Especial 50 Anos Alphaville - Vero 283

Page 1

ESPECIAL | SETEMBRO 23

50 ANOS

alphaville

Ontem, hoje e amanhã | Curiosidades | Exclusiva com o fundador do bairro 20 coisas por aqui: para amar e para reclamar | Marcas que movimentam a economia Ensaio fotográfico e muito mais!

LANÇAMENTO_COLEÇÃO RISCA

O traçado vertical que marcou época na arte e na moda inglesa e americana nos anos 1920 chega revisitado na coleção Risca. Em uma linguagem contemporânea, traz um novo significado para texturas com a evolução do ripado em acabamentos mais leves e suaves. As aplicações nos projetos ganham novos contornos que ressaltam a delicadeza e sofisticação do design feito à mão.

VERO - SET. 2023 6 ALPHAVILLE | 50 ANOS
7 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS Alameda Madeira 162 Edifício Quebec Barueri (11) 4191 6885 @florensealphaville | www.florense.com Alphaville

14

ENTREVISTA

RENATO DE ALBUQUERQUE Entrevista exclusiva com um dos fundadores de Alphaville

LINHA DO TEMPO

História, curiosidades e fotos inéditas

PAROU TUDO

Os desafios e soluções para o trânsito nosso de cada dia

20 COISAS

Com toque de humor, coisas daqui que amamos e outras que reclamamos

As marcas que junto com a VERO apoiam a campanha comemorativa

120

ENSAIO FOTOGRÁFICO

As imagens mais lindas daqui

EXPEDIENTE

CEO Roberta Furlan – robertafurlan@vero.com.br

• DIRETORA-EXECUTIVA Milena Beber

• CONSELHO Marcos Lage Gozzi

• PRODUTOS DIGITAIS Bárbara Bacco (gerente de marketing), L ivia Pontes (assistente de marketing)

• COMERCIAL Adriana Romano, Roberta Cury e Renata Amari (executivas de contas), Leonardo Coralo (executivo Helloo Alphaville), Beatriz Santos (coordenadora comercial), Ana Clara Carvalho (assistente comercial)

• CONTEÚDO Julia Pires (editora-chefe), Julia Marsan (estagiária de jornalismo), Soraia Sene (colaboradora), 3GB Comunicação (revisão)

e Marcus Vinicius (direção de arte)

• FOTO CAPA Uelson Henkell

• FINANCEIRO Safe BackOffice - Andrea Rodrigues e Weslley Damasceno.

• VERO E HELLOO ALPHAVILLE Alameda Grajaú, 219 - 3o andar, Orgânico Coworking – Alphaville, Barueri, SP, (11) 99483-5486. vero@vero.com.br – vero.com.br

• CTP, IMPRESSÃO E ACABAMENTO Eskenazi Indústria Gráfica. As informações e opiniões expressas nos textos dos nossos colunistas e nos publieditoriais são de responsabilidade dos respectivos autores e não necessariamente refletem a visão da VERO ou de seus colaboradores.

VERO - SET. 2023 8 ALPHAVILLE | 50 ANOS CONTÉM
FSC
46 44 16
ED. 283 - SET. 2023
52
FOTO: UELSON HENKELL

EXTRAORDINÁRIO. VEM AÍ O ALÉM DO

Prepare-se para conhecer o maior apartamento que Alphaville já viu.

(sendo 1 box) e 1 vaga de moto

Antecipe-se ao lançamento.

2º semestre de 2023

SAIBA MAIS:

420 E 565 M 2 + COBERTURAS
REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO FUTURA INTERMEDIAÇÃO REALIZAÇÃO
Alameda Walker, 139 - Alphagran
Patrocínio Copatrocínio Apoio

Parabéns, Alphaville!

O Movimento Alphaville é uma grande celebração pelos 50 anos do bairro. Na página 42, você pode conferir a programação completa.

À todas as marcas que apoiam e pessoas que participam, nosso muito obrigado!

Realização

RENATO DE ALBUQUERQUE: MUSEU EM SINTRA E NOVO

EMPREENDIMENTO EM ALPHAVILLE SÃO SEUS NOVOS PROJETOS

UM VISIONÁRIO INCANSÁVEL

O homem que, ao lado de Yojiro Takaoka, fundou Alphaville continua ativamente envolvido em projetos urbanísticos. Aos 95 anos de idade, Renato de Albuquerque, concede entrevista exclusiva à VERO para celebrar as cinco décadas de sua maior obra e falar sobre novidades

Texto: Julia Pires | Foto: Divulga ção

EM 1973, o advogado Antônio Pádua Pereira de Almeida, que representava o grupo de herdeiros do Conde Álvares de Penteado, proprietário da fazenda Tamboré, ofereceu ao engenheiro Renato de Albuquerque 4,9 milhões de metros quadrados de terra localizados em Barueri. Em um terreno no meio do nada, a 23 km da capital paulista, junto com Yojiro Takaoka, seu sócio, na Construtora Albuquerque e Takaoka, formataram a ideia de construir o loteamento de casas que se tornaria o maior case de

sucesso em bairros planejados do país. Ele nunca parou. De 1973 a 1994 a Construtora Albuquerque Takaoka urbanizou 10 milhões de metros quadrados em Barueri e Santana de Parnaíba. Em 1994, com a morte do amigo e sócio Yojiro Takaoka, a sociedade se desfez. Em busca de novos rumos para seus projetos de urbanização no Brasil, Renato se associou ao advogado Nuno Lopes Alves e fundaram em 1995 a Alphaville Urbanismo. Juntos transformaram Alphaville em uma marca in-

VERO - SET. 2023 14 ALPHAVILLE | 50 ANOS
ENTREVISTA

ternacional com empreendimentos em todo o Brasil e em Portugal. Em 2017, embarcou em uma nova empreitada com Nuno Lopes Alves e o arquiteto Marcelo Willer, para fundar a Artesano Urbanismo. A empresa chegou ao mercado para apresentar uma nova geração de empreendimentos, bairros planejados, loteamentos e condomínios residenciais. E não por acaso, dois dos projetos da nova marca, hoje em aprovação, são em Alphaville.

Estamos celebrando o 50º aniversário de Alphaville. Em sua trajetória, quais aspectos o senhor considera terem obtido maior sucesso?

O que à época representou uma inovação pioneira, foi a concepção de uma abordagem abrangente de funções locais, em um período no qual predominavam ideias de bairros especializados. Alphaville se destacou por sua abrangência, englobando setores industriais, comerciais e residenciais. A iniciativa liderada pela Albuquerque e Takaoka se mostrou visionária, proporcionando a conveniência de ter todos esses componentes próximos, eliminando a necessidade de deslocamentos extensos. Esse modelo prevalece até hoje. Residentes podem viver, trabalhar, acessar comércio e até escolas, tudo com comodidade e segurança.

Quais elementos considera que não obtiveram o mesmo êxito, ou que, caso fosse possível, o senhor optaria por abordar de maneira diferente?

Ocorreram algumas deficiências, e embora eu representasse a esfera privada, e não pública, fui algumas vezes cobrado como se fosse parte do poder público. Algumas decisões tomadas durante a construção

de Alphaville, especialmente em relação à mobilidade e ao tráfego, foram utilizadas pelos empreendimentos vizinhos, mas não de forma a aprimorar as circunstâncias. Esse cenário contribuiu para um aumento na demanda por vias de acesso, sem que aqueles que geraram essa demanda tenham proporcionado ajustes condizentes.

Dentre as cinco décadas desde a fundação de Alphaville, qual experiência mais significativa o senhor guarda em sua memória?

Um acontecimento notável é que me mudei para o Residencial 1 em 1987, após quinze anos da criação de

fator idade jamais é um critério relevante para mim, uma vez que a morte é um evento natural que não me amedronta”

Alphaville. Todos perguntavam por que demorei tanto para vir morar aqui. Eu ficava apreensivo de que seria responsabilizado por questões ligadas a Alphaville que estavam além de minha capacidade de resolver. Receava a falta de tranquilidade. Contudo, após a mudança, jamais fui instado a contribuir para melhorias ou questões dessa natureza.

Qual é o seu atual projeto profissional em desenvolvimento?

Atualmente, estou envolvido no conselho da Artesano Urbanismo,

empresa que está delineando um novo empreendimento nesta região. Também estou engajado na edificação de um museu em Sintra, destinado a abrigar minhas coleções de porcelanas, acumuladas ao longo de minha vida. Em colaboração com minha filha e neta, estamos trabalhando na concretização desse museu, que proporcionará a oportunidade para um público mais amplo de apreciar essas peças históricas, em vez de vê-las relegadas ao esquecimento ou serem transferidas para coleções privadas.

Com 95 anos de idade, o senhor mantém uma notável atuação. Poderia compartilhar um pouco sobre sua rotina de trabalho atual?

O fator idade jamais é um critério relevante para mim, uma vez que a morte é um evento natural que não me amedronta. Recordo-me sempre de um encontro que tive aos 50 anos com um senhor chamado Agapito Lemos. O encontro ocorreu no aeroporto de Rio Branco, no Acre, e naquela época ele tinha 90 anos. Ao perguntar-lhe sobre sua presença naquela região, ele relatou ter adquirido uma fazenda em Tauaracá, que hoje é uma pequena cidade, mas era um vilarejo naquela época. Sua motivação era estabelecer uma criação de gado, fornecer carne a custos mais acessíveis, minimizando os gastos de transporte e promovendo um negócio vantajoso. Sua resposta intrigou-me, e manifestei que tal empreendimento demandaria pelo menos uma década, considerando sua idade avançada. Ele, por sua vez, respondeu que o tempo não constituía uma preocupação, pois não estava pressionado por ele.

15 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS ENTREVISTA
“O

ASSIM É

AOS 50 ANOS alphaville

Siga esta matéria com a linha do tempo para saber como chegamos até aqui

E mais: curiosidades, os desafios do bairro, fotos antigas enviadas pelos moradores, etc. Curta esta viagem pela nossa história

Texto: Julia Pires | Colaboração: Julia Marsan
FOTO: UELSON HENKELL

ATÉ ONDE ALPHAVILLE VAI CHEGAR?

Os novos polos de desenvolvimento urbano de Alphaville serão: terras da Fazenda Itahyê e o novo bairro da Arqos, próximo a escola St.Nicholas, somados ao entorno da Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, onde ainda há muitos lotes desocupados. As microrregiões da página ao lado também seguem atraindo novos lançamentos e moradores.

HOJE SOMOS 91 .517* residentes, com um constante fluxo de 235 mil pessoas entrando e saindo do bairro todos os dias. Contamos com 19 escolas, 7 faculdades, um centro comercial abrigando 1.200 estabelecimentos, 7 grandes shoppings, 220 restaurantes, três prontos-socorros e um novo hospital programado para inauguração no próximo ano. Temos também inúmeros profissionais de saúde, academias, supermercados em cada esquina. Alphaville está em constante movimento.

TRÂNSITO

O desenvolvimento traz desafios, como os congestionamentos frequentes nos horários de pico. Mais informações sobre esse assunto podem ser encontradas na página 46.

21 DE SETEMBRO DE 2023

NESTE DIA E MÊS COMEMORAMOS

OS

VERO - SET. 2023 18 ALPHAVILLE | 50 ANOS
50 ANOS DE ALPHAVILLE
20 23
*Fontes: mapa de distribuição da VERO e Helloo e apuração feita pela Redação por meio de contato com as administrações dos condomínios. ILUSTRAÇÃO: @NOSBORONE

NO ANO passado tivemos a inauguração do Hospital Nove de Julho, na alameda Cauaxi, e o anúncio do novo hospital da Rede D’Or São Luiz, que já está em construção, na Alameda Araguaia, próximo ao Fleury. A previsão de entrega é até o terceiro trimestre de 2024. Alphaville tem outros dois prontos-socorros, o Albert Einstein, inaugurado em 1999, e o Amil, em 1993.

MICRORREGIÕES

Quase autossustentáveis, começaram a surgir dentro do nosso próprio bairro. Algumas delas, como o 18 do Forte, Melville Empresarial e Green Valley, já existiam há algum tempo, porém, foram ganhando mais e mais infraestrutura a ponto de permitir que os moradores possam encontrar quase tudo de que precisam sem precisar se deslocar.

OS BAIRROS QUE ESTÃO CRESCENDO:

y 18 do Forte e Melville Empresarial

y Av. Andrômeda e AlphaGran

y Green Valley

A CCR ViaOeste anunciou uma notícia de extrema importância para Alphaville: a expansão da rodovia Castello Branco, que já está em andamento e tem previsão de ficar pronta em 2025. Essa intervenção vai transformar o trecho que se estende do km 23 ao km 27, aumentando o número de faixas de rolamento em cada sentido, de quatro para sete. Além disso, como parte desse projeto, uma nova faixa adicional será construída na pista oeste, no sentido do interior, entre o km 27 e o 32.

PRIMEIRO LANÇAMENTO NO ALPHAGRAN

FOTO DIVULGAÇÃO

19 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL NOVE DE JULHO AMPLIAÇÃO DA CASTELLO BRANCO PRIMEIRO LANÇAMENTO NO ALPHAGRAN
20 22
y AlphaSítio LINHA DO TEMPO
Localizado na Av. Andrômeda, o loteamento com portaria tem 35 lotes, em uma área total de 279 mil m 2 , com 122 mil m 2 de área preservada. O Alpha Gran foi anunciado em 2015, mas os primeiros lançamentos de condomínios residenciais lá dentro aconteceram em 2022: o Gran Alphaville da RSF Empreendimentos Imobiliários e o Infinity, da JMF Construtora e Incorporadora.

“Nossa turma, na década de 1990, no Residencial 3 no 'busão' de rolimã. Aí nasceu a ideia de construir o 'bagulhomóvel', um carro com motor feito sem carroceria que criamos e andávamos por Alphaville, até sermos pegos”,

Marcelo Moura (o terceiro na fila do rolimã).

O BEACH tennis cresceu tanto na região que a VERO fez uma edição especial em 2022 sobre a nova febre, o BT, que você confere pelo QR Code. Já são 48 quadras disponíveis em locais especializados em esporte de areia. Isso sem contar os clubes e residenciais que investiram e construíram seus próprios locais para o jogo.

EM BARUERI , foi inaugurado um amplo complexo cultural de 23 mil m² projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake. Teatro, salas de dança, espaço para música, artes visuais, circo e muito mais.

ARTES

VERO - SET. 2023 20 ALPHAVILLE | 50 ANOS
EXPLOSÃO DE AREIA INAUGURAÇÃO DA PRAÇA DAS
SAIU ATÉ NO JORNAL
20 22 LINHA DO TEMPO
FOTO DIVULGAÇÃO
ILUSTRAÇÃO: @NOSBORONE

“Sou morador de Alphaville há 33 anos, e com uma curiosidade: nasci no mesmo dia, mês e ano do bairro.”

André Kolanian

O ANO de 2022 com certeza marcou a história do Shopping Tamboré e da gastronomia da nossa região. Inaugurado em 1992, o centro de compras finalizou a sua quarta expansão, trazendo o Taste Lab. O novo espaço é o primeiro coletivo gastronômico de todo o estado de São Paulo e reúne 20 restaurantes com nomes celebrados da gastronomia.

PARA ALIVIAR o trânsito de uma das áreas que mais congestionavam em Alphaville, no final de 2020 foi inaugurado o túnel Oscar Niemeyer. Ligando a Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues à Av. Universitário, o túnel eliminou a necessidade de semáforo na Av. Yojiro Takaoka, proporcionando maior fluidez do trânsito na região.

VERO - SET. 2023 22 ALPHAVILLE | 50 ANOS
NOVO COLETIVO GASTRONÔMICO NO SHOPPING TAMBORÉ
TÚNEL OSCAR NIEMEYER
20 22
Rafael Moral Marques, superintendente do Shopping Tamboré. FOTOS DIVULGAÇÃO
23 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS

NÃO É confortável relembrar o ano da pandemia. Porém, embora a região não tenha ficado imune aos desafios econômicos, a redefinição do conceito de moradia provocou um aquecimento no mercado imobiliário do bairro. Com a busca por melhor qualidade de vida e o trabalho remoto, muitas famílias passaram a buscar áreas verdes e espaços abertos. A busca por imóveis em Barueri cresceu 1.208,59% em relação a 2019, e em Santana de Parnaíba o número é ainda maior: 3.168,98%. Estima-se que 20 mil novas pessoas mudaram-se para a região em 2020, fomentando o setor imobiliário de Alphaville como nunca foi visto antes.

NO ANO de 2019, a VERO se destacou com uma das principais festas que já fez por aqui e o primeiro evento de bilheteria. Com 24 anos de história na região, além de sua revista, site e redes sociais, a VERO realizou festivais culturais, eventos inesquecíveis e mostras de decoração. O Pré-Réveillon Alphaville 2020, realizado na região de Tamboré, reuniu cerca de mil pessoas. O evento contou com seis atrações musicais, incluindo renomados nomes como o super DJ Dre Guazzelli.

Com início às 21h e estendendose até o amanhecer, a festa foi marcada por boa música e muita animação na pista de dança. Em 2020 também foi feita a primeira edição do Samba do Saruê. No dia 16 deste mês, tivemos mais uma edição do Saruê, e outra está prevista para novembro deste ano! Prepare o fôlego para se divertir no samba que virou tradição em Alphaville e já está chegando à sétima edição.

VERO - SET. 2023 24 ALPHAVILLE | 50 ANOS
O MUNDO PAROU, E ALPHAVILLE TAMBÉM PRÉ-RÉVEILLON ALPHAVILLE E SAMBA DO SARUÊ
20 20 20 19
LINHA DO TEMPO
FOTOS DIVULGAÇÃO

O NOVO viaduto sobre a Alameda Araguaia foi liberado ao tráfego, dando uma nova opção de acesso pelo km 22 (para quem vai e volta) pela Av. Sylvio Honório Álvares Penteado, sem a necessidade de trafegar pela Alameda Rio Negro e Av. Piracema.

FICARAM prontas as duas faixas adicionais nos dois sentidos do trecho da Avenida Paiol Velho, entre a divisa dos municípios de Santana de Parnaíba e Barueri, até a Avenida Mackenzie.

“Esta foto é de 1985. Meu pai estava construindo a casa onde mora até hoje, no residencial 5.”

DENOMINADA como avenida Dr. Dib Sauaia Neto, a Via Parque passou a ter pistas com duas faixas em cada sentido.

A PRIMEIRA Unidade Básica de Saúde de Alphaville foi inaugurada pela prefeitura de Santana de Parnaíba no Centro Comercial Burle Marx. Conta com diversas especialidades médicas.

25 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
NOVO VIADUTO DUPLICAÇÃO DA AVENIDA PAIOL VELHO DUPLICAÇÃO VIA PARQUE 20 19 20 18 20 17
Felipe de Mello Castanho
SAÚDE GRATUITA 20 16 LINHA DO TEMPO FOTOS DIVULGAÇÃO

A PRIMEIRA edição do Great Place to Work elegeu 15 empresas (cinco de grande porte e dez de médio porte) sediadas em Barueri e região como as melhores para trabalhar. O McDonald’s ficou em primeiro lugar. O trabalho do Great Place to Work é conduzido pelas empresárias Bárbara Gianetti e Luise Freitas, com sede em Alphaville. A premiação já está na nona edição, com 45 empresas premiadas, e a VERO é parceira de mídia desde as primeiras edições. Saiba mais sobre na página 108.

FOI fundado o primeiro coworking de Alphaville, o Orgânico Coworking. Seu primeiro endereço foi no Alpha Square Mall. Em outubro de 2021, mudou-se para a Alameda Grajaú,passando de 470 m 2 para 3 mil m 2 . É onde fica o escritório da VERO.

AS DEZ letras que compõem o nome do bairro ganharam vida e cor pela primeira vez. A ideia partiu do movimento Atitude Alphaville, um desdobramento da campanha +40, criada pela VERO no ano anterior para a valorização do bairro. Dez artistas convidados trouxeram cor e alegria para o bairro. O letreiro foi pintado mais duas vezes em 2016 e em 2018, e agora será novamente colorido, neste mês, no aniversário de 50 anos do bairro, como parte do Movimento Alphaville, campanha comemorativa da VERO.

VERO - SET. 2023 26 ALPHAVILLE | 50 ANOS
DE ALPHAVILLE
MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR O PRIMEIRO COWORKING
20 15 20 14 LINHA DO TEMPO
MAIS COR, POR FAVOR
FOTOS DIVULGAÇÃO

IMPLANTAÇÃO da ciclofaixa na Via Parque. Aos domingos, das 7h às 13h, a via fica fechada para a passagem de veículos é destinada aos ciclistas e corredores.

Curiosidade

Quem foi ao show do MAMONAS ASSASSINAS em Alphaville em 1995?

A banda se apresentou no bairro no antigo Alphaplace, um espaço de eventos onde hoje é o AlphaStadium e o hotel Radisson na Alameda Rio Negro. “Lembro que Alphaville inteiro estava lá e fazia muito calor. Meses depois, infelizmente, eles morreram no acidente.”

Ed Vedge Tahtouh, no grupo do Facebook Alphaville das Antigas

CICLOFAIXA E VIA PARQUE FECHADA AOS DOMINGOS

MAIS UMA ponte é criada para facilitar o acesso a Alphaville, ligando a estrada da Aldeinha, em Alphaville, com a Aldeia de Barueri. Mais recentemente, em 2022, foi liberada outra alça de acesso na ponte Akira Hashimoto. Em formato de meia-lua, a nova alça facilita o deslocamento do motorista que trafega pelas imediações do bairro da Aldeia com destino a Alphaville.

FOI NESSE ano que foi inaugurada a passagem subterrânea da Alameda Rio Negro, com acesso à praça Oiapoque e à praça da Gruta. Batizada de Yojiro Takaoka, é destinada a travessia de pedestres e melhoria da fluidez do tráfego.

27 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS 20 14 20 14
ESTAIADINHA 20 14 20 13 GALERIA 20 11
LINHA DO TEMPO FOTO: UELSON HENKELL FOTOS DIVULGAÇÃO Ponte estaiadinha e alça de acesso na ponte Akira Hashimoto. Na foto ao lado Passagem subterrânea da Alameda Rio Negro

“Eu com quatro anos em frente à vitrine da Closet, loja fundada pela minha mãe em 1989 e que está funcionando até hoje no Centro Comercial Alphaviile.”

SOB O DNA da marca Iguatemi, o centro de compras está em um terreno de 32 mil m². Atualmente, oferece cerca de 150 lojas, restaurantes e serviços, entre eles Zara, Le Lis Blanc, Coco Bambu, Ráscal e Pobre Juan.

TAMBÉM em 2011, o Parque Shopping Barueri abriu as portas no bairro Aldeia, em Barueri. Tem 156 lojas, cinema e o parque indoor Neo Geo. Na região do 18 do Forte, em Alphaville, foi aberto o Alpha Square Mall. O Bar do Alemão e a hamburgueria Real Burger são algumas das operações por ali.

APESAR de ter sido inaugurado em 2007, o Estádio Municipal Orlando Baptista Novelli, mais conhecido como Arena Barueri, foi finalizado com capacidade para 31.452 pessoas, em 2010. Já sediou diversos clássicos, como a primeira partida da final da Copa do Brasil de 2012, entre Palmeiras e Coritiba, com recorde de público: 28.557 pessoas.

20 10

GRANDES CLÁSSICOS

VERO - SET. 2023 28 ALPHAVILLE | 50 ANOS ALPHAVILLE TEM UM IGUATEMI PARA CHAMAR DE SEU PARQUE SHOPPING BARUERI 20
11
Renata Galindo LINHA DO TEMPO FOTOS DIVULGAÇÃO

A VERO realizou a 2ª edição do Tendencies Alphaville. O festival com certeza marcou a história do bairro. Foram dois dias seguidos com mais de 100 atrações para toda a família distribuídas em palcos e espaços por todo o Centro Comercial Alphaville. Shows, teatro, circo, recreação infantil, exposições, feiras de artesanato, gastronomia. Na edição de 2009, o cantor e compositor Toquinho fez o show especial de encerramento; em 2007, Nando Reis subiu ao palco e estremeceu o bairro.

20 09

VIRADA CULTURAL AQUI?

“Minha primeira eucaristia na paróquia Bom Pastor em 1991.”

UM COMPLEXO de prédios com escritórios comerciais e corporativos, lojas, restaurantes e uma academia. Nasce o Brascan Century Plaza, mudando a paisagem da Av. Andrômeda.

COMÉRCIO, SERVIÇOS E SHOPPING

29 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
20 08
Larissa Rosa Guirado, a primeira da esquerda para a direita LINHA DO TEMPO Nando Reis se apresentou na primeira edição do Tendencies Alphaville FOTO: UELSON HENKELL

Curiosidade

Convite para a entrada na nossa versão local da Oktoberfest, que aconteceu em 1991, no Centro Comercial Alphaville, e fez história. Enviada por Leandro Spínola.

ABRIU a primeira unidade do Pão de Açúcar em Alphaville, na Alameda Madeira. Hoje já temos quase dez lojas nos diversos formatos do GPA, incluindo a terceira loja do Brasil do Pão de Açúcar Fresh, no Green Valley.

FOI FEITA a primeira ampliação sob a gestão da CCR ViaOeste. A Castello Branco ganhou quatro faixas adicionais de cada lado num perímetro de 20 quilômetros. Junto com a ampliação, as novas pistas ganharam a primeira praça de pedágio, quase na altura da entrada do bairro. Na época alguns moradores criaram o Movimento Acesso Livre Já; em protesto contra a cobrança de R$ 3,50, pagavam o pedágio com moedas de R$ 0,01, para causar congestionamento na rodovia.

VERO - SET. 2023 30 ALPHAVILLE | 50 ANOS LINHA DO TEMPO INAUGURAÇÃO DO PÃO DE AÇÚCAR 20 06
PEDÁGIO E MANIFESTAÇÃO
20 01
FOTOS DIVULGAÇÃO

Curiosidades

E O 7 E O 13? Apesar de muitas histórias sobre não existirem o Alphaville 7 e o 13, a verdade é que o terreno onde seria o 7 foi vendido para a empresa Engesa. Como o Residencial 8 já estava em desenvolvimento, pulou-se do 6 para o 8. Quanto ao 13, muitos falam sobre superstição dos fundadores, Dr. Renato e Yojiro Takaoka, mas, no livro "Alphaville 40 Anos", publicado pela Alphaville Urbanismo, Dr. Renato afirmou que não há tal superstição.

ESTE É o ano de inauguração da revista VERO, criada para oferecer conteúdo relevante e ações para fortalecer a comunidade e os negócios locais. A primeira capa apresentou o então presidente do Bradesco, Marcio Cipriano. Ao longo de 24 anos, narramos os principais acontecimentos de Alphaville, e somos o único veículo impresso do bairro, com 283 edições impressas até agora. No nosso Instagram @veroalphaville, com mais de 1 milhão de impressões, oferecemos notícias, entrevistas e conteúdo informativo assim como em nosso site www.vero.com.br. Ainda enviamos, todas as quintas-feiras, a nossa newsletter DIQUINTA, com 20 mil assinantes. EXTRA! EXTRA! É o nome da comunidade da VERO no WhatsApp, que já conta com milhares de pessoas. Produzimos anualmente o GUIDE BOOK by VERO, que, assim como nas melhores cidades do mundo, é um guia completo com o melhor da região sempre à sua disposição, seja no formato impresso ou digital. Somos franqueados locais da mídia de elevadores HELLOO ALPHAVILLE, presente em mais de 23 cidades pelo Brasil. Para complementar, promovemos eventos como o SAMBA DO SARUÊ, o PRÉ-RÉVEILLON e outras festas que trazem entretenimento e diversão. Fique de olho em nossa programação e participe!

VILLAGIOS

A marca Tamboré além de loteamentos para a construção de casas lança o conceito villagio, com casas prontas no estilo americano. O Tamboré 4 inicia a ocupação da Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues. Depois dele vieram os Tamborés 5, 6, e 7 chamado de Exclusive Houses. Sem motivo específico a empresa pulou o 8 e o 9 e voltou com os loteamentos do Tamboré 10 e 11.

SHOPPING FLAMINGO

Inaugurado na Alameda Araguaia, o mall tem 128 lojas e arquitetura ao ar livre, inspirado nos modelos norteamericanos.

VERO - SET. 2023 32 ALPHAVILLE | 50 ANOS NOSSA PRIMEIRA EDIÇÃO CHEIO DE CHARME MARCOS PENTEADO 19 99
LINHA DO
TEMPO

Ficou marcado na lembrança a concentração de moradores na praça em frente ao Residencial 2 para comemorar o tetracampeonato da nossa seleção em 1994. Foi uma festa e um grande encontro de vizinhos e amigos de todo o bairro.

QUATRO ANOS depois do Residencial 18 do Forte, a área empresarial em volta dele começa a se desenvolver e origina um microbairro. O primeiro empreendimento no local foi o Ville Garaude, um hotel para a terceira idade. Hoje a região abriga a Escola Internacional, diversos empreendimentos e restaurantes. Ali também está praça mantida pela Associação Alphaville 18 do Forte Empresarial, e que foi revitalizada com o apoio da VERO em 2018. Tem pista de cooper, equipamentos de ginástica, parquinho e um ótimo espaço para curtir com os pets.

superespaço na Al. Rio Negro, onde hoje funciona a agência do Itaú Personallité, a Hobby Vídeo era o point do bairro. Além de alugar os filmes em VHS, você podia ouvir músicas dos CDs nos totens com discmans distribuídos pela loja. P.S.: muitos não saberão nem sobre o que estamos falando rs...

RENATO DE Albuquerque, em parceria com Nuno Lopes Alves, funda a Alphaville Urbanismo. Juntos eles implantaram os modelos de desenvolvimento e inteligência de mercado que levaram a empresa a somar, em 18 anos, mais de 60 milhões de metros quadrados aos 10 milhões do primeiro Alphaville, de responsabilidade da Albuquerque Takaoka.

HOBBY VÍDEO

TODO O BRASIL

33 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS 18 DO FORTE 19 98
EM
Foto enviada por Thaís Blanco.
LINHA DO TEMPO
19 96 19 95
Nuno Lopes Alves, fundador da Alphaville Urbanismo
FOTOS DIVULGAÇÃO

ESSA FRASE está inscrita na herma feita em homenagem ao engenheiro e fundador de Alphaville Yojiro Takaoka, localizada ao lado do letreiro de Alphaville, no cruzamento da Avenida Rio Negro com a Avenida Araguaia. Foi inaugurada em 1994, no mesmo ano do falecimento do engenheiro. Seu nome também batiza uma das principais avenidas de Alphaville. Reconhecido como um dos mais importantes urbanizadores brasileiros das últimas décadas, e um dos maiores empreendedores da construção civil. O nome Takaoka está ligado a ícones do setor imobiliário, como os condomínios Ilha do Sul, Aldeia da Serra e Alphaville. Sua história de vida também ganhou um livro, "Yojiro Takaoka, O construtor de sonhos", escrito pela jornalista Even Sacchi.

O PRIMEIRO cinema do bairro funcionava dentro do Centro Comercial Alphaville. Filas e filas se formaram em 1998 para assistir ao filme Titanic, que em quatro meses de exibição levou mais de 25 mil expectadores ao espaço. Encerrou as atividades como cinema em 2000, mas continua como teatro e espaço de eventos.

COM O objetivo de integrar os moradores dos residenciais do bairro, o Alphaville Tênis Clube promove a primeira Inter Alphas, maior evento esportivo amador do bairro. A última edição foi em 2018 e teve 3 mil inscritos.

FUNDADA em 1992 por Jorge Brihy, diretor-geral do Grupo UNIPObjetivo, o campus Alphaville inaugurou com 483 estudantes. Hoje abriga mais de 9 mil alunos em diversos turnos e modalidades, com cerca de 50 cursos. O colégio objetivo foi fundado em 1988 no mesmo complexo.

INTER ALPHAS A PRIMEIRA FACULDADE

VERO - SET. 2023 34 ALPHAVILLE | 50 ANOS CINE TEATRO O CONSTRUTOR DE
SONHOS
"Nenhum grande homem é substituível. Alguém pode até assumir seu lugar, mas sempre haverá uma grande perda."
Yojiro Takaoka
19 94
LINHA DO TEMPO FOTOS DIVULGAÇÃO
19 91 19 92

Louças, Metais, Banheiras e Spas

35 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS Revestimentos,
A l p h a v i l l e • G r a n j a V i a n a • J u n d i a í • V i l a O l i m p í a • S h o p p i n g D & D • A l G a b r i e l ( S P ) @ s t a c c a t o r e v e s t i m e n t o s s t a c c a t o r e v e s t i m e n t o s . c o m . b r
BW NAT

Curiosidade

A MARCA Tamboré, que teve início com a implantação do centro empresarial, decide criar seus primeiros loteamentos residenciais. O primeiro deles, o Tamboré 1, tem terrenos a partir de mil metros quadrados (podendo chegar a 3 mil m²). A partir de 1992, nascem os outros residenciais da marca. Com lotes maiores dos que os que costumavam ser vendidos em Alphaville, os Tamborés ganharam a fama entre os moradores de ser onde estão as maiores mansões da região.

VIZINHOS FAMOSOS

Veja as celebridades que escolheram morar em Alphaville: Wesley Safadão, Simone Mendes (ex-dupla Simone&Simaria), Zé Roberto, Luan Santana, Rodrigo Faro e Fábio Jr. são alguns dos nomes com os quais podemos esbarrar por aqui.

TAMBORÉ 1

O ALPHASHOPPING é o primeiro shopping de Alphaville. São mais de 100 lojas, e muitas delas estão desde a inauguração. Junto com o shopping, surge o Alphatrade; em cima do AlphaShopping, é o primeiro prédio de escritórios do bairro.

É CRIADO

o Alphaville Residencial Zero. Ele foi lançado depois do Alpha 10 e ganhou esse nome porque está localizado fisicamente antes do Alphaville 1.

Quem lembra do mercado Oswaldo & Joel, que ficava ao lado da La Ville Elegance na Av.Yojiro Takaoka, onde hoje é a Droga Raia? E do Diplomata, localizado no “Redondo”, na Alameda Araguaia? O

VERO - SET. 2023 36 ALPHAVILLE | 50 ANOS
PRIMEIRO SHOPPING ALPHA ZERO
LINHA DO TEMPO
19 88 19 87 19 86
FOTOS DIVULGAÇÃO

BRUNO TAIOLLI , o terceiro morador de Alphaville, fundou em 1983 o restaurante

La Rocca, no Centro Comercial Alphaville, que se tornou o principal (para não dizer o único) ponto de encontro do bairro por muito tempo, mesmo quando abriram novas opções. Moradores mais antigos recordam com nostalgia outros restaurantes, como La Buca Romana e Cantina Di Fatto. Localizados nas esquinas das Alamedas Araguaia e Mamoré, ficavam um de frente para o outro, onde hoje está o novo Mambo e do outro lado de onde está o edifício Amazônia, o Almanara e Galeto’s.

