1 minute read

O futuro pode começar hoje

Fui desafiado a responder à questão de como serão as cidades do futuro. Difícil dizer sem a ajuda de uma bola de cristal, mas pude recorrer a experiências já em andamento e ao uso de informações e estudos que não nos apontam uma receita, mas um caminho.

Creio que as cidades do futuro e, mesmo os conglomerados de cidades, como vemos hoje na nossa região e Estado, terão que desenvolver estratégias coletivas para enfrentar as mudanças ambientais, tecnológicas e energéticas dos próximos anos. Isso será definidor de como vamos pensar e organizar as cidades daqui para frente.

Advertisement

Imagino que toda essa modificação vai partir de um ponto que é a otimização da qualidade de vida de seus residentes e a minimização do consumo de recursos, como água e energia e, inclusive, tempo das pessoas, em prol da sustentabilidade dessas comunidades. Cada vez mais terão que ser pensadas e planejadas cidades inteligentes, que deverão utilizar grande banco de dados, além de sensores para monitoramento, em tempo real, da vida e da dinâmica das próprias cidades. Isso certamente será acompanhado pela presença maciça de inteligência artificial nesse controle e respostas que pre-

Cidades Do Futuro

cisam ser dadas com velocidade. É o caso de catástrofes naturais ou, mesmo, algo mais habitual, como fluxo de trânsito, consumo de energia, recolhimento de lixo, atendimento médico e segurança.

Impensável que as cidades no futuro existam sem monitoramento e respostas em tempo real, sem que façam uso das novas tecnologias a serviço dos cidadãos. As cidades do futuro terão que aproveitar ao máximo o conhecimento e as tecnologias para prestarem serviços qualificados e rápidos. Deverão ir além de garantir acesso à educação e saúde, avançar para ter um projeto urbano inovador e que me- lhore a convivência entre os humanos e o meio ambiente. Desenvolver um novo design urbano em prol da sustentabilidade e da qualidade de vida.

Muitas ações podem ser pensadas e implementadas logo, entre as quais, melhor acessibilidade e segurança, jardins e hortas comunitárias, tetos verdes, energia renovável limpa, como a solar e a eólica, e lixo reciclado e aproveitado para energia. Também o uso mais racional da água e dos recursos hídricos.

O futuro pode começar hoje, basta pensarmos, planejarmos e termos coragem de mudar essa realidade.

This article is from: