1 minute read

Figura Planta baixa humanizada, pavimento superior.

Projeto Arquitetônico para estaleiro Escola no Museu da Vila

Bairro Coqueiro | Luís Correia | Piauí

Advertisement

A instituição é mantida pela Associação de Amigos do Museu e por algumas empresas. Inaugurado em 31 de dezembro de 1992, conta com um acervo que preserva a diversa e rica variedade construtiva de embarcações brasileiras. O acervo está organizado em 18 salas divididas por temas. Entre as peças disponíveis à visitação dos públicos estão mais de 91 barcos em tamanho natural, cerca de 150 peças de modelismo e artesanato naval e a Coleção Alves Câmara, do século XX (reprodução da coleção original que se encontra no espaço cultural da Marinha, no Rio de Janeiro). As peças estão apresentadas com textos, imagens explicativas e trilha sonora com músicas folclóricas das diversas regiões brasileiras. (Disponível em: <http://www. cultura.sc.gov.br/espacos/museudomar>. Acesso em: 18 jan. 2020)

Para atender as demandas de uma instituição museal, o Museu Nacional do Mar não se restringe apenas a salvaguardar objetos representativos do patrimônio naval brasileiro. Percebemos por diversos fatores, o risco da perda desse conhecimento, intangível, recorrente também na APA Delta do Parnaíba.

O primeiro fator, e a já citada, precariedade da transmissão dos conhecimentos relativos à construção, métodos e técnicas, materiais que variam para cada região. Passadas oralmente, por gerações, sem registros, ficam ameaçados de se perder para sempre caso algum mestre venha a falecer sem transmiti-los a um aprendiz. Dessa forma, o Museu busca permanentemente estratégias e incentivo à salvaguarda dessa riqueza cultural: apetrechos, equipamentos, manejo e o conhecimento das técnicas.

// Figura 47: Fachada Museu Nacional do Mar

// Fonte: Fonte: Disponível em: <http://www.cultura. sc.gov.br/espacos/museudomar/imagens>. Acesso em: 15 jan. 2020.

Um marco dessa atuação foi o 1º Seminário do Patrimônio Naval Brasileiro, realizado no museu, em março de 2005, com o apoio do Programa Monumenta. Edson Fogaça, o arquiteto, Dalmo Vieira Filho, do IPHAN, idealizador do Museu Nacional do Mar, e outros especialistas de diversas partes do país,

This article is from: