supervisora de Sustentabilidade do hotel. Ela explica que antes, o vidro tinha de ser armazenado por um longo período para atingir um volume que viabilizasse economicamente a contratação de uma empresa de outro estado para fazer a coleta. “Hoje, continuamos armazenando o vidro em nossa câmara, porém a coleta é semanal”, comemora. O estabelecimento gera uma média mensal de 5,8 toneladas de embalagens de vidro, a maior parte, garrafas, mas também copos e embalagens de produtos diversos.

Carolina revela que houve uma economia considerável em relação aos custos com a coleta de resíduos sólidos. “Sem contar as vantagens ambientais, como destinação correta dos resíduos gerados, reduzindo assim o volume enviado aos aterros sanitários e seu impacto no meio ambiente; pensando na cadeia de produção de novos materiais, enviar o material para reciclagem contribui para reduzir a quantidade de matéria prima extraída da natureza para produção de novos materiais; fomentar a educação ambiental entre nossos funcionários; e contribuir para o fortalecimento da atividade de reciclagem”, diz.

Em relação às vantagens sociais, a surpevisora do Tivolli acrescenta que o projeto ainda contribui para geração de renda das famílias da cooperativa que fazem a coleta no hotel e ajuda na redução dos custos operacionais da instituição de caridade que apoiam através da nossa parceria com o programa.

boadica - facilidades & serviços

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 31
SERVIÇOS & CIA
anuncie:
/ 3379-2439 / 3379-2206
Ligue e
9 8899-2439
LIMPA FOSSA SERVIÇOS LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA
CONFIRMAÇÕES ATÉ O DIA 20 DO MÊS ANTERIOR AO DA PUBLICAÇÃO PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS Anuncie onde todos procuram Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206 9 8899-2439 comercial@vilasmagazine.com.br A revista de Lauro de Freitas & Região CARRETO Jailson Santos .....................Tel.: 71 9 9416-0625 DIARISTA Rosimeire Silva ...................Tel.: 71 9 9262-6776 ENCANADOR Amilton ...............................Tel.: 71 9 9609-3077 PINTOR Edson Amorim ....................Tel.: 71 9 9288-7784

boadica - facilidades &

5 coisas que aprendi com os cães

Cachorros! Será que existe algum ser, desses supostamente irracionais, tão humano quanto eles? Sempre que vejo um, além da vontade de sentar no chão e brincar, fico pensando nas inúmeras lições que esses seres de quatro patas são capazes de nos ensinar. Quer ver?

Uma situação clássica ocorre quando eles recebem uma bronca e são acusados de um “delito” qualquer. Em poucos minutos, já estão contentes e abanando o rabo novamente. Ali, naquele momento, o recado parece ser cristalino: a vida é deveras efêmera e o tempo passa assim, ó, voando demais para nós torrarmos com sentimentos ligados à raiva e ao rancor.

Outra lição que pode ser aprendida é a paciência. Certo dia, vi um vídeo em uma rede social em que um amigo de quatro patas tentava se aproximar de uma criança. A negociação foi um pouco longa. De início o menino o rejeitava e não queria conversa. Mas, depois de persistir e demonstrar um enorme jogo de cintura (olha outro recado deles aí), lá estavam os dois, brincando.

Como não deixar de falar também dos ensinamentos sobre companheirismo e sensibilidade. Aliás, quando Deus colocou a palavra “cão” dentro de CompAnheirO sabia o que estava fazendo. Para eles não é necessário dizer “estou estressado” ou “minha cabeça dói”. Ao contrário de alguns seres humanos que conheci, os peludinhos são dotados de uma sensibilidade tamanha que logo percebem quando

há algo errado. E ficam ao seu lado. Plantados! Até que melhore e levante da cama.

Tão corriqueira quanto a situação mencionada é quando você volta do trabalho e, só em colocar a chave na porta, já ouve os sapateados e latidos, ansiosos para lhe receber de volta. Lembro que eu quase sempre apertava a minha cachorra. Talvez seja por isso que ela quase nunca ia me receber. Ou porque grande parte do dia a fiel peluda ficava de plantão na cozinha: a bicha era boa de garfo. Ou melhor, de tigela. Dava até gosto.

Voltando, nos dias em que eu estava mais tenso, ela percebia e deixava, sem reclamar, que eu a pegasse no colo. Mesmo que fosse por alguns segundos. Compreensão e solidariedade! Outros recados deixados por eles.

Entretanto, de todos os ensinamentos já mencio-

nados, o mais importante fica para o fim. Ah, o fim! Como é duro ver um ser que adorava comer e que, de uma hora pra outra, passou a virar a cara para a comida. Como é barulhento o silêncio e a ausência das pegadas, internadas. Como é muito foda não ter ninguém pulando na sua frente, correndo para a janela e latindo quando a campainha toca ou quando o caminhão do gás passa.

Sabe de uma coisa? A última lição deles é que com tantas atitudes assim, verdadeiras e generosas, as pegadas, as bolinhas espalhadas e os abraços gostosos, daqueles de deixar a roupa cheia de pelos, até cessam, mas o legado... Aah, não. O legado nunca é esquecido.

O melhor que se tem a fazer, por agradecimento a tudo isso, é simplesmente permitir a partida para o infinito e além. Seja esse fim com a injeção do descanso (bendito eufemismo para um nome horrendo) ou mesmo de causas naturais.

Ficam as lembranças das cenas engraçadas, fotos e várias risadas de canto de boca, meio sem vida, é verdade, mas – ao mesmo tempo – felizes pelos momentos vividos.

Tudo isso ensinado por alguém incapaz de dizer uma palavra. Uma só palavra! E nem precisava!

Guilherme Renso é escritor e jornalista

32 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023 PET & CIA
Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
serviços
Guilherme Renso

Cuidados ao alugar um imóvel por temporada

Aprocura por imóveis para alugar nesta época do ano se intensifica, e também as dores de cabeça, tanto do locador como do inquilino que não conhece – ou não procura se informar sobre seus direitos. Profissionais que atuam no segmento recomendam cuidados.

Locador e locatário devem procurar uma empresa ou profissional registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) com endereço e telefone físicos. Locador deve desconfiar de valores de locação muito baixos. Isso pode ser uma armadilha de fraudadores ou locais em más condições de uso. Como dificilmente o locatário visita o imóvel antes da locação, fechando o negócio pela Internet ou por indicação de terceiros, pode ocorrer problemas quando conhecer o imóvel de perto, em decorrência da possibilidade de haver discrepâncias entre as fotos apresentadas e a realidade das condições do lugar.

Se o imóvel não foi indicado por um conhecido, deve-se procurar informações e opiniões de pessoas que já tenham se hospedado no local, manifestações na internet ou sites, como o Reclame Aqui. É fundamental que o locatário saiba que possui uma relação de consumo com a empresa ou pessoa física intermediadora da locação. Também é importante estar atento a uma possível propaganda enganosa, o que aliás, é crime.

Alguns proprietários de imóveis para locação não permitem a frequência de animais, sendo este um direito que deve ser respeitado pelo locador. Ocorre que esta questão deve estar clara e devidamente expressa na oferta do serviço e obrigatoriamente no contrato assinado, em respeito ao princípio da informação, constante do Código de defesa do Consumidor. Não é recomendado fazer tipo de acordo verbal. Tudo deve estar oficialmente registrado em um contrato de locação, contendo as regras e normas acordadas entre o locador e o locatário, para evitar problemas. O aluguel para temporada é regulado pela mesma lei das locações comuns, a Lei do Inquilinato, contando regras especiais.

Deve estar claramente expresso no contrato e no anúncio quais opções de lazer podem ser utilizadas pelo locatário. Este é um ponto que gera muitos problemas, quando locatários usam o imóvel para promover festas e eventos, por exemplo. É direito do locatário saber o que vai pagar. Deve constar no anúncio e no contrato se haverá gastos extras como impostos, condomínio, eletricidade e gás ou qualquer outra despesa.

Outra questão que gera problemas nas locações de temporada é a quantidade máxima de pessoas que podem utilizar o imóvel. Isso deve estar expresso, no anúncio e no contrato. As condições de pagamento deste tipo de locação são de livre ajuste entre o locador e locatário, não havendo regras legais para determinar este tema. Portanto, é possível que o locador solicite que o pagamento seja feito de forma integral no ato da assinatura do contrato, sem que isso seja tipificado como irregular. O mais comum é que o pagamento da metade do valor total da locação seja efetuado no ato da contratação e a outra metade na data de entregas das chaves. É bom deixar combinado que o locador poderá solicitar alguma forma de garantia para o pagamento, como seguro-fiança, fiador, caução ou título de capitalização.

boadica - facilidades & serviços

Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206

q TELEFONES ÚTEIS

ATENDIMENTO MÉDICO

SAMU........................................................................................................................192

Hospital Aeroporto (24h) .............................................................................3288-8100

Hospital COF - Centro Médico (24h) ..................................................3206-4444 / 4440

Pronto Atendimento Nelson Barros (24h) ....................................................3288-8802

PSAI - Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (24h) .........................3288-8805

SER VIÇOS

Correios (Vilas do Atlântico ) ........................................................................3369-3088 Coelba .....................................0800 071 0800 Embasa (24h) ...........................0800 0555 195 Iluminação Pública - Ghia Engenharia (7h às 18h) .................................0800-7210112 SA C ..........................................0800 071 5353

SEGURANÇA

Furtos e Roubos de Veículos.........................................................................3116-4623 Guarda Municipal (drogas, assaltos e roubos) .........................................................153 Juizado de Pequenas Causas ........................................................................3283-1905

Juizado de Menores ......................3283-3602 Ministério Público ........................................................................................3378-4975

Polícia Civil - 23ª Delegacia (Centro)..............3288-8768 (24h)/3288-8920/8762/8373

Polícia Federal (24h) .....................................................................................3319-6000 Polícia Militar .............................................190

SALVA .......................................................................................WhatsApp 99332-1083

Bombeiros .................................................193

MEIO AMBIENTE

Secretaria do Meio Ambiente.......................................................................3369-9197

Denúncia Ambiental ......................3369-9162 Licenciamento Ambiental .............................................................................3369-2156

PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS

Gabinete da Prefeita ......................3288-8612

Defesa Civil ..........................................................................................199 / 3288-8628

Centro de Controle de Zoonoses ...3369-9919

Secretaria de Serviços Públicos (SESP) .....................................3378-8500 / 3378-8502

u Limpeza urbana, coleta de lixo e varrição 0800 284 88 33

Procuradoria Jurídica .....................3369-3722

Secretaria Social ............................3288-8667

SEINFRA .........................................3288-8784 Fiscalização (SEDUR) ..................................................................................9 9629-7868

Magazine 33
Janeiro de 2023 | Vilas
IMÓVEIS

Calçadão de Vilas do Atlântico: Janeiro de 2000

ABANDONO A praia de Vilas do Atlântico está totalmente abandonada. É lamentável que não tenha uma fiscalização e nada de requalificação foi feito nesses anos todos. Até fogão nos finais de semana se encontra na praia, o que até pode provocar uma tragédia, sem falar na falta de segurança. Fui assaltada e hoje tenho medo de ir à praia sozinha. Lamentavelmente nossos imóveis estão sendo desvalorizados pela falta absoluta de gestão pública. Nos finais de semana a praia e o calçadão de Vilas do Atlântico são uma farofada só, cheio de trombadinhas se esbarrando nas pessoas, motos, bicicletas em velocidade: um caos. A comunidade precisa se unir em busca de melhorar o bairro, o atrativo mais referenciado de Lauro de Freitas. Estou disposta, caso queiram unir forças, para devolver a tranquilidade de morar aqui. Erilma Alves.

Calçadão de Vilas do Atlântico: Outubro de 2022

PASSARELAS A Estrada do Coco já tem um trânsito caótico, mas tem três pontos que estão impactando ainda mais no fluxo:

1 - A entrada para o Parque Shopping Bahia, a sinaleira leva cerca de 4 minutos para mudar, e em horário de pico os carros ficam expostos à acidentes. Se não me engano, no projeto

original haveria ali um viaduto;

2 - Em frente ao restaurante Torre de Pizza, os motoristas estão cruzando a pista, fazendo uma tesoura, para acessar a rua Pérola Negra (ao lado da agência do Banco do Brasil). Previsão de um grande acidente;

3 - Colocaram uma sinaleira em frente ao Hospital Aeroporto, onde

estava prevista a implantação de uma passarela, conforme promessa de campanha da prefeita Moema Gramacho, desde sua primeira gestão, se não me engano, em 2005. Com a implantação de passarelas, retirando as sinaleiras, esses pontos seriam facilmente resolvidos com trabalho e ações.

Antônio Martins Santos Neto.

34 | Vilas Magazine | Janeiro de 2023 qTRIBUNA
DO LEITOR
Neste espaço o leitor pode sugerir pautas, criticar matérias publicadas nas edições, fazer denúncias de problemas, irregularidades ou direitos desrespeitados, como cidadão ou consumidor. A Vilas Magazine reserva-se ao direito de selecionar e resumir as mensagens. Denúncias sem identificação (e-mail, endereço e telefone), serão desconsideradas, assim como material ofensivo. Email para redacao@vilasmagazine.com.br Dois aspectos da sempre encantada Itaparica: pôr do sol na orla marítima e rua Luiz da Gran e praça da Igreja Matriz, no Centro Histórico, enfeitados para o Natal.

1º/1 - Domingo

5h56 .....Baixa ...0,8m

12h09 ...Alta .....1,8m

18h17 ...Baixa ...0,8m

2/1 - Segunda-feira

0h24 .....Alta ........1,9 6h56 .....Baixa ...0,7m

13h04 ...Alta .....1,9m

19h13 ...Baixa ...0,7m

3/1 - Terça-feira

1h26 .....Alta .....2,0m

7h45 .....Baixa ...0,7m

13h53 ...Alta .....2,0m

20h02 ...Baixa ...0,6m

4/1 - Quarta-feira

2h19 .....Alta .....2,0m

8h24 .....Baixa ...0,6m

14h34 ...Alta .....2,1m

20h45 ...Baixa ...0,5m

5/1 - Quinta-feira

3h02 .....Alta .....2,1m

9h .........Baixa ...0,6m

15h09 ...Alta .....2,2m

21h21 ...Baixa ...0,4m

6/1 - Sexta-feira

3h41 .....Alta .....2,2m 9h34 .....Baixa ...0,5m

15h47 ...Alta .....2,2m

21h58 ...Baixa ...0,3m

7/1 - Sábado

4h13 .....Alta .....2,2m

10h04 ...Baixa ...0,5m

16h19 ...Alta .....2,2m

22h28 ...Baixa ...0,3m

8/1 - Domingo

4h47 .....Alta .....2,2m

10h34 ...Baixa ...0,5m

16h53 ...Alta .....2,2m 23h .......Baixa ...0,3m

9/1 - Segunda-feira

5h17 .....Alta .....2,2m

11h04 ...Baixa ...0,5m

17h24 ...Alta .....2,2m

23h34 ...Baixa ...0,4m

...0,5m

18h .......Alta .....2,2m

11/1 - Quarta-feira

0h08 .....Baixa ...0,4m

6h24 .....Alta .....2,1m

12h11 ...Baixa ...0,6m

18h36 ...Alta .....2,1m

12/1 - Quinta-feira

0h47 .....Baixa ...0,5m

7h04 .....Alta .....2,0m

12h53 ...Baixa ...0,7m

19h17 ...Alta .....2,0m

13/1 - Sexta-feira

1h26 .....Baixa ...0,6m

7h51 .....Alta .....1,9m

13h38 ...Baixa ...0,8m

20h04 ...Alta .....1,9m

14/1 - Sábado

2h15 .....Baixa ...0,7m

8h45 .....Alta .....1,8m

14h34 ...Baixa ...0,9m

21h02 ...Alta .....1,9m

15/1 - Domingo

3h19 .....Baixa ...0,8m

9h51 .....Alta .....1,8m

15h49 ...Baixa ...0,9m 22h13 ...Alta .....1,8m

16/1 - Segunda-feira

4h39 .....Baixa ...0,8m

11h .......Alta .....1,8m

17h08 ...Baixa ...0,8m

23h34 ...Alta .....1,9m

17/1 - Terça-feira

5h56 .....Baixa ...0,8m 12h06 ...Alta .....1,9m 18h23 ...Baixa ...0,7m

18/1 - Quarta-feira

0h49 .....Alta .....2,0m 7h02 .....Baixa ...0,7m 13h08 ...Alta .....2,1m 19h26 ...Baixa ...0,5m

19/1 - Quinta-feira

1h56 .....Alta .....2,1m 8h .........Baixa ...0,5m 14h06 ...Alta .....2,2m 20h24 ...Baixa ...0,3m 20/1 = Sexta-feira 2h53 .....Alta .....2,3m 8h53 .....Baixa ...0,4m 14h58 ...Alta .....2,4m 21h15 ...Baixa ...0,1m 21/1 - Sábado 3h45 .....Alta .....2,4m 9h41 .....Baixa ...0,3m 15h51 ...Alta .....2,5m 22h06 ...Baixa ...0,0m 22/1 - Domingo 4h30 .....Alta .....2,5m 10h24 ...Baixa ...0,2m 16h38 ...Alta .....2,6m 22h53 ...Baixa ...0,0m 23/1 - Segunda-feira 5h13 .....Alta .....2,5m 11h08 ...Baixa ......0,2

17h21 ...Alta .....2,6m 23h36 ...Baixa ...0,0m 24/1 - Terça-feira 5h56 .....Alta .....2,4m 11h49 ...Baixa ...0,3m 18h04 ...Alta .....2,5m 25/1 - Quarta-feira 0h15 .....Baixa ...0,1m 6h38 .....Alta .....2,3m 12h28 ...Baixa ...0,4m 18h47 ...Alta .....2,4m 26/1 - Quinta-feira 0h58 .....Baixa ...0,3m 7h17 .....Alta .....2,1m 13h08 ...Baixa ...0,5m 19h30 ...Alta .....2,3m 27/1 - Sexta-feira 1h39 .....Baixa ...0,5m 8h02 .....Alta .....2,0m 13h54 ...Baixa ...0,7m 20h17 ...Alta .....2,1m 28/1 - Sábado 2h26 .....Baixa ...0,7m 8h56 .....Alta .....1,8m 14h53 ...Baixa ...0,8m 21h15 ...Alta .....1,9m 29/1 - Domingo 3h32 .....Baixa ...0,9m 10h04 ...Alta .....1,7m 16h15 ...Baixa ...0,9m 22h32 ...Alta .....1,8m 30/1 - Segunda-feira 5h09 .....Baixa ...1,0m

11h28 ...Alta .....1,7m 17h51 ...Baixa ...0,9m 31/1 - Terça-feira

0h02 .....Alta .....1,8m 6h38 .....Baixa ...0,9m 12h43 ...Alta .....1,8m 19h02 ...Baixa ...0,8m

FEVEREIRO 2023

1º/2 - Quarta-feira

1h19 .....Alta .....1,8m 7h34 .....Baixa ...0,8m 13h38 ...Alta .....1,9m 19h54 ...Baixa ...0,6m

2/2 - Quinta-feira 2h11 .....Alta .....1,9m 8h13 .....Baixa ...0,7m 14h21 ...Alta .....2,0m 20h36 ...Baixa ...0,5m

3/2 - Sexta-feira 2h53 .....Alta .....2,1m 8h51 .....Baixa ...0,6m 14h58 ...Alta .....2,1m 21h09 ...Baixa ...0,4m

4/2 - Sábado 3h24 .....Alta .....2,2m 9h19 .....Baixa ...0,5m 15h32 ...Alta .....2,2m 21h43 ...Baixa ...0,3m

5/2 - Domingo 3h58 .....Alta .....2,2m 9h51 .....Baixa 0,4m 16h04 ...Alta .....2,3m 22h11 ...Baixa ...0,3m 6/2 - Segunda-feira 4h26 .....Alta .....2,3m 10h17 ...Baixa ...0,4m 16h36 ...Alta .....2,3m 22h45 ...Baixa ...0,2m

7/2 - Terça-feira 4h56 .....Alta .....2,3m 10h49 ...Baixa ...0,4m 17h06 ...Alta .....2,4m

23h13 ...Baixa ...0,2m 8/2 - Quarta-feira 5h26 .....Alta .....2,3m 11h17 ...Baixa ...0,4m 17h38 ...Alta .....2,3m 23h45 ...Baixa ...0,3m 9/2 - Quinta-feira 5h58 .....Alta .....2,2m 11h49 ...Baixa ...0,4m 18h08 ...Alta .....2,3m 10/2 - Sexta-feira 0h15 .....Baixa ...0,4m 6h30 .....Alta .....2,1m 12h21 ...Baixa ...0,5m 18h43 ...Alta .....2,2m 11/2 - Sábado 0h51 .....Baixa ...0,5m 7h04 .....Alta .....2,0m 12h58 ...Baixa ...0,6m 19h21 ...Alta .....2,0m 12/2 - Domingo 1h28 .....Baixa ...0,6m 7h51 .....Alta .....1,9m 13h45 ...Baixa ...0,7m 20h11 ...Alta .....1,9m

FASES DA LUA Janeiro 2023 6.....Cheia 14...Quarto Minguante 21...Nova 28...Quarto Crescente Fevereiro 2023 5.....Lua Cheia 13...Quarto Minguante 20...Lua Nova 27...Quarto Crescente

Fonte: Banco Nacional de Dados Oceanográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil.

REGISTRO FÚNEBRE

As “meninas” do Núcleo de Senhoras do Rotary se referiam àquela senhora de cabelos alvos, sempre risonha e muito disposta, como “vovó”. Em todas as ações do grupo, ela estava presente, levada pela filha. Eurídice Pinheiro Marreca, nasceu em Itapajé, Ceará, em abril de 1929. Muito jovem, foi morar no Rio de Janeiro, com o irmão, Antônio. Como na mitologia grega, teve seu Orfeu, por quem se apaixonou e casou: Haroldo Saraceni Marreca. Tiveram dois filhos, Ana Veronica e Ernesto, que lhes deram quatro netos – Ragno e Rana (de Verônica) e Pedro e Artur (de Ernesto). Encantada pela bisneta, Raissa, filha de Ragno, subiu para o plano espiritual antes de nascer a outra bisneta, Rebeca, a caminho, na barriga da mãe, Rana. Morava em Vilas do Atlântico, com a filha, Ana Verônica. Faleceu em 12/12/2022.

Como autêntico pisciano, Arelano Barreira Santos era dessas pessoas sempre com uma tirada hilária para ‘gozar’ com os amigos. E quando se juntava com o ‘mestre gozador’, Galdino Leite, a resenha se estendia por horas seguidas. Foi um dos fundadores do “grêmio etílico e recreativo – nessa ordem – nossa senhora do quebra coco” como amigos em comum batizaram os encontros promovidos sob a sombra de uma árvore, na rua Praia do Quebra Coco, em Vilas do Atlântico. Nasceu em Alagoinhas (2/3/49), era formado em Administração, foi empresário antes de ingressar na vida pública, atuando nas secretarias de Governo e Meio Ambiente de Lauro de Freitas, cidade onde viveu por 29 anos, desde 1993. Casado com Cristina (com ele na foto) por 47 anos, tiveram três filhos: Fábio, Felipe e Miguel. Adorava animais, criou cães, cavalos, gado e ovelhas e nos últimos anos se dedicou à criação de canários belga, obtendo reconhecimento nacional. Deixa saudades e muitas histórias bem humoradas. Faleceu em 21/11/2022. Com certeza encontrou o amigo Galdino e estão resenhando lá em cima.

