3 minute read

Craftable Software - Software feito com sentido

Software feito com sentido

A craftable software é uma software house, 99% voltada para cloud, com presença internacional, que tem vindo a desenvolver software para várias áreas, entre as quais restauração, hotelaria e, mais recentemente, ntech e agricultura de precisão. Para breve, estará o lançamento de um software agregador de várias atividades, destinado especialmente ao serviço de entrega ao domicílio. Num ano que se revelou de consolidação, Hélder Soares, managing director da craftable software, reforça a intenção de continuar a crescer a empresa, mantendo o orgulho e o propósito no software que desenvolve.

Advertisement

Acraftable software, em 2021, produzia software à medida para empresas do s e t o r d o T u r i s m o , e j á t i n h a desenvolvido soluções que ajudavam bastante o dia a dia das operações deste setor. Que balanço é possível fazer da evolução da vossa presença neste setor? Tendo sido uma das áreas mais afetadas pela pandemia, é espantoso ver a recuperação que o setor do turismo teve neste ano. Sentimos que os nossos clientes têm optado por criar mais soluções de automatização de processos, gestão de devoluções e de reservas. Uma obsessão saudável com controlo e otimização de custos, tentando criar uma margem de conforto caso uma situação similar à que vivemos nos últimos dois anos volte a acontecer.

Relativamente ao setor da restauração, onde têm vindo a desenvolver software e aplicações, existe alguma novidade? Uma das grandes prioridades do setor, durante a pandemia, foi a entrega de comida ao domicílio. Novos players entraram no mercado, outros consolidaram-se e, inclusive, notámos uma aposta mais significativa no serviço de entrega feito pelo próprio restaurante. Gerir menus, acompanhar em tempo real as entregas, poder dar prioridade a diferentes canais e, em última análise, poder ter pagamentos online é algo que já foi tentado de forma separada, mas não agregada e completa. Esse será o nosso próximo produto, que esperamos que possa ajudar a consolidar esta parte do setor que teve um crescimento extraordinário. Hélder Soares

Managing director

Em 2021, fazia parte dos planos futuros da craftable software a entrada nos setores da ntech e da agricultura. Tal já aconteceu? De que forma? Para nós, era mais fácil expandir para o setor das fintech, uma vez que já havia conhecimento e experiência dentro de portas. Naturalmente consolidámos a nossa posição e continuámos discussões com novos parceiros internacionais e nacionais para potenciais projetos. O setor da agricultura foi um pouco mais difícil, no sentido de encontrar parceiros com experiência no terreno dispostos a olharem para projetos tecnológicos. Acabámos por pivotar e utilizar essa intenção para fazer uma prova de conceito que mistura blockchain com doações, para tentar aumentar a transparência de todo o processo que envolve doações de dinheiro e bens para a ajuda de pessoas com necessidades.

Considerando os objetivos já alcançados, quais os novos planos que a craftable software já estabeleceu para o futuro? Depois de um crescimento extraordinário em 2021, este foi um ano de consolidação. Uma maior aposta na formação de pessoas e na definição da nossa identidade. Alterámos a localização dos nossos escritórios do Porto e Aveiro para poder facilitar momentos de convívio. A nossa natureza remota acaba por ajudar a criar um bom contraponto com esses encontros esporádicos. Para o que falta deste ano e para os primeiros seis meses de 2023, esperamos poder chegar aos 70 colaboradores e que cerca de 20% dos mesmos sejam pessoas que ajudámos a formar. Em termos tecnológicos, vamos continuar a nossa aposta nas ferramentas que tornam as soluções cloud mais acessíveis e fáceis de manter, olhando também para dois outros pilares nossos, como a cibersegurança e a experiência do utilizador. Queremos ter orgulho e propósito no software que fazemos.

This article is from: