
3 minute read
METASEGUROS: "A incapacidade do SNS justifica a procura por seguros de Saúde"
Há 36 anos no mercado, a METASEGUROS foi constituída precisamente para suprir as lacunas existentes, no que respeita a infraestruturas e conhecimento da área de trabalho – os seguros. Nesta empresa de cariz familiar, é Hélder Lança quem está agora à frente do seu destino. Os seguros de Saúde e de Acidentes Pessoais estão a crescer, o que, segundo o diretor da empresa, é positivo para famílias, empresas e seguradoras.
Advertisement
Hélder Lança

Diretor
Passadas mais de três décadas, como evoluiu a METASEGUROS, na sua relação com os clientes e os parceiros, e quais as principais alterações do mercado que considera importante salientar? A METASEGUROS nasce e faz o caminho até ao presente por entre crises financeiras e económicas, a consolidar o bom serviço, a semear bons princípios de ética, transparência e valores humanos, reconhecidos por parceiros, clientes e amigos. O mercado segurador e os produtos comercializados eram mal entendidos e pouco explicados - a falta de conhecimento abre sempre portas a mal intencionados. Mudar esse paradigma foi, é e será sempre a nossa missão. Os nossos clientes, grande parte fidelizados há mais de 20 anos, confiam e consultam-nos para se protegerem e prepararem o futuro. As crises e a instabilidade despertam nas pessoas esse cuidado. O fácil acesso à informação traz conhecimento e hoje um contrato de seguro não é tanto “uma despesa que, quando precisamos não funciona” para ser mais uma forma de protegermos as nossas famílias, o nosso património, prevenindo e preparando o futuro. Os parceiros seguradores entenderam a evolução do mercado, as exigências d o s c l i e n te s e fo r a m - s e a j u s t a n d o, c o m transparência, dando respostas através de produtos adaptados quase em particular a cada cliente, a cada negócio.
Quais as principais áreas que, atualmente, estão a crescer, no que respeita aos seguros procurados pelas empresas e pelos particulares? Os ramos de seguros atualmente mais procurados são de facto para proteção pessoal: Saúde, Vida e Acidentes Pessoais (Desporto e Viagem). Notamos também procura acrescida de Aplicações Financeiras nas seguradoras, como alternativa aos Bancos.
Como justica a procura elevada de seguros de Saúde, por parte das famílias portuguesas? É impossível não relacionar a recente pandemia com o fenómeno referido na pergunta. Acho que o planeta percebeu o quão importante é a saúde e a prevenção nessa matéria. Por cá percebeu-se que a voragem dos recursos para dar resposta à pandemia pôs, claramente, a nu a fragilidade do SNS. É verdade que foi o SNS que deu luta sem tréguas à Covid-19, mas também é verdade que não teve capacidade para socorrer outras enfermidades, obrigando os cidadãos que o podiam fazer a procurar cuidados de saúde no sistema privado. É aqui que radica a causa do crescimento abrupto dos seguros de Saúde.
Existe também a preocupação de quem procura seguros de Saúde em certificar as garantias de Oncologia, se está incluído e/ou se é possível incluir. É um sinal positivo nas mentalidades, quando os estudos apontam que 25% dos portugueses correm o risco de ter cancro até aos 75 anos de idade.
Na sua opinião, quais as áreas que poderão crescer, nos próximos tempos, tendo em conta as tendências do mercado segurador e as apostas das seguradoras? Eu diria que as tendências do mercado estão a fazer crescer as áreas que as seguradoras queriam há muito! Estamos a assistir a uma relação ecológica e mutualista, onde as pessoas se protegem e preparam o futuro de forma inteligente e as seguradoras crescem em ramos com menos sinistralidade que o Automóvel e os Acidentes de Trabalho (ramos obrigatórios).
Quais os objetivos que a METASEGUROS estabeleceu para este ano, que possa partilhar, e como antecipa o futuro e a evolução da empresa? O objetivo da METASEGUROS é simples: queremos manter o foco no bom serviço, o que está a ser cumprido! É importante a retenção de clientes, equipá-los melhor e crescer com novos negócios. Queremos investir energia em mercados específicos, nichos, onde possamos crescer em particulares e pequenos negócios. Somos uma empresa com gestão conservadora e familiar, concedendo-nos alguma solidez e confiança no futuro, que nunca nos foi fácil. A nossa equipa é composta por elementos especializados, tecnicamente muito aptos. Têm muita experiência no mercado segurador, face aos muitos anos que trabalham na àrea. Estão connosco quase desde o inicio das suas carreiras.