__MAIN_TEXT__

Page 1

JAN. 2021

R E V I S T A V E R O

Mora na região de Alphaville e quer receber a Vero? Cadastre-se! É grátis!

ED. 251

ANO 20 • ED. 251 • JAN. 2021 ALPHAVILLE TÁ ON

ON ALPHAVILLE TÁ

2021 começou com tudo e as novidades não param de chegar na nossa região

EXTRA, EXTRA! Um guia com as novas lojas, restaurantes e serviços do bairro

COLUNISTAS Ricardo Amorim, Marcio Rachkorsky, Luis Paulo Luppa e muito mais!

V E R O . C O M . B R

MEU NEGÓCIO É ALPHAVILLE Empreendedores que apostam suas fichas na região


RevistaVero-pagdupla-jan21.pdf

Leonardo da Vinci

C

M

Y

1

14/01/2021

10:40

DESCUBRA PORQUE SOMOS A MELHOR ESCOLHA PARA SEU FILHO EM 2021.

A maneira como uma escola abraça o novo e se reinventa diante do inesperado diz muito sobre ela. Para responder rapidamente às mudanças e aos desafios é preciso coragem e muita capacidade. É preciso mudar. Inovar. O nosso Colégio é especialista em transformação há 44 anos. A inovação está em nosso DNA. Matrículas abertas! Últimas Vagas.

CM

Para conhecer nossa escola ou participar da prova bolsa mérito para o Ensino Fundamental 2 e Médio, inscreva-se!

MY

CY

CMY

K

DO FUNDAMENTAL À FACULDADE, VIDA COMEÇAM NO ALPHAVILLE 1

(Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular) C O L GIO É

(11) 94332-6616

O


E, O

EXTENSIVO 2021

A força que você merece para um ano melhor Para um 2021 com mais calor humano, mais selfies, mais dedicação e concentração. Mais foco, mais cor, mais tinta, mais aprovação! Participe da Prova de Bolsa do Extensivo 2021 Inscreva-se:

OS MELHORES ANOS DA SUA

Leonardo da Vinci

ALPHAVILLE 2

(Ensino Fundamental 1 e 2)

(11) 97401-2637

estudenoanglo.com.br @anglo.leonardodavinci


EDITORIAL

DIRETOR-GERAL

Marcos Lage Gozzi marcos@vero.com.br DIR E T O R A E X EC U T I VA

Roberta Furlan robertafurlan@vero.com.br COMERCIAL

Milena Beber (gerente), Adriana

COMÉRCIO

forte

Romano, Carlos Lino (executivos de vendas) e Camila Franciscato (relacionamento) FINANCEIRO SAFE BACK OFFICE

Andrea Rodrigues e Weslley Damasceno EDITORA LAGE

Orgânico Working, Alpha Square Mall Av. Sagitário, 138, lj 72, Alphaville,

“A

brir um novo negócio é um risco para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Mas ao que tudo indica o cenário para isso é favorável por aqui. De acordo com um estudo da Urban Systems, estamos no melhor lugar do Brasil para investir no comércio. E é por isso que as novidades não param de chegar em Alphaville – inclusive, essa alta procura fez novos polos comerciais se formarem, com restaurantes, lojas de decoração, salões de beleza, supermercados, entre outros serviços. E nós só temos a ganhar com isso! Então, nesta edição, entregamos uma reportagem com os motivos da região ser tão atrativa e forte para o comércio. E, claro, você também vai ficar por dentro das últimas novidades do bairro”.

Barueri-SP, (11) 4195-9666, vero.com.br ________________________________ A revista Vero é produzida mensalmente para a Editora Lage pela Conte: DIRETORAS DE CONTEÚDO

Gabriela Ribeiro e Thais Sant’Ana C OL A B OR A M NE S TA EDIÇ ÃO

Marcelo Furquim (direção de arte)

Al. Mamoré, 687, sl 104, 5o andar, Alphaville, Barueri-SP. Envie

Roberta Furlan

seus comentários para a redação pelo e-mail reportagem@vero.com.br ________________________________ C T P, I M P R E S S Ã O E ACABAMENTO

Gráfica Log & Print


CONTÉM ED. 251 — JAN. 2021

12

MELHOR REGIÃO PARA ABRIR UM NEGÓCIO

COLUNAS

24

Alphamães. 54 Bia Garbato. 62 Luis Paulo Luppa. 56 Carlos Júlio. 59 Marcio Rachkorsky. 66 Wilson Medeiros. 65 Ricardo Amorim. 58 Helio Contador. 64 Waltinho Nascimento. 63

NOVIDADES

Restaurantes, lojas e serviços. O que está chegando em Alphaville e região

46 SAÚDE

Clínicas e especialistas para você consultar em Alphaville

50 10

GASTRONOMIA

Onde comer e beber em Alphaville e região

MEU NEGÓCIO É ALPHAVILLE

Empresários que a postam na região


M E U N E G Ó C I O É A L P H AV I L L E

Empresários, executivos e profissionais que investem amor, tempo e recursos na região

DÉCIO GARCIA FUNDADOR – ECOFRESH Fabricação de açaí Iniciamos em 2012 e, em 2014, em amplo crescimento, escolhemos a região de Alphaville por ser uma potência econômica. Além disso, o acesso às rodovias nos beneficiou com a logística. A Ecofresh é especialista na produção de açaí concentrado e cremes exóticos, com operação própria também no Pará onde produzimos polpas de açaí e frutas tropicais. Estamos em todas as regiões do Brasil e nas principais redes: BIG, Sam’s, Atacadão e Sonda. Exportamos para os Estados Unidos, Argentina, Irlanda, Panamá, Portugal e Oriente Médio. Em janeiro lançaremos o e-commerce, ampliando o canal de vendas, com uma enorme variedade de produtos disponíveis também para pequenos e médios varejos.

“Em 2014, em amplo crescimento, escolhemos a região de Alphaville por ser uma potência econômica”

Al. Araguacema, 78, (11) 3173-6491 ecofresh.com.br | @ecofreshoficial

ROBERTA FREDIANI PROPRIETÁRIA – JOIAS PETIT SOFIE Site de joias infantis Em 2000, recém-formada em administração e comércio exterior, surgiu uma oportunidade em uma joalheria renomada e foi paixão a primeira vista. Me especializei nesse ramo, me enfiava nas oficinas, fábricas, ia à feiras internacionais e nacionais, fiz cursos de banca e ourivesaria tradicional, e assim trilhei um caminho de liderança e domínio na área. Mudei para Alphaville cinco anos atrás com meus dois filhos pequenos e o vai e volta para São Paulo me fez considerar muitas coisas, o que me levou a criar um site de joias infantis, com uma gama diferenciada e divertida para esse universo e, claro, também para adolescentes e adultos!

“A vinda para Alphaville me levou a criar um site de joias infantis, com uma gama diferenciada e divertida para esse universo”

joiaspetitsofie.com.br (11) 94486-8282 | @joiaspetitsofie

10 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


M E U N E G Ó C I O É A L P H AV I L L E

GABRIEL, ROSA E BEN GEDER GOTO JAPANESE FOOD Culinária Japonesa com Sabor de Cultura O GOTO Japanese Food é o novo restaurante de culinária japonesa com sabor de cultura em Alphaville. Nossos pratos são criados por mestres sushiman com ingredientes frescos e selecionados. Convidamos você a viver essa experiência com sabores e texturas, muita elegância e sofisticação. Servimos pratos à la carte ou rodízio a partir de R$ 69,90 (almoço executivo, de segunda a sexta-feira). Nossa missão é proporcionar experiências únicas e momentos inesquecíveis’. Atendemos de terçafeira à domingo, no salão ou através do delivery. Promoção: drink grátis na primeira visita.

“Nossa missão é proporcionar experiências únicas e momentos inesquecíveis”

Av. Netuno, 32, Centro de Apoio 1, Alphaville, Santana de Parnaíba, (11) 99139-7510 @goto.restaurante

LUISA FINI LÍDER – BIO RITMO Atividade física; experiências únicas; saúde e bem-estar A Bio Ritmo está há 17 anos em Alphaville promovendo saúde e bem-estar. A prática de atividades físicas ganhou ainda mais importância com a pandemia de Covid-19. Médicos e cientistas são os primeiros a ressaltar que os exercícios físicos ajudam a melhorar o sistema imunológico. Preocupada com a saúde e a segurança dos alunos, a Bio Ritmo criou um dos protocolos sanitários mais rigorosos do mundo, que engloba desde o uso de máscaras e álcool gel até a higienização de todos os equipamentos após cada utilização e a troca do volume de ar-condicionado sete vezes por hora. A unidade Tamboré segue de portas abertas, com programas pensados para cada necessidade e mais de 20 modalidades. É só escolher!

“A unidade Tamboré segue de portas abertas, com programas para cada necessidade“

Avenida Piracema, 669, Shopping Tamboré, bioritmo.com.br | @bioritmo

11 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


CAPA

MODO: PREPARADOS PARA

2021

Nossa região foi eleita a melhor para investir no comércio. E não foi à toa. Por aqui, todos estão empenhados em apoiar o comércio local e atrair novos negócios. Tanto é que as novidades não param de chegar e as expectativas para este ano são as melhores possíveis fotos: Christian Castanho e Ricardo Rollo

12 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


NÃO É SÓ COM as grandes empresas, como Bradesco, Netflix, Decolar e Azul Linhas Aéreas, localizadas em Alphaville, que a região se destaca quando se fala em desenvolvimento econômico. Foi o movimento do comércio local – os supermercados, restaurantes, clínicas, lojas de rua, centros de compras, escritórios de serviços diversos, etc. – que levou Barueri (e toda a região de carona) a liderar o ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, de acordo com o estudo anual

elaborado pela Urban Systems para a revista Exame. A região foi escolhida como a melhor do país para investir no comércio, além de estar na segunda posição entre as melhores para investir no setor de serviços e a décima no mercado imobiliário. Neste estudo foi considerado o impacto da pandemia na saúde e na economia local. No último período analisado (de janeiro a agosto de 2020), os estabelecimentos no comércio varejista cresceu 1,07% e no atacadista 7,23%.

13 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


CAPA

Mais de 4.500 empresas foram abertas na região em 2020

Só para exemplificar: o que falar dos vários supermercados que chegaram de uma vez em 2020 em Alphaville? Oba Hortifruti – com duas unidades –, Super Saudável Supermercado, Farm Fresh Market e o Xavi Market. Segundo dados da prefeitura de Barueri, há registradas 34.614 empresas na cidade, sendo 4.568 novidades cadastradas em 2020. Vale destacar que em Alphaville está um terço destes negócios (11.109). “Uma cidade precisa ter crescimento de demanda, renda média elevada e fluxo de pessoas, para que seja considerada destino de investimentos no comércio. Barueri atende a todas essas questões, além de estar inserida em uma região rica, ao lado de São Paulo, com polo de empregos qualificados, o que maximiza sua demanda. Nota-se também que apesar da crise na saúde, a economia da cidade foi menos impactada pela pandemia”, diz Willian Rigor, Diretor de Marketing da Urban Systems. Mais negócios, mais empregos e renda

A verdade é que o mesmo que atrai grandes empresas, também atrai o comércio, o que gera um círculo virtuoso. “De uma forma geral, quanto mais negócios existem em uma cidade, mais postos de emprego são criados, mais produtos e serviços são consumidos, mais receita é gerada”, conta Vitor Palazzo, mestre em finanças e professor de pós-graduação em cursos de finanças da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE-USP). Quem concorda e sabe de tudo sobre Alphaville é a AREA, Associação Residencial e Empresarial do bairro, que cuida da segurança, da manutenção e também do controle de ocupação dos imóveis. Para o presidente Geraldo Michelotti, a região segue atraindo novidades e sendo um lugar de oportunidades para o comércio por muitos motivos. “Fomos favorecidos por uma urbanização e localização excelentes. A criação de “cidades dormitórios” nos municípios vizinhos ofereceu mão de obra abundante. E depois, temos incentivos fiscais no ISSQN e IPTU para a atração de grandes empresas contribuintes”, diz. Fomentar o comércio é uma estratégia adotada há alguns anos. “Ações foram criadas para dar facilidade e suporte aos empresários no desenvolvimento de seus 14 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


Novidades

Acompanhe a seguir as marcas que chegam aos centros de compras da região

Shopping Tamboré

Alphaville: cinco supermercados acabam de abrir as portas

Animale ArtWalk Danki Le Pain Quotidien MOB Mytho Óticas NeWash S.Kamoto Viver! VX Case Yes Poke

Confirmadas para 2021 Batô Lavanderia Omo Manai Manihi Pets & Life Piticas XP SAJ

Alpha Square Mall Cursinho Integraus Design Dot Dom Poke Lito Pizzaria e Restaurante Ponto Literário Restaurante Nordestino Wine Now

Confirmadas para 2021 Bassil Brinquedos Pizza For Fun


CAPA

Novidades

A Avenida Copacabana, no 18 do Forte Empresarial, é um das mais requisitadas atualmente para abrir um negócio.

Brascan Open Mall Alphaville Barril Beer D Eduarda Deep Hair La Poesia Sou Ice Zahtar

Confirmadas para 2021 CVC O Artesanal Pizza Me Rud’s Burger

Alphashopping Açaí Concept Alfred Jones Burger King Criativa Mister Sheik Mytho Ótica Poke Me Up Repaggi Rós Point Tênis Tivolli Yes Poke

segmentos e a desburocratização para abertura de empresas são destaques nesse sentido”, diz a Secretaria de Comunicação de Barueri. Outro ponto que certamente contribuiu é o fato de que há uma classe empresarial ativa e organizada por aqui. Além da AREA, a Associação Comercial e Industrial de Barueri (ACIB) fez um papel fundamental de intermediar empreendedores e a gestão municipal durante a pandemia. “Tanto no fechamento da cidade quanto na reabertura programada nós estivemos amparando, instruindo e sendo o principal distribuidor de informações ao empresariado. Mas ainda há muito a se fazer”, conta Moacyr Felix, presidente da ACIB. Onde estão as novidades?

Além dos já estabelecidos shoppings e centros de compras e serviços, novos polos comerciais vem se formando e renovando o leque de opções por aqui. É o caso do Mackenzie Mall, Alphasítio Mall, Brascan Open Mall Alphaville e, ainda, regiões como o 18 do Forte Empresarial, Burle Marx, Green Valley e a Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues. Marcelo Moralles, da Upgrade Imóveis, disse que a procura por pontos comerciais voltou a crescer, depois de anos de estagnação. “A demanda aumentou, princi-


palmente, por pontos para restaurantes. E a região de Alphaville proporciona inúmeras opções de tipologia e metragem. Bairros como o 18 do Forte e o Green Valley são alguns dos mais procurados por sua infraestrutura e proximidade do centro de Alphaville”, conta. No Shopping Tamboré, onze novas lojas foram abertas em pleno 2020 e sete novas operações já estão confirmadas para este ano. “A ideia é continuar a trazer uma gastronomia cada vez mais relevante para a região, com a manutenção de grandes restaurantes que já temos, além de novas inaugurações para o primeiro trimestre de 2021, como o Manihi Sushi, o Saj e o Manai”, conta Lidianne Brandão, gerente de marketing do shopping. No Centro Comercial também. “Entendemos que este ano trará muitas oportunidades de novos negócios no CCA, especialmente para as áreas de prestação de serviços, consultórios médicos e comércio voltado para alimentação, que se destacou nas entregas via delivery”, conta Carolina Bonafé, coordenadora de marketing. Quem tem atuado fortemente para captar novos lojistas é o Brascan Open Mall Alphaville. Na pandemia,

A demanda aumentou, principalmente, por pontos comerciais para restaurantes. E a região proporciona inúmeras opções de tipologia e metragem

Marcelo Moralles, da Upgrade Imóveis

Associações locais contribuem para o desenvolvimento do comércio

18 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


L a n ç a m e n t o

TODAS AS SUAS EXPECTATIVAS AGOR A ESTÃO EM UM OUTRO PATAMAR.

Alphaville Aptos. de

95 , 1 2 3 e 1 80 m

2

incluso depósito privativo

QUADRA DE TÊNIS ASSINADA

Perspectiva ilustrada da fachada

VISITE OS DECORADOS L E V E L A L P H A V IL L E

Vendas:

Realização e Construção:

Realização:

w ww.l e ve l a l pha ville .co m .br (1 1 ) 4 21 0 - 7 1 21 Incorporação registrada sob o número R.5, na Matrícula nº 212.148, do 1º Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Barueri, em 26/11/2020 - Be Home Creci 23.926-J Sampa Ferraço e Consultoria Imobiliária LTDA. Creci 27.399-J. A comissão de corretagem está inclusa no preço total de venda e deverá ser paga pelo adquirente diretamente à empresa ou às pessoas responsáveis pela intermediação, conforme for indicado no contrato de premissa de venda.


CAPA

No primeiro trimestre de 2021 teremos a inauguração do Manihi Sushi, o Saj Restaurante (culinária libanesa) e o Manai

O centro de Alphaville deixou de ser a única opção e novos polos comerciais não param de surgir dentro do bairro

Lidianne Brandão, gerente de marketing do Shopping Tamboré

o shopping criou um programa de insenção de aluguel para comerciantes. Seis novas lojas abriram por lá e já há outras previstas. “Ainda no primeiro semestre teremos mais inaugurações e vamos continuar com parceria para trazer novas lojas até o fim do ano”, diz o responsável pela parte comercial do mall, W. Ferrari. Já o Alpha Square Mall, com foco em melhorar a prestação de serviços e, certamente, atrair mais novidades, está apostando em uma nova gestão. “Foi feita a contratação de uma empresa especializada em desenvolvimento, gerenciamento de shopping centers

Novidades Parque Shopping Barueri Cheirin Bão Clínica Vedere Clubb4 Kids Hering Jeronimo Burger Laser Fast Lupo Pier 7 Sense Spa

Vizinhança atrativa

Já aqui do lado, na Aldeia de Barueri, fica o Parque Shopping Barueri. E por lá, além das nove lojas inauguradas, devem chegar mais quatro ainda neste primeiro bimestre. “Nós temos uma cidade estruturada e conhecida por ser uma região empresarial, que busca por melhor qualidade de vida. Isso também tem atraído novos moradores que encontram um custo de moradia mais acessível do que em São Paulo”, diz Emília Popoff, gerente de marketing do mall. Vale citar também o Bethaville: o bairro recebeu novos empreendimentos imobiliários nos últimos anos e não para de contar com novidades, como o Pão de Açúcar, que abriu em 2020, além de restaurantes – é o caso do recém-inaugurado Alt Gastronomia –, clínicas, lojas de decoração, entre outros.

Confirmadas para 2021 Barco de Papel Esmalteria Mr. Baked Tunoda

20 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


PÁGINA VERO JANEIRO FINAL.pdf

1

06/01/2021

15:47

SOMOS ISSO: TRADIÇÃO E INOVAÇÃO METODOLÓGICA.

ACONCHEGO E PREPARAÇÃO

PARA O MUNDO! C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


Novidades Centro Comercial Alphaville Em 2020 Açúcar com Afeto Arezzo Armazém Fit Store Benevino Bicho Preguiça Canith Fashion Dionela Doces e Dueciê Divina Monarquia Esmalteria Thifanny Estúdio Cravo e Canela John Hop L’Entrecôte de Paris Loja Giu Maria Pimenta Pizzaria Nagarê Sushi Pêche Piticas Uza Calçados Watts

e soluções para varejo. E, claro, temos a abertura de novas lojas já confirmadas que prometem alavancar o setor e gerar novos empregos. Estão nos planos, por exemplo, a ampliação do Manuia SPA e a reabertura do Boliche”, diz Adriana Saad, empreendedora do shopping. Para ficar no radar: o presidente da ACIB, Moacyr Felix, não cita nomes, mas diz que os moradores podem aguardar grandes novidades para 2021, como a chegada de hospitais, um complexo residencial e algumas rotações de endereços dos empresários locais se adequando a nova realidade. Vamos ficar de olho! ;)

Região de Alphaville: incentivo público e ótimas ofertas atraem grandes redes e negócios locais

22 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


NOVIDADES

New inn

Novos restaurantes, salões de beleza, lojas de decoração, supermercado e muito mais. Confira algumas novidades de Alphaville e região.

Gastronomia

Arquitetura e decoração

AROSA AUTORIZADA – ABC – PÁG. 28

FLORENSE ALPHAVILLE – PÁG. 25

GOTO JAPONESE FOOD – PÁG. 25

KAITAZOFF ARQUITETURA E DESIGN – PÁG. 28

LA GROTTA CUCINA – PÁG. 26

DESIGN DOT – PÁG. 28

MANIHI SUSHI – PÁG. 28

Beleza e bem-estar

NIKKEI FUSION SUSHI – PÁG. 27

ESTÚDIO ALYNE LANDIM – PÁG. 27

SALADENHA – PÁG. 29 SOU ICE ALPHAVILLE – PÁG. 25

STYLEBAR – PÁG. 27 SALA 145 SALÃO – PÁG. 29

Outros

Educação

CARDINAL MITSUBISHI APHAVILLE – PÁG. 26 SUPER SAUDÁVEL ALPHAVILLE – PÁG. 25

YOU DYNAMIC – PÁG. 26

TIVOLLI TENNIS SHOES – PÁG. 26

PONTO LITERÁRIO – PÁG. 27

ULTRAFARMA – PÁG. 29 ZURI AGÊNCIA – PÁG. 29

24 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


NOVIDADES ↘PUBLIEDITORIAL

NOVO RESTAURANTE JAPONÊS

FLORENSE ALPHAVILLE: CASA NOVA

Com sabor de cultura, o GOTO Japanese Food é o mais novo restaurante de culinária japonesa. Localizado na Av. Netuno, 32, no Centro de Apoio 1, a casa promove momentos únicos e inesquecíveis. Tem espaço físico e delivery. Pedidos pelo Whatsapp.

Em 2021 a Florense Alphaville estará em casa nova! Mais conforto, design e comodidade para os clientes e profissionais parceiros! Ou seja, a região vai ganhar um novo ponto de referência de móveis planejados de alto padrão!

GOTO JAPONESE FOOD – (11) 99139-7510

FLORENSE ALPHAVILLE – (11) 4191-6885

@goto.restaurante

florense.com, @florensealphaville

SORVETES E CONGELADOS

SUPER SAUDÁVEL SUPERMERCADO

Inaugurada em dezembro no Brascan Open Mall, a Sou Ice Alphaville é uma loja especializada em sorvetes e congelados, como os mini salgados. Oferece uma ampla linha de produtos de qualidade, variedade e ótimo custo benefício. Além do varejo, trabalha com atacado, com uma estratégia que permite oferecer um preço justo aos clientes.

Localizado na Alameda Rio Negro, o Super Saudável é um supermercado completo para suas compras, com uma equipe de nutricionistas responsável pela curadoria e a seleção dos melhores produtos. A missão é facilitar o acesso à mudança de hábitos por meio da alimentação, promovendo o bem-estar e a saúde.

SOU ICE ALPHAVILLE

SUPER SAUDÁVEL ALPHAVILLE

(11) 4191-7813, @souice.alphaville

(11) 99929-9899, @super.saudavel 25 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


NOVIDADES ↘PUBLIEDITORIAL

NOVA MITSUBISHI EM ALPHAVILLE

TIVOLLI PARA OS PEQUENOS PÉS!

A Cardinal Mitsubishi de Alphaville conta com showroom de veículos novos com vários lançamentos de 2021. Além disso, tem um amplo estoque de seminovos de multimarcas revisados, com garantia e procedência. A concessionária fica na Estrada da Aldeinha e oferece ainda um espaço dedicado a acessórios, peças e uma oficina para manutenção. .CARDINAL MITSUBISHI APHAVILLE – (11) 2526-9000

A novidade da Tivolli para esse ano é o novo espaço Tennis Shoes. Especializada em calçados infantis, trabalha com as principais marcas da linha kids, em um espaço renovado e aconchegante, sem esquecer das opções do momento para os adultos, como All Star, Adidas e Vans. Fica no Alphashopping, loja 69.

cardinalmitsubishi.com.br, @mitsubishicardinal

tivolli.com.br, @tivollisports

IDIOMAS ONLINE EM ALPHAVILLE

“2020 foi um ano atípico. Foi preciso fazermos mudanças e encontrar um novo caminho profissional: o delivery! Um formato novo e desafiador, que teve uma recepção carinhosa dos moradores da região, e vai permanecer neste ano. Desejamos que 2021 seja de muitas alegrias. E esperamos continuar na mesa de cada um, amplificando cada momento”, equipe La Grotta Cucina.

TIVOLLI TENNIS SHOES – (11) 4195-2019

DELIVERY DE ALTA GASTRONOMIA A You Dynamic é a única escola no mundo com 15 idiomas online e a única escola no mundo 24 horas. São aulas particulares e ao vivo, totalmente online, com método exclusivo MNA, além de alfabetização bilíngue presencial para crianças a partir de dois anos e meio no conforto da sua casa. YOU DYNAMIC – (11) 99223-8986

LA GROTTA CUCINA – (11) 97394-4544

youdynamic.com.br, @youdynamic

lagrottacucina.com.br, @lagrottacucina 26 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


NOVIDADES ↘PUBLIEDITORIAL

MICROPIGMENTAÇÃO E ESTÉTICA

MAIS QUE UMA LIVRARIA

O Studio Alyne Landim, no Brascan Open Mall, conta com especialistas em micropigmentação e estética, focadas em elevar sua autoestima. Oferece o que as mulheres de Alphaville e região esperam de um espaço de beleza: atendimento individualizado, ambiente seguro e discreto, protocolos modernos e resultados incríveis!

A Ponto Literário chegou no Alpha Square Mall para promover experiências lúdicas, pertinentes e únicas para as famílias. “Estamos aqui para contribuir com a cultura e inspirar crianças, jovens e adultos com o hábito da leitura por meio de livros que elevam virtudes e valores”.

ESTÚDIO ALYNE LANDIM

PONTO LITERÁRIO – (11) 97402-6514

(11) 98333-7267, @studioalynelandim

@loja.pontoliterario

NIKKEI DESAFIA O SEU PALADAR!

Com o conceito de “bar de beleza”, o Stylebar inaugurou no Shopping Flamingo. O salão produz a cliente para qualquer ocasião. No cardápio é possível escolher desde a escova lisa e maquiagem básica, até a escova modelada para um evento ou balada, ou ainda um penteado para festa. Tem também serviços de manicupe e pedicure. Conta com linha própria para cabelos.

SALÃO DE BELEZA PRÁTICO Em um ambiente sofisticado, moderno e ao mesmo tempo clássico, o Nikkei inaugurou no Hotel Comfort, em Alphaville. Com uma proposta de cozinha fusion, une a comida oriental com a latina. O menu degustação destaca-se pelo desafio e fusão de sabores. NIKKEI FUSION SUSHI – (11) 99225-5535

STYLEBAR – (11) 99630-5737

nikkeisushifusion.com, @nikkeisushifjp

stylebar.net.br | @stylebar_br 27 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


NOVIDADES ↘PUBLIEDITORIAL

NOVO ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA

RESTAURANTE COMIDA JAPONESA

A jovem e talentosa arquiteta Katty Kaitazoff inaugurou seu novo escritório de arquitetura e interiores no 18 do Forte Empresarial, em Alphaville. Tem como conceito respeitar a essência de cada cliente, acolhendo os desejos e realizando projetos que são únicos.

O Manihi Sushi é o mais novo restaurante do Shopping Tamboré. A casa conta com todas as possibilidades que a culinária japonesa contemporânea oferece! Destaca-se o atendimento exclusivo e diferenciado.

KAITAZOFF ARQUITETURA E DESIGN – (11) 98958-9553

MANIHI SUSHI – (11) 3672-4638

kaitazoff.com.br | @katty_kaitazoff_arq

@restaurantemanihisushi

AROSA CHEGOU EM ALPHAVILLE

DESIGN NO ALPHA SQUARE MALL

Agora, as delícias da Arosa Massas Folhadas são entregues no bairro – é só fazer o pedido online e esperar para recebê-lo em casa. Além de massas folhadas, conta com croissant, massas de torta, strudels, massa fillo, bases para canapés, kit para bolo mil folhas, entre outros.

A Design Dot é a sua nova opção de loja de design e decoração em Alphaville. Criada pelo casal de arquitetos Marco e Claudia Herrera, oferece móveis de design exclusivos e objetos de decoração diferenciados. Conheça os produtos na loja física, que fica no Alpha Square Mall, ou pelo site designdot.com.br.

LOJA AROSA AUTORIZADA- ABC

DESIGN DOT – (11) 97693-9292

(11) 98925-0008 | @loja_arosaabc

designdot.com.br | @designdot.br 28 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


NOVIDADES ↘PUBLIEDITORIAL

NOVO CONCEITO DE SALÃO BUTIQUE

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Conta com o conceito de Salão Butique, onde a matéria-prima principal é a cliente e sua personalização, visando a exclusividade, o bem-estar e a autoestima por meio da beleza. Tem ainda um Centro de Desenvolvimento para profissionais da área. Localizado no piso superior do Shopping Flamingo.

Quer começar o ano com foco na saúde e alimentação saudável? A Saladenha está com um lindo restaurante no Centro Comercial Alphaville, com deliciosas saladas, wraps, sanduíches e refeições saudáveis. Conta com delivery – pedidos pelo aplicativo da rede .

SALA 145 - MARCOS LIMA PROFESSIONAL

SALADENHA – (11) 93310-3303

(11) 4191-3638 | (11) 96931-7765 | @sala145salao

saladenhadelivery.com.br | @saladenha.oficial

FARMÁCIA COM MELHOR PREÇO Com o diferencial de trazer medicamentos com preços baixos, a MakibellaPharma (Ultrafarma Popular) inaugurou na Avenida Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, 3272. Além disso, em seus corredores, uma perfumaria que oferece produtos de diversas marcas como Seda e Kerastese.

AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL A Zuri Comunicação e Marketing é novidade por aqui. A empresa é especialista em marketing digital, produção de conteúdo e gerenciamento de redes sociais para mulheres empreendedoras!

MAKIBELLAPHARMA – (11) 5199-1048

ZURI COMUNICAÇÃO E MARKETING

@MakibellaPharma

(11) 95956-4202 | @zuri.agency 29 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


GASTRONOMIA ↘PUBLIEDITORIAL

Alta gastronomia em espaço moderno e descontraído ALT Restaurante & Rooftop Bar é a novidade na região para quem procura uma experiência gastronômica única

A paixão pela gastronomia levou o chef Zk Perez a se formar em uma das mais importantes escolas de culinária do mundo, a Le Cordon Bleu London. A etapa seguinte foi passar por renomadas cozinhas, dentro e fora do Brasil, em sua maioria de restaurantes com as tão desejadas estrelas Michelin.

ALT GASTRONOMIA Av. Anápolis, 510, (11) 93300-7000, altrestaurantebar.com.br @altrestaurantebar 30

V E R O

-

J A N .

2 0 2 1

FOTOS DIVULGAÇÃO

QUANDO O assunto é a culinária mediterrânea, o ALT Restaurante & Rooftop Bar é referência na região. O espaço traz a alta gastronomia em uma experiência única e alimenta os olhos com sua estética sofisticada e moderna. O ALT conta com um cardápio cuidadosamente pensado, com pratos contemporâneos e uma carta de drinks autorais surpreendentes. Zk Perez é o chef que está à frente desse projeto e idealizou uma área distribuída em três pavimentos – incluindo salão para eventos e rooftop – para receber tanto os que apreciam uma boa culinária quanto os que desejam fazer da mesma uma deliciosa vivência sensorial.


SERVIÇO ↘PUBLIEDITORIAL

AREA inicia 2021 focada em manter excelência

COM OS INVESTIMENTOS realizados em alta tecnologia, os serviços de monitoramento por intermédio de câmeras de vídeo da região, vem resultando na expressiva queda dos furtos de veículos, assaltos, acidentes, entre outras ocorrências. A estrutura avançada, garante a toda comunidade, um eficaz sistema de vigilância 24 horas. Os ótimos resultados em prol da segurança, deve-se à implementação do CCO - Centro de Controle de Operações, além da atuação dos profissionais de segurança que integram a equipe da AREA. Outro setor que deve seguir com elevada qualidade é o de manutenção e jardinagem realizados no bairro.

“O trabalho é impecável e tem feito de Alphaville um dos mais bonitos cartões postais do país”, conta o presidente da associação, Geraldo Michelotti. Diariamente, profissionais dos serviços de elétrica, manutenção, pintura, jardinagem, entre outros, estão nas vias, áreas verdes e praças do Centro Empresarial para realizar os melhores serviços, garantindo que estes locais estejam sempre muito bem cuidados. De acordo com a gestão da AREA, o ano de 2021 deve ser mais um período de muito trabalho e bons resultados, assegurando que Alphaville seguirá com o título de lugar seguro, agradável e muito bem cuidado. 32

V E R O

-

J A N .

2 0 2 1

FOTOS DIVULGAÇÃO

A Associação Residencial e Empresarial Alphaville começou o ano focada em manter a eficácia nos serviços prestados em todo o Centro Empresarial de Alphaville


“O trabalho da equipe de manutenção da AREA tem feito de Alphaville um dos mais bonitos cartões postais do país”, diz o presidente da associação, Geraldo Michelotti.

AREA AGRADECE A PREFEITURA PELA CONSTRUÇÃO DE MURO DE CONTENÇÃO NA VIA PARQUE

Ao longo de muitos anos, a AREA e a Prefeitura de Barueri firmaram uma parceria em prol do bemestar da comunidade de Alphaville. A AREA agradece a Prefeitura de Barueri pela realização de mais uma importante obra, que beneficiará muito toda a comunidade: a construção de um muro de contenção ao longo da Via Parque. A nova obra garantirá mais segurança para quem passa pela via, bem como evitará erosões e desmoronamentos ocasionados por movimentações de terras em decorrência das chuvas. anos

anos

AREA ALPHAVILLE Pç. Oiapoque, 333, (11) 4191-2300

anos

Facebook.com/alphavillearea Instagram: @areaalphaville area-alphaville.org.br

33 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


GASTRONOMIA ↘PUBLIEDITORIAL

Gastronomia oriental com um toque latino: Nikkei Sushi Fusion O mais novo espaço oriental de Alphaville abre suas portas com o verdadeiro conceito fusion

selecionados pelo chef, que causam a combinação perfeita de frescor, qualidade e alta gastronomia. A casa também conta com um Menu Degustação, com o conceito Kaiseki, é servido um verdadeiro banquete servido em etapas e com sequência de harmonização entre um preparo e outro. E, o mais interessante, às cegas, já que o cliente descobre o que irá degustar no momento, sendo assim, a cada visita uma experiência inovadora e de descoberta. Já na carta de drinks, opções autênticas e de autoria própria, que remetem o verdadeiro conceito de comfort food. Não deixe de experimentar o Nikkei Mule e o Pacific Blue. NIKKEI SUSHI FUSION Al. Rio Negro 1030, lobby Hotel Comfort, (11) 4191-9869 nikkeisushifusion.com @nikkeisushifjp 36

V E R O

-

J A N .

2 0 2 1

FOTOS DIVULGAÇÃO

SE VOCÊ é uma daquelas pessoas apaixonadas por experiências gastronômicas, vai gostar da novidade: o mais novo restaurante oriental, com um toque latino, abriu suas portas em Alphaville, dentro do Hotel Comfort Suits, na Rio Negro. Quem comanda a cozinha é o chef internacional Rodrigo Ferraço – que após 13 anos chefiando e cozinhado pelo mundo, retorna ao Brasil. Formado pela Alain Ducasse Fomation (ADF), chef com quem ele já trabalhou, Ferraço passou por restaurantes na Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Chile. Destaca-se também a sua busca por conhecimento e sabores pela Ásia Menor, Japão e Peru. Agora, no Brasil, junto com seu amigo e mentor, o restaurateur Silas Lemes, abriram a casa Nikkei Sushi Fusion. No menu, uma variação de ceviches mergulhados em leites de tigre e de pantera, sushis e carpaccios. Além disso, uma gama de elementos de alto padrão como vieiras, polvos espanhóis, camarões gigantes e pescados frescos e


ILUMINAÇÃO: PERFEITA LUZ

ELEGANTE CONFORTÁVEL CONTEMPORÂNEA ILUMINADA

ESCRITÓRIO LEONICE ALVES AV. CAUAXI, 293 - SALA 1616 BARUERI / SP

11. 4154-6434 WWW.LEONICEALVES.COM


GASTRONOMIA ↘PUBLIEDITORIAL

Sou Ice chegou ao Brascan Open Mall Alphaville

ESPECIALIZADA em sorvetes e congelados, a Sou Ice acaba de ser inaugurada no Brascan Open Mall Alphaville. A loja oferece uma ampla linha de produtos de qualidade: no total, são mais de 150 opções entre sorvetes, picolés e outros congelados. Além do varejo, trabalha também com atacado (para compras acima de R$ 30), com uma estratégia que permite a venda por um um preço justo aos clientes.

SOU ICE ALPHAVILLE Av. Andrômeda, 885, loja 206/207, Brascan Open Mall Alphaville, (11) 4191-7813, @souice.alphaville 38

V E R O

-

J A N .

2 0 2 1

FOTOS DIVULGAÇÃO

Com mais de 150 produtos, a empresa, que já está de portas abertas, é especializada em sorvetes e congelados


ESTÉTICA ↘PUBLIEDITORIAL

Entrega de beleza e saúde em Alphaville Listamos os principais motivos para você escolher a unidade de Alphaville do Instituto Anna Pegova para cuidar de você. Além da loja física, o centro de estética entrega produtos na porta de casa

ENTREGA SEM CUSTO Você sabia que pode receber os famosos produtos da Anna Pegova em casa sem custo para entrega e, na maioria das vezes, no mesmo dia do pedido? Isso é possível para os moradores de Alphaville, mas a vantagem é válida para quem pede direto na loja, pelo WhatsApp (11) 97283-8429.

ATENDIMENTO ONLINE O cliente pode fazer uma vídeo-chamada com uma profissional qualificada, esteticista ou dermatologista para fazer uma avaliação ou ter orientação de uso de produtos – skin care diário ou tratamentos. É possível também fazer todo o acompanhamento para que os resultados sejam sempre os melhores.

70 ANOS DE EXPERIÊNCIA Vale destacar que a Anna Pegova Alphaville tem um ambiente preparado para os atendimentos presenciais de tratamentos faciais, corporais e invasivos. Com 70 anos de existência e uma marca mais do que sólida, o principal foco é o cliente, oferecendo os melhores produtos e tratamentos do mercado, sempre com ativos de ponta, com concentrações adequadas  para resultados visíveis e rápidos. Se você ainda não conhece o “mundo” de Anna Pegova, fica a dica! ;)

ANNA PEGOVA ALPHAVILLE Calç. das Bétulas, 49, Centro Comercial Alphaville, (11) 4195-1414, (11) 97283-8429 (WhatsApp) @annapegovaalphaville 40

V E R O

-

J A N .

2 0 2 1

FOTOS DIVULGAÇÃO E ISTOCKPHOTO

DIVERSOS TRATAMENTOS Além dos produtos, o centro estético oferece procedimento e tratamentos diversos, como limpeza de pele, sessões clareadoras e rejuvenescedoras, aplicação de laser, peelings, preenchedores, toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno, massagens corporais, tratamentos para redução de gordura e firmeza, entre outros. 


PSICOLOGIA COLUNA ASSINADA

EMDR: TERAPIA BREVE PARA REPROCESSAMENTO DE

memórias

É possível fazer terapia sem ter que falar repetidamente sobre a questão angustiante ATRAVÉS DA EMDR, sigla para Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares, é possível colocar no passado sensações de lembranças traumáticas. O cliente não esquecerá o que viveu, mas essas memórias não terão o mesmo peso, nem trarão o mesmo sofrimento. Para muitos clientes, a terapia pode ser concluída em menos sessões do que em outras psicoterapias tradicionais. É uma abordagem psicológica breve e, normalmente, há uma queixa focal a ser trabalhada, mas nada impede que depois de reprocessá-la, o cliente queira continuar a reprocessar outras memórias. Na terapia EMDR não é necessário levar o assunto à exaustão. Durante a sessão é pedido ao cliente para se lembrar do alvo e na sequência é feito o estímulo bilateral do cérebro. Com isso, o cérebro recebe a ajuda necessária para reprocessar o fato e arquivá-lo de uma forma funcional. A EMDR foi criada nos Estados Unidos, em 1987, pela Dra. Francine Shapiro. Existem mais de 200 pesquisas científicas que a embasam, e seus resultados foram demonstrados

através de tomografias cerebrais como PET scans, SPECT scans e fMRI. É abordagem efetiva para tratamento de Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT), compulsões

“Para muitos clientes, a terapia com EMDR pode ser concluída em menos sessões do que em outras psicoterapias mais tradicionais.”

(sexuais, alimentares, por compras, etc), ansiedade, depressão, abusos físicos e psicológicos. Desde 2013, é uma abordagem recomendada pela Organização Mundial da Saúde e, inclusive, veteranos da guerra do Vietnã foram tratados para TEPT através da EMDR. Diferente dos adultos, as crianças e adolescentes podem apresentar dificuldades de verbalizar que estão sofrendo. Muitos iniciam a terapia após a perda de um familiar, dificuldade de se relacionar com colegas, bullying, separação dos pais, desempenho escolar ou pré-vestibular. A saúde mental também pode ser tratada preventivamente e por isso, muitos buscam a psicoterapia para autoconhecimento. Essa prevenção se estende às crianças e adolescentes, que precisam de um lugar seguro para falar sobre amizades, sexualidade, família e autoestima. A psicoterapia com EMDR pode trabalhar crenças que limitam o desenvolvimento ou autonomia, aumentar a motivação e a tolerância à frustração. São inúmeros benefícios, para todas as idades.

Shaiana Lick (CRP 06/138397) é psicóloga, pós-graduada em gestão de pessoas pela FIA e terapeuta EMDR pela Tapia Counseling (Consultor aprovado pela EMDRIA, USA). É membro da Associação Brasileira de EMDR, do Programa Ajuda Humanitária Psicológica - Brasil e do Projeto Social “Voa Borboleta” | Av. Sagitário, 138, sl 2213, Torre City, (11) 93310-4321, @shaianalick.emdr | shaianalick.com.br 44 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


www.centrocomercial.com.br @centrocomercialalphaville

Calรงada Flor de Lรณtus, 78 Alphaville - (11) 4196-6560


ROTEIRO SAÚDE E BEM-ESTAR

Para cuidar da saúde

Conheça especialistas em cuidados para a mente e corpo que atendem em Alphaville e região. É hora de se cuidar!

JULIANA RUTHES MARTINES MEDICINA ESTÉTICA

A sua melhor versão estética “Temos conhecimentos e equipamentos em análise facial, que avaliam minuciosamente os detalhes das linhas e ângulos faciais e suas proporcionalidades para embelezamento do rosto e corpo, com naturalidade e equilíbrio estético. Elaboramos uma análise aprofundada das características faciais masculinas e femininas, além de inúmeras técnicas para oferecer um trabalho de qualidade aos nossos pacientes, as deixando em suas melhores versões”, conta Juliana Ruthes Martines, médica especialista em estética. Al. Grajaú 98, Ed. Pravda, Alphaville Al. dos Maracatins, 1217, Moema | (11) 3230-4835 (11) 95325-9742 | @drajulianaruthesmartines drajulianaruthesmartines.com.br

VILMA MORAES BARROS NUTRIÇÃO FUNCIONAL | ESPORTIVA MODULAÇÃO INTESTINAL

Intestino e cérebro saudável O que você come é um dos fatores que mais influenciam na sua saúde. Se você não estiver ingerindo os alimentos certos para ter um intestino saudável, isso terá impacto no seu cérebro, causando distúrbios como sono irregular e ansiedade. Essa dinâmica é individual e específica da microbiota intestinal. (11) 3230-4249 (11) 991677076 (WhatsApp) vmbnutri.com.br | @vmbnutri 46 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


ROTEIRO SAÚDE E BEM-ESTAR

CIRURGIA PLÁSTICA

RODRIGO OTÁVIO CARBONE

Cirurgia Plástica X Verão Férias à vista e muito sol também! Mas para aproveitar esses dias com total segurança, lembre-se de aplicar protetor solar em todo o corpo e rosto, principalmente sobre as cicatrizes da plástica (mesmo que estejam cobertas pelo biquíni ou maiô). “Os raios solares escurecem as cicatrizes, deixando o visual antiestético e prejudicando o resultado final da plástica. E vale lembrar que o paciente só pode se expor aos raios UV depois que for liberado pelo seu médico”, alerta o cirurgião plástico Dr. Rodrigo Otávio Carbone, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Al. Grajaú, 98, Ed. Pravda, 17o andar, sl 3, (11) 3294-5669 | 93069-8867 (WhatsApp) @plastica_dr.rodrigocarbone

TAMARA HAMNLE NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL E HIPNOSE

Tentou de tudo para emagrecer? Método exclusivo de emagrecimento, reconhecido pelo Johns Hopkins Hospital, auxilia pacientes a eliminarem até 16kg em 3 meses. Mude sua relação com a comida! “Você que já tentou de tudo para emagrecer, está na hora de me conhecer”, conta a especialista Tamara Hamnle. Al. Grajaú, 60 cj 306, (11) 99551-3888 tamarahamnle.com.br @tamarahamnle 47 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


ROTEIRO SAÚDE E BEM-ESTAR

ODONTOLOGIA

ODONTO PREMIUM

Odontologia moderna e humanizada A Odonto Premium traz um novo conceito de odontologia para Alphaville. O espaço é aconchegante e elegante – tudo para oferecer o máximo de conforto para pacientes que muitas vezes têm trauma de ir ao dentista. “Investimos em uma odontologia humanizada que trata além da saúde bucal. Estou sempre preocupada em deixá-los a vontade, em um ambiente agradável”, conta Dra. Chaiene Viana. A profissional tem 10 anos de experiência, com especialização em ortodontia, além de vários cursos de atualização e aperfeiçoamento na área de harmonização facial e odontopediatria. O consultório está localizado na região central, com serviço de manobrista sem custo para pacientes. Al. Rio Negro, 911, sl 308, (11) 97084-9929 | @drachaiene

RAQUEL DE JESUS PACHECO

PSICOPEDAGOGIA

Aprender na pandemia Durante esse período a busca pelo atendimento psicopedagógico aumentou por parte dos familiares ao observarem dificuldades de aprendizagem. A maior proximidade gerada pela pandemia facilitou essa percepção. E crianças que apresentam algum tipo de dificuldade podem precisar do auxílio de um profissional. Av. Copacabana, 177, sl 71, (11) 96888-2265 @raquelpsicopedagoga 48 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


facebook.com/LitoPB @litopizzabar

www.litopizzabar.com.br/

WhatsApp 11 976012003


ROTEIRO GASTRONOMIA

Comer e beber em Alphaville Novidades no cardápio, bons drinks e muito mais: confira as opções gastronômicas no bairro

EMPÓRIO ESPAÇO DE MINAS

Novidades no Espaço de Minas O Empório Espaço de Minas está sempre em busca de novidades para Alphaville. Para esse verão, os proprietários trazem novos produtos, novos fornecedores e novos itens para o cardápio. Av. Copacabana, 325 lj. 20, Ed. Montreal Plaza | 18 do Forte Empresarial, (11) 99928-5423 | Av. Sagitário, 138, Alpha Square Mall, (11) 94127-2459 @emporioespacodeminas

FRUTARIA ALPHAVILLE

Desce a saideira, por favor! Tem dúvida de qual bebida pedir no happy hour? A Frutaria Alphaville tem muitas novidades na carta de drinks! Experimente os originais "Malandro é o Pato", "Relaxa, o mundo da vodkas" e "Perdido em alto bar", opções especiais com bebidas premium para você saborear, postar e se divertir! Al. Grajaú, 321, (11) 2680-4723 frutariaalpha.com.br 50 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


ROTEIRO GASTRONOMIA

FRUIT BISTRÔ

Sua nova opção saudável! Conta com um cardápio exclusivo e personalizado, com pratos elaborados com ingredientes naturais, frescos e produzidos na hora. U ​ m novo conceito de Frutaria Bistrô para atender os mais diversos paladares. Av dos Parques, 222, Alphasítio Beach Club Alphaville, (11) 99910-6896, bistrofruit.com | @fruitbistro

TOMANIK PIZZAS

Pizza fit e sem glúten Que tal comer pizza sem culpa? Isso mesmo, a Tomanik é a pioneira em pizzas light – e 2020 foi, sem dúvida, o ano da pizza sem glúten. Feita a base de mandioquinha, a massa fica sequinha e crocante, experimente! Importante: a massa não contém glúten, porém é manipulada em local onde pode conter glúten. Av Vênus, 280, (11) 4153-7171, tomanikpizzas.com.br, @tomanikpizzas 51 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


M AT E R N I D A D E

saúde

5 DICAS FÁCEIS PARA MAMÃES COMEÇAREM 2021 COM

Ouvimos de muitas famílias: “esse ano não farei nenhum pedido na virada, apenas pedirei saúde”. Então, ficam aqui dicas para mães que estão sem tempo pra si

SEJA SAUDÁVEL Melhore a qualidade nutricional da sua alimentação, incluindo mais cores e aumentando fontes de proteína, já que perdemos a qualidade muscular com o passar dos anos. Vale muito a pena investir em um nutricionista pra te dar dicas fáceis.

ANOTE TUDO!

SAIA DA ROTINA Vá a um salão de beleza, pinte as unhas de vermelho, mude a cor dos cabelos ou abuse em algum corte e se permita se ver de forma diferente. Às vezes, isso vai te impulsionar a tomar novas atitudes.

FAÇA TODOS OS EXAMES

PARE UM POUCO!

Escolha um mês do ano para realizar todos os exames necessários e obrigatórios – e repita por todos os anos, pra sempre. São aqueles que devemos manter sempre atualizados: ginegológicos, exames de sangue e cardiológico. Lembre-se, como mãe sua saúde é a coisa mais importante, inclusive, para seus filhos. Não bobeie.

Faça alguma terapia alternativa para voltar a se conectar com você mesma. Vale reiki, barra de acess, constelação ou até mesmo alguns minutos usando aplicativos de meditação guiada. Essa pausa melhora a concentração e aumenta o nível de paciência.

Escreva suas ideias criativas em um papel ou no bloco de notas do celular. Sério. A maternidade é um período muito criativo e, se a gente não anotar, a gente esquece. Se estiver dirigindo use o recurso de ditado do seu celular. Ative o microfone e comece a falar. O importante aqui é não perder a ideia e, quem sabe, você consegue colocá-la em prática. Que tal? OUSE.

MEXA-SE Inclua atividade física, pelo menos, três vezes na semana. Hoje em dia é possível acessar aulas curtas usando o que temos em casa sem grandes investimentos. Entre no Youtube, digite na busca: “exercícios 30 minutos” e escolha qualquer um dos inúmeros links. Dá até pra fazer um diferente a cada dia. A fonte é inesgotável. Sua obrigação é se permitir ter esse tempo pra você.

Alphamães é uma rede de apoio materno criada pelas mamães e moradoras de Alphaville Ana Carramaschi e Helen com 5 mil integrantes) e no Instagram (140 mil seguidores), elas compartilham dicas e experiências com nossas vizinhas. Siga @alphamaes 54 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1

FOTO PEXELS

Michelet. No Facebook (grupo fechado


VENDAS

clima

PINTOU UM

Imagina você querendo arrancar sorrisos de alguém durante um velório. Vender sem gerar um clima é a mesma coisa, tudo fica mais difícil. EU PASSAVA 200 noites do ano fora de casa, dormindo em aviões, trens e hoteis. Muitas viagens curtas, porém sucessivas para realizar palestras mundo a fora. E foi assim que aprendi algumas coisas que gostaria de dividir com vocês. Adoro comer e beber, então, um bom restaurante é parada certa em qualquer viagem que eu faça. Comi um bife à milaneza em Milão, uma pizza napolitana em Napoli, um bom vinho em Porto. Quando estive no Japão, comi muito sushi; em Valencia, uma deliciosa paella; em Bolonha, um inesquecível talharim a bolonheza Parece emocionante, não é? Sabe por quê? Porque tudo na vida gira em torno do clima, do ambiente e, antes mesmo de concretizar a cena, desenhamos um mapa visual que já nos dá antecipadamente muito prazer. Posso assegurar a você que o bife à milaneza que como em restaurantes de São Paulo não deve nada ao de Milão, assim como a paella do Dom Curro. Mas, e o clima? Bem, o clima faz toda a diferença. Você tem se preocupado em gerar um clima de vendas antes de começar a sessão de ofertas, apresentação do produto e de benefícios para

o seu cliente? Isso é tão importante quanto as suas técnicas de vendas. Como é que você pretende vender alguma coisa para alguém sem um leve preparo? Clima é tudo! Imagina você querendo arrancar sorrisos de alguém durante um velório. Vender sem gerar

Você tem se preocupado em gerar um clima de vendas antes de começar a sessão de ofertas?

um clima é a mesma coisa, tudo fica mais difícil. Mas, nós somos apressados, ansiosos e a ansiedade mata a venda. O clima é o primeiro passo para a construção de um relacionamento duradouro e você sabe que em vendas isso vale ouro. Outro grande aprendizado é que para encantar o cliente você não precisa ficar soltando fogo pela boca e dando piruetas. Na Itália, por exemplo, um restaurante faz um atendimento padrão e só. Isso significa que não dá para inventar nada. Não adianta pedir uma cebola frita ou um pouco de maionese no prato porque não vem. Eles tem uma proposta e a executam com maestria. Apesar de viajar para a Itália há anos, cada vez que vejo isso me sinto agredido como cliente , mas lá pelo terceiro dia, aceito. Cumprir aquilo que você prometeu é atender as expectativas do seu cliente. Aí eu me pergunto: e superar as expectativas do cliente? Bem, por aqui ninguém está preocupado com isso, e o impressionante é que os clientes saem satisfeitos e principalmente fidelizados. Então, meu amigo, antes de pensar em coisas mirabolantes, faça o combinado. Isso vale ouro!

Luis Paulo Luppa (@ovendedorpitbull) é especialista em aceleração de negócios, autor de 22 livros, entre eles o best seller “O Vendedor Pit Bull”, resente em mais de 30 países. É empresário e palestrante internacional Escreva para reportagem@vero.com.br e conte o que achou desta coluna! 56 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


ECONOMI A FÁCIL

MERCADO DE ENERGIA: POUCO

aproveitada

A economia que as empresas têm em relação ao mercado regulado de energia, segundo estimativas, fica próximo a 30% A CRISE econômica causada pela pandemia tornou clara a importância – para todas as empresas e setores – de reduzirem custos e terem flexibilidade de resposta a mudanças do ambiente de negócios. A pandemia também acelerou a adoção da transformação digital e a regulamentação de tecnologias já existentes como telemedicina e trabalho em home office. Dentro deste contexto, surpreende-me que empresas não aproveitem as oportunidades oferecidas pelo mercado livre de energia elétrica. Nele, empresas escolhem seu fornecedor e as características do contrato de acordo com suas necessidades. As vantagens são muitas. A economia que as empresas têm em relação ao mercado regulado de energia varia em função de vários fatores, mas, segundo estimativas, fica próximo a 30%, a depender da localização da empresa e do segmento. No total, empresas já economizaram mais de R$ 216 bilhões desde a criação do mercado livre de energia, de acordo com a ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia). Com os consumidores cada vez mais preocupados com o impacto

ambiental dos produtos que consomem, no mercado livre de energia elétrica, as empresas podem optar por consumir energia renovável, que pode ser certificada – com a origem comprovada: eólica, solar ou hidrelétrica. Na prática, há diferentes formas das empresas se beneficiarem destas oportunidades. Elas vão desde um

Se você acha que tudo isto está distante da realidade do seu negócio, é hora de começar a repensar

modelo varejista de compra, passando por um fornecimento com representação junto à CCEE, até um modelo mais sofisticado, de autoprodução, onde as empresas tornam-se acionistas de uma usina, obtendo benefícios e redução de encargos. Se você acha que tudo isto está distante da realidade do seu negócio, é hora de começar a repensar. A regra atual permite que clientes com demanda contratada acima de 500KW possam migrar ao ambiente livre. Hoje, já estão neste mercado setores como indústrias de diversos segmentos, redes de hospitais, redes de farmácias, redes de lojas, shoppings e setores de telecomunicações e saneamento. Além disso, há um projeto de lei em tramitação no Congresso que inclui, como parte da modernização do setor, a possibilidade da abertura total do mercado livre de energia, permitindo que consumidores com demanda contratada cada vez menor possam também ingressar neste ambiente. A depender de estudos de entidades do setor, até consumidores residenciais, já poderão vir a ser incluídos a partir de 2025. Como em qualquer situação, quem larga na frente leva vantagem

Ricardo Amorim é economista, palestrante, apresentador do Manhattan Connection e presidente da Ricam Consultoria. Escreva para reportagem@vero.com.br e conte o que achou desta coluna! 58 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


SUCESSO

EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE EXIGE UM

líder à altura

A entrega do líder começa antes das metas, pois ele tem que formar a equipe, considerando a importância da cultura organizacional da empresa

UMA EQUIPE DE alta performance, com constância e qualidade, entrega seus resultados e não comete muitas oscilações em relação ao resultado esperado de suas metas. Para que uma equipe seja realmente de alta performance é preciso uma liderança também de alta performance, que saiba servir, escolher e capacitar e dar ao time uma visão de longo prazo. A entrega do líder começa antes das metas, pois ele tem que formar a equipe, considerando a importância da cultura organizacional, para as estratégias e para a execução do trabalho da empresa. É necessário cuidado extra quando há a troca do líder pela organização, pois um líder novo tende a trocar parte da equipe e pode comprometer a cultura da organização. Quando há troca de colaborador também é preciso tomar cuidados para que a cultura se mantenha. Pois o clima organizacional muda rápido, mas a cultura

leva muito tempo. O líder, gestor, em parceria com o RH da sua empresa, pode seguir essas principais regras para ter uma equipe de alta performance: 1. A pessoa certa no lugar certo – porque a pessoa certa no lugar errado fica desmotivada e vai embora e a pessoa errada no lugar certo quebra o time. 2. Redundância – saber realizar tarefas que não sejam só da sua área. 3. Colaboração – agir com empatia com seus colegas de equipe. 4. Foco – capacidade da liderança em manter a fala naquilo que queremos. 5. Disciplina – entregar aquilo que prometemos entregar. Seja um líder à altura da sua equipe. Um grande líder promove, incentiva, inspira, sustenta e guia a equipe de alta performance. Afinal, a teoria na prática funciona! Um abraço!

É necessário cuidado extra quando há a troca do líder, pois um líder novo tende a trocar parte da equipe e pode comprometer a cultura da organização

Carlos Júlio é consultor, palestrante, escritor e pesquisador no campo da administração de negócios. Escreva para reportagem@vero.com.br e conte o que achou desta coluna! 59 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


NOVO ANO

6 dicas

PARA COMEÇAR O ANO COM PÉ DIREITO NOS NEGÓCIOS EM ALPHAVILLE Não perca o foco e comece 2021 com tudo!

2 TENHA UMA BOA REPUTAÇÃO

1 FAÇA UM

Ainda mais em Alphaville, onde o boca a boca tem muita força, e a indicação de clientes faz toda a diferença, tenha em mente como atender mais e melhor os consumidores, sempre procurando surpreende-los positivamente. Também redobre a atenção com as instalações, produtos e a agilidade de respostas em caso de reclamações.

PLANEJAMENTO

Não são só as grandes empresas que precisam parar pra pensar o que querem fazer e aonde querem chegar em um ano. Trace as metas e imagine que, com a retomada da economia, a competitividade vai aumentar ainda mais. Elenque os cenários possíveis, como dificuldade de vendas e reações de concorrentes, e tente estar preparado para diversas situações.

4 RELACIONAMENTO É A ALMA DO NEGÓCIO Como você faz para falar com seus clientes? Para grandes empresas, isso é mais automatizado. Mas em pequenos e médios negócios, o que parece básico muitas vezes fica esquecido. Cadastre seus clientes e mantenha os contatos atualizados. Além de usar sua base para divulgar promoções por e-mail e WhatsApp, pense também em fazer uma pesquisa ou até mesmo ligar para dez clientes de tempos em tempos. Eles vão gostar! Só que precisa colocar na agenda, para não esquecer!

3 FOCO NO DIGITAL Invista tempo e energia para divulgar o seu serviço ou produto nas redes sociais. E, lembre-se, quanto mais segmentado for o seu canal, com conteúdos de qualidade e relevância, mais chances de atrair o público certo para o seu negócio e, assim, aumentar as suas vendas.

6 NÃO SUMA DO MAPA, PERSISTA!

5 É IMPORTANTE

Não existe fórmula mágica. O retorno financeiro pode demorar, mas ter paciência é fundamental. E, lembre-se, o que torna marcas e empresas conhecidas é a recorrência, é se fazer presente – para que os clientes lembrem de você quando precisarem dos seus serviços. Então, dê as caras sempre, especialmente em canais de comunicação local, como a VERO ;-)

DIVERSIFICAR!

Você pode ter muito bem definido qual produto oferece, mas procure sempre trazer novidades – desde um novo serviço por tempo limitado ou até mesmo uma nova linha completa que vai melhorar sua renda recorrente.

60 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


COTIDIANO

livre

O MERCADO TÁ

É gente, o mundo mudou, mas nem tudo foi para pior. Ganhamos rapidez, comodidade, praticidade. E fazer compras sentados no sofá, veio para ficar COM A QUARENTENA , uma coisa passou a fazer ainda mais sucesso: as compras online. Hoje não nos importa mais onde tem o sapólio mais barato, isso ficou fácil de descobrir. O lance agora é saber qual é o valor mínimo, o custo do frete e o prazo de entrega. Toda encomenda que eu recebo – devido à minha falta de memória e à quantidade de coisas que eu compro (de abridor de latas a caixinha de som) – nunca lembro o que está no pacote. Toca a campainha e já me dá um frio na barriga. Corro para a porta com a sensação de que é meu aniversário e me mandaram um presente. Abro ansiosamente e descubro que me dei um saco de aspirador. Nem sempre a gente acerta. Até aprendermos como funciona, batemos muito a cabeça: achei que tinha pedido uma penca de bananas. Veio uma única banana. Comprei quatro cebolas. Vieram 4kg de cebola. Comprei um shampoo, veio um condicionador. Comprei uma blusa que parecia turquesa, era roxa na vida real. Quando vem algo errado ou um produto com defeito, o presente vira um presente de grego: uma ida aos Correios. E em tempos de pandemia é mesmo um castigo: “tá vendo, não prestou atenção, agora sai de trás dessa tela e vai suar a máscara na

fila do Sedex”. O Mercado Livre me impressiona. Não se acanhe, peça o que quiser. É tipo um Papai Noel virtual. Uma tuba? Tem. Uma Kombi? Claro. A Bíblia sagrada autografada pelos apóstolos? Te juro. O iFood ficou sob suspeita no começo. Comida transmite? Depois que liberaram até comida japonesa, tem mais moto do que asfalto na rua. Outro dia eu li na traseira de uma delas: comida molecular. O que será isso, meu Deus? Lamentei não ter me dedicado mais às aulas de química. Eu que amo uma farmácia estou me realizando. Compro sabonete líquido em um dia, cotonetes no outro e sal de fruta no dia seguinte. E não se preocupe com o frete. Frete de site de farmácia costuma ser simplesmente um real. Gosto tanto da Americanas.com que resolvi me tornar Americanas Mais. Frete grátis para mim. Ser VIP é uma sensação única. E roupa online? Adoro dar uma garimpada na C&A, entrar na Renner, dar um pulinho na Riachuelo e acabar na Zara. Tudo isso de pijama e creme para olheiras. Também tem mais uma parte muito legal nisso tudo. Passamos a comprar de produtores locais: frutarias orgânicas, fazendas de gado de

pasto, granjas que não usam antibióticos. Só de falar já me sinto melhor. É gente, o mundo mudou, mas nem tudo foi para pior. Ganhamos rapidez, comodidade, praticidade. E fazer compras sentados no sofá, veio para ficar. Sem contar com a felicidade de ganhar um presente a qualquer momento. Mesmo que seja da gente mesmo.

Corro para a porta com a sensação de que é meu aniversário e me mandaram um presente. Abro ansiosamente e descubro que me dei um saco de aspirador

Bia Garbato é publicitária, locutora e cronista. Ela escreve semanalmente no site da Jovem Pan e no seu Instagram. Leia @biagarbato. Escreva para reportagem@vero.com.br e conte o que achou desta coluna! 62 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


ESPORTE

ANO NOVO,

vida velha

Pela pausa no calendário que a pandemia trouxe, muitas atividades acabaram sendo prorrogadas para 2021. No ambiente esportivo foi de fato o que aconteceu e acabamos o ano sem nenhum campeão SEMPRE AMEI ano novo. Desde criança, quando passava a noite do dia 31 com meus pais, até a época de de quando era mais jovem, eu curti a virada de forma muito intensa. Sou do time dos que gostam de ver o sol do novo ano nascer. Considero-me um cara de muita pouca fé, infelizmente. Mas na virada de ano uma energia diferente me consome e eu me permito orar pelas coisas importantes da vida e acreditar, sem muita base prática, que o novo ano trará coisas boas. Mas a virada desse ano foi diferente, né? Os encontros foram limitados e a tristeza do ano que passou mudou a energia que nos faz acreditar em tempos melhores. No jantar de Réveillon com alguns amigos relembramos momentos duros que 2020 nos trouxe. Alguns mais pesados, outros mais leves. Engraçado como o sofrimento é uma questão bem subjetiva. Para quem o vive, ele é absoluto. Talvez um pouco disso tudo se dê pela sensação de que o ano ainda não acabou propriamente. Pela pausa no calendário que a pandemia trouxe, muitas atividades acabaram sendo

prorrogadas para 2021. No ambiente esportivo foi de fato o que aconteceu e acabamos o ano sem nenhum campeão, sem as tradicionais especulações de contratações e com um calendário ainda confuso para o ano que chegou. O que será dos estaduais, esmagados pelos campeonatos nacionais de 20/21? Teremos Olimpíadas de Tóquio? Voltaremos a ver nossos times no estádio? Reiterando o que disse mais acima, sou uma pessoa de pouca fé, inclusive no ser humano como um todo. Não espero grandes soluções vindas de nossa racionalidade e quando vejo nossos políticos – quase todos – tratando a Covid-19 e suas possíveis curas da forma que tem sido tratado, me bate uma preocupação. Mas como diria o professor Pondé, “quem é pessimista no atacado normalmente é otimista no varejo”. Logo após as festividades de fim de ano, a gente volta à rotina e lembra que, como todo mundo sabe, é na dificuldade que a gente amadurece, aprende a rir dos problemas, aprende a perdoar e lembra aquele famoso

pensamento: as pessoas que se preocupam demais com os problemas da humanidade, de duas, uma: ou não têm problemas pessoais ou se recusam a enfrentá-los. Então levanta, sacode a poeira, porque 2021 vem com tudo! Boa sorte a todos.

O que será dos estaduais? Teremos Olimpíadas de Tóquio? Voltaremos a ver nossos times no estádio?

Waltinho Nascimento é formado em rádio e TV, pós-graduado em mídias sociais e jornalismo esportivo. Hoje é produtor executivo de canais esportivos da Globosat. Escreva para reportagem@vero.com.br e conte o que achou desta coluna. 63 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


NEUROCIÊNCIA

UM NOVO NORMAL OU UM NORMAL

melhor?