A MPD foi fundada em 1982 por Mauro Dottori, atuando como construtora em diversos segmentos, como industrial, comercial, residencial, educacional, hospitalar, lazer e infraestrutura e a partir de 1989 passou atuar também como incorporadora. Em 1992, a Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, hoje uma das principais vias da região, começou a ser aberta para incorporações, e a MPD foi uma das primeiras a investir na empreitada. Hoje somam mais de 40 anos de história. “É com grande satisfação que participo das celebrações do 50º aniversário de Alphaville, uma caminhada de sucesso que pudemos acompanhar de perto. Há mais de 40 anos, no início de minha história de empreendedor, vislumbrei o potencial de desenvolvimento e crescimento e, junto com a equipe da MPD Engenharia, embarcamos nessa jornada visionária. Olhando para a cidade moderna e dinâmica que se ergueu, sinto gratidão por fazer parte dessa história”, Mauro Dottori, presidente do conselho administrativo da MPD.

AS EDUCADORAS

Conceição Meire Ribeiro e Aparecida M.M.Ribeiro Rivetti criaram a escola Caramelo, que em 1983 passou a se chamar Fernão Gaivota. Em 2007, a escola se tornou bilíngue, com a metodologia Maple Bear.

LA ROCCA

PRIMEIRA ESCOLA

37 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
LINHA DO TEMPO FOTOS DIVULGAÇÃO
O INÍCIO DE UMA EMPRESA 19 82 19 83 19 81
Mauro Dottori, presidente do conselho administrativo da MPD Engenharia, em uma das primeiras obras

É INAUGURADO

pela NLS o primeiro prédio residencial do bairro, o edifício Mirage, localizado próximo ao Alphaville Tênis Clube.

SABE OS jardins e ruas limpas que adoramos encontrar toda vez que entramos em Alphaville? Então, quem os mantém é a AREA, Associação Residencial e Empresarial Alphaville, e não só isso. Sem fins lucrativos, ela tem a motivação de suplementar os serviços públicos de limpeza, vigilância e manutenção de áreas verdes, e atua na regulamentação da ocupação do Alphaville Centro Industrial e Empresarial, garantindo o cumprimento das regras de uso dos imóveis. A entidade é mantida por todos os proprietários de imóveis residenciais e comerciais do Centro Industrial e Empresarial de Alphaville. “São 50 anos de desenvolvimento. A AREA se orgulha de fazer parte desta história e segue contribuindo e oferecendo serviços que garantem o bem-estar de todos que aqui vivem e trabalham”, diz Geraldo Michelotti, presidente da AREA Alphaville.

Curiosidade

Maquete do Centro Comercial Alphaville no início dos anos 1970. Foto enviada por Marco Antonio no grupo do Facebook Memórias de Barueri

PRIMEIRO

centro de varejo, prestação de serviços e empresas de Alphaville, o Centro Comercial Alphaville (CCA) foi fundado em 1980. Projetado pelos próprios fundadores do bairro, Renato de Albuquerque e Yojiro Takaoka, foi construído para atender a todas as demandas dos primeiros moradores da região. Hoje soma 1.200 estabelecimentos e serviços.

ALDEIA DA SERRA

Nasce, junto com o seu primeiro condomínio residencial, a Morada dos Pássaros. Idealizado por Yojiro Takaoka, o novo bairro tem um diferencial em relação a Alphaville: não ter indústrias, apenas residências.

VERO - SET. 2023 38 ALPHAVILLE | 50 ANOS
O OLHO QUE TUDO VÊ NO ALTO DE A A Z 19
LINHA DO TEMPO FOTOS DIVULGAÇÃO
CHEGADA DOS APÊS
80
Saiba como podemos ajudar no crescimento da sua empresa Menos impostos Menos burocracia Mais de 10 anos de benefícios e incentivos fiscais INFORMAÇÕES: 11 4622 7506 www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/incentivofiscal feliz aqui sou eu santana de parnaíba

PROJETADO pelos fundadores de Alphaville, o Alphaville Tênis Clube (ATC) tem 107 mil m 2 de área útil e 45 modalidades esportivas disponíveis. “Desde 1976, o ATC tem desempenhado um papel essencial na conexão entre os moradores e na preservação da identidade do nosso bairro", afirma Carlos Eduardo Mantelli Martins, presidente do ATC. O ATC deixou sua marca nos anos 70 ao inaugurar a primeira pista de skate da América Latina e a famosa Boite Mu’leka, que atraía tanto moradores locais como pessoas de São Paulo. Além disso, a festa de aniversário do ATC é um evento muito aguardado pela comunidade, com apresentações de renomados artistas como Roberto Carlos, Claudia Leitte, Titãs e Capital Inicial. E em breve, Alexandre Pires, no dia 29 deste mês.

NASCE A GRUTA

CARTÃO- POSTAL

Começa a terraplenagem do bairro. O letreiro que viria a se tornar o cartão-postal do bairro é instalado.

1, 2, 3, 4...

De 1976 a 1990, foram lançados os demais residenciais

Alphaville, do 2 ao 12.

A primeira igreja católica do bairro fica na Praça Oiapoque. Conta-se que se tratava de um lugar muito utilizado pelos índios da região para rituais sagrados. Mas a verdade é que foi uma ideia do Takaoka para aproveitar a pedreira que havia no local.

MORAR perto do trabalho. A Hewlett Packard (HP) é a primeira empresa a se instalar no bairro. O diretor da companhia, em uma visita para conhecer a área, sugeriu a implantação residencial para que seus executivos morassem perto do trabalho.

19 73

RASCUNHO feito por Takaoka em 1973, riscado no condomínio Ilha do Sul durante conversa com um amigo, sobre a cidade planejada que pretendia construir, Alphaville.

21 DE SETEMBRO DE 1973

Casas? Nem pensar! Barueri precisa de empresas para a população trabalhar por aqui. Assim respondeu Guilherme Guguielmo, o Perereca, quando Renato de Albuquerque e Yojiro Takaoka mostraram a ideia de construir um loteamento de casas no terreno que acabavam de adquirir de Álvares Penteado. Assim decidem criar o primeiro centro industrial e empresarial do Brasil para indústrias não poluentes, com infraestrutura completa e regras claras de ocupação do solo.

VERO - SET. 2023 40 ALPHAVILLE | 50 ANOS
VAMOS NO ATECÊ? EXPANSÃO A IGREJA DA GRUTA MORAR PERTO DO TRABALHO CARTÃOPOSTAL NASCE ALPHAVILLE 19 76 19 75 19 74
LINHA DO TEMPO
Imagem enviada por Marco Antonio no grupo do Facebook Memórias de Barueri FOTOS DIVULGAÇÃO
41 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS Sua casa dos sonhos é a nossa missão! (11) 4154-6434 Av. Cauaxi, 293 - Sala 1616, Alphaville,Barueri-SP adm@leonicealves comwww.leonicealves.com.br / LEONICEARQ

Movimento Alphaville

participe

POR AQUI estamos sempre com passos apressados pela Rio Negro para não perder o compromisso. Andando de bike, malhando, praticando esporte. E, ao mesmo tempo, ouvindo o som dos pássaros cantando.

Vendo as nossas crianças brincarem na rua.

Mobilizando uns aos outros em prol de boas causas...

E descobrindo novidades que não param de chegar nos polos comerciais. Assistindo, todos os dias, milhares de pessoas virem trabalhar aqui.

Sem falar nas tantas outras que escolhem a região como nova casa.

Nosso bairro não para!

E você, assim como a VERO, faz parte disso.

Alphaville chega aos 50 anos! Vamos celebrar juntos com a campanha Movimento Alphaville.

São diversas ações que unem negócios, esporte, arte, lazer e conteúdo e estão programadas para acontecer até o fim de outubro.

PINTURA DO LETREIRO

A campanha feita pela VERO e seus parceiros celebra o ritmo de vida da região que completa 50 anos. Veja o que vai rolar e como fazer parte

Dez artistas dão mais vida ao icônico letreiro na entrada do bairro, com uma arte para cada letra. É a quarta vez que a VERO realiza essa ação.

PIQUENIQUE NA GRUTA

Divertido e aberto ao público, será no dia 8 de outubro na Praça Oiapoque (na Gruta), com muitas atrações, algodão doce, sorvete, pipoca e muito mais!

ESTAMPADA NO PEITO Camisetas exclusivas serão distribuídas aos participantes dos eventos do Movimento Alphaville, proporcionando uma lembrança deste momento especial.

BEACH TENNIS E AULÃO DE GINÁSTICA

No dia 30/09, a Ravenna Beach Tennis abrirá as portas para quem quiser se aventurar no esporte que é a nova febre. E no dia 21/10, quem quiser poderá fazer uma aula circuito na Academia 4Perform. Os eventos serão gratuitos e terão atracões especiais além do esporte.

EDIÇÃO SUPERESPECIAL

Esta edição que você está lendo, também faz parte das comemorações dos 50 anos de Alphaville, por isso ela é especial e traz pessoas e marcas que além de movimentar Alphaville, geram um grande impacto na comunidade. Também traz um mergulho na história do bairro e fotos incríveis.

CAMPANHA COMEMORATIVA
VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
Piquenique e pintura do letreiro têm o apoio da AREA
ALPHAVILLE | 50 ANOS

20 coisas...

amar em

1

GIGANTES POR AQUI

Netflix, Azul Linhas Aéreas e McDonald’s são alguns exemplos de corporações presentes no bairro. Elas ajudam a garantir bons empregos e economia forte por aqui. Quer ver outras? Na página 98 tem as melhores para se trabalhar, segundo o GPTW.

PAZ NO CORAÇÃO

Normalmente, as noites são bem silenciosas e tranquilas. Descanso merecido e garantido pra gente

UM SHOPPING PARA CHAMAR DE SEU

Em um raio de dez quilômetros, temos sete shoppings e um centro comercial. We love shopping \o/

XÔ, MEDO!

Índice de criminalidade baixíssimo nas duas cidades que abrigam a nossa região, vigilância privada 24 horas nos condomínios, e segurança reforçada pela AREA no centro de Alphaville.

CÉU PRA TODOS

Vida ao ar livre garantida todos os dias, com um parque com 1 milhão de m 2 , pistas públicas de cooper, praça dos sonhos e quase dez quilômetros aos domingos para quem quer correr, andar de bicicleta, patins...

BEM SERVIDOS

Somos cada vez mais ricos em opções para comer e beber. Bom apetite!

SARUÊ E SEUS AMIGOS

Tucanos, capivaras, saguis, quatis e saruês (nome do nosso samba) fazem parte da paisagem. E nossa gente os protege! S2

UFA, CHEGUEI!

Essa é a sensação que temos ao entrar em Alphaville pela Rio Negro. Limpeza e belos jardins. Um carinho ao chegar em casa.

SOMOS ATLETAS

A cultura do esporte é forte por aqui. Dezenas de academias (mais de cem, se incluirmos as de condomínio), quase dez clubes de esportes de areia, o ATC com 45 modalidades esportivas e até uma hípica. Se mexa!

TODO MUNDO SE CONHECE

Basta ir ao shopping ou supermercado. Você verá um rosto conhecido. É reconfortante e facilita a vida conhecer todo mundo.

VERO - SET. 2023 44 ALPHAVILLE | 50 ANOS
Dez das razões que despertam paixão por este lugar e, com um toque de humor, dez dos desafios locais, segundo nossos leitores
3 7
9 10 4
PARA
8
5
2 6
;-)

ALPHAVILLE

POSTES CABELUDOS

Os anos se passam e o problema é recorrente: fios emaranhados nos postes.

4

Deu 23h no máximo, se estiver em Alphaville, vai ouvir essa frase. A vida noturna por aqui ainda não é muito movimentada, com poucas opções de bares e baladas. Quer a saideira? Vá para a casa de alguém ou para a conveniência

LE GUSTA LA GASOLINA (SQN)

Temos a fama de ter a gasolina mais cara de São Paulo. Em uma pesquisa rápida pelo Waze em Higienópolis, o preço médio era de R$ 5,49. Em Alpha os preços podem chegar a até R$ 7,19.

AVENIDA REBOUÇAS ÀS 17H?

Não, é a Alameda Rio Negro às 18h, que não anda. Essa é a principal reclamação dos moradores. Veja a matéria sobre o trânsito na página 46.

INTERLAGOS, É AQUI?

Alguns vizinhos acham que nossas ruas são um autódromo. E o barulho gerado por carros esportivos em alta velocidade de madrugada é de matar!

APAGARAM TUDO!

COITADOS DOS BEATLES

Pode ser bem difícil atravessar onde não tem farol, pois muitos motoristas não costumam parar nas faixas (nem fora delas).

TODO MUNDO SE CONHECE

PEGUEM AS RAQUETES ELÉTRICAS

Repelente e inseticida para combater os milhares de pernilongos que dividem o espaço com os moradores daqui.

As quedas de energia melhoraram desde os primórdios de Alphaville, mas, se vem chuva forte, pode esperar...

MAU CHEIRO DO RIO

Para sempre lembrar que o rio Tietê é nosso vizinho. Triste!

Uma ida ao supermercado descabelado e com a roupa suja de molho de tomate pode ser uma má ideia. Há grandes chances de seu cliente ou chefe esterem por lá. E pense duas vezes antes de xingar alguém que fechou você no trânsito. Há o risco de simplesmente estar mandando às favas o seu vizinho de porta.

45 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
1 2 3 7 6 5
DE
PARA reclamar
8 9 10
ESTAMOS FECHANDO A NOSSA COZINHA... FOTOS DIVULGAÇÃO

Parou tudo

Quando você, morador ou trabalhador de Alphaville, está parado na Alameda Rio Negro às 18h em meio àquele mar de carros que não andam nem para a frente nem para trás, a sensação é de que o trânsito do bairro não tem solução. Será que tem?

QUANDO VOCÊ , morador ou trabalhador de Alphaville, está parado na Alameda Rio Negro às 18h em meio àquele mar de carros que não andam nem para a frente nem para trás, a sensação é de que o trânsito do bairro não tem solução. Será que tem?

O trânsito congestionado é a maior dor de quem vive e trabalha em Alphaville, sem sombras de dúvidas. Somado ao desenvolvimento de novos empreendimentos imobiliários, à expansão de empresas e às poucas vias de entrada e saída que temos, chega a dar um desespero. Segundo a Prefeitura de Barueri, às 8h e às 18h30, as vias monitoradas na cidade registram uma média de trânsito de 7,77 km e 12,01 km, respectivamente. Além disso, a Av. Alphaville e as Alamedas Mamoré, Rio Negro, Araguaia e Tocantins são as que anotam maior congestionamento em Alphaville atualmente. Na área de Alphaville que pertence a Santana de Parnaíba, um dos pontos críticos é a Av. Yojiro Takoka, próximo à Unip. Para entender quais são os projetos e como vem sendo feito o trabalho das prefeituras para melhorar a fluidez, a VERO conversou com o prefeito de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho, que recebeu a Redação exclusivamente, e com o secretário de mobilidade urbana de Barueri, Valter de Oliveira. Conheça quais são as medidas que estão sendo feitas e o que virá pela frente.

VERO - SET. 2023 46 ALPHAVILLE | 50 ANOS
TRÂNSITO
Texto: Julia Pires

Vero: O trânsito é uma grande preocupação e um desafio significativo para os moradores de Alphaville. Como a prefeitura tem trabalhado para enfrentar essa situação?

Prefeito Marcos Tonho: Esse tema do trânsito nos preocupa muito, porque somos a cidade da região metropolitana que teve o maior aumento populacional no censo do IBGE: saímos de 136 mil para 154 mil habitantes. Estamos cientes dos problemas de tráfego que afetam Alphaville e monitoramos diariamente a situação por meio do nosso sistema de inteligência. Uma importante medida foi a restrição à verticalização desde 2013. A Lei nº 3.242/2013, que limitou a verticalização das edificações no bairro a no máximo quatro pavimentos, reduzindo a construção desenfreada de prédios, foi fundamental para evitar que a situação do trânsito se tornasse insustentável em Alphaville, dadas as densidades populacionais crescentes.

E na malha viária, quais são os projetos?

Em 2020, a entrega do túnel na Marcos Penteado foi um marco significativo para melhorar a situação da área próxima à Unip, que costumava ser um ponto crítico de congestionamento. Mas estamos cientes de que ainda há desafios, especialmente quando muitas pessoas vindas de São Paulo, incluindo os alunos da Unip, retornam à noite, o que pode causar congestionamentos na área. Por isso, estamos trabalhando em estudos técnicos em conjunto com nossa equipe de engenheiros, para analisar a viabilidade de criar uma terceira via na Yojiro Takaoka, tanto no sentido bairro quanto no sentido oposto, a fim de aliviar essa pressão no tráfego.

Quais obras estão em andamento?

Temos a duplicação da Estrada Bela Vista, que é a via que entra e sai da ponte de acesso a Santana de Parnaíba. A obra está sendo feita por etapas, e nesse primeiro momento vai até ali um pouco depois da Hípica Manège. Mas já existe um estudo para que possamos avançar daquele ponto para chegar até o Centro de Apoio 2. Já temos esse estudo e estamos evoluindo. Ali já é um gargalo grande.

Quando o senhor fala sobre estar em estudo até que seja efetivamente colocado em prática, isso é quanto tempo?

Estudo de seis a oito meses, porque existe uma demanda muito grande. Estamos hoje com uma via que vai tirar um gargalo muito grande de Alphaville. Será a ligação do São Pedro com a Colinas da Anhanguera e com a Fazenda Itahyê. O fluxo que sai da Fazendinha ou da Cidade de São Pedro e pega essa ferradura passando por dentro de Alphaville para chegar ao polo industrial do Tamboré poderá seguir por uma reta só pela Cid Vieira, tirando o fluxo da Yojiro Takaoka. Essa obra vai trazer impacto positivo para o trânsito de Alphaville. Temos também alguns projetos em alguns pontos da Cid Vieira, duplicações para dar mais fluidez, e creio que a gente entregue até o ano que vem.

O senhor ia falar sobre os carros que ficam parados quando tem um acidente e param a via. Qual a solução?

A solução é guinchar e tirar da via o mais rápido possível. A dificuldade nossa é que às vezes, até para chegar à localidade, como o trânsito fica logo parado, o guincho tem dificuldade de chegar. Acho que não tem jeito a não ser fazer uma terceira via em frente à Unip, descendo na Yojiro Takaoka. Estamos estudando essa possibilidade, porque onde era a TV Alphaville dá para tentar ampliar. Aquela passagem, principalmente, creio que hoje seja a que mais nos preocupa.

47 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
Prefeito Marcos Tonho, Santana de Parnaíba
TRÂNSITO FOTOS DIVULGAÇÃO
Marcos Tonho, Prefeito de Santana de Parnaíba

Valter de Oliveira, Secretário de Mobilidade Urbana de Barueri

Lei de zoneamento de Barueri

Em 2013 foi incluso na Lei de Zoneamento Municipal o conceito de PGT (Polo Gerador de Tráfego), com a obrigatoriedade da apresentação do Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) para aprovação de empreendimentos de grande porte e, consequentemente, a proposta de execução de obras mitigadoras para minimizar os problemas gerados por eles.

Barueri

Secretário de Mobilidade

Urbana de Barueri, Valter de Oliveira

Qual o cenário atual do trânsito no bairro?

Atualmente o trânsito na região de Alphaville e Tamboré passa por transformações importantes, haja vista as duplicações que acontecem na rodovia Castello Branco, obras da concessionária CCR ViaOeste. Além disso, a Avenida Alphaville passa por uma remodelação viária, a fim de promover mais fluidez e mobilidade. A inauguração da Avenida Mario Sadanori Doi trouxe mais uma opção de acesso e saída ao bairro pela Alameda Tocantins, oferecendo mais comodidade aos usuários, bem como a construção do novo acesso à rua da Prata (sentido bairro Boa Vista), saindo da ponte Antônio Macedo Arantes.

Quais são as principais vias afetadas pelo congestionamento?

São as alamedas Rio Negro, Araguaia, Juruá, Tocantins e Mamoré, e Avenida Alphaville, nos horários das 7h às 9h30 e das 17h às 19h30.

Quais os projetos e ações já implementados?

A implantação do corredor preferencial de ônibus na Alameda Araguaia e a restrição do tráfego de caminhões nos horários de pico. Para melhorar a fluidez e segurança viária, está em andamento a remodelação viária da Avenida Alphaville próximo ao 18 do Forte. Outra importante entrega foi a ligação da Avenida Mario Sadanori Doi (conhecida como avenida Café do Ponto) com Alphaville, por meio da alça da ponte Antonio Macedo Arantes/Alameda Tocantins. A obra é uma nova entrada e saída para a rodovia Castello Branco. A via de mão dupla foi ampliada e conta com catorze metros de largura. Para ligação, construímos ainda duas alças centrais na ponte Antônio Macedo Arantes. É importante mencionar também os investimentos em sinalização que vêm sendo realizados constantemente. Um deles é a implantação de conjunto semafórico na Avenida Alphaville, em frente ao condomínio AlphaPlus, além da implantação do sistema inteligente nos controladores semafóricos.

Quais são os projetos de médio e longo prazo? Estamos realizando estudos para ampliação dos corredores de ônibus e avaliando a viabilidade de novas vias ou rotas alternativas.

VERO - SET. 2023 48 ALPHAVILLE | 50 ANOS
TRÂNSITO FOTO: BENJAMIN SEPULVIDA

As obras na Castello Branco...

Anunciada em 2022 pela CCR ViaOeste, já está em andamento uma das obras mais importantes dos últimos anos. A extensão das vias marginais entre o km 23 e o 27, a construção de duas novas pontes paralelas às existentes (ponte Guilherme de Almeida) no km 25 e a remodelação do trevo de acesso a Barueri. A obra tem previsão de entrega em março de 2025 e está com 6% de evolução.

Veja abaixo as principais intervenções previstas para setembro:

• Remoção da passarela do km 25 (prevista para dia 16/09);

• Ativação do desvio km 22 – marginal para expressa (prevista para 23/09); Ativação da alteração da alça do 23A (prevista para 30/09).

PRINCIPAIS PROJETOS PARA DESAFOGAR O TRÂNSITO

Barueri

Santana de Parnaíba

A Prefeitura de Barueri irá construir uma ciclovia e ciclofaixa que interligará Alphaville a Aldeia de Barueri. Ainda não há muitas informações sobre este projeto, no entanto foram feitas duas publicações no Diário Oficial referentes a via para ciclistas. De acordo com os documentos será instalada em um trecho da Via Parque (Av. Dr. Dib Sauaia Neto), em Alphaville, passando pela ponte Akira Hashimoto e terminando na estação de trem da CPTM Antônio João.

Ações realizadas e projetos futuros:

• Corredor preferencial de ônibus na Alameda Araguaia.

• Restrição de caminhões nos horários de pico.

• Remodelação viária da Avenida Alphaville e construção da alça

• de acesso à Estrada da Aldeinha. Ampliação dos corredores

• de ônibus.

• Implantação de conjunto semafórico na Avenida Alphaville.

• Revitalização dos semáforos e implantação de sistema inteligente nos controladores semafóricos.

• Avaliação da viabilidade de novas vias ou rotas alternativas.

Ações realizadas e projetos futuros:

• Restringiu a verticalização em Alphaville para evitar adensamento.

• Planeja uma terceira via para melhorar o trânsito na Yojiro Takaoka, próximo à Unip.

• Obras em andamento na Estrada Bela Vista.

49 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS TRÂNSITO

Residencial 1 e vista da área central do bairro

Av. Paiol Velho e Residencial Zero

VERO - SET. 2023 50 ALPHAVILLE | 50 ANOS
ENSAIO FOTOGRÁFICO FOTOSUELSON
HENKELL
51 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
Vista do alto da Praça Oiapoque
ENSAIO FOTOGRÁFICO
Parque Ecológico do Tietê Al. Rio Negro

Quem Alphaville movimenta

Conheça nas próximas páginas as histórias inspiradoras de marcas e empresários e como eles movimentam Alphaville

Veja todas as ações da campanha comemorativa da VERO na página 42

AQUI, alamedas arborizadas são apenas parte da equação para o sucesso. Foi a comunidade empreendedora que trouxe o desenvolvimento para cá, um movimento que começou lá em 1975, quando a HP decidiu estabelecer sua sede em nosso bairro. Ao longo dos últimos 50 anos, mais e mais pessoas chegaram aqui, trazendo consigo seus espíritos empreendedores e moldando Alphaville naquilo que é hoje. É justamente essas histórias inspiradoras que você vai conhecer a seguir.

VERO - SET. 2023 52 ALPHAVILLE | 50 ANOS 50 ANOS
Texto: Julia Pires

Felicidade pode ser uma experiência diferenciada

PÃO DE AÇÚCAR

A marca Pão de Açúcar, em todos os seus formatos, oferece uma jornada de compras que busca transcender a mera experiência de supermercado, oferecendo, além dos produtos com qualidade e variedade, espaços de convivência, como o Espaço Café e, sobretudo, um atendimento que se destaca pelo seu caráter diferenciado e personalizado. Não à toa, o GPA consolidou-se como um dos maiores grupos de varejo alimentar do Brasil, com mais de 700 lojas físicas e liderança nacional no comércio eletrônico de alimentos. Em Alphaville, essa história começou em 2006, com a inauguração da primeira loja Pão de Açúcar, na Alameda Madeira. Desde então, a marca expandiu a presença na região, com aberturas subsequentes nas Avenidas Marte e Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues. Atualmente, com mais de dez lojas no bairro, o grupo ainda planeja inaugurações futuras. “A região tem tudo a ver com nossa marca Pão de Açúcar, com um público que tem características que se casam perfeitamente com os atributos e pilares da bandeira. Por isso, temos investido na consolidação da nossa presença e aberto novas

lojas entre todos os formatos: Pão de Açúcar (supermercado), Minuto Pão de Açúcar (vizinhança) e, mais recentemente o Pão de Açúcar Fresh, nossa bandeira com foco em alimentos frescos”, afirma Marcelo Pimentel, CEO do GPA. Esse investimento na consolidação da marca em Alphaville também traz benefícios significativos para a comunidade local. As vagas de emprego geradas na região são uma prova desse compromisso, uma

vez que as contratações priorizam moradores próximos às lojas em que atuarão. “Temos muito orgulho de participar do dia a dia de quem reside e trabalha na região. Fazer parte de Alphaville é uma grande satisfação. Do nosso lado, vamos continuar consolidando nossa presença na localidade com nossa marca premium Pão de Açúcar e continuar avaliando espaços que façam sentido para o nosso plano de expansão”, conclui Marcelo.

53 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
FOTO DIVULGAÇÃO
QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE Marcelo Pimentel, CEO do GPA

Evoluindo junto com Alphaville

SHOPPING TAMBORÉ

No início dos anos 90, um membro da família Penteado se encantou com o conceito de Open Mall durante uma viagem internacional. Ao retornar ao Brasil, decidiu transformar sua fazenda em um

empreendimento semelhante. Em 1992, fundou o Shopping Tamboré, o primeiro Open Mall de São Paulo, começando com um hipermercado Carrefour anexado, uma loja C&A e o Cinemark. Em 2007, com a aquisição pela brMalls , o shopping passou por duas expansões. A mais recente, em outubro de 2022, trouxe o Taste Lab, um coletivo gastronômico que reúne quinze operações diferentes com nomes

como Jun Sakamoto, Camelo Pizzaria e Camarada Camarão em um formato moderno e descontraído. Bráz Trattoria, Pirajá, Le Pain Quotidien, La Pasta Gialla, Manihi, Madero, Carlos Bakery e Outback também fazem parte das opções em gastronomia do shopping. Ainda, a constante qualificação de seu mix é uma das premissas do mall, trazendo marcas como FARM, Shoulder, Maria Filó, MOB, Animale, Lacoste, Aramis, Reserva, Cotton On e Decathlon. No começo deste ano, a brMalls e a Aliansce Sonae se fundiram, formando uma nova marca, a ALLOS. Com o foco em conectar as pessoas com as mais diversas experiências oferecidas pelos shoppings, a ALLOS é a mais completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina com um portfólio que inclui 62 shoppings. O mall se orgulha de sua evolução constante e de conectar pessoas, negócios e sociedade. É uma parte importante da história de Alphaville e continua a evoluir junto com a região.

VERO - SET. 2023 54 ALPHAVILLE | 50 ANOS
FOTOS DIVULGAÇÃO QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE

41 anos de história

MPD ENGENHARIA

Há 41 anos, a marca MPD estabeleceu uma conexão duradoura com Alphaville, quando seu fundador, Mauro Picolotto Dottori, escolheu o bairro como ponto de partida para sua empreitada no setor de construção, em 1982. A MPD se tornou uma das construtoras de destaque em Alphaville e região, posicionando-se entre as cinco maiores construtoras do país. Reconhecida pela qualidade e excelência, a MPD está presente em sete estados e 172 cidades brasileiras e, ao longo de sua trajetória, acumula mais de 4 milhões de metros quadrados construídos e em

construção. “A influência da MPD em Alphaville acontece há muitos anos, uma parceria que ajudou crescer e evoluir o bairro. Movimentamos Alphaville por meio do desenvolvimento de empreendimentos comerciais e residenciais, além de obras de diversos segmentos, que agregam valor à região e transformam o estilo de vida. Alphaville se tornou mais do que um bairro, é parte fundamental do cenário urbano de cidade dinâmica. Parabéns, Alphaville, por 50 anos de incrível desenvolvimento! Que continuemos em busca do sucesso e prosperidade”, afirma Mauro Dottori.

55 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE
FOTO DIVULGAÇÃO

Movimento presente e futuro

O Centro Comercial Alphaville desempenha um papel fundamental e em constante mudança no desenvolvimento e na vitalidade da região de Alphaville. Concebido por Yojiro Takaoka , o CCA foi inaugurado em 1980 para suprir as necessidades dos poucos moradores que estavam vindo para cá. Hoje tornou-se um espaço de varejo icônico da região, unindo compras, conveniência e entretenimento em um local arborizado e sustentável. São 112 mil m² que inclu em 1 200 lojas e serviços dos mais variados segmentos. Desde estabelecimentos de beleza e estética (com 137 lojas) até instituições educacionais, o CCA proporciona oportunidades diversas. Por lá, além das boas compras, não faltam opções gastronômicas, com 140 estabelecimentos que vão do cafezinho da tarde a comida japonesa, pizzarias, entre outras dezenas de alternativas. Somad as a isso, 236 lojas, 67 opções para empresas e 141

instalações de saúde, atendendo às necessidades variadas da comunidade. Para quem procura por serviços, há 352 disponíveis, entre eles, conserto de eletrodomésticos, cópias, foto instantânea, manutenção de computadores e muito mais. Para complementar, o Centro Comercial Alphaville é repleto de praças arborizadas que tornam o passeio por lá ainda mais agradável. “Parabéns, Alphaville, que este aniversário seja o início de uma nova era de prosperidade, em que juntos continuaremos a escrever uma história inspiradora e vibrante”, deseja a equipe do Centro Comercial Alphaville.

VERO - SET. 2023 56 ALPHAVILLE | 50 ANOS
FOTOS DIVULGAÇÃO
1.200 lojas e serviços no espaço de varejo icônico da região CENTRO COMERCIAL ALPHAVILLE
50 ANOS
QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE

Uma jornada de sucesso

A oferta para assumir a Florense em Alphaville veio diretamente da fábrica, mas a decisão de aceitá-la foi resultado de uma cuidadosa pesquisa sobre a região e o mercado local. “Foi a identificação de valores e a sensação de pertencimento à grande família de Alphaville que selaram a escolha de investir nessa comunidade única”, diz Carolina Gonçalves, que, junto com seus pais e irmã, administra a empresa. Acreditando no imenso potencial da região, a Florense selou o compromisso de trazer o melhor em mobiliário e design para Alphaville, sempre pensando em oferecer qualidade e inovação, não se limitando apenas ao âmbito comercial.

“Estamos constantemente em movimento, criando experiências e eventos que transcendem a simples compra de móveis. Nos envolvemos ativamente em todas as etapas da jornada do cliente, organizando ações para compartilhar conhecimento e demonstrar que estamos sintonizados com as necessidades locais”, diz. A proximidade com os clientes

sempre foi um dos princípios da Florense Alphaville.

“Freque ntamos os restaurantes daqui, valorizamos o comércio da região, geramos empregos diretos e indiretos e sempre contratamos serviços da comunidade, para fortalecer ainda mais os laços”, afirma. Eles se sentem verdadeiramente em casa na região, onde encontram amigos e clientes

com frequência. A segurança e a sensação de pertencimento são palpáveis, e a família se orgulha das sementes que plantou em Alphaville. “Desejamos prosperidade, inovação e crescimento contínuo para essa comunidade em que fomos abraçados com muito carinho. Tanto que nossa família escolheu mais uma vez Alphaville para expandir os negócios.”

57 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
FOTO DIVULGAÇÃO
FLORENSE ALPHAVILLE Carolina, José Manoel, Eliana e Mariana Gonçalves, proprietários da Florense Alphaville QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE

Há 23 anos atendendo diferentes gerações de famílias

GRUPO ALPHAPOINT

A área de alimentação sempre esteve no coração da família de Julio Brito, que se mudou para o nosso bairro em 1983 e cuja paixão por empreender fez dele idealizador e fundador do Alpha Point, inaugurado em 2000. Inicialmente, a ideia era estabelecer uma padaria, mas, inspirado por hamburguerias de destaque da época, como Frevo, Chico Hamburguer e New Dog, nasceu a concepção do Alpha Point. “Há 23 anos, as opções de alimentação em Alphaville eram bastante limitadas, e a decisão de abrir uma hamburgueria clássica no bairro foi arriscada, porém, genial", conta Alan de Oliveira, CEO do grupo. Julio Brito então iniciou as operações da hamburgueria Alpha Point, oferecendo uma proposta retrô de lanches clássicos em um ambiente temático no centro de Alphaville. Veio então o rodízio

de pizzas e massas, que ocupou durante anos o andar superior do Alpha Point e que até hoje deixa saudade. Chegou então a segunda loja, no Centro de Apoio II, incluindo o serviço de delivery e criando a marca de massas Cucina Tozzi. Em 2022, em mais um movimento estratégico, o grupo adquiriu o Nasai Sushi, que foi completamente repaginado e reinaugurado em novembro com a missão de reocupar o posto de melhor restaurante japonês de Alphaville. “O Alpha Point desempenha um papel significativo na história do bairro. É comum encontrar pessoas que compartilham histórias de frequentar o local quando eram jovens e agora levam seus próprios filhos. As marcas do

grupo estão ligadas a memórias afetivas de várias maneiras”, diz Alan. A cada mês, centenas de pedidos de delivery são atendidos, milhares de clientes frequentam suas lojas para diversos tipos de eventos, desde aniversários, noivados e casamentos, até confraternizações. “Como costumamos dizer, seja qual for o motivo para visitar um de nossos restaurantes ou fazer um pedido, temos sempre uma marca que atenderá com excelência.” Nos 50 anos do bairro, o grupo se sente muito grato por tudo que conquistou aqui. “Temos um amor imenso pelo bairro, que nos acolheu e permitiu que construíssemos relacionamentos pessoais e profissionais sólidos e duradouros.”