Roberto João Campos, natural de Camamu, fundador da empresa Lok Andaimes (1996), faleceu em 27 de dezembro. Deixa 5 filhos e 10 netos.

E-mail: ww.vilasmagazine.com.br Facebook: VilasMagazine Instagram: @VilasMagazine

Publicação mensal de propriedade da EDITAR - Editora Accioli Ramos Ltda Av. Praia de Itapuã, 276, cj. 105. Lumiar Work Center. Vilas do Atlântico. Lauro de Freitas. Bahia. CEP 42707-650. Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206. Diretor-Editor: Carlos Accioli Ramos (diretoria@vilasmagazine.com.br). Diretora: Tânia Gazineo Accioli Ramos. Gerente de Negócios: Álvaro Accioli Ramos (comercial@vilasmagazine.com.br). Assistentes: Vanessa Silva e Leandra Almeida (comercial@vilasmagazine. com.br). Gerente de Produção: Thiago Accioli Ramos. Administrativo/Financeiro: Miriã Morais Gazineo (financeiro@vilasmagazine. com.br). Distribuição: Álvaro Cézar Gazineo (responsável). T ratamento de imagens e CTP: Diego Machado. Redação: Thiara Reges (jornalista freelancer). Tiragem desta edição: 20 mil exemplares. Impressão: OESP Gráfica (SP).

PARA ANUNCIAR: comercial@vilasmagazine.com.br Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206 9 8899-2439

CONTATOS COM A REDAÇÃO: redacao@vilasmagazine.com.br Vilas Magazine é uma publicação mensal de serviços e facilidades, distribuída gratuitamente em todos os domicílios de Vilas do Atlântico e condomínios residenciais cadastrados de Lauro de Freitas e região (Abrantes, Jauá, Stella Maris, Ipitanga, Praia do Flamengo e Stella Maris). Disponível também em pontos de distribuição selecionados na região. Opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, as da Editora. É proibida a reprodução total ou parcial de matérias, gráficos e fotos publicadas nesta edição, por qualquer meio, sem autorização expressa, por escrito da Editora, de acordo com o que dispõe a Lei Nº 9.610, de 19/2/1998, sobre Direitos Autorais.

A revista Vilas Magazine não tem qualquer responsabilidade pelos serviços e produtos das empresas anunciados em suas edições, nem assegura que promessas divulgadas como publicidade serão cumpridas. Cabe ao leitor avaliar e buscar informações sobre os produtos e serviços anunciados, que estão sujeitos às normas do mercado, do Código de Defesa do Consumidor e do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. A revista não se enquadra no conceito de fornecedor, nos termos do art. 3º do Código de Defesa do Consumidor e não pode ser responsabilizada pelos produtos e serviços oferecidos pelos anunciantes, pela impossibilidade de se deduzir qualquer ilegalidade no ato da leitura de um anúncio. No entanto, com o objetivo de zelar pela integridade e credibilidade das mensagens publicitárias publicadas em suas edições, a Editora se reserva ao direito de recusar ou suspender a veiculação de anúncios que se mostrem enganosos ou abusivos, por constrangimentos causados ao consumidor ou empresas. Os títulos Vilas Magazine e Boa Dica – Facilidades e Serviços, constantes desta edição, são marcas registradas no INPI, de propriedade da EDITAR – Editora Accioli Ramos Ltda

Janeiro de 2023 | Vilas Magazine 35 q TÁBUA DAS MARÉS - Janeiro e Fevereiro de 2023
A revista de Lauro de Freitas & Região
36 | Vilas Magazine ai1671644821139_ANR_SARTRE_23X26cm.pdf 1 21/12/2022 14:47

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.