Page 1

Perfil CETRANS 2012

CENTRO DE EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR

www.cetrans.com.br - cetrans@cetrans.com.br


APRESENTANDO o CETRANS

2

O Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS, criado em 1998, é uma referência em transdisciplinaridade que tem sua trajetória consolidada através de múltiplas ações educacionais realizadas por seus membros brasileiros e estrangeiros. O sentido de sua existência é desenvolver atividades de pesquisa, formação e de prática reflexiva sobre a epistemologia, a metodologia e a ontologia transdisciplinar e a subsequente criação e implementação de projetos fundamentados nesta visão. O CETRANS atua em diferentes áreas do conhecimento e do trabalho, considerando as inter-relações existentes entre elas.


DECLARAÇÃO FILOSÓFICA

3

Declaração Filosófica das Unidades de Ação - UAs Enquanto coordenadores das cinco UAs do CETRANS, Comunicação, Comunidade, Formação, Gestão e Publicação, acreditamos que as ações que realizamos são significativas para a divulgação e disseminação do conhecimento transdisciplinar. Também reconhecemos que é apenas através da participação de todos os seus membros ativos que o CETRANS se torna uma realidade viva. Dentro de nossas funções específicas, temos nos engajado na tarefa de pensar e refletir o CETRANS, planejar em conjunto e concretizar ações que possam fazer sentido a partir de uma perspectiva transdisciplinar, e que favoreça transformações tanto em nós mesmos, como em nosso âmbito de ação, o que demanda, muitas vezes, desapego de nossa pequena liberdade em nome da liberdade da nossa alma e do nosso espírito. Somos coordenadores das UAs atualmente, porque acreditamos que, algumas pessoas, se comprometidas com um ideal comum e munidas de um espírito inovador, crítico e criativo, são capazes de desenvolver um trabalho fecundo no sentido de investigar e divulgar a ontologia, a epistemologia, a metodologia e ações transdisciplinares. É através de uma atuação engajada dos membros e da coordenação que o CETRANS pode cumprir sua função enquanto um centro de educação transdisciplinar, tanto no cenário brasileiro como no internacional e atualizar suas utopias pragmáticas. Ana Karina Souza - UA Comunicação Maria F de Mello - UA Formação Vera Laporta - UA Comunidade Vinicius dos Santos Almeida – UA Gestão Vitória M de Barros - UA Publicação


PARÂMETROS NORMATIVOS

4

Mesmo não se constituindo como uma personalidade jurídica, os membros ativos do CETRANS elaboraram um documento nomeado Parâmetros Normativos, que define o âmbito de ação e orienta a gestão do CETRANS. A versão vigente dos Parâmetros Normativos, proposta e aprovada pelos membros presentes em Assembleia Geral de Membros de novembro de 2011, conforme prevêem suas próprias disposições, está disponível para os interessados.

Os Parâmetros Normativos estão assim constituídos: Seção I - Da Comunidade, Objetivos e Membros Seção II - Dos Recursos Financeiros Seção III - Da Participação de Membros Seção IV - Da Interação da Comunidade CETRANS Seção V - Da Gestão das UAs


METODOLOGIA TRANSD

5

A metodologia transdisciplinar se apóia em três pilares: Complexidade palavra que já surge ligada a Teoria dos Sistemas. Cada sistema complexo é um conjunto de elementos organizados que tem um comportamento e cumprem uma finalidade. A idéia de conectividade, relação, interdependência, retroalimentação, incerteza estão sempre presentes em um sistema que é complexo. Cada sistema também depende do comportamento de cada um de seus elementos. Ao ver, perceber, analisar e nos interarmos dos dinamismos de um sistema compreendemos além do sistema, a nós mesmos. A concepção que se tem de um sistema depende da episteme do observador. Níveis de Realidade: Basarab Nicolescu escreve que se nos perguntássemos o que é realidade, teríamos tantas respostas quanto os habitantes do planeta. Contudo, podemos afirmar que a realidade é multirreferencial e multidimensional. Em se tratando de realidade macrofísica que acessamos através de nossos cinco sentidos, ou daquelas que ser referem às operações mentais, psíquicas ou emocionais que nos constituem, ou às representações míticas-simbólicas das mais diversas culturas ou de nossa interioridade, ou mesmo do Real, daquilo que nos transcende, estamos sempre face ao milagre e mistério de nos reconhecermos em nossa humanidade. Lógica do Terceiro Incluído é uma lógica triádica. Em sua dinâmica, a partir de um par de opostos, ela permite a emergência um novo termo, que em um nível superior gera uma unidade. Este mecanismo dinâmico, de dualismo antagonista permite a aparição do ainda não manifestado.


TRANSD em PROJETOS

6

Como conceber um projeto fundamentado na transdisciplinaridade? Poderíamos dizer que ele está contextualizado à sua realidade e que, em alguma medida, procura: Considerar a vida como seu ponto de partida; Criar condições para a emergência do sujeito; Ampliar a compreensão da noção do Sentido; Atentar para que sua pesquisa e metodologia sejam guiadas por uma fenomenologia que leva em conta a complexidade, os níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído, o Belo e o Sagrado. Ter clareza do desafio e uma definição colaborativa do mesmo; Possibilitar a mudança do paradigma da percepção da realidade e do Real; Ser auto, hetero e ecoformativo; Promover “co-formação”, “fertilização cruzada” e “sinergias para inovação”; Ser coerente e congruente; Ter uma boa gestão de primeira e de segunda ordem.


UNIDADES de AÇÃO

7

UA Comunicação: tem com função zelar pela identidade do CETRANS, pela divulgação e disseminação de suas ações e promover a interatividade com seu publico alvo, acadêmico ou não acadêmico. Este trabalho se desenvolve através de encontros presenciais e de ferramentas midiáticas: www.cetrans.com.br; cetrans.ning.com; cetrans@cetrans.com.br, e Boletim Interativo Sazonal e da manutenção do site. UA Comunidade: tem como função zelar pela credibilidade e finalidade do CETRANS, manter vivos a atitude e o espírito de convívio formuladas nos Parâmetros Normativos, promover o acolhimento e o entrosamento de seus membros e convidados, estimular e potencializar a participação destes e de pessoas interessadas em TransD e instigar a adesão de novos membros. Este trabalho se desenvolve em dinâmicas presenciais e virtuais. UA Formação: tem como função promover atividades que impulsionem o processo formativo e co-formativo de seus membros e de pessoas interessadas em TransD. Busca explorar os temas abordados de forma a articular razão sensível (imaginação e sentimentos), razão experiencial (vivências passadas, presentes e futuras); razão formal (conceitos, teorias e conteúdos) e disseminar a pesquisa, a atitude e a práxis TransD na academia e fora dela. UA Gestão: a gestão do CETRANS se dá em duas dimensões: a de primeira e a de segunda ordem. Assim esta UA, por um lado tem como função organizar, planejar, controlar e dinamizar as ações das UAs e do CETRANS, de modo que estas se concretizem com fluidez e, por outro, trata da harmonização do sistema com seu ambiente, a inclusão do observador, sua estrutura autológica e seus processos de auto-organização e de autopoiesis. UA Publicação: tem como função viabilizar a publicação em português de livros relevantes para a compreensão e aplicação da epistemologia, metodologia e ontologia transdisciplinares seja de autores nacionais ou estrangeiros.


ENCONTROS MENSAIS

8

Dois encontros mensais gratuitos promovem o processo coformativo continuado dos membros do CETRANS e de pessoas interessadas em TransD: Experiências Transdisciplinares que ocorrem no último sábado do mês. Este é um momento de trocas espontâneas entre os presentes. Um saboroso café da manhã é oferecido seguido de uma apresentação profissional presencial ou virtual, de reflexão e discussão fundamentada na TransD. Diálogos Transdisciplinares: nestes encontros são convidadas pessoas dos mais variados campos de conhecimento para apresentar e dialogar sobre temas de natureza transdisciplinar. Movidos por uma investigação científica rigorosa, por vivências, experiências profissionais ou por aguda sensibilidade artística ou espiritual, estes palestrantes colaboram para a exploração e disseminação de teorias, conceitos, epistemologia, metodologias, ontologia e endereçamento de desafios a partir de uma abordagem transdisciplinar.


ENCONTRO de MEMBROS

9

O Encontro de Membros do CETRANS acontece uma vez ao ano e tem como finalidade a formação dos seus membros bem como a troca de experiências e a convivência amigável e generosa dos sujeitos envolvidos. Foram realizados três encontros e o quarto já está agendado para o início de 2012.

2012/março - IV Encontro Tema: Transdisciplinaridade & esta estranha idéia do Belo Local: Sitio Pouso Alegre - Porto Feliz 2011/março - III Encontro Tema: Linguagens Transdisciplinares Local: Sitio Pouso Alegre - Porto Feliz 2010/fevereiro - II Encontro Tema: Contradição Local: Fazenda dos Jatobás - Pardinho 2008/fevereiro - I Encontro Tema: Reestruturação do CETRANS Local: I Grande Hotel - Campos de Jordão


BOLETIM INTERATIVO - BI O Boletim Interativo - BI do CETRANS tem como objetivo comunicar a seus membros e pessoas interessadas assuntos de natureza transdisciplinar gerados por ações próprias ou de outros. O BI é sazonal e enviado no último dia de cada estação do ano. Quatro edições - primavera, verão, outono e inverno - são publicadas anualmente. Desde de 2009, foram editados 10 números que estão disponíveis no site: www.cetrans.com.br.

As sessões que compõem o BI são: Cetrans Hoje Notas & Informação Um Ponto de Interesse Unidades de Ação UA Comunicação UA Comunidade UA Formação UA Gestão UA Publicação Agenda de Atividades Espírito Transdisciplinar

10


PUBLICAÇÕES TRANSD - Alguns Títulos

11

BARROS, V M B e outros. Educação e Transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, www.UNESCO.ORG.BR. BIÉS, J. O Caminho do Sábio. São Paulo: Editora Triom, 2001. BRENNER, J. Lógica na Realidade. São Paulo: Editora Triom, 2012. DOMINGUES, I. O Continente e a Ilha. - duas vias da filosofia contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 2009. DOMINGUES, I. (org). O Conhecimento e a Transdisciplinaridade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. DURAND, G. Ciência do homem e tradição. São Paulo: Editora Triom, 2008. FRIAÇA, A. e outros (org). Educação e transdisciplinaridade III. São Paulo: Editora Triom, 2005. GROUPE 21 (org.). O homem do futuro: um ser em construção. São Paulo: Editora Triom, 2002. HESCHEL, A. J. Quem é o homem. São Paulo: Editora Triom, 2010. NICOLESCU, B e BADESCU, H. (org) Stephane Lupasco. O homem e a obra. São Paulo: Editora Triom, 2001. NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Editora Triom, 2001.


PUBLICAÇÕES TRANSD - cont.

12

PAUL. P. Formação do sujeito e transdisciplinaridade. São Paulo: Editora Triom, 2009. PHILLIPI JR, A. e outros (direção). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia & Inovação. São Paulo: Editora Manole, 2011. PINEAU, G. Temporalidades na formação. São Paulo: Editora Triom, 2004. RANDON, M. O pensamento transdisciplinar e o real. São Paulo: Editora Triom, 2000. SOMMERMAN. A. e outros (org). Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: Editora Triom, 2002. TROCMÉ-FABRE, H. A linguagem do vivente. São Paulo: Editora Triom, 2009. TROCMÉ-FABRE, H. A Arvore do saber aprender. São Paulo: Editora Triom, 2004. TROCMÉ-FABRE, H. Nascemos para aprender. São Paulo: Editora Triom, 2006. TROCMÉ-FABRE, H. Reinventar o oficio de aprender. São Paulo: Editora Triom, 2010. WASSERSTROM, S. M. Religião além da religião. São Paulo: Editora Triom, 2004.


COLABORADORES

13

Alexandre Leone

alexleone@terra.com.br

Amâncio Friaça

amancioa@astro.iag.usp.br

Basarab Nicolescu

nicol@club-internet.fr

Edson Tani

edsontani@terra.com.br

Gaston Pineau

gaston.pineau@univ-tours.fr

Luiz Carlos M. de Barros

lcmb2@terra.com.br

Pascal Galvani

Pascal_Galvani@UQAR.QC.CA

Patrick Loisel

patdalla@me.com

Roberto Alfredo Pompeia

rpompeia@usp.br

Ubiratan D´Ambrosio

ubi@usp.br


MEMBROS ATIVOS

14

Alfredo Feres Neto

alfredo.feres@gmail.com

Alessandro Faria

alessandro.faria@gmail.com

Américo Somermann

americo@cetrans.com.br

Ana Karina de Sousa

kareninasousa@gmail.com

Cleo Busatto

cleobusatto@cleobusatto.com.br

Dalva Alves

dalva_alves@hotmail.com

Daniel José Silva

daniel@ens.ufsc.br

Deyse Deliberato

deyse_deliberato@uol.com.br

Elisabete Saporiti

sao54274@terra.com.br

Fabio A. de Oliveira

fabioalexandre.oliveira@gmail.com

Fabio Augusto Bechelli

bechelli@bechelli.med.br

Fernando Bignardi

fbignardi@superig.com.br

Heloisa Helena Steffen

hsteffen@terra.com.br

Ignácio Gerber

ignaciogerber@terra.com.br

Lali Jurowski Rohonyi

laliterra@gmail.com

Leward Wang

leward.wang@fgv.br

Luiz E.V. Berni

levberni@hotmail.com

Marcelo M.P. Demarzo

demarzo@unifesp.br

Margaréte May Rosito

margaretemay@uol.com.br

Maria F. de Mello

maria@cetrans.com.br

Mariana Loisel

mariana.loisel@sympatico.ca

Marisa Murta

projetos@marisamurta.com


MEMBROS ATIVOS - cont.

15

Marly Segreto

mly.s@terra.com.br

Mirian Menezes de Oliveira

menezespoeta@ig.com.br

M么nica O. Simons

ceag@terra.com.br

Nara Amaral

professoranara@hotmail.com

Patrick Paul

docppaul@wanadoo.fr

Renata C. Lima Ramos

renata.ramos@triom.com.br

Rodrigo Ara锚s C. Farias

rodrigoaraes@gmail.com

Rodrigo Caccere

rodrigocaccere@gmail.com

Rodrigo Mindlin Loeb

rodrigo@rodrigomindlinloeb.arq.br

Ruth Cunha Cintra

ruth@triom.com.br

Silvana Cappanari

silvana@dialdata.com.br

Silvia Fichman

silviafich@gmail.com

Stewart Mennin

spmennin@gmail.com

Tania Mara Moura

tania.moura@cesp.com.br

Teresa C. F. Bongiovanni

teresa@cetrans.com.br

Val茅ria de Lima Menezes

menezesvl@uol.com.br

Vera Lucia R. Laporta

veralaporta@gmail.com

Vinicius dos S. Almeida

vinicius.almeida@fleury.com.br

Vit贸ria M. de Barros

vmcmb@terra.com.br


SITES

16

CIRET - Centre International des Récherches et Études Transdisciplinaires http://basarab.nicolescu.perso.sfr.fr/ciret IEAT: Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares www.ufmg.br/ieat/ MISTRA - Mapungubwe Institute for Strategic Reflection www.mistra.org.za TSAMA - Transdiciplinary, Sustainability, Analysis, Modelling &Assessment HUB www.tsama.org.za Universidade Jean Piaget de Cabo Verde www.unibiaget.cv PLASTIR: Plasticités, Sciences, Arts http://plasticites.sciences.arts.org.fr CREA - Cercle de Réflection pour une Éducation Authentique www.education-authentique.org Antonella Verdani www.educationalajoie.com Rede Brasileira de Transdisciplinaridade http://www.redebrasileiradetransdisciplinaridade.org


CONTATOS CETRANS

UNIDADES DE AÇÃO CETRANS

UA Comunidade uacomunidade@cetrans.com.br

UA Comunicação uacomunicacao@cetrans.com.br

UA Formação uaformacao@cetrans.com.br

UA Gestão uagestao@cetrans.com.br

UA Publicação uapublicacao@cetrans.com.br

17


18

CENTRO DE EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR

cetrans@cetrans.com.br www.cetrans.com.br cetrans.ning.com

Rua Claudio Soares, 72 - cj. 808 CEP 05422-030 - Pinheiros

PERFIL CETRANS  

PERFIL CETRANS é um pequeno caderno que contém informações relevantes sobre o CETRANS - Centro de Educação Transdisciplinar - sua trajetória...

PERFIL CETRANS  

PERFIL CETRANS é um pequeno caderno que contém informações relevantes sobre o CETRANS - Centro de Educação Transdisciplinar - sua trajetória...

Advertisement