VERO - SET. 2023 58 ALPHAVILLE | 50 ANOS
FOTO DIVULGAÇÃO
QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE Ana Paula Brito, Alan Oliveira, Julio Tozzi de Brito e Rafael Correra, sócios do Grupo Alpha Point

Uma história de pioneirismo e confiança

NLS

INCORPORADORA

Há mais de 40 anos no mercado, a NLS Incorp chegou a Alphaville com uma missão. Neuman Storto, presidente da empresa, se comprometeu a trazer todos os seus empreendimentos para a região, acreditando no potencial da cidade. A partir de então, a NLS iniciou o desenvolvimento de edifícios comerciais e residenciais nas principais vias do bairro, contabilizando mais de quinze projetos. O papel da NLS no crescimento de Alphaville vai muito além da construção de empreendimentos imobiliários; a empresa teve papel fundamental na movimentação

econômica local. A chegada de seus edifícios comerciais trouxe um maior fluxo de pessoas à região, movimentando, consequentemente, os negócios do bairro. Já os projetos residenciais, como o Oka Mamoré e Sunset Itapecuru, atraíram pessoas que buscavam morar em um bairro tranquilo e mais seguro, sem estar distante da capital paulista. Esse êxodo, consequentemente, movimentou a economia local ainda mais. Para a NLS Incorp, é uma honra fazer parte dessa história. Que venham mais 50 anos de uma cidade próspera para todos.

VERO - SET. 2023 60 ALPHAVILLE | 50 ANOS FOTO DIVULGAÇÃO
QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE

De mãos dadas com o bairro

FERNÃO GAIVOTA

MAPLE BEAR

O ano era 1981, e não havia nenhuma escola ainda no bairro que acabara de nascer. Foi nesse cenário que a primeira escola da região surgiu, com o nome de Caramelo. Dois anos depois, em 1983, a escola expandiu seu ensino para o fundamental e passou a se chamar Fernão Gaivota. Desde então, essa instituição pioneira tem acompanhado de perto o crescimento e as transformações de Alphaville e da sociedade, fazendo parte das memórias afetivas de muitos estudantes, hoje já adultos e formados, e também da história dos 50 anos de Alphaville. Um marco importante da trajetória da instituição foi o ano de 2006, quando passou

a adotar a abordagem bilíngue, com a metodologia canadense Maple Bear. Essa mudança reflete o compromisso da escola com a excelência na educação e a aplicação de valores que guiam todos os colaboradores. Os alunos são constantemente incentivados a pensar, refletir, questionar e assumir desafios intelectuais, preparando-se para a vida adulta.

Ao longo de 40 anos, a Escola Fernão Gaivota tem sido uma parte fundamental da comunidade de Alphaville, contribuindo para a formação de gerações de estudantes e acompanhando o desenvolvimento do bairro.

VERO - SET. 2023 62 ALPHAVILLE | 50 ANOS
FOTO DIVULGAÇÃO
QUEM
MOVIMENTA ALPHAVILLE
63 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS

Transformando o conceito de trabalho compartilhado

ORGÂNICO COWORKING

Há nove anos, em um Brasil onde poucos compreendiam o conceito de coworking, Marcos Laje, então à frente da revista VERO, impulsionado por uma visão colaborativa e criativa, fundou junto com mais três sócios o Orgânico Coworking. “Nossa missão vai além de fornecer espaço de trabalho; promovemos conexões, colaboração e oportunidades de negócios. Acreditamos em um novo modo de trabalhar e criar, em que o ambiente e o indivíduo se complementam para desbloquear todo o potencial empreendedor”, afirma Lisiane Olsson, diretora de operações do grupo Orgânico. O Orgânico Coworking atende às diversas necessidades dos clientes com flexibilidade. Oferece estações de trabalho em ambientes compartilhados para aqueles que desejam a liberdade de escolher onde trabalhar a cada dia. Para profissionais e empresas que buscam um espaço permanente com posição fixa e todas as comodidades de um escritório tradicional, disponibiliza mesas exclusivas. Já para equipes maiores ou empresas que valorizam a privacidade, oferece salas privativas totalmente equipadas. Ainda fornece salas de reunião com infraestrutura completa, espa -

ços para eventos, workshops e treinamentos. “Nos preocupamos com todos os detalhes e queremos tornar a vida do empresário mais fácil. Aqui cuidamos de toda a infraestrutura do espaço, desde a limpeza, manutenção, insumos, água, luz, condomínio, até o café do dia a dia”, diz Lisiane.

Ao longo dos anos, o Orgânico criou uma comunidade de empreendedores em Alphaville, e não quer parar por aí. “Queremos continuar conectando empresas, profissionais e investidores de diversas áreas em um ecossistema de alta performance e superinspirador. Em nossa comunidade, os coworkers trocam ideias, fazem negócios, e Alphaville está em total sinergia com o nosso negócio. O bairro está frequentemente associado a uma comunidade de profissionais conceituados, o que pode promover oportunidades de networking. Alphaville! Lugar acolhedor! Agradecemos pelo solo, pelo povo, pelas oportunidades de crescimento e expansão. Viemos de todos os lugares e encontramos aqui segurança e conforto.

Terra fértil e orgânica como nós”, conclui Lisiane.

VERO - SET. 2023 64 ALPHAVILLE | 50 ANOS
FOTO DIVULGAÇÃO Equipe do Orgânico Coworking
50 ANOS
QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE

O fiar da confiança tecido nos matizes da ternura

Era uma vez uma cestinha que carregava tecidos e adornos, todos ainda na criancice, de diferentes formatos, tamanhos e cores. Mãos bordadeiras se dispuseram a ajudar, cada um deles, a um dia descortinar, à frente de uma janela para o mundo, o futuro desenhado nos próprios sonhos.

No tear do dia a dia, o sobe e desce das agulhas ia alinhavando os talentos e as habilidades tão bem guardados na cestinha.

Nos momentos de recrear, tudo era um festão. Miçangas e canutilhos se espalhavam pelo chão. Fitilhos e novelos não se embaraçavam na dança das tas. Cetins e chitas rodopiavam em ciranda. Tules dançavam balé. Carretéis giravam como se estivessem em um parque de diversões. Cordas e cordões davam pulos de alegria. Zíperes e sianinhas corriam em zigue-zague. Bordados de fuxico se escondiam nas casinhas de abelhas. Os pespontos encontravam os pontos invisíveis. Botões jogavam nas linhas contra os arremates, que não davam ponto sem nó. Rosas e margaridas descansavam nas almofadas. Garças e tsurus sobrevoavam o jardim. Renascença e macramê se iluminavam sob a renda do sol. Gorrinhos de crochê aqueciam bonecos de pano. Nas linguagens do mundo, todos teciam elogios ao artesanal, ao handmade. A textura das relações estampava a importância das diversidades étnicas.

Esta é uma história composta de alegoria.

Em nossa escola, professores, orientadores, auxiliares e colaboradores entrelaçam o cuidado e o respeito, pelas semelhanças e pelas diferenças, nas telas, nos cadernos, no dia a dia. No Objetivo, o ar da con ança foi tecido nos matizes da ternura.

VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
UNIDADE ALPHAVILLE Av. Yojiro Takaoka, 3.500 - (11) 4152 8812 UNIDADE CANTAREIRA Av. Água Fria, 1.913 - (11) 2203 6144

Desde a sua fundação, a Associação Comercial e Industrial de Alphaville (ACIB) tem atuado como facilitadora e incentivadora do desenvolvimento de negócios locais, representando os interesses dos associados e promovendo iniciativas voltadas ao bem comum e à responsabilidade social.

“Por isso estamos instalados no coração de Alphaville, de portas abertas para os pequenos, médios e grandes empresários. E, após cinco anos, reafirmando nosso orgulho de estar em Alphaville, estamos expandindo nossa sede, criando um espaço para melhor atender nossos associados”, afirma Moacyr Felix, presidente da ACIB. O novo local inclui um auditório para 150 pessoas, estúdios, área de eventos com espaço gourmet, salas de reunião e infraestrutura para auxiliar empresários em seus negócios.

Além disso, a ACIB realiza encontros de networking semanais, treinamentos, palestras, workshops e outros eventos que reúnem empresários de toda a cidade e região. Ela se consolida como a casa do empresário em Alphaville, contribuindo para a segurança, oportunidades e um

ambiente propício de negócios na região. Nesse marco histórico, a ACIB celebra sua parceria duradoura e produtiva com Alphaville, prometendo continuar defendendo o setor empresarial da cidade e contribuindo para seu sucesso contínuo. “Com alegria, celebramos os 50 anos de

Alphaville. A ACIB se orgulha de fazer parte desta história de sucesso. Olhamos com respeito ao passado, orgulhosos do presente e entusiasmados com o futuro. Seguiremos contribuindo para a história de sucesso de Alphaville, defendendo o setor empresarial da cidade”, diz Moacyr.

VERO - SET. 2023 66 ALPHAVILLE | 50 ANOS QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE
Em prol do desenvolvimento empresarial da região
FOTO DIVULGAÇÃO Moacyr Félix, presidente da ACIB ACIB
67 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS

Educação internacional, para a futura geração de cidadãos

ST. NICHOLAS SCHOOL ALPHAVILLE

Fundada pela família Kirsten há 43 anos em São Paulo, a St. Nicholas School chegou há 7 anos em Alphaville, com o objetivo de atender à demanda de uma escola genuinamente internacional e comprometida em oferecer uma

educação alinhada aos valores do IB (International Baccalaureate). Proporcionar uma aventura educacional única para cada aluno é um dos objetivos da escola, onde se encontra um ambiente de criatividade, autonomia e desafio. Com professores locais e internacionais altamente capacitados, e crianças de mais de 20 nacionalidades, conduzem a aprendizagem majoritariamente em inglês com abordagem baseada na investigação, de modo a inspirar a paixão pelo aprendizado e incentivar o desenvolvimento da curiosidade e do pensamento crítico. Por meio dos programas do PYP e MYP, focam na formação de uma futura geração de cidadãos reflexivos,

com habilidades socioemocionais e engajados em promover mudanças significativas no mundo. A escola se sente acolhida por Alphaville, pois a região é conhecida por receber bem aqueles que desejam investir ou morar em um local com qualidade de vida, opções de lazer, oportunidades de emprego e educação de excelência. Nos últimos dois anos, a St. Nicholas inaugurou três novos espaços de aprendizagem, e ainda tem mais por vir. Até 2028 contará com 32 mil m² de área construída. Assim, a St. Nicholas espera fazer parte do crescimento de Alphaville, oferecendo educação de ponta para enfrentar os desafios do mundo e contribuir para a prosperidade da comunidade local.

VERO - SET. 2023 68 ALPHAVILLE | 50 ANOS QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE 50 ANOS
FOTO DIVULGAÇÃO
ALPHAVILLE |
Família Kirsten, fundadores da St. Nicholas School

Educação para além das salas de aula

ESCOLA CASTANHEIRAS

Há 18 anos, a Escola Castanheiras chegou a Alphaville com uma visão de educação alinhada às mudanças em nosso mundo. Com um currículo humanista desenvolvido por uma equipe em constante formação, a escola busca proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos do ensino fundamental ao médio, centrada em projetos que incluem todas as dimensões do seu desenvolvimento pessoal.

Ainda, a Castanheiras valoriza uma abordagem internacional e global

da educação, incorporando a formação IB, o ensino de línguas estrangeiras e projetos como o Global Cast. Para estender a importância da educação para além das salas de aula, a escola criou o Instituto Castanheiras, que atende mais de 500 jovens na região de Santana de Parnaíba, promovendo diversas iniciativas sociais. Por meio da reali-

zação de eventos culturais e esportivos, envolvem toda a comunidade local, demonstrando o compromisso da Castanheiras com o crescimento e o desenvolvimento do bairro.

“Parabenizamos Alphaville pelo seu progresso e estaremos sempre ao lado dessa comunidade”, afirma Vinicius Hijano, coordenador de Marketing da Escola Castanheiras.

VERO - SET. 2023 70 ALPHAVILLE | 50 ANOS
FOTO DIVULGAÇÃO QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE

Bar I Música Ao Vivo I Eventos

VENHA PARA O BAIXO ALPHA

Espaço completo com bar, pizzaria, hamburgueria e confeitaria

ALPHAVILLE | 50 ANOS

Para um novo estilo de vida

MANUIA SPA

Saúde, felicidade, prosperidade, sorte e bençãos. Es se é o significado de Manuia em samoano, língua falada na Polinésia, e que também traduz o conceito da marca. Oferecendo serviços de bem-estar, massagens e terapias, a rede de spas tem como slogan “um novo estilo de vida” e atua na prevenção à saúde e melhoria da qualidade de vida de seus clientes, desde crianças até a terceira idade. Alphaville foi não somente o berço do Manuia Spa, mas também fonte de inspiração de Drika Saad, que abriu a primeira unidade do Manuia há 13 anos no bairro.

“Por ser um local ideal para quem busca curtir a natureza e a vida da melhor forma junto com a família, o bairro está totalmente dentro do conceito do Manuia, que tem como

Serviços de spa, estéticos e de

diferencial seu ambiente, serviços e experiências exclusivas”, diz. O público exigente de Alphaville foi um desafio e o ponto principal para a expansão da marca. Atualmente, além da matriz no Alpha Square Mall, são três unidades: uma delas em São Paulo, no bairro da Vila Olímpia, e as outras duas dentro dos hotéis Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes, e no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas. Seguindo a missão de melhorar a qualidade de vida e ampliar a atuação na prevenção,

agora o Manuia oferece o “Day Spa Wellness”, que inclui a realização do exame genético Predicta One, por um dos maiores hospitais da América Latina , podendo-se optar por realizar também consulta com geneticistas da instituição.

“O teste é capaz de identificar predisposição genética ou relacionada a modo de vida que possa afetar negativamente a sua saúde, e oferecemos várias terapias de bem-estar para combater essa situação e promover um novo e melhor estilo de vida”, conclui.

VERO - SET. 2023 72 ALPHAVILLE | 50 ANOS QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE
FOTOS DIVULGAÇÃO
MOVIMENTA | 50 ANOS
Drika Saad, proprietária do Manuia Spa Ducha horizontal Vichi Shower beleza

Uma experiência única de compra

QUINTA VALENTINA

A Quinta Valentina, uma marca promissora no universo dos calçados, encontrou em Mariana Zuppa Feldberg, ou Mari, como é mais conhecida, uma verdadeira entusiasta. Mari trouxe a marca, fundada em São José do Rio Preto, para Alphaville em maio deste ano, trazendo consigo não apenas sapatos, mas também um manifesto de empoderamento feminino. A história de Mari é um testemunho de perseverança. Desde muito nova ela entendeu a importância de trabalhar para construir uma vida melhor, e aos 13 anos começou no seu primeiro trabalho, em uma fábrica de batatas fritas. Sua jornada a conduziu a São Paulo, onde vivenciou e conheceu diferentes setores. De garçonete a analista financeira, gerente administrativa e docente, acumulou experiências valiosas ao longo do caminho. Atuou no desenvolvimento de pessoas no Senac SP por dez anos e coordenou a área acadêmica, voltada para B2B, na Digital House, uma prestigiada empresa argentina dedicada ao treinamento de competências digitais.

Chegou a Alphaville em 2022, após se casar com Diego Feldberg, e abriu novos horizontes.

Mari desempenha o papel de “boadrasta” com carinho, participando ativamente da rotina de Sarah e Gabriel, e também,

nessa nova fase, comanda a própria consultoria de mídia digital. Atendendo ao anseio próprio de alçar voos mais altos, identificou a oportunidade de investir, e foi assim que se tornou empreendedora, trazendo a Quinta Valentina para Alphaville.

A preocupação foi oferecer na loja não apenas produtos de alta qualidade, mas também uma experiência de compra única, repleta de conexão e história.

“Lembre-se, cada passo adiante

nos leva para um novo lugar. Mari e a Quinta Valentina estão aqui para caminhar ao seu lado nessa jornada. Descubra como um simples par de sapatos pode ser o começo de uma grande transformação”, afirma. E para os leitores da VERO, uma surpresa especial: neste mês de setembro, desconto de 10% para quem for à loja e mencionar que a conheceu depois de ler este artigo.