Pesquisas mostram que a ansiedade e a depressão dispararam desde o início da pandemia, e pior, continuam crescendo SE FALA TANTO num “novo normal”, mas será que, no fundo, o que gostaríamos de ter não seria um “normal melhor”? Voltar aos usos e costumes que tínhamos no início de 2020 me parece algo inatingível num futuro próximo. A grande esperança é que as vacinas fiquem disponíveis para a população o mais rápido possível, porém as visões mais otimistas mostram que a vacinação em massa deverá perdurar por mais um ou dois anos. Os mais pessimistas acham que as vacinas vão resolver por um período limitado, pois este vírus terá constantes mutações, assim como todos os demais vírus que já convivemos por séculos, imagino eu. Ou seja, teremos de aprender a conviver mais com as câmeras de vídeo e computadores em home office, mas chegaremos a um modelo de convivência híbrido, mesclando os trabalhos virtual e presencial. Um dos temas do Congresso Anual de Neuroliderança de 2020, organizado pelo Neuroleadership Institute (NLI) e seu co-fundador e CEO, o neurocientista David Rock, nos EUA, foi: como construir um normal melhor. Nas próximas linhas vou aproveitar alguns trechos do que foi discutido. Pesquisas mostram que a ansiedade e a depressão dispararam desde o início da pandemia. De acordo com um estudo publicado na revista Annal of Behavioral Medicine, o isolamen-

to social pode ser mais perigoso do que fumar e, embora tenhamos que permanecer socialmente distantes, também temos que ficar conectados. Nossos cérebros anseiam por certeza e controle. Precisamos sentir que temos informações suficientes para prever o que vem pela frente para nos proteger e exercer controle sobre nosso meio ambiente. Existe uma quantidade enorme de pessoas que já estão sobrecarregadas e cansadas mentalmente. O convívio com ambiguidades e incertezas faz com que elas assumam uma visão negativista, gerando energias de estresse, ansiedade e depressão. Se as empresas não conseguem

O home office funcionou, mas a volta ao trabalho presencial é necessária para preservar a saúde mental de funcionários

fornecer o ambiente de certezas que os cérebros de seus funcionários desejam, elas devem se esforçar para fornecer um ambiente de clareza nas suas comunicações. A transparência é um começo, mas a pesquisa da NLI descobriu que os líderes pensam em si mesmos como sendo mais transparentes do que seus funcionários pensam que são, ou seja, falta um alinhamento de pensamentos e expectativas. David Rock compartilhou uma pesquisa da NLI que descobriu que 20% dos trabalhadores não gostam de trabalhar em casa. Destes, cerca de 25% acham que a situação melhoraria com a escolha de quais projetos trabalhar, com quem trabalham e onde trabalham. O poder da escolha faz com que as pessoas se sintam respeitadas e engajadas. O jornal Valor Econômico ouviu nos últimos dias dirigentes de dezenas de grandes empresas e constatou um quase consenso: o home office funcionou bem, aumentou a produtividade em muitos casos, mas a volta ao trabalho presencial de boa parte do pessoal é necessária para preservar a saúde mental de funcionários e a cultura das empresas. Bom, agora temos mais hipóteses e especulações do que certezas e só o tempo nos dirá se teremos um novo normal melhor.

Helio Contador é engenheiro e foi executivo em grandes multinacionais. Especializou-se em neurociências e as aplica em treinamentos em áreas como empreendedorismo e liderança. Atua como professor de neurobusiness dos cursos de pós-MBA da FGV. Escreva para reportagem@vero.com.br e conte o que achou desta coluna. 64 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


NEGÓCIOS

APAIXONADO POR

cliente

Simples assim. Quanto mais próximo de você o seu cliente se sentir, maior a chance de lhe dar a preferência. ADORO o título deste artigo. Ele fala comigo. Faz parte do meu DNA porque fala do que acredito, do que vivi e vivo na jornada corporativa. Aprendi desde cedo, na infância, como vendedor de galinhas e sorvetes, e mais tarde no mercado financeiro, que a presença viabiliza, amplia possibilidades e potencializa relações de negócios. Quando conheci os conceitos de Philip Kotler, entre outros, nunca mais deixei de considerar o cliente no centro da estratégia de qualquer negócio. Parece meio que voltar à cartilha básica, mas não é. Retorno ao tema porque vira e mexe em minhas participações – executivas, conselhos ou conversas informais – noto certo distanciamento diante de uma das regras mais elementares nas atividades de relacionamento e negócios. Só para ilustrar, recentemente conversei com um renomado executivo do ecossistema de gestão de investimentos – cumprimentando-o pela excelente performance no conturbado período da pandemia, em 2020 – e perguntei  a ele o que tinha feito a diferença. Prontamente ele me respondeu: “A minha atitude e a de toda a equipe de estar de forma plena próximo aos nossos clientes e prospects”. Nos novos tempos, não importa se a presença é física ou virtual. Faço questão de destacar a forma plena porque – preservando-se as políticas empresariais e individuais sobre

isolamento social – constato no mercado que muitas empresas e áreas de negócios assumiram um comportamento de “auto embotamento”, que as tornaram mais fracas pela ausência junto aos seus clientes.   Já na outra ponta, para quem marca presença, o resultado é líquido e certo. Simples assim. Quanto mais próximo de você o seu cliente se sentir, maior a chance de lhe dar a preferência.  Recentemente escrevi um artigo sobre “Experiência de consumo – seu cliente pede bis?” , colocando a questão: “O que define a tomada de decisão do cliente?”. Em um mercado em constante evolução, eu diria que o foco não deve ser apenas no que você está entregando, mas na forma como

A presença viabiliza, amplia possibilidades e potencializa relações de negócios

está fazendo isso. Uma das formas de se fazer presente é garantir todas as etapas da venda e do pós-venda. Não é por acaso que empresas guiadas pelo Customer Success descobriram que o melhor jeito de aumentar e garantir a receita (recorrente)  é investir no sucesso dos clientes. Visitar clientes (ainda que virtualmente, em tempos de pandemia) é uma obrigação, um pré-requisito daqueles que atuam como vendedores, técnicos, ou não. É também uma filosofia, uma cultura, que começa pela liderança.   É comum achar que um diretor, digamos, “não comercial”, não precisa visitar clientes. Ledo engano. Todos do board, absolutamente, a começar pelo presidente, o dono e seus executivos devem visitar clientes. Para as empresas orientadas estrategicamente pelo Customer Services, o mais importante não é a quantidade de visitas que você faz, mas o que extrai desse relacionamento.  O melhor disso tudo é a colheita de lições aprendidas. Os clientes, afinal, sempre têm muito a nos ensinar. É uma bela oportunidade para agradecê-lo e, principalmente, ouvi-lo.  Seja para ratificar o que já faz bem, o que precisa ser aperfeiçoado, os pontos de seus concorrentes.  “Sem paixão, não há solução”, diz a máxima. Eis aqui o ingrediente essencial para o sucesso nos negócios. Eu sigo apaixonado pelos meus clientes. E você? 

Wilson Medeiros é palestrante nas áreas de vendas, motivação, gestão e liderança. Tem experiência na gestão de negócios e pessoas no mercado corporativo, tanto nacional quanto internacional. . Escreva para reportagem@vero.com.br e conte o que achou desta coluna. 65 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


DR. CONDOMÍNIO

O CONDOMÍNIO DA

floresta

Se no seu condomínio existir algum morador parecido com os animais abaixo listados, que moram lá na selva, não se preocupe, pois será mera coincidência! ENCANTADOS com a vida organizada dos homens na cidade, os animais da selva resolveram imitar os humanos e, após uma longa assembleia geral, criaram o condomínio da floresta. Dizem que a vida imita a arte e, logo no primeiro ano de gestão, alguns tipos característicos dos condomínios das cidades, já se destacaram lá na floresta também, gerando chateação e preocupação ao Sr. Leão, o síndico eleito. Se no seu condomínio existir algum morador parecido com os animais abaixo listados, que moram lá na selva, não se preocupe, pois será mera coincidência! A Dona Cobra, venenosa e traiçoeira, com sua língua ferina, sempre disposta a dar o bote e prejudicar alguém. Na reunião, fica escondidinha, sequer é notada, mas, sorrateiramente, fica a espalhar mentiras e criar intrigas, um perigo. Tem o Senhor Papagaio, um cara alegre e simpático, querido por todos em razão de seu bom humor, mas que sai falando e repetindo tudo que houve, indiscriminadamente. De tanto falar e repetir qualquer bobagem que escuta, desestabiliza a gestão e ninguém suporta mais. Como não destacar o Seu Jumento, que vive a empacar e fazer birra,

querendo tudo do seu jeito. Ele fala a mesma coisa em todas as reuniões, mesmo que a pauta seja outra e não adianta explicar as coisas pra ele. Acaba atrasando a vida de todos, apesar de não fazer por mal. O Don Pavão, gosta de se exibir, é vaidoso. Na prática, não ajuda em nada, só gosta mesmo de aparecer, mas logo se recolhe. É egoísta e falastrão.

Felizmente, lá no condomínio da selva, a maioria absoluta dos moradores é de abelhas e formigas

As Irmãs Hienas vivem rindo de tudo, estão sempre ali em grupo e adoram se aproveitar do trabalho dos outros. São ardilosas, até maquiavélicas e tem um estômago de avestruz. Tem ainda o velho Leão, desdentado, que ruge alto. Na cidade é atualmente conhecido como “leão de teclado”, que é voraz atrás de um teclado de computador, mas inofensivo como um gatinho nas reuniões presenciais. Em todo lugar tem o Senhor Porco, verdadeiro porcalhão, que chafurda na lama e faz uma sujeirada todo santo dia. E parece adorar viver na sujeira. Felizmente, lá no condomínio da selva, a maioria absoluta dos moradores é de abelhas e formigas. Amam o trabalho em grupo e tem espírito coletivo! Por fim e não menos preocupante, há ainda um risco iminente lá no condomínio da floresta. O síndico. Sr. Leão pode se encher disso tudo, lembrar que é o rei da selva e devorar todos que estiverem no seu caminho. E pior que existem síndicos aqui na cidade que se acham o rei da selva! Feliz 2021 a todos e que nossos condomínios sejam verdadeiras florestas encantadas!

Marcio Rachkorsky é advogado, especialista em condomínio, comentarista da TV Globo e Rádio CBN. Escreva para reportagem@vero.com.br e conte o que achou desta coluna! 66 V E R O

-

J A N .

2 0 2 1


AGORA NO

ABERTO TODOS OS DIAS DAS 7 H ÀS 22H . A PARTIR DE R$ 5 0 EM COMPRAS, ISENÇÃO DE 2 HORAS NO ESTACIONAMENTO *

P ISO XI N GU

I G U AT E M I A L P H AV I L L E . C O M . B R

AFC-OBA-An.REV.Vero_Inauguração 20.2x26.6_2.indd 1

15/01/21 10:58

Profile for veroalphaville2

Vero 251  

Vero 251  

Advertisement