73 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
FOTO DIVULGAÇÃO
Mariana Zuppa Feldberg QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE

Oito anos de flores exclusivas por aqui

À FLOR DA PELE

"Tenho muito orgulho de saber que há 8 anos minhas flores estão presentes em momentos de emoções 'à flor da pele' de tantas famílias por aqui", diz Sandra Veras. Seja para celebrar a vida, agradecer, se desculpar, se despedir, se declarar, Sandra criou um conceito diferenciado de floricultura, com embalagens personalizadas, kits com produtos exclusivos, assinatura floral e decoração de eventos. “Somos a única flower shop da região com câmara refrigerada, proporcionando arranjos com qualidade, durabilidade e variedade de elementos”, diz. Segurança, sentimento de bairro, de pertencimento e qualidade de vida foram os fatores que fizeram Sandra escolher a região também para morar. “A minha boutique transborda conceito e exclusividade, características valorizadas pelo público de Alphaville. Nestes 50 anos do bairro, desejo que cresça e se desenvolva ainda mais ”

Conectado com a beleza natural da região

BEAUMONT CAFÉ

Apreciar uma boa xícara de café em um dia agitado contemplando uma linda vista é como se reconectar consigo mesmo. Assim, com o intuito de proporcionar esses momentos aos moradores de Alphaville, o Beaumont Café abriu as portas em frente a uma vista exuberante da região. “Queremos trazer uma experiência acolhedora e memorável para os amantes de café”, afirma Andreia Felisberto, proprietária do Beaumont. Com um ambiente contemporâneo e totalmente conectado à natureza, o Beaumont tem um menu variado para todos os momentos e gostos. “Alphaville tem muitas qualidades, entre elas, sua beleza natural, que é incrível, e por isso criamos um ambiente acolhedor a fim de tornar a experiência única. É um privilégio tomar um café contemplando uma linda vista para as montanhas.”

VERO - SET. 2023 74 ALPHAVILLE | 50 ANOS
FOTO: ROGÉRIO ALONSO Sandra Veras, proprietária da À Flor da Pele Boutique de Flores QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE
FOTO DIVULGAÇÃO
Andreia Felisberto, proprietária do Beaumont Café

A história da AREA funde-se à própria história de Alphaville

Zelar pela qualidade de vida de quem vive e frequenta a região – moradores, trabalhadores e visitantes do bairro – tem sido a missão da AREA

AREA

No momento em que Alphaville completa 50 anos, a história da AREA (Associação Residencial e Empresarial Alphaville) funde-se com o desenvolvimento do bairro. Alphaville foi idealizado e implantado em 21 de setembro de 1973 pela Construtora Albuquerque, Takaoka S.A., de propriedade dos engenheiros Renato de Albuquerque e do já falecido Yojiro Takaoka. Essa data tem grandes motivos para ser celebrada, pois Alphaville é uma das subáreas mais agradáveis, desenvolvidas e acolhedoras do Brasil. De acordo com o presidente da AREA, Geraldo José Michelotti, no momento em que Alphaville festeja mais um aniversário, a associação aproveita para parabenizar os seus moradores, associados e todos que ao longo desses anos têm contribuído para o desenvolvimento do bairro. A AREA tem colaborado 24 horas para manter a região do Centro Empresarial sempre segura e bem cuidada. Os trabalhos da associação são mar-

cantes em diversos aspectos, como a Central de Controle de Operações, que fornece sistema de vigilância 24 horas. Seus profissionais preparados passam pelo Centro de Treinamento para capacitação e reciclagem, onde aprendem sobre liderança, abordagem, combate a incêndios e atendimento ao público. Esse treinamento é oferecido também aos condomínios verticais do bairro. Um dos cartões-postais de Alphaville são os jardins muito bem cuidados, que passam por manutenção contínua realizada pela AREA. A conservação das calçadas e a limpeza das bocas de lobo também são tarefas executadas pela associação. Todo esse trabalho é realizado respeitando tanto o fluxo de trânsito quanto a passagem de pedestres. Enfim, zelar pela qualidade de vida de quem vive e frequenta a região – moradores, trabalhadores e visitantes do bairro – tem sido a missão da Associação Residencial. Alphaville completa 50 anos consolidando-se como uma grande potência de desenvolvimento. Motivo de grande orgulho para todos.

VERO - SET. 2023 76 ALPHAVILLE | 50 ANOS
DIVULGAÇÃO
FOTO
QUEM MOVIMENTA ALPHAVILLE
VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS

para os pequenosPasseio Feliz

Rafael, 8, Priscila e André Petrolio, 12

“Estou precisando de uma chuteira nova, então viemos comprar outra e depois jantar no Mcdonalds, que eu adoro!”

Antônio, 8, e Leonardo Dionizio “Hoje é dia do pai e filho! Vamos pegar uma pink lemonade e ir ao cinema assistir ao filme Megatubarão 2.”

Marisa, Lucca, 8, e Eduardo Sampaio

“Viemos comprar o meu presente de aniversário! Eu quero uma camisa do PSG.”

VERO - SET. 2023 78 ALPHAVILLE | 50 ANOS FOTOS DIVULGAÇÃO
“Compramos alguns presentinhos na Brooksfield e chocolates na Lindt.”
Às vésperas do mês das crianças, elas contam o que foram fazer com seus pais no Shopping Tamboré
↘PUBLIEDITORIAL MEU MOMENTO TAMBORÉ

César Borges e Sophia, 8

“Precisava de roupas novas de esporte para mim, e aproveitamos para pegar um chocolatinho na Milklandia.”

Renata, Gabrielly, 1 ano e 7 meses, e Jonny Yoshi

“Trouxemos a Gabrielly com a gente para pegar o brinde do programa de fidelidade do Tamboré e jantar no Taste Lab.”

Gabriel, 13, e Fabiane Ferrari

“Estamos procurando alguns presentes.

Já fomos na Polo Wear e na Hering.”

79 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS

Lançamento High School 2024

A escola oferece aos alunos a oportunidade de obter diplomas oficiais de conclusão do ensino médio do Brasil e do Canadá, fortalecendo ainda mais sua abordagem bilíngue

NO DIA 22 de agosto, a Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville lançou o High School 2024, oferecendo um currículo bilíngue que combina a metodologia canadense com a BNCC. O evento, realizado no Alphaville Tênis Clube, contou com a presença de estudantes do Year 6 à 1ª série do ensino médio, seus familiares e importantes representantes da Maple Bear, incluindo o CEO da Maple Bear Latin America, Andre Quintela, a Chief Academic Officer da Maple Bear Global Schools, Martine Lewis, o diretor acadêmico da Maple Bear, Richard Debre, e a coordenadora acadêmica da Maple Bear Brasil, Carolina Nassif. A parceria com a província de New Brunswick, no Canadá, garante aos alunos do High School dois diplomas oficiais de conclusão do ensino médio, um brasileiro e outro canadense. Matrículas para 2024 já estão abertas.

Mais informações: (11) 4153-0033

VERO - SET. 2023 80 ALPHAVILLE | 50 ANOS
FOTOS DIVULGAÇÃO
↘PUBLIEDITORIAL EVENTOS
81 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS ARQUITETURA INTERIORES | PAISAGISMO AL. PROCION, 1071 - ALDEIA DA SERRA @ANNELISEPELLEGRINO WWW.ANNELISEPELLEGRINO.COM.BR 11 97450- 2324

O Pervoi Osteria agora abre às segundas-feiras para o almoço

Além de abrir mais um dia na semana, há muitas novidades no cardápio. Confira

A GRANDE novidade é que as delícias do Pervoi Osteria estão agora disponíveis também às segundas-feiras para o almoço. Localizado no coração de Alphaville, o restaurante também tem diversos novos pratos no menu. Um deles é o Farfalle & Parma. A massa grano duro é servida al dente, com salsa de gorgonzola, crispy de parma, geleia de damasco, castanhas e azeite trufado. Já o Tartar de filé mignon é uma reinterpretação de um clássico. A carne, meticulosamente picada à mão, é temperada com alcaparras e cebolas. Para finalizar, ovo de codorna, mostarda escura e crostata para acompanhar. O Salmão Cítrico & Arroz Negro vem com uma posta de salmão banhado em molho

cítrico, amêndoas laminadas e arroz negro, com um toque defumado do bacon. “Convidamos todos os leitores da VERO a mergulharem nessa jornada gastronômica e a descobrirem os novos sabores que nossa talentosa chef Aline Gonçalves trouxe à mesa”.

PERVOI OSTERIA

Av. Copacabana, 268, Alphaville

(11) 91336-7841

pervoiosteria.com.br

@pervoiosteria.alphaville

VERO - SET. 2023 84 ALPHAVILLE | 50 ANOS ↘PUBLIEDITORIAL MENU ALPHAVILLE
FOTOS DIVULGAÇÃO Chef Aline Gonçalves Salmão cítrico & arroz negro Farfalle & parma

GRILLARICA CONDE

Para todos os gostos

Muitas vezes é difícil escolher um lugar para almoçar que agrade a todos. Uns querem massa, outros carne, e outros, comida japonesa. O Grillarica Conde é o lugar para resolver essa questão. Oferece bufê completo com carnes, peixes, frutos do mar, massas artesanais, bacalhau, saladas variadas, comida japonesa, além de churrasco e um bufê de sobremesas variadas. Às quartas e aos sábados, servem feijoada.

Al. Andrômeda, 658, Alphaville (11) 98993-7039

@grillaricaconde

GRÃO PASTA

Unanimidade

Sabe aquele recheio que todos aprovam? É o Búfala e Manjericão, um clássico no menu da Grão Pasta! Perfeito para qualquer ocasião.

Al. Xarais, 42 (11) 94249-9018

graopasta.com.br

@graopasta

Vale a pena provar

O ravioli de mozarela de búfala. O prato é feito com massa fresca, molho de tomates assados, mozarela de búfala e manjericão.

Av. Vênus, 124, Centro de Apoio 2 (11) 99006-3577

santabottega.com.br

@santabottega

VERO - SET. 2023 86 ALPHAVILLE | 50 ANOS MENU ALPHAVILLE
SANTA BOTTEGA
PUBLIEDITORIAL FOTOS DIVULGAÇÃO

LA BRASA BURGER

Quem gosta de hot dog?

Se a pedida for hot dog, o La Brasa prepara dogs deliciosos feitos com salsichas suculentas e ingredientes selecionados. O cardápio da casa oferece ainda diversos tipos de hambúrgueres, destacando-se pela utilização de ingredientes de alta qualidade.

Av. Sagitário, 487, Alphaville (11) 4195-6675

labrasaburger.com.br

@labrasaburgeralphaville

NASAI SUSHI

Ar livre, jardim e sushi

O Nasai foi totalmente repaginado e reinaugurado. Com sistema à la carte, tem menus para diferentes épocas do ano e a proposta de ser o ambiente certo para todos os momentos. Conta com um bar com drinks clássicos e autorais, carta de vinhos exclusiva e uma seleção de sakês especial. Aos finais de semana, com horário estendido, é perfeito para um late lunch ou sunset.

Av. Dom Roberto Pinarello, 116 Centro de Apoio 2 (11) 4152-3486

@nasairestaurante

Atualmente, a cada mês, o restaurante apresenta uma

grelhado com molho pesto de hortelã, acompanhado de cuscuz marroquino. Localizada na Al. Grajaú, 321, a Frutaria está pronta para surpreender o paladar.

Al. Grajaú, 321 (11) 2680-4723

frutariaalpha.com.br

@frutaria.alphaville

87 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
PUBLIEDITORIAL FOTOS DIVULGAÇÃO
VERO - SET. 2023 88 ALPHAVILLE | 50 ANOS PRIVATE SELECTION COELHO DA FONSECA 1202 m 2 ÁREA CONSTRUÍDA 917 m 2 ÁREA CONSTRUÍDA 450 m 2 ÁREA CONSTRUÍDA 1045 m 2 TERRENO 900 m 2 TERRENO 560 m 2 TERRENO 14 vagas 10 vagas 6 vagas 5 dorms 5 dorms 4 dorms 5 suítes 4 suítes 4 suítes CASA NO RESIDENCIAL TAMBORÉ III CASA NO RESIDENCIAL TAMBORÉ III CASA NO RESIDENCIAL ALPHAVILLE I
666630 R$ 25.000.000 Código 361300 R$ 15.900.000 Código
R$
825 m 2 ÁREA CONSTRUÍDA 2367 m 2 TERRENO 8 vagas 4 dorms 4 suítes CASA NO RESIDENCIAL TAMBORÉ I
Conheça os nossos imóveis em www.coelhodafonseca.com.br
Código
606206
6.490.000
Código 659742 R$ 17.000.000

661590

CASA EM RIVIERA DE SÃO LOURENÇO

Código 673201

6.990.000 Código 670181

89 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS 711 m 2 ÁREA CONSTRUÍDA 1217 m 2 TERRENO 9 vagas 3 dorms 3 suítes CASA NO RESIDENCIAL TAMBORÉ I R$ 21.000.000 Código
R$ 6.000.000 R$ 10.800.000 694 m 2 ÁREA CONSTRUÍDA 450 m 2 ÁREA CONSTRUÍDA 415 m 2 ÁREA CONSTRUÍDA 1051 m 2 TERRENO 433 m 2 TERRENO 411 m 2 TERRENO 9 vagas 5 vagas 4 vagas 4 dorms 5 dorms 5 dorms 4 suítes 5 suítes 5 suítes *ESTUDA PERMUTA EM ALPHAVILLE CASA NO RESIDENCIAL TAMBORÉ XI
631112
Código
R$
CASA NO RESIDENCIAL ALPHAVILLE 10
A maior e mais completa assessoria imobiliária de alto luxo do país. Desde 1975.

Casa de veraneio integrada à natureza:

NESTE PROJETO, a arquiteta Graciela Piñero teve um papel importante desde a escolha do terreno até a concepção da casa de veraneio em um condomínio de alto padrão na Fazenda da Grama, a 70 quilômetros de São Paulo. A propriedade, situada em um terreno de três mil metros quadrados, abrange uma área de mil metros e está localizada em um condomínio reconhecido por projetos de alto nível.

O estilo arquitetônico foi cuidadosamente pensado para aproveitar a beleza natural ao redor. Uma estrutura metálica garantiu o toque de modernidade e é a base da casa. “Projetei um living de pé-direito duplo vazado, com vidros, para que o interior e a paisagem externa se misturassem perfeitamente. A ideia principal era aproveitar ao máximo a vista deslumbrante do terreno elevado, que tem uma natureza incrível ao redor”, afirma Graciela.

A casa foi dividida em dois blocos: o bloco privado e outro social, que reúne a churrasqueira, cozinha e área de serviço, e uma espaçosa sala de estar. O destaque vai para o amplo terraço, que se conecta à piscina. Isso cria um ambiente perfeito para momentos sociais em família, já que a casa é usada principalmente nos fins de semana.

GERENCIAMENTO DO COMEÇO AO FIM

Além de criar o projeto arquitetônico e fazer a gestão da obra, outro diferencial do trabalho de Graciela é cuidar de todos os fornecedores, buscando profissionais confiáveis com preços competitivos. “Neste momento estamos entrando justamente na parte de decoração e acabamentos. Em projetos como esse costumo dizer que incorporo três personagens: arquiteta, engenheira e decoradora. Um perfil se comunica com outro para garantir que todas as partes funcionem bem juntas. Isso é um ponto importante de como gosto de conduzir as obras que gerencio, com cada detalhe planejado e organizado por mim anteriormente, tendo já tudo previsto antes de ser executado”, afirma.

GRACIELA PIÑERO

(11) 94805-0568

@gracielapinero

graciela.arq.br

VERO - SET. 2023 90 ALPHAVILLE | 50 ANOS ↘PUBLIEDITORIAL
Um refúgio familiar harmoniosamente conectado à paisagem, em um condomínio de alto padrão a 70 km de São Paulo
DÉCOR FOTOS DIVULGAÇÃO

MR Alpha – arquiteto pelo mundo

Marcelo Raimona, em busca constante de conhecimento e aprendizado, dedica-se à missão de evolução, através de seus projetos

MARCELO RAIMONA , arquiteto e urbanista, um dos pioneiros em Alphaville, juntamente com sua família, se mudou para o Residencial 4 em 1980. Formado pela Universidade Mackenzie e com duas pós-graduações, uma delas no exterior, compreende que dentro da arquitetura e urbanismo, quanto mais experiência, estudo e cultura o profissional adquire, melhores são as condições para proporcionar um trabalho de sucesso.

Apaixonado não apenas por arquitetura e urbanismo, mas também por viagens, culinária e línguas, Marcelo Raimona busca constantemente atualizar-se, especializar-se e inovar seus conhecimentos para aprimorar continuamente a qualidade de seu trabalho. Com uma trajetória que inclui viagens a 60 países e passagens de estudos e residência em 5 deles, imprime em seus projetos diversas influências mundiais que abrangem áreas como arquitetura, urbanismo, infraestrutura e paisagismo.

Ao longo de seus trinta anos de atuação na área, ele desenvolveu mais de 1.100 projetos, que vão de imóveis residenciais, comerciais, loteamentos, praças, mercados, bares e vilas inteiras com a infraestrutura completa. Ele acumula vasta experiência com clientes dos loteamentos da marca Alphaville Urbanismo, o que lhe proporciona

profundo conhecimento das regras, história e propósitos da marca nesses loteamentos, sendo um diferencial significativo em seu trabalho. Com a constante colaboração de sua mãe, Esmeralda Raimona e vários profissionais renomados em diversas áreas técnicas, Marcelo Raimona desenvolve não apenas projetos arquitetônicos, mas também complementares. Seu objetivo é alcançar a satisfação dos seus clientes e a racionalidade na construção.

MR ALPHA

(71) 99199-5569 (WhatsApp)

@arquitetopelomundo

VERO - SET. 2023 92 ALPHAVILLE | 50 ANOS ↘PUBLIEDITORIAL
DÉCOR
DIVULGAÇÃO
FOTOS
Residência CavalcanteAlphaville LN2 - Bahia

ACOLHIMENTO BERÇÁRIO BERÇÁRIO

Na Escola Vila Alpha, o acolhimento desempenha um papel fundamental desde a primeiríssima infância. No berçário o ambiente é voltado para o desenvolvimento integral dos bebês e cumpre sua função de cuidados e principalmente de aprendizagem.

Em nosso berçário as crianças vivem o cotidiano de maneira integrada; diversas propostas são realizadas com os bebês respeitando seu tempo e suas necessidades: higiene, alimentação, brincadeiras, exploração e descanso.

O espaço é planejado para que a criança tenha a possibilidade de se movimentar com segurança e liberdade, desenvolvendo suas habilidades motoras tais como: rolar, sentar, engatinhar, andar, de modo a descobrir e sentir o mundo à sua volta.

Estamos comprometidos em oferecer um acolhimento que perdure e nutra.

Preparando as bases cognitivas, motoras e emocionais, proporcionando um futuro enriquecedor para cada criança.

(11) 96170-3778 WWW.VILAALPHA.COM.BR
BERÇÁRIO, EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

Reembolso em planos de saúde

Direitos e responsabilidades

NO CENÁRIO complexo dos planos de saúde e das grandes corporações de saúde, é essencial compreender os direitos tanto dos beneficiários quanto dos prestadores de serviços. Abaixo, apresento as questões legais, procedimentos e possíveis abusos nesse contexto, com o intuito de garantir um tratamento justo e adequado aos beneficiários.

Quais as leis brasileiras sobre reembolso em planos de saúde de livre escolha?

A livre escolha em um plano de saúde permite que o beneficiário selecione onde deseja ser atendido e, posteriormente, seja reembolsado pelas despesas, de acordo com o contrato. A regulamentação desse sistema está prevista no artigo 12, VI, da Lei nº 9.656/98, no Anexo I da Instrução Normativa 28 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e nos itens 3, 4, 5 e 18 do Entendimento DIFIS/ANS nº 8, de 21 de fevereiro de 2017.

Quais são os procedimentos para solicitar reembolso de despesas médicas?

A operadora de saúde deve reembolsar despesas médicas quando o beneficiário comprovar, de forma documental, o atendimento e o pagamento dessas despesas. Cumpridos esses requisitos, o reembolso é devido de acordo com a tabela contratual.

Em quais circunstâncias um reembolso pode ser negado legalmente?

A operadora de saúde pode negar o reembolso de despesas médicas se o beneficiário não tiver realizado ou pagado previamente o atendimento ou procedimento médico.

Como funciona a obrigatoriedade do reembolso por operadoras de planos de saúde?

Em situações de atendimentos de urgência/emergência ou na ausência de rede credenciada, a operadora de saúde tem o dever legal de reembolsar inte-

VERO - SET. 2023 94 ALPHAVILLE | 50 ANOS
↘COLUNA ASSINADA DIREITO
Geovani Reginaldo Souza Ferreira Valério, advogado

gralmente as despesas médicas dos beneficiários. No entanto, se o beneficiário optar por ser atendido em uma rede privada, o reembolso só será devido se estiver previsto em contrato.

Qual o prazo para reembolso em planos de livre escolha?

O prazo legal é de até 30 dias para o reembolso. A operadora de saúde pode estabelecer um prazo inferior ao prazo legal, mas não superior.

Quais os direitos do beneficiário em caso de recusa ou demora injustificada no reembolso?

Se um beneficiário se sentir prejudicado devido a uma recusa injustificada, demora excessiva ou solicitações de documentos já enviados ou irrazoáveis, ele pode acionar a ouvidoria da operadora de saúde, registrar uma reclamação na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ou, em última instância, buscar a intervenção do Poder Judiciário.

Quais são as penalidades para operadoras de planos de saúde em caso de descumprimento das regras de reembolso?

Operadoras de saúde que deixarem de reembolsar beneficiários por despesas médicas devidamente comprovadas e pagas estão sujeitas a multas nos termos dos artigos 101 e 102 da RN 489.

Quais são os mecanismos de auxílio e proteção ao beneficiário?

Para auxiliar e proteger os beneficiários, é importante destacar a necessidade de garantir um processo de

reembolso justo e transparente. Além disso, os beneficiários podem contar com órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, a ANS e o Poder Judiciário, para resolver disputas e garantir seus direitos.

O que pode ser considerado um abuso por parte das grandes corporações de saúde?

Alguns abusos relatados incluem a solicitação de documentos já fornecidos, quebra de sigilo bancário ao exigir extrato bancário quando comprovantes de transações foram apresentados, atrasos no pagamento do reembolso, exigência de contatos telefônicos prévios para validar informações já documentadas e a imposição do chamado “desembolso personalíssimo”. Este último se refere à exigência de que apenas o beneficiário pague pelas despesas médicas, o que não está respaldado na lei.

É essencial que os beneficiários estejam cientes de seus direitos e busquem ajuda adequada em caso de abusos por parte das grandes corporações de saúde. A transparência e o respeito às normas legais são fundamentais para garantir um sistema de saúde suplementar justo e eficaz.

Advogado - OAB/SP 397.680

Especialista em Saúde Suplementar

MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getulio Vargas

95 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
Geovani Reginaldo Souza Ferreira Valério
FOTOS DIVULGAÇÃO

DERMATOLOGIA

O EMFACE®: a revolução em rejuvenescimento facial

Os avanços na medicina continuam, especialmente nos tratamentos menos invasivos para rejuvenescimento. O EMFACE® combina estimulação elétrica facial e radiofrequência, que melhora a densidade muscular e estimula colágeno e elastina. O procedimento de quatro a seis sessões proporciona uma aparência firme e tonificada de forma natural, com melhora na sustentação, volume e redução de linhas finas. A revolução nesse tratamento é ser a primeira tecnologia que trata o envelhecimento dos músculos e ligamentos faciais. Até então, isso não existia nem na cirurgia plástica, nem na dermatologia. Provavelmente vai revolucionar os protocolos, que trarão mais naturalidade e jovialidade aos tratamentos estéticos. Av. Copacabana, 112, sl 1309, Alphaville (11) 99381-0307

NUTRIÇÃO, PSICANÁLISE E HIPNOTISMO

Quantos quilos você já engordou tentando emagrecer?

Essa pergunta pode causar estranheza, mas explico: em suas tentativas de emagrecer, quantas vezes você “se despediu” de alimentos que, uma semana depois, estava lá, comendo de novo? Já atendi casos de pacientes que, para começar a dieta, viveram o final de semana intenso de refeições, e o ganho de peso aconteceu, antes mesmo de a dieta começar. Eu mesma já passei por isso. Comento que já perdi mais de 50 kg (total das minhas tentativas de emagrecimento), mas, até encontrar a solução que ofereço em consultório, reganhava o peso e às vezes um pouco mais. Vivi essa frustração de querer e não conseguir. Até o momento em que resolvi de fato a minha relação com a comida, emagreci e nunca mais tive conflitos com o peso. Agende sua consulta.

Av. Copacabana, 112, cj 1608 (11) 99551-3888, tamarahamnle.com.br

@tamarahamnle

VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS ROTEIRO SAÚDE PUBLIEDITORIAL FOTO DIVULGAÇÃO FOTO MALU AZEVEDO
JULIANA RUTHES TAMARA HAMNLE

CIRURGIAS

Hospital Unic: cirurgias com conforto e segurança

O sucesso do resultado de uma cirurgia depende muito de onde ela será realizada. O Unic é pensado e regulamentado como um grande hospital, em um espaço compacto, de processos simplificados que maximizam o acolhimento e aproximam a equipe assistencial do paciente, garantindo a máxima segurança. Inserido em ótima localização de Alphaville, conta com estrutura e equipamentos modernos, além de profissionais altamente qualificados. São duas salas cirúrgicas, três suítes integralmente equipadas e ao todo seis leitos, com todo o conforto. O hospital atende diversas especialidades cirúrgicas, como ortopedia e traumatologia, cirurgia do aparelho digestivo, vascular, cabeça e pescoço, bucomaxilofacial, plástica, entre outras.

Av. Andrômeda, 900, Alphaville (11) 96598-3938, unicdh.med.br

OCULOPLÁSTICA I DERMATOLOGIA ESTÉTICA

Tratamentos associados a blefaroplastia para uma face jovem

Durante a cirurgia de blefaroplastia, é possível combinar outros procedimentos faciais para obter resultados mais abrangentes no rejuvenescimento facial. O laser de CO 2 , por exemplo, é ótimo para tratar rugas na região da testa, ao redor da boca, rugas finas, manchas resultantes da exposição solar e cicatrizes de acne. Adicionalmente, podem ser empregados tratamentos de drug delivery pós-laser, que consistem em aplicar ativos com vitaminas, ácido hialurônico e agentes clareadores, potencializando a eficácia do laser. Ainda, durante a cirurgia, podem ser realizados procedimentos de preenchimento com ácido hialurônico, skinbooster, bioestimuladores, peeling e fios de PDO. Todo o processo é conduzido de forma indolor, sob sedação, priorizando o bem-estar do paciente durante todo o período da intervenção.

Av. Andrômeda, 723, sl 901, Alphaville (11) 2970-1935, draflaviacominato.com.br

@draflaviacominato

97 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS SAÚDE FLAVIA
PUBLIEDITORIAL
COMINATO
DIVULGAÇÃO ROTEIRO
FOTOS
@hospital_unic
HOSPITAL UNIC

ROTEIRO SAÚDE

o ácido hialurônico (AH) e a hidroxiapatita de cálcio (CaHA) em uma única injeção, para um efeito lifting imediato, proporcionado pelo AH, e uma estimulação sustentada de colágeno oferecida pela CaHA. Os efeitos são progressivos, melhorando a pele mês a mês. Al. Madeira, 328, sl 2312, Alphaville, (11) 99363-6445 dueclinica.com, @due.clinica

CIRURGIA PLÁSTICA

Cirurgia plástica na medida certa

“Por meio da cirurgia plástica ajudo as pacientes a construir uma autoimagem saudável, com uma abordagem equilibrada, consciente e alinhadas com a realidade. Convido você a fazer parte dessa jornada de autodescoberta e empoderamento”, diz Antonio Assao, cirurgião plástico. Av. Andrômeda, 900, Alphaville (11) 2424-3535 drassao.com.br

@dr.assao

rendimento e perda de motivação. Tratar a rinite é crucial para melhorar seu desempenho. Agende sua consulta hoje. Av. Copacabana, 112, sl 709, Alphaville (11) 94909-3093, clinicasapphire.com.br

@luis.otorrino

VERO - SET. 2023 98 ALPHAVILLE | 50 ANOS
PUBLIEDITORIAL
ANA CAROLINA OLIVEIRA LUIS FELIPE SANTOS ANTONIO ASSAO
FOTOS DIVULGAÇÃO

O corpo como ferramenta de autoconhecimento

O corpo fala na sua própria linguagem, e cada palavra, gesto ou sintoma corporal é importante e deve ser escutado com atenção

AO ENTRAR em um setting terapêutico, levamos a nossa história pessoal por meio dos relatos, porém, muitas vezes essa narrativa é incongruente com o que o corpo denuncia em gestos, tensões musculares e, até mesmo, sintomas de doenças. O corpo expressa a verdade essencial de toda a nossa trajetória vivida, principalmente na primeira infância, na qual deixa marcas profundas, segredos, traumas, cuidados, amorosidade, abandono, abusos e conquistas – o

nosso organismo carrega memórias! O corpo fala, e se comunica de uma forma silenciosa, revelando trajetórias por meio dos contornos, expressões e camadas. Essas mensagens, quando captadas por um olhar terapêutico de acolhimento e compreensão, possibilitam mudanças no nível mais profundo do ser que habita aquele corpo. A transformação ocorre em todas as dimensões do ser pelo acesso a uma organização psicológica mais elevada, seja mental, emocional, corporal ou espiritual, mudando o nível de consciência. Na terapia transpessoal, o corpo é um caminho para acessar o inconsciente. O trabalho com o corpo resgata a espiritualidade, a sensação de prazer e bem-estar, o sentimento de amor-próprio e de unidade com o outro e com a natureza. É um recurso para trabalhar a qualidade de presença e a autopercepção, estimular a leitura e a escuta corporal como uma maneira de identificar e elaborar os mecanismos de defesa que se manifestam primeiramente no corpo, como no caso das couraças, revelando o que está oculto. Viviani Costa é enfermeira pós-graduada em dermatologia, com experiência em feridas, e também pós-graduada em psicologia transpessoal. Ela traz na bagagem habilidades para desvendar cada informação contida nos sintomas e na linguagem do corpo, e desenvolveu o próprio método terapêutico para o tratamento de feridas emocionais e físicas, que favorece o processo de transformação e cura, fazendo emergir uma dimensão saudável.

TRÍADE TRANSPESSOAL

Calçada das Begônias, 15

Centro Comercial Alphaville

(11) 99186-9460

@triadetranspessoal

VERO - SET. 2023 100 ALPHAVILLE | 50 ANOS ↘PUBLIEDITORIAL
SAÚDE FOTO DIVULGAÇÃO
Viviani Costa

ASSESSORIA ESPORTIVA

Corrida saudável

Para manter a prática contínua da corrida ao longo da vida, é necessário buscar o equilíbrio. Apreciar cada avanço, evitar sessões de treinamento desgastantes, trabalhar a musculatura com frequência são alguns dos pontos fundamentais. No Studio Falaschi, o foco está no fortalecimento muscular e na condução de treinos de corrida de maneira segura e gradual.

STUDIO FALASCHI

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 3900 lj 18, Tamboré (11) 98111-6520

@studiofalaschi

Trabbalhamos com diversos serviços, desde assessoria em decoração até o projeto completo

Gostamos de cuidar de todas as etapas, junto com o nosso cliente “

SALÃO DE BELEZA

Salão de beleza boutique

O Blush é um autêntico salão-boutique, com design e decoração únicos. Oferece atendimento personalizado, ampla gama de serviços e produtos de alta qualidade, garantindo resultados excepcionais. O agendamento personalizado reflete sua flexibilidade, tornando a visita uma experiência única.

Al. Pau Brasil, 48, lj 7, Comercial AlphaSítio (11) 5199-2344, (11) 98977-9646

blushebrush.com.br

@blushebrush

Treinos específicos

“Pra nós, mulheres, não é uma opção treinar por objetivos pontuais (casamentos, viagens, etc.). Nosso corpo, agenda e hormônios merecem e precisam de constância. E para conseguir isso, a metodologia, o ambiente, o atendimento e o olhar têm que ser específicos para nós!”, diz Fernanda, aluna TW Alphaville e médica psiquiatra.

Av. Copacabana, 268, térreo, Alphaville (11) 99369-2293, thewomangym.com @Thewoman.Alphaville

VERO - SET. 2023 102 ALPHAVILLE | 50 ANOS ROTEIRO BEM-ESTAR
ACADEMIA PREMIUM SÓ PARA MULHERES Blush & Brush Beauty Boutique The Woman Gym
PUBLIEDITORIAL FOTOS DIVULGAÇÃO
Studio Falaschi Arq Mayla Mikaelian

“ Um marco significativo para mim, foi o início do meu escritório em Alphaville Estabelecer-me na região onde nasci , foi uma escolha importante , pois sinto que aqui posso contribuir de forma especial “

Arq. Mayla Mikaelian

103 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS Av dos Parques, 45 - conj 213 Link Offices - Alphaville (11) 99559-2729 contato@mikaarquitetura com br @mikaarquitetura
sonhos em realidade desde 2012
Transformando

Clínica Face Doctor chega a Alphaville

Moradores de Alphaville e região contam agora com clínica premium em rejuvenescimento facial e corporal

A FACE Doctor chegou a Alphaville para oferecer aos clientes o que há de mais inovador em procedimentos estéticos. As proprietárias, Karen Menezes e Juliana Mello, trouxeram a franquia – com sede em Porto Alegre (RS) –, que recebeu em 2022 e 2023 o selo ABF (Associação Brasileira de Franchising), que garante excelência em procedimentos de rejuvenescimento facial e corporal, incluindo os melhores equipamentos e produtos. Trata-se de uma franquia premium que promove saúde, bem-estar e autoestima, proporcionando uma experiência única aos clientes.

“Queremos acolher nossos clientes de modo que saiam do nosso espaço totalmente encantados com nosso atendimento e satisfeitos com os procedimentos realizados. Assim, teremos a certeza do breve retorno”, afirma a sócia Juliana Mello.

A preocupação em manter uma equipe de excelência passa pelo investimento das sócias em proporcionar formação contínua e equipamentos próprios. “Nossa equipe de doutoras é referência no âmbito estético, mas acreditamos que a formação deve ser contínua, pois muitas novidades surgem no campo estético em um curto espaço de tempo. Dessa forma, achamos de suma importância subsidiarmos cursos de especialização para nossa equipe”, explica Karen Menezes. Amigas há trinta anos, Juliana e Karen, apaixonadas pelo mundo da

estética, foram ousadas em mudar suas profissões e empreender naquilo que mais gostam. Escolheram o bairro pois Karen é residente de Alphaville desde 1996, e sonhavam em ter um espaço charmoso para oferecer aos moradores. A Face Doctor inaugurou no dia 24 de agosto e está com as portas abertas no Shopping Flamingo, oferecendo

aplicação de toxina botulínica, preenchedores, bioestimuladores de colágeno, fios de PDO, Skinbooster, peelings químicos e muitos outros procedimentos. E, claro, o queridinho Ultraformer, máquina de alta tecnologia que estimula a produção de colágeno nas três camadas da pele, proporcionando efeito lifting imediato.

FACE DOCTOR

Shopping Flamingo

Al. Araguaia, 762, lj 36, térreo (11) 93757-7474

VERO - SET. 2023 104 ALPHAVILLE | 50 ANOS
↘PUBLIEDITORIAL SAÚDE FOTO DIVULGAÇÃO
Juliana Mello e Karen Menezes, proprietárias da Face Doctor

Experimente seus looks favoritos sem sair de casa. Aponte a câmera para o QR Code, fale com uma de nossas vendedoras e escolha seus desejos.

mariafilo . com . br | @ mariafilo
Filó Shopping Tamboré Av. Piracema 669
Tamboré, Barueri - SP
97636-4244
Maria
-
11

Studio Tati Marão inaugura em Alphaville

Completo e com serviços exclusivos para transformar o visual

O STUDIO Tati Marão Cabelos do Sul chegou a Alphaville com a promessa de elevar a beleza feminina a um novo patamar. O local oferece uma gama exclusiva de serviços transformadores para o visual. “Somos a novidade que Alphaville esperava ansiosamente. Nossa abordagem é única e dedicada, para trazer uma experiência inovadora para cada cliente”, afirma Tati Marão, fundadora do Studio. Um dos diferenciais é que o método é cuidadosamente selecionado para atender às preferências e estilo de cada cliente. Lá são realizados diferentes métodos de aplicação de cabelo, como tic tac, queratina, adesivo, tela e peças de cabelo inteiras para aluguel. Tati Marão acredita que a verdadeira beleza é um reflexo interno que merece ser realçado. Por isso, criou um espaço que é mais do que uma boutique de cabelos; é um local para aprimorar o melhor de cada um. Assim, conta com uma equipe altamente treinada, comprometida em criar resultados excepcionais. Cada detalhe foi planejado para oferecer conforto, elegância e um ambiente acolhedor. “O Studio Tati Marão Cabelos do Sul é o resultado de um sonho, e estamos ansiosos para compartilhar essa jornada com cada um de vocês”, diz Tati Marão, que convida todos a conhecerem o seu espaço.

TATI MARÃO CABELOS DO SUL

Av. Sagitário, 138, sl 45

Alpha Square Mall

(11) 91645-6227

@studiotatimarao

VERO - SET. 2023 106 ALPHAVILLE | 50 ANOS
↘PUBLIEDITORIAL BEM-ESTAR
DIVULGAÇÃO
FOTOS
Tati Marão Gama completa de serviços de beleza

VERO KIDS

2023/2024

lançamento do livrinho de atividades VERO edição especial educação novo guia educação

múltiplas ações digitais

Escaneie e receba uma proposta

Inédito
(11) 99483-5486
SAIBA MAIS E ANUNCIE!

120 empresas inscritas

n 106.780 funcionários impactados

n 5 empresas de pequeno porte

n 20 empresas de médio porte

n 20 de grande porte

Práticas das empresas premiadas:

91% oferecem horário híbrido de trabalho

Veja os resultados da 9ª edição do ranking Barueri

87%

dispõem de horário flexível para funcionários(as) na organização

PARA ELEGER as melhores empresas para trabalhar, o Great Place to Work® (GPTW) realiza uma jornada de certificação e ranking entre as instituições inscritas. São aplicados questionários de avaliação de algumas práticas como modelo de trabalho, liderança e inovação, saúde mental e benefícios, entre outros critérios. Neste ano foram 120 corporações inscritas, representando 106.780 funcionários; 45 empresas foram premiadas, sendo 20 de grande, 20 de médio e 5 de pequeno porte. Veja a seguir alguns dados relevantes e a lista das vencedoras, que a VERO e a Folha de Alphaville publicam com exclusividade:

Sobre o GPTW

O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. A pesquisa é feita todos os anos em 97 países, com a participação de 10 mil empresas e impactando 12 milhões de funcionários.

51%

das empresas são compostas por mulheres

45 Gênero 37% 63% Média Liderança

16% dispõem da prática de redução de jornada sem redução de salário

49% das empresas são compostas por homens

26% 74% Outras posições

s

VERO - SET. 2023 108 ALPHAVILLE | 50 ANOS
MELHORES EMPRESAS para trabalhar em Barueri e região 2023 26% 74% Alta Liderança
98% adotaram prática(s) relacionada(s) a saúde mental e bem-estar nos últimos vinte meses
109 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
GPTW RANKING EMPRESA FUNDAÇÃO LOCAL FUNCIONÁRIOS 1º MCDONALD’S 2007 Barueri/SP 39.752 n Alimentos 2º EMBRACON 1988 Santana de Parnaíba/SP 2.450 n Serviços financeiros e seguros 3º CIELO 1995 Barueri/SP 5.322 n Serviços financeiros e seguros 4º BRQ DIGITAL SOLUTIONS 1993 Barueri/SP 2.984 n Tecnologia da informação 5º GFT BRASIL 2005 Barueri/SP 2.928 n Tecnologia da informação 6º ASTRAZENECA 1999 Cotia 1.240 n Biotecnologia e farmacêutico 7º BOA VISTA 2010 Barueri/SP 1.014 n Consultoria em gestão empresarial 8º KEEGO 1993 Osasco 1.024 n Tecnologia da informação 9º BRADESCO SEGUROS 1983 Jandira/SP 7.451 n Serviços financeiros e seguros 10º ALELO 2003 Barueri/SP 1.291 n Serviços financeiros e segurança 11º MERITOR DO BRASIL 1956 Osasco/SP 1.246 n Produção e manufaturas/automotivo 12º CAPGEMINI BRASIL 2010 Barueri/SP 4.358 n Tecnologia da informação 13º JACOBS DOUWE EGBERTS 2015 Barueri/SP 1.625 n Produtos alimentícios/bebidas 14º SIS INNOV & TECH 2003 Barueri/SP 1.064 n Tecnologia da informação 15º ODONTOPREV 1987 Barueri/SP 1.675 n Serviços de saúde
EMPRESAS PREMIADAS GRANDE PORTE

EMPRESAS PREMIADAS MÉDIO PORTE

VERO - SET. 2023 110 ALPHAVILLE | 50 ANOS RANKING EMPRESA FUNDAÇÃO LOCAL FUNCIONÁRIOS 1º LIVELO 2014 Barueri/SP 474 n Tecnologia da informação 2º STRATTNER 1950 Barueri/SP 565 n Vendas de produtos médicos 3º PITNEY BOWES BRASIL 1995 Barueri/SP 118 n Tecnologia da informação 4º ASSURANT 2002 Barueri/SP 253 n Serviços financeiros e seguros 5º EDENRED PAY 2016 Barueri/SP 116 n Serviços financeiros e seguros 6º HILTI 1990 Barueri/SP 230 n Máquinas e equipamentos industriais 7º SMILES FIDELIDADE S.A 2013 Barueri/SP 234 n Serviços financeiros e seguros 8º EPHARMA - PBM DO BRASIL 1999 Barueri/SP 116 n Biotecnologia e farmacêutico 9º YAMAN 2011 Barueri/SP 228 n Tecnologia da informação 10º SOFTTEK 1994 Barueri/SP 644 n Tecnologia da informação 16º MARTIN BROWER 1956 Osasco/SP 1.267 n Transporte de cargas e mercadorias 17º BANCO BRADESCO S.A. 1943 Osasco/SP 77.027 n Bancos e serviços de créditos 18º C&A MODAS S.A 1976 Barueri/SP 16.382 n Varejo/tecelagem/vestuário e calçados 19º NAVA 1996 Barueri/SP 1.224 n Tecnologia da informação 20º CACAU SHOW 1988 Itapevi/SP 4.443 n Produtos alimentícios e bebidas
VERO - SET. 2023 112 ALPHAVILLE | 50 ANOS 1º GRUPO ACELERADOR 2016 Barueri/SP 101 n Educação e treinamento 2º NUVOLAX 1999 Barueri/SP 47 n Tecnologia da informação 3º EDMOND 2020 Barueri/SP 49 n Tecnologia da informação 4º IMPERIUM GROUP 2017 Barueri/SP 45 n Educação e treinamento 5º 5ÀSEC 2018 Barueri/SP 63 n Franqueadora no segmento de lavanderias 11º PITZI 2012 Osasco/SP 127 n Manutenção de equipamentos eletrônicos 12º INGRAM MICRO 1997 Barueri/SP 951 n Tecnologia da informação 13º YSSY & CO 2020 Barueri/SP 293 n Tecnologia da informação 14º QUOD 2017 Barueri/SP 277 n Tecnologia da informação 15º DAREDE 2013 Barueri/SP 243 n Tecnologia da informação 16º CORIS 1988 Barueri/SP 161 n Agência de viagens 17º HARALD 1982 Santana de Parnaíba 605 n Produtos alimentícios/bebidas 18º P4 ENGENHARIA 2011 Barueri/SP 10.434 n Engenharia 19º DELFIA S/A 2002 Barueri/SP 390 n Tecnologia da informação 20º PDTEC 2007 Barueri/SP 441 n Tecnologia da informação EMPRESAS PREMIADAS
RANKING EMPRESA FUNDAÇÃO LOCAL FUNCIONÁRIOS RANKING EMPRESA FUNDAÇÃO LOCAL FUNCIONÁRIOS
PEQUENO PORTE
113 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS

5àsec é uma das melhores empresas para se trabalhar na região de Barueri

Chancela foi entregue pela GPTW, consultoria global americana, que reconhece as melhores empresas para se trabalhar em nível regional e nacional

FUNDADA EM 1968 em Marselha, na França, a 5àsec chegou ao Brasil em 1994 com o propósito de revolucionar o mercado de lavanderias. Como expert têxtil, a marca trouxe a proposta de lavanderia inteligente, com soluções de ponta para tornar todos os processos mais eficientes, desde os que envolvem a limpeza das roupas até os sistemas de gerenciamento das lojas. Atualmente, a 5àsec Brasil é a maior operação do mundo, com mais de 530 pontos de vendas e previsão de encerrar 2023 com 600 unidades distribuídas em todos os estados brasileiros. Neste ano, ao todo, a empresa recebeu seis prêmios, de diversos segmentos, dentre eles o GPTW, focado em gestão de pessoas e com âmbito nacional e regional, apontando a marca como uma das melhores empresas para se trabalhar em Barueri e arredores. Além disso, a rede foi consagrada em premiações voltadas para sustentabilidade, negócios e franchising. Segundo o CEO da 5àsec no Brasil, Fábio Roth, os prêmios motivam e mostram que a marca está no caminho certo para prosperar ainda mais.

“Todas as conquistas nos enchem de orgulho, e isso só foi possível graças ao trabalho árduo da liderança, colaboradores e franqueados 5àsec. Nossa parceria tem sido essencial nessa jornada de sucesso. Seguimos com

nosso planejamento de alcançar as 600 operações até o fim de 2023 e continuar proporcionando aos clientes serviços de qualidade, um bom atendimento e mais facilidade para o dia a dia de cada um.”

Em Barueri, a empresa está desde agosto de 2017 e emprega cerca de 50 colaboradores, que são responsáveis pelo gerenciamento dos setores Financeiro, de Marketing, Atendimento ao Franqueado e ao Consumidor, TI, Central de Compras, Treinamentos e Diretoria.

5ÀSEC

VERO - SET. 2023 114 ALPHAVILLE | 50 ANOS ↘PUBLIEDITORIAL
SERVIÇO FOTO DIVULGAÇÃO
Av. Ceci, 950, Tamboré 0800 105 0505 @5asecbr

Alphaville é lugar de inovação

Conheça o Space, startup com sede em Alphaville

DESDE A visão de seus fundadores, que perceberam a demanda por residências de alto nível, até as dezenas de empresas que hoje ocupam a região, Alphaville sempre teve veia empreendedora. Esse espírito, que atrai grandes marcas e fomenta o crescimento, hoje segue mais vivo do que nunca, especialmente no segmento tech, com o parque tecnológico. Nesse contexto, o Space, nova startup da região, carrega esse ímpeto não apenas por ser uma empresa jovem, mas também pelo seu produto, de mesmo nome, que é voltado para empreendedores. Trata-se de um aplicativo para organização de tarefas e comunicação para negócios de diversos tipos, com foco na simplicidade de uso e acessibilidade de custo.

Além de cobrar assinatura em reais, ao invés de dólares – como fazem muitas ferramentas similares –, o Space é focado justamente em empresas que estão em fase de crescimento e precisam ganhar escalabilidade com softwares próprios para o trabalho. Suas funcionalidades vão desde o envio de comunicados até a criação de enquetes, gestão de prazos, arquivos e integrantes, tornando o app altamente versátil, repleto de recursos para engajar colaboradores, clientes, parceiros B2B ou até mesmo comunidades de usuários.

No entanto, o maior diferencial do Space está em seu feed personalizado, que reúne todas as tarefas e conteúdos destinados a cada integrante em uma mesma tela. Esse modelo, que simula a usabilidade das redes sociais, é o que torna a experiência extremamente familiar e intuitiva, mesmo para quem é leigo em tecnologia. O app tem lançamento programado para os próximos meses e, em breve, estará disponível para download na App Store e Play Store. Também é possível se cadastrar no site www.usabitspace.com para ser notificado e testar o aplicativo gratuitamente no lançamento. Para saber mais sobre o Space, acompanhe as redes sociais em @usabitspace, no Instagram, ou Space app, no LinkedIn.

USABIT

Al. Grajaú, 219, 3º andar Orgânico Coworking (11) 97387-7102

usabit.com.br, @usabitglobal

115 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS ↘PUBLIEDITORIAL
B2B FOTO DIVULGAÇÃO

Você, empresário, já ouviu falar sobre recuperação de crédito tributário e holding familiar?

Essas duas estratégias podem transformar a sua gestão de negócios e bens

MUITOS EMPRESÁRIOS não conhecem a existência de créditos de impostos. Sua empresa pode ter um alto valor parado. A recuperação de créditos tributários ou fiscais tem como objetivo recuperar valores pagos a mais em impostos ou contribuições ao governo. Isso ocorre em diversas situações, por exemplo:

• Retenções na fonte;

• Falta de revisão tributária após mudanças nas leis.

É necessário realizar uma análise fiscal para descobrir se há créditos.

Como os valores estão acumulados ao longo dos anos, muitos empresários se surpreendem com a

quantidade de créditos parados no Fisco. A compensação é uma forma de organizar o seu fluxo de caixa. Transforme seus créditos em bens e proteja o seu patrimônio com a Holding Familiar.

O aumento da taxação pode ser uma realidade próxima.

A Holding Familiar é um modelo empresarial que busca preservar

os bens do empresário e de sua família. Facilita a sucessão aos herdeiros, pois não há necessidade de inventário. Menos taxas, mais proteção e segurança.

Agende uma reunião e conheça a Recuperação de Crédito Tributário e a Holding Familiar, duas estratégias importantes para os seus negócios e bens.

PORSANI CONSULTORIA

E ASSESSORIA CONTÁBIL

Av. Sagitário, 138, Torre London, cj 1803 (11) 3090-2324, (11) 96574-7912

porsaniconsultoria.com.br

@porsaniconsultoria

VERO - SET. 2023 116 ALPHAVILLE | 50 ANOS ↘PUBLIEDITORIAL
B2B FOTO DIVULGAÇÃO

Como impulsionar seu sucesso?

Aprenda com quem está há 10 anos guiando empresas de saúde a resultados surpreendentes

La Vie Health é agente de transformação e resultados de carreira em saúde

G e s t ã o e m s a ú d e

G e s t ã o d e q u a l i d a d e e a s s u n t o s r e g u l a t ó r i o s

G e s t ã o e m c o s t u m e r s u c c e s s

T r e i n a m e n t o s e d e s e n v o l v i m e n t o d e e q u i p e

F i d e l i z e e e n c a n t e p a c i e n t e s P r e p a r e s u a e q u i p e E l e v e o n ú m e r o d e a t e n d i m e n t o s

M u d e o c e n á r i o
w w w l a v i e h e a l t h m e d b r E N T R E E M C O N T A T O ! ( 1 1 ) 9 1 6 1 1 - 2 8 2 8

PSICANALISTA

Dra. Mariana Minerbo

CRP 06/16542

Mais de 20 anos atendendo em Alphaville

Mestre e Doutora em Psicologia

Clínica pela USP, Especialização pelo Inst. Sedes Sapientiae

• Infantil, Adolescente e Adulto

• Terapia de casal

• Orientação Vocacional

• Supervisão para Profissionais de Psicologia

TEL: (11) 4195.1888 /

WhatsApp: (11) 99113-5489

Calç. das Papoulas, 61 - C. C. Alphaville

VERO - SET. 2023 120 ALPHAVILLE | 50 ANOS
Área da Fazenda e Residencial Itahyê
ENSAIO FOTOGRÁFICO
Alphaville visto a partir de Barueri

frente ao

121 VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
Rotatória em colégio Mackenzie Tamboré; à esquerda, Residencial Zero
ENSAIO FOTOGRÁFICO FOTOSUELSON
Rotatória Residencial 1
HENKELL
VERO - SET. 2023 122 ALPHAVILLE | 50 ANOS
Residencial 1
FOTOSUELSON HENKELL ENSAIO FOTOGRÁFICO
Prédios comerciais na entrada de Alphaville
e centro de Alphaville

SUCESSO DE VENDAS

INCORPORAÇÃO E REALIZAÇÃO
VERO - SET. 2023 ALPHAVILLE | 50 ANOS
set. 2023 ed.283 Patrocínio
